Sie sind auf Seite 1von 9

AUDAIR RIBEIRO LIMA

O LDICO NA EDUCAO INFANTIL E NO 1 ANO (Incluso de projetos de Entretenimento, de jogos ldicos, nas aulas das crianas do 1 ano.)

NOVEMBRO DE 2011
1

AUDAIR RIBEIRO LIMA

O LDICO NA EDUCAO INFANTIL E NO 1 ANO (Incluso de projetos de Entretenimento, de jogos ldicos, nas aulas das crianas do 1 ano.)

Pr - Projeto solicitado pela professora Franueza Rocha dos Santos Mascarenhas Lustosa ministrante da disciplina Prtica e Pesquisa Educacional I do curso Graduao em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piau UESPI, Campus Deputado Jesualdo Cavalcanti Barros.

Corrente, 20 de Novembro de 2011


2

SUMRIO

Introduo .........................................................................................................................04 Problema ........................................................................................................................04

Objetivos ...........................................................................................................................05 Geral ..........................................................................................................................05 Especficos ................................................................................................................05 Justificativa .......................................................................................................................05 Fundamentao terica ....................................................................................................06 Metodologia ......................................................................................................................06 Cronograma ......................................................................................................................07 Bibliografia ........................................................................................................................07

1- INTRODUO A Lei de Diretrizes e Bases da Educao, no seu artigo 80, define que Educao a Distancia (EaD) como uma forma de ensino que possibilita a auto aprendizagem com a mediao de recursos didticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informao, utilizados isoladamente ou combinados, e vinculados por diversos meios de comunicao. A internet a principal ferramenta nesse modelo de ensino, atravs dela foi possvel ultrapassar os limites fsicos dando oportunidade a que o discente construa o conhecimento no seu ambiente domstico, de trabalho ou onde mais desejar. Por outro lado o distanciamento professor/aluno impe limitaes na construo de valores agregados ao processo educativo presencial no que toca a aplicao de mtodos de avaliao disponveis. Em decorrncia de tal realidade necessrio que se faa uma reviso critica do que avaliao e como ela vem sendo empregada no ensino a distancia. 2. PROBLEMA

Em seu contexto geral a EaD deveria integrar atividades em conjunto com as novas tecnologias de informao de maneira que estas sirvam como ferramentas qualitativas e inovadoras e que tenham a capacidade de instrumentalizar alunos e professores para o desenvolvimento de novos mtodos de trabalho, porm no municpio de Corrente alguns destes pontos ainda deixam a desejar. Quais os fatores que ocasiona o desestmulo, frustrao e que leva o aluno da EaD evadir?
4

Reajustes necessrios para que o planejamento do Ensino a Distancia em Corrente atinja os objetivos traados. Como se da efetivao do ensino a Distancia no municpio de Corrente?

3- OBJETIVOS: 3.1- GERAL: Identificar no municpio de Corrente quais so os fatores da educao a Distncia que ocasiona o desestmulo, a frustrao e que leva o discente a evadir, apontar os reajustes necessrios para que o planejamento do Ensino a Distncia em Corrente atinja os objetivos traados, e efetive de fato um ensino de qualidade no Municpio de Corrente. 3.2- ESPECFICOS: Proporcionar solues que visem reduzir os fatores que levam os estudantes do ensino a Distncia do municpio de Corrente PI a evadirem. Identificar aonde o planejamento do ensino a distncia em Corrente precisa ser ajustado, a fim de atingir os objetivos traados. Apontar alguns fatores necessrios para que ocorra a efetivao do ensino a distancia no municpio de Corrente.

4- JUSTIFICATIVA Acredita se que esse projeto seja de grande importncia, pois aborda um tema bastante atual na educao piauiense e que est em constante evoluo (problemtica da EaD em especial no municpio de corrente PI). Isso faz com que ao entrar nesta modalidade de ensino, estudante se sinta na responsabilidade de saber como ele funciona, seus pontos fortes, seus pontos fracos e em que ele precisa ter afinidade, j que o custo para implantao, instalao e manuteno relativamente alto. Mesmo assim dependendo do lugar, e infelizmente Corrente um desses a qualidade do som e da imagem s vezes deixa a desejar.
5

Por ser o bero da educao no estado do Piau e ter enraizado o ensino presencial, o municpio de corrente est encontrando dificuldades em adotar uma forma de ensino exclusivamente atravs de tecnologias. Este projeto requer uma ateno especial, pois o principal foco entender as dificuldades encontradas na implantao do Ensino a Distancia, j que o municpio est em uma fase de transio, isto comeando a adotar o modelo do ensino a Distancia na educao. Sem falar no predomnio de interao virtual fria, tais como textos, formulrios, imagens estticas e listas para discurso.

5- FUNDAMENTAO TERICA Definies preliminares do curso de Educao a Distncia Fatores que dificultam a aprendizagem e que leva os estudantes do ensino a Distncia no municpio de Corrente ao desestmulo e consequentemente a evadirem A relao custo benefcios do ensino a Distncia no municpio de Corrente Limites para a implantao da Educao a Distncia via internet em Corrente Tutor, professor e estudante: importncias e funes Adaptaes e mudanas necessrias para que ocorra de fato a efetivao do ensino a Distncia no municpio de Corrente PI

6- METODOLOGIA Tipo de pesquisa: bibliogrfica e qualitativa. Tcnica de coleta de dados: Os dados sero coletados atravs das tcnicas de pesquisa em livros, sites, observao e entrevista. Procedimentos: O trabalho ser aplicado mediante o roteiro elaborado, com a finalidade de discutir alguns aspectos referentes ao tema dificuldades do Ensino a Distancia no municpio de Corrente no Piau.
6

Local: Corrente PI Participantes: Alunos desistentes, alunos que ainda esto cursando e tutores. 7- CRONOGRAMA

ETAPAS Definio do problema Seleo Bibliogrfica Definio da metodologia Elaborao do Projeto Fichamento das Leituras Elaborao e testagem de instrumentos de coleta de dados Redao preliminar da fundamentao terica Coleta de dados Anlise dos resultados da pesquisa Concluso Elaborao do relatrio final do projeto artigo cientifico

Agosto X X X X X

Setembro Outubro Novembro

X X X X X X

X X X X

8- REFERENCIAS BIBLIOGRFICAS GUEDES, Gildsio. Introduo Educao a Distancia, EDUFPI, Teresina PI, 2007. ALVES, L. e NOVA, Cristiane (Org.). Educao a distancia. So Paulo: Futura, 2003. ALMEIDA, Fernando Jos. Educao a Distancia: Formao de Professores em Ambientes e Colaborativos de Aprendizagem. So Paulo: Projeto NAVE, 2001.
7

Das könnte Ihnen auch gefallen