Sie sind auf Seite 1von 2

Resumo de Filosofia

Monitor-Aluno 2001 Sautchuk Grande Racionalismo (O conhecimento parte da razo) A confiana no papel da razo no processo de conhecimento chega a seu auge no sculo XVII.

Ren Descartes (1596-1650)


Temendo perseguies religiosas tomou uma srie de cuidados ao expor seus pensamentos tendo em mente a condenao de Galileu. Mesmo assim, o francs considerado um dos pais da filosofia moderna por sua atitude de buscar a cincia por conta prpria, renunciando sua formao jesutica. Dvida Metdica Para conhecer a verdade necessrio colocar todos os nossos conhecimentos em dvida, ou seja, questionar e analisar criteriosamente algo que na realidade possamos ter plena certeza. Concluiu, com a dvida metdica, que a nica verdade totalmente livre de dvidas era que ele pensava: Penso, logo existo, esse o princpio bsico de sua filosofia, na qual o ser humano uma substncia pensante. Dualismo No mundo, existem duas substncias distintas e separadas: A substncia pensante(conscincia) e a extensa (mundo material). Tambm, em sua metafsica, inclua a substncia infinita pois s existe o finito (subst. Extensa) porque existe o infinito que o apia e vice-versa (princpio da no-contradio). Essa coisa infinita, que para Descartes seria Deus, nos deu a capacidade de pensar, ou seja, as idias inatas que possumos. Elas seriam verdadeiras porque, para Descartes, Deus bom e no enganaria os seres pensantes. Portanto ao estud-lo, vale a pena levar em considerao o contexto histrico em que ele vivia e o postulado de Deus bom e justo. Idealismo O pensamento cartesiano prioriza o ser pensante em contraposio matria, porque as coisas so conhecidas como elas so somente por obra da conscincia.

Racionalismo Descartes recomendava que desconfissemos das percepes sensoriais, alm de dizer que o conhecimento verdadeiro obtido pelo trabalho lgico da mente e se fundamenta em vrias variantes. Mtodo Cartesiano Regras capazes de conduzir o esprito na busca da verdade Regra da evidncia: s aceitar algo como verdadeiro a partir de sua clareza e distino (considera tambm as idias inatas como certezas). Regra da anlise: dividir em partes para analisar e observar o que claro e distinto em cada parte. Regra da sntese: reordenao do raciocnio, a partir do que mais simples (mais claro e distinto) para o mais complexo. Regra da enumerao: realizar verificaes para ter segurana do que verdadeiro. Herana Cartesiana Principalmente sua concepo dualista do ser humano (coisa pensante + extensa) e a viso reducionista da realidade (o todo pode ser analisado por suas partes, por exemplo, um animal sendo analisado por seus rgos ou sistemas).

Das könnte Ihnen auch gefallen