Sie sind auf Seite 1von 14

ANLISE SEMNTICA E HSTRICA DA CANO O QUERERES DE CAETANO VELOSO SOB A VISO DE GREIMAS E POTTIER

Aline Suzana de Freitas VAZ (USC)

Introduo Muitos fillogos e estudiosos da histria da lngua esquecem-se, durante o transcurso de suas pesquisas, de que assim como as palavras mudam sua forma e sua sintaxe atravs dos tempos, tambm seu significado vai se modificando com o passar dos anos, em decorrncia de uma srie de fatores sociais e culturais. Nesta pesquisa, intitulada Anlise semntica e histrica da cano O Quereres de Caetano Veloso sob a viso de Greimas e Pottier, tenho me dedicado ao estudo das diferenas de significao das palavras da lngua portuguesa tentando descobrir as diferentes nuances de significao que estas palavras possuem em outros estgios da lngua, atravs da comparao de seus contextos sinttico-semnticos e, quando necessrio, pragmticos. Na tentativa de determinar os motivos que levam a essas diferentes acepes de uma mesma palavra atravs dos tempos, costumo encontrar fatores sociais, culturais, antropolgicos e histricos interessantssimos, que muito engrandeceriam a pesquisa filolgica, se os ilustres pesquisadores normalmente no esquecessem do detalhe semntico em suas pesquisas. Este trabalho tem por finalidade rememorar, ou at apresentar, conforme for o caso, as principais mudanas semnticas, suas caractersticas mais marcantes e seus fatores determinantes, com profuso de exemplo a msica O Quereres de Caetano Veloso, chegando mesmo a discorrer sobre uma fase da histria Tropicalismo, neste jogo de palavras a msica confunde-se com a prpria histria da humanidade, com o objetivo precpuo de despertar a ateno dos senhores pesquisadores e fillogos para a importncia e dimenso que a semntica histrica tem no estudo dos diversos tipos de gneros literrios da lngua portuguesa. Fundamentos da lingustica contempornea de Edward Lopes e tambm o livro

UEM - Universidade Estadual de Maring / PLE Programa de Ps-graduao em Letras Disponvel em:<anais.jiedimagem.com.br>.

Pgina

O suporte terico para este trabalho quase que exclusivamente, o excelente livro

Verdade tropical de Caetano Veloso, duas grandes obras que tomarei como base para meus estudos relacionados semntica e a histria.

1. Biografia de Caetano Veloso Caetano Emanuel Viana Teles Veloso cantor, compositor, escritor nasceu no dia sete de Agosto de 1942 em Santo Amaro da Purificao, na Bahia, filho de Jos Teles Veloso, que trabalhava como funcionrio pblico do Departamento de Correios e Telgrafos, e de Claudionor Vianna Teles Veloso. Tem sete irmos Nicinha, Clara, Mabel, Irene, Rodrigo, Roberto e a mais conhecida Maria Bethnia. Desde sua infncia demonstrou interesse pela msica, pintura, e depois tambm pelo cinema:
Eu me aconchegava nesses rituais, mas a pouco, fui me rebelando contra as formalidades. Eu tinha intuies filosficas complicadas. Senti com muita fora a evidncia solipsista da impossibilidade de provar para mim mesmo a existncia do mundo mesmo a do meu corpo. (VELOSO, 1997, p. 24)

Em 1956 morou durante um curto perodo em Guadalupe, no Rio de Janeiro, frequentou o auditrio da Rdio Nacional era palco de apresentaes dos maiores dolos musicais brasileiros da poca. Em 1959 conheceu o trabalho do msico Joo Gilberto atravs do LP Chega de Saudade. Este msico que mais influenciou sua trajetria artstica:
Eu tinha dezessete anos quando ouvi pela primeira vez Joo Gilberto. Ainda morava em Santo Amaro, e foi um colega do ginsio quem me mostrou a novidade que lhe parecera estranha e que, por isso mesmo, ele julgara que me interessaria: Caetano, voc que gosta de coisas loucas, voc precisa ouvir o disco desse sujeito que canta totalmente desafinado, a orquestra vai pra um lado e ele vai para o outro. Ele exagerava a estranheza que a audio de Joo lhe causava, possivelmente encorajado pelo ttulo da cano Desafinado uma pista falsa para primeiros ouvintes de uma composio que, com seus intervalos meldicos inusitados, exigia intrpretes afinadssimos e terminava, na delicada ironia de suas palavras, pedindo tolerncia para aqueles que no o eram. (VELOSO, 1997, p. 32)

Em 1960, aps concluir o curso ginasial, mudou-se com a famlia para Salvador,
Pgina

Dirio de notcias. Nesta poca tambm aprendeu a tocar violo e comeou a cantar com

UEM - Universidade Estadual de Maring / PLE Programa de Ps-graduao em Letras Disponvel em:<anais.jiedimagem.com.br>.

onde concluiu o ensino mdio. Entre 1960 e 1962 escreveu crticas de cinema para o

sua irm Maria Bethnia em bares de Salvador. Em 1963 ingressou na faculdade de Filosofia da Universidade de Bahia. Neste ano conheceu o seu dolo que j conhecia pela TV, Gilberto Gil, e tornou-se amigo dele. Tambm conheceu Gal Costa e Tom Z. Casou-se com a baiana Ded Gadelha em 21 de Novembro de 1967. No dia 22 de Novembro de 1972 nasceu o primeiro filho deles Moreno Veloso. No dia 7 de Janeiro de 1979 Jlia, que morreu dias depois. Em 1986, j separado de Ded Veloso, comeou a viver com a carioca Paula Lavigne. Com ela teve mais dois filhos Zeca Lavigne Veloso, nascido no dia 7 de Maro de 1992, e Tom Lavigne Veloso, nascido em 25 de Janeiro de 1997 em Salvador.

2. Caractersticas do movimento tropicalista Para entendermos melhor o movimento tropicalista, precisamos tratar melhor da situao poltica do pas daquela poca. O movimento tropicalista cujo perodo incide na seguinte datao: Setembro de 1967 a Dezembro de 1968 constituiu um desafio crtica cultural dessa dcada. Os tropicalistas influenciados pela produo de paradigmas da mudana cultural, da transformao esttica e poltica da poca, indicam uma nova situao, no contexto dos acontecimentos das cidades de So Paulo e Rio de Janeiro. (FAVARETTO, 1996, p.99) A dcada dos anos 60, no Brasil, apontada como um perodo muito rico culturalmente e politicamente. O desenvolvimento progressista anunciado por Juscelino Kubitschek, posteriormente colocado em xeque pela represso ps-golpe de 1964, e permeado pelos atos inconstitucionais, resultaram numa ampla contestao ideolgica na poca, produzida pela intelectualidade brasileira. Somados entrada da era eletrnica e a conquista do homem Lua formam o perodo mais efervescente e contraditrio da histria cultural brasileira contempornea:
Para entendermos a pertinncia de observaes como as feitas acima, preciso ter em mente a atmosfera em que se davam esses embates de canes no Brasil dos anos 60. O golpe militar, levado a cabo em nome da guerra ao comunismo internacional, tinha posto um oficial da chamada linha americana no poder: o marechal Castelo Branco. Isso quer dizer que ele, diferentemente dos chamados prussianos (que seriam nacionalistas estatizantes), queria limpar o Brasil do esquerdismo e da corrupo para poder entrega-lo s modernidades do livre mercado. (VELOSO, 1997, p. 172)

UEM - Universidade Estadual de Maring / PLE Programa de Ps-graduao em Letras Disponvel em:<anais.jiedimagem.com.br>.

Pgina

O Tropicalismo ocorre nos fins da dcada de 60, abrangendo a durao de quatorze meses, no podendo ser estudado somente nessa fase, pois buscou fontes em todas as pocas anteriores e dessa forma deixando suas marcas culturais. O movimento tropicalista transformou os critrios de gosto no s quanto a msica e a poltica, mas tambm ao comportamento, ao sexo, ao corpo e ao vesturio. A contracultura hippie foi assimilada, com a moda dos cabelos longos a das roupas coloridas e berrantes. O movimento acabou reprimido pelo governo militar. Porm, a cultura do pas j estava marcada para sempre pela descoberta dos trpicos:
Esse clima que exercia estmulo igualmente forte sobre cineastas, diretores de teatro, poetas e artistas plsticos justificou um rtulo jocoso que, provavelmente criado por mentes da direita com intuito desabonador, no foi tomado sempre como pejorativo por parte daqueles em quem ele era aplicado: esquerda festiva, uma expresso de gnese e gosto aparentados com os de radical chic mas menos mordaz e antiptica do que esta (menos inteligente, porm annima, mais popular e, de todo modo, mais generosa, alm de muito anterior), , de fato um epteto que nos sentiramos felizes em poder aplicar literalmente, por exemplo, ao socialismo cubano. (VELOSO, 1997, p. 173)

2. Anlise da cano O Quereres Essa cano revela uma espcie de jogo de xadrez em que as palavras so as peas e o sentido delas depreendido causa o movimento de cada palavra, unindo-as atravs de uma rede de significaes. Portanto, o jogo de xadrez no texto s se faz perceptvel ao leitor/ouvinte porque as palavras mantm uma relao de significados entre si, necessria compreenso do texto. Observe a msica na integra:

O Quereres (Caetano Veloso) Onde queres revlver sou coqueiro, E onde queres dinheiro sou paixo Onde queres descanso sou desejo, E onde sou s desejo queres no E onde no queres nada, nada falta, E onde voas bem alto eu sou o cho E onde pisas no cho minha alma salta, E ganha liberdade na amplido. Onde queres famlia sou maluco, E onde queres romntico, burgus Onde queres Leblon sou Pernambuco, E onde queres eunuco, garanho E onde queres o sim e o no, Talvez onde vs eu no vislumbro razo
Pgina

Onde queres o lobo eu sou irmo, E onde queres cowboy eu sou chins.

UEM - Universidade Estadual de Maring / PLE Programa de Ps-graduao em Letras Disponvel em:<anais.jiedimagem.com.br>.

Ah! Bruta flor, bruta flor... Ah, bruta flor do querer, Ah, bruta flor, bruta flor... Onde queres comcio, flipper vdeo, E onde queres romance, rocknroll Onde queres o ato eu sou esprito, E onde queres ternura eu sou teso Onde queres o livre decasslabo, E onde buscas o anjo eu sou mulher Onde queres prazer sou o que di, E onde queres tortura, mansido Onde queres o lar, revoluo, E onde queres bandido eu sou o heri. O queres e o estares sempre afim, Do que em mim de mim to desigual Eu queria querer-te e amar o amor, Construir-nos dulcssima priso E encontrar a mais justa adequao, Tudo mtrica e rima e nunca dor Mas a vida real e de vis, E v s que cilada o amor me armou E te quero e no me queres como sou, No te quero e no queres como s. VELOSO, Caetano. Vel. Polygram, Ah! Bruta flor do querer 1984. Faixa 7. Faz-me querer-te bem, querer-te mal, Bem a ti, mal ao quereres assim Infinitamente pessoal, E eu querendo querer-te sem ter fim E, querendo-te, aprender o total Do querer que h e do que no h em mim Onde queres a lua eu sou o sol, E onde a pura natura, o inseticdeo Onde queres mistrio eu sou a luz, E onde queres um canto, o mundo inteiro Onde queres quaresma, fevereiro E onde queres coqueiro sou o obus.

2.1 Relao Antonmica A msica O Quereres, de Caetano Veloso, h vrios exemplos de pares antonmicos de valor semntico. Nesse tipo de relao, os valores antonmicos s sero reconhecidos no contexto, ou seja, no h uma relao direta de oposio entre pares de palavras, a relao de oposio construda no texto. Considerando-se que antonmia no tem de necessariamente ocorrer entre palavras isoladas como, por exemplo, nos pares

uso (TEIXEIRA, 2005, p.21).

UEM - Universidade Estadual de Maring / PLE Programa de Ps-graduao em Letras Disponvel em:<anais.jiedimagem.com.br>.

Pgina

que compem o lxico de uma lngua, podemos dizer que a antonmia um fenmeno do

quente / frio ou noite / dia mas, muito alm disso, pela elasticidade de valores semnticos

Para observarmos mais facilmente as relaes de oposio no poema musical O Quereres, partimos de dois vocbulos, eu e tu, que apresentam vises contraditrias acerca do mundo, como podemos acompanhar nos versos seguintes: v s que cilada o amor me armou: eu te quero (e no queres) como sou no te quero e no me queres como s. Vejamos no quadro 1 exemplos de palavras ou ainda, de estruturas frasais que pontuam a relao de contradio mantida pelo par de vocbulos tu e eu no poema: Tu Revlver Dinheiro Famlia Romntico Leblon Eunuco sim e no Lobo Cowboy Ato Ternura Anjo Prazer Tortura Lar Bandido Eu Coqueiro Desejo Maluco Burgus Pernambuco Garanho Talvez Irmo Chins Esprito Teso Mulher o que di Mansido Revoluo Heri
Pgina

UEM - Universidade Estadual de Maring / PLE Programa de Ps-graduao em Letras Disponvel em:<anais.jiedimagem.com.br>.

Comcio Romance Lua pura natura Mistrio um canto Quaresma Coqueiro voas bem alto pisas o cho Vs no queres como sou no queres como s o quereres o estares sempre a fim

flipper-vdeo rocknroll Sol Inseticdio Luz o mundo inteiro Fevereiro Obus eu sou o cho minha alma salta no vislumbro razo eu te quero como sou eu no te quero como s do que em mim de mim to desigual

Quadro 1

A partir destes pares antonmicos, que as relaes so estabelecidas entre elementos que se completam como partes de um todo, no entre elementos que tm de a priori ser contraditrios. Acompanhemos, agora, no quadro 2 (REI, 2002) as relaes dos pares de palavras exemplificados: Pares antonmicos no texto Revlver / coqueiro Relao de oposio
Pgina

Revlver: associado a atos violentos.

UEM - Universidade Estadual de Maring / PLE Programa de Ps-graduao em Letras Disponvel em:<anais.jiedimagem.com.br>.

Revlver / coqueiro

Coqueiro: que d frutos, portanto, vida. Dinheiro: algo concreto; material.

Dinheiro / Paixo

Paixo: sentimento; abstrato; espiritual. Descanso: corpo em repouso. Desejo: corpo

Descanso / Desejo

em atividade.

Famlia: Famlia / Maluco

apego

ao

lar.

Maluco:

comportamento inconsequente; que gosta de experimentar liberdade. Romntico: culto aos sentimentos. / Bur-

Romntico / Burgus

gus: apego material sobretudo ao dinheiro.

Leblon: metrpole; badalao. Leblon / Pernambuco Pernambuco: provincianismo, sossego. Eunuco: associado ao que ou quele que Eunuco / Garanho estril. Garanho: com facilidade de reproduo. O sim e o no / Talvez Sim e no: certeza. Talvez: dvida. Lobo / Irmo Lobo: voracidade. Irmo: pacato. Cowboy: est associado imagem do Cowboy / Chins mocinho americano. Chins: prefere se proteger mais, se
Pgina
UEM - Universidade Estadual de Maring / PLE Programa de Ps-graduao em Letras Disponvel em:<anais.jiedimagem.com.br>.

posicionar contra os atos de herosmo.

Ato: concreto. Ato / Esprito Esprito: abstrato. Ternura: sentimento dcil; afeto; espiritual. Ternura / Teso Teso: desejo carnal; inconsequente;

sentimento num plano inferior. Livre / Decasslabo Livre: no se prende as regras. Decasslabo: preso s regras. Anjo / Mulher Anjo: pureza / Mulher: ser ambguo Prazer: alegria. Prazer / Di Di: tristeza Tortura: faz sofrer. Tortura / Mansido Mansido: acalma. Lar: tranquilidade; estabilidade. Lar / Revoluo Revoluo: turbulncia; desestabilidade. Bandido: transgride as leis. Bandido / Heri Heri: respeita as leis. Comcio: reunio de pessoas que interagem entre si em um mesmo ambiente, em busca de um interesse comum. Comcio / Flipper vdeo Flipper vdeo: vrias pessoas em um mesmo ambiente, mas a relao de interao d-se entre sujeito e a mquina. Romance: calmaria; sossego.

UEM - Universidade Estadual de Maring / PLE Programa de Ps-graduao em Letras Disponvel em:<anais.jiedimagem.com.br>.

Pgina

Romance / Rocknroll

Romance / Rocknroll

Rocknroll: protesto; barulho. Lua: noite, escurido.

Lua / Sol

Sol: dia, claridade. Pura natural: aquilo que prprio da

Pura natural / Inseticdeo

natureza, natural. / Inseticdeo: produto industrializado, artificial. Mistrio: que no revelado; obscuro. Luz: clareza. Um canto: atitude de egosmo.

Mistrio / Luz Mistrio / Luz

Um canto / O mundo inteiro

O mundo inteiro: atitude de altrusmo. Quaresma: corresponde aos quarenta dias

Quaresma / Fevereiro

que se seguem aps o carnaval. Fevereiro: o ms que marca, tradicionalmente, a festa de carnaval; festa pag, profana. Coqueiro: que d frutos, portanto, vida.

Coqueiro / Obus

Obus: uma espcie de morteiro ou granada; tira a vida

Quadro 2

Nessa cano, portanto o autor se vale tambm do recurso da antonmia a priori, a caracterstica de pares de signos com valores opostos claros, em que um a alternativa nega a outra. Veja os exemplos: sim / no; bandido / heri; lua / sol; bem / mal. Nesse tipo de relao, os pares antonmicos podem ser mais facilmente identificados se deslocados do texto, ou seja, se vistos isoladamente. A metfora um recurso amplamente rico de que os falantes de uma lngua se valem quando querem dizer que uma coisa (A) outra coisa (B) em virtude de qualquer semelhana percebida pelo esprito caracterstico de A e o atributo predominante, atributo
Pgina

UEM - Universidade Estadual de Maring / PLE Programa de Ps-graduao em Letras Disponvel em:<anais.jiedimagem.com.br>.

10

por excelncia, de B, feita a excluso de outros, secundrios por no convenientes caracterizao do prprio termo A (GARCIA, 1981, p. 85)

2.2 Linguagem metafrica Dentre os recursos de que Caetano Veloso se vale em O Quereres, a metfor a pode ser identificada com bastante frequncia marcando a fora da expresso desde de um ciclo de comparaes diretas, seguindo a estrutura onde queres x, quero y, como nos exemplos: onde queres descanso, sou desejo / onde queres romntico, burgus onde queres comcio, flipper-vdeo.

2.3 Frases em oposio A oposio construda no poema se divide em dois grupos: oposio entre palavras formando pares antonmicos e antteses e oposies entre frases formando contrariedades: E onde buscas o anjo, sou mulher / Onde queres o prazer sou o que di H uma clara divergncia de vontades (SALGUEIRO, 2003). O autor explora o recurso da ambiguidade de maneira sublime, como que fechando o ponto de tenso em toda a letra, arrolando entre as figuras eu e tu, como podemos constatar nesses dois versos: Onde queres revlver sou coqueiro E onde queres coqueiro, eu sou o obus. Veja o segundo verso destacado, que escrito no final do poema (ltimo verso da penltima estrofe), repete o primeiro, que se refere tambm ao primeiro verso do poema. No entanto, a repetio sinaliza uma oposio entre os sujeitos, pois a atitude do sujeito eu muda completamente em relao ao tu. Para demonstrar a oposio entre eu e tu, o autor utiliza palavras repetidas ou de um mesmo campo semntico, produzindo um cruzamento na diagramao que materializa a oposio das ideias mantida ao longo da letra.

Onde queres revlver

sou coqueiro

E onde queres coqueiro, eu sou o obus

UEM - Universidade Estadual de Maring / PLE Programa de Ps-graduao em Letras Disponvel em:<anais.jiedimagem.com.br>.

Pgina

11

Revolver e obus = armas

morte vida

Coqueiro e coqueiro = natureza

2.4 Neologismo literrio O neologismo um processo de formao de palavras que se ocupa de recobrir lacunas semnticas da lngua. So vrias as maneiras de produzir neologismo literrio, percebe-se uma criao que visa a inovar a lngua sem que haja necessidade objetiva de criao vocabular. Em Quereres, o neologismo se d de uma forma inusitada, pois nasce de um uso especial de formas j existentes na lngua. Na dissertao de REI (2002), cujo corpus foram letras-de-msica de Caetano Veloso, incluindo Quereres, o autor conclui que a forma quereres constitui um uso especial nessa letra, pois o emprego da forma flexionada como substantivo, sem, contudo, flexionar o artigo que a determina, gera um substantivo novo e inesperado. Infinitivo no-flexionado Emprego do substantivo verbal Flexo na letra com ruptura da concordncia querer o querer o quereres Substantiva-se ento o desejo incontrolvel e infinito do interlocutor do eu lrico.

2.5 Emprego do verbo querer Alm de parecer no texto como forma verbal de infinitivo flexionado, o verbo central do poema varia, aparecendo tambm no: Gerndio E eu querendo querer-te sem ter fim Infinitivo no-flexionado Ah, Bruta flor do querer.

3 Anlise sob a viso de Greimas e Pottier De acordo com LOPES (1979) significantes, para Greimas so elementos que tornam possvel o surgimento da significao, ao nvel da percepo e que so reconhecveis como exteriores ao homem; correspondente, pertencem ao plano do

significante (= significante + significado).

UEM - Universidade Estadual de Maring / PLE Programa de Ps-graduao em Letras Disponvel em:<anais.jiedimagem.com.br>.

Pgina

deles pressupem, necessariamente, a existncia do outro. O signo um conjunto

12

contedo. Entre significante e significado h pressuposio recproca: a existncia de um

O autor ainda complementa a ideia dizendo que O objetivo da semntica o descrever as lnguas naturais na sua qualidade de conjuntos significantes.(LOPES, 1979, p.311). De acordo com o autor o estudo da semntica possibilita analisar os diferentes aspectos de determinadas palavras ou frases. Como objetivo de estudo foi escolhida letra da msica O Quereres de Caetano Veloso, e dessa forma, por meio da anlise dos termos da msica e do estabelecimento de uma relao entre seus termos componentes, pode ser realizado um estudo mais aprofundado nessa questo semntica, com a utilizao das teorias de Greimas e Pottier, dois importantes nomes dentro dessa rea, como mtodo. Greimas define significados como elementos que tornam possvel o surgimento do significado, pertencentes ao plano de contedo. A partir de ento, surge uma pressuposio recproca, pois a existncia de um deles indica a existncia de outro. Porm, a significao independente da natureza do significado, ou seja, uma pintura no comporta, necessariamente, uma significao pictrica ou a msica no comporta uma significao musical. Dessa forma, h de se abandonar a definio de significao como a relao entre os signos e as coisas. Bernard Pottier (1973) desenvolveu sua descrio semntica baseada tanto na anlise da semntica lexical quanto gramatical. Desenvolveu um maior estudo da noo de sema, que so os traos pertinentes na noo de uma determinada palavra, a partir das noes de denotao e conotao. Dessa forma, cada trao do contedo (sema) reunido em um conjunto (semema), e assim, formando grupos, os campos associativos. Os semas podem se apresentar em trs tipos diferentes: o sema especfico (semantema), que

distingui os morfemas de um mesmo campo; o sema genrico (classema), que inclui o morfema em uma determinada classe; e o sema virtual (virtuema), que representa a associao presente no discurso. A partir, ento, de todo o embasamento terico, no qual foram expostas as ideias principais e as linhas de pensamento de dois dos diversos tericos dentro da semntica, pode-se lanar do exemplo prtico. Para isso, escolhi alguns trechos da msica O Quereres de Caetano Veloso. Uma relao possvel de se estabelecer atravs do quadro semitico de Greimas (relaes de contradio, hiperonmia e eixo semntico):

UEM - Universidade Estadual de Maring / PLE Programa de Ps-graduao em Letras Disponvel em:<anais.jiedimagem.com.br>.

Pgina

13

RELACIONAMENTO EU AMOR, RELACIONAMENTO PAIXO CONTRASTES DINHEIRO TU RIQUESA MATERIAL

Onde queres dinheiro sou paixo (...)

Consideraes finais O objetivo desse artigo enriquecer o estudo de interpretao com base semotica observadas as riquezas icnicas dos vocbulos, ou seja, as palavras no precisam representar o que significam a priori, mais que isso, elas podem ser carregadas de significados que extrapolam a escrita para alcanar o nvel da imagem.

Referncias FARAVETO, C. Tropiclia, alegria, alegria. So Paulo: Ateli Editorial, 1996. VELOSO, C. Verdade Tropical. 1. ed. . Campinas: Editora Schwarcz Ltda, 1997. TEIXEIRA, J. Relaes lingusticas de antonmia: O insucesso da Lgica e o valor da cognio humana. In: MARQUES, M. A. e KOLLER E. (Orgs.). , Cincia da Linguagem: 30 anos de investigao e ensino, Universidade o Minho, Braga 2005. GARCIA, O. M. Comunicao em Prosa Moderna. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 1981. REI, C. A. O. A palavra caetana: estudos estilsticos. Rio de Janeiro: UERJ, 2002 (Dissertao de Mestrado em Lngua Portuguesa) Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2002. SALGUEIRO, W. C. F. Conceito e concerto em O Quereres de Caetano Veloso. LOPES, E. Fundamentos da Lingustica Contempornea. So Paulo: Cultrix, 1979.

UEM - Universidade Estadual de Maring / PLE Programa de Ps-graduao em Letras Disponvel em:<anais.jiedimagem.com.br>.

Pgina

14

Das könnte Ihnen auch gefallen