Sie sind auf Seite 1von 16

Revista Crist

Julho de 2012 - Periodicidade: Mensal

ltima Chamada

Em Caso de

Arrebatamento...

Nosso Objetivo_______________
A Revista Crist ltima Chamada uma obra crist interdenominacional que propaga e defende a f em Cristo. Nosso objetivo informar, capacitar e ensinar s pessoas a respeito de toda verdade sobre Cristo atravs de literaturas totalmente gratuitas.

Revista Crist

ltima Chamada
Julho de 2012 - Periodicidade: mensal

NESTE NMERO_________________

Expediente__________________
Peridico Revista Crist ltima Chamada , publicada com a devida autorizao e com todos os direitos reservados no Escritrio de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro sob n 236.908. Autor e Editor Responsvel: Csar Francisco Raymundo. Nasceu em 2 de maio de 1.976. apenas mais um em Cristo Jesus. Design e editorao eletrnica: Csar F. R. Direitos de reproduo dos textos: Os textos do site podem ser reproduzidos ou publicados livremente, desde que seja citada a fonte (endereo, link para a home page), que o contedo no seja modificado e que sejamos informados a respeito. Em caso de publicaes impressas, envie-nos um exemplar. A maioria de nossas publicaes so assinadas e produzidas por vrios telogos renomados. Tambm esto na sua maioria em formato PDF (Programa Adobe Acrobat Reader). Contato por E-mail: ultimachamada@bol.com.br Site: www.revistacrista.org Esta Revista Totalmente Dedicada Escatologia Bblica. Foto Capa e pgina 3: cena do Filme 2012.

3 Capa Em Caso de Arrebatamento... 6 Arrebatamento Arrebatamento e Resssurreio 8 O Fim dos Tempos O Fim do Fim do Mundo 10 Reflexo Onde Temos Errado? 12 Preterismo Evangelho Pregado em Todo o Mundo

Em Caso de Arrebatamento...
Por Hermes C. Fernandes Em caso de arrebatamento, este carro vai ficar desgovernado. Esta frase encontrada adesivada em muitos automveis em nossas cidades. Para os no-evanglicos no faz o menor sentido. Mas para muitos os evanglicos esta frase denota a crena na doutrina do arrebatamento secreto, defendida pelo sistema dispensacionalista de interpretao bblica. Segundo este sistema, a volta de Cristo seria dividida em duas fases, a primeira seria secreta e destinada unicamente aos crentes, enquanto a segunda seria pblica e aconteceria sete anos depois dos crentes serem arrebatados e levados para o cu. Os mais antigos se lembram de um hino cujo ttulo era O Rei est voltando. Entre suas estrofes, se dizia que o mercado ficaria vazio (e no seria pela alta dos preos!), os avies cairiam pela ausncia sbita dos pilotos. Enfim, o mundo ficaria em polvorosa, e a mdia no se ocuparia com outra notcia que no fosse o desaparecimento de milhes de crentes pelo mundo a fora. Alguns defensores das teorias de conspirao afirmam que a mdia reportaria o desaparecimento sbito de milhes de crentes como um caso de abduo em massa promovida por discos voadores (sic). Cresci ouvindo isso. Ficava atormentado quando meus pais tocavam na vitrola o disco A ltima trombeta. Depois de crescidinho, deparei-me com outros sistemas de interpretao, e mesmo formado em Teologia, j tendo dado aula de Escatologia em um seminrio, decidi rever meus conceitos. Dei-me conta que a doutrina do arrebatamento secreto no consta das Escrituras, e foi inventada h pouco mais de duzentos anos, por um ingls chamado John Nelson Darby (1800-1882), e tornando-se febre entre os cristos evanglicos por causa dos comentrios de rodap da Bblia de Scofield. Portanto, a mais recente linha de interpretao da escatologia bblica. Mais tarde, descobri que tal interpretao j havia sido seminalmente engendrada trezentos anos antes pelo jesuta espanhol Franscisco Ribera (1537-1591). Por quase trs sculos, tal teoria ficou confinada Igreja Catlica Romana, at que, em 1826, Samuel R. Maitland (1792-1866), que era bibliotecrio de Canterbury, publicou um panfleto em que promovia a idia de Ribera.

Revista Crist ltima Chamada

Julho de 2012

Mas o que mais me incomodou com esta doutrina no sua origem, mas os seus efeitos colaterais. At o seu surgimento, os cristos estavam engajados na transformao do mundo. Grandes nomes da cincia eram cristos devotos. Universidades como Havard, Princeton, Oxford, foram fundadas sob a gide dos ideais do Reino de Deus. O surgimento do Dispensacionalismo alimentou o processo de secularismo, fazendo com que os cristos recuassem, e cedessem espao aos cticos. Antes fosse o carro ou o avio que ficasse desgovernado em caso de arrebatamento. Em vez disso, o que ficou desgovernado foi o Mundo. A Igreja deixou de ser o sal da terra, a luz do mundo, para tornar-se numa sub-cultura, num gueto religioso. O que muitos cristos contemporneos parecem ignorar que cada passo que a igreja d pra trs, espao que ela cede a Satans. No seria esta uma maneira de "dar lugar ao diabo" (Ef.4:27)? Se antes a Cincia era praticada por cristos convictos, hoje est nas mos dos ateus. Pra qu fazer cincia, se o mundo est prestes a acabar? Por que nos envolver com questos como preservao ambiental, justia social, tica, se as coisas tm mesmo que piorar para apressar a volta iminente de Jesus? De onde tiraram esta concluso, se "a vereda dos justos como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais at ser dia perfeito" (Pv.4:18)? Recuso-me a crer que Cristo vir ao encontro de uma igreja acovardada, que no ter concludo a Grande Comisso, tampouco ter sido luz do mundo e sal da terra (Mt.5:14). Recuso-me a crer que o mesmo Jesus que pediu ao Pai para que no nos tirasse do mundo, agora mudou de idia e vem para nos raptar (Jo.17:15). A febre dispensacionalista alcanou um novo apogeu recentemente com o lanamento da srie Deixados para trs, de Tim LaHaye e Jerry B. Jenkins (Acho que a srie deveria se chamar Passados para trs). Pregadores bradam de seus plpitos: Somos a ltima gerao! A gerao do arrebatamento! Mas se contradizem quando gastam milhes na construo de catedrais suntuosas. Imagino o que pensam nossos filhos quando afirmamos que somos a gerao final. Com isso, ns os privamos de qualquer perspectiva de futuro. Prefiro ficar com o salmista, e declarar: "A posteridade o

servir; falar-se- do Senhor s geraes futuras" (Sl.22:30-31). Encruzando os braos, os cristos esto entregando o mundo s baratas. Desistindo de lutar pelas prximas geraes. Isso sim que podemos chamar de alienao. Se os leitores da Bblia comentada por Scofield deixassem de dar crdito quilo que est em seu rodap, e comeassem a ler mais o contedo das Escrituras, talvez houvesse uma revoluo. O problema que estamos condicionados a uma leitura, e qualquer um que faa uma leitura diferente logo tachado de herege. Por desconhecerem a histria, ignoram que muitos dos escritores cristos aclamados tambm esboavam uma escatologia esperanosa quanto ao futuro do Mundo. Gente como Spurgeon, Whitefield, Wesley, Calvino, Lutero, Lloyd-Jones, Jonathan Edwards, os puritanos, e tantos outros, criam no avano do Evangelho e na eventual converso das naes a Cristo (Leia Salmo 22:2728). Era a isso que chamavam avivamento. Aos vidrados em teorias de conspirao devo informar que vocs esto sendo vtimas da maior de todas elas. Esqueam Deixados pra trs! Olhem para Cristo, o Cavaleiro Fiel e Verdadeiro, que saiu vencendo e pra vencer.
O que muitos cristos contemporneos parecem ignorar que cada passo que a igreja d pra trs, espao que ela cede a Satans. No seria esta uma maneira de "dar lugar ao diabo" (Ef.4:27)?

Pregadores bradam de seus plpitos: Somos a ltima gerao! A gerao do arrebatamento! Mas se contradizem quando gastam milhes na construo de catedrais suntuosas. Imagino o que pensam nossos filhos quando afirmamos que somos a gerao final. Com isso, ns os privamos de qualquer perspectiva de futuro.

Revista Crist ltima Chamada Julho de 2012

Um dos cnticos mais cantados pelos cristos ao redor do mundo foi composto por algum que tinha esta esperana. Ele diz: J refulge a glria eterna, De Jesus, o rei dos reis; Breve os reinos deste mundo, Seguiro as Suas leis; Os sinais da sua vinda, Mais se mostram cada vez; Vencendo vem Jesus! Glria, glria, aleluia (3x), Vencendo vem Jesus! O clarim que chama as crentes, A batalha j soou; Cristo, frente do seu povo, Multides j conquistou; O inimigo em retirada, Seu furor patenteou; Vencendo vem, Jesus! E por fim entronizado,

As naes h de julgar; Todos grandes e pequenos, O juiz ho de encarar; E os remidos triunfantes, Em fulgor ho de cantar: Vencendo vem Jesus! Sinceramente? Prefiro este hino quele que estimula os crentes irresponsabilidade com o futuro da Terra. Recomendo que os leitores deste blog busquem comparar o sistema dispensacionalista com outros sistemas de intepretao da Escatologia Bblica. Vocs se surpreendero. ______________________ Mais informaes:
Hermes C. Fernandes Site: www.genizahvirtual.com Revista Crist ltima Chamada Site: www.revistacrista.org

RV

A RV Comercio de Sucatas uma empresa nacional j alguns anos atuando nesse ramo, especializada na reciclagem de materiais, mais precisamente, na preparao e comercializao de sucatas ferrosas e no ferrosas para fins siderurgicos e de fundies. Ocupa, em Porto Belo no estado de Santa Catarina, um grande depsito onde abriga toda sorte de materiais reciclveis. Seu principal objetivo ser uma empresa que protege o meio ambiente atravs da reciclagem de materiais ferrosos e no ferrosos.

Comrcio de Sucatas

Compramos: Antimnio, Alumnio perfil, Alumnio bloco, Bateria, Cobre queimado, Cobre mel, Cobre com capa, Ferro velho, Garrafas Pet, Garrafo de Vinho vazio, Inox, Latinhas, Metal, Papelo. Estes e toda sorte de materiais ferrosos e no ferrosos para reciclagem em geral.

www.rvsucatas.com

Arrebatamento e Ressurreio
Dr. Greg L. Bahnsen
Traduo: Felipe Sabino de Arajo Neto1

significado da esperana para uma pessoa, a funo da viso para o seu estilo de vida, a necessidade crtica de clculo exato e planejamento sbio, e as ramificaes ticas das expectativas histricas de algum tm sido repetidamente enfatizadas e ilustradas na futurologia (o estudo do futuro) que se tornou firmemente arraigada no pensamento moderno, da psicologia e moralidade economia e sociologia. O esprito da nossa poca tomou um rumo escatolgico. Contrapartes seculares ao apocalipticismo e vrias perspectivas milenaristas podem ser descobertas, e reprodues teolgicas ao utopianismo humanista e engenharia poltica so da mesma forma encontradas. Sua viso do futuro, quer origine-se da revelao ou extrapolao, no uma questo indiferente ou irrelevante; sua atitude para com a histria no simplesmente especulao ftil. Idias tm conseqncias! Num artigo anterior (Future and Folly) discuti o que certos telogos radicais tm dito sobre o futuro, como eles o divinizaram e politizaram. Para eles a escatologia se tornou uma esperana humanista uma esperana possvel somente negando-se a transcendncia de Deus sobre o tempo e removendo o contedo de Sua palavra com suposies alienadas e antagnicas. Uma viso afirmativa da histria para eles procede de uma viso negativa da Escritura. Por outro lado, existem telogos que tomam uma viso negativa da histria e alegam que isso procede de uma viso positiva da Escritura. De acordo com essa perspectiva, a esperana crist reside no nos ganhos positivos a serem desenvolvidos na histria, mas antes em seu escape do clmax de uma tendncia firmemente degeneradora na histria. Isto , medida que as coisas ficam piores e piores em termos de condies mundiais e respostas ao evangelho, o crente pode aguardar o seu arrebatamento secreto do mundo antes da grande

tribulao, para a qual a histria est se movendo. Supe-se que todos os crentes genunos, juntamente com os mortos em Cristo, sero tomados da Terra para estarem com o Salvador durante os poucos anos restantes da presente poca histrica. O perodo de tribulao sobre a Terra terminar com o retorno de Cristo; seguindo Sua segunda vinda haver um longo perodo de tempo (o milnio) que terminar com a ressurreio dos mpios no julgamento final deles. Obviamente, qualquer cristo que ame ao Senhor no desprezar Sua palavra revelada como fazem os telogos radicais. O crente deseja ver a histria (incluindo o futuro) atravs das lentes da verdade bblica. Qual deveria ser sua perspectiva ento? Ele no pode ser indiferente para com o futuro; assim, o que ele dever pensar e fazer com respeito a isso? A escolha entre uma esperana secularizada na poltica humana e uma esperana retrocessiva no arrebatamento? Repudiando a teologia radical, o cristo forado pela palavra a Deus a antecipar o arrebatamento secreto um pouco antes do fim dessa era? No penso assim, e pela simples razo que a Escritura no ensina que o arrebatamento dos crentes ser secreto ou separado por um perodo de tempo significativo a partir do trmino da presente poca.
___________________ Obviamente, qualquer cristo que ame ao Senhor no desprezar Sua palavra revelada como fazem os telogos radicais. O crente deseja ver a histria (incluindo o futuro) atravs das lentes da verdade bblica.

Revista Crist ltima Chamada Julho de 2012

Quando os santos sero arrebatados da Terra para encontrar ao seu Senhor? Quando os crentes sero arrebatados nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, para estar com ele para sempre (1Ts. 4:17)? A passagem citada deixa claro que o arrebatamento coincide com (1) a ressurreio dos santos (vv. 13-16, e juntamente com eles no v. 17), e (2) a vinda do Senhor do cu (v. 16). A Escritura em outro lugar esclarece quando esses dois eventos ocorrero. Primeiro, a ressurreio dos santos ocorrer na vinda de Cristo, a qual trar o fim (1Co. 15:23-24). Cristo declara que ele nos ressuscitar no ltimo dia (Joo 6:39-40, 44, 54). Alm do mais, os santos e os mpios existiro na Terra at o dia da colheita do julgamento de Deus sobre o joio (Mt. 13:24-30); os redimidos e os mpios no sero separados at a consumao dos sculos (Mt. 13:47-50). Portanto, a ressurreio dos santos deve coincidir com a ressurreio dos mpios (uma seguindo logo aps a outra); quando os crentes sarem para a ressurreio da vida, naquele tempo todos nos tmulos tambm sairo, incluindo os mpios que forem ressuscitados para o julgamento (Joo 5:26-29). Vemos, ento, que no existe nenhum intervalo significante entre o arrebatamento dos santos, a ressurreio dos mortos em Cristo, a ressurreio e julgamento dos mpios, e o fim desta era. __________________
Telogos radicais, bem como dispensacionalistas falham em ver que na histria antes da parousia, os reinos do mundo se tornaro o reino do nosso Senhor e do Seu Cristo (Ap. 11:15). Essa viso e esperana de fato tm consequncias!

que esses dois eventos sero acompanhados pelo julgamento dos mpios. Isso confirma o que lemos em outro lugar, a saber, que quando Cristo estabelecer seu tribunal de julgamento eterno, toda a humanidade, incluindo as ovelhas e os bodes (isto , os redimidos e os rprobos), ser julgada (Mt. 25:31-34, 41, 46). Vemos, ento, que no existe nenhum intervalo significante entre o arrebatamento dos santos, a vinda do Senhor, a glorificao dos santos, o julgamento geral da humanidade (incluindo os mpios), e o fim desta era. Devemos concluir a partir da palavra de Deus que o arrebatamento no ocorrer antes do ltimo dia da histria, que ele no deixar para trs o mundo dos mpios, e que no ser separado da ressurreio e julgamento dos mpios. O arrebatamento prtribulacional sete (ou trs e meio) anos antes do retorno do Senhor contrrio ao ensino da Bblia. Alm disso, deve ser notado que o arrebatamento dos santos ser tudo menos um evento secreto; ser acompahado com o alarido de Cristo, a voz de arcanjo, e a trombeta de Deus (1Ts. 4:16-17). Ningum perder isso. Consequentemente, o cristo no forado a escolher entre uma afirmao humanista da histria e um recuo bblico da histria. Sua perspectiva sobre a histria e sua esperana nela no deve ser encontrada na divinizao da poltica nem no arrebatamento. Uma viso positiva da Escritura e da histria andam de mo dadas. Antes da ressurreio dos santos (isto , a derrota do ltimo inimigo, a morte) Cristo deve reinar at que coloque cada um dos inimigos sob os seus ps (1Co. 15:25-26). Telogos radicais, bem como dispensacionalistas falham em ver que na histria antes da parousia, os reinos do mundo se tornaro o reino do nosso Senhor e do Seu Cristo (Ap. 11:15). Essa viso e esperana de fato tm consequncias!

__________________ Em segundo lugar, a vinda do Senhor mencionada em 1Ts. 4:16 tambm chamada de o dia do nosso Senhor Jesus Cristo, quando os santos sero encontrados irreprensveis; esse dia coincide com o fim (1Co. 1:7-8). Alm do mais, a vinda do Senhor mencionada em 1Ts. 4:15 trar a glorificao dos santos (cf. Rm. 8:17, 23; 1Co. 15:43; Fp. 3:21; 1Jo. 3:2). Paulo une o retorno de Cristo e a glorificao dos santos em 2Ts. 1:7-10; ele deixa bem claro ali ______________________ Mais informaes:
Fonte: http://www.cmfnow.com/ Arrebatamento e Ressurreio Dr. Greg L. Bahnsen Traduo: Felipe Sabino de Arajo Neto Site: www.monergismo.com Revista Crist ltima Chamada Site: www.revistacrista.org

Revista Crist ltima Chamada

Julho de 2012

O Fim do Fim do Mundo


Por Julio Zamparetti Fernandes ___________ Comumente algumas pessoas me perguntam se eu acho que o fim do mundo realmente est prximo. Prontamente respondo que acredito piamente que estamos, a cada dia que passa, mais longe do fim do mundo. Em primeiro lugar, estamos mais longe do fim do mundo porque a cada dia chegamos mais perto de nossa morte, o que ocorrer muito antes que o mundo possa se acabar. Sabedor de que a morte no o fim, no verei fim algum. Em segundo lugar, porque, como diz a Bblia, nosso trabalho, no Senhor no em vo (I Corntios 15:58). Portanto, s cr e vive na expectativa do fim do mundo aqueles que trabalham para isso. Eu, no entanto, creio e trabalho para que o mundo seja restaurado. No h sentido em escrever livros, educar as crianas, trabalhar por um futuro melhor ou ter qualquer tipo de esperana, e crer que tudo est prestes a se acabar. Alguma coisa est muito errada! Creio que os homens esto sendo vtimas de uma grande conspirao, oriunda de sua prpria concupiscncia. no mnimo intrigante ver lderes religiosos usarem do discurso de que o fim do mundo est prximo, sensacionalizando qualquer acontecimento cataclsmico para comprovar o iminente fim, com intuito de sensibilizar seus ouvintes a se converterem logo, j que amanh pode ser tarde. Depois, esses mesmos lderes usam outro argumento para induzirem seus ouvintes a realizarem doaes expressivas a fim de se construir um maravilhoso templo, um palcio para Deus. Ora, se o fim est prximo, porque gastar dinheiro construindo palcios? Para quem eles
8 Revista Crist ltima Chamada Julho de 2012

trabalham? A verdade que esses disparates tm proporcionado uma gerao de homens e mulheres que caminham sob a bandeira do cristianismo, mas na direo contrria de Cristo. Tornaram-se egocntricos, mesquinhos e amantes de si mesmo. Vem Cristo como um servial sempre disposto a servir aos seus mais fteis prazeres. Idealizaram um Cristo conforme seus anseios, que longe est de ser o Cristo real, Mestre, Senhor e Rei. A mesquinhez daqueles que buscam um Cristo ideal claramente delineada na forma de relacionamento que estes tm com o seu Cristo, o Cristo que idealizaram. Estes ao invs de terem tido um encontro com o Mestre que apregoou e viveu uma vida simples, abnegada e altrusta, encontraram um falso Cristo, que mais se parece com o gnio da lmpada, que est disposto a realizar-lhes todos os seus desejos. Nesse tipo de relacionamento o sentido de vida abundante prometida pelo Mestre tem um nico direcionamento, o EU. Ningum, dentre estes, pede a Deus a descoberta da cura para o cncer, da aids, a restaurao da camada de oznio, pois tudo o que deseja apenas ver a si mesmo curado. Neste tipo de f, ser luz para o mundo to somente ser iluminado. Pois pra mente medocre, o mundo gira em torno dela e a pessoa fecha-se como se fosse o mundo em si. Pra quem cr no seu prprio Cristo idealizado, ao invs de crer no verdadeiro Filho de Deus, uma vida melhor se resume em viver isolado das mazelas sociais, sem que essa o incomode, nem influencie seu bem estar. Para este, cair mil a sua direita e dez mil a esquerda o que h de mais glorioso, conquanto ele no seja atingido. Estes so incapazes de se alegrarem na alegria alheia, bem como impossibilitados de chorarem com os que choram.

Isso tudo fruto da pregao de lderes religiosos sem escrpulos, que fizeram de Cristo um negcio, incitando seus ouvintes a mesma ganncia pela qual so dominados. Se algum fim est prximo, o fim este. Este o fim do qual Cristo veio anunciar: O fim de um mundo perverso e pervertido, a fim de que seja transformado em um novo mundo, nova criatura, segundo os princpios daquele que o criou. Aqueles que vivem a expectativa de um cataclismo universal fatal, no s propagam o fim do mundo, mas tambm promovem o fim da espiritualidade dinmica, da esperana, do amor ao prximo, do altruismo, da compaixo. Pois nada disso tem razo de ser, quando tudo o que se espera o pior. Ento porque aqueles que no crem no futuro buscam a Deus? Simples, eles crem que nada pode ser feito em benefcio da humanidade, mas que pode ser feito em benefcio particular. Eles tm certeza de que no h tempo para melhorar o mundo, mas a convico de que no h mais tempo muda quando se trata dos interesses particulares. Mas o terrvel engano se d no fato de que na busca desenfreada por seus interesses pessoais, acabam promovendo seu prprio fim. Afinal, assim disse o Mestre: Quem quiser preservar a sua vida perd-la; e quem a perder de fato a salvar (Lucas 17:33). No difcil perceber que o mesmo esprito que move a ganncia dos homens de negcio, tambm move e rege os ditames e o proceder dos homens que lideram o mercado da f, bem como aqueles que os seguem. V-se a um mundo em que nada de graa, um mundo em que toda ao tem um fundo de interesse pessoal, um mundo em que o capetalismo (sic) impera. Embora as circunstncias indiciem que esse mundo se fortalece a cada dia, tenho f e esperana de que esse mundo ter um fim. Foi para destruir este mundo de sistemas corruptos que Cristo se fez homem e elegeu homens para serem cristos nessa batalha. contra esse mundo que os homens devem proferir o fim e no contra a criao de Deus. Pois a prpria criao ser redimida do cativeiro da corrupo, para a liberdade da glria dos filhos de Deus (Romanos 8:21). Estou certo de que a transformao deste mundo comea em nosso interior, atravs de uma reeducao espiritual, da conscincia e do cuidado ambiental, da retomada dos valores cristos, da morte do egocentrismo e da ressurreio para uma nova vida em Cristo. Eu sei que esse um caminho rduo, que mais fcil seria dizer que o mundo est se acabando e cada um que tome cuidado de sua prpria salvao. Anunciar destruio muito mais fcil e chega a ser covardia, pois destruir fcil, difcil construir,

organizar, coordenar. Entretanto, Jesus no nos confiou tarefa fcil, mas sim nos enviou como ovelhas entre lobos (Lucas 10:3). No nos chamou para trilhar o caminho largo, mas sim o caminho estreito que leva porta estreita (Mateus 7:13). Ele no nos chamou para anunciar a destruio, mas sim as boas novas da redeno e nos confiou o ministrio da reconciliao entre Deus e o mundo. A nica destruio a qual Cristo veio realizar destruio do destruidor (I Joo 3:8). Ou seja, somos chamados a proclamar o fim do fim do mundo. Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, no imputando aos homens as suas transgresses, e nos confiou a palavra da reconciliao (2 Corntios 5:19). _________________

Pra quem cr no seu prprio Cristo idealizado, ao invs de crer no verdadeiro Filho de Deus, uma vida melhor se resume em viver isolado das mazelas sociais, sem que essa o incomode, nem influencie seu bem estar. Para este, cair mil a sua direita e dez mil a esquerda o que h de mais glorioso, conquanto ele no seja atingido. Estes so incapazes de se alegrarem na alegria alheia, bem como impossibilitados de chorarem com os que choram.
_________________

_________________ Mais informaes:


Julio Zamparetti Fernandes Texto extrado do texto original (no revisado) de meu novo livro, Espiritualidade Dinmica, que ser lanado em breve. Site: www.juliozamparetti.blogspot.com

Revista Crist ltima Chamada

Julho de 2012

Reflexo Escatolgica

ONDE TEMOS ERRADO?_______


Por Rev. Julio Zamparetti Fernandes _______________ Baseado em Isaas 35:1-10 e Mateus 11.2-11 Quando tratamos de escatologia (estudo das ltimas coisas) sempre somos remetidos, ao menos tentados, a pensar em coisas que esto por vir e que esto fora de nossa realidade. A expresso ltimos dias tem levado muitos a excluir do conceito escatolgico os dias atuais, bem como os dias passados. Nesse nterim, muitas profecias referentes primeira vinda de Cristo so conotadas, erroneamente, sua segunda vinda, contando-se que toda transformao a ser executada nessa terra se dar por conta pessoal de Cristo, que vir, supe-se, trazendo transformao instantnea de todo mal em benesse. O problema disso que, com esse pensamento, a igreja se exime da responsabilidade de promover a salvao deste mundo, funo que lhe claramente atribuda pelas Escrituras Sagradas e especialmente por ningum menos que o prprio Senhor Jesus. Muito se fala em salvao individual e o que as igrejas, em sua maioria, tem feito guiar os fiis aos crivos que lhe garantam um pedao do

cu e, claro, regalias na terra. Com isso, a religiosidade mesquinha de nossos dias tem conduzido as pessoas a cada vez mais se preocuparem unicamente com seus prprios problemas, esquecendo-se dos problemas sociais, ambientais e culturais, isolando-se de tudo que de fato iluminaria a terra. Quando as igrejas manifestam alguma preocupao do tipo, o fazem pensando em impor sua cultura. Trata-se, na verdade, de um ato muito mais proselitista do que caridoso, pois o que fazem, fazem sem acreditar que o mundo possa ser transformado, seno por uma interveno extraordinria, milagrosa e pessoal de Cristo, em razo de sua volta. O que, de forma geral, tem se esquecido, ou no se quer crer, que as transformaes propostas nas pginas sagradas no dizem respeito a um futuro distante, mas sim a um passado presente; que os ltimos dias descritos na Bblia reportam-se ltima aliana de Deus com os homens; e que tal aliana j se deu h dois mil anos, por meio de Cristo. Esta aliana ltima porque eterna e a partir dela que todas as coisas so transformadas. Deus no realizar a obra que destinou os homens a faz-la. O tempo profetizado por Isaas, de dias sem choro, sem dor, em que cegos veriam, mudos falariam e coxos saltariam no diz respeito a uma nova aliana por vir, mas a nova aliana que veio. Quando Jesus mandou dizer a Joo Batista que os cegos enxergavam, os mudos falavam e at os mortos ressuscitavam, Jesus trouxe ao seu tempo presente a promessa que Isaas fizera ao futuro. Portanto, Cristo fez o futuro presente. Para ns, no nos cabe crer que o futuro nos reserva o melhor, mas que o melhor est oculto no presente a espreita de que o revelemos. Se ainda choramos e sofremos em meio a maldade humana, possivelmente ainda no descobrimos o poder da mensagem de Cristo. Talvez tenhamos andado em direo errada, to preocupados com os dogmas, as exegeses e as regras de hermenutica; brigando, discutindo e criando cismas em funo das concepes escatolgicas, eclesiolgicas e cristolgicas, enquanto tudo o que Jesus ensinou foi amar. Que fruto haver das oraes por paz no mundo se nem entre os que oram existe paz? Atrevo a dizer que se soubssemos amar no precisaramos da Bblia. Em contraponto, a mesma Bblia que compila a maior histria de amor que a humanidade pode ter conhecimento, motivo de discrdia e desamor entre os que a divulgam. Alguma coisa

10

Revista Crist ltima Chamada Julho de 2012

muito errada! Segundo Isaas, no caminho de santidade, mpios no entrariam, mas at tolos trilhariam por ele sem errar. Como ento tantos telogos, mestres, lideres religiosos e ns que somos to sabidos temos errado tanto? Se eu lhe parecer tolo, j nem me importo. Mas pela primeira vez em minha vida reescreverei a frase de Martinho Lutero que at aqui tanto defendi e a utilizei em palestras, estudos e homilias. Frase original: "Fiz uma aliana com Deus: que Ele no me mande vises, nem sonhos nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me do instruo abundante e tudo o que preciso conhecer tanto para esta vida, como para o que h de vir." Frase reescrita: Fiz uma aliana com Deus: que Ele no me mande vises, nem sonhos nem mesmo

anjos. Estou satisfeito com o dom do amor, que me da instruo abundante e tudo o que preciso conhecer tanto para esta vida, como para o que h de vir. Pois sem amor, que serventia tem as Escrituras Sagradas e todo conhecimento que ao homem possa ser dado? Tanto um quanto outro, certamente, serviro ao mal! Se eu estiver pecando nesse meu critrio, que assim seja, pois prefiro pecar por amor, a acertar sem amar. Porque o amor cobre multido de pecados (I Pedro 4.8b). _________________ Mais informaes:
Julio Zamparetti Fernandes Site: www.juliozamparetti.blogspot.com

Mais de 100 Artigos sobre Escatologia!


Amilenismo Anticristo Apocalipse Armagedom Arrebatamento Babilnia Dispensacionalismo Fim do Mundo Gerao, ltima Grande Tribulao Israel Milnio, Preterismo Pr-Milenismo Ps-Milenismo Profecia Reino Reino de Deus Reino dos Cus Reino de Cristo Reflexes Escatolgicas Ressurreio Segunda Vinda de Cristo Templo

Acesse:

www.revistacrista.org

Evangelho Pregado em Todo o Mundo

nalisaremos neste artigo um dos sinais que antecederia o fim predito pelo Nosso Senhor Jesus (Mateus 24:14). Quando muitos se deparam com o Preterismo, dizem que o fim no poderia ter chegado j que o evangelho no foi pregado em todo o mundo. Ser mesmo que o evangelho no foi pregado em todo o mundo? isso que trataremos neste artigo. Pouco antes de sua crucificao, o Senhor Jesus fez esta previso: E este evangelho do reino ser pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as naes, e ento vir o fim. (Mateus 24:14) A tarefa de cumprir esta profecia foi formalmente atribuda aos onze discpulos antes da ascenso de Cristo: E os onze discpulos partiram para a Galilia, para o monte que Jesus lhes tinha designado. Portanto ide, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, at a consumao dos sculos. Amm. (Mateus 28:16-20) freqentemente sugerido j que o evangelho est sendo pregado em todas as partes do mundo atravs de evangelismo pessoal, mdia impressa, rdio e televiso e etc, segue-se que o fim deve estar prximo. Alguns podem qualificar esta sugesto, acrescentando que Deus quer que cumpramos a pregao do evangelho em todo o mundo. Se ns nos sentimos comissionados para levar o evangelho ao mundo diante de Deus para que ele possa trazer o fim, devemos enfrentar uma estatstica desanimadora. Missionrios nos dizem que 2,7 bilhes de pessoas ainda no foram alcanadas com o evangelho. Que nove vezes a populao inteira da terra na poca de Cristo. No tempo do Rei Davi (1000 aC), havia aproximadamente 150 milhes de pessoas na Terra. No tempo de Cristo, o nmero dobrou para 300 milhes.1
12 Revista Crist ltima Chamada Julho de 2012

Ento, hoje, depois de quase dois mil anos, na verdade estamos mais atrs do que quando os discpulos foram comissionados. Apesar da comunicao e ferramentas modernas de transporte nossa disposio, o nmero de no-alcanados apenas continua a crescer. No entanto, embora nenhuma resoluo for vista, muitos cristos esperam o fim muito em breve, provavelmente dentro desta gerao. Os nmeros sugerem que o fim do mundo est cada vez mais longe do que breve! Os cristos tm trabalhado incansavelmente durante sculos tentando cumprir a grande comisso usando a infalvel Palavra de Deus como sua ferramenta de ensino primrio. Seria cmico se no fosse trgico, o prprio apstolo Paulo, disse que o evangelho j havia sido pregado em todo o mundo no primeiro sculo: Primeiramente dou graas ao meu Deus por Jesus Cristo, acerca de vs todos, porque em todo o mundo anunciada a vossa f. (Romanos 1:8) Mas digo: Porventura no ouviram? Sim, por certo, pois por toda a terra saiu a voz deles, e as suas palavras at aos confins do mundo. (Romanos 10:18)

Estas declaraes na carta de Paulo igreja de Roma provavelmente foram escritas em 57 d.C. Ele escreveu da mesma forma aos Colossenses: Por causa da esperana que vos est reservada nos cus, da qual j antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho, que j chegou a vs, como tambm est em todo o mundo; e j vai frutificando, como tambm entre vs, desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graa de Deus em verdade (Colossenses 1:5-6). Fica ento absolutamente claro que a chamada de Cristo para pregar o evangelho a toda criatura, foi cumprida h muito tempo atrs! Paulo disse: Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na f, e no vos moverdes da esperana do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que h debaixo do cu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro. (Colossenses 1:23) Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregao, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leo. (2 Timteo 4:17) Jesus disse para pregar o evangelho em todo o mundo, Paulo disse que foi feito. Jesus disse para pregar o evangelho a toda criatura; Paulo disse que foi feito. Como ento explicar isso? Como poderiam ter os apstolos chegado ao mundo inteiro em menos de 30 anos a partir do momento em que foram recomendados? Eles no tinham rdio ou televiso, normalmente andavam, andavam de burros ou cavalos, talvez, na melhor das hipteses, e eles provavelmente nem conheciam lugares como as Amricas. A resposta bastante simples: A palavra mundo (Ide por todo mundo) traduzido da palavra grega o i k o u m e n (oikoumene) que significa terra habitada e no o planeta terra como a maioria da Cristandade moderna acredita. Para aqueles na Judia do primeiro sculo, o mundo no era o mundo que chamamos de planeta Terra, era o Imprio Romano. Quando o Senhor Jesus falou do evangelho espalhado para o mundo inteiro, ele no estava falando com a perspectiva global de pessoas que vivem quase 2.000 anos no futuro. Observe esta acusao movida contra Paulo e Silas quando eles pregaram em Tessalnica: Esses homens que viraram o mundo de cabea para baixo, chegaram tambm aqui (Atos 17:6 b). Paulo foi acusado novamente antes por Felix: Temos achado que este homem uma peste, aquele que atia

tumultos entre todos os judeus e em todo o mundo (Atos 24:5). Pode-se sugerir que tais acusaes eram exageradas, no entanto, so consistentes com as alegaes do prprio Paulo. Ele admitiu que ele havia pregado em todo o mundo (Romanos 1:8). Esta maneira de falar no era nova, no primeiro sculo. Cinco sculos antes, Daniel previu o surgimento do Imprio GregoMacednio dizendo que iria governar sobre toda a terra (Daniel 2:39). Ningum acha que os gregos governaram todo o planeta; Daniel estava se referindo ao seu mundo. Em Gnesis, fala sobre uma fome que cobria toda a terra (Gnesis 41:57). Isso provavelmente no incluiu todo o planeta, apenas o mundo conhecido da poca. Fontes extra-bblicas refletem a mesma viso do mundo limitado. Em meados dos anos sessenta, como Herodes Agripa II proclamou aos judeus para evitar uma guerra com os romanos, ele descreveu o imprio vrias vezes como abrangendo a terra habitvel (oikoumene) implicando que o resto da terra era inconseqente. Ele disse, porque todos os que esto na terra habitvel so Romanos, e argumentou: Agora, quando quase todas as pessoas que esto sob o sol submeterem-se as armas romanas, vocs iro ser as nicas pessoas a proclamarem guerra contra eles?2 _________________ Seria cmico se no fosse trgico, o prprio apstolo Paulo, disse que o evangelho j havia sido pregado em todo o mundo no primeiro sculo... _________________

A palavra mundo (Ide por todo mundo) traduzido da palavra grega o i k o u m e n (oikoumene) que significa terra habitada e no o planeta terra como a maioria da Cristandade moderna acredita. _________________

Revista Crist ltima Chamada

Julho de 2012

13

Agripa falou desta forma referindo-se a Etipia, Arbia, ndia, e as pessoas alm do Eufrates e os partos, no mesmo discurso. O general romano, Tito, se referia ao domnio de Roma, em termos semelhantes. Josefo usava rotineiramente o termo terra habitvel ao se referir ao imprio. Aparentemente, em qualquer lugar fora do Imprio Romano foi considerado inabitvel apesar de ter sido bem compreendido que em outras reas eram habitadas. Os pais da igreja primitiva tambm se referiam ao imprio como o mundo inteiro muitas vezes. Alegaram ainda que a igreja havia sido dispersa por todo o mundo, at aos confins da terra.3 Clemente afirmou que Paulo havia pregado, tanto no leste quanto no oeste, ensinando a justia ao mundo inteiro.4 O autor da Epstola a Diogneto (c. 130 dC), escreveu: Os cristos esto espalhados por todas as cidades do mundo (6.2). Irineu afirmou: a nova aliana tem sado sobre toda a terra5 e descreveu a perseguio no incio como um movimento de toda a terra contra a Igreja. Eusbio continuamente usou tambm a palavra mundo para se referir a algo muito menos do que o mundo inteiro.6 Ele disse que Cristo encheu o mundo inteiro com seus cristos. No primeiro sculo a Judia foi governada por Roma. Seu mundo era o Imprio Romano, e, tanto que Paulo estava preocupado, o evangelho tinha sido pregado a esse mundo em 57 dC. Mais provas: E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de Csar Augusto, para que todo o mundo se alistasse (Lucas 2:1). claro, a traduo literal no Imprio Romano, no entanto, os tradutores reconhecem que Lucas e seus primeiros leitores entendiam oikoumene desta maneira e tm tentado transmitir essa compreenso para ns. Em Atos 11:28, oikoumene traduzida como mundo: E, levantando-se um deles, por nome gabo, dava a entender pelo Esprito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cludio Csar. (Atos 11:28) Se honestamente interpretarmos em Mateus 24:14 a palavra mundo (oikoumene) como Imprio Romano, obviamente teremos que admitir que a comisso de pregar o evangelho em todo o mundo - o Imprio Romano - foi cumprida no primeiro sculo, o que implica o fim j veio. imperativo que entendamos o que o Senhor Jesus e seus apstolos realmente quiseram dizer quando usaram oikoumene se desejarmos entender esta questo. A
14 Revista Crist ltima Chamada Julho de 2012

pregao do evangelho em todo o mundo era para ser cumprida no prazo da gerao do ministrio terreno de Cristo (Mateus 24:14-34) no primeiro sculo. No h necessidade de exigir um cumprimento moderno. Assim, o fim chegou. Na primavera de 67 dC, marcou o incio de um perodo de trs anos e meio de tribulao diferente de tudo que os judeus j haviam conhecido. Exrcitos romanos invadiram a Palestina a partir do norte e comearam a queimar cidade aps cidade, matando os habitantes, tornando-os escravos. Finalmente, no vero de 70 dC, os sacrifcios de animais judaico cessou, e o templo foi completamente destrudo. Obteno de perdo atravs da observncia da Antiga Aliana tem sido impossvel desde ento. Este foi o fim ou o fim dos tempos, Jesus estava se referindo isso em (Mateus. 24:14 e 28:20). __________________
Se honestamente interpretarmos em Mateus 24:14 a palavra mundo (oikoumene) como Imprio Romano, obviamente teremos que admitir que a comisso de pregar o evangelho em todo o mundo - o Imprio Romano - foi cumprida no primeiro sculo, o que implica o fim j veio.

__________________

O saque de Jerusalm, partir da parede interior do Arco de Tito, Roma. Exrcitos romanos invadiram a Palestina a partir do norte e comearam a queimar cidade aps cidade, matando os habitantes, tornando-os escravos.

Os cristos podem testemunhar hoje? Compartilhar o evangelho muitas vezes referido como testemunhar a Cristo. No entanto, como vimos a partir das Escrituras, o comando para levar o evangelho ao mundo como uma testemunha do reino que chegaria foi cumprida no primeiro sculo. Jesus enviou suas testemunhas para pregar o evangelho em todo o antigo Imprio Romano como um preldio para a destruio do sistema judaico de adorao. Tal atribuio no se aplica a ns. Claro, se ns ainda desejamos compartilhar a mensagem da salvao, e certamente, a vontade de Deus que fazemos. No entanto, ningum vivo hoje pode pretender ser uma testemunha do reino vindouro (que j chegou). Uma vez que nenhum de ns viveu no primeiro sculo, o que poderamos afirmar ter testemunhado? A maioria provavelmente responder ao sugerir que ns somos testemunhas do que Jesus fez em nossas vidas. Concluso Ns demonstramos que a atribuio para pregar o evangelho ao mundo foi realmente uma misso para

o Imprio Romano a ser realizada antes da destruio de Jerusalm em 70 dC. A tarefa foi atribuda a testemunhas oculares da ressurreio de Cristo, e a Escritura afirma claramente que a misso foi cumprida a tempo.

_________________ Mais informaes:


Fonte: Remanescentes da Graa Adaptao: Daniel Plautz BIBLIOGRAFIA: 1. (Robert J.Morgan, Livro Completo de Nelson de Histrias, Ilustraes e Cotaes; Nashville:Thomas Nelson Publishers, 2000, Pg.567). 2. (Josefo, A Guerra dosJudeus, 2.16.4.388, 380). 3. (Irineu,Contra as Heresias, 1.10.1) 4. (1 Clem. 5) 5. (Irineu, 4.33.4) 6. (Eusbio, A Histria da Igreja, 1,3-4; 3,1;4,18; 5,21) Texto adaptado para o site da Revista Crist ltima Chamada.

Conhea Porto Belo em Santa Catarina

Fotos: Prefeitura Municipal de Porto Belo - SC Site: www.www.portobelo.sc.gov.br


Anncio: Cortesia Revista Crist ltima Chamada.

Revistas On-line Download Gratuito

www.revistacrista.org

Das könnte Ihnen auch gefallen