Sie sind auf Seite 1von 4

6 motivos para fazer um plano de carreira ainda neste ano

Autoconhecimento, foco e controle da ansiedade so alguns dos benefcios de estabelecer um planejamento para sua trajetria profissional
Por/ Camila Pati

Plano de carreira indica a direo certa para a sua trajetria profissional, de acordo com especialistas

So Paulo Projetar o futuro na vida profissional nem sempre fcil. No entanto, especialistas so unnimes em citar a importncia de ter um plano de carreira, se possvel, desde o incio da trajetria. A vida profissional conjunto de escolhas e o plano uma referncia de onde voc est e aonde quer chegar, diz Jos Augusto Figueiredo, vice-presidente de operaes da LHH/DBM para a Amrica Latina. Bruna Tokunaga Dias, gerente de orientao de carreira da Cia de Talentos, concorda. Ter um plano de carreira fundamental. s vezes, para o jovem que ainda

est na graduao pode ser difcil pensar em um plano para dali 10 anos, mas o importante que ele tenha um plano para 1 ou 2 anos, no mnimo, diz. Mas afinal quais benefcios um plano de carreira pode trazer para a sua vida profissional? Confira alguns deles, listados pelos especialistas consultados por EXAME.com.

1. Autoconhecimento
Que sentido voc quer dar para sua vida? Sem essa resposta no h como fazer o plano e, por isso, elaborar este plano um exerccio para o autoconhecimento. Ajuda a se conhecer e a saber os valores que so fundamentais para voc, diz Figueiredo. Para facilitar, o especialista compara a carreira com uma viagem de frias. Se o plano de carreira fosse comparado a um plano de viagem, as perguntas seriam: vale dormir em albergue ou s em hotel 5 estrelas? Que tipo de bagagem vai carregar, uma mochila ou uma mala cheia de coisas?, exemplifica Figueiredo. Pergunte-se ainda quais so suas habilidades, competncias e crenas. Todas as respostas levam ao seu perfil. Saber quem voc e do que capaz o primeiro passo para dar o rumo certo para carreira profissional.

2. Foco
O plano age como uma bssola, na opinio de Figueiredo. para ver a direo que o profissional quer seguir. O plano de carreira d mais conscincia ao profissional sobre o que ele vai fazer, diz o vice-presidente de operaes da LHH/DBM. A falta de um objetivo de vida faz com que profissionais, sobretudo os jovens, muitas vezes percam o foco. Comeam a se inscrever em diversos processos seletivos, sem saber o que, de fato, eles querem, diz Bruna. O plano deve funcionar como um norte e no como algo a se amarrar. O plano no engessado. s vezes, surgem oportunidades e ele vai sendo alterado ao longo do tempo, diz.

3. Controle da ansiedade
Com este planjemanto claro, o profissional consegue perceber que o presente apenas uma etapa de algo maior. O plano resulta na gesto da ansiedade em

crescer. Por isso, permite viver o hoje, aproveitar esse momento e sair da zona de ansiedade, explica Figueiredo. Ter a certeza de estar fazendo a sua parte para chegar aonde voc pretende vai, certamente, ajudar a tirar o frio na barriga e a angstia que vem acompanhada da dvida de estar no caminho certo. Estabelecer os objetivos tem impacto direto na ansiedade, concorda Bruna.

4. Ajuda a tomar decises


A incerteza muitas vezes a me das escolhas erradas. A interferncia externa pode fazer com que o profissional tome rumos inadequados e se arrependa depois. Atendi um profissional que estava h 25 anos em uma empresa e decidiu sair porque achava que precisava viver outra experincia. Foi para outra empresa e, 8 meses depois, foi desligado, conta Figueiredo. O especialista diz que, ao perguntar qual o motivo que o levara a mudar o rumo da carreira e ir para outra empresa, a resposta foi evasiva. Ele disse que tinha achado que no era legal ficar tanto tempo em um lugar s, que o mercado no via com bons olhos. A deciso foi pautada pela imaginao que ele fazia e no pelo seu real desejo, diz. Qualquer deciso de carreira deve ser de dentro para fora e no o contrrio. O plano ajuda a encontrar aquilo que a pessoa realmente gosta e busca para sua carreira com menos interferncia externa, diz Bruna. Em momentos de dificuldade, um alicerce. Porque nos lembra qual o objetivo final, explica a especialista. Segundo ela, esse benefcio vale tambm para a vida pessoal. Ajuda a fazer escolhas e tomar decises no dia-a-dia, diz. Alm disso, tendo os objetivos profissionais definidos fica mais fcil conciliar os objetivos pessoais, na opinio da especialista.

5. Cuidado com modismos


Figueiredo diz que comum a moda ditar o rumo profissional e as chances de se ver em uma cilada aumentam. Vejo muitas pessoas que no tm a menor noo do que o setor de leo e gs, mas ouviram dizer que a bola da vez e esto indo estudar engenharia por conta disso, diz Figueiredo.

Quando voc tem um plano pode voltar a ele e evitar fazer escolhas impulsivas. Ajuda a fugir de modismos pelo fato de o profissional ter claro aquilo que quer, diz Bruna.

6. Diferencial em processos seletivos


Sentar para uma entrevista de emprego com o recrutador tendo em mente o seu plano de carreira pode fazer com que voc saia na frente no processo seletivo. Isso porque voc conseguir ser mais assertivo no que diz respeito ao motivo que o levou a se interessar pela vaga, o que valioso aos olhos do recrutador. Ter clareza de seus objetivos profissionais e saber explicar de que forma eles vo ao encontro das oportunidades daquela determinada vaga um diferencial, diz Bruna. Matria publicada no Portal da Revista Exame - Edio de Outubro de 2012

Das könnte Ihnen auch gefallen