Sie sind auf Seite 1von 5

IDC (Fernando Gajardoni)

28/10/08

Continuao:

Compromisso de Ajustamento de Conduta (CAC):


Observaes: -quando se fala em TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) se refere somente ao papel, ao prprio instrumento fsico que documenta o compromisso. - um acordo antes do ajuizamento da ao civil pblica.
6 Os rgos pblicos legitimados podero tomar dos interessados compromisso de ajustamento de sua conduta s exigncias legais, mediante cominaes, que ter eficcia de ttulo executivo extrajudicial. (Includo pela Lei n 8.078, de 11.9.1990)
(Vide Mensagem de veto) (Vide REsp 222582 /MG - STJ)

-tem natureza de transao no entender da maioria da doutrina, isto porque so concesses mutuas e recprocas. a professora Ada acha que transao. Lembrando que o interesse pblico indisponvel, no pode haver transao. Assim aqueles que escrevem sobre o TAC e CAC sustentam que a margem de barganha que tem o autor coletivo s no tocante a prazo e parcelamento, e no quanto ao objeto. Ex. polcia ambiental fez uma investigao e descobriu que determinada entidade danificou a floresta em 1000 rvores nativas. O MP somente pode impor como condio que ele plante 1000, 300 agora, 3000 depois e assim por diante. Mas no pode barganhar sobre a quantidade de rvores. Por isso alguns autores entendem que no tem natureza de transao j que o poder pblico no pode barganhar o quanto quiser. -legitimao: so os rgo pblicos legitimados: MP, administrao direta, Autarquia (Fundaes de direito pblico que so espcie de autarquia). Obs. defensoria no pode pois integra o poder executivo, nem associaes. uma Legitimao concorrente e disjuntivo, assim um no controla o outro. Fiscalizao: quem fiscaliza o cumprimento do CAC o prprio rgo celebrante, sob pena de improbidade administrativa, e o objeto inadimplido ser tutelado por outra ACP . Isto significa que se a prefeitura fez ela deve fiscalizar, se o MP fez ele deve fiscalizar sob pena de responder por improbidade administrativa. Eficcia: ter eficcia de ttulo executivo extrajudicial. No necessrio duas testemunhas, s os celebrantes, isto por falta de previso legal. Tirando a hiptese o art. 582, todas as demais tem que haver testemunhas. Assim nem todo ttulo executivo judicial dispensa testemunha. Ensinamento contestvel. Requisitos: -cominaes: tem que ter a previso de multa no TAC. Tem que ser multas de natureza coercitiva (para forar o cumprimento, chamada de astrendi, esta multa um meio de cobrana indireta j que aplicada a multa para de forar o cara cumprir a obrigao. Assim se ele no pagar a multa tem que cumprir a obrigao. Lembrando que se fosse multa de carter compensatria bastaria ele pagar esta multa que no seria mais necessrio. O destinatrio desta multa o fundo do art. 13 da LAC (fundo de reparao de bens e direitos de lesados). Compromisso preliminar: um TAC celebrado com apenas parcela dos investigados ou para resolver parcela dos fatos apurados, sendo que haver prosseguimento da apurao em relao aos demais investigados ou fatos. Ex. 3 investigados 3 fatos e apenas um deles quer fazer o TAC. TAC no IC (Inqurito Civil): Quem esta fazendo este TAC o MP j que somente o MP pode fazer o IC. Neste caso esteTAC tem que ser submetido ao rgo superior do MP (Conselho Superior do MP). Lembrando que se o acordo feito em juzo no h homologao do rgo superior. Hiptese de no cabimento: em improbidade administrativa NO cabe TAC. Devido ao art. 12 da lei 8429/92. Procedimento da ACP: No tem nenhuma previso legal. A doutrina diz que ordinrio com modificaes. Etapas: 1-Petio Inicial.

Segue todos os requisitos do art. 282 e 283 do CPC. Obs: a PI ser instruda por IC (inqurito civil) se tiver. valor da causa. ACP tem que ter o valor da causa. Segue o CPC, assim representa o contedo econmico da demanda. Se o dano for de um milho, tem que ser de um milho. Se a demanda for de obrigao de fazer e no tem que definir o valor da causa tem que ser o valor estimado. cuidado com art. 2, a U da lei nmero 9494/97. Este artigo foi uma MP convertida em lei. Este dispositivo acaba com a tutela de direitos coletivos contra ato do poder pblico. Ela dispe que quando se tratar de ACP na tutela de direitos individuais homogneos cuja o autor for associaes e o ru for o poder pblico o sistema condiciona a distribuio da PI a 2 fatores: -associao assemblear (da assemblia). Neste caso tem que juntar a ata. -juntar a relao nominal e com endereo dos associados. Claro que isso inviabiliza quase que totalmente a tutela dos direitos individuais homogneos contra o poder pblico. O STJ reconhece a validade deste dispositivo. portanto plenamente vlido. A smula 629 do STF no se aplica neste caso. S se refere ao mandado de segurana.
SMULA N 629 do STF: A IMPETRAO DE MANDADO DE SEGURANA COLETIVO POR ENTIDADE DE CLASSE EM FAVOR DOS ASSOCIADOS INDEPENDE DA AUTORIZAO DESTES.

2-Liminar: art. 12 a ACP e art. 84, 3 do CDC.


Art. 12. Poder o juiz conceder mandado liminar, com ou sem justificao prvia, em deciso sujeita a agravo.

natureza: no mbito do processo coletivo ela pode ter natureza cautelar ou antecipatria. Liminar: gnero. Quer dizer tudo que se obtm no inicio. No sistema brasileiro podemos ter dois provimentos: de natureza antecipatria (gera efeito de satisfao, so satisfativos) e de natureza cautelar (asseguram, garantem). Assim a liminar pode ter as duas naturezas podendo ser pedida de acordo com o objetivo. Ex. para parar de poluir de natureza antecipatria; deposito em juzo da empresa para assegurar a reparao do dano de natureza cautelar. possibilidade de obteno da liminar cautelar sem processo cautelar. Cautelar se obtm atravs de processo cautelar que processo autnomo. J na ACP pode pedir processo cautelar na prpria ao. pode ser concedida com ou sem justificao previa: as vezes quer obter a liminar mas no tem prova documental. Se tiver s prova oral h audincia de justificao previa para colher a prova oral para fins de liminar. Claro que la na frente as testemunhas tero que ser ouvidas novamente para assegurar o possibilidade de fixao de astrendi (multa):
Art. 12, (...) 2 A multa cominada liminarmente s ser exigvel do ru aps o trnsito em julgado da deciso favorvel ao autor, mas ser devida desde o dia em que se houver configurado o descumprimento.

Claro que esta multa pode ser contra o poder pblico. Este artigo quer dizer que a multa vale desde o dia que o cara descumpriu mas s vai poder cobrar quando transitar em julgado a principal. Diz que a multa s pode ser cobrada depois do trnsito em julgado da sentena final de procedncia. Assim o poder pblico nem cumpre j que para transitar em julgado demora uns 8 anos. Prevalece que do trnsito em julgado. Para o professor este o pior artigo da LACP. cabimento contra o poder pblico: plenamente possvel, mas com algumas restries: -art. 1 da lei 9494/97: foi declarado constitucional pelo STF (ADC n4). No cabe liminar contra o poder pblico para: compensao em matria tributaria; aumento, vantagem, reclassificao de servidor pblico; desembarao aduaneiro de gneros alimentares de procedncia estrangeira. Ex. traz a vaca louca, o frango com a gripe aviaria etc. Outra limitao a do art. 2 da lei 8437/92 que veda liminar inaudita altera parts em ACP contra o poder pblico. O representante judicial o procurador que tem que falar sobre o pedido liminar. Assim cabe liminar inaudita autera parts contra o poder pblico, mas liminar contra o poder pblico em ACP no cabe. 3-Citao do ru: igualzinho do CPC. 4-Procedimento ordinrio: com duas particularidades: -sentena: lembrando que as sentenas quanto a natureza pode ser: condenatria, declaratria, constitutiva, desconstitutivas etc. Na ACP pode ter todas essas naturezas. *Sucumbncia:
Art. 17. Em caso de litigncia de m-f, a associao autora e os diretores responsveis pela propositura da ao sero solidariamente condenados em honorrios advocatcios e ao dcuplo das custas, sem prejuzo da responsabilidade por perdas e danos. (Renumerado do Pargrafo nico com nova redao pela Lei n 8.078, de 1990)

Art. 18. Nas aes de que trata esta lei, no haver adiantamento de custas, emolumentos, honorrios periciais e quaisquer outras despesas, nem condenao da associao autora, salvo comprovada m-f, em honorrios de advogado, custas e despesas processuais. (Redao dada pela Lei n 8.078, de 1990)

Se quem perde o autor coletivo e ele estiver de boa f no haver condenao pelo dano processual. Lembrando que o dano processual muito maior do que o da sucumbncia. Mas se o autor coletivo estiver de m-f responde por condenao pelo dano processual. O dano processual j que a m f a prpria lei diz que vai gerar a sucumbncia. Toda lei apesar de falar associao se aplica a todos autores coletivos. Ex. se o MP estiver de boa f no possvel condenlo. J os rus sempre respondem pela sucumbncia se vencidos, tem que pagar honorrios da parte contraria. H somente uma exceo: quando o MP for autor, j que MP no pode receber honorrios. Mesmo que eles tenham sido vencidos. Art. 14 da ACP: cabe recurso de apelao e quem decide se vai ter ou no efeito suspensivo o juiz assim foge a regra do art. 520 . Na ao popular tem duplo efeito, e o juiz no escolhe j que tem efeito automtico na lei. No processo coletivo tem reexame necessrio . No se aplica o art. 465 do CPC porque tem dois dispositivos. O art. 1 1 da l 7853/89 (Estatuto do Deficiente) cuida da ao coletiva em relao ao deficiente e art. 19 da lei 4717/65 (ao popular) estabelecem que quando houver carncia ou improcedncia da ao a sentena ser sujeita ao reexame necessrio. Se da no caso de quando houver sucumbncia do interesse coletivo. Lembrando que no tem regra na ACP em relao reexame necessrio assim pega esta norma. Em qualquer ACP em que houver carncia ou improcedncia segundo o micro sistema ter o reexame necessrio. at mais fcil de engolir no processo coletivo. Lembrando que no processo civil comum a sucumbncia da fazenda pblica implica em reexame necessrio j que ela tutela o interesse pblico secundrio (interesse da fazenda). O que dir para quem tutela o interesse pblico primrio. H autores e julgados no sentido de que s h reexame necessrio na ACP que tutela o deficiente e na AP (Ao Popular).

Previso legal: lei 8429/92. Grupos de atos: -enriquecimento ilcito:


Art. 9 Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilcito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razo do exerccio de cargo, mandato, funo, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1 desta lei, e notadamente:

S punida a ttulo de dolo. -condutas que causam prejuzo ao herrio: art. 10 Pode ser punida a ttulo de dolo ou de culpa. -violao aos princpios da administrao: art. 11. Esta uma previso subsidiaria j que quem comete as primeiras incorrem nesta tambm. E se no for possvel enquadrar nas primeiras, enquadra nessa. Objetos: Quem pratica algumas dos atos previstos nos art. 9, 10 e 11 vai receber sanes. Difere da ACP pois nesta tem que haver a reparao do dano. J no caso de improbidade administrativa h uma srie de sanes. A jurisprudncia entende que as sanes no necessariamente devem ser cumuladas. Isso quer dizer que quando ao art. 12 manda uma pancada de sanes no necessariamente deve ser submetido a todas. O art. 20 da lei de improbidade seria um artigo desmoralizante e apesar de ter um mundo de sanes, a perda da funo e suspenso de direitos polticos s se efetivaro depois de transitada a sentena. Assim o cara vai recursando e enrolando e consegue se manter um tempo no cargo sem perd-lo.
Art. 20. A perda da funo pblica e a suspenso dos direitos polticos s se efetivam com o trnsito em julgado da sentena condenatria.

Quando o agente for atrapalhar o processo de investigaes caber o afastamento provisrio do cargo.

Art. 20, (...) Pargrafo nico. A autoridade judicial ou administrativa competente poder determinar o afastamento do agente pblico do exerccio do cargo, emprego ou funo, sem prejuzo da remunerao, quando a medida se fizer necessria instruo processual.

O STF tem entendido que este no pode ser aplicado pelo juiz de primeiro grau quando a forma de desinvestidura for prevista constitucionalmente. O STF tirou isso da seguinte informao: se isso fosse possvel poderia um juiz substituto fazer a desinvestidura do PR. At que no seria m idia!!! Legitimidade: -MP -ativa: -pessoa jurdica interessada (tem que ser pblica e que sofreu o prejuzo) *Ficam fora as associaes, SEM e EP e defensoria. A ao de improbidade administrativa no tem natureza de ao civil pblica, no tem nada a ver com as ACPs.

s ACP
-legitimidade: art. 5 da LACP -objeto: pega difusos, coletivos e individuais homogneos. -procedimento: ordinrio com modificaes. -sanes: nenhuma. Reparao de dano no castigo a ao principal

AIA
-legitimidade: art. 17 da LIA -objeto: pega a probidade administrativa que engloba a moralidade assim protege somente o difuso que geral. -procedimento: especial e tem previso no art. 17, 6 e ss. da LIA. -sanes: do art. 12 da LIA.

Ento: ado, aado, cada um no seu quadrado!!!


-passiva: mesmo funcionrio pblico do art. 327 do CP.
Art. 2 Reputa-se agente pblico, para os efeitos desta lei, todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remunerao, por eleio, nomeao, designao, contratao ou qualquer outra forma de investidura ou vnculo, mandato, cargo, emprego ou funo nas entidades mencionadas no artigo anterior.

*Lembrando que o particular tambm pode ser sujeito passivo se for participe ou co-autor. O STF enterrou a lei de improbidade administrativa e no julgamento da Reclamao 2138 (apresentada pelo ex-ministro Ronaldo Insanterbergue -sei l como se escreve!- que teria utilizado um jato da FAB para interesses particulares) adotou o raciocnio dizendo que o regime de responsabilizao poltico administrativo do agente poltico1 pode ser de duas maneiras: perda do cargo e suspenso dos direitos polticos (art. 37, 4 da CF). existe o regime dos crime de responsabilidade (dec-lei 201/67 para prefeito e lei 1079/50 para os demais) que tem como sano a perda do cargo e suspenso dos direitos polticos. Ele diz que os dois regimes tem as mesmas punies e se aplicar ambas ter bis in iden e, portanto, tem que se operar o princpio da especialidade e o agente poltico tem que responder somente pela lei dos crimes de responsabilidade j que tem foro por prerrogativa de funo. Com isso o STF entendeu que se aplica o regime especial se houver previso legal da conduta nessas duas leis (dec-lei 201 e na lei 1079). Assim como regra no se aplica a improbidade administrativa queles que tem Deputado Federal como no esta em nenhuma das duas leis se aplica improbidade administrativa, assim como juiz, assim como desembargador, assim como o delegado. So rus do AIA todos os agentes pblicos menos os agentes polticos da lei 1079 e do dec-lei 201. Procedimento: Competncia: Cabe a ao de improbidade em primeira instncia . Houve uma tentativa de alterao do art. 84 do CPP pela lei 10628/02. Esta lei dizia que a improbidade administrativa seguia o foro do crime. Mas no julgamento da ADI 2797 o STF entendeu que esta lei era inconstitucional pois quem prev foro privilegiado so as CF e as CE e no pode ser . Lembrando do poder constituinte decorrente e no pode dispor sobre competncia.
1

Agente poltico quem exerce parcela de poder do estado e cuja a investidura e desinvestitura tem previso constitucional. tem previso constitucional para entrar e para sair. So eles: todos os cargos de chefia do executivo, parlamentares, membros do poder judicirio. Procurador do estado no agente poltico, nem defensor pblico, nem delegado porque todos tem subordinao de agente superior.

Prescrio:
Art. 23. As aes destinadas a levar a efeitos as sanes previstas nesta lei podem ser propostas:

-caso de mandato ou cargo de confiana:


I - at cinco anos aps o trmino do exerccio de mandato, de cargo em comisso ou de funo de confiana;

-para os servidores de carreira: o prazo de prescrio o mesmo das vias administrativas a depender do a cargo.
II - dentro do prazo prescricional previsto em lei especfica para faltas disciplinares punveis com demisso a bem do servio pblico, nos casos de exerccio de cargo efetivo ou emprego.

Mas o artigo 37, 5 da CF diz que a reparao dos danos imprescritvel. Assim a pessoa jurdica que se fudeu pode entrar com ao de reparao de danos. Estabelece-se ao de ressarcimento mas no h reparao de danos. Art. 17, 6 at o 10. So acrescentados por MP. Estes esto em pleno vigor j que estas MP foram perenizadas pela EC 32. Petio Inicial. Art. 17, 6 Notificao do Ru. Art. 17, 7 com a possibilidade de se apresentar defesa escrita em 10 dias. defesa escrita: -indeferir a inicial: inpcia e sem julgamento do mrito. Art. 17, 8 -Juiz pode: -decreta a improcedncia de plano. Coisa julgada material, com deciso do mrito portanto (Art. 17, 8). -recebimento fundamentado (art. 17, 9). Se feito isso vai para o item seqente: Citao do Ru. Aqui comea o processo civil. O ru apresenta aqui a contestao e depois volta ao procedimento ordinrio. Tem uma fase de defesa previa que lembra muito a defesa previas dos crimes contra funcionrio pblico. Obs. o STJ tem jurisprudncia consolidado e pacificada que a falta desta fase preliminar (notificao e possibilidade de resposta) gera a nulidade absoluta. Do despacho que manda citar cabe Agravo de Instrumento (art. 17, 10).

Generalidades: a + antigas das aes coletivas Disciplina legal: Art. 5, LXXIII da CF e lei 4717/65.
SMULA N 101 do STF: O MANDADO DE SEGURANA NO SUBSTITUI A AO POPULAR. SMULA N 365 do STF: PESSOA JURDICA NO TEM LEGITIMIDADE PARA PROPOR AO POPULAR.

Natureza da ao popular: Correntes: -para processualista: um procedimento especial. -para constitucionalistas: um writ, uma garantia constitucional, um remdio constitucional. -para administrativistas: um mecanismo constitucional de controle popular da legalidade, lesividade dos atos administrativos. HLM dizia que atravs da ao popular o os cidados garantiam um governo honesto.

Das könnte Ihnen auch gefallen