Sie sind auf Seite 1von 3

FACULDADE ESTCIO DE NATAL ESTCIO | FAL ADMINISTRAO PERODO: 1 TURNO: NOTURNO

ELAINE CANDEIA DA SILVA

A SOCIOLOGIA CLSSICA
(Karl Marx e a histria da evoluo do homem)

NATAL 2012

FICHAMENTO
O SALRIO
Por meio de um contrato estabelecido entre ele e o capitalista, a quem permitido ao comprar ou alugar por um certo tempo sua fora de trabalho em troca de uma quantia em dinheiro, o salrio.(pgina 116).

atravs do contrato feito entre patro e empregado que se pode obter o aluguel de um trabalhador em troca de um determinado perodo de tempo, atribuindo a ele, em valor mensal, a que se denomina de salrio. TRABALHO, VALOR E LUCRO
Marx foi alm. Para ele, o trabalho, ao se exercer sobre determinados objetos, provoca nestes uma espcie de ressurreio. Tudo o que criado pelo homem, diz Marx, contem em si um trabalho passado, morto, que s pode ser reanimado por outro trabalho.(pgina 117).

Marx denominou que atravs de um determinado processo de produo no qual transformado em vrias etapas, e por isso a matria bruta adquirida ser atravs do trabalho que pode ser transformado em novos produtos em que so renascidos pelos meios de produo, atribuindo a eles novos valores.
O valor das mercadorias dependia do tempo de trabalho gasto na sua produo. Marx acrescentou que esse tempo de trabalho se estabelecia em relao s habilidades individuais mdias e s condies tcnicas vigentes na sociedade. Por isso, dizia que no valor de uma mercadoria era incorporado o tempo de trabalho necessrio sua produo. (pgina 117).

Para Marx, o valor da mercadoria, era estabelecido atravs de um contexto que se tinha e por quanto tempo levava um produto a ser elaborado at o seu resultado final.
De acordo com a anlise de Marx, no no mbito da compra e da venda de mercadorias que se encontram bases estveis para o lucro dos capitalistas individuais nem para a manuteno do sistema capitalista. Ao contrrio, a valorizao da mercadoria se d no mbito de sua produo. (pgina 118).

pelo tempo de produo que se confecciona a mercadoria e quanto maior for a atribuio, maior ser o tempo para o produto chegar ao seu resultado final e com isso ser atribudo um maior valor a ele. A MAIS-VALIA
A durao da jornada de trabalho resulta, portanto, de um clculo que leva em considerao o quanto interessa ao capitalista produzir para obter lucro sem desvalorizar seu produto. (pgina 118).

A relao entre produo e jornada de trabalho inversamente proporcional ao valor a que ir adquiri-lo (operrio) no seu trabalho final, pois o capitalismo tem como objetivo a visualizao do lucro. AS RELAES POLTICAS
Marx constata que as diferenas entre as classes sociais no se reduzem a diversas quantidades de riquezas, mas expressam uma diferena de existncia material. (pgina 120).

Marx denominou que a diferena entre as classes sociais no se denomina somente em se obter riquezas, mas sim em diferir nos valores, comportamentos e interesses. MATERIALISMO HISTRICO
Marx parte do princpio de que a estrutura de uma sociedade qualquer reflete a forma como os homens se organizam para a produo social de bens que engloba dois fatores fundamentais: as foras produtivas e as relaes de produo. (pgina: 121).

O homem para produzir bens de produo, necessita adquirir dois fatores: foras produtivas e relaes de produo.
As foras produtivas constituem as condies materiais de toda produo. O homem, principal elemento das foras produtivas, o responsvel por fazer a ligao entre a natureza, a tcnica e os instrumentos.(pgina 121).

As condies materiais significa que o homem deve obter toda a matria-prima (extrada da natureza ou no) para que possa ser fabricado o produto.
As relaes de produo so as formas pelas quais os homens se organizam para executar a atividade produtiva. Elas se referem s diversas maneiras pelas quais so apropriados e distribudos os elementos envolvidos no processo de trabalho: as matrias-primas, os instrumentos e a tcnica, os prprios trabalhadores e o produto final. (pgina 121)

So as pessoas envolvidas no processo de produo que acabam ficando a cada um deles direcionando a cada etapa do processo a ser fabricado. A HISTORICIDADE E A TOTALIDADE
Cada sociedade representava para Marx uma totalidade, um conjunto nico e integrado das diversas formas de organizao humana nas suas mais diversas instncias famlia, poder, religio. (pginas 123 e 124).

Marx concluiu que a sociedade era nica quando tais requisitos eram apresentados: famlia, poder e religio. Tinham conceitos em comum.

Das könnte Ihnen auch gefallen