Sie sind auf Seite 1von 18

-INTRODUO No presente estudo abordaremos questes intrnsecas aos diversos enfoques e prismas de observao sobre o Direito das pessoas

(Juspersonarum), noo e classificao das pessoas bem como os status libertatis, civitatis, familiae, tutela e curatela. Nosso estudo no tem pretenso de tratar da matria de forma exauriente nem propor qualquer inovao, destina-se sim a apresentar um breve resumo elucidativo que revela o resultado de uma pesquisa colectiva orientada pela predilecta professora Dr. Elisa Silicavissa, Docente da cadeira de Direito Romano do presente curso. Ora, todo Direito, segundo Gaio, refere-se ou s pessoas, ou s coisas, ou s aces. O estudo das pessoas essencial e prvio ao atendimento dos demais, pois todo Direito constitudo por causa dos homens (hominium causa omne ius constitutum est, segundo Hermogeniano). A prioridade dada s pessoas um dos grandes fundamentos do Direito Romano, afim de que no se esquea a razo pela qual o Direito foi criado. O Direito no foi crido para proteger uma abstracta sociedade ou Estado, mas para proteger os homens, como pessoas concretas. O Direito tambm no se confunde com a norma, nem a norma pode estar acima dos homens. As normas, como a cincia do Direito, foram criadas por causa do homem, para a proteco da sua concreta pessoa. O Direito, assim, refere-se a todos: livres ou escravos, romanos ou estrangeiros, amigos ou inimigos. E, porque no se excluem do Direito os escravos, os estrangeiros, ou os inimigos, a eles se aplicam desde as origens de Roma os importantes ius naturale, ius jentium e ius fetiale. Como estes trs fundamentais Direitos foram longamente cultivados em suas relaes com o Direito dos cidados romanos (ius quiritium ), foi este o ultimo de tal modo aplicado e enriquecido, que o conceito de ius romanum tornou-se um conceito aplicvel e vlido para todos os povos, facto que propiciou ao Direito Romano uma de suas maiores caractersticas: o universalismo

A actual vigncia dos direitos estatais abstractos, com seus igualmente abstractos conceitos de personalidade e capacidade jurdica de gozo que frequentemente ainda excluem ou restringem os Direitos de muitas pessoas como, por exemplo, os emigrantes e os nascituros dificulta, mas no impede que os juristas modernos resistam a esta excluso. O estudo do Direito Romano com a utilizao das categorias abstractas e restritivas (de responsabilidade, capacidade de Direito e capacidade de facto, etc.), j parte de um pressuposto lgico equivocado, que fere a sua realidade. Por isso, s podemos admiti-lo didacticamente e com muita reserva, como forma de aproximar-se do Direito Romano com os mesmos termos dos Cdigos Civis Modernos, que utilizam esta terminologia abstracta. Mas no se deve perder o senso crtico de que se trata de uma projeco inicial falsa, que deve ser superada posteriormente com estudo directo das fontes latinas, especialmente com a leitura do primeiro livro de Digesto de Justiniano. Assim, na exposio da matria, adoptaremos ainda a terminologia moderna dominante (que se utiliza de categorias no-romanas, com as de capacidade de Direito, capacidade de Facto, sujeitos de Direito, relao jurdica). Mas esperamos, ainda hoje, o despertar de vocaes acadmicas que consigam, com a base nas fontes jurdicas latinas, apresentar o Direito Romano Moderno por meio dos seus princpios, da sua terminologia e das suas regras, conforme permanecem estveis no tempo e no espao, e segundo uniformidade do Direito da comunidade de Naes que formam o sistema romanista. Estudos dessa natureza constituem, no sculo XXI, um vasto campo de pesquisa para os estudantes do Direito Romano.

I-NOO E CLASSIFICAO DE PESSOA. 1. Consideraes Preliminares: O direito uma relao intersubjectiva de pessoa para pessoa. A origem mais remota da palavra "pessoa" o grego prsopon (aspecto) de onde passou ao etrusco phersu, com o significado de a. A partir dessa palavra, os latinos denominaram persona as mscaras usadas no teatro pelos actores, e tambm chamaram assim aos prprios personagens teatrais representados. Pessoa parente distante de palavras de origem grega originadas em prsopon e seus derivados, tais como prosopografia e prosopopia. O vocbulo latino persona - conservou-se no portugus pessoa, no galego persoa, no italiano e no espanhol persona, no ingls person e tambm, ainda que com outro significado, no francs personne (ningum), entre outras lnguas. Pessoa, um vocbulo provavelmente de origem etrusca, do qual proveio o termo em latim persona, que originalmente significava a mscara, figura, personagem de teatro, papel representado por um actor, e da assumiu o significado de ser humano. Entre os juristas romanos, passou a designar ser que tem direitos e obrigaes. PESSOA- no derivado de per+sonare, soar atravs de, como se pensou outrora (Aulo Glio, Noites ticas, 5, 7). Em nossos dias, desde o nascimento com vida at o ultimo momento, o homem sujeito de direito, pessoa, mas ao direito romano, no basta ser homem para ser pessoa. preciso ser homem, ter forma humana e no estar em condies de escravo. PESSOA=HOMEM+ATRIBUTOS: Ser homem; Ser livre; Ter forma humana.

1.1- CONCEITO Pessoa um ser humano, independente da sua idade, sexo, sade fsica ou mental; um ser moral, isto , um ser dotado de conscincia moral, autonomia moral e responsabilidade, portanto de sociabilidade. Uma pessoa pode ser at um ser no humano (animal, extraterrestre ou mquina) sendo moral.

2- Classificao das pessoas: 2.1-Pessoas fsicas Em Direito, pessoa fsica (termo usado sobretudo em direito tributrio e domnios afins), ou pessoa natural (termo usado tradicionalmente em direito civil), o ser humano, tal como percebido por meio dos sentidos, e sujeito s leis da natureza. Distingue-se da pessoa jurdica, que um ente abstracto tratado pela lei, para alguns propsitos, como sujeito de direito distinto das pessoas naturais que o componham. 2.1.1-Classificaao das pessoas fsicas (em Roma) Em Roma, podemos distinguir as pessoas fsicas segundo quatro (4) pontos de vista: trs relativos a capacidade de direito e um relativo a capacidade de facto. 1. Quanto ao status libertatis (situao de liberdade): as pessoas, ou so livres, ou so escravas. Os livres so os ingnuos (os que nasceram livres) ou libertos (os que um dia foram escravos). Quanto ao status civitatis (situao de cidade ou cidadania) h os romanos e os no-romanos (latinos, peregrinos, etc). Quanto ao status familiae (situao de famlia): as pessoas ou so sui iuris (independentes do ptrio poder) ou alieni iuris (dependentes do ptrio poder). Quanto a capacidade de facto, podemos classificar em pessoas plenamente capazes e pessoas que estejam em Tutela ou Curatela.

2. 3. 4.

2.1.2-Personalidade Jurdica (da pessoa fsica) O incio da personalidade da pessoa natural explicado segundo duas teorias, a saber: a) a teoria natalista, que diz que o ser humano s possui personalidade a partir do momento em que nasce com vida (separao do nascituro do corpo da me); b) e a teoria concepcionista, segundo a qual o ser humano possui personalidade a partir do momento da concepo, entendida como a unio dos gametas masculino e feminino, isto , do espermatozide com o vulo. Diversos direitos, nomeadamente os chamados direitos de personalidade, so garantidos apenas s pessoas naturais assim o direito liberdade, integridade fsica, sade e outros, compatveis apenas com a natureza do ser humano. Correlato ao conceito de personalidade o de capacidade de exerccio. A capacidade de exerccio de uma pessoa natural a possibilidade que o ordenamento jurdico lhe confere de exercer pessoalmente os actos da vida civil isto , adquirir direitos e contrair obrigaes em nome prprio. A legislao brasileira prev trs graus de capacidade de exerccio: a capacidade plena, a incapacidade relativa e a incapacidade absoluta.

2.2-Pessoa Jurdica Muita discusso tem ocorrido sobre o verdadeiro conceito de pessoa jurdica. Para alguns, as pessoas jurdicas so seres de existncia anterior e independente da ordem jurdica, se apresentando ao direito como realidades incontestveis (teoria orgnica da pessoa jurdica). Para outros, as pessoas jurdicas so criaes do direito e, assim, fora da previso legal correspondente, no se as encontram em lugar algum (teoria da fico da pessoa jurdica). Hoje, para a maioria dos tericos, a natureza das pessoas jurdicas a de uma ideia, cujo sentido partilhado pelos membros de uma comunidade jurdica, que a utilizam na composio de seus interesses. Sendo assim, ela no preexiste ao direito.

A pessoa jurdica um sujeito de direito personalizado, assim como as pessoas fsicas, em contraposio aos sujeitos de direito despersonalizados, como o nascituro, a massa falida, o condomnio horizontal, etc. Desse modo, a pessoa jurdica tem a autorizao genrica para a prtica de actos jurdicos bem como de qualquer acto, excepto o expressamente proibido. Feitas tais consideraes, cabe conceituar pessoa jurdica como o sujeito de direito inanimado personalizado. So requisitos para a existncia da pessoa jurdica a organizao de pessoas ou bens, a licitude de propsitos e capacidade reconhecida por norma. 2.2.1-Classificao da pessoa jurdica Pessoa jurdica consiste num conjunto de pessoas ou bens, dotado de personalidade jurdica prpria e constitudo na forma da lei. Conforme o artigo 40 do Cdigo Civil brasileiro de 2002, as pessoas jurdicas (admitidas pelo Direito brasileiro) so de direito pblico (interno ou externo) e de direito privado. As primeiras encontram-se no mbito de disciplina do direito pblico, e as ltimas, no do direito privado. a) Pessoas jurdicas de direito pblico interno Conforme o artigo 41 do Cdigo Civil brasileiro de 2002, so a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Territrios, os municpios, as autarquias (como o INSS, etc.) e as demais entidades de carcter pblico criadas por lei (por exemplo, fundaes pblicas como as universidades federais ou estaduais). Sua existncia legal (personalidade), ou seja, sua criao e extino, ocorre pela lei. a) Pessoas jurdicas de direito pblico externo So os Estados estrangeiros, e todas as pessoas que forem regidas pelo direito internacional pblico, alm de organismos internacionais (ONU, OEA, Unio Europia, Mercosul, etc.), so pessoas jurdicas supraestaduais. Eles se constituem e se extinguem geralmente mediante factos histricos (guerras, revolues, etc.).

Art. 42 Cdigo Civil de 2002 (brasileiro), So pessoas jurdicas de direito pblico externo os Estados estrangeiros e todas as pessoas que forem regidas pelo direito internacional pblico. b) Pessoas jurdicas de direito privado Dividem-se em duas categorias: de um lado, as estatais; de outro, as particulares. Para essa classificao interessa a origem dos recursos empregados na constituio da pessoa, posto que so estatais aquelas para cujo capital houve contribuio do Poder Pblico (sociedades de economia mista, empresas pblicas) e particulares as constitudas apenas com recursos particulares. A pessoa jurdica de direito privado particular pode revestir seis formas diferentes: a fundao, a associao, a cooperativa, a sociedade, a organizao religiosa e os partidos polticos. O trao caracterstico mais moderno tendo em vista o direito comparado a nvel internacional, o facto das pessoas jurdicas serem a unio de esforos para a realizao de fins comuns, como as cinco formas apontadas acima, porm se esses fins so econmicosfinanceiros, a pessoa jurdica necessariamente uma sociedade, porm se o objecto for somente o econmico ou de realizao econmica encaram os quatro restantes, tanto isso verdade que nas organizaes religiosas e nas fundaes, essas duas as mais antigas; existia a figura quase lendria do "ecnomo", ou "responsvel pela economia aziendria dessas instituies" (aquando da idade mdia ou medieval), em que algumas entidades de direito internacional ainda persistem. Devemos sempre, sob o ponto cientfico do direito, ter o cuidado de estudar a cincia do direito internacional comparado e a jurisprudncia desse, devido ao facto da "globalizao" da chamada "aldeia global" que j se configura, pela influncia da "Internet", que vir a ser nosso planeta unificado nesse direito, daqui a alguns anos; sendo esse o trabalho de uma enciclopdia como a Wiki, que se preocupa com o futuro pelo prprio compromisso de sua fundao e Fundao.

2.2.2-Personalidade legal (da pessoa jurdica) A personalidade legal de uma pessoa jurdica, incluindo seus direitos, deveres, obrigaes e aces, separada de qualquer uma das outras pessoas fsicas ou jurdicas que a compem. Assim, a responsabilidade legal de uma pessoa jurdica no necessariamente a responsabilidade legal de qualquer um de seus componentes. Por exemplo, um contrato assinado em nome de uma pessoa jurdica s afecta direitos e deveres da pessoa jurdica; no afecta os direitos e deveres pessoais das pessoas fsicas que executaram o contrato em nome da entidade legal. II-O Status Libertatis; Status Libertatis= Libertas: liberdade, o maior bem para o romano. Se ope escravido, pois todos so seres humanos. Gaio classifica as pessoas em 4 categorias: 1- Livres, com capacidade jurdica. Escravos no tm caput, no so pessoas. 2- Cidados, (latinos) no cidados (estrangeiros). 3- Estado, das pessoas na comunidade domstica e familiar. 4- sui juris e alieni jris, pessoa independente ou dependente de um pater famlias. 1. Escravido Escravido- Servitus a instituio jurdica do direito das gentes, mediante a qual um ser humano (servus) privado de liberdade (libertas) e de qualquer trao de personalidade equiparado aos objectos, s coisas (res) Servus est res. Pode ser vendido ou destrudo ou destrudo; pertence ao dono (domus); escravo por nascimento (filho de escravo, escravo ; por factos posteriores como: estar em cativeiro pois so inimigos aprisionados: ser desertor quando se soldado; negligncia por no ter se inscrito no censo; insolvente, por no pagar as dvidas; priso flagrante, quando vendido pela vtima do furto). Escravos eram condenados aos trabalhos forados ou atirados s feras do circo. Mulher escrava, que quando livre se relacionou com escravo alheio.

Na Repblica e Imprio, a condio do escravo melhora: ficam agregados ou membros da famlia. Por influncia do Cristianismo o direito humaniza-se: aos senhores abandonar os escravos doentes e velhos; proibido aosh senhores abandonar os escravos doentes e velhos; proibido atirar escravos s feras, maltrata-lo ou mata-lo. Como adquirem a libertas, a liberdade? Em virtude da lei, em virtude do jus postliminii (cidado romano que feito escravo, foge e volta a Roma); em virtude da mamunisso (alforria ou doao de liberdade). o acto jurdico pelo qual algum liberado da dominica potestas; recebe o nome de liberto; em relao s outras pessoas libertino. Mamunio se d de 3 formas: 1- pelo censo, o escravo libertado desde que o dominus (dono) lhe permita inscrever-se no censo; 2- pela vindicta, o senhor dirige-se ao magistrado com o escravo e um amigo (declarante da liberdade) que o toca com uma vara (vindicta) dizendo "declaro este homem livre" e o dono calando-se, o magistrado declara-o livre; 3- pelo testamento- com a clusula testamentria inclua: "que meu escravo....seja livre" Ingnuo- quem nasce livre, continua livre, pouco importando que o pai seja ingnuo ou liberto. Podem ser cidados romanos com todos os direitos, e latinos e peregrinos com situao jurdica inferior. Pessoas em mancpio- In mancpio o poder exercido por um homem livre sobre outro homem livre e colocado sob suas potestas. So semilivres. 2. Colonato Colonato a instituio pela qual uma pessoa (colono) fica vinculada perpetuamente a terra para cultiva-la mediante quantia em dinheiro ou em espcie. o servo da gleba. Tem personalidade, pode casar, ter filhos, sob seu poder ser proprietrio, tornar-se credor ou devedor. semi livre. Se fugir, o dominus(dono) pode persegui-lo, obrigando-o a voltar como escravo fugitivo. Se a terra vendida o escravo vendido tambm por que o acessrio segue o principal e o colono acessrio da gleba. Fica-se colono por nascimento, por conveno (um homem livre na misria, vende-se a um senhor de quem se torna colono); por prescrio, um homem que cultiva uma gleba por 30 anos sem
9

interrupo torna-se colono; por renncia- os mendigos tornam-se colonos de quem os denuncia; por iniciativa do Estado. Deixa de ser colono pela compra da gleba cultivada e pela elevao do colono ao episcopado. III-O Status Civitatis Status Citivatis- situao ambicionada por todo aquele que tinha o status libertatis (liberdade) era o status civitatis, a cidadania. Cidado Romano todo homem que tem o direito de cidade por nascimentofilho de cidados romanos, se a me romana; caso contrrio no. Por factos posteriores como transferncia de domiclio para Roma; por lei que concede direitos de cidados a todos os habitantes do imprio; por prestao de servio militar; por denncia ou por concesso graciosa. Os Latinos: latino quem no romano antigos habitantes do Lcio, mais tarde os habitantes das colnias da Liga Latina e todos que Roma conferiu a qualidade de Latinos. Latinos Colonari - habitantes das colnias. Latinos juniani - habitantes do imprio, eram regulados pela lei Junia Norbana. Peregrinos estrangeiros com alguns direitos. Ordinrios- habitantes das cidades, aliavam-se aos romanos. Dedticios, habitantes das cidades que resistiam aos romanos, aliavam-se aos vencidos. O Edito de Caracala Em 212, Marco Aurlio cognominado Caracala (por usar uma vestimenta tpica), concede o direito de cidados (jus civitatis) a todos habitantes do imprio at aos peregrinos dedticios. Todos os que se acham no orbe romano se tornaram cidados romano. Pela poca, sculo IV no havia peregrinos dedticios. Mais tarde houve restabelecimento do Edito excluindo os peregrinos da concesso imperial. IV-O Status Familiae; Status Familiae A Famlia Romana Famlia: pessoas sob poder de um chefe o pater famlias. Pater no pai, e sim chefe. Patrimnio do pater famlias. Pater famlias tem o dominius (um domo) a potestas: senhor a quem est confiado o grupo domstico. O Domus pode ser: grupo religioso (pater-sacerdote). Grupo econmico (pater-dirigente); grupo jurdico e poltico (pater-magistrado). Hoje, famlia a unidade formada pelo casal e filhos. Em Roma Famlia era o complexo de
10

pessoas colocadas sob a ptria potestas de um chefe, o Paterfamilias. Materfamilias- mulher casada sob poder do marido. Filiufamilias ou filiafamilias, nascidos ou adoptados. Descendentes do filius familias e a mulher. Escravos ou pessoas em mancpio assimiladas aos escravos. Na famlia romana tudo converge para pater familias do qual irradiam poderes em vrias direces: sobre os membros, a mulher, escravos e bens. Justas Npcias- Matrimnio, o casamento legtimo contrado de acordo com o direito civil (jure civili). Praticavam a monogamia. Admitiam o instinto da manus (poder do marido sobre a mulher). Affectio Maritalis vontade dos conjuges de se tratarem como marido e mulher. Casamento sine manu, a mulher no est sob poder do marido, no h cerimnia nenhuma, s se conduz mulher para a casa do marido. 1.Estrutura da Famlia Romana A famlia romana era bem mais extensa do que o modelo de famlia atual; o casamento no delimitava o incio de uma famlia, assim como tambm aqueles que casavam no eram desmembrados da famlia de origem. Composio: A (Paterfamilias) | B ---------------| E | | | C ---------------| H | I | J | D ---------------| K | L | M

F G

O paterfamilias era o chefe da famlia, sem necessidade de ser o pai na ordem natural. Uma das funes do paterfamilias era nomear o seu sucessor, atravs do testamento, para gerir a famlia aps a sua morte. Dessa forma, o testamento romano tinha a finalidade de garantir a continuidade da famlia, assim como de seus bens, suas crenas, etc...
11

A nomeao do sucessor, que necessariamente no precisava ser o mais velho, tinha o objectivo de manter a famlia unida e coesa, sem o perigo de desmembrar-se por falta do paterfamilias. No caso de haver predominncia de mulheres, a famlia corria o risco de se extinguir. Para evitar a extino, por falta de paterfamilias, existia o ad rogatio que consistia na incorporao de uma famlia a outra. Na famlia romana existiam alm dos membros propriamente ditos, outros membros que no eram parentes e que recebiam o nome de clientes que eram admitidos em espcie de proteco, com obrigao recproca de dar e receber assistncia. Os cliente no assumiam relaes jurdicas com a famlia e nem eram ligados a ela como patrcios; porm, eram livres (no eram servos) mas sem autonomia, sendo garantidos economicamente pela famlia e gozando de situao privilegiada em relao a plebe. A famlia tinha interesse em receber clientes, porque esses representavam votos a mais. 2. Unio Diferente das Justas Npcias Concubinatus- Concubinato, uma unio de natureza inferior que no nivela socialmente a mulher ao marido e que no subordina os filhos ptria potestas do pai. No incio, era mera unio sem consequncia jurdica, depois consagrado atravs da lei Julia de adulteris e agora unio legtima. Legitimao o instituto que tem por fim melhorar a situao dos filhos naturais (liberi naturales) fazendo-os cair sob a ptria potestas do pai concubino, ou seja, transformando o concubinato em justas npcias. Adopo a colocao de algum sob a ptria potestas (poder quase absoluto de chefe), podendo recair sobre o alieni jris (dependentes) adopo propriamente dita sobre o sui juris. Adopo propriamente dita o acto pelo qual o alieni jris Homem ou Mulher sai da famlia de origem para colocar-se sob outra ptria potestas a da famlia adoptante. Transferncia de ptria potestas. Ad Rogao o acto pelo qual o pater familias faz entrar para famlia outro pater familias, na qualidade de filius.
12

Emancipao o acto jurdico pelo qual o chefe exclui de seu poder o filho ou a filha, fazendo-os passar de dependente para independente. Desvincula os filhos da domus paterna (casa do pai) e ocasiona-lhe a perda dos direitos de sucesso, de tutela e curatela legtimas; rompe os laos com a me e irmos. Dissoluo do Matrimnio a dissoluo voluntria do casamento ou por mtuo consentimento ou pela vontade de um s cnjuge. A primeira interveno directa do Estado na dissoluo do casamento foi feita por Diocleciano atravs de uma constituio imperial que preceitua: "no caso de indignidade de um dos cnjuges decidir o magistrado a quem caber a guarda dos filhos." Dote conjunto de bens oferecidos pela mulher ao marido por ocasio do casamento, com o tom de amenizar os encargos da nova situao. Pode ser dinheiro. Dote Profectcio do pai ou ascendente paterno em favor da filha "alieni jris". Dote Adventcio constitudo pela mulher sui jris ou por terceiros que no seja o pai ou ascendente. No antigo direito o dote torna-se patrimnio do marido, em sua totalidade, devendo ele administra-lo, como seu e lega-lo aos filhos em caso de morte. 3. As Diferenas Entre o Casamento Romano e o Casamento Moderno O casamento moderno, em geral, surge de acto consensual rigidamente solene, celebrado diante de autoridade competente, e s se dissolve pela morte ou pelo divrcio em pases que o admitem (no Brasil, s existe o divrcio de 1.975 para c); assim, a sociedade matrimonial no pode dissolver-se, sem mais, pela simples vontade de um dos cnjuges, da falar-se em vnculo conjugal. No Direito Romano, para que surgisse o casamento, bastava a vontade inicial dos membros sem quaisquer formalidades jurdicas (s a partir do perodo ps-clssico que passa a existir um certo formalismo) e o matrimnio s durava at que um dos cnjuges decidisse romp-lo, a qualquer tempo, sem formalidades e independente da existncia de motivos previstos em lei.

13

V-Tutela e Curatela. 1. Tutela Tutela o instituto do direito civil romano que tem por objectivo a proteco da pessoa e principalmente dos bens impberes dos dois sexos e das mulheres pberes sui jris. No direito romano esto sob tutela os impberes dos dois sexos e as mulheres. Impberes antes da adolescncia, puberdade e sob tutela: pupilos. Hoje tutela protege o incapaz, organizado pelo Estado e pela famlia. Tutor herdeiro presuntivo do pupilo como que proprietrio dos bens que ele pode alienar. Abre-se tutela sempre que o impbere perde pater familias de tutela. Tutela Legtima aquela em que o tutor de acordo com a lei automaticamente o herdeiro presuntivo do pupilo, segundo o princpio: onde h o benefcio da sucesso, verifica-se o encargo da tutela. Origem consuetudinria. Tutela Testamentatia determinada em testamento pelo pater famlias para o filho ou descendente impbere, que se torna sui jris (independente) por sua morte. A lei das XII tbuas decidir que direito o que o pater determinou legalmente sobre o dinheiro e a tutela de seu patrimnio. Supera a tutela legtima porque fixada pelo pater famlias, que conhece a situao dos tutelados. Tutela Honorria dativa ou atiliana, instituda pelo magistrado, nos casos em que o pupilo no tem tutor legtimo nem testamentrio. 2. Curatela Curatela (curare: cuidar, olhar, velar) o instituto civil do direito romano que tem por objetivo a proteo dos bens e das pessoas loucas, prdigas e menores de 25 anos. Curatela dos loucos loucos com perodo de lucidez totalmente incapaz, sem condies de administrar o patrimnio. necessrio um curador para administrar o patrimnio em benefcio dos herdeiros presuntivos. Seus poderes foram restringidos sendo responsveis pelo patrimnio, deve o curador prestar contas aos interessados. Curatela dos prdigos prdigo o que dilapida o patrimnio recebido por sucesso legtima dos parentes. Perdulrio, esbanjador. A Curatela
14

instituda no interesse dos herdeiros presuntivos. Exige-se a Curatela dos prdigos a necessidade dele ter filhos e bens. Curatela do menor de 25 anos Em Roma, aos 25 anos o homem atinge a plena capacidade jurdica, diferenciando do nosso direito, que a pessoa atinge essa capacidade jurdica com 21 anos. No direito romano, os menores de 25 anos, de ambos os sexos so colocados sob Curatela, tornando-se incapazes. Lei pretria lei que aboliu a Curatela considerando o individuo de 25 anos, plenamente capaz.

15

- CONCLUSO Concludentemente, insta-nos reter que foi portentosa a abordagem da tese em destaque, visto que adquirimos conhecimentos noutrora no sabidos. No presente trabalho, conclumos entendendo, como o Direito Romano afrontava a pessoa, como era considerada dentro da sociedade romana e quais Direitos lhe eram atribudos, assim como adquirimos a noo de como devem se comportar as pessoas para que sejam respeitadas. Concluda esta dissertao, arrolada pelo colectivo de ideias e opinies resultadas da longa pesquisa realizada pelo elenco participativo do presente trabalho, nos foi ainda possvel fazer comparao com o actual ordenamento jurdico angolano que por sua vez detemos que do Direito Romano trazemos de facto muitos traos. Ademais, o complexo de usos praticados que desde sempre foram transmitidos de gerao a gerao, pareceu-nos ficar claro a pois ter estudado as formas e caractersticas de convivncia entre as pessoas numa poca em que o ser humano era tido e mantido como objecto, sendo vendido, excludo, escravizado, sem a menor dignidade, pois o poder de uns, absorvia o Direito de outros, devido as regras aplicadas.

Dact. allwibenmarios@gmail.com

16

ELENCO: N 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 NOME: Antnio Miguel Albertino Lus B. Mrio Adelina P. Antnio Andr Mateus Francisco Celeste Enock Edna Francisco J. Antnio Janeth Gaspar Miguel Paulo L. Augusto Natlia Calei Chimuanga Srgio L. dos Anjos Sndia F. da A. Silva Teresa Francisco Gombo Yona da C. A. Paulo TEL. 927 81 86 80 937 17 54 61 939 67 89 39 924 35 97 54 924 26 13 05 927 60 35 23 936 44 69 99 923 84 54 76 924 27 60 48 PARTINOTA CIPAO /DEFESA. OBS

17

BIBLIOGRAFIA: 1. Manual Elementar de Direito Romano- as Pessoas (parte I Introduo. Status Libertatis)-Edio, Maro 2008/Paris-1947; 2. Wikipdia, a enciclopdia livre. 3. Fascculo de I. E. D./1 Ano-2008/UAN; 4. Minia de Godoy Barboza
Acadmica da FARGS - Faculdades Riograndenses. Parte integrante da Edio no 184 Cdigo da publicao: 1370, S. Paulo-Brasil.

5. CRETELA JNIOR, Jos. Direito Romano Moderno. Introduo ao Direito Civil Brasileiro. 7 edio. Rio de Janeiro, Forense, 1996. 6. WWW.portaldelivros.com.br 7. WWW.boletimjuridico.com.br 8. Outras pginas da net/ Google.

18

Das könnte Ihnen auch gefallen