Sie sind auf Seite 1von 15

Trabalho de grupo Da disciplina de FPS

Comunicao
Trabalho elaborado por: Elisa n 8 Kaio, n 24 Lerissa n 28 Ruty n 33

ndice

Introduo ....................................................................................................................................... 3 Conceito de Comunicao .............................................................................................................. 4 Elementos da comunicao ............................................................................................................. 6 Destinatrio e remitente ou emissor e recetor ............................................................................. 7 Mensagem ................................................................................................................................... 7 Cdigo ......................................................................................................................................... 7 Canal............................................................................................................................................ 8 Contexto ...................................................................................................................................... 8 A importncia da comunicao ....................................................................................................... 9 Tipos de comunicao................................................................................................................... 12 Concluso...................................................................................................................................... 14 Bibliografia ................................................................................................................................... 15

Introduo
Comunicao mesmo um assunto complexo. Existem muitas disciplinas ou formaes acadmicas dedicadas comunicao tais como teoria da informao, comunicao intrapessoal e interpessoal, marketing, propaganda, relaes pblicas, anlise do discurso, telecomunicaes, jornalismo, dentre outras. Cada disciplina com uma abrangncia e enfoque diferenciado. O processo de comunicao humana envolve a troca de informaes, e utiliza os sistemas simblicos com significados compartilhados como suporte para este fim. O processo de comunicao humana, que pode usar sons, figuras, imagens, expresses, gestos e palavras escritas, no um processo isolado, ocupa sempre no mnimo duas partes: o emissor e o recetor. O presente trabalho debrua- se sobre o conceito da comunicao sob perspetivas de diferentes autores que opinam ou ento tentaram dar uma definio a cerca do tema, do mesmo modo, tentando mostrar a sua importncia, bem como tambm mencionar os principais elementos que a compe.

Conceito de Comunicao

Em poucas palavras, pode-se definir a comunicao como transmisso de mensagens entre interlocutores. Em estudo referente ao tema, Lima cita algumas definies retiradas de enciclopdias e dicionrios. Dentre elas, destacam-se as da enciclopdia Barsa, que define: [...] comunicao ato de transmisso de uma mensagem de qualquer ordem entre um emissor e um recetor, atravs de um canal. O canal de comunicao mais comum a linguagem (LIMA, 1998, p.16). De acordo com Hoff e Gabrielli, comunicao a transmisso de ideias com a menor ambiguidade possvel, de forma que o interlocutor ou os interlocutores possam compreender a mensagem com a maior exatido (HOFF; GABRIELLI, 2004, p. 3-4). As autoras explicam ainda que para haver comunicao fundamental existir produo, transmisso e decodificao de mensagens. Alm disso, ressaltam que no existe mensagem sem linguagem.

Outro conceito para comunicao mencionado por Omena citado em Lima, que define:
[...] palavra derivada do latim, communicare, cujo significado seria tornar comum,partilhar, repartir, associar, trocar opinies, conferenciar. Todas, assim, com aspas. E da, segue-se uma dezena de definies clssicas conferidas ao conceito de comunicao por estudiosos da rea, sejam esses estudiosos, psiclogos, socilogos, engenheiros, etc (LIMA 2008, p. 128).

Por isso, Lcia Santaella diz que a comunicao considerada um termo polissmico e multidisciplinar. Ela explica tambm que como rea do conhecimento, a comunicao possui um papel fundamental em diversos campos: da biologia economia, da inteligncia e vida artificiais antropologia, da filosofia etnologia etc (SANTAELLA, 2001, p. 15)

Ainda buscando entender esse processo, Shannon & Weaver citado por Santaella, complementam o j exposto ao definir comunicao como todos os procedimentos pelos quais uma mente pode afetar outra. Isto, obviamente, envolve no apenas o discurso oral e escrito,

como tambm msica, artes visuais, teatro, bal, e, certamente, todo comportamento humano (SANTAELLA, 2001, p. 18-19). Por isso, Santaella (2001 p. 19) ir complementar dizendo: Qualquer forma de comportamento no-verbal pode, desta maneira, tornar-se comunicativo. Nesse sentido, a autora remete ao que alguns tericos da comunicao denominam de intencionalidade. Ou seja, um recurso relacionado inteno do emissor ao transmitir uma mensagem ao receptor. Santaella explica: [...] inteno a tentativa consciente do emissor de influenciar o receptor atravs de uma mensagem, sendo a resposta do receptor uma reao baseada na hiptese das intenes da parte do emissor (SANTAELLA, 2001, p. 19-20).

Schmidt, citado por Santaella e Nth (2004) acentuam a intencionalidade na comunicao ao afirmar:
[...] a comunicao um ato intencional, porque comunicar significa agir e cada ato uma atividade intencional. Comunicao pressupe, portanto, a inteno de se comunicar. Ela , pelo menos, uma deciso contra possibilidades de no comunicar (2004, p. 51).

Franco et al (2003 p. 15), reforam esse assunto quando afirmam que dependendo da inteno dos interlocutores ao se comunicar, podero ser utilizadas a comunicao oral, gestual, ou a comunicao escrita. Referindo-se a comunicao oral, os autores mencionam alguns aspetos classificados em paralingusticos e nolingusticos, que podero estar presentes no momento da comunicao.

De acordo com os tericos, os aspetos nolingusticos esto relacionados aos gestos, expresses faciais, movimentos do corpo. Enquanto que os paralingusticos, englobam a entonao, nfase, velocidade da voz etc. Enfatizando o assunto, Paul Cobley vai buscar em Searle a afirmao: [...] o que acontece entre emissor e receptor comunicao, a passagem de uma mensagem pretendida de uma mente para uma outra mente que ser afetada por essa intuio. (LIMA 1998, p. 41).

Em outras palavras, comunicar significa interao entre dois ou mais interlocutores. Isto implica dizer que a comunicao humana s poder existir de forma efetiva se houver, por parte do emissor, inteno em transmitir uma mensagem ao recetor. A mensagem, por sua vez, ir produzir um efeito na mente deste, levando-o a reagir e interagir.

Assim, diante de tudo o que foi exposto at o momento, foi possvel conhecer a particularidade da comunicao no que tange a multiplicidade de definies, como tambm outros aspetos inerentes ao processo comunicativo. Aspetos estes, considerados relevantes para compor o estudo do campo comunicacional. Faz-se necessrio ainda neste captulo discutir a comunicao no contexto da evoluo da sociedade e entender a importncia da linguagem dentro do processo comunicativo.

Nota-se, pois, a complexidade do campo comunicacional. Por este motivo, muitos tericos como os j mencionados, buscam definies para o termo a fim de compreender o processo comunicativo. No entanto, diante do que se prope este trabalho, apresentar apenas tais conceitos no suficiente, uma vez que o significado de comunicao tambm est relacionado aos elementos que a compem.

Elementos da comunicao
Segundo Roman Jakobson (1999, p. 123), seis componentes so fundamentais nesse processo: remetente, destinatrio, mensagem, cdigo, contato e contexto. Componentes estes com caractersticas prprias fundamentais para o estabelecimento de uma comunicao. Devido importncia de tais elementos, vale salientar cada um deles, a fim de compreender mais profundamente o processo.

Destinatrio e remitente ou emissor e recetor Destinatrio e remetente, tambm chamados interlocutores, ou emissor e recetor, esto relacionados diretamente a transmisso de mensagem. Hoff e Gabrielli, ao estudar os elementos da comunicao, explicam que os interlocutores so As pessoas envolvidas no processo de comunicao, independente da quantidade duas ou milhares (HOFF; GABRIELLI, 2004, p. 9). por meio do emissor (quem transmite a informao, quem deseja comunicar-se enviando determinadas mensagens a algum) e do recetor (quem a recebe, a quem a mensagem se destina), que ocorre a interao social.

Mensagem J a mensagem definida como o tema utilizado na comunicao, isto as informaes transmitidas. As autoras comentam que so diversas as estruturas de se transmitir informaes: um texto em prosa, um quadro, um filme. Hoff e Gabrielli complementam: A mensagem o resultado da combinao de signos durante o processo de comunicao. Combinando os signos conforme as regras do cdigo, os interlocutores tm possibilidades infinitas de produo de mensagens (idem).

Cdigo

Quanto ao cdigo, o sistema de elementos lingusticos e de regras para combin-los, conhecido tanto pelo emissor como pelo recetor. Quando se considera a comunicao verbal, o cdigo uma Lngua em sua modalidade oral ou escrita. Santaella e Nth explicam que este utilizado para a construo da mensagem pelo emissor, de modo a ser compreendida pelo recetor. Este, por sua vez, dever conhecer o cdigo empregado, para ento interpret-lo. Nesse sentido, Santaella; Nth, (2004, p. 131), diz que o cdigo um sistema de legi-signos, estabelecido por convenes e leis, que torna a comunicao possvel.

Santaella; Nth afirma ainda:


Os interlocutores pertencentes mesma comunidade lingstica podem ser definidos como os usurios efetivos de um nico e mesmo cdigo lingstico, que compreende os mesmos legi-signos. Um cdigo comum o seu instrumento de comunicao, que fundamenta e possibilita efetivamente a troca de mensagens (idem).

Tambm se referindo ao cdigo, Pignatari afirma:


No apenas os cdigos propriamente ditos (Morse, Braille, de trnsito), mas tambm as lnguas podem ser consideradas cdigos, embora Colin Cherry prefira distinguir entre as lnguas, que se caracterizam por um longo desenvolvimento orgnico, e os cdigos, que so tecnicamente elaborados para certos fins especfico (PIGNATARI, 1976, p. 20).

Canal

No que se refere ao canal o meio material, suporte fsico que transporta a mensagem , este pode ser a prpria linguagem, como j mencionou Lima ao definir comunicao, ou outro meio de transmisso de mensagem como o rdio, o telefone, etc. Hoff e Gabrielli acrescentam que cada canal de comunicao possui sua especificidade, isto , possui regras prprias de utilizao.

Contexto Por fim, o ltimo componente o contexto comunicativo. Este, envolve todos os elementos da comunicao e determinante para seu estabelecimento. o assunto que envolve a mensagem.

Cabe destacar que a ausncia de qualquer um dos elementos citados, impossibilita o processo comunicativo pleno, provocando um rudo. Conforme Hoff e Gabrielli os rudos Podem ser

controlados e minimizados, porm no eliminados de uma mensagem. muito difcil encontrar mensagens sem algum tipo de rudo real ou virtual (HOFF; GABRIELLI 2004, p. 14). Alguns exemplos de rudo so: uma voz excessivamente baixa, uma articulao deficiente, um barulho ambiental... Manchas de tinta cobrindo algumas palavras, erros ortogrficos ou uma caligrafia pouco legvel so tambm rudos (http://pwp.netcabo.pt/0511134301/comunica.htm).

A importncia da comunicao

A comunicao teve um papel preponderante ao longo da evoluo humana, uma vez que desde a pr-histria at os dias atuais percebe-se a necessidade humana em se comunicar. Assim, foi possvel estabelecer relaes socioculturais, culminando no crescimento e evoluo da sociedade.

A comunicao est de tal maneira inserida no cotidiano da sociedade, que praticamente impossvel imaginar um mundo sem comunicao. Para ilustrar a interao social que norteia a vida e as aes dos indivduos, Bordenave menciona uma srie de situaes nas quais pode-se perceber a necessidade de se comunicar. O autor constri o que ele denomina de ambiente social da comunicao e assim demonstra o quanto os fenmenos comunicativos esto presentes no meio social. Segundo ele, a comunicao no existe por si mesma, como algo separado da vida da sociedade. Sociedade e comunicao so uma coisa s (BORDENAVE 2003, p.16).

Essa mesma reflexo discutida pelo terico portugus Dominique Wolton. Ele defende que a base para a vida em sociedade est na comunicao e que sem comunicao no existe vida individual nem coletiva, uma vez que o ato de se comunicar possibilita interao do indivduo com o outro ou com a coletividade. Por isso, afirma: [...] Do mesmo modo que no h homens sem sociedades, tambm no h sociedades sem comunicao (WOLTON, 1997, p. 15). Tal interao entre o homem e o meio social refora o quanto a comunicao est inserida entre os indivduos.

Omena, citado por Lima destaca alguns aspetos nos quais possvel observar a interao humana de acordo com graus de socializao.[...] Aspecto interpessoal, a comunicao em pequenos grupos, comunicao organizacional, comunicao e as massas e, por fim, a comunicao no-verbal. Esta, que se refere aos movimentos corporais, gestos, proximidade entre as pessoas, etc (LIMA, 2008, p. 128).

Como consequncia desta interao, tem-se o desenvolvimento sociocultural entre os povos. Com a evoluo humana, o campo comunicacional se amplia e deixa de se relacionar apenas ao compartilhamento de mensagens entre indivduos, para significar tambm a transmisso de informaes atravs dos meios de comunicao e meios de massa. Santaella, na introduo do livro Comunicao e Pesquisa, escreve: voz corrente a afirmao de que estamos inseridos em uma civilizao da comunicao. Ora, o ser humano sempre foi por natureza um ser simblico, ser de linguagem e de comunicao. Comunicar-se, portanto, no novidade para o humano (SANTAELLA, 2001, p. 13).

Essa afirmao se justifica ao analisar a histria da humanidade, quando diversas formas de linguagem serviram como meio de expresso entre os seres humanos. Desse modo, percebe-se sua importncia como parte do processo comunicativo, visto que atravs da linguagem que o homem pode se comunicar.

Najmanovich, citado por Fonseca afirma que O sujeito utiliza a linguagem em seu modo de falar, de pensar, conhecer, sentir e perceber o mundo e traduz toda a sua experincia corporal para a linguagem verbal ou imagtica ( FONSECA 2007, p. 1). Historicamente a utilizao das linguagens em suas diversas formas possibilitou a interao entre os indivduos e deu incio ao processo evolutivo das sociedades, a partir da transmisso de informaes. Desse modo, no decorrer dos sculos, constatou-se que cada inovao inserida no contexto da sociedade da poca trouxe consigo mudanas significativas na cultura e nos costumes dos povos.

10

Na pr-histria, a comunicao entre os homens se deu por meio da linguagem gestual e de pinturas rupestres. Porm, com a posterior descoberta da voz, a sociedade passou a se comunicar utilizando a linguagem oral. McLuhan (1964, p. 76- 77), informa que a palavra falada foi a primeira tecnologia pela qual o homem pde desvincular-se de seu ambiente para retom-lo de novo modo.

O mesmo se aplica a passagem da linguagem oral para a escrita, quando a civilizao vivencia novas transformaes tanto no que se refere a utilizao de suportes para escrita e leitura (como a pedra, o papiro, o pergaminho e o papel), quanto ao surgimento do alfabeto fontico. Antes dele, porm, cada cultura desenvolvia sua prpria escrita. McLuhan explica a diferena entre o alfabeto fontico e as escritas pictogrfica e hieroglfica, que foram utilizadas em civilizaes como a babilnica e a chinesa.

Conforme as explicaes do autor, aquelas formas de escrita:


[...] conferiam expresso pictrica a significados orais. Assemelham-se ao desenho animado e so bastante canhestras, pois requerem numerosos signos para a infinidade de dados e de operaes da ao social. Em contraste, o alfabeto fontico, com apenas poucos sinais, pode abranger todas as lnguas (McLUHAN 1964, p.107).

Nota-se que com o surgimento da comunicao escrita a sociedade comeou a evoluir mais rapidamente. McLuhan informa que sculos aps a inveno da escrita outros meios de comunicao comearam a se desenvolver: a tipografia, os primeiros livros impressos, a imprensa, entre outros, acompanhando a evoluo e as necessidades comunicativas dos indivduos.

Essa evoluo prossegue at os dias atuais, quando a sociedade vivencia a era digital com a comunicao instantnea atravs da internet, complementada aos meios de comunicao j existentes. Por isso, o campo comunicacional se amplia de acordo com a evoluo da humanidade. Ao estudar este campo, Wolton considera a comunicao de duas formas: direta e a distncia. Ele diz:

11

[...] Hoje em dia entendemos por comunicao pelo menos tanto a comunicao directa entre duas ou mais pessoas, quanto a troca distncia mediatizada pelas tecnologias (telefone, televiso, rdio, informtica, telemtica...). Os progressos foram de tal maneira imensos, as realizaes to evidentes, que hoje em dia, estabelecer um intercmbio instantaneamente, de um lado ao outro do mundo, atravs do som, da imagem ou dos dados uma banalidade (WOLTON 1997, p. 15).

Com tudo isso, pode-se constatar a importncia do processo comunicativo para o desenvolvimento de uma sociedade. Claro est, portanto, o poder e a influncia que a comunicao exerce entre os indivduos.

Tipos de comunicao
De acordo com Paulo serra (2007) corrente classificar os fenmenos comunicacionais a partir de oposies como as seguintes: i) quanto ao tempo: a comunicao pode ser direta ou sncrona como tambm comunicao diferida ou assncrona; ii) quanto ao nmero: comunicao interpessoal ou comunicao de massa, tal como caracterizadas nos modelos de Jakobson e Lasswell, respectivamente; iii) quanto ao espao: comunicao presencial, face a face ou comunicao mediatizada, distncia; iv) quanto ao cdigo: comunicao verbal, que recorre aos signos lingusticos ou comunicao no-verbal, em que se utilizam signos como gestos, movimentos, espaos, tempos, desenhos, sons, etc.. H, para alm desta, vrias outras classificaes dos fenmenos comunicacionais de que aqui referiremos apenas duas, as de John Thompson e Denis McQuail. John Thompson que parte de conceitos e distines de Erving Goffman, os quais procura aplicar ao estudo dos media e que, consequentemente, v a comunicao como uma forma de interao. Distingue trs tipos de interao: a interao face a face (uma conversa), a interao mediada tecnicamente (o telefone) e a quase-interao mediada tecnicamente (a televiso, os mass media em geral).

12

Quanto a Denis McQuail, ele distingue os seguintes nveis do processo de comunicao, a que correspondem fenmenos como os exemplificados pelo prprio McQuail: nvel intrapessoal reflexo; interpessoal dade ou casal; intergrupal ou associao comunidade local; institucional ou organizacional sistema poltico ou empresa; alargado a toda a sociedade comunicao de massas.

Note-se, no entanto, que estas e outras classificaes devem ser tomadas apenas a ttulo indicativo, como tipos-ideais j que quase sempre uma situao concreta de comunicao envolve, simultaneamente, entrecruzando-se, vrios dos tipos de comunicaes referenciados nessas classificaes. Assim, e para darmos apenas um exemplo concreto, vejo televiso em famlia, conversando ao mesmo tempo sobre o programa televisivo que est a passar, atendendo a chamada de um amigo no meu telemvel, e assim sucessivamente.

13

Concluso
A comunicao definida frequentemente como a troca de informaes entre um transmissor e um recetor, e a perceo do significado entre os indivduos envolvidos, embora no haja um modelo nico de comunicao humana que leve em considerao todos os elementos que possam ser envolvidos numa situao especfica, todos os modelos incluem os seis elementos bsicos da comunicao: remetente ou emissor, destinatrio ou recetor, mensagem, cdigo, contato e contexto; a mensagem que pode ser transmitida atravs de smbolos, tais como palavras, escritas, desenhos ou a troca de comportamentos, tais como gestos, contacto visual, linguagem corporal e outros atos no-verbais.

Ao terminamos este trabalho conclumos tambm que a comunicao bsica para a vida social, ela uma das principais competncia necessria a todo o ser humano. Em todas as esferas da atividade humana, as mais variadas sempre esto relacionadas com a utilizao da comunicao. Desta forma podemos perceber que a comunicao como um todo, serve para organizar e controlar.

14

Bibliografia
BORDENAVE, Joo Dias. O que comunicao. Coleo Primeiros Passos: So Paulo: Brasiliense, 2003.

FONSECA, Maria da Penha. Linguagem verbal e no verbal: possibilidades de leituras integradas no processo Educativo. Anais do III Congresso Internacional de Semitica Semitica das interaes sociais, Associao Brasileira de Estudos Semiticos, Universidade Federal do Esprito Santo-UFES, novembro de 2007, CD-ROM. FRANCO, Maria da Graa et al. Domnio da Comunicao, Linguagem e Fala: perturbaes especficas de linguagem em contexto escolar. Coleco Apoios Educativos. Portugal: Ministrio da Educao, 2003. HOFF, Tania; GABRIELLI, Lourdes. Redao Publicitria. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. JAKOBSON, Roman. Lingustica e Comunicao. Trad. Isidoro Bliksteim e Jos Paulo Paes. So Paulo: Cultrix, 1999. LIMA, Jos Alosio Nunes de. Panorama Crtico e Comparativo das Teorias da Comunicao. Tese de doutorado pelo Programa de Comunicao e Semitica da PUC/SP, 1998. McLUHAN, Marshall. Os meios de comunicao como extenses do homem. Trad. DcioPignatari. So Paulo: Cultrix, 1964.

PIGNATARI, Dcio. Informao, linguagem, comunicao. 7 ed. So Paulo: Perspectiva, 1976. SANTAELLA, Lcia. Comunicao & Pesquisa: projeto para mestrado e doutorado. 2 Ed. So Paulo: Hacker Editores, 2001.

SANTAELLA, Lcia; NTH, Winfried. Comunicao & Semitica. So Paulo: Hacker Editores, 2004.

15

Das könnte Ihnen auch gefallen