Sie sind auf Seite 1von 1

Intolerncia Lactose em Crianas

O que intolerncia lactose?


actose o acar encontrado no leite. Para poder utilizar a energia da lactose, o corpo tem de quebr-la em pedaos menores para que possa ser absorvida. O intestino delgado contm a enzima lactase, uma substncia qumica que quebra a lactose. 4 horas aps a ingesto de leite, o diagnstico de intolerncia lactose pode ser cogitado. Outro modo de se diagnosticar a intolerncia lactose atravs do teste de lactose no ar expirado (teste de H2 no ar expirado). O teste feito em um consultrio mdico ou hospital e demora de 2 a 3 horas. Uma mistura de lactose e gua dada criana e pede-se que ela expire em uma bolsa coletora a cada meia hora. Um aparelho especial analisa as amostras em busca de hidrognio, um dos gases produzidos no intestino grosso. A criana considerada intolerante lactose quando h um aumento significativo de hidrognio no ar expirado. Algumas vezes, a deficincia de lactase testada atravs de endoscopia. O exame feito enquanto a criana est dormindo sob efeito de anestesia ou sedada. Uma sonda de fibra tica introduzida pela boca at o estmago e intestino delgado. Uma amostra minscula de clulas (uma bipsia) do intestino delgado colhida. As clulas so testadas para saber se a enzima lactase est agindo normalmente.

A intolerncia lactose ocor re quando o intestino de uma pessoa no produz lactase suficiente para digerir a lactose consumida. Quando a lactose chega ao clon (intestino grosso), ela se torna alimento para as bactrias normais que l vivem. Essas bactrias quebram a lactose, produzindo gs e uma quantidade pequena de cido. O gs e o cido podem causar sintomas como dor, inchao, excesso de gases, nusea e diarria. Esses sintomas podem surgir logo aps a refeio, ou depois de vrias horas.

A intolerncia lactose comum?


A intolerncia lactose pode ocorrer em qualquer idade, e em crianas de qualquer etnia. extremamente raro ser intolerante lactose desde o nascimento. Nas crianas, a intolerncia lactose se torna mais comum aps os 5 anos de idade.

Como o tratamento contra a intolerncia lactose?


O mdico ou enfermeiro de seu filho vai ajud-lo a decidir qual o melhor tratamento com base nos sintomas. A maioria das crianas capaz de tolerar alguma quantidade de lactose. Essas crianas ficaro bem com uma dieta de baixa lactose (uma dieta com pouqussimos derivados de leite). Comprimidos ou gotas de lactase ajudam a digerir a lactose e so vendidos sem receita mdica. Os comprimidos podem ser tomados para combater os sintomas quando derivados de leite so consumidos. As gotas podem ser acrescentadas ao leite para quebrar a lactose durante a noite. O leite poder ser consumido no dia seguinte sem causar sintomas. Outras crianas podem ser sensveis a quantidades muito pequenas de lactose. Essas crianas precisaro de uma dieta sem lactose, em que nenhum leite ou derivado permitido. Todos os alimentos e seus rtulos devem ser verificados com ateno para se ter certeza de que no contm leite. H alguns produtos sem lactose, tais como queijo, leite e sorvete, disponveis no mercado. Tambm possvel encontrar produtos que substituem o leite. Se um desses produtos for representar uma parcela grande da dieta do seu filho, leia o rtulo para ter certeza de que tem calorias e protenas similares s do leite normal. O leite uma boa fonte de nutrientes. Se o seu filho for submetido a uma dieta que restringe a lactose, ser importante adicionar clcio, vitamina D e riboflavina (uma vitamina B) dieta. Alimentos enriquecidos com clcio, vitamina D e riboflavina podem ser adicionados dieta, ou os pais podem dar uma vitamina que contenha esses nutrientes criana. Para obter mais informaes, ou para localizar um gastroenterologista peditrico em sua rea, por favor visite nosso site em: www.naspghan.org
LEMBRETE IMPORTANTE: Este informe da Sociedade Norte-americana de Gastroenterologia Peditrica, Hepatologia e Nutrio (NASPGHAN) tem apenas o intuito de fornecer informaes gerais, e no o de ser uma base definitiva para o diagnstico ou tratamento em qualquer caso em particu lar. muito importante que voc consulte seu mdico sobre sua condio especfica.

Por que algumas crianas so intolerantes lactose?


A maioria das crianas tem lactase quando nasce e pode digerir lactose enquanto so bebs. A lactose o acar principal do leite materno. Uma criana pode desenvolver intolerncia lactose se uma infeco ou reao alrgica prejudicar o intestino delgado, causando escassez da enzima lactase. Geralmente, esse dano temporrio, mas pode levar semanas, ou at meses, at que a criana consiga tolerar leite e seus derivados novamente. Outras doenas mais crnicas como a doena celaca, a doena de Crohn ou infeces com parasitas tambm podem causar uma intolerncia lactose passageira. Em outros casos, a intolerncia lactose desenvolve-se por si s com o passar do tempo. Quando as crianas atingem idades de 3 a 6 anos, seus corpos naturalmente passam a produzir menos lactase do que nos dois primeiros anos de vida. Em algumas crianas, a produo continua a diminuir, ou pode cessar totalmente. Freqentemente, os sintomas da intolerncia lactose surgem na adolescncia ou no incio da idade adulta. Certos grupos tnicos (em particular negros, hispnicos e asiticos) so mais suscetveis intolerncia lactose.

Como a intolerncia lactose diagnosticada?


Quando uma criana apresenta sintomas de intolerncia lactose, tirar o leite e todos os seus derivados da dieta por 2 semanas pode ajudar a resolver o problema. Aps 2 semanas, o leite pode ser reintroduzido em pequenas quantidades. Os pais podem dar quantidades maiores de leite criana a cada dia e observar se os sintomas retornam. muito importante manter o resto da dieta simples e inalterado durante esses testes, pois outros alimentos tambm podem causar sintomas similares aos da intolerncia lactose. Se os sintomas desaparecerem durante a dieta e voltarem

NORTH AMERICAN SOCIETY FOR PEDIATRIC GASTROENTEROLOGY, HEPATOLOGY AND NUTRITION

NASPGHAN PO Box 6 Flourtown, PA 19031 215-233-0808 Fax: 215-233-3939

Das könnte Ihnen auch gefallen