Sie sind auf Seite 1von 13

AULA SOBRE SONETO Colaborao do amigo e poeta MICHEL BARUKI

Cavatina Bem vindo e tenha um bom dia ! So: 7:43 Dia: 18/10/111

INTRODUO
com muito prazer e com muita honra que passarei os meus humildes conhecimentos sobre sonetos, logicamente muitos dados e registros que aqui fao so oriundos de pesquisas, de estudos sobre esta forma literria de poema que uma verdadeira arte, entre as fontes que utilizei esto: www.sonetos.com.br e www.gramaticaportuguesa.com.br. Estou me baseando tambm em alguns comentrios e crticas que recebi em alguns sites que participo, graas a essas criticas consegui crescer na arte de "sonetar", entre as pessoas que sempre fizeram crticas justas e que me ajudaram enormemente, destaco o poeta e sonetista Paulo Camelo.

UM RESUMO SOBRE A HISTRIA DOS SONETOS


Os sonetos so oriundos da Siclia, o seu nome vem do italiano "Sonetto" e significa "pequena cano" ou "pequeno som". Foi

criado no comeo do sculo XIII onde era cantado na corte de Frederico II da mesma forma que as tradicionais baladas provenais. Alguns atribuem a Jacopo Notaro, um poeta siciliano da corte de Frederico, a inveno do soneto, surgiu como uma espcie de cano ou de letra escrita para msica, possuindo uma oitava e dois tercetos, com melodias diferentes. Desde ento atravs dos anos e dos sculos, o soneto vem sofrendo poucas alteraes. Anos se passaram at que dois cones da literatura mundial, um ingls e um portugus deram ao soneto, cada um ao seu modo, o toque de mestre: William Shakespeare e Luis de Cames. A forma inglesa utilizada por Shakespeare escrita com trs quartetos e um dstico, porm a forma mais difundida e utilizada no mundo todo a forma italiana que foi utilizada por Cames e at hoje escrito com dois quartetos e dois tercetos. O soneto adquiriu importncia ao redor do mundo, tornando-se a melhor representao da poesia lrica. Alguns casos so notveis: o poeta russo Aleksandr Pushkin que comps Eugene Onegin, um poema repleto de sonetos adotado por Tchaikovsky para compor uma de suas peras; o francs Charles Baudelaire ajudou a divulgar os versos alexandrinos em Les Fleurs du Mal, e Vivaldi tambm usou bastante a poesia dos sonetos... Aps uma adeso e tendncia mundial ao humanismo, e ao estilo barroco, o poema dos catorze versos acabou sendo desprezado pelos iluministas.No sculo XIX, ele voltou a ser cultivado, com mais fervor, por romnticos, parnasianos e simbolistas, sobreviveu ao verso livre do modernismo que viria em seguida, e permanece at os dias atuais.

COMO ESCREVER UM SONETO


Tenho uma opinio muito pessoal a respeito de sonetos, acho que soneto aquele tradicional que por sculos vem sendo escrito com todas as suas regras, e acho tambm que essas devem ser seguidas quanto a mtrica, rimas e principalmente ritmo. Penso que se no for dessa maneira descaracteriza o soneto, e ento deve ser chamado de poema com 14 versos ou outro nome qualquer. Tenho estudado muito esta forma literria de poesia, inventar ou inovar vlido, porm quando se mistura vinho com gua e se acrescenta acar, essa nova mistura chamada de suco, e no mais de vinho e nem de gua. Um soneto alm de "poesia" deve ter mtrica e principalmente ritmo. A mtrica utilizada a potica, e no a mtrica gramatical pura e simples, e o que d um ritmo constante aos versos a slaba tnica,dar ritmo significa "fazer cair" em todas as frases de um soneto,do princpio ao fim a slaba tnica sempre em um determinado local (no mesmo local em cada frase). Alm da mtrica e ritmo acho muito importante a rima, h quem diga que as rimas so at dispensveis, eu,

porm considero-as importantssimas para a musicalidade de um soneto, e minha opinio que sem ela o soneto perde muito do seu brilho.

SONETOS QUANTO AO NMERO DE SLABAS


Os sonetos classificam-se de acordo com o nmero de slabas conforme abaixo:

Uma slaba Duas slabas Trs slabas Quatro slabas Cinco slabas

Monosslabo Disslabo Trisslabo Tetrasslabo Pentasslabo ou redondilha menor, (com acento na 2 e 5 slaba) Hexasslabos (com acentos na 2 e 6 slabas) Heptasslabos ou redondilha maior (com acentos na 3 e 5) Octosslabos ou sficos (com acentos na 4 e 8) Eneasslabos ou jmbicos (com acentos na 3, 6 e 9) Decasslabos (acentuao, ver nota abaixo) Hendecasslabos ou datlicos (com acentos na 2, 5, 8 e 11) Dodecasslabos (com acentos na 6 e 12 - ver nota abaixo) Brbaros (ver nota abaixo)

Seis slabas Sete slabas

Oito slabas Nove slabas Dez slabas Onze slabas

Doze slabas

Mais de doze

Notas: 1) As acentuaes tnicas colocadas acima so as mais usadas. 2) Em versos at quatro slabas no necessrio nem obrigatrio se usar a acentuao tnica definida no mesmo local em todas as frases.

3) Em versos com 5 a 7 slabas tambm no obrigatrio o uso do ritmo definido em todas as frases, porm fica mais rtmico quando se usa. 4) Os decasslabos so os mais usados, e existe entre eles diversas variaes de ritmo, abaixo os mais utilizados:

Versos hericos Acentuao tnica na 6 e 10 slaba Versos sficos Acentuao tnica na 4 , 8 e 10 slaba Martelo agalopado Acentuao tnica na 3 , 6 e 10 slaba (variao do herico) Gaita galega Acentuao tnica na 4 , 7 e 10 slaba (variao do sfico) Pantmero Acentuao tnica na 2 , 4, 6 , 8 e 10 slaba imbico

5) Os versos podem ser dodecasslabos sem no entanto se tornarem versos alexandrinos, o que diferencia um soneto com versos alexandrinos dos versos dodecasslabos, que o alexandrino composto de dois versos de 6 slabas em cada frase, com a primeira frase aguda ou grave sempre. Cada um desses hexasslabos se chama hemistquio (metade de verso). 6) Na metrificao sempre se conta at a ltima slaba tnica de cada frase. 7) Num mesmo soneto decasslabo podem ser utilizadas frases hericas e sficas sem que o rtmo seja prejudicado, mas uma questo de esmero tentar manter o estilo das frases do princpio ao fim. 8) O ritmo tambm influenciado pela pronncia das tonas e das paroxtonas finais de cada frase, elas no so contadas como mtrica, mas existem no ritmo. Isso d uma diferena quando se costuma usar a mistura de classificaes. 9) O ritmo em um poema, e muito mais no soneto mais importante que a mtrica. No aconselhvel, mas, se no houver outro jeito, s vezes deve-se sacrificar a mtrica em benefcio do ritmo. 10) Existem algumas regras que podem ser utilizadas (prxima pgina).

ALGUMAS REGRAS PARA SEPARAO DAS SLABAS MTRICAS


1) Conta-se apenas at a ltima slaba tnica: Que cantem ao ver a Auro/ra Teu pensamento como o sol que mor/re 2)Sempre que duas vogais de palavras diferentes se encontram no verso, trs coisas podem acontecer: a) Ambas so tonas, nesse caso, ficam na mesma slaba. b) Ambas so tnicas, nesse caso, ficam em slabas diferentes. c) Uma tona e outra tnica, nesse caso, podem ficar na mesma slaba ou no, de acordo com as circunstncias.

ALGUMAS REGRAS QUE PODEM SER UTILIZADAS NA METRIFICAO.


1 - SINRESE OU DITONGAO: (Pode-se usar, mas tambm pode quebrar o ritmo) a juno de vogais contnuas numa s slaba em virtude de uma das vogais passar a semivogal, ou, fuso de duas vogais que pertencem a slabas gramaticais diferentes, dentro de uma palavra. Exemplo: "O/lei/to/do in/fe/liz/que/mo/trai/do/ra" SINRESE 2 - DIRESE (Tambm se pode usar, e igualmente pode quebrar o ritmo) a dissoluo de um ditongo em hiato, ou a transformao de um ditongo em hiato, para aumentar o nmero de slabas de uma palavra e, conseqentemente de um verso. Exemplo: "Mas/dor/que/tem/pra/zer/a/Sa-/u/da/de" DIRESE (Garrett) (p) 3 - ELISO (Normalmente no quebra o ritmo) Quando a ltima slaba de uma palavra termina em vogal e a palavra seguinte comea por vogal, precedida ou no de "h", sendo ambas as vogais tonas, d-se juno delas numa slaba s. Exemplo: "Nun/ca/vi/ra em/ minha/vi/da a for/mo/su/ra." eliso (Gregrio de M. Guerra)

"A/ma um can/to o/pes/ca/dor." ELISO NOTA: Quando uma das vogais forte, tnica, geralmente, no se d a eliso. Exemplo: "T/s/a a /ra/gem/per/di/da No houve eliso: "es" tnico. "Eu/a/mo a noi/te/so/li/t/ria e/ mu/da" 4 - CRASE (normalmente no quebra o ritmo) a fuso de dois ou mais sons iguais num s. Exemplo: "Teu/pen/sa/men/to /co/mo o/ sol/que/mor/re." CRASE "Du/ran/te a/ noi/te quan/do o or/ va/lho/des/ce" CRASE "Es/con/di/da a/me/ni/da/de" CRASE "Que/can/tem/ao/ver/a Au/ro/ra". CRASE 5 - ECTLIPSE (ao de esmagar) a eliso de um fonema consonantal nasal , assinalada, s vezes, pelo apstrofo. a eliso do "m" final de uma palavra antes de vogal- coa em vez de com a. Exemplo: "Vinde sonhos voadores. De Morfeu coas tenras flores "Coas tranas presas de fita" "Coas flores no sambur" ECTLIPSE

ALGUMAS CONSIDERAES SOBRE RIMAS


ESTROFAO Estrofe um agrupamento rtmico formado de dois ou mais versos, que, em geral, se combinam pela rima. RIMAS QUANTO AO VOCBULO: Pode ser: rica, pobre, rara ou preciosa. Quanto ao vocbulo empregado, as rimas podem ser classificadas ainda como:

pobre: entre palavras da mesma categoria gramatical : amor/flor, amoroso/doloroso, calar/falar. rica: entre palavras de categorias gramaticais diferentes: arde/covarde, penas/apenas, fino/menino. preciosa ou rara: terminaes no comuns: v-la/estrela, s-lo/plo, hde/saudade; cisne/tisne, estirpe/extirpe. RIMAS RICAS: Quando as palavras que rimam pertencem classes gramaticais diferentes: O teu olhar, Senhora, a estrela da ALVA Que entre alfombras de nuvens irraDIA Salmo de amor, canto de alvio, e SALVA De palmas a saudar a luz do DIA (Alphonsus de Guimares) RIMAS RARAS OU PRECIOSAS: As rimas excepcionais, difceis de encontrar ou com vocbulos pouco usados. E, a rir, levamos entre ditirambos, Eu, no aafate, as provises do lanche, Ela, um beijo a trinar nos lbios flambos! (Helenos, de B. Lopes) "Penso que, no negror da meia em que surgis Deveis ser, pela alvura ebrnea e macilenta, Dois lrios cor de neve em dois vasos de nix (A Feij) RIMA POBRE Quando se verifica entre os vocbulos pertencentes mesma classe gramatical. "Que noite fria! Na deserta rua. Tremem de medo os lampies sombrios Densa garoa faz fumar a lua Ladram de tdio vinte ces vadios." (Castro Alves) "No, Pepita, no ta dou... ........................................A Fiz mal en dar-te em flor, ........................................B que eu sei o que me custou ........................................A Trat-la com tanto amor. ........................................B (Garrett) RIMA QUANTO ACENTUAO: AGUDA OU MASCULINA: Quando as palavras que rimam so oxtonas ou monosslabas tnicas "Agora que a noite estende Alvo lenol de luar E a bafagem que recende Nos jardins perfuma o ar."

(Raimundo Correia) "Vinhos dum vinhedo, frutos dum pomar Que no cu os anjos regam com luar." (Guerra Junqueira) GRAVE OU FEMININA: Quando as palavras que rimam so paroxtonas. "Calou as sandlias, tocou-se de flores. Vestiu-se de Nossa Senhora das Dores." (Antnio Nobre) "A ardncia em vo te aplaca ao lbio lindo. Esse anglico sopro e hbil ameno: Vento outonal de longes campos vindo cheios de fresco, de oloroso feno..." (Raimundo Correia) EXDRXULA, DATLICA OU PROPAROXITONA: Quando as palavras rimadas so proparoxtonas. No ar lento fumam gomas aromticas Brilham as navetas, brilham as dalmticas." (Eugnio de Castro) "Sobre as ondas argnteas do Adritico Passa noite o gondoleiro, e canta E dobra a fonte, lnguido, cismtico." (Raimundo Correia)

COMBINAES DE RIMAS Nas estrofes, as disposies mais freqentes de rimas so as seguintes: a) emparelhadas ou paralelas b) alternadas, cruzadas ou entrelaadas c) opostas, interpoladas ou intercaladas d) encadeadas e) coroadas RIMAS EMPARELHADAS OU PARALELAS "Ele deixava atrs tanta recordao!.......................................A E o pensar, a saudade at no prprio co,.............................A Debaixo de seus ps, parece que gemia,................................B Levanta-se o sol, vinha rompendo o dia,.................................B E o bosque, a selva, o campo, a pradaria em flor..................C Vestiam-se de luz com um peito de amor"..............................C (A de Oliveira) RIMAS ALTERNADAS, CRUZADAS OU ENTRELAADAS: AB AB AB AB Quando de um lado, rimam os versos mpares(o 1 com o 3, etc); de

outro, os versos pares (o 2 com o 4, etc) "Tu s beijo materno!.............................................A Tu s um riso infantil..............................................B Sol entre as nuvens de inverno,..........................A rosa entre as flores de abril...................................B RIMAS OPOSTAS OU INTERPOLADAS OU INTERCALADAS: ABBA ABBA Quando o 1 verso rima com o 4, e o 2 com o 3 "Saudade! Olhar de minha me rezando ...........................A E o prato lento deslizando em fio.........................................B Saudade! Amor de minha terra... o rio .................................B Cantigas de guas claras soluando" ................................A (Da Costa e Silva) RIMAS ENCADEADAS Quando rima a final de um verso com o interior de verso seguinte, conforme o esquema abaixo: ...............................A ...............A.............C ...............................B ...............B.............C Exemplo: "Quando alta noite n'amplido flutua Plida a lua com fatal palor, No sabes, virgem, que eu te suspiro E que deliro a suspirar de amor." (Castro Alves) RIMAS COROADAS Quando rimam palavras dentro de um mesmo verso, conforme o esquema abaixo: A-A..................................................B-B C-C..................................................D E-E..................................................F-F G-G..................................................D Exemplo: "Donzela bela, que me inspira lira Um canto santo de fervente amor Ao bardo cardo de tremenda senda Estanca, arranca - lhe a terrvel dor" (Castro Alves) RIMAS ALITERANTES Sucesso de fonemas consonantais idnticos ou semelhantes no incio das palavras de um ou mais versos. "Vozes, veladas, veludosas, vozes Volpias dos violes, vozes veladas Vagam nos velhos vrtices velozes Dos ventos, vivas, vs, vulcanizadas." (Cruz e Souza)

RIMAS MISTURADAS So as rimas que no obedecem a esquema determinado. " meia-noite ...e rugindo Passa triste a ventania. Com um verbo da desgraa Como um grito de agonia" ALGUNS EXEMPLOS DE SONETOS Destacando a acentuao tnica PROCURANDO RIMAS E INSPIRAO (soneto octassilbico com rimas ricas e preciosas) Procurei rimas preciosas, elas so raras, so estrelas, so de um jardim as belas rosas mas no achei, no pude vlas. Busco tambm capacidade, pra poetar com muito zlo, a inspirao um dia h-de fazer-me vate, eu hei de s-lo. Para mim mesmo esse queixume, pois quase sempre me descambo, pra rimas pobres de raiz. Vou me cuidar pra que eu no rume, pelos caminhos como um bambo, vou colocar pingos nos "is". Michel - Blumenau - 18.12.2003 Este o mesmo soneto, porm decassilbico com frases hericas. Eu procurei por rimas preciosas, porm elas so raras, so estrelas, no meio de um jardim so belas rosas, no entanto no achei, no pude vlas. Adoraria ter capacidade, pra poder poetar com muito zlo, e eu sei que a inspirao um dia h-de fazer de mim poeta, eu hei de s-lo. Fao para meu ntimo o queixume, porque sem perceber eu me descambo, e aplico as rimas pobres de raiz.

Agora vou me cuidar pra que eu no rume, pelos caminhos trpegos de um bambo, pois tento colocar pingos nos "is". Michel - Blumenau - 01.01.2004

PORTAL DA DOR (soneto eneassilbico com acentuao na 3, 6 e 9 slaba) Eu no sei o que tanto procuras, ja te dei a pureza de um rio, e da terra as razes mais puras, com um ar carregado de cio. Encampei toda a tua amargura, das tristezas eu fiz replantio, mas teu ego que cego no viu. Vai e segue teu seco caminho, leva junto essas noites e dias, que reguei com paixo e carinho. Sei que por compaixo casarias, mas prefiro uma taa de vinho, a caneta e o papel, poesias. Michel - Blumenau - 15.02.2004

A VOZ DA MOCIDADE. (soneto decasslabo com frases hericas) Entrei pelo passado j disperso, pensando em aventuras que eu vivi em quando na volpia dos meus versos, com flores virginais eu me envolvia. Perdi-me dentre poos que submersos continham umas rubras pedrarias, os pomos sensuais eram aspersos, por seivas de profundas cercanias. No epicentro dos ngulos obtusos, as ptalas das flores bailarinas, excitavam-me a carne j sem fuso.

E nesses interstcios das resinas, eu ficava horas mido e recluso, descobrindo os segredos das meninas. Michel - Blumenau - 06.02.2004

ONDAS DO ESTRO. (Decassilbico com frases sficas e rimas coroadas, este tipo de soneto em funo principalmente das rimas difcil de escrever) Cada dourada frase bela dela, escrevo e devo a inspirao sonora, e encanto e canto que sentiste e viste, nasceu no breu da madrugada afora. Contigo amigo j reparto o quarto, no embalo falo da mulher amada de peito afeito a esse amor em flor, que avana e trana minha vida fada. Cano no vo daquelas ternas pernas, eu canto enquanto minha mente ardente, revira a lira na maior viagem. Assim sem fim vou escrevendo, tendo tom de batom como maestro, e estro em luas nuas com a amada imagem. Michel - Blumenau - 12.02.2004

NUNCA TARDE PARA APRENDER. (soneto alexandrino) Perdo, fui sem dizer, eu fugi meu amor, envolve at meu ar o olor da maldio, a sina faz sofrer na eterna solido, por onde eu passo s mgoas, eu trago dor. Condenado a viver cerrado em dissabor, no uso o verbo amar, serenata e emoo, nem mesmo o versejar me traz essa iluso, ento me resta olhar de longe o teu valor. Eu preciso aprender, e fazer serenatas, para o meu tropel, deixar a minha guerra, pedir ajuda a Deus, preciso mais que pratas.

No resta nada mais, corri por toda a terra, eu pratiquei boa ao, constru colunatas, mas eu nem sei quem sou, s sei que sou quem erra. Michel - Blumenau - 29.09.2003

Das könnte Ihnen auch gefallen