Sie sind auf Seite 1von 4

Escola e Democracia: um olhar sobre a obra de Demerval Saviani

O objetivo de Dermeval Saviani, na obra Escola e Democracia, o de expor a situao educacional e sua intrnseca relao com a sociedade ao longo da histria. O foco central do livro a questo da democracia e a educao no Brasil, as teorias de carter pedaggico e seus resultados.

O texto de fcil leitura e bem elucidador, sendo ele dividido em quatro partes: uma primeira parte que trata das teorias educacionais; uma segunda parte (captulo referente Escola e Democracia I) que aborda a Teoria da Curvatura da Vara; a terceira parte (captulo referente Escola e Democracia II) que faz uma abordagem problematizando a Teoria da Curvatura da Vara; e a quarta parte Saviani guarda para a elaborao de onze teses a respeito da educao e poltica.

No incio da obra Saviani divide as teorias pedaggicas em no-criticas e as crticoreprodutivistas. Para a teoria no-critica Saviani coloca em questo a pedagogia tradicional, onde a figura central das escolas o professor, transmissor do conhecimento aos alunos; e aos alunos resta apenas receber e assimilar os conhecimentos transmitidos. A pedagogia nova tambm faz parte das no-crticas, aquela em que o:

*...+ professor agiria como um estimulador e orientador de aprendizagem cuja iniciativa principal caberia aos prprios alunos. Tal aprendizagem seria uma decorrncia espontnea do ambiente estimulante e da relao viva que se estabeleceria entre os alunos e entre estes e o professor" (SAVIANI, 2000, p. 13)

Por fim, tambm dentro da tica de Saviani como pedagogia no-critica, estaria a pedagogia tecnicista, o professor e aluno por essa viso ocupam uma posio secundria e o ponto principal a organizao racional dos meios.

Para as teorias crtico-reprodutivistas, que tem como objetivo somente explicar o mecanismo de funcionamento das escolas do modo como est constituda, Saviani coloca: a Teoria do Sistema de Ensino Enquanto Violncia Simblica, uma educao funcional: reproduzir a desigualdade social. A Teoria da Escola como Aparelho Ideolgico do Estado, seria a perpetuao da explorao segundo a tica do sistema capitalista. Por fim a Teoria da Escola Dualista seria a escola contribuindo para a formao da fora de trabalho inserido na ideologia burguesa. Saviani encerra este captulo colocando sugestes de como se poderia fomentar uma teoria, de fato, crtica para a educao que seria a teoria que no se deixa ser expropriada pelos interesses dos dominantes.

Nos dois captulos seguintes, intitulados Escola e Democracia I e II, o autor delineia seu raciocnio em trs pontos fundamentais: a tese filosfica-histrica; a Filosfica-metodolgica; e por fim a teses Poltica. Toda essa analise feita com base na teoria da Curvatura da Vara, enunciada por Lnin ao ser criticado por assumir posies extremistas e radicais:

"[...] quando a vara est torta, ela fica curva de um lado e se voc quiser endireit-la, no basta coloc-la na posio correta. preciso curv-la para o lado oposto". (SAVIANI, 2000, p. 40)

Na primeira, filosfica-histrica, Saviani esboa como que, historicamente, a classe burguesa levantava a bandeira da educao para todos com o objetivo de transformar o que era servo em cidado. Defendia-se a pedagogia da essncia baseado no pensamento de Rousseau, que dizia o homem bom a sociedade que o corrompe. O verdadeiro discurso estava pautado na ideologia de que servos educados e inseridos em uma poltica democrtica escolheriam representantes, considerados pela burguesia como, ideais. Todavia, nem sempre eram a melhor escolha para os servos. Assim, a burguesia passou a defender a chamada pedagogia da existncia que, ento, legitimaria a desigualdade.

Na segunda tese, filosfica-metodolgica, Saviani ataca a Escola Nova do que diz respeito a dissoluo da diferena entre o ensino e a pesquisa, que de alguma forma influiu para o empobrecimento do ensino propriamente dito.

Na terceira tese, Poltica, que segundo o autor resultante da juno das duas primeira, *...+aquela concluso segundo o qual quando mais se falou em democracia no interior da escola, *...+(SAVIANI, 2000, p. 59). Saviani basicamente argumenta sobre a falta de democracia no seio da Escola Nova.

E por fim, no ltimo captulo, Saviani elabora 11 teses sobre educao e poltica; distingui as duas partes, as relaciona e consegue nos mostrar que embora poltica e educao possuem conceitos diferentes, uma no existe sem a outra. Existindo, portanto, uma relao de dependncia entre ambas.

A pensarmos sobre a Teoria da Curvatura da Vara

Agora presto-me a analisar especificamente o captulo que trata a Teoria da Curvatura da Vara de Lnin. Nele Saviani quer tentar um ajuste na educao desse modo: quando a vara est torta, ela fica curva de um lado e se voc quiser endireit-la, no basta coloc-la na posio correta. preciso curv-la para o lado oposto. Assim, Saviani nos diz que quanto mais se falou de democracia nas escolas, menos democrtica foi essa mesma escola e, por incrvel que possa parecer, quanto menos se falou em democracia na escola, mais ela esteve engajada com a construo de uma ordem democrtica.

A pedagogia nova, baseada na filosofia existencialista, substituiu a pedagogia tradicional que estava pautada na filosofia essencialista. Foi uma imposio da burguesia para sobreviver, a existncia superando a essncia.

Saviani, ento, puxa a vara para o lado oposto, com o objetivo de traz-la para o centro, que no nem a escola tradicional nem a escola nova. Contudo, a vara parece viciar na nova posio e, portanto, ter que ser feito ajustes para que venha ao centro.

Nessa perspectiva Saviani quer dar um abalo na mquina poltica educacional, balanando, a meu ver, as Curvaturas das Varas em busca do equilbrio dito ideal para nosso autor.

BIBLIOGRAFIA

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 33. ed. rev. - Campinas: Autores Associados, 2000. 94 p

Das könnte Ihnen auch gefallen