Sie sind auf Seite 1von 12

1

17.09.2009

DIREITO ELEITORAL

2 AULA (PROF. MRCIO LUIZ)

INSTITUIES DO DIREITO ELEITORAL (CONT.):

Funes da JE (Poder Judicirio Eleitoral): 1. jurisdicional: a) jurisdio contenciosa: solver lides eleitorais (cveis ou penais). b) jurisdio voluntria: a JE acionada no para resolver uma lide eleitoral, mas sim para dar seguimento a determinados procedimentos previstos na lei eleitoral. Ex: alistabilidade, aferio de requisitos para o registro da candidatura, constituio de um partido poltico, etc. 2. administrativa: todo PJ tem essa funo administrativa de auto-gesto/organizao (arts. 96, 99 CF). A JE no foge a essa regra, tendo essa incumbncia administrativa interna (licitao, contratao, etc.). Mas a particularidade que a JE o nico tribunal do Brasil com funes administrativas peculiares . Um exemplo a funo de organizao do eleitorado nacional. No um simples cuidar do cadastro eleitoral, mas sim zelar pela sua veracidade (excluir eleitores falecidos, evitar duplicidade de cadastro, etc.). A JE deve manter esse cadastro em dia, evitando fraudes, tarefa complicada considerando o grande n de eleitores. Lembrar que o Brasil hoje modelo de organizao do eleitorado (sistema informatizado, por ex.). Outra importante funo administrativa da JE a de organizao e realizao das eleies/do processo eleitoral. Cuidado, pois o processo eleitoral no remete a contencioso. Ex: chamar pessoas leigas para trabalhar nas eleies, gerenciar as urnas, preparar locais de instalao das sesses eleitorais, etc. As previses oramentrias das eleies so altas e constam separadamente do oramento.
OBS:

ver a ADPF 167.

3. normativa: para expedir resolues e instrues, com eficcia erga omnes no mbito de atuao do respectivo tribunal e poder vinculante sobre a sociedade em geral. Sua eficcia se equipara a de uma lei ordinria (ato normativo federal).

2
O juiz no pode declarar a inconstitucionalidade de uma resoluo, por ex, por se tratar de ato normativo que vincula o prprio tribunal. como se fosse uma smula vinculante. Ver aula n 1. Poucos os tribunais tem um poder normativo dessa envergadura. O TSE legisla todo momento. Somente o TSE e os TREs possuem funo normativa. O juiz eleitoral no possui essa funo, detendo apenas a jurisdicional, a administrativa e a correicional. 4. consultiva: o nico rgo do PJ brasileiro com a prerrogativa de ser consultado. Isso comum na Europa, onde muitas cortes constitucionais detm essa funo. Mas no Brasil isso no comum. Essa funo interessante, para evitar a edio de leis inconstitucionais. O Cdigo Eleitoral prev essa prerrogativa consultiva tanto ao TSE como aos TREs. (i) art. 23, XII, Cdigo Eleitoral: Compete, ainda, privativamente, ao Tribunal Superior: ... XII responder, sobre matria eleitoral, s consultas que lhe forem feitas em tese por autoridade com jurisdio federal ou rgo nacional de partido poltico.

O TSE somente consultado por:

- autoridades federais: juiz federal, por ex. - rgos nacionais de partidos polticos (ex: diretrio nacional do PSDB). Lembrar que a consulta deve ser feita em tese. Lembrar da consulta mencionada na aula 1, do menor que pode antecipar alistamento para o incio do ano, no caso de j ter 16 anos na poca das eleies. O TSE responde a consulta por meio de acrdo, que trata de uma situao terica, fugindo regra geral. (ii) art. 30, VIII, Cdigo Eleitoral: Compete, ainda, privativamente, aos Tribunais Regionais: ...
VIII - responder, sobre matria eleitoral, s consultas que lhe forem feitas, em tese, por autoridade pblica ou partido poltico.

O TRE pode ser consultado por:

- autoridade pblica: qualquer uma, de qualquer esfera de poder federal, estadual ou municipal. Um deputado federal pode fazer consulta tanto ao TSE como ao TRE. - partido poltico.
OBS: OBS: OBS:

juiz eleitoral no ostenta poder consultivo. cidado no pode fazer consulta ao TSE ou ao TRE. consulta tem carter vinculante e eficcia erga omnes no mbito territorial do respectivo

tribunal. Caso o acrdo nada fale, esses efeitos sero implcitos. A limitao de efeitos deve vir expressa.

3
Ex. de consulta: cnjuge, cujo vnculo dissolvido na vigncia do mandato do cnjuge prefeito, permanece inelegvel (TSE). 5. correicional/de controle: a funo de monitoramento/fiscalizao do processo eleitoral (das eleies). Essa funo pode ser exercida ex officio em muitos momentos. Poder existir a provocao, muito embora ela no seja necessria. Eleio presidencial TSE. Eleio de governador TREs. Eleio de prefeito juiz eleitoral. Ex: propaganda eleitoral extempornea presidencial (antes de 6 julho do ano das eleies art. 36, caput, Lei 9504/97). O juiz eleitoral pode imediatamente (de ofcio, sem provocao do MPE) notificar oficialmente o partido poltico responsvel pela propaganda para cessar essa conduta. Essa notificao remetida ao TRE que, por sua vez, remete ao TSE. Logo, um simples juiz eleitoral pode ordenar a retirada da propaganda extempornea presidencial, no podendo cominar multa. Esse , precisamente, o exerccio da funo correicional. Outro ex: juiz eleitoral pode, de ofcio, iniciar procedimento de excluso de pessoa falecida do cadastro nacional de eleitores. Ver quadro comparativo de competncias no material de apoio. Ministrio Pblico Eleitoral: A sua composio a seguinte: - procurador-geral eleitoral (TSE): o prprio PGR cumula essa funo. Permanece nessa funo enquanto for PGR. O PGE pode solicitar a colaborao de PRE. - procuradores regionais eleitorais (TREs): escolhido pelo PGR dentre: (i) Procurador-Regional da Repblica em estado-sede de TRF ou; (ii) Procurador da Repblica em estado que no seja sede de TRF. Ex: procurador regional eleitoral em Gois um procurador da repblica. Permanece durante 2 anos, prorrogveis por mais 2. O PRE pode solicitar a colaborao de promotores eleitorais.

4
- promotores eleitorais (zonas e juntas eleitorais) : um promotor de justia estadual quem cumular as funes da promotoria eleitoral. Esse promotor exerce alm da funo estadual que lhe peculiar, uma funo federal! A sua escolha considerada como ato complexo (provm de 2 rgos autnomos): a) A sua indicao realizada pelo procurador-geral de justia , que encaminha essa indicao para o procurador regional eleitoral. b) aps essa indicao, a designao/nomeao feita pelo procurador regional eleitoral.
OBS. IMPORTANTES:

A JE federal. Mas no existe concurso para juiz eleitoral. O mesmo ocorre com o MP eleitoral. O MP eleitoral instituio antiga e que tem funo, cuja importncia diretamente proporcional consolidao da democracia. Esse MP no est formalmente na CF, tendo previso na legislao infraconstitucional. A LC 75/1993 regula o MP como um todo, inclusive o MP eleitoral. Ver quadro de dispositivos disponibilizado no material de apoio. O CNMP, por meio da Resoluo n 30, determinou um rodzio entre os promotores eleitorais, determinando que eles permaneam por 2 anos, prorrogveis por outros 2. Esse rodzio somente ocorre onde h vrias zonas eleitorais e vrios promotores, com prerrogativa para exercer a funo eleitoral. Os TREs podem solicitar a colaborao de juzes. O mesmo pode ocorrer com o MPE. Funes do MPE: 1. monitoramento do alistamento eleitoral. 2. monitoramento dos partidos polticos: constituio, alterao de estatutos, filiaes partidrias, prestaes de contas, etc. Esse monitoramento deve respeitar a autonomia reconhecida constitucionalmente aos partidos. Ex: um partido neonazista no poder sequer obter registro. 3. monitoramento do processo eleitoral, zelar pela regularidade do processo eleitoral em todas as suas fases: monitoramento das convenes, propaganda, apurao, diplomao, etc. 4. autoria das aes e representaes cveis eleitorais: no o nico titular, mas o titular por excelncia. 5. autoria das aes penais eleitorais o MPE titular de todas as aes penais eleitorais, que so pblicas incondicionadas.

5
6. monitoramento da execuo penal eleitoral. 7. exercer o controle externo da atividade de polcia eleitoral: visa evitar excessos e abusos. 8. zelar pela observncia das competncias da Justia Eleitoral: verificar se as competncias esto sendo observadas pelos eleitores, pelos partidos, etc. MP atua em colaborao com a Justia Eleitoral. Polcia Eleitoral: Ver art. 144, 1, IV, CF ( 1 A polcia federal, instituda por lei como rgo permanente,
organizado e mantido pela Unio e estruturado em carreira, destina-se a: ... IV - exercer, com exclusividade, as funes de polcia judiciria da Unio )

e Resoluo TSE 22376/2006.

1. polcia judiciria eleitoral: a polcia investigativa de ilcitos penais eleitorais (como o caso da boca de urna). Essa polcia tambm executar as penas estabelecidas pela JE. Logo, ela detm as funes de investigao e de custdia . O inqurito instaurado pela polcia judiciria eleitoral. Essa polcia eleitoral exercida pela PF. Se no houver rgo da PF em determinada localidade, a competncia se desloca subsidiariamente para a polcia civil estadual. 2. polcia ostensiva eleitoral: a polcia de patrulhamento das ruas , cuja funo a manuteno da incolumidade pbca (evitando a ocorrncia de crimes). Essa polcia tambm exercida pela PF, com colaborao da polcia militar.
OBS:

a atribuio de ambas as polcias federal. possvel por requisio do TSE a colaborao das Foras Armadas durante o processo

OBS:

eleitoral. Os TREs no tm poder para solicitar diretamente a colaborao das Foras Armadas. Eles devem encaminhar requisio ao TSE para essa finalidade. Lembrar que a atuao das Foras Armadas deve ocorrer em carter extraordinrio, enquanto perdurar a necessidade. Defensoria Pblica Eleitoral: Art. 134, CF: atuao da DP em matria eleitoral. O eleitor pode praticar ilcitos eleitorais, no somente os polticos. Logo, pessoas humildes podem estar envolvidas em ilcitos, e elas no podem ficar sem defesa. Ver tambm art. 14, LC 80/1994.

6
O rgo defensor competente em caso de hipossuficincia, para atuao em causas cveis e criminais, a DPU. Caso no haja defensor pblico da UF na localidade, a defensoria pode ser exercida pelo defensor pbco da localidade, via convenio. Caso no haja defensor da UF ou do Estado: a defesa do hipossuficiente deve ser feita por outra entidade pbca, que desempenhe a funo de defensor, at que seja instituda a defensoria (ex: ONGs podem prestar consultoria a hipossuficientes). Ver arts. 20 a 22, LC 80/1994: - defensor pbco da UF de categoria especial: atua junto ao TSE. - defensor pbco da UF de 1 categoria: atua perante os TREs. - defensor pbco da UF de 2 categoria: atua perante os juzes e juntas eleitorais. Procuradoria da Fazenda Nacional - PFN: Sanes impostas pela JE: a principal delas, em regra, a multa, que quase sempre cumulativa com outras penas. Outras sanes tpicas no DE: - invalidao (nulidade ou anulabilidade) de certos atos, como o registro de candidato, o alistamento de eleitor, da conveno partidria, do diploma, etc. - obg de fazer/no fazer. Ex: obg de retirar a propaganda fixada indevidamente, obg de apagar a pichao. - excluso de eleitor do cadastro nacional de eleitores. - decretao de inelegibilidade. - perda do mandato. Ver ADPF 167, em que foi solicitada a suspenso de todas as aes de perdas de mandatos at ser identificada a competncia (TSE ou TREs):
16.09.2009: O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, falou na tarde desta quarta-feira (16) sobre as preocupaes de parlamentares em torno dos efeitos da liminar concedida pelo ministro Eros Grau, em Arguio de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 167), que suspendeu o julgamento de recursos originrios no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a diplomao de governadores, vice-governadores, senadores, deputados federais e estaduais e respectivos suplentes. De acordo com Gilmar Mendes, no tm qualquer consistncia comentrios de que a liminar repercutiria sobre a deciso do TSE a propsito da fidelidade partidria. Conforme explicou aos jornalistas, o ministro Eros Grau se limitou a discutir se a questo da competncia para julgamentos de cassao de diploma do TSE ou dos Tribunais Regionais Eleitorais e devem ir em grau de recurso para o TSE. Esta deciso no tem nenhuma repercusso na questo da fidelidade partidria, que tem todo o respaldo da jurisprudncia do STF, afirmou.

7
O presidente do Supremo disse que conversou com o ministro Eros Grau e que a matria dever ser levada a Plenrio no prximo dia 30 de setembro, para votao de referendo da liminar. ... 12. Em face da relevncia da questo e do perigo de leso grave, concedo a liminar ad referendum do Plenrio do Supremo Tribunal Federal para o efeito de, a partir desta data --- sem qualquer reflexo em relao a procedimentos anteriores que tiveram curso no Tribunal Superior Eleitoral --- sobrestar o julgamento de qualquer recurso contra a expedio de diploma ou feitos correlatos por aquela Corte, at a deciso do mrito desta ADPF. (trecho da liminar concedida pelo Min. Eros Grau em 10.09.2009)

- penas de cunho criminal deteno, recluso, alternativas. - penas da lei de improbidade, que possui aplicao subsidiria. A PFN responsvel pela execuo das multas, salvo as de natureza criminal (impostas por fora de processo penal eleitoral). A execuo das multas eleitorais est prevista no art. 367, do CE, que regulamentado pela Resoluo TSE 21975/2004. A execuo dessas multas feita perante a JE. STJ, Smula 374: compete a JE processar e julgar ao para anular dbito decorrente de multa
eleitoral.

Ver art. 109, I, CF e art. 367, CE (desconsiderar a competncia l prevista do MP

para a execuo das multas eleitorais. Hoje pacfico que a competncia da PFN). A multa se trata de cobrana de dvida ativa da UF (art. 3, Res. 21975), observado no que couber a Lei 6830. A multa eleitoral transitada em julgado tratada como ttulo executivo judicial. O juiz eleitoral no pode mandar inscrever as multas eleitorais por si cominadas em DA da UF. O juiz deve comunicar essas multas ao TRE, que ordena a inscrio das multas transitadas em julgado em DA da UF. E o TSE, nas multas que determinar no mbito de sua competncia originria, ordenar diretamente a inscrio em DA da UF. Alguns absurdos: - o valor das multas revertido ao fundo partidrio! - CN editou vrias vezes anistia de multas eleitorais! O CN pode se auto-anistiar, procedimento absurdo referendado pelo STF h alguns anos atrs.
INSTITUTOS JURDICOS DE DIREITO ELEITORAL:

Incio da matria eleitoral propriamente dita. Instituies: rgos ou PJs. diferente de institutos, que so matrias, temas. Sufrgio: participao poltico-institucional.

8
Voto: o cerne do Direito Eleitoral, sendo ele o grande instrumento de Direito Eleitoral. Todas as aes cveis e criminais se prestam preservao do voto. Natureza jurdica: o principal instrumento do sufrgio, que o direito de participao do cidado no processo poltico-institucional. Quanto mais democracia, mais o sufrgio universal. Ver art. 14, caput, CF: A soberania popular ser exercida pelo sufrgio universal e pelo voto direto e secreto,
com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante .

Segundo a doutrina, h 3 correntes sobre a natureza do voto: 1. direito pblico subjetivo: se o voto instrumento para exerccio do dto de sufrgio, o voto em si um dto. E, enquanto dto, uma faculdade, muito embora a participao no processo eleitoral seja obrigatria. Corrente que prevalece. 2. dever: o direito o sufrgio. A partir do momento em que h instituies pblicas, que demandam a manifestao da sociedade, o cidado ter o dever de participar. A soberania ser exercida por todos ns individualmente. O dever o de expressar a vontade, e no o de votar em algum. 3. funo pblica: corrente surgiu na Itlia na dcada de 1930. Se os deputados, senadores, etc. so titulares de funo pbca por delegao, a soberania em si est entre ns. Quem atribui funo exerce funo pbca. Teoria que passa uma idia republicana de direito-dever. Ningum obrigado a votar, tendo a pessoa direito a votar em algum ou no votar. Mas o cidado tem o dever de participar do processo eleitoral, ainda que para votar em branco. Essa a corrente adotada pelo prof. Caractersticas do voto: Caractersticas so qualidades e atributos. Art. 60, 4, II, CF: No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir: ... II
- o voto direto, secreto, universal e peridico.

1. direto: no h intermediao entre eleitores e candidatos, em que os 1s podem diretamente escolher os segundos. No Brasil no h colgio eleitoral, que intermediaria essa escolha. No Brasil somente poder haver eleio indireta na vacncia do cargo do PE nos 2 ltimos anos de governo art. 81, 1, CF.

9
2. secreto: preservao da convico poltica do eleitor, impedindo que sofra influencia na hora do voto. 3. universalidade: todo brasileiro titular do sufrgio (e alguns estrangeiros), mas nem todos votam. A universalidade a tendncia ao universal. 13 a cada 18 brasileiros so autorizados a exercer o voto. A ampliao do sufrgio pode ocorrer (diminuio da idade para voto). A supresso jamais, pena de violao a caracterstica da universalidade do voto. 4. periodicidade: relacionada ao tempo de mandato. Quanto mais longo for o mandato, menor a periodicidade que a populao tem para escolher o titular de determinado cargo. Mandato mais longo: 8 anos para senador. Mandato mais curto: 4 anos para deputado, por ex. Eleies a cada 25 anos, por ex: o voto permanece a ser peridico. Mas, qual a maior e a menor periodicidade admissvel no direito brasileiro? Periodicidade intensa aniquila o mandato; periodicidade pequena suprime o direito do eleitor. Doutrina majoritria entende que o limite fica entre o maior e o menor mandato 4 a 8 anos. Parmetros maiores ou menores violariam essa periodicidade desejada. 5. igualdade: essa caracterstica no consta do art. 60, 4, II, CF. Antigamente, o voto de algum com curso superior, por ex, valia mais. Mas isso no necessariamente indica conscincia poltica. Esse voto igual foi discutido nos EUA no Sculo XIX, tendo sido estabelecido o princpio: one man, one vote. A igualdade consta do prprio caput dos arts. 5 (Todos so iguais perante a lei , sem
distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes)

e 14 (A soberania popular ser exercida pelo sufrgio universal e pelo voto direto e CF.

secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante),

Trata-se de clusula ptrea implcita.

10
6. personalssimo/indelegabilidade: atributo que nasce e morre com o prprio eleitor e que no pode ser delegado. Como o eleitor teria a garantia de que o seu mandatrio votaria no candidato por si designado? Trata-se de clusula ptrea implcita. 7. facultativo/obrigatoriedade: consta do art. 14, 1, CF.
1 - O alistamento eleitoral e o voto so: I - obrigatrios para os maiores de dezoito anos; II - facultativos para: a) os analfabetos; b) os maiores de setenta anos; c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.

Doutrina: o obrigatrio e o facultativo versa sobre o comparecimento ao processo, pois o voto em si facultativo. A doutrina entende que essa a nica caracterstica do voto que no reputada clusula ptrea. Funes do voto: 1. escolher um mandatrio. 2. expressar opinio. Referendo e plebiscito: Previstos no art. 14, CF, como prprio desdobramento do art. 1, CF, que enuncia a soberania popular. O referendo e o plebiscito so o exerccio da soberania popular em matria eleitoral. No Brasil no temos o chamado recall. Regidos pela Lei 9709/1998: Art. 2: plebiscito e referendo so consultas formuladas ao povo, sobre matria de acentuada relevncia de natureza constitucional, legislativa ou administrativa. Caractersticas do plebiscito: Art. 2, 1, Lei 9709. 1. ato consultivo, feito ao titular da soberania (povo), tendo a natureza de consulta. 2. anterioridade: o plebiscito define a medida legislativa ou administrativa a ser adotada pelo poder pbco competente.

11
3. pode ou no vincular o rgo (poder pbco) que est para tomar uma determinada medida. Logo, h plebiscitos vinculantes e no vinculantes, de acordo com que d a entender a Lei 9709. Caractersticas do referendo: Art. 2, 2, Lei 9709. 1. ato decisrio (pois sempre vincula) tomado pelo titular da soberania. 2. posterioridade: ato decisrio tomado pela populao a respeito de medida legislativa ou adm j elaborada, e cuja vigncia e eficcia depende de aprovao da sociedade. Ex: instituto do desarmamento, que foi objeto de um referendo. Sem o referendo, o ato no tem vigncia, tampouco eficcia. Convocao e autorizao do plebiscito e do referendo: Art. 3, Lei 9709. Convocao de plebiscito ou autorizao de referendo levada a efeito mediante decreto legislativo, por proposta de no mnimo 1/3 dos membros de qualquer uma das casas. Decreto legislativo: sempre ato bicameral, sendo espcie normativa que regula competncias exclusivas do CN, tendo efeitos externos. Ver art. 49, XV, CF: autorizar referendo e convocar plebiscito. - plebiscito convocado convoca-se a opinio do povo. - referendo autorizado CN autoriza o povo a decidir em nome do poder pbco. Procedimento do plebiscito: Art. 9, Lei 9709. Procedimento do referendo: Art. 11, Lei 9709 convocao no prazo de 30 dias da promulgao da lei ou da medida administrativa objeto do referendo. Disposies comuns ao plebiscito e ao referendo: Art. 10, Lei 9709: maioria simples, devendo o resultado ser referendado pelo TSE. Art. 12, Lei 9709: procedimento comum do CN, sendo ato bicameral. Execuo do plebiscito e do referendo: Art. 8, Lei 9709: cincia Justia Eleitoral, a quem incumbir:

12
- fixar a data da consulta. - tornar pbca a cdula respectiva, expondo a populao o que significa cada opo. - expedir instrues para a realizao do plebiscito e do referendo. - assegurar a gratuidade nos meios de comunicao de massa grupos devem expor os seus motivos para o sim ou o no. Prxima aula: alistamento eleitoral (capacidade eleitoral ativa), inelegibilidades e perda ou suspenso de mandato.

Das könnte Ihnen auch gefallen