Sie sind auf Seite 1von 21

5 ANO

Compreenso Oral Descritores de Desempenho

ANUALIZAO DE LNGUA PORTUGUESA

ESCOLA S 2/3 de guas Santas


Prestar ateno ao que ouve, de modo a tornar possvel: reformular o enunciado ouvido; cumprir instrues dadas; responder a perguntas acerca do que ouviu; explicitar o assunto, tema ou tpico; fazer inferncias e dedues; distinguir facto de opinio, relatar o essencial de uma histria ouvida ou de uma ocorrncia Utilizar procedimentos para reter e alargar a informao recebida: registar tpicos, tomar notas; preencher grelhas de registo; pedir informaes e explicaes complementares. Ouvinte (DT C1.1.) Contexto Oralidade (DT C1.1.) Meta Final 2) O aluno faz perguntas e comentrios pertinentes acerca de exposies e de debates

Contedos Metas de Aprendizagem


MF1) O aluno toma nota dos pontos principais de uma exposio, de um debate, de um programa de TV. M Final 5) O aluno formula perguntas adequadas situao, ao interlocutor e audincia, e com pertinncia para o assunto. Manifestar a reao pessoal ao texto ouvido. MF3) O aluno avalia a eficcia do discurso oral em funo dos recursos lingusticos e gestuais utilizados pelos falantes. Distinguir traos caractersticos especficos do oral Texto oral e texto escrito Oralidade (DT C1.1.

Expresso Oral Descritores de Desempenho


Usar da palavra de modo audvel, com boa dico e num dbito regular.

Contedos

Acento, entoao, pausa (DT B.1.)

Metas de Aprendizagem
Respeitar princpios reguladores da atividade discursiva: na produo de enunciados de resposta; na colocao de perguntas; na formulao de pedidos; na justificao de pontos de vista. Produzir textos orais: combinar com coerncia uma sequncia de enunciados; distinguir com clareza uma introduo e um fecho; exprimir o(s) conhecimento(s), emitir opinies; Princpio de cooperao (DT. C1.1.1.) Frase interrogativa MF5) O aluno formula perguntas adequadas situao, ao interlocutor e audincia, e com pertinncia para o assunto. MF 6) O aluno adapta o discurso em funo das reaces do interlocutor. MF8) O aluno expe informao sobre um tema, usando descries pertinentes para destacar os aspectos mais importantes. M 9) O aluno usa o vocabulrio tcnico exigido nas disciplinas curriculares Texto oral Sequncia de enunciados (DT. C1.2.) Ler em pblico, em coro ou individualmente. Interagir com espontaneidade e -vontade em situaes informais de comunicao: iniciar, manter e terminar conversas simples com diversos tipos de interlocutores; respeitar os princpios adequados s convenes que regulam a interao verbal e no verbal. Locutor e interlocutor Dilogo (DT C1.1.) Princpios de cooperao e cortesia (DT. C1.1.1.) Formas de tratamento MF4) O aluno contribui na discusso a pares ou em pequeno grupo para a consecuo de um objectivo comum (e.g.:planeamentodetarefas; distribuio de papis). MF7) O aluno interage verbalmente de uma forma confiante e participa construtivamente na discusso a pares

ou em grupo.

Expresso Oral Descritores de Desempenho


Fornecer um contributo eficaz para o trabalho coletivo, na turma ou grupo, em situaes mais formais: pedir oportunamente a palavra e esperar pela sua vez; apresentar os seus pontos de vista e fund-los em argumentos vlidos; facilitar o entendimento entre os participantes; sintetizar o essencial.

Contedos

Tipologiatextual: conversacional (DT. C1.2.) texto

Metas de Aprendizagem
MF10) O aluno usa a complexidade gramatical requerida em exposies orais produzidas em contexto escolar. MF11) Ao expor oralmente, o aluno usa uma dico clara e um volume de voz adequado e mantm o contacto visual. MF12) O aluno expe de forma confiante e segura em contexto escolar.

Leitura Descritores de Desempenho


Ler de modo autnomo, em diferentes suportes, as instrues de actividades ou tarefas. Detectar o foco da pergunta ou instruo, de modo a concretizar a tarefa a realizar. Localizar a informao a partir de palavra ou expresso chave e avaliar a sua pertinncia. Utilizar tcnicas adequadas ao tratamento da informao: sublinhar; tomar notas; esquematizar; preencher grelhas de registo; sintetizar. Antecipar o assunto de um texto, mobilizando conhecimentos anteriores. Texto (DT C1.2.) Configurao grfica, produo de sentido (DT C1.2.) Significado (para)lingustico, sentido textual MF40) O aluno confronta informao sobre a vida ou a obra de um autor, recolhida em obras de referncia ou stios da Internet, e regista os elementos relevantes.

Contedos

Leitor (DT C1.2.) Enunciado instrucional (DT C1.2.)

Metas de Aprendizagem
MF35) O aluno l, de forma autnoma e eficaz, textos expositivos sobre as diferentesdisciplinascurriculares, monitorizando a compreenso (e.g.: reler; sublinhar).

Leitura Descritores de Desempenho


Definir uma orientao de leitura e fixar-se nela. Fazer uma leitura que possibilite: confirmar hipteses previstas; identificar o contexto a que o texto se reporta; explicitar a inteno comunicativa ou funo dominante e registo(s) utilizado(s); demarcar diferentes unidades de forma-sentido; identificar pelo contexto ou pela estrutura interna o sentido de palavras, expresses ou fraseologias desconhecidas; detetar informao essencial e acessria; captar sentidos implcitos, fazer inferncias, dedues; explicitar o sentido global de um texto.

Contedos

Contextosociocultural,histrico, cientfico, artstico, ficcional (DT C1.1.). Inteno comunicativa Registo de lngua (DT C1.1.); significao lexical (DT B5.2.) Informao (DT C1.1.) Valores semnticos genrico especfico; (DT B6.1.) tempo anterior-simultneo-posterior; (DT B6.2.) Processos interpretativos inferenciais (DT C1.2.) Macro e microestruturas textuais (DT C1.2.) Reconto, sntese

Metas de Aprendizagem
MF25) O aluno detecta o sentido figurado ou conotativo de palavras, expresses ou frases usadas no texto. MF26) O aluno usa pistas contextuais para inferir o sentido de palavras polissmicas. MF38) O aluno utiliza por iniciativa prpria a biblioteca para estudar, consultar obras de referncia, requisitar livros, aceder Internet38) O aluno utiliza por iniciativa prpria a biblioteca para estudar, consultar obras de referncia, requisitar livros, aceder Internet Recontar e sintetizar textos. Identificar relaes, formais ou de sentido, em vrios textos, abrindo redes intertextuais. Intertextualidade (DT C1.2.) Aluso MF28) O aluno compara textos diferentes sobre o mesmo assunto (e.g.: notcias; entrevistas; poemas). MF32) O aluno identifica esquemas de construo de textos expositivos. MF37) O aluno procura e l, de forma autnoma, textos no ficcionais (e.g.: biografias e autobiografias; relatos sobre factoshistricos;descriesde fenmenos naturais ou de experincias cientficas). Detetar traos caractersticos de diferentes tipos de texto ou sequncias textuais. Tipologia de textos: narrativos,

descritivos,argumentativos, instrucionais,conversacionais, preditivos (DT C1.2.)

Leitura Descritores de Desempenho


Ler em voz alta com fluncia e expressividade para partilhar informaes e conhecimentos.

Contedos Metas de Aprendizagem


MF36) O aluno selecciona e usa formas de leitura (e.g.: diminuio da velocidade de leitura; focalizao em palavras-chave; leitura em voz alta), de acordo com a dificuldade do vocabulrio do texto e a familiaridade com o assunto. Fazer apreciaes crticas sobre um texto, incidindo sobre o contedo e sobre a linguagem. Identificar marcas de literariedade nos textos: mundos representados; utilizao esttica dos recursos verbais. Configurao textual; coerncia (DT C1.2.); (DT C1.2.) Registo de lngua, coeso; progresso temtica Texto literrio (DT C1.2.) em prosa em verso (prosa potica; verso livre) MF31) O aluno identifica elementos que compem a estrutura efabulatria (e.g.: caracterizao de personagens; valor do dilogo). MF45) O aluno aprecia uma obra com base em diferentes aspectos (e.g.: caracterizaodaspersonagens; construo do enredo; seleco dos temas). Distinguir modos e gneros de textos literrios a partir de critrios dados. Manifestar-se em relao a aspetos da linguagem que conferem a um texto qualidade literria. Modos literrios (DT C1.2.): narrativo, lrico, dramtico Recursos retricos (DT C1.3.1.) de natureza fonolgica: assonncia; aliterao; onomatopeia de natureza sinttica: enumerao; anfora; apstrofe de natureza semntica: comparao; metfora; personificao MF29) O aluno identifica efeitos de sentido produzidos por recursos estilsticos.

Leitura Descritores de desempenho


Distinguir diferentes vozes (perspetivas) no interior de um mesmo texto e valores (socioculturais, ticos, estticos ou outros) que veiculam. MF43) O aluno reconhece, atravs da leitura de obras de diferentes culturas, a importncia da literatura na aquisio de conhecimentos e no alargamento de experincias pessoais Selecionar, por sua iniciativa e de acordo com o seu gosto pessoal, obras de extenso e complexidade crescente. MF39) O aluno l autonomamente textos de diferentes gneros (e.g.: narrativas de viagens; fico histrica; fico cientfica; peas de teatro; sonetos; baladas). MF41) O aluno apresenta, oralmente ou por escrito, ideias e sentimentos suscitados pela leitura de obras literrias, em actividades de socializao da leitura (e.g.: clubes de leitura). MF42) O aluno l autonomamente obras integrais de autores portugueses e estrangeiros,seguindoassuas preferncias e as recomendaes de outros leitores. Expor o sentido global de um texto narrativo ou de partes especficas do mesmo. Texto narrativo: componentes estrutura da narrativa.

Contedos Metas de Aprendizagem


MF30) O aluno detecta no texto opinies convergentes ou divergentes sobre o mesmo assunto. Fazer a leitura integral de textos literrios representativos dos trs modos literrios. Expressar ideias e sentimentos provocados pela leitura de um texto literrio.

Leitura Descritores de Desempenho


Explicitar os temas dominantes e caractersticas formais de poemas.

Contedos

Texto potico: estrutura compositiva: tipos de estrofe, rima plurissignificao (DT.C.1.2)

Metas de Aprendizagem
Expor o sentido global de um texto dramtico, estabelecendo relaes entre o texto e o desenvolvimento cnico. Texto dramtico: componentes organizao estrutural: ato, cena, fala, indcaes cnicas

Escrita Descritores de Desempenho


Redigir com correo enunciados para responder a diferentes propostas de trabalho: organizar as respostas de acordo com o foco da pergunta ou pedido; combinar os enunciados numa organizao textual com coeso e coerncia; cuidar da apresentao final do texto escrito. Utilizar tcnicas especficas para selecionar, registar, organizar ou transmitir informao. Definir a temtica, a inteno, o tipo de texto, o(s) destinatrio(s) e o suporte em que o texto vai ser lido.

Contedos

Escrita (DT C.1.1.)

Metas de Aprendizagem
MF49)O aluno redige com correco Escrita compositiva (quem, o qu, formal e sintctica, mobilizando recursos quando, onde, como, porqu)expressivos (e.g., adjectivao, comparao, metforas). Recursoslingusticos:lexicais, sintticos, semnticos, discursivos e 66) O aluno elabora respostas escritas a questes sobre temas das disciplinastextuais curriculares. Recado, aviso Texto escrito Tipologia textual (DT C1.2.) Textonarrativo,descritivo, instrucional, conversacional MF46)Oalunoseleccionao conhecimento relevante para construir o texto, sendo capaz de recorrer a diferentes modos de representao da informao (e.g.: textos orais e escritos, grficos, imagens, esquemas). MF47) O aluno selecciona o tpico e hierarquiza os subtpicos em funo dos objectivos visados. Fazer um plano, esboo prvio ou guio do texto: estabelecer objetivos; selecionar contedos; Redigir o texto: articular as diferentes partes planificadas; Deixis, anfora selecionar o vocabulrio ajustado ao contedo; construir os dispositivos de encadeamento (crono)lgico, de retoma e de substituio que assegurem a coeso e a continuidade de sentido; Configurao grfica; pontuao e sinais auxiliares de escrita, ortografia Macro e microestruturas textuais (DT C1.2.) Coeso, Coerncia MF48) O aluno elabora o plano do texto tendo em conta a especificidade do gnero. MF50) O aluno selecciona o vocabulrio adequado ao assunto e destinatrio.

Escrita Descritores de Desempenho


dar ao texto a estrutura compositiva e o formato adequados; respeitar regras de utilizao da pontuao; adotar as convenes (orto)grficas estabelecidas. MF52) O aluno usa correctamente os sinais de pontuao. MF53) O aluno usa os pargrafos para estruturar o texto, fazendo-lhes corresponder uma ideia central. MF60) O aluno marca discursivamente os momentos de abertura, de desenvolvimento e de fechamento. MF61) O aluno usa consistentemente os tempos e as pessoas do discurso e da narrativa. Rever o texto, aplicando procedimentos de reformulao: acrescentar, apagar, substituir. Margens, cabealho, rodap, notas

Contedos Metas de Aprendizagem


MF51) O aluno usa construes sintcticas diversificadas quanto complexidade frsica e articulao entre elas.

Escrita Descritores de Desempenho


Produzir textos que obrigam a uma organizao discursiva bem planificada e estruturada, com a inteno de: resumir; relatar, descrever; dar instrues; comentar; Resumo Relato, descrio Receita, anncio Comentrio

Contedos Metas de Aprendizagem


MF55) O aluno corrige o texto, tendo em conta a correco formal, as caractersticas do gnero em causa e a relevncia do contedo expresso. MF68) O aluno usa tcnicas de contraco de pargrafos e de textos. MF69) O aluno organiza as palavras e ideias-chave a partir de uma exposio oral ou escrita. MF70) O aluno ordena e hierarquiza, com alguma especificao, a informao sobre o tpico e os subtpicos. MF73) O aluno elabora textos de opinio (e.g.: carta de leitor; comentrio em blogues; carta de solicitao).

Escrita Descritores de Desempenho Contedos Metas de Aprendizagem

MF59) O aluno redige narrativas, desenvolvendo a informao relativa aos diversos elementos estruturais (e.g.: narrativa de aventura; conto; biografia; relato de viagem; notcia). Escrever textos, por sua iniciativa, para expressar conhecimentos, experincias, sensibilidade e imaginrio. Retrato Poema Histria, dilogo Intervir em rede, utilizando dispositivos tecnolgicos adequados: participar em projetos de escrita colaborativa, em grupo ou em rede alargada.
Texto narrativo:

MF56) O aluno usa os recursos do computador para atribuir ao texto uma configurao grfica que esteja ao servio da compreenso. MF58) O aluno divulga textos da sua autoria, no mbito de projectos da turma e da escola, ou por iniciativa prpria, respondendo s apreciaes dos leitores relativas aos seus textos. MF63) O aluno transforma texto narrativo em texto para teatro (e.g.: episdio em cena). Escrever textos, experimentando novas configuraes textuais, com marcas intencionais de literariedade.
componentes estrutura da narrativa Texto potico: estrutura compositiva plurissignificao Texto dramtico: componentes organizao estrutural Recursos expressivos

CEL Descritores de Desempenho Contedos Metas de Aprendizagem


MF89) O aluno usa a parfrase para testar a validade do significado que atribuiu s palavras novas. O aluno usa a parfrase para testar a validade do significado que atribuiu s palavras novas. MF80) O aluno selecciona palavras e expresses que exprimem com preciso as ideias que pretende transmitir. MF84) O aluno usa recursos para tirar dvidas (gramticas; pronturios). MF90) O aluno usa recursos para aprender o significado de palavras novas (e.g.: catlogo individual de recursos; dicionrios, enciclopdias). MF Identificar unidades mnimas com valor distintivo nas palavras. Sons e fonemas (DT. B1.1.) Fonema Sequncias de sons (DT. B1.1. 2.) Ditongo Hiato Identificar em enunciados orais e escritos a variao em vrios planos (fonolgico, lexical, sinttico, semntico e pragmtico). Mudana lingustica (DT A.4.) Fatores internos e externos e tipos de mudana (DT A.4.1.) Consultar regularmente obras lexicogrficas, mobilizando a informao na anlise da receo e da produo no modo oral e escrito. Dicionrio monolingue, d e sinnimos (DT D.1.) Distinguir ditongos de sequncias de duas vogais que no pertencem mesma slaba.

CEL Descritores de Desempenho Identificar diferentes estruturas silbicas nas palavras Sistematizar as propriedades de distino entre palavras variveis e invariveis. Explicitar categorias relevantes para a flexo das classes de palavras variveis. Sistematizar paradigmas flexionais regulares dos verbos. Identificar paradigmas flexionais irregulares em verbos de uso muito frequente. Estrutura silbica Morfologia flexional (DT B.2.2.) Palavras variveis e invariveis (DT B.2.2.) Flexo (DT B.2.2.1.): Pronomes pessoais Verbo regular Vogal temtica: paradigmas flexionais da 1.a, 2.a e 3.a conjugao Formas verbais finitas: mais-que-perfeito do indicativo; condicional (tempo e modo); presente, imperfeito e futuro do conjuntivo Verbo irregular MF81) O aluno reconhece e respeita as propriedades de seleco dos verbos principais e dos conectores que fazem parte do seu capital lexical. MF83) O aluno identifica e usa as formas dos verbos irregulares que fazem parte do seu capital lexical. MF92) O aluno identifica classes e subclasses de verbos e mobiliza esse conhecimento na compreenso e na produo de textos. MF85) O aluno identifica e usa prefixos e sufixos menos frequentes. Contedos Metas de Aprendizagem Explicitar padres de formao de palavras complexas. Distinguir regras de formao de palavras por composio de duas ou mais formas de base. Deduzir o significado de palavras complexas a partir do valor de prefixos e sufixos nominais, adjetivais e verbais do portugus contemporneo. Processos morfolgicos de formao de pala- vras (DT B.2.3.) Palavras complexas Derivao (DT B.2.3.1.) Afixao Composio: morfolgica; morfossinttica (DT B.2.3.2.)

CEL Descritores de Desempenho Distinguir classes abertas e fechadas de palavras. Contedos Classe aberta e classe fechada de palavras (DT B.3.1; B.3.2.) Metas de Aprendizagem MF93) O aluno identifica as classes e subclasses fechadas de palavras e mobiliza esse conhecimento na compreenso e na produo de textos. Explicitar propriedades distintivas de classes e subclasses de palavras. Sistematizar as propriedades na base das quais se pode distribuir o lxico do portugus em dez classes gramaticais. Nome Adjetivo Determinante: interrogativo Pronome Quantificador: universal; existencial (DT B. 3.2.) Verbo principal: intransitivo; transitivo direto, indireto, direto e indireto; (DT B. 3.1.) Preposio Advrbio: de predicado (DT B.3.1.) Interjeio (DT B.3.1.) Conjuno coordenativa: copulativa, adversa- tiva, disjuntiva Conjuno subordinativa: causal; temporal; (DT B.3.2.) Pronome: prclise, mesclise, nclise MF82) O aluno identifica e usa as formas dos paradigmas dos pronomes. Utilizar o pronome pessoal tono (reflexo e no reflexo) em adjacncia verbal. Distinguir os constituintes principais da frase. Sistematizar processos sintticos. Frase e constituintes da frase (DT B4.1) Grupo nominal (GN) Grupo verbal (GV) Concordncia (DT B4.5) MF91) O aluno identifica e distingue os tipos de frases e mobiliza esse conhecimento em situaes de uso da lngua, orais e escritas. MF95) O aluno reconhece e aplica o processo de concordncia objectopredicativo do objecto. Explicitar a relao entre constituintes principais de frases e as funes sintticas por eles desempenhadas. Funes sintticas (DT B4.2.) GN\Sujeito GV\Predicado

CEL

Descritores de Desempenho

Identificar diferentes realizaes da funo sinttica de sujeito. Distinguir as funes sintticas de constituintes selecionados e no selecionados pelo verbo. Exolicitar as convenes do uso do vocativo em enunciados orais ou escritos Explicitar processos sintticos de articulao entre frases complexas. Sujeito Contedos Metas de Aprendizagem Complemento: direto; indireto Vocativo Coordenao entre frases: Orao coordenada copulativa, disjuntiva, adver- sativa Subordinao: Orao subordinada adverbial: causal; tempo- ral (DT B.4.4.) MF94) O aluno identifica os diferentes tipos de oraes coordenadas, as oraesrelativas(restritivase explicativas) e as oraes completivas de verbo. MF l 96) O aluno reconhece efeitos de sentido associados a diferentes ordens de palavras. MF97) O aluno distingue significados associados a processos sintcticos de formao de frases complexas (e.g.: interpretao restritiva vs. explicativa das oraes relativas; interpretaes factuais e hipotticas de subordinadas causais e condicionais)

CEL Descritores de Desempenho Identificar diferentes significados de uma mesma palavra ou expresso em distintos contextos de ocorrncia. Contedo Relaes semnticas entre palavras Metas de Aprendizagem 79) O aluno identifica a rede de significados e usos das palavras polissmicas que conhece. MF88) O aluno identifica e usa expressesfixasrecorrentese expresses idiomticas e provrbios. Explicitar relaes semnticas de: semelhana e oposio. Detetar processos irregulares de formao de palavras e de inovao lexical. Identificar duas funes bsicas da linguagem verbal que do origem ao significado das frases e dos enunciados: referir entidades, localizaes temporais e espaciais; descrever situaes e relaes entre as entidades. Utilizar diferentes processos de negao em enunciados e frases. Distinguir recursos verbais que podem ser utilizados para localizar no tempo as situaes descritas nos enunciados: tempos verbais; grupos preposicionais e adverbiais temporais; oraes temporais. Onomatopeia Valores semnticos da frase (DT B.6.) Significado Referncia e predicao (DT B.6.1.) Frase afirmativa e frase negativa (DT B.6.1.) Tempo (DT B.6.2.) anterior simultneo posterior

CEL Descritores de Desempenho


Explicitar relaes pertinentes entre a sequncia dos enunciados que constituem um discurso e quem o produz; a quem se destina; a inteno e o efeito conseguido; a situao particular em que ocorre; o tema ou assunto; o registo (in)formal. Caracterizar modalidades discursivas e sua funcionalidade. Detetar, nas formas de realizao de um enunciado, o objetivo do locutor, tendo em conta o contexto em que a interao ocorre.

Contedos

Comunicao e interaco discursiva (DT C.1.) Inteno comunicativa Registo de lngua formal e informal (DT C.1.1.)

Metas de aprendizagem
Dilogo (DT C.1.1.) Atos de fala diretos e indiretos (DT C.1.1.) Assertivos (afirmaes, descries, constataes, explicaes); directivos (ordens, pedidos, convites, sugestes); Explicitar princpios bsicos reguladores da interao discursiva, aplicando-os eficazmente nos enunciados que produz. Distinguir, na receo de enunciados, ou utilizar intencionalmente na sua produo, unidades lingusticas com diferentes funes na cadeia discursiva: Princpios reguladores da interao discursiva (DT C.1.1.1.) Cortesia (formas de tratamento) Cooperao (qualidade, quantidade, relao, modo) Marcadores discursivos (DT C.1.1.); conectores discursivos aditivos ou sumativos; conclusivos e explicativos MF80) O aluno selecciona palavras e expresses que exprimem com preciso as ideias que pretende transmitir.

CEL Descritores de Desempenho ordenao; Contedos Marcadores discursivos (DT C.1.1.); conectores discursivos aditivos ou sumativos; conclusivos e explicativos Metas de Aprendizagem MF98) O aluno usa as propriedades de seleco de tempo e de modo dos verbos superiores e dos conectores que fazem parte do seu capital lexical na compreenso e na produo de frases complexas. Identificar nos enunciados recebidos ou produzidos as unidades lingusticas que referenciam a sua enunciao. Enunciao, enunciado, enunciador (quem), lugar (onde) e tempo (quando) da enunciao (DT C.1.1.) Identificar informao no explicitada nos enunciados,recorrendoaprocessos interpretativos inferenciais. Distinguir modos de reproduo do discurso no discurso, quer no modo oral quer no modo escrito Detetar, em sequncias de enunciados orais ou escritos, caractersticas inerentes textualidade: autonomia (sequncia de enunciados com um princpio e um fim delimitados); autoria (sequncia de enunciados produzida por um ou mais autores); Enunciar, por comparao, as principais diferenas entre texto realizado no modo oral e texto realizado no modo escrito, no que se refere a utilizao de recursos extraverbais e verbais. Pressuposio; implicao (no contradio) (DT C.1.1.3.) Discurso direto Texto (DT C.1.2.) Tipologia de textos: narrativo, descritivo, instrucional, conversacional, preditivo (DT C.1.2.) Autor Sentido global; macro e microestruturas textuais; sequncia textual; tipologia textual Leitor; ouvinte Texto oral; texto escrito (DT C.1.1.) MF101) O aluno identifica variao sintctica sensvel ao modo (oral/escrito) e situao (formal/informal).

CEL Descritores de Desempenho Explicitar regras de uso de sinais de pontuao para: delimitar constituintes da frase; representar tipos de frase. Aplicar regras de uso de sinais auxiliares da escrita. Contedos Sinais de pontuao (DT E.2.) Metas de Aprendizagem MF100) O aluno pontua correctamente as frases complexas. Sinais auxiliares de escrita: aspas, parnteses curvos Aplicar regras de configurao grfica dos textos, das unidades textuais ou das palavras. Configurao grfica (DT E.3.): alnea; marcas e numeraes Explicitar regras: ortogrficas; de acentuao grfica; de translineao. Regras ortogrficas, de acentuao grfica e de translineao Desambiguar sentidos que decorrem de relaes entre a grafia e a fonia de palavras. Relaes entre palavras escritas e entre grafia e fonia (DT E.5.) Relaes entre palavras escritas e entre grafia e fonia (DT E.5.)

Das könnte Ihnen auch gefallen