Sie sind auf Seite 1von 41

HOMOSSEXUALIDADE E A BBLIA

Por BISPA HAYA

INTRODUO
Neste midrash (estudo), vamos tentar rever todas as passagens bblicas relevantes, que so conhecidas por, supostamente, condenarem a homossexualidade, e o homossexualismo. Tentaremos identificar as bases histricas da homofobia. Veremos alguns problemas, encontrados pelos pesquisadores, ao interpretar o que os autores originais, quiseram nos dizer, a respeito de Deus, e dos seus desgnios, e desejos para o homem. Comearemos perguntando e respondendo algumas questes.

A Bblia condena a homossexualidade?


Quem cresceu na tradio Judaico Crist, bem provvel, ter aprendido que a resposta para esta questo, seja sim. Entretanto, explorando a Bblia, descobriremos que, no s, no existe, nenhum tipo de condenao homossexualidade, como conhecida nos dias atuais; mas, tambm, encontraremos diversas passagens, que so afirmaes positivas de amor, compaixo, e herosmo, relacionadas aos homossexuais.

Como surgiu a idia de condenao da homossexualidade?


Philo, um importante pesquisador do Judasmo, que viveu entre 20 a.C. at 50 d.C. teve grande influncia na interpretao bblica. Em relao sexualidade, ensinou, que uma das funes primrias de todo homem, era a procriao; e, que, toda e qualquer expresso sexual, que no produzisse descendncia legtima, era antinatural. Em um contexto, onde a violncia dos vizinhos em guerra era muito comum; e, onde o tamanho de uma famlia, principalmente os filhos garantiria proteo; onde nica segurana e amparo dispensados aos idosos, seriam seus filhos, e netos; extremamente fcil de se perceber, a importncia de se ter uma abundante descendncia.

Se a condenao Homossexualidade uma idia da Antiguidade, porque muitas Igrejas ainda a ensinam hoje em dia?
Tradio! Tradio foi definida, como a homenagem que se presta aos mortos. Baseando seus ensinamentos nos ensinamentos de Philo, e de outros, a Igreja tem mantido as suas portas fechadas aos homossexuais durante a maior parte dos ltimos dois mil anos. A histria est repleta de relatos lastimveis, e de tortura, perpetrados contra homossexuais, inclusive as execues. Os pesquisadores heterossexuais, no tiveram razo para pesquisar o que a Bblia diz a respeito da homossexualidade, e dos homossexuais. Caso pesquisadores homossexuais tivessem pesquisado este assunto, teriam certamente sido perseguidos, e vtimas de execuo. No se comeou nenhuma pesquisa sria a este respeito antes do sculo XX. possvel, que uma das razes, pela qual a Igreja Catlica tem mantido sua postura tendenciosa, parcial, e preconceituosa contra os homossexuais, ao longo dos sculos, para evitar ser rotulada como uma Igreja homossexual; uma vez que, no permitido aos padres, e s madres, o casamento.

Quer dizer que a Igreja intencionalmente omitiu informaes por serem contrrias as tradies?
Sim, os Pesquisadores, tm at um nome para isto: Ciclo Hermenutico. Hermenutica, em primeiro lugar, a prtica da interpretao bblica. A interpretao de escrituras sempre necessria, porque nem tudo o que um escritor pensa, ou experimenta, pode ser interpretado literalmente; ou, no popular, ao p da letra. Alm disto, palavras podem ter mais de um significado, e, em caso de interpretao de escrituras, em que foram utilizadas lnguas da Antiguidade, dificuldades adicionais certamente surgiro.

A Enciclopdia Bblica Padronizada Internacional (Vol. 2, pp. 864) declara:


"O Intrprete, tem sempre que conjeturar sobre o significado de um determinado meio de comunicao que ele deseja dominar. Deve tentar vrios significados diferentes, possveis, que determinadas palavras ou frases cruciais podem assumir; at que haja coerncia entre estes termos cruciais, e a idia geral do texto." Este processo pode levar dias, semanas, meses ou mesmo anos, desde o seu incio at a sua concluso.. O Ciclo Hermenutico ocorre, quando a mente do Intrprete, est to satisfeita, e encantada, com toda a evidncia e coerncia, que a sua prpria interpretao, consegue propositadamente, retirar do texto, o que uma interpretao diferente, do mesmo material, facilmente desperta como uma reao marcada pela ira e pela clera; ainda que esta interpretao diferente, tambm apresente coerncia e muitas evidncias, que suportem tal interpretao. Em outras palavras, importante trabalhar muito para entender isto, para conceber esta idia, e buscar evidncias que a suportem. Ex: Se voc tem uma interpretao diferente, eu no quero nem saber, e

nem ouvir! Claro que os Pesquisadores resguardam-se quanto a esta prtica lamentvel, mas, em se tratando de um assunto to ameaador, to intimidante, e delicado como a homossexualidade, no muito difcil perceber, porque este preconceito ainda persiste nos dias atuais.

Onde comeamos?
Antes que possamos iniciar um estudo detalhado sobre o que a Bblia realmente diz, ou no, a respeito da homossexualidade, temos que nos deparar com alguns pontos enfrentados por qualquer um que queira desenvolver qualquer tipo de pesquisa sria com base nas Escrituras. Temos que trazer a Bblia para uma perspectiva mais prxima, tir-la de dentro da redoma que alguns insistem em coloc-la. Temos que nos debruar sobre tpicos, como Infalibilidade Bblica, Contextualizao e Inspirao Divina.

A Infalvel Palavra das Escrituras.


A infalvel Palavra de Deus uma expresso muitas vezes usada para descrever a Bblia. At alguns anos atrs, havia um adesivo de pra-choque de carro que dizia: Deus disse isto, creia nisto e se vire com isto. Deplorvel adesivo. Mas, na verdade, conhecer o que Deus disse, e o que ele quer, ou quis dizer com isto, so duas histrias diferentes. J que no temos os manuscritos originais, na verdade, ningum pode ter certeza absoluta do que realmente eles continham, e, ento, ningum pode ter certeza absoluta do que Deus quis dizer. Para se certificar disto, simplesmente, v a uma livraria, e voc vai encontrar vrias verses da Bblia, com diferentes tradues. Cada uma destas tradues o resultado incansvel de inmeros Pesquisadores, trabalhando por anos a fio, tentando determinar o que Deus realmente quis dizer. O que ns temos, na verdade, a interpretao deles, do que eles pensam que Deus realmente quis dizer. Existem vrios problemas inerentes tentativa de se traduzir precisamente a Bblia. Os manuscritos mais antigos que se conhece foram escritos em Hebreu Antigo, e, na lngua do Antigo Caldeu. No Hebreu Antigo no se escreviam as vogais. Algum teve que determinar que vogais estivessem nas palavras, de acordo com o contexto do que estava escrito. Se voc quer saber o quo difcil perceber tudo o que est escrito sem o uso de vogais, tente simplesmente voltar dois pargrafos, retire as vogais, e veja se voc pode entender perfeitamente o que est escrito. Vamos tentar com uma frase: hmn snr d s dstn. Se voc conseguiu ler: O Homem Senhor de seu destino; parabns! Ento, j est pronto para o prximo passo. Tome as Escrituras Hebraicas, tambm conhecidas como o Antigo Testamento, retire todas as vogais, e veja o que consegue ler e entender. Use uma verso da Bblia que no seja uma verso na Linguagem de Hoje, a qual j por si mesma uma traduo um pouco distante do Portugus que falamos correntemente, o que j representa por si s um desafio ao entendimento perfeito.

HOMOSSEXUALIDADE E A BBLIA PARTE 1


SODOMA E GOMORRA
Gnesis 19. Pergunte a qualquer pessoa, onde podemos encontrar na Bblia a condenao da homossexualidade, e, sem dvida, a primeira resposta ser a histria de Sodoma e Gomorra. No comeo da histria, lemos que o sobrinho de Abrao, L, que morava em Sodoma encontrava-se sentado nos portes da cidade, quando chegaram dois anjos, disfarados de homens. L os saudou e os convidou a passarem a noite na sua casa. No havia Hiltons, nem Sheratons, nem sequer uma pequena pousada naquela poca; portanto, os viajantes, tinham que depender da gentileza e boa-vontade dos residentes para acomodao. "Obrigado," disseram eles, mas, vamos pernoitar na praa, muito obrigado. No me parece uma boa idia, pensou L, e insistiu tanto com os estrangeiros, que estes no puderam negar, e concordaram em ir pousar na casa de L. Como um homem generoso, L ofereceu comida a eles, e, aps cearem, preparavam-se para deitar. Aparentemente a notcia da chegada dos homens espalhou-se pela cidade, como rastilho de plvora, pois, logo, todos os homens da cidade se encontravam na porta de L, clamando pela presena dos homens. No versculo 5 lemos: ... Traze-os fora a ns, para que os conheamos (yadtha, ou yadha). Em algumas outras tradues lemos ... Traze-os para fora a fim de que possamos ter relaes sexuais com eles (yadtha, ou yadha). L sai de casa para tentar acalmar as pessoas da cidade. Meus irmos, rogo-vos que no procedais to perversamente; eis aqui, tenho duas filhas que ainda no conheceram varo; eu vo-las trarei para fora, e lhes fareis como bem vos parecer: somente nada faais a estes homens, porquanto entraram debaixo da sombra do meu telhado. Eles, porm, disseram: Sai da. Disseram mais: Esse indivduo, como estrangeiro veio aqui habitar, e quer se arvorar em juiz! Agora te faremos mais mal a ti do que a eles. E arremessaramse sobre o homem, isto , sobre L, e aproximavam-se para arrombar a porta. Os anjos, porm, estendendo as mos, fizeram L entrar na casa, e fecharam porta; e feriram de cegueira os que estavam do lado de fora, tanto pequenos como grandes; de maneira que cansaram de procurar a porta. Com o amanhecer os estrangeiros conduziram L, sua esposa, e suas duas filhas para fora da cidade. Ento disseram os homens a L: Tens mais algum aqui? Teus genros, teus filhos, tuas filhas, e todos quantos

tens na cidade; tira-os para fora deste lugar. Corram no parem, e no olhem para trs!" E Deus mandou uma chuva de enxofre e fogo desde os cus, sobre as cidades de Sodoma e Gomorra e as destruiu. Esta a histria resumida da destruio de Sodoma e Gomorra. Seria esta uma histria sobre a homossexualidade? Ser que Deus condenou os sodomitas por serem homossexuais? Teria Deus, decidido destruir as cidades de Sodoma e Gomorra e todos os seus habitantes por causa deste nico incidente de comportamento inapropriado? Antes de comearmos a examinar esta histria, cremos que importante ressaltar que apesar do que est escrito na primeira frase acima, a grande maioria de instituies religiosas no mais considera a histria relatada como tendo nenhuma relao com a homossexualidade em si, exceto talvez alguns mais radicais ou fundamentalistas. Existem demasiadas evidncias que provam o contrrio, de fontes variadas. Vamos examin-las. L era relativamente um recm chegado em Sodoma. Gnesis 13 nos diz que Abrao, e seu sobrinho L, tinham residido juntos por um breve tempo, mas seus respectivos squitos tornaram-se to grandes, que a terra na qual eles estiveram a viajar, j no conseguia mais sustent-los; ento, eles decidiram seguir caminhos separados. L e sua famlia decidiram viajar em direo a Sodoma. Aparentemente eles no estiveram vivendo na cidade desde h muito tempo antes da chegada dos anjos. Parece ser da natureza das pessoas, o fato de serem auspiciosas, a respeito de recm-chegados. Isto era verdade, principalmente em relao queles dias, quando as cidades eram muitas vezes invadidas por bandos nmades de vndalos saqueadores. L pode ter estado l o tempo suficiente para ter vencido a desconfiana e ser aceito, mas, ao convidar mais dois estrangeiros para a sua casa, chamou imediatamente a ateno da comunidade. possvel, que temendo uma ameaa cidade, os homens decidiram se reunir em tumulto na porta de L, a fim de descobrir (yadtha) quem eram estes homens, e quais eram as suas intenes. Ser que os sodomitas suspeitaram que aqueles homens poderiam na verdade, ser parte de uma misso de reconhecimento, enviada para infiltrar-se na cidade a fim de descobrir suas vulnerabilidades, e relat-las para um eventual exrcito que estivesse aguardando do lado de fora para siti-la? Pode ser que ao reunirem-se de forma tumultuada na porta de L, os homens estivessem gritando: Quem so estes homens? Traga-os para fora a fim de que possamos descobrir o que exatamente eles pretendem?. Ser que Deus decidiu destruir as cidades por causa do que os sodomitas disseram e fizeram como nos relata o captulo 19? No! Verificando o versculo 13, do captulo13, veremos os habitantes de Sodoma sendo maus, e perniciosos, e grandes pecadores contra Deus Deus manifesta sua inteno no captulo 18. Nesta passagem lemos que trs homens abordam Abrao, enquanto ele descansava em frente sua tenda. As escrituras identificam estes trs homens como sendo o Senhor e mais dois anjos; apesar de que Abrao os reconhece como trs homens. Ele ento lhes demonstra sua hospitalidade, e aps terem ceado, dizem a Abrao, que Sara sua esposa, teria um filho no prximo ano. Sara que estava s escondidas, ouvindo a conversa, comeou a rir consigo mesma, diante do absurdo que seria o fato dela engravidar sendo j idosa como era. Quando o Senhor a indaga porque ria; ela nega; mas, O Senhor no aceita sua negativa, e afirma que ela de fato havia rido. Agora Abrao finalmente entende com quem est ele falando. Ento Deus diz a Abrao, que por causa da maldade, Sodoma e Gomorra estavam em risco de serem destrudas. Deus enviou os dois anjos para determinarem extenso desta maldade. Na mesma hora, Abrao lembrou-se de L e sua famlia, comeando a tentar barganhar com Deus, visando salv-los. "Destruirs tambm os justo com o mpio?" Abrao pergunta. "Se porventura houver cinquenta justos na cidade?" "No." "E se tiverem quarenta justos, ainda assim destruirias a cidade?" "No." "Trinta?" "No." "Vinte?" "No." "Dez?" "No." Deus no destruiria a cidade se fosse possvel encontrar dez pessoas retas de corao. Entretanto como nos diz o versculo 4, do captulo 19, todos os homens da cidade estavam batendo porta de L, selando o destino da cidade. Mas qual era o pecado deles? Era a homossexualidade? Ou era outra coisa? Precisamos analisar esta palavra yadtha, a qual traduzida como conhecer em algumas verses, e fazer sexo com, em outras tradues. Existem muitas palavras em Hebreu, que so traduzidas como conhecer. Nas Escrituras a palavra yadtha, significa ter completo e extensivo conhecimento de algo ou de algum; e, inclui tambm, ter conhecimento sexual. Mas, das 943 vezes, em que esta palavra usada nos escritos hebraicos (Antigo Testamento), somente dez vezes esta se refere a relaes sexuais. Isto quer dizer que existem 933 vezes em que esta palavra usada para referir-se a outras coisas que no signifiquem relaes sexuais. O que poderiam querer os homens que cercaram a casa de L, que no fosse saber as intenes dos estrangeiros? fcil perceber, que se eles estivessem achando, que os estrangeiros fossem na verdade espies infiltrados, eles quisessem domin-los e subjug-los. Como ento o fariam? Uma prtica comum no Oriente Mdio, naquela poca, em caso de algum ser derrotado, e feito prisioneiro em uma batalha, era o intercurso sexual anal forado para com os homens; e o estupro para com as mulheres, que geralmente seguir eram mortas. Como uma maneira de humilhar seus prisioneiros os vencedores os violentavam. Est claro que L imaginou que os homens da cidade estavam inclinados violncia sexual, uma vez que ele decidiu oferecer suas duas filhas virgens no lugar dos homens. Apesar de que, poderamos achar a oferta de L algo repugnante nos dias atuais. Mas, nos tempos de L, a importncia da Lei da Hospitalidade, e

proteo de hspedes, superava a importncia do amor e proteo famlia. Na verdade, podemos concluir sem receio de enganos, que o comportamento condenvel dos sodomitas foi o desrespeito ao seu prprio Cdigo de Hospitalidade em relao aos estrangeiros.

A Bblia Anotada New Oxford afirma a questo principal aqui a hospitalidade aos
visitantes divinos. Nesta passagem a sacralidade da hospitalidade ameaada pelos homens da cidade que queriam violentar, ou conhecer, os hspedes. Apesar da implcita, e bvia, desaprovao ao abuso homossexual nesta passagem, o seu ponto principal parece ser a ameaa que os habitantes representam ao valor da hospitalidade. A hospitalidade to valorizada neste contexto, a ponto de neutralizar a negatividade da atitude de L, ao oferecer suas filhas, em lugar de seus hspedes; o que hoje, seria uma atitude impensvel e repugnante a qualquer leitor. Ser que o cdigo da hospitalidade era to srio assim naquela poca? Quando comeamos a pensar que viajantes que no tinham opo de acomodao, tinham que ficar sozinhos durante a noite, em vielas e becos, ou ainda nas praas da cidade, ficando assim vulnerveis a ataques de ladres e salteadores, entendemos que, uma amigvel porta aberta, poderia significar a diferena, entre vida e morte; ento, rapidamente percebemos a importncia da boa-vontade de ser hospitaleiro.

Ser que a quebra do cdigo da hospitalidade, foi realmente a principal razo para a condenao de Sodoma? Yaohushua HMashiach achava que sim. Como nos mostra Mateus 10, e
Lucas 10; Yaohushua HMashiach enviou seus discpulos, e deu a eles autoridade para curar os enfermos, expulsar demnios, e proclamar as boas novas da salvao. Ele os ensinou que, quando chegassem a uma cidade, procurassem quem fosse digno e pousasse na casa desta pessoa. E, se ningum vos receber, nem ouvir as vossas palavras, saindo daquela casa, ou daquela cidade, sacudi o p dos vossos ps. Em verdade vos digo, que, no dia do juzo, haver menos rigor para a terra de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade. Aqui, percebemos que Cristo faz uma comparao entre a punio reservada cidade que no possui o dom da hospitalidade em relao aos seus discpulos e quela reservada Sodoma e Gomorra. Existem outras evidncias bblicas que indicam que, o que os homens da cidade realmente tencionavam, era mesmo a prtica da violncia sexual, e do estupro? No livro de Juzes, captulo 19 encontramos uma histria semelhante de Sodoma e Gomorra. Um homem viajando, chega at a cidade de Gibe, e no verso 15, encontramo-lo sentado na praa da cidade, com a sua concubina. Ao anoitecer, vinha um velho do seu trabalho no campo, os encontra e os convida para pousarem em sua casa. No comeo do versculo 22, lemos: Enquanto eles alegravam o seu corao, eis que os homens daquela cidade, filhos de Belial, cercaram a casa, bateram porta, e disseram ao ancio, dono da casa: Traze c para fora o homem que entrou em tua casa, para que o conheamos (yadtha). Encontramos em algumas tradues: Traze c para fora o homem que entrou em tua casa, para que tenhamos sexo com ele. (yadtha). Como na histria de Sodoma e Gomorra, o velho oferece sua filha virgem populao, e o homem oferece a sua concubina, mas os homens da cidade no esto interessados. Mas, ainda assim eles pem-na de fora, e ela foi estuprada e abusada toda a noite. Quando o dia amanhece ela liberada, e acaba por falecer porta de casa. A despeito do fato de a linguagem usada pela multido nesta passagem ser a mesma usada na passagem de Sodoma e Gomorra, ainda no foi tido conhecimento, de nenhum pesquisador ou comentarista, sugerir, que os homens de Gibe eram homossexuais. Ressalte-se que, enquanto os Sodomitas simplesmente ameaaram viol-los, os homens de Gibe consumaram o fato, chegando a causar a morte da concubina. Ainda assim Deus no mandou imediatamente uma chuva de enxofre e fogo sobre Gibe como castigo pelo que os homens haviam dito. Sendo usada mesma linguagem, inclusive o mesmo verbo original no Hebraico (yadtha), em ambas as histrias, porque somente os habitantes de Sodoma so considerados homossexuais? Porque estes acabaram por estuprar a concubina, o que no se pode considerar como um comportamento homossexual, que neste caso provavelmente no iriam querer ir alm de trocar receitas com a concubina? Talvez porque a histria de Gibe apresenta um detalhe adicional que no encontramos na histria de Sodoma. O homem, quando perguntado mais tarde pelos Israelitas sobre o que havia acontecido, respondeu (versculo 20:5): "E os cidados de Gibe se levantaram contra mim, e cercaram a casa de noite, e intentaram matar-me, e violentaram a minha concubina, de maneira que morreu." Ele no parecia muito preocupado com sua prpria ameaa de estupro (?), do que com a inteno de matlo. Apesar de que Deus no fez chover enxofre e fogo do cu sobre Gibe, ao final do captulo 20, lemos que todos foram mortos a fio de espada, e a cidade incendiada. Existe qualquer outra relevante referncia bblica referente razo que levou Deus a destruir Sodoma e Gomorra? Sim. O grande profeta Ezequiel foi chamado por Deus para castigar Jerusalm, que havia sido uma cidade de Cana e tornara-se judia. Deus zelava por esta cidade e ela tornou-se prspera; mas, ento, o poder subiu-lhe cabea. Voltou-se para a idolatria, sacrifcio de crianas, e estabeleceu ms alianas com outras naes. Ento, Ezequiel foi chamado a repreend-la, e a comparou com a sua irm Sodoma, Eis que esta foi iniquidade de Sodoma, tua irm: Soberba, fartura de po, e prspera ociosidade, a tiveram ela e suas filhas; mas nunca fortaleceu a mo do pobre e do necessitado. Tambm elas se

ensoberbeceram, e fizeram abominao diante de mim; pelo que, ao ver isso, as tirei do seu lugar. " (Ezequiel 16.49, 50). Agora, temos pela palavra do grande profeta Ezequiel, as razes pelas quais Deus destruiu Sodoma e Gomorra. Nenhuma meno homossexualidade, nenhuma vaga meno sequer. Os Sodomitas eram soberbos, glutes, egostas. No ajudavam aos mais necessitados, julgavam-se melhores que os outros, e cometiam abominaes. Que, ou quais, seriam tais abominaes? Na Concordncia Bblica de Strong encontramos que a palavra hebraica usada towebah, ou toebah, e define abominao da seguinte maneira: algo repulsivo, odioso, que causa fastio, ou seja, uma repugnncia, averso; especialmente idolatria ou concretamente um dolo. Ento Strong nos diz que o uso da palavra toebah est relacionado a descrever a abominao da idolatria. Lembre-se que o primeiro Mandamento diz: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei do Egito, da escravido. No ters outros deuses diante de mim (xodo 10.2-3). Na concepo dos Hebreus este mandamento o primeiro e mais notvel. Qualquer coisa menor, que a absoluta devoo a YHWH considerada a pior atitude de uma pessoa; sendo ainda considerada detestvel, abominvel. Examinaremos as prticas idlatras quando chegarmos ao Livro de Levtico. S h uma passagem na Bblia, que faz ligao entre atividade sexual, com Sodoma, e Gomorra, e sua destruio; no livro de Judas. Estudaremos esta passagem no prximo estudo.

HOMOSSEXUALIDADE E A BBLIA PARTE 2


LIVRO DE JUDAS
Decidimos estudar Judas agora, apesar de no estarmos ainda estudando o Novo Testamento, porque, muito do que diz este livro, tm relao com a Histria de Sodoma e Gomorra. A fim de facilitar nosso estudo, inclumos algumas diferentes tradues do livro de Judas. Aconselhamos que usem tambm o maior nmero possvel de diferentes verses; de maneira que, ns possamos ter uma idia, de como as diferenas entre uma lngua arcaica, e uma lngua moderna, pode afetar o entendimento de algumas passagens em particular; e, tambm, a fim de que, possamos perceber, como o uso de verses de linguagem atualizada, e diferentes intrpretes, podem apresentar verses, e vises diferentes, a partir de um mesmo episdio. Judas 7 Verso Bblia Eletrnica Leandro Calada 7 ... assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se prostitudo como aqueles anjos, e ido aps outra carne, foram postas como exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno. Judas 7 Verso Bblia Apologtica JFA 7 ... como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue fornicao como aqueles, e ido aps outra carne, foram postas como exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno. Judas 7 Verso Sociedade Bblica do Brasil - JFA 7 Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se prostitudo como aqueles, seguindo aps outra carne, so postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punio. O livro de Judas muito curto, com um captulo apenas. Os pesquisadores no sabem com certeza quem o autor, mas ele se identifica como "servo de Yaohushua HMashiach, e irmo de Tiago." Esta , na verdade, a nica passagem em toda a Bblia, onde apresentada uma conexo, entre atividade sexual, e Sodoma e Gomorra, e sua condenao. No mbito desta conexo encontramos ainda a afirmao de que no s as cidades foram destrudas, mas seus habitantes foram aparentemente mandados pro inferno; a pena do fogo eterno. Mas qual foi pecado deles? Bem, de acordo com Judas, e dependendo da traduo, eles se deram fornicao, e seguiram atrs de uma outra carne estranha; ou, se deram prostituio, imoralidade e perverso sexual. Qual foi o pecado deles? De acordo com os ensinamentos de vrias Igrejas Crists, o pecado deles era a homossexualidade. Ser que foi? Uma verso diz que eles estavam seguindo aps outra carne. Sabe-se que homossexuais na verdade no seguem outra carne, mas aqueles de mesmo sexo. Ento, pode se aplicar esta passagem a homossexuais? No. Ento, a que, ou a quem, esta passagem est se referindo? Lembre-se da importncia de mantermos as Escrituras dentro de seu contexto, que a Regra de Ouro da Contextualizao. Preste ateno nas construes gramaticais: Assim como; e, como; com as quais comeam os versculos. Estas frases indicam uma comparao entre o que aconteceu em Sodoma e Gomorra com o que havia acontecido antes. Voltemos ao versculo seis. Judas 6 Verso Bblia Eletrnica Leandro Calada 6 ... aos anjos que no guardaram o seu principado, mas deixaram a sua prpria habitao, ele os tem reservado em prises eternas na escurido para o juzo do grande dia, Judas 6 Verso Bblia Apologtica JFA

6 E aos anjos que no guardaram o seu principado, mas deixaram a sua prpria habitao, reservou na escurido e em prises eternas at ao juzo daquele grande dia. Judas 6 - Verso Sociedade Bblica do Brasil - JFA E a anjos, os que no guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu prprio domiclio, ele tem guardado sob trevas em algemas eternas para juzo do grande dia. Judas est comparando, o que aconteceu em Sodoma e Gomorra, com o que ns chamamos de anjos cados. O que quer que tenham feito os anjos, foi algo similar ao que fizeram os habitantes de Sodoma e Gomorra. O que ser que fizeram? Encontraremos a resposta em Gnesis seis: Gnesis 6:1-2,4 Verso Bblia Eletrnica Leandro Calada 1 Sucedeu que, quando os homens comearam a multiplicar-se sobre a terra, e lhes nasceram filhas, 2 viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. 4 Naqueles dias estavam os nefilins na terra, e tambm depois, quando os filhos de Deus conheceram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos. Esses nefilins eram os valentes, os homens de renome, que houve na Antiguidade. Gnesis 6.1-2, 4 Verso Bblia Apologtica JFA. 1 E aconteceu que, como os homens comearam a se multiplicar sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas, 2 viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. 4 Havia naqueles dias gigantes na terra; e tambm depois, quando os filhos de Deus entraram s filhas dos homens, e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama. Gnesis 6. 1-2, 4 Verso Sociedade Bblica do Brasil JFA. 1 Como se foram multiplicando os homens na terra, e lhes nasceram filhas, 2 vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres, as que dentre todas mais lhes agradaram. 4 Ora, naquele tempo havia gigantes na terra; e tambm depois, quando os filhos de Deus possuram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos; estes foram valentes, vares de renome, na Antiguidade. Estes versculos so admitidamente muito controversos. Existem opinies diversas entre os pesquisadores sobre o que estes versculos querem dizer exatamente. Existem discordncias quanto a quem seriam os filhos de Deus. Alguns acreditam que seriam seres humanos, seguidores de Deus Se este argumento for verdadeiro, por que, haveria o autor de diferenciar entre os filhos de Deus e as filhas do homem? Temos uma referncia bblica que nos indica que eles eram seres da corte de Deus J 1:6 nos diz E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio tambm Satans entre eles . Ento vemos que houve um tempo em que os anjos vieram a Terra, e se sentiram atrados pelas mulheres. Eles casaram-se com elas e tiveram filhos. Ento encontramos uma palavra peculiar que traduzida como gigante. Uma das verses que usamos nem sequer importou-se em traduzi-la; mas, simplesmente, tomou as letras do Hebreu, e a escreveu em Portugus, ou o que parecia mais prximo de Nefilim. Esta palavra to rara, que ningum sabe com certeza o que significa, mas tem algo a ver com ser estranho, esquisito, bizarro, grotesco, enorme, gigantesco. Apesar de que seu sentido literal no conhecido, parte de sua raiz Naw-fal, o que significa cair ou cado. Mas, qualquer que seja o significado, era algo que no agradava a Deus, porque resultou no dilvio. Ento, Judas, est nos dizendo, que alguns anjos abandonaram seu lar celestial, e o que quer que tenham feito, acabou por conden-los a serem acorrentados at o fim dos tempos. Gnesis 6.1-4 nos diz que, aqueles anjos, coabitaram com mulheres mortais, humanas, e tiveram filhos grotescos, gigantescos. Qual foi o pecado daqueles anjos? Terem coabitado com um ser de uma diferente ordem, de diferente espcie da sua. Ento, Judas, diz que, o que os sodomitas fizeram, foi o mesmo que os anjos fizeram; e, como estes, foram tambm punidos. Ento qual foi outra carne que os sodomitas seguiram? No foi por serem pessoas do mesmo sexo, e, sim, por serem anjos, seres de diferente espcie. Adicionalmente ao que foi mencionado sobre os pecados de Sodoma e Gomorra, o primeiro captulo de Isaas, indica que, a razo pela qual Deus se retirou destas cidades, era porque suas mos estavam cheias de sangue (Isaas 1.15); e, semelhantemente ao que escreveu Ezequiel, eles eram injustos, no amparavam os oprimidos, os menos favorecidos, as vivas e os rfos. (Isaas. 1.17). Jeremias, tambm lista uma srie de irresponsabilidades, e as atribui a Sodoma e Gomorra. Portanto, ns podemos ver que existiram vrias razes para que Deus destrusse as cidades: orgulho, imoralidade, falta de cuidado com os mais vulnerveis e necessitados naquela sociedade, falta de

hospitalidade e uma tentativa de abuso sexual de seres de diferentes espcies. Nem uma nica palavra sobre homossexualidade. Para aqueles que ainda argumentam, que o que os homens de Sodoma queriam, era sexo homossexual, solicitamos que leiam Juzes 19, o que um paralelo histria de Sodoma e Gomorra. Naquela passagem, vemos que quando a concubina foi lanada multido, ela foi vtima de abuso sexual repetidamente at que morreu, da mesma maneira que teriam feito com o homem, se o velho tivesse permitido que ele sasse de casa. Est bvio que a inteno era estuprar o homem e no am-lo; bem como fizeram com a concubina. Devemos nos lembrar que o estupro, o abuso sexual, tem sempre a ver com violncia, e no com sexo consentido; e, definitivamente, nada a ver com amor; amor que acontece entre duas pessoas, que por acaso so do mesmo sexo.

HOMOSSEXUALIDADE E A BBLIA PARTE 3


LEVTICO
Levtico 18.22 (JFA) Com homem no te deitars, como se fosse mulher abominao. Levtico 20.13 (JFA) Quando tambm um homem se deitar com outro homem, como com mulher, ambos fizeram abominao; certamente morrero; o seu sangue ser sobre eles. Algum tempo atrs, circulava na Internet, uma carta-aberta, dirigida locutora de um programa de rdio, conhecida por ser conservadora, e, homofbica. Esta locutora usava estas passagens bblicas do livro de Levtico para apoiar a sua condenao homossexualidade. A carta-aberta, que surgira em resposta s acusaes, utiliza-se de passagens do mesmo livro do Levtico, e estabelecem questes como as que se seguem: Eu sei que quando eu queimo um bezerro no altar, como um sacrifcio, o odor que se desprende cheiro suave e agradvel ao Senhor (Levtico 1.5-9). O problema so meus vizinhos. Eles dizem que o odor no nada agradvel, e ameaam chamar a Sade Pblica, que tambm no gosta do odor. Que devo fazer? Levtico 11.7- 8, diz: que ao tocar o cadver de um porco me torno impuro. Poderei praticar algum esporte com bola feita de pele de porco, caso use luvas? Levtico 11.12, diz que comer marisco abominao. uma abominao maior ou menor do que a homossexualidade? Eu sei que no devo ter contacto com uma mulher durante o seu perodo menstrual (Levtico 18.19). O problema . Como saber? Sempre que pergunto, a maioria das mulheres se sente ofendida. Levtico 19.19, me diz que no posso plantar tipos diferentes de sementes no mesmo campo; e, nem usar roupas feitas de dois tipos diferentes de material. Devo concluir que serei condenado se tiver uma hortazinha no fundo do quintal, com alguns vegetais e temperos; ou, se usar uma camisetinha bsica, de algodo e polister. A maioria das pessoas que conheo corta o cabelo de vez em quando, apesar de que isto expressamente proibido em Levtico 19.27. Estaremos todos condenados? Levtico 21.16-20 declara que eu no posso me aproximar do altar de Deus se eu tiver um defeito fsico. Eu uso culos. Ser que Deus faz vista grossa para este pequeno detalhe? Levtico 25.44 declara que eu posso possuir escravos ou escravas desde que tenham sido comprados em um dos pases vizinhos. Um amigo meu insiste, que esta regra se aplica a argentinos, e, paraguaios, mas, no, aos Uruguaios. Poderia me orientar? Porque no me permitido possuir escravos uruguaios? Parece muito claro a percepo de que, muito incoerente, e at inconveniente, tirar alguns versos das Escrituras de seu contexto, e tentar aplic-los no mundo de hoje. Podemos tambm questionar, a validade de se aplicar algumas passagens da Bblia, a um determinado grupo de pessoas, e, simplesmente ignorar o resto. Parece-nos ridculo, tentar aplicar nos dias de hoje, as passagens do Levtico 1.5-9, 11.7- 8, 11.12, 18.19, 19.19, 19.27, 21.16-20, 25.44, isto para mencionar apenas algumas passagens. Nesse caso o que justifica ento os versos 18.22 ou 20.13? Enquanto no podemos simplesmente jogar fora o beb junto com a gua da banheira, ns podemos ter os Dez Mandamentos como nosso referencial no Antigo Testamento, e os mandamentos de Yaohushua HaMashiach; na era Crist, Yaohushua HaMashiach nos disse, que a Lei Hebraica e os ensinamentos dos Profetas poderiam ser incorporados na Lei do Amor; amor a Deus, amor ao prximo, e amor-prprio; amar a Deus sobre todas as coisas, e ao teu prximo como a ti mesmo. Obviamente, relaes incestuosas, e adlteras; bem como, molestar crianas, esto fora desse padro de amor. Mas por outro lado: Ser to simples assim? Est bem claro na Bblia: um homem no se deitar com outro homem como se fosse com uma mulher porque isto uma abominao. Se isto no for uma condenao homossexualidade, o que isto? E porque est l ento? Ns queremos que este estudo seja completo, sem

deixar reas nebulosas, com dvidas. Apesar de que est claro que no podemos pinar umas passagens, e aplic-las nos dias de hoje. A pergunta ento : quando, e a quem esta passagem foi dirigida? Se que foi, algum dia. Ser que esta passagem foi dirigida a algum grupo de homossexuais da Antiguidade? Para respondermos a estas questes, precisamos observar estes versos dentro de seu contexto. Como veremos, sempre que ocorre uma discusso sobre o significado de determinadas passagens da Bblia, os pesquisadores assumem diferentes abordagens para chegarem a um ponto de entendimento sobre o que eles pensam que as Escrituras dizem. Tentaremos mostrar as vrias percepes, de acordo com o nosso entendimento delas. Primeiramente, devemos entender que, naquela poca, as pessoas no tinham a concepo de homossexualidade como ns temos hoje em dia. Tratava-se de uma sociedade patriarcal, gerida e administrada pelos homens, na qual as mulheres eram consideradas propriedades dos homens. Naquela poca, sexo, geralmente no tinha muito a ver com amor, e muito menos com carinho. Sexo era meio de procriao, e, claro, de prazer; sobretudo para os homens; mas, o sexo tambm, era sinal de dominao. Aps as batalhas, era comum que os vitoriosos, praticassem sexo forado com os derrotados, a fim de humilh-los. Proprietrios de escravos, poderiam normalmente praticar sexo forado com estes como uma atitude de dominao. Para um homem livre, deitar-se com outro homem livre da mesma tribo, ou comunidade, significaria uma dominao; seria comparvel a reduzi-lo ao status de uma mulher, e, isto o desonraria. Por isso era proibido, ou expressamente desaconselhvel. A segunda coisa, que precisamos estar atentos, que, durante o xodo, Moiss designou tribo de Levi a atribuio de atuar como Sacerdotes para o povo de Israel (xodo 32.29); e o livro de Levtico, foi escrito como que para instrues; ou, um cdigo de conduta para os Sacerdotes. De acordo com o Manual Bblico de Abbington, o livro do Levtico: referem-se s atividades dos Sacerdotes Levitas, que dirigiam o povo de Deus, durante os cultos e cerimnias de adorao. Os captulos 17 a 26 faziam parte de um documento independente mais antigo, chamado de Cdigo de Santidade. Muitas leis deste cdigo, e o restante do Levtico, so da antiguidade, alguns provavelmente tirados da prtica Canaanita, e adaptados nesta nova circunstncia. Este conjunto de leis e ritos serviu como modelo ritualstico e Sacerdotal no Templo durante o ps-exlio. (p. 101). Os primeiros trs versculos do Captulo 18 nos dizem: Falou mais o Senhor Deus a Moiss, dizendo: Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Eu sou o Senhor vosso Deus No fareis segundo as obras da terra do Egito, em que habitastes, nem fareis segundo as obras da terra de Cana, para a qual vos levo, nem andareis nos seus estatutos." Os versculos seis at dezoito, enumeram uma srie de proibies a cerca de relaes sexuais entre membros da famlia; e o versculo dezenove, instrui os homens a no terem relaes sexuais com mulheres durante o seu perodo menstrual; enquanto que o versculo vinte probe relaes sexuais com a mulher do prximo. Entretanto, parece que h uma mudana de assunto a partir do versculo 21; mudando da proibio de relaes sexuais com parentes, e prximos, para a idolatria; incluindo os versculos 22 e 23, que dizem o seguinte: Levtico 18.21-23 (JFA) 21: E da tua descendncia no dars nenhum para fazer passar pelo fogo perante Moloque; e no profanars o nome do Senhor teu Deus Eu sou o Senhor. 22: Com homem no te deitars, como se fosse mulher; abominao ; 23: Nem te deitar com um animal para te contaminares com ele, nem a mulher se por perante um animal, para ajuntar-se com ele, confuso . Levtico 18.21-23 (Verso Bblia Eletrnica) 21: No oferecers a Moloque nenhum dos teus filhos, fazendo-o passar pelo fogo; nem profanars o nome de teu Deus. Eu sou o Senhor. 22: No te deitars com varo, como se fosse mulher; abominao. 23: Nem te deitars com animal algum, contaminando-te com ele; nem a mulher se por perante um animal, para ajuntar-se com ele; confuso. Quem era Moloque? Em Levtico, captulo 20, versculos um a cinco lemos: 1 Disse mais o Senhor a Moiss: 2 Tambm dirs aos filhos de Israel: Qualquer dos filhos de Israel, ou dos estrangeiros peregrinos em Israel, que der de seus filhos a Moloque, certamente ser morto; o povo da terra o apedrejar. 3 Eu porei o meu rosto contra esse homem, e o extirparei do meio do seu povo; porquanto deu de seus filhos a Moloque, assim contaminando o meu santurio e profanando o meu Santo Nome. 4 E, se o povo da terra de alguma maneira esconder os olhos para no ver esse homem, quando der de seus filhos a Moloque, e no matar, 5 eu porei o meu rosto contra esse homem, e contra a sua famlia, e o extirparei do meio do seu povo, bem como a todos os que forem aps ele, prostituindo-se aps Moloque.

Quem era Moloque? Moloque era o deus Amonita do fogo. Muito popular e muito colorido. Seguidores de Moloque muitas vezes pintavam o seu corpo com chamas. Note, que o captulo 19, versculo 28, instrui aos Israelitas no fazerem marcas no corpo. Muitos homens costumavam fazer suas barbas desenhadas, de maneira que estas representassem chamas de fogo; captulo 19, versculo 27, instrui, os homens a no cortarem os cabelos, ou suas barbas de maneira arredondadas. Moloque era um deus muito exigente, e uma de suas exigncias era o sacrifcio de crianas. A fim de saciar e acalmar Moloque, uma criana tinha que, de tempos em tempos, ser queimada at a morte. Era comum que deuses pagos exigissem sacrifcio humano. Mas a religio hebraica era muito diferente. Deus chamou as pessoas para separ-las, para faz-las diferentes de seus vizinhos. Enquanto os deuses pagos exigiam sacrifcios humanos, na religio hebraica, era exatamente o contrrio; Deus seria sacrificado pelo homem; Isaas 53. Lembre-se que o primeiro mandamento, e de acordo com Yaohushua HaMashiach o maior deles, diz: Oua Israel, O senhor o teu Deus, O Senhor o teu nico Deus! Se este o maior mandamento consequentemente o maior pecado a idolatria. No se deve desonrar Deus, ento, oferecer sacrifcios para Moloque, evocaria pena de morte. Apesar de que possa parecer triste, e at mesmo absurdo crime hediondo nos dias atuais, o pecado, no era o sacrifcio de crianas, mas, a idolatria, que era considerada o verdadeiro mal, como vemos na ltima linha acima, aqueles que se prostituem aps Moloque. Mantendo a temtica na idolatria, em respeito ao versculo 22, note a instruo no versculo trs, de no fazer como os moradores de Cana. Lembre-se que os Hebreus era um povo nmade, enquanto os Canaanitas era um povo agrcola. A religio Canaanita gravitava em torno da fertilidade da terra e das pessoas. A expresso desta fertilidade inserida na religio, era demonstrada atravs das visitas ao templo do (a/s) deus (a/s) e envolvimento em relaes sexuais, geralmente do mesmo sexo, com os Sacerdotes, ou Sacerdotisas disponveis no templo. Ento o versculo 22 instrui os Hebreus a no se deitarem com um homem, como se fosse uma mulher em um sentido ritualstico por causa de sua toebah; isto , sua abominao; isto , sua idolatria. Da mesma maneira, o versculo 23 instrui as pessoas, e especialmente as mulheres, a no se envolver em sexo com animais, porque isto era considerado uma forma de idolatria . A Enciclopdia Bblica Padronizada Internacional considera: Estas proibies referentes s relaes com animais podem ter sido formuladas com a finalidade de distinguir os Israelitas dos Canaanitas, pois estes ltimos eram considerados por alguns estudiosos como praticantes costumeiros de prticas ritualsticas de cpula com animais. (Vol. 1, pp. 443). Um outro ponto a se considerar que JFA traduz como confuso a palavra hebreia tebel, que significa mistura, mescla antinatural, anormal. Como vemos no estudo de Judas/Sodoma, o pecado envolve a mistura de espcies diferentes. Na verso JFA, no Deuteronmio 23.17, encontramos o seguinte: No haver prostituta dentre as filhas de Israel; nem haver sodomitas dentre os filhos de Israel. Entretanto em algumas verses mais modernas, como a Bblia Eletrnica, por exemplo, encontramos a seguinte traduo : No haver dentre as filhas de Israel quem se prostitua no servio do templo, nem dentre os filhos de Israel haver quem o faa. O que causou tamanha mudana? Quando a palavra sodomita, presumidamente significando homossexual na viso de muitas igrejas, passou a significar prostituto do templo ou do culto?

HOMOSSEXUALIDADE E A BBLIA PARTE 4


DEUTERONMIO
Deuteronmio 23.17 (JFA) No haver prostituta dentre as filhas de Israel; nem haver sodomita dentre os filhos de Israel. Deuteronmio 23.17 (Verso Bblia Eletrnica) No haver dentre as filhas de Israel quem se prostitua no servio do templo, nem dentre os filhos de Israel haver quem o faa. Em nosso estudo sobre o livro de Levtico, aprendemos que a religio do povo agrcola de Cana, gravitava em torno da fertilidade da terra, e das pessoas; e, que a expresso desta religiosidade, traduzia-se na ida aos templos dos (as) deuses (as), e manter relaes sexuais; muitas vezes, relaes entre pessoas do mesmo sexo, com os sacerdotes ou sacerdotisas do templo. Onde est a evidncia desta atividade? Se isto verdade, porque esta informao no mostrada nas escrituras? Parece que a Bblia associa estas passagens ao homossexualismo, e no idolatria. Por que ser? Nas passagens acima, percebemos que a verso JFA, traduz Deuteronmio 23.17, proibindo a prostituio por parte das filhas de Israel, ou a sodomia por parte dos filhos de Israel. A traduo JFA deriva da verso King James, escrita nos anos 1600. Uma verso mais recente, por exemplo, a da Bblia Eletrnica, que usamos derivada da verso (NIV), a qual foi produzida no sculo XX, traduz o mesmo versculo, proibindo a prostituio no servio do templo. O que poderia ter causado a mudana do significado da palavra? Desde quando um sodomita, que muitas igrejas insistem em identificar como homossexual tornou-se um prostituto, ou uma prostituta do templo?

Devemos atentar para o fato de que, apesar de serem mencionados na Bblia, esta no relata a histria dos Canaanitas; mas, sim, a histria do povo hebreu, e de sua relao com Deus Em parte alguma da Bblia, podemos encontrar relatos a respeito de como viviam os Canaanitas, nem de suas prticas. At o sculo XX, o conhecimento da cultura dos canaanitas estava limitado a trs principais fontes: Artefatos produzidos por pesquisas arqueolgicas. Literatura de povos que viveram na mesma poca, mas pouqussima informao est disponvel, a partir desta fonte, sobre os costumes dos canaanitas. Escrituras Hebraicas. Entretanto, nenhuma destas fontes, pode disponibilizar, informaes sobre a filosofia, prticas, e crenas canaanitas. Em 1928, um campons Srio, estava arando a sua terra, quando a sua enxada partiu um pedao de terra, que resultou na descoberta de um buraco enorme. Este buraco, mais tarde, revelou-se como sendo a Cidade Canaanita de Ugarit, que havia sido soterrada. Nesta cidade, havia uma biblioteca onde logramos encontrar informaes sobre as prticas religiosas dos canaanitas que conhecemos hoje. E, no somente na biblioteca, mas nos lares tambm, encontramos muitas informaes sobre a religio canaanita. S em uma casa, encontramos mais de 80 textos, sobre prticas religiosas canaanitas. Qualquer estudioso da Bblia, mesmo aqueles com um interesse limitado, j ouviram falar dos Manuscritos do Mar Morto; mas, em comparao, pouqussimos, ouviram falar das descobertas de Ugarit. Entretanto, se voc entrar na Internet, e fizer uma pesquisa com base na palavra Ugarit, voc descobrir que existem mais de 8500 sites e artigos disponveis. Os textos encontrados em Ugarit foram escritos em seis lnguas. Apenas uma parte relativamente pequena da quantidade enorme de material encontrada foi traduzida at o presente, mas, o material traduzido, tem causado um grande impacto no conhecimento da Bblia, refletindose em mudanas significativas nas tradues mais recentes. Muitas passagens obscuras e confusas tm sido corrigidas em alguns casos; e, em outros, tem sido clarificadas. Na poca em que a verso King James, da qual deriva a JFA, foi escrita, ningum havia ainda ouvido sobre prostituio nos templos. Por outro lado verso NIV, escrita aps a descoberta de Ugarit, mostra no versculo acima apenas uma das mudanas ocasionadas pela descoberta de Ugarit. O Almanaque da Bblia, edio 1980 declara: Nas Religies em que a fertilidade representa um importante papel, como aquelas encontradas em Ugarit, uma grande nfase dada reproduo da terra, s colheitas, e ao principal rgo reprodutor feminino, o tero. Esta nfase explica a importncia dos intercursos sexuais. A Bblia e os textos canaanitas encontrados em Ugarit usam as palavras qadesh e qedesha, que significam "o sagrado", sendo a primeira masculina; e, a segunda feminina. Em Ugarit, estes sagrados eram sacerdotes e sacerdotisas homossexuais que agiam como prostitutos (as). Percebemos uma forte reao hebreia contra esta prostituio ritualstica nas passagens do Levtico 19.29., "No contaminars a tua filha, fazendo-a prostituir-se... e em Deuteronmio 23.17, "No haver prostituta, qedesha, dentre as filhas de Israel, nem haver sodomita, qadesh, dentre os filhos de Israel." (pp 146). Temos visto aqui, traduo moderna de Deuteronmio 23.18, a condenao, no a condenao da homossexualidade, sodomia; mas, a condenao da prostituio ritualstica. Agora, quando lembramos as palavras com as quais comea o captulo 18 de Levtico, nem fareis segundo as obras da terra de Cana, para a qual vos levo, nem andareis nos seus estatutos. E, as comparamos com a explicao acima, comea a ficar mais claro, que no apenas em Deuteronmio 23.18; mas, tambm, Levtico 18.22, e 20.13, so veementes condenaes idolatria, e no homossexualidade. Na verdade, veremos que este assunto de prostituio no templo, com fins ritualsticos, aparecer novamente, quando estudarmos as passagens que so mais conhecidas e usadas, e, que, supostamente, condenam a homossexualidade nas escrituras. Esta a resposta para a questo: Onde est a evidncia desta atividade? Agora, vamos responder a segunda questo: Se isto verdade, porque esta informao no mostrada nas escrituras, como vimos, quando comparamos algumas verses mais antigas com as mais modernas? Encontramos as evidncias. Entretanto, salientamos que, algumas verses modernas, ainda usam o termo homossexual, ao invs de prostitutas (os) do templo. A fim de saber, o que realmente, os escritores originais pretendiam dizer, extremamente importante, que se use uma boa concordncia bblica, e um dicionrio bblico, de maneira que se possa verificar o significado das palavras na lngua original em que foram escritas. No necessrio conhecer a lngua original, para se proceder a tal pesquisa, apesar de que isto significa que ser necessrio, na maioria das vezes, ler mais de uma verso, a fim de descobrir qual a palavra originalmente usada. Por que parece, que estas passagens, da maneira que so mostradas na Bblia, tm mais a ver com a homossexualidade do que com a idolatria? Como j vimos vrias interpretaes das passagens, alm de tradues de qualidade duvidosa, nos levam a crer que, estas passagens tratam de homossexualidade. Devemos nos lembrar, que as Escrituras, devem ser lidas dentro de seu contexto; e, contexto, no se refere apenas a manter as passagens em ordem cronolgica nas Escrituras, mas devem ser examinadas, levandose em considerao a poca, a cultura e o povo ao qual elas se dirigiam. Muitas vezes, necessrio buscar fontes fora da Bblia, e estar imbudos de boa-vontade, para pesquisar, de maneiras a conhecer, e entender, o verdadeiro significado das passagens. Este o propsito dos Estudos Bblicos. Se os textos encontrados em Ugarit nos mostram que as passagens referidas representam uma condenao prostituio ritualstica

ao invs de condenao homossexualidade, porque tantas igrejas ainda mantm suas antigas vises condenatrias? Tradio a homenagem que prestamos aos mortos! muito difcil convencer algumas pessoas, a deixar suas ideias preconcebidas, pontos de vista, e crenas, que foram consolidados com o tempo. Alm do mais, foram utilizados, anos de pesquisas e estudos; e, uma vez que, algumas interpretaes e concluses atingiram certo nvel de aceitao do que , na viso deles, a verdade, a simples idia de uma interpretao diferente, pode ser encarada como um desafio f que possuem. Ao invs, de serem capazes de adotar uma posio de compreenso e receptividade a um ponto-de-vista diferente, costumeiramente, eles sentem-se ameaados em sua f, e no raro reagem com ira, e fecham-se completamente s possibilidades de uma viso, a partir de um ngulo diferente. Uma nova idia, ou interpretao, pode provocar dvidas, sobre o que eles j aceitaram; e, muitos crem, que duvidar, pode ser contrrio f. Ainda assim, consideramos que f sem questionamentos, no f. A f cresce, e consolida-se atravs do questionamento, quando estamos dispostos a desafiar nossos questionamentos; pesquisar e crer na orientao do Esprito Santo, que nos "guiar em toda a verdade." (Joo 16.13). Lembre-se, que quando Tom expressou suas dvidas sobre a ascenso de Cristo, Yaohushua no o ridicularizou, nem o condenou por suas dvidas. Yaohushua abriu suas mos e convidou-o a tocar nas suas feridas (Joo 20.29). Yaohushua ofereceu a prova que Tom necessitava. Pesquisadores e estudantes da Bblia, que querem faz-lo seriamente, no devem temer a confrontao de seus paradigmas espirituais. Creia que o Esprito Santo esta a para ajud-lo. Sua f aumentar! Deuteronmio 23.18 No trars o salrio da prostituta nem o aluguel do sodomita para a casa do Senhor teu Deus por qualquer voto, porque uma e outra coisa so igualmente abominveis ao Senhor teu Deus NOTA: algumas verses utilizam palavra co, ao invs de sodomita. O vocbulo traduzido como sodomita ou co, de acordo com algumas verses, na linguagem original, era keleb, o qual significa latir, ganir, ou uivar, ou, ainda atacar; ou co; e, consequentemente, por eufemismo, um praticante da prostituio masculina (Strong #3611). A questo, entretanto , de que tipo de prostituio est falando? Os pesquisadores apresentam opinies diferentes. Na srie Estudos Bblicos Dirios o autor do estudo do livro de Deuteronmio, David F Payne, escreve somente isto a respeito desta passagem: Versculos 17-18: debrua-se sobre a prtica de ritos religiosos, e probe a prtica de prostituio em nome de YHWH; a palavra traduzida como co, consequentemente significa praticantes de prostituio ritualstica, muito comum na religio canaanita. Por outro lado, A Nova Bblia Anotada Oxford, escreve: Versculos 17 e 18: Estes versculos pressupem a inevitabilidade da prostituio, enquanto probe esta prtica aos Israelitas de maneira a preservar a santidade do templo e do povo. (versculo 17) Prostituio no servio do templo (Hebraico "qedesha"), esta traduo admite crer na existncia de uma prostituio considerada sagrada em Israel, e na regio do antigo Oriente Prximo, para a qual existe pouca evidncia. mais provvel que o vocbulo "qedesha" seja um eufemismo padro para o termo prostituta/o, considerado grosseiro. (vs. 18). A mesma alternao entre os mesmos termos aparece em Gn 38.15,21. A palavra deve ser mais bem traduzida como separado, algum posto a largo, separado da sociedade (versculo 18). A fim de manter a santidade; a lei probe a contribuio ao Templo, com o produto da prostituio. interessante notar, ainda que apesar de Oxford aparentemente, no levar em considerao as informaes produzidas a partir dos textos de Ugarit, e pressupor que ambos os versculos referem-se to somente prostituio normal como conhecida, (ou seja, aqueles no ligados prostituio ritualstica, ou a servio do templo), ainda assim, em sua prpria traduo dos versculos, usa a sentena prostituio a servio do templo. Encontramos o mesmo paralelo de palavras (prostituto/a e prostituto/a a servio do templo) em Gn. 38.15, 21. ainda mais interessante notar, que no comentrio acima, a palavra "qedesha", pode ser mais bem traduzida, como: separado, algum que vive ao largo; o que comumente significa algum separado para o Servio de Deus; para servir a Deus Vale salientar, que as duas escolas de pensamento, tm interpretaes diferentes do significado destes versculos, e nenhum deles, chegou a nenhuma concluso, se o mesmo estaria relacionado homossexualidade. O objetivo da apresentao, destas duas linhas de pensamentos conflitantes, no foi absolutamente de contundi-los, mas, to somente de demonstrar que at os maiores estudiosos da Bblia, professores, e instituies de ensino, nem sempre concordam entre si, a respeito do exato significado das Escrituras; e, atente para o fato, de como o Crculo Hermenutico pode influenciar neste processo. Interpretando estas passagens, resume-se: Israelitas no devem envolver-se em prostituio no templo, porque estas so prticas idlatras (consequentemente abominao).

Deuteronmio 22.5 (JFA) No haver traje de homem na mulher, e nem vestir o homem roupa de mulher, porque, qualquer que faz isto, abominao ao Senhor teu Deus Esta a nica passagem em toda a Bblia que trata do hbito de se usar roupas do sexo oposto; conhecido em nossa cultura como travestismo, apesar de que para muitos, este termo aplica-se to somente ao homem usar roupas femininas. A fim de padronizao, salientamos que, utilizaremos o termo travestismo, quando nos referirmos ao uso de roupas prprias de um sexo, por uma pessoa do outro sexo, independentemente de qual sexo estejamos nos referindo. A Nova Bblia Anotada Oxford afirma, A proibio contra o travestismo procura, sobretudo estabelecer os limites de gnero. Uma similar preocupao com limites, evidente nos versculos 10-12. Nestes versculos, lemos: No lavrars com junta de boi e jumento. No te vestirs de diversos estofos de l e linho juntamente. Franjas pors nas quatro bordas da tua manta, com que te cobrires. Enquanto os versculos dez e onze parecem observar ao extremo o conceito de no misturar espcies diferentes, o versculo doze nos mostra que, na verdade, o que as escrituras tentam nos ensinar, o conceito de separao. Os Israelitas deveriam ser um povo separado, e distinto daquele povo, que habitava a terra para a qual eles mudaram-se. Devemos tambm lembrar, que numa cultura basicamente patriarcal, para um homem, fazer qualquer coisa que pudesse ser considerada como feminina, seria uma degradao de sua masculinidade, e, por extenso, degradao da masculinidade de um modo geral. A hierarquia daquela sociedade, fundamentada no gnero (sexo) tinha uma base bblica. E formou o SENHOR DUS o homem do p da terra, e soprou em suas narinas o flego da vida; e o homem foi feito alma vivente. (Gn 2.7) Ao homem foi dado o flego do prprio Deus; portanto, o homem era o ser vivente mais aproximado de Deus Mas, o homem estava sozinho, e Deus entendeu que isto no era bom. Deus ento decidiu criar uma auxiliadora idnea. (Gn 2.18, 20a) Nos versculos 21-22, lemos que Deus ento, causou um sono profundo no homem, retirou uma de suas costelas, e formou dela a mulher. Interpretamos esta passagem, como nos dizendo que, j que Deus soprou dentro do homem o seu prprio flego de vida, o homem , portanto a criatura mais aproximada de Deus A mulher, entretanto, foi criada a partir do homem, estando a um degrau abaixo do homem, na proximidade de Deus Ainda mais, como a mulher foi criada, com a finalidade de auxiliar o homem, isto era interpretado, como se ela fosse criada para ser uma escrava para o homem; novamente demonstrando, que ela estava a um degrau abaixo do homem. Por conseguinte, um homem que se vestisse de mulher, estaria se diminuindo; e, por implicao, estaria rebaixando todos os homens ao nvel das mulheres. Da mesma forma, a mulher, no deveria usar vestes masculinas; pois, ao faz-lo, ela estaria sendo elevada ao status de homem, e causando descrdito e vergonha aos homens. David Payne escreve na srie Estudos Bblicos Dirios sobre Deuteronmio 22.5: Existem razes para crermos que a Lei descrita no versculo cinco no esteja relacionada com a aberrao sexual conhecida como travestismo, mas que seja um repdio a certas prticas pags daquela poca. Portanto esta lei, hoje em dia, no seria mais do que um guia de distino, do que aquela descrita no versculo doze, a respeito das franjas das bordas da manta a ser usada pelos Israelitas. Estas franjas, qualquer que seja a sua origem, pretendiam lembrar a cada um dos Israelitas da sua obrigao de obedecer a Deus e sua lei. Com efeito, estas franjas fizeram os Israelitas distintos dos canaanitas, na sua maneira de vestir. Existem evidncias, que indicam que os praticantes da prostituio no templo, especialmente os homens, usavam roupas do sexo oposto. Se aceitarmos esta afirmao, podemos ento concluir que, as instrues contrrias ao travestismo, encontradas em Deuteronmio 22.5, na verdade nos dizem que: 1. Os Israelitas devem ser imediatamente identificados como tal, ou seja, eles no devem agir nem vestirem-se como os habitantes das terras para onde Deus os levou. 2. Os Israelitas devem observar as separaes de gnero, de maneira a no macular a imagem masculina com a feminina (sociedade patriarcal, machista). 3. Os Israelitas no devem envolver-se em prticas idlatras.

SUMRIO DE PASSAGENS RELEVANTES NAS ESCRITURAS HEBRAICAS


Note bem, que todos os livros das escrituras, os quais consistem em: 24 livros na Bblia Judaica; 39 livros na Bblia Protestante; e a Bblia Catlica que possui livros, e passagens adicionais. De toda esta literatura, h somente quatro passagens, que so erroneamente interpretadas como condenatrias da homossexualidade; e, uma, que trata da questo do uso de roupas do sexo oposto. A histria de Sodoma e Gomorra, no condena o homossexualismo em si; mas, sim, os repetidos atos de falta de solidariedade em relao aos outros, que culminaram, com a tentativa de estupro dos visitantes angelicais de L. As passagens citadas nos livros de Levtico e Deuteronmio, no so condenaes homossexualidade em si, mas prtica de atividade sexual realizada durante cultos aos dolos. Estas condenaes, em linha com o

Primeiro Mandamento representam uma condenao IDOLATRIA. O termo sodomita aparece ainda em vrias outras passagens da Bblia, mas em nenhuma delas este termo tm a conotao homossexual, que se tenta atribuir, devendo na verdade, ser substitudo por prostitutos ritualsticos, ou do templo. Por mais incrvel que possa parecer para alguns, alm de no haver palavras de condenao homossexualidade nas Escrituras, podemos ainda afirmar que existem vrias passagens que apresentam uma imagem positiva da homossexualidade. Ns as veremos mais adiante, na medida em que prossegue o nosso estudo.

A PERSPECTIVA CRIST
Todos os Cristos que tentam aplicar a sua prpria interpretao das Escrituras na sua prpria vida, ou na vida de outrem, esto, na verdade, violando os ensinamentos de Cristo. Paulo, na sua carta aos Glatas nos fala a respeito da Lei: "Todos quantos, pois, so das obras da lei esto debaixo de maldio; porque est escrito: Maldito todo aquele que no permanece em todas as coisas escritas no Livro da Lei, para pratic-las. evidente que, pela lei, ningum justificado diante de Deus, porque o justo viver pela f (3.10,11). Paulo continua a explicar: Mas, antes que viesse a f, estvamos sob a tutela da lei e nela encerrados, para que essa f que, de futuro, haveria de se revelar. De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fssemos justificados pela f. Mas, antes, tendo vindo f, j no permanecemos subordinados ao aio." (3.23-25). No interprete mal este ensinamento. Paulo no est de maneira nenhuma tentando diminuir ou depreciar a Lei Judaica. Paulo era ele mesmo Judeu, e um Fariseu. Na sua juventude, ele era extremamente zeloso em relao s tradies de seus pais (Lei), segundo o que ele nos revela em Glatas 1.14.. Mas, a Lei de Ordenanas foi designada para um perodo especfico no mundo, o perodo prvio vinda do Messias. Yaohushua Ha Mashiach nos explica em Mateus 5.17, "No penseis que vim para revogar a Lei ou os Profetas; no vim para revogar, vim para cumprir." Yaohushua H Mashiach,, o Messias Judeu, cumpriu e complementou a Lei. Em outras palavras, os seguidores dEle, os Cristos, no mais esto sob o jugo da Lei Judaica, mas, sob a Graa de Deus Paulo nos explica: "No anulo a graa de Deus; pois, se a justia mediante a lei, segue-se que Cristo morreu em vo!" (Glatas 2.21). Consequentemente, j que os Cristos esto vivendo sob a Graa, e no mais submetidos Lei de Sacrifcios, no podem ento, querer que outros, ou eles mesmos, estejam ainda atados a esta mesma Lei. Os que insistem em faz-lo esto como Paulo nos diz de forma to eloquente, sob maldio. Estes se condenam a si mesmos a estarem completamente inertes, de ps e mos atados, pela prpria Lei. Como j vimos anteriormente, seria praticamente impossvel, cumprir a Lei na sua integridade. O sacrifcio de animais, bem como a queima destes holocaustos, por exemplo, no mais permitida ou legal nos dias atuais. No livro de Atos, no dcimo captulo, encontramos uma pequena histria que demonstra que os requerimentos da Lei foram concludos e no so mais aplicveis. Pedro tem uma viso na qual ele estava faminto, os cus se abriram e um grande lenol desceu dos cus com toda a sorte de animais permitidos e proibidos, e ouviu uma voz do cu que lhe disse: Levanta-te Pedro, mata e come. De modo nenhum, Senhor. Pedro retrucou. Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda. A voz respondeu: No considere impuro aquilo que Deus purificou. (Atos 10.13-15) Mais ainda, em Hebreus 10:4 aprendemos que impossvel que o sangue de touros e de bodes remova pecados, e continuamos a aprender no versculo dez que pela vontade de Deus temos sido santificados mediante a oferta do corpo de Yaohushua HaMachiach, O Cristo, de uma vez por todas.

HOMOSSEXUALIDADE E A BBLIA PARTE 5


ROMANOS
Romanos 1,18-29: 18 Pois do cu revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustia dos homens que detm a verdade em injustia. 19 Porquanto, o que de Deus, pode-se conhecer, neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. 20 Pois os Seus atributos invisveis, o Seu eterno poder e divindade, so claramente vistos desde a criao do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles so inescusveis; 21 porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo no o glorificaram como Deus, nem lhe deram graas, antes nas suas especulaes se desvaneceram, e o seu corao insensato se obscureceu. 22 Dizendo-se sbios tornaram-se estultos, 23 e mudaram a glria do Deus incorruptvel em semelhana da imagem de homem corruptvel, e de aves, e de quadrpedes, e de rpteis. 24 Por isso Deus os entregou, nas concupiscncias de seus coraes, imundcia, para serem os seus corpos desonrados entre si; 25 pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram criatura antes que ao Criador, que bendito eternamente. Amm. 26 Pelo que Deus os entregou a paixes infames. Porque at as suas mulheres mudaram o uso natural no que contrrio natureza; 27 semelhantemente, tambm os vares, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, varo com varo, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro. 28 E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para

fazerem coisas que no convm. H variedades de verses dos termos, dependente de qual traduo da Bblia usar. Quando nos confrontamos com coisas que no entendemos completamente, natural, que fiquemos desconfiados e temerosos. Quando ouvimos pessoas expressando emoes, de maneira completamente contrrias ao que sentimos, e, talvez ns possamos fazer uma auto-anlise, e pensar, eu jamais poderia pensar desta maneira. normal que essa atitude provoque uma pausa para pensar, para refletir. normal que busquemos questionar no mais ntimo de nosso ser ser que poderia pensar dessa mesma maneira? Quando nosso Pastor ou nossa Pastora, ou Lder Espiritual, ou Rabino, sobe em um plpito e denuncia pensamentos, descreve emoes como pecaminosas, demonacas, depravadas, doentes; quando um homem de Deus faz aluso Bblia como prova da pecaminosidade de algum; bem, a quem recorrer? Como argumentar? A Bblia diz isto, eu creio nisto, e ponto final? Quando dito que a Bblia aprova e autoriza a escravido, poucos contestaram esta teoria durante sculos. Quando dito que a mulher deve ser submissa ao homem porque est expresso na Bblia, somente as mulheres expressaram objeo, mas quem as ouviu? Bem, na verdade em algumas partes do mundo, elas ainda no so ouvidas. Quando foi dito que feiticeiros devem ser executados, muitas mulheres foram mortas; alis, muitas mulheres eram culpadas, apenas pelo crime de serem idosas, ou sbias, ou por no serem simpticas. Quem liga para isso? Quando foi dito que a Bblia diz que homossexuais devem ser mortos; eles foram torturados, atados em postes e queimados. Atravs dos anos esses crimes foram todos impetrados em nome de Deus, como interpretados na Bblia. Vivemos no sculo XXI, e a maioria das pessoas j no acredita que a Bblia justifique a escravido, e promova a subservincia da mulher; e mulheres, no so mais executadas por feitiaria; ao menos nas naes ocidentais. E quanto aos homossexuais? Bem, na verdade, homossexuais ainda so perseguidos e executados; assim como minorias raciais que ainda so perseguidas e executadas tambm. Todos culpados pelo pecado de serem diferentes. Em plpitos ao redor do mundo, muitos ministros de Deus, ainda descrevem homossexuais como maus, demonacos, pecaminosos, depravados, doentes e loucos, e at fazem aluso Bblia como prova de sua pecaminosidade. Uma das duas passagens bblicas mais citadas que so usadas como prova de que a Bblia condena a homossexualidade : Romanos 1,26-27: Pelo que Deus os entregou s paixes infames. Porque at as suas mulheres mudaram o uso natural no que contrrio natureza; semelhantemente, tambm os vares, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, varo com varo, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro. O que se segue, nos versculos 28 a 32, uma verdadeira lista de todas as formas de mal e depravao. Esses dois versculos acima, retirados de seu contexto, e seguidos dessa lista dos horrores, certamente causam a impresso, de que Deus considera os homossexuais, e a homossexualidade particularmente, como malfica e depravada. o que acontece quando algum ignora o contexto da passagem acima descrita. Se levarmos em considerao o contexto, encontraremos um quadro completamente diferente do que aquilo que Deus realmente condena. Ao contextualizarmos, vamos perceber que a linha de raciocnio de Paulo inicia-se no versculo 18 e segue at o fim desse captulo, como mostrado no incio deste estudo. Algumas coisas desagradam a Deus, verdade; mas, Deus est a irar-se com aqueles que: Omitem a verdade de Deus; No honram, no glorificam, nem so gratos e reconhecidos a Deus; Substituem a verdade de Deus pela mentira; Adoram e servem aos dolos ao invs do Criador. Em uma palavra: IDLATRAS. A ira de Deus est direcionada queles que praticam idolatria, em todas as suas formas. Note que as trs primeiras palavras do versculo 27, independentemente de que traduo se use, se refere a algo que acontece anteriormente Pelo que; por causa; Por isso. Os versculos 26 e 27, no so versculos auto-suficientes. Eles explicam quem provoca a ira de Deus, e o que causa o seu comportamento anmalo. Idlatras provocam a ira de Deus, e o seu descontentamento ao adorarem os dolos. Onde anteriormente encontramos pessoas que se envolveram em prticas sexuais entre pessoas do mesmo sexo como expresso de adorao ritualstica de dolos? Nas condenaes contidas em Levticos e Deuteronmio. Na condenao expressa em relao prostituio ritualstica que acontecia nos templos destinados aos dolos. As trs primeiras palavras do versculo 26 nos dizem que nas suas prticas idlatras as pessoas envolviamse em relaes degradantes. As mulheres mudaram suas relaes naturais por outras contrrias sua natureza. Apesar do que literalmente pode-se entender, essa passagem refere-se a mulheres que se envolveram em prticas sexuais com prostitutas do templo, essa passagem pode tambm ser uma referncia a pratica de bestialidade, que era tambm uma prtica idlatra comum, naquela poca. Assim como mulheres envolveram-se em relaes bestiais como um ato de adorao aos dolos, homens tambm se envolveram em relaes com outros homens, como forma de adorao idlatra. Gostaria, entretanto de chamar ateno para uma particularidade. O verbo cometer foi traduzido a partir da palavra composta: kat-err-gotzumai. Enquanto que Err-gotzumai significa trabalhando, desenvolvendo,

implementando, isto ; um verbo de ao, quando se acrescenta estas trs letras, kat, antes, dada uma nfase ao carter da palavra, significando que se trata de um trabalho difcil de ser executado. O que Paulo nos diz, segundo algumas verses, que um tremendo esforo foi colocado no sentido de se alcanar o trabalho que nos expresso por essa palavra. Esses homens tiveram que fazer um grande esforo para praticarem sexo com outros homens, mas eles o fizeram assim mesmo. Podemos ento supor, sem receios, que Paulo estava se referindo aos homens, cuja orientao sexual no fosse homossexual, para quem tais prticas seriam naturais, mas para heterossexuais, para quem esse ato implicaria em grande esforo, mas que o teriam feito de qualquer maneira, como forma de adorao aos dolos. A Bblia Anotada New Oxford diz a respeito dos versculos 27 e 28: Enquanto que a Torah probe um homem deitar-se com outro homem como com uma mulher (Lv 18,22), autoridades judaicas contemporneas de Paulo criticavam uma variedade de comportamentos sexuais comuns no mundo pago. Apesar de que hoje se emprega essa expresso largamente como uma referncia homossexualidade, a linguagem que se refere s praticas contrrias natureza era mais usada nos dias de Paulo, no para denotar a orientao da atrao sexual, mas a tolerncia e prazer exagerados, sem medidas, lascvia, que enfraquece o corpo (a recompensa de seu erro).

HOMOSSEXUALIDADE E A BBLIA PARTE 6


ROMANOS 2 PARTE
Anteriormente tentamos demonstrar que as condenaes de Paulo, nestes versculos, estavam direcionadas s mesmas prticas pags que foram erroneamente identificadas como homossexualidade nas Escrituras Hebraicas. Romanos 2,1: 1 Portanto, s inescusvel, homem, qualquer que sejas, quando julgas, porque te condenas a ti mesmo naquilo em que julgas a outro; pois tu que julgas, praticas o mesmo. De que maneira esta passagem se relaciona anterior? Bem, eu creio que Paulo est dizendo que aqueles que julgam os outros esto usurpando uma prerrogativa de Deus Somente Deus pode julgar os homens. No temos permisso para julgar uns aos outros. Quando julgamos aos outros, ascendemos ao trono da falsa religiosidade; e, esta atitude arrogante, equivalente idolatria. Quando o fazemos, nos colocamos acima dos demais semelhantes, com a suposio de que temos o direito de ditar-lhes como devem viver. Tornamonos Deus em nossa prpria opinio, e isso IDOLATRIA. Existem igrejas que, apesar de concordarem que os versculos 18 a 25 tratam da idolatria, acreditam que os versculos 26 a 32 so condenaes homossexualidade, e que a "depravao" da homossexualidade, se manifesta nas condenaes expressas nos versculos de 29 a 32. Est claro que as pessoas que assim interpretam, tm que ignorar o versculo 26, bem como os versculos 28 e 2.1. Do contrrio, o versculo 2.1 deveria estar dizendo que qualquer um que julga os outros estaria envolvendo-se em um comportamento homossexual, o que no tem sentido. Ento Paulo estaria julgando os semelhantes, e assim, tambm se igualando aos idlatras, segundo a explanao j feita anteriormente. Devemos ter como evidente nessas passagens do primeiro captulo de Romanos do versculo 18 em diante uma crtica veemente contras os males da idolatria. A homossexualidade no tratada nessa passagem, mas, sim, as prticas sexuais, praticadas pelos prostitutos (a)s do templo, que se envolviam em relaes sexuais com pessoas do mesmo sexo, como parte dos rituais de adorao de dolos; rituais de fertilidade, e que j foram estudadas em captulos anteriores. Como foi demonstrada, a nica maneira que uma pessoa pode usar esses versculos como condenao homossexualidade, seria tirando-os de seu contexto, fazendo uma inconveniente, inconsistente e deliberada mudana no significado intrnseco das palavras de Paulo, a fim de acomod-las numa viso homofbica. Fazer isso significa mudar a verdade de Deus em mentira e honrar e servir criatura... Amm. Romanos 1,26-27 (VBJ): Por isso Deus os entregou as paixes aviltantes: suas mulheres mudaram as relaes naturais por relaes contra a natureza; igualmente os homens, deixando a relao natural com a mulher, arderam em desejo uns para com os outros, praticando torpezas homens com homens recebendo em si mesmos a paga da sua aberrao. Romanos 1,26-27 (NVBI): Por causa disto, Deus os entregou as vergonhosas paixes. At suas mulheres trocaram relaes naturais pelas no naturais. Do mesmo modo os homens tambm abandonaram relaes naturais com mulheres e estavam inflamados pela paixo de um pelo outro. Homens entregavam-se a atos indecentes com outros homens e recebiam em si mesmos a punio devida por sua perverso. Um dos principais argumentos contra a homossexualidade (ou introduo da identidade de gnero) tem sido: "no natural". Um dos argumentos favoritos usado contra a homossexualidade "Deus criou Ado e Eva, no Ado e Ivo". Este um no-argumento porque, naturalmente, Deus criou Ado e Ivo, e Maria e

Jorge, e Alice e Suzana; Deus fez cada um de ns, mas negar a validade de uma orientao porque esta no foi descrita no Jardim do den consequentemente "no natural", absurda, no obstante a poesia. Os seres humanos so os mestres do "no natural", talvez comeando com a primeira vez que algum tirou a pele de um animal e usou-a como roupa ou como abrigo. Dos carros que dirigimos aos televisores a que assistimos; dos computadores que usamos para permitir-nos a comunicao atravs do mundo, ao despertador que nos acorda pela manh; do ltimo jantar congelado da noite, ao forno de micro-ondas que usamos para aquec-lo, cada aspecto de nossas vidas celebra o "no natural". Mesmo os Amish (ortodoxos) da Pensilvnia que se abstm de nossas modernas convenincias no naturalmente arreiam seus cavalos s carroas para chegar cidade. Mas o que Paulo quer dizer quando usa o termo? Na lngua original, as palavras usadas aqui em Romanos 1.26 eram para phusin, traduzido como contra a natureza, que muitos estudiosos interpretaram como se referindo homossexualidade. Entretanto, ns verificamos que Paulo usa estas mesmas palavras em Romanos 11.24 para explicar aos gentios que embora estes no sejam naturalmente parte dos escolhidos, Deus d boas-vindas aos gentios e est disposto a enxert-los na rvore da famlia, e tambm disposto a enxertar de volta, nessa mesma rvore da famlia, aqueles escolhidos que haviam se afastado: Com efeito, se voc (gentio) fosse cortado de uma oliveira silvestre por natureza (phusin) e contra a natureza (para phusin) fosse enxertado na oliveira mansa (a rvore da famlia dos eleitos), com maior razo os ramos naturais (os escolhidos que se afastaram) sero enxertados (de volta) na oliveira a que pertencem (NVBI). totalmente evidente que o uso aqui, por Paulo, da frase, no tem nada a ver com homossexualidade, nem uma crtica da imoralidade. Mas propriamente Paulo refere-se phusin (ou phusis) para designar quilo que inato pessoa, ou a como nasceram. Ns encontramos um exemplo deste uso em Glatas 2,15. O que a VBJ diz "Ns somos judeus de nascimento e no pecadores da gentilidade, traduzido por "Ns que somos judeus por nascimento e no pecadores de gentios", na NVBI. Ns sabemos que Paulo usou o termo natureza para referir-se a diferentes coisas em diferentes ocasies. Alm do que j mostramos, em 1 Corntios 11.14, Paulo escreve, "A natureza mesma das coisas no vos ensina que se um homem tem cabelos compridos, desonroso para ele...?" (NVBI). No verdade que a natureza induz o cabelo a crescer e ficar comprido? No estaria contra a natureza cort-lo? Considere que Paulo era um homem educado, que, por suas prprias palavras, excedeu a seus pares no conhecimento da lei judaica, dos costumes e das tradies. Certamente conhecia o Sanso do livro dos Juzes. No captulo 16.10 ns encontramos Sanso dizendo a Dalila, "Nenhuma lmina foi jamais usada em minha cabea", disse-lhe ele, "porque eu sou nazireu consagrado a Deus desde o nascimento. Se minha cabea fosse raspada, minha fora deixar-me-ia, e tornar-me-ia to fraco quanto qualquer outro homem" (NVBI). Quando o cabelo de Sanso foi cortado, sua famosa e poderosa fora deixou-o e no retornou at que seu cabelo crescesse outra vez mais. Se os nazireus fossem pessoas consagradas para servir a Deus, o que induziu o comentrio de Paulo em 1 Corntios? possvel que todos os homens aptos de Corinto fossem solicitados a servir nas foras armadas (com cortes militares de cabelo) e que aqueles cujos cabelos permaneceram no cortados esquivam-se de seus deveres? Neste exemplo do uso da natureza, ns descobrimos que a conotao no era sobre moralidade, ou sobre o que inato, ou um acidente de nascimento, mas, sim, responsabilidade meramente cvica. Em Efsios 2,3-4, Paulo escreve, referindo-se aos costumes mundanos: Todos ns tambm vivemos entre eles alguma vez, gratificando os desejos de nossa natureza pecadora e seguindo seus desejos e pensamentos. Como os demais, ns ramos por natureza objetos da ira. Mas por causa do grande amor de Deus por ns, Deus, que rico em merc, fez-nos vivos com Cristo, mesmo quando ns estvamos mortos em transgresses pela graa que voc foi salvo (NVBI). Aqui, Paulo demonstra que Deus nos levantou para estar acima da natureza; que ns devemos transcender natureza, que ns devemos andar no Esprito e no satisfazer a luxria da carne. Por um lado, parece que Paulo glorifica o conceito de ser com a natureza, no contra ela, enquanto que por outro lado nos mandaria estar acima da natureza, e no em harmonia com ela. Como Paulo usa o termo natureza de diversas e diferentes maneiras nas epstolas, nenhum estudioso pode saber com absoluta certeza o significado especfico da palavra de Paulo nas passagens destacadas acima. Entretanto, a evidncia de Glatas 2.15 certamente d-nos espao para inferir que os atos referidos em Romanos 1.26-27, eram atos que no eram naturais s pessoas que os praticavam. Isto , heterossexuais que travaram atividade homossexual (para facilitar a adorao de dolos). Se ns estamos certos de que Paulo condena aqueles que se engajam em atividade sexual que no natural para eles, ento no somente a condenao aplicar-se-ia aos heterossexuais que se engajam em atividade homossexual, mas aplicar-se-ia tambm aos homossexuais que se engajam em atividade heterossexual. H igrejas que negam que a homossexualidade seja inata, uma orientao individual, acreditando e ensinando que uma escolha de estilo de vida, ou "atividade" aprendida. Aqueles que tomam essa posio fogem do senso comum e da decncia. Negam a experincia da prpria vida do indivduo, suas verdades pessoais sobre si mesmos. Negam a evidncia cientfica que sugere fortemente que a homossexualidade um trao biologicamente determinado, no uma escolha de estilo de vida. Negam a posio da Associao Psiquitrica Americana que parou de classificar a homossexualidade como uma doena em 1973. Escolhem

acreditar que os homossexuais so to mentalmente desequilibrados, ou depravados, que deveriam mais propriamente ser aoitados, torturados e assassinados do que desistir deste comportamento escolhido. Defendem o ponto de vista equivocado de que a homossexualidade no observada em nenhuma espcie animal exceo do ser humano. Essa afirmao evidentemente incorreta. Pesquisas mostraram que a atividade homossexual foi de fato demonstrada em mamferos, peixes e pssaros. importante anotar que a Enciclopdia Bblica Padro Internacional em seu artigo Natural/Natureza (The International Standard Bible Encyclopedia) afirma: ... a palavra natureza est contaminada por conceitos no bblicos a partir do pensamento grego em diante, especialmente conceitos carentes da confisso bblica fundamental de Deus como Criador. A ambiguidade do termo (por quaisquer razes) admite um espectro de uso que varia do abstrato e universal subjetiva e sensata vida de uma pessoa.... O relacionamento natural entre os sexos est estabelecido na ordem regular da natureza (Romanos 1,26). Os pagos so culpados pela violao desta physis (isto , natureza)." Novamente encontramos esta referncia idolatria como sendo o que contra a natureza, e a condenao indicada em Romanos 1.26-27.

HOMOSSEXUALIDADE E A BBLIA PARTE 7


CORNTIOS
1Corntios 6,910: No sabeis que o mpio no herdar o Reino de Deus? No vos iludais. Nenhum destes herdar o Reino de Deus: o imoral, os idlatras, os adlteros, malakoi, arsenokoitai, os ladres, o ganancioso, os bbados, os caluniadores nem os extorsionrios herdaro o Reino de Deus. Paulo apresenta ao leitor uma lista daqueles que ele declara que no herdaro o Reino de Deus A palavra no grego original parafraseada por mpio akidos e significa inquo; por extenso, mau; por implicao, traioeiro; especialmente bruto: inquo, pecaminoso. H duas palavras que certamente chamaro sua ateno de imediato: malakoi e arsenokoitai. Voc no encontrar essas palavras em nenhuma traduo; voc encontrar, no entanto, vrias palavras e frases. O que eu mostrei acima so as palavras na lngua original. A verdade que ningum sabe realmente com certeza o que as palavras significam, e, consequentemente, nem o que Paulo quis dizer realmente. Comparando as palavras em diferentes tradues, voc notar grandes variaes em como estas palavras so definidas: Rei James: nem afeminados nem abusadores de si mesmos com a humanidade; Nova Rei James: nem homossexuais, nem sodomitas; Bblia de Jerusalm: nem os depravados, nem as pessoas de costumes infames; Revisada Padro (apenas uma palavra): homossexuais; Nova Internacional: prostitutos masculinos; nem ofensores homossexuais; Contempornea Inglesa: nem o que se comporta como um homossexual; Novo Testamento Inclusivo: prostitutas e pederastas; Oxford Comentada: prostitutos masculinos, sodomitas; Nova Verso Internacional (Edio 2002): Nem homossexuais ativos e passivos; Editora Ave Maria: nem os efeminados, nem os devassos; Sociedade Bblica do Brasil (Edio 1969): nem efeminados, nem sodomitas; Sociedades Bblicas Unidas: nem adlteros, nem efeminados (sic); Traduo Ecumnica da Bblia: nem os efeminados, nem os pederastas; Reina Valera: nem os efeminados, nem os que deitam com homens. muito interessante que a Bblia Contempornea Inglesa usa a frase comporta-se como um homossexual. Se a censura contra algum que "comporta-se" como um homossexual, ento, os escritores desta traduo, acreditam que as palavras no se referem, nem se aplicam, aos homossexuais; mas, aos heterossexuais que se comportam; leia-se: engajam-se em comportamento homossexual, como homossexuais. Podia isto novamente ser uma referncia ao templo de culto ou prostituio em santurios? Enquanto que a Nova Verso Internacional, Edio 2002, da editora Vida: Nem homossexuais ativos e passivos; , no mnimo, mal intencionada. Por que uma to larga gama de diferenas entre as tradues? As palavras so extremamente obscuras. Malakoi (ou malekos) aparece somente quatro vezes no Novo Testamento. Em trs vezes significa fino ou macio, como quando Yaohushua HaMashiach a usou para falar de Joo Batista em Mateus 11.8: "... Mas que fostes ver? Um homem vestido em roupas finas (malekos)? Mas os que vestem roupas finas (malekos)

vivem nos palcios dos reis" (VBJ). A outra vez onde a palavra aparece na verso de Lucas deste mesmo discurso (7.25). Enquanto que no Dicionrio Strongs de Grego do Novo Testamento (Strongs Greek Dictionary of The New Testament), ns lemos como segue: malakos = macio; isto , roupas finas; figurativamente, um efeminado, alguns dicionrios gregos definem-na como significando moralmente fraco. Martinho Lutero traduziu-a como fraco (em corpo, mente ou carter). No Dicionrio Vine, de Palavras do Novo Testamento (Vines Dictionary of New Testaments Words), se voc procurar pela palavra macia, o livro mostra: Veja Efeminado. L voc encontrar o original: malakos: macio, macio ao toque, fino, usado como (a) roupa fina; (b) metaforicamente, em um mau sentido, "efeminado", no simplesmente de um macho que pratique formas de lascvia, mas das pessoas em geral que so culpadas de apego aos pecados da carne, voluptuosos. Observe a palavra efeminado(s) usada tanto na Bblia de Jerusalm como indicado acima, bem como no dicionrio Strongs. Tom Horner, em seu livro Jnatas amou Davi (Jonathan Loved David), identificam efeminados como: ... os homens extremamente efeminados que transformaram a homossexualidade em uma profisso. Estes eram os efeminados, os prostitutos homossexuais da Grcia antiga, os assim chamados ces sagrados dos santurios cananeus, e os eunucos seguidores da deusa Cibele... Em algumas sociedades, tais como aquelas da antiga Frigia, os efeminados foram olhados com honra e respeito; mas na sociedade hebraica, em todos os perodos que conhecemos, no o eram". Outra vez encontramos a referncia aos prostitutos de santurios, aqueles que se engajavam no sexo do mesmo gnero para o culto de dolos. Horner continua: "Na Grcia clssica, tambm, homens efeminados geralmente eram menosprezados. Por qu? Porque representavam o oposto exato do tipo herico ou nobre de amor que era muito admirado da poca do Hrcules legendrio, que depois, na Roma imperial foi ligado eroticamente a dois homens (e numerosas mulheres) do imperador Adriano. Este modelo herico foi idealizado como o mais nobre, e em alguns casos, romntico, tipo de amor. Em O Banquete, de Plato, elogiado como a mxima expresso do amor fsico (e espiritual sinal de virtude). E, pelo contrrio, sair com um efeminado era algo ordinrio. Todo homem poderia faz-lo; e em algumas sociedades quase todo homem o fez uma vez ou outra. Alm disso, como o patriarcado aumentou seu domnio nas sociedades mediterrneas orientais, o homem em que faltavam traos viris, como a fmea a quem ele to proximamente se assemelhou, foi mais e mais estigmatizado" (Pginas 22, 23). A segunda palavra usada na passagem destacada, arsenokoitai (arsenokoites) ainda mais obscura. Aparece somente duas vezes no Novo Testamento, aqui e em 1 Timteo 1,10. Esta palavra to obscura que o dicionrio Vine nem tenta defini-la. Em vez de uma definio, o dicionrio d as duas nicas passagens onde palavra aparece. O dicionrio Strongs usa: um sodomita: abusador (que perverte) a si mesmo com a humanidade. Derivado de arsen = macho, homem, e kemai = mentir de forma contumaz. Rev. Robert Arthur, em seu livro Homossexualidade Luz da Linguagem e Cultura Bblicas (Homosexuality in the Light of Biblical Language and Culture), falando de cultos pagos, escreve: Era extremamente comum, portanto, encontrar deuses e deusas que recebiam presentes de apreciao e de adorao de seus adeptos sob a forma de atos sexuais. Para facilitar o oferecimento de tais presentes, homens e mulheres eram ligados (a templos) para receber estes presentes e tornaram-se conhecidos como prostitutos do templo (tanto homossexuais como heterossexuais). (...) A adorao da fertilidade deste tipo e expresses similares continuaram por pelo menos nos primeiros 100 anos da era crist, em lugares tais como o templo de Diana em feso. Na lngua grega a palavra usada para os prostitutos do templo nestes lugares da adorao pag era arsenokoites. No foi antes de por volta de 200-250 da era crist que uma homofobia marcante (...) comeou a rastejar na Teologia. Por esta poca, a adorao cultual do sexo comeou a morrer e a palavra usada por Paulo para descrever os prostitutos do templo estava comeando a tornar-se obsoleta. importante observar que (...) ao tempo de Cristo a palavra de uso comum que significava homossexualidade era homophilia. (...) Esta palavra foi usada na lngua grega at bem depois da poca da morte de Paulo. Mas esta palavra nunca foi usada nas Escrituras. Padre John McNeill, sacerdote jesuta, em seu trabalho A igreja e o Homossexual (The Church and the Homosexual), escrevem que o uso da palavra, no segundo sculo, na Apologia de Aristides, parece indicar que significa um corruptor obsessivo de meninos. Do mesmo modo, o professor Robin Scroggs, do Seminrio Teolgico de Chicago, em seu livro, Novo Testamento e Homossexualidade (New Testament and Homosexuality), posiciona-se que ambas as palavras malekos e arsenokoites referem-se aos parceiros ativos e passivos na prtica grega da pederastia, a qual no deve de modo algum ser confundida com homossexualidade. Pederastia a molestao de crianas, pura e simplesmente. Um relacionamento pederstico existe entre um amante, que geralmente um homem maduro, e, o amado, um garoto jovem o bastante, para ainda ser imberbe. O amante era sempre o parceiro ativo; o amado era solicitado a ser passivo. Nem todo relacionamento era sexual em sua natureza, mas quase todos o eram. O amado no devia ser sexualmente satisfeito, o que era prerrogativa exclusiva do amante apenas. Quando o amado tornava-se velho o bastante para ter barba e por outro lado tornar-se mais viril, era trocado por uma pessoa mais nova. A razo para isto era porque o ideal era um menino que se assemelhasse a uma mulher. Os meninos deveriam depilar os pelos faciais, deixar seu cabelo crescer, alguns at usavam maquiagem. O

professor Scroggs sustenta que este menino era o malekos, e o adulto, o arsenokoites, referidos nesta passagem da Escritura Sagrada. Enquanto que a pederastia parece ser, equivocadamente, homossexual por natureza, a realidade que as pessoas engajadas nessa atividade eram, para a maioria das pessoas, heterossexuais. A pederastia era considerada apropriada ao treinamento de um menino para a masculinidade. O relacionamento no era permanente, durando somente o tempo em que o garoto mantinha sua aparncia jovem. No havia nenhuma mutualidade, nenhuma satisfao ou prazer mtuo, e o garoto era desumanizado, usado pelo amante como uma coisa, no como uma pessoa para amar e estimar. Por outro lado, o amado recebia regularmente presentes do amante. O amado, por sua vez, frequentemente tornava-se o amado de diversos amantes, todos os mais lucrativos para ele, tornando-se, finalmente, um prostituto masculino, por tanto tempo quanto sua beleza resistisse. Pederastia, ainda que culturalmente aceita, era moralmente errada em muitos aspectos, como demonstrado acima. No pode de maneira alguma ser interpretada como uma descrio da homossexualidade, que o amor emocional, espiritual, romntico, afetivo, de dedicao mtua, e sexual, entre parceiros mtuos do mesmo gnero. A Nova Bblia Comentada de Oxford, publicada em 2001 considerada um dos comentrios mais autorizados de todas as Bblias,; ela oferece a seguinte nota de rodap para os versculos destacados: Os termos gregos traduzidos como prostitutos masculinos e sodomitas, no se referem aos homossexuais, como em inapropriadas tradues mais antigas; masturbador, e prostitutos masculinos, podem ser a melhor traduo.

HOMOSSEXUALIDADE E A BBLIA - PARTE 8


SEM TREMER PERANTE DUS
Por Rabino Steve Greenberg
Primeiro Rabino Ortodoxo do mundo a revelar a sua homossexualidade, em 1999, o norte americano Steve Greenberg lutou durante anos contra o conservadorismo exacerbado dos judeus ortodoxos, que so radicalmente contra a homossexualidade, e repudiam a existncia de Rabinos homossexuais. Aps uma busca incessante por respostas na Tora, Bblia dos judeus; ele decidiu assumir a sua homossexualidade e fez disso uma vocao. Hoje Greenberg vive em Nova Iorque com um companheiro, ortodoxo tambm, e respeitado na Sinagoga que frequenta Tambm leciona no Center for Learning and Leadership para judeus, e autor do livro Wrestling With God and Men (Lutando com Deus e Homens). O Rabino ganhou notoriedade mundial ao mostrar a sua histria no documentrio Trembling Before God (Tremendo Perante Deus/2002), que aborda a f e a homossexualidade na vida de homens e mulheres. O filme relata a trajetria de dez judeus homossexuais, seis homens, e quatro mulheres; e a opinio de Rabinos judeus a favor e contra a homossexualidade. No documentrio, Greenberg o nico Rabino Ortodoxo que no largou a ortodoxia por causa de sua orientao sexual. Nesta entrevista exclusiva para G Magazine, ele nos fala de suas lutas, angstias e dilemas, em sua trajetria vitoriosa, para se aceitar, e ser aceito, como um Rabino Ortodoxo Homossexual.

Desde que idade voc suspeitou da sua orientao sexual?


Quando eu tinha 10 anos, sentia que era diferente dos outros. Com 11 anos, comecei a me sentir ameaado por grupos de garotos. Com 12, lembro que fiquei hipnotizado pelo filho adolescente, lindo, de meus primos distantes. Senti uma excitao secreta quando meu pai me levou junto com ele ao Clube Masculino do Centro Judaico. Eu sentia uma sensao assustadora e excitante ao mesmo tempo, ao ver jovens andando sem roupa. Mais tarde, no incio da adolescncia, eu lembro de ficar excitado no vestirio do colegial, na frente de um rapaz atltico, que cursava o terceiro colegial (eu estava no primeiro). Naquela hora, eu percebi o movimento involuntrio do meu corpo, mas eu no sabia o que era.

Como voc lidou com a sua sexualidade nessa poca?


Eu no tinha idia do que significava ser homossexual. Gay e homo eram palavras reservadas para os garotos que eram muito quietinhos e sem corpo atltico. Nenhum destes termos tinha a ver com atrao sexual. No havia uma forma de explicar o meu estado fsico, a sensao quente no meu rosto, ou o palpitar no meu peito. Alguns anos depois, a chegada do furaco hormonal, deixou-me completamente atnito. Minhas reaes aos garotos, no eram uma resposta consciente, e, apesar das grandes expectativas, eu tambm no tinha nenhuma reao fsica a garotas.

E como era sua vida espiritual e religiosa na adolescncia?


Nesta poca, eu j mantinha obedincia aos preceitos religiosos ortodoxos, e a minha salvao foi o Negiah, que o preceito que me proibia de abraar, beijar, e inclusive tocar garotas antes do casamento. Essa

restrio sexual, pr-nupcial religiosa, foi uma mscara perfeita, no somente para o mundo, como tambm para mim mesmo. Era o libi perfeito, para me afastar, das experincias sexuais e amorosas, tpicas dos adolescentes; e mais importante ainda, me impedir, de tomar conhecimento, de coisas a meu respeito,que no fundo, eu j sabia.

Que tipo de conflitos voc viveu at se conformar em ter uma atrao homossexual?
Conforme o tempo passava, e a minha represso sexual, ficava cada vez mais fraca, o contato com rapazes, transformou-se numa frustrao estranha, e no deu mais para negar os desejos que brotavam de dentro de mim. Em certa ocasio, quando estava em Israel, eu fiquei to desesperado, por perceber, que a minha atrao, por certo colega estudante, aumentava cada vez mais, que fui visitar um sbio, Rav Yosef Shalom Eliashuv, que vive em uma das mais isoladas comunidades ortodoxas de direita em Jerusalm. Falando em hebraico, eu disse a ele, o que na poca, era a minha verdade: Mestre, eu sinto atrao tanto por homens, quanto por mulheres. O que devo fazer?. Ele respondeu, Meu caro, voc tem duas vezes o poder do amor. Use-o com cuidado. Eu fiquei perplexo, e como ele ficou em silncio, perguntei: E o que mais?. Ele sorriu e respondeu: Isso tudo. No h mais nada a dizer. As palavras dele me acalmaram, permitindo que eu, temporariamente, esquecesse as terrveis tenses que me atacavam. Claro, que eu no estava pedindo permisso para agir a partir dos meus sentimentos, e, ele, tambm no estava permitindo isso. Mas, eu tinha que entender o que que significava o meu desejo por homens. Por suas palavras, eu compreendi que no era para eu encarar esse desejo com medo; mas, sim, como a prova de que eu tinha um grande potencial para amar. O mais engraado, que eu at achei, que essa minha caracterstica, poderia me fazer um Rabino melhor; porque como bissexual, eu teria uma vida emocional mais ampla, e mais rica; e, quem sabe, uma vida mais espiritual, mais profunda, e ainda me casar e ter uma famlia. Voltei de Israel para Nova Iorque em 1978, para terminar meus estudos e me casar. Com 22 de idade, metades dos meus colegas estavam noivos; ou j casados, e, eu, estava entusiasmado para entrar nesse grupo. Namorei mulheres nesse perodo, mas, confesso que no sabia exatamente o que deveria sentir. Como eu estava me tornando um Rabino ortodoxo, elas sabiam que no podiam esperar nada sexual da minha parte. Cheguei a me apaixonar umas trs vezes; e em cada vez, cheguei triste concluso, de que aquelas mulheres, no me atraam o suficiente. O que mais poderia explicar o meu total desinteresse sexual por elas?

E quando voc teve certeza de que era homossexual?


Um novo amigo me convidou para jantar, e o assunto homossexualidade veio tona. Ele me perguntou diretamente, se eu, alguma vez, j havia sentido desejo por homem. De alguma forma, ele sacou a minha situao. Surpreso, balancei a cabea; sim, j havia sentido. Fiquei remoendo essa conversa na volta para casa de trem, quando olhei para o outro lado da cabine, e vi um jovem muito bonito olhando para mim. Naquele momento, eu me deixei sentir a reao fsica que eu nunca tinha me permitido antes. E o mundo despencou na minha cabea, eu quase desmaiei, e teria cado se no tivesse me segurado bem. Desviei meu olhar do jovem para poder recuperar o flego. Depois de um ms, os sentimentos que eu j tinha liberado tomaram seu curso, e eu comecei a minha primeira relao homossexual, com aquele novo amigo que me fez sair do armrio.

E voc aceitou ser homossexual?


Os sonhos de uma vida no se esquecem assim, com essa facilidade. Apesar da descoberta dramtica, eu no conseguia ainda desistir da esperana de casar, e ter uma famlia. Portanto, durante os cinco anos seguintes, ao mesmo tempo, em que mantinha o meu primeiro relacionamento com um homem, tentava desesperadamente namorar mulheres, numa tentativa louca de me casar. Um dia, uma mulher extremamente amorosa e religiosa, disse que, se eu pedisse, ela aceitaria. Da noite para o dia, decidi fechar os olhos, e me jogar de cabea. Comprei uma garrafa de um vinho bem caro, e, no meio do Central Park, em uma carruagem, sob um cu enluarado numa noite de abril, propus casamento; e ela, que eu mal conhecia, aceitou. Depois, pegamos o telefone e ligamos excitados, para toda a famlia e amigos; fizemos um brinde nossa futura vida juntos, dissemos boa noite e cada um foi dormir na sua casa, castamente. Mais um ms, e tudo caiu sobre o peso da verdade: eu simplesmente no queria me casar com ela. O absurdo da esperana s vezes vai alm do exagero. Mesmo depois deste episdio humilhante, eu ainda estava determinado a me casar. Continuei a namorar mulheres, e fiquei ainda duas vezes metido em relacionamentos muito srios, mas fui incapaz de me comprometer. Na ltima vez, decidi ser honesto com a jovem sobre minha luta. Enquanto essa minha abertura ajudou a construir uma confiana e uma intimidade bem mais profunda do que eu j tinha conquistado antes, a ausncia de um desejo mtuo foi impossvel de suportar. Enfim, somente depois de muitos anos de uma negao persistente, e me debatendo sem parar contra a dura verdade, que fui capaz de aceitar, que eu realmente era um homossexual.

No que a sua orientao sexual se chocava com os princpios religiosos do judasmo?


Para a maioria dos judeus ortodoxos, o fato de ser homossexual, rompe de uma vez por todas, com a sua identificao com a Ortodoxia. Ser um Rabino Ortodoxo, fez com que essa opo fosse muito mais difcil para mim, mas eu, no queria ser um Rabino Liberal. Eu havia me tornado ortodoxo na adolescncia por razes que, apesar do meu conflito particular, ainda eram vlidas. Independente da mistura que havia de covardia, arrogncia, teimosia ou f, eu simplesmente no aguentaria largar tudo. Entretanto, se eu no ia largar o mundo ortodoxo que eu amava, teria que explicar a minha escolha de ser ortodoxo e homossexual. Ser que era possvel essa justaposio de vidas? Comecei a escrever a esse respeito, e no outono de 1993, a revista judaica Tikkun, concordou em publicar o meu artigo Homossexualidade e Deus, sob o pseudnimo Yaakov Levado.

Em que momento, e por que razo voc passou a aceitar a homossexualidade como um dom de Deus?
Com a publicao do artigo na Tikkun, eu virei um endereo para pessoas ortodoxas homossexuais de ambos os sexos, que procuravam apoio. Ao responder as cartas, meu mundo expandiu-se. Ao me abrir para outras pessoas homossexuais, eu senti o incio de uma comunidade e um senso crescente de responsabilidade por ela. Eu sabia que teria que transformar os sentimentos expressos no meu artigo de jornal, em um argumento muito mais sustentvel, defendendo a incluso de judeus homossexuais dentro da comunidade ortodoxa.

A partir da sua aceitao, o que mudou na sua vida pessoal? E na sua relao com Deus?
Por anos orei a Deus, pedindo que Ele afastasse o flagelo da perversidade para longe de mim. Por vezes, senti que Deus era meu torturador. Quando comecei meu primeiro relacionamento homossexual, voltei a orar. Eu fiquei entre celebrao e culpa; ou seja, algumas manhs, depois de ter passado a noite dormindo nos braos do meu amante, eu nem conseguia me paramentar para as oraes, de tanta culpa que sentia; outras manhs, eu me paramentava, e ia rezar com um enorme prazer, agradecendo a Deus por estar vivo, depois de ficar tantos anos como um semimorto. Demorei muito para entender que O Deus que me criou em conformidade com a Sua vontade no ia me rejeitar depois.

Quando e por que voc pensou em fazer o outing?


Quando voltei a morar em Nova Iorque, depois de outra temporada em Israel, percebi, que acontecesse o que fosse, eu no ia mais me sentir ntegro se continuasse no armrio. Escrevi um artigo no jornal israelita Maariv, na sexta-feira, cinco de maro de 1999, com o ttulo Em nome da parceria. Uma semana depois, o seminrio judeu Norte-Americano The Forward pegou a histria do Maariv e publicou um artigo onde me descreveu como o O primeiro Rabino Ortodoxo homossexual do mundo.

Qual foi a reao na comunidade judaica ao seu artigo?


Esperei por uma chuva de ataques verbais e escritos, mas para minha surpresa, nada disso aconteceu. Os amigos deram um apoio maravilhoso e diversos colegas meus me ligaram para oferecer orao e encorajamento, embora pedissem para no serem citados. E quem no concordou comigo, no ligou para dizer nada. Na verdade, a minha revelao foi amplamente ignorada pela comunidade ortodoxa organizada. O pior comentrio escrito veio de um Rabino da Universidade Yeshiva. Ele me respondeu que um Rabino Ortodoxo homossexual era uma coisa to absurda e inconcebvel como seria um Rabino Ortodoxo comer um x-burguer no dia do Yom Kipur, que o Dia da Expiao, quando os judeus fazem jejum absoluto o dia todo. Ou seja, uma inobservncia flagrante aos mandamentos. O mesmo jornal The Forward pediu que eu respondesse ao comentrio do Rabino. Eu escrevi que, enquanto o comprometimento s normas um ponto central para a definio da Ortodoxia, a comparao dele tinha sido absurda. A sexualidade humana no uma extravagncia gastronmica, e a intimidade de uma vida no um x-burguer. Ningum se joga de uma ponte por no poder comer um x-burguer. Ningum entra em depresso clnica, ou se deixa submeter terapia de choques eltricos pelo amor de um x-burguer. O mal-entendido grosseiro que mais me chocou, neste caso, foi colocar a expresso sexual humana como uma simples gratificao corporal, porque a pessoa que fez a comparao entre sexualidade e x-burguer, alm de Rabino, era tambm mdico.

Qual a sua inteno, ao participar do documentrio Trembling Before God (http://www.tremblingbeforeg-d.com)?


Quando eu ainda estava em Israel, Sandi Simcha Dubowski (Diretor do documentrio) me procurou. Decidi que j era tempo de falar a verdade e eu sabia que era somente uma questo de tempo antes que eu ficasse totalmente fora do armrio. Nos Estados Unidos, o filme foi apresentado em sinagogas ortodoxas e, em Israel, para mais de 1000 diretores, professores e conselheiros estudantis do sistema escolar religioso

nacional, que assistiram ao filme em pequenos grupos e discutiram sobre ele. O filme foi colocado na agenda do Ministrio da Educao de Israel. Recebemos alguns protestos, mas, pouqussimos. Em Baltimore (EUA), diversos Judeus Ortodoxos, e Cristos Evanglicos, protestaram do lado de fora do cinema, onde o filme estava em cartaz. O protesto foi coberto pela estao local de televiso, e trouxe centenas de Judeus Ortodoxos, curiosos, e a favor do filme nas sesses seguintes.

Como voc avalia a ao desse documentrio junto aos judeus em conflito com a sua orientao homossexual?
Para lidar com esse conflito, os Rabinos tm adotado amplamente a posio de muitos lderes religiosos cristos, de Amar o pecador e odiar o pecado. Quando algum incapaz de ser curado do flagelo do desejo homossexual atravs de esforo espiritual, de fora de vontade moral ou da terapia, o Rabinato Ortodoxo, por vezes com um reconhecimento doloroso, ordena o celibato para toda a vida. Uma vez que o carter de uma pessoa comumente moldado pela restrio do desejo pessoal em prol de objetivos sublimes, nos dito que a escolha nossa: opte pela Ortodoxia e resista expresso homossexual; ou opte por ser homossexual e saia da comunidade. Mas eu recebo diariamente e-mails e cartas sobre o impacto positivo que o filme teve nas vidas das pessoas. Famlias foram refeitas e jovens tiveram sua conexo ao Judasmo restaurada pela esperana que foi transmitida no filme. Para alguns judeus no-ortodoxos, o filme aumentou sua raiva contra a ortodoxia, pela forma como trata os homossexuais. Entretanto, normalmente ouvimos de Judeus Ortodoxos, que o filme foi espiritualmente comovente, e, que eles foram tocados pela f, e pela persistncia de pessoas, que tm todas as razes para abandonarem as Comunidades Ortodoxas, mas permanecem. Como eu.

HOMOSSEXUALIDADE E A BBLIA PARTE 9


BOAS NOVAS PARA CRISTOS HOMOSSEXUAIS
Homossexuais enfrentam a discriminao devido s atitudes da sociedade. Infelizmente, essas atitudes, so frequentemente ensinadas pela Igreja. Ainda mais triste, o fato de que, a Bblia, geralmente utilizada como uma arma, para "linchar homossexual. importante lembrar, que tais atitudes causadoras de danos, no refletem a postura de Cristo, e nem a forma como Ele deseja que seja a Igreja. Tambm no reflete, o que a Bblia verdadeiramente diz. Essas atitudes so coisas de seres humanos imperfeitos e corruptos. Por fim, a f pessoal em Cristo, no deveria depender de uma particular Igreja ou Clero; mas, ela deveria ser solidamente apoiada em Yaohushua O Cristo. Somando-se ao ensinamento distorcido e tendencioso de alguns Padres e Pastores, a Escritura apresenta-se algumas vezes, como um grande obstculo para pessoas que so crists homossexuais. Estudos mais elaborados revelam que a Bblia realmente possui boas novas para os homossexuais. A Bblia no diz o que voc pensa que ela diz, sobre os homossexuais.

ENTENDA A BBLIA DE UMA NOVA MANEIRA


Existem duas coisas importantes que voc precisa ter em mente quando for ler a bblia. Primeiro: Voc deve sempre considerar o contexto, para entender qualquer escrito que seja; uma carta, um discurso, ou a Bblia; necessrio, entender o seu cenrio. Pense sobre quem est falando; para quem est sendo endereada a fala; o porqu foi escrito; como era a cultura na poca. No caso das Sagradas Escrituras, o contexto social e cultural dos tempos bblicos, eram muito diferentes do nosso contexto atual. Por exemplo; quando Deus ordena para a humanidade "crescer e multiplicar", lembre-se, de que, no havia a superpopulao dos dias de hoje. Segundo: A Bblia comeou com uma tradio oral, e, posteriormente, foi transcrita em lnguas antigas, (basicamente o hebraico no Velho Testamento e o grego no Novo Testamento) durante vrios sculos. Ela foi copiada, e, recopilada nas lnguas originais; e, depois traduzida em outras lnguas. Qualquer pessoa que fala ou l em mais de uma lngua, sabe que traduzir requer interpretao e julgamento pessoal. Mesmo com as melhores intenes, tradutores e copistas podem cometer erros.

A LEI DO AMOR
Qual a mensagem fundamental da Bblia, e do Evangelho de Yaohushua HaMashiach? Como cristos, ns acreditamos, que a escritura hebraica a revelao inspirada dos compromissos de Deus para com o seu povo. Tambm se constitui em um importante estudo da histria hebraica. Acima de tudo, parte da continuao de uma histria e uma promessa de redeno. Alm disso, como cristos, nossa lei a de Cristo, e essa lei, a lei do amor. Seu fundamento o mandamento "ame a Deus, e ao prximo como a si mesmo". Nem Yaohushua HaMashiach, nem Paulo, nem ningum mais do Novo Testamento, diz que os cristos esto presos s regras de ordenanas da Lei de Moiss. Paulo ensinou claramente que os cristos no

esto mais sob a Lei de ordenanas e sacrifcios do Velho Testamento (Glatas. 3.23-25). Ensinou tambm, que a velha lei, complementada em Cristo (Romanos 10.4), e que sua realizao se cumpre no amor (Romanos 13.8-10; Glatas 5.14). Yaohushua HaMashiach, verdadeiramente lidou, com a sexualidade humana, de uma maneira aberta e com aceitao. Por um lado, ele afirmou as virtudes do casamento; mas por outro, tambm declarou que o casamento no para todas as pessoas (Mateus 19.3-12). Por fim, a Bblia no possui registrada nenhuma palavra falada por Yaohushua HaMashiach condenando a homossexualidade.

YAOHUSHUA HAMASHIACH VEIO PARA TODOS


A Bblia tem muito para nos dizer, mas ns devemos ouvir e aprender, o que ela verdadeiramente nos diz; e, no o que algum nos diz que ela diz; ou seja, as pessoas que a traduziram, e as pessoas que a interpretaram. Pessoas so capazes de cometer erros, e construir doutrinas, que a Bblia no ensina, mas que so aceitas por outros. Podemos verdadeiramente acreditar, que um Cristo que pregou o amor, viveu o amor (com mulheres, estrangeiros, pecadores e marginais), que deu a sua vida na cruz para mostrar o amor de Deus para com todos, pudesse excluir os homossexuais? Podemos acreditar que Ele, que reconhece a necessidade humana de amar e de expressar esse amor fisicamente, iria determinar que milhares de homossexuais vivessem no celibato, negando as particularidades de cada um, suas necessidades naturais e condenandoos infelicidade? Certamente o Cristo de amor jamais faria tal coisa! Yaohushua HaMashiach morreu pelas nossas falhas, no pela nossa sexualidade. Yaohushua HaMashiach nos libertou, para vivermos uma nova vida de amor em Deus Tanto o amor heterossexual, quanto o homossexual, no so pecados por si s. O ato sexual torna-se uma falha tica, quando abusa, ou violenta a outra pessoa. A relao entre dois homens ou duas mulheres pode ser uma relao de amor tanto quanto a relao entre um homem e uma mulher. Cristo morreu pelas falhas de indivduos heterossexuais e homossexuais. Portanto, todos podem livremente vir para a Comunidade Crist, e ainda preservar a autenticidade de sua expresso sexual.

HOMOSSEXUALIDADE E A BBLIA - PARTE 10


O PAPEL DO HOMOSSEXUALISMO NO JUDASMO
Um argumento para no aceitao, de homossexuais judeus, e judias, em posies de liderana, em congregaes controladoras, , possivelmente, a questo mais delicada, que os controladores enfrentam; ou seja, em que extenso, judeus abertamente homossexuais, podem participar em suas comunidades. O chavo usado para rejeitar Rabinos homossexuais, cantores e educadores, que a homossexualidade deles, faz com que no se adequem a ser modelos de comportamento para suas congregaes. Rabinos ortodoxos e restritivos baseiam suas decises contra a homossexualidade em um nmero de argumentos tradicionais: "contra a natureza"; destri a estrutura familiar; desperdia a semente prpria (hash'chatat zera l'vatalah); desvaloriza o mitzvah da procriao (pru v'urvu); e alguns, chegam a chamar a homossexualidade de doena. No mago de todos os argumentos, no entanto, surge a proibio d'oreitah (Torah) que precisa ser entendida antes de se criticar as interpretaes que os Rabinos modernos fazem dela. LEVTICO 18:22 : " uma abominao para um homem se deitar tanto com um homem como com uma mulher." Desde os tempos do Talmud, numerosas tentativas tm sido feitas pelos Rabinos para explicar esta passagem. A palavra to'evah por si s problemtica, e quase todos os estudiosos concordariam que a traduo por "abominvel" imprecisa e inapropriada. Bar-Kapparah a interpretou para que se lesse "to'eh atah ba" literalmente, "voc est se desestruturando devido a isso" e no que o ato em si intrinsecamente (Nedarim 51a). Uma vez que a declarao de Bar-Kapparah em si pouco clara, algumas tentativas tm sido feitas de explic-la. De acordo com o Pesikta (Zatarta) e Sefer HChinukh (209), mishkav zakhur (intercurso com outro homem) no passvel de resultar em procriao. Uma vez que o judasmo tradicional v pru v'urvu como a nica motivao aceitvel para relaes sexuais (Ser?? Vamos discutir isso mais tarde), atos homossexuais claramente violam este mitzvah enftico. O Tosafot e Rabino Asher Ben Yechiel (em seus comentrios ao Nedarim 51a) aplicam este "se desestruturando" para significar que a busca por atos homossexuais faro com que um homem abandone sua famlia. Outra possvel explicao, dada pelo Rabino Baruch HaLevi Epstein (in Torah T'mimah to Lv 18.22) que, a homossexualidade em si anti-natural: "Voc estar se desestruturando das bases da Criao." Enquanto Norman Lamm, outro Rabino ortodoxo da poca atual, defende ser desnecessrio explicar o texto, de fato ele d sua prpria explicao:

"Talvez justamente pelo fato de permitir uma interpretao mltipla, queira significar um significado muito mais fundamental da to'evah, que um ato caracterizado como "abominvel" primeira vista possa ser visto como repulsivo e no possa ser definido ou explicado" (204). Este argumento, no entanto, surpreendentemente frgil, especialmente para um estudioso da Torah. O conservador Rabino Gordon Tucker questiona essa colocao: "No Rabinato clssico judaico, nunca usamos a Torah claramente diz como argumento inquestionvel, final e decisivo. (41) De fato, se aceitarmos o raciocnio do Rabino Lamm como base para decises, os violadores do Shabbat seriam apedrejados at a morte e pais poderiam espancar filhos mal comportados. Todas essas interpretaes se esquecem de olhar o contexto bblico no qual a palavra to'evah usada. Numerosas fontes contemporneas tm deduzido de todos os seus usos na Torah "que to'evah na verdade um termo tcnico usado para referenciar atos proibidos de idolatria. A partir dessa informao, podemos concluir que as referncias do Levtico so especficas para prticas rituais da homossexualidade, e no para relaes sexuais como as conhecemos hoje." (Alpert 68) O Rabino Alpert aponta para a segunda proibio contra a homossexualidade, em Deuteronmio 23.18, que se refere especificamente a templos de prostituio masculina. Mesmo o Rabino Lamm concorda com esse esclarecimento: "Estudiosos identificam que o kadesh imposto na Torah como prostituto masculino para rituais." (201). Sob a tica da variedade de interpretaes mostradas acima, como estudiosos halachic no podemos unicamente confiar nas declaraes contidas na Torah para fazer uma regra, especialmente se vemos essas passagens especficas fazendo referncia a atos inteiramente diferentes daqueles proibidos por Rabinos atravs dos tempos. Logo, devemos abordar cada um desses argumentos especficos, usados pelos Rabinos, e examinar sua aplicao em nossa situao atual.

VIDA FAMILIAR E SEXUALIDADE


Quando Rabinos tradicionais falam da proibio da Torah contra homossexualidade, invariavelmente argumentam que a mesma destri a estrutura familiar. De fato, o judasmo sobreviveu por 4.000 anos devido forte nfase dada famlia e seu papel na preservao da tradio. Sa'adiah Gaon defende que a base racional para a maior parte da legislao moral da Torah a preservao da estrutura familiar. (Emunot v'Da'ot 3:1, Yoma 9a) O Rabino Chefe da Efrat Shlomo Riskin acrescenta dizendo "as sensaes de prazer mais significativas e duradouras (nachat) derivam de filhos e netos, do senso de continuidade e imortalidade que geraes sucessivas trazem. No assim com homossexualidade. Ela rompe a continuidade cultural, mergulhando na lama a verdadeira auto-transcendncia." O Rabino Riskin, e muitos Rabinos tradicionalistas evitam reconhecer algo sobre o argumentam que usam sua maior prerrogativa falsa. O fato que "h judeus que se importa com o fato de serem judeus... que se identificam com valores judaicos, mas que se sentem atrados por pessoas do mesmo sexo" (Gordon 42) prova que est errado, como o faria uma visita a Congregao Beth Simchat Torah em New York City, ou Sha'ar Zahav em San Francisco, ou qualquer das outras 30 sinagogas homossexuais, na Amrica do Norte, onde se pode ver numerosos casais homossexuais, COM SEUS FILHOS, todos, inclusive enfocados na preservao, e continuao da tradio e f judaicas. Alm disso, se a continuidade judaica a razo para tal condenao da homossexualidade, h muito mais heterossexuais judeus condenados por no fazer com que seus filhos cresam em tradies judaicas. Isso nos traz de volta para a questo da procriao pru v'urvu. Se seguirmos estritamente a interpretao de seu mitzvah, obviamente um casal do mesmo sexo no pode preench-la. Ou pode? Inseminao artificial, barriga-de-aluguel, e mesmo arranjos de co-paternidade oferecem opes para homossexuais se livrarem de suas obrigaes halachic do pru v'urvu. Outra opo para casais de homossexuais constiturem famlias judaicas, a adoo. Reconhecida, de acordo com interpretao estrita halachic, a adoo no preenche o mitzvah do pru v'urvu. Referenciando novamente as palavras do Rabino Riskin, "Para humanos, a relao sexual no s biolgica, um passo muito mais profundo na direo da participao prpria na eternidade atravs da transcendncia," vemos que conexes entre sexo, biologia, e relaes familiares no esto claramente delineados como pensvamos. Se a continuidade judaica to importante para ns, deveria importar quem o pai biolgico de uma criana, desde que ela cresa em observncia judaica? Garantido, claro que a criana preencha a definio halachic de um judeu. O prximo passo a abordar o desperdcio da prpria semente. hash'chatat zera l'vatalah. Se, de fato, o nico propsito da ejaculao fosse concepo, no poderia haver argumentos aqui. Mas ? Tendo j contestado que pru v'urvu no precisa ser cumprido literalmente para atingir o mitzvah de formar uma famlia judia, explicaes biolgicas para intercurso sexual se tornam secundrias para razes espirituais ou morais para santificar relaes sexuais. Observe o caso de um homem cuja mulher no pode conceber (Ex: estril, ou est na menopausa, fez esterilizao, etc.). De acordo com o halachah, o marido pode, mas no necessariamente precisa, se divorciar da esposa. Por que ento, o desperdcio da prpria semente no mais um problema? O Rabino Mordechai Silverstein explica que "at que estejamos falando sobre relaes sexuais normativas', um marido tem a obrigao (onah) de satisfazer as necessidades conjugais de sua

esposa." Se a proibio de desperdcio da prpria semente to severa, como poderia ser superada pela esposa que "tem direito a ter sexo?". Ou o desperdcio da semente no realmente muito importante ou h elementos no matrimnio que "transcendem a biologia" (de volta as palavras do Rabino Riskin). Talvez o matrimnio seja na verdade uma ligao legal e espiritual entre duas pessoas que se propem a manterem juntas uma famlia judia e (de novo), talvez a biologia seja secundria para essa unio?

A HOMOSSEXUALIDADE NATURAL, OU UMA DOENA?


Em 1969, os Institutos Nacionais para Doenas Mentais e a Associao Psiquitrica Americana declararam que a homossexualidade no uma doena psicolgica ou de outra espcie e no deveria ser tratada como tal. Mesmo o Rabino Lamm reconhece esse marco (198), mas, mais tarde, o ignora, quando continua, com seu argumento, que homossexualidade na verdade uma doena. Isto causa maior desconforto, uma vez que poskim leva descobertas mdicas em considerao quando formam seu t'shuvot. Uma vez que o conhecimento dos assuntos da viabilidade e fisiologia mdica aumentou, o halachah tem sido modificado para acompanhar isso. Um Rabino continuar a chamar a homossexualidade de doena, no s repugnante, mas, halachicamente, irresponsvel. J no tocante a homossexualidade ser antinatural, numerosos estudos descobriram que a homossexualidade ocorre na natureza entre todas as espcies de mamferos, bem como, na maior parte das outras espcies do reino animal. Muitas pessoas, incluindo alguns renomados cientistas, incorretamente assumem, que a heterossexualidade instintiva: "Entre animais, a sexualidade despertada tentar copular com o parceiro mais prximo. Isso indica a ausncia de qualquer 'instinto heterossexual' e sugere que o que de fato inato, uma fora indiferente em direo liberao da tenso sexual (Churchill 61) Logo, essa descoberta estabelece a "normalidade" de atos homossexuais, mas em 1948, estudos com porpoises que exibiam comportamento homossexual levam esse conceito ainda mais fundo, para mostrar a ocorrncia na natureza da preferncia homossexual e talvez at identidade: McBride e Hebb observaram que porpoises macho repetidamente tentavam iniciar contatos sexuais com membros do mesmo sexo. Mesmo em casos quando porpoises machos tinham sido cortejados por uma fmea receptiva; eles, podem evit-la, preferindo outro macho. Esta uma clara evidncia que uma preferncia definitiva por um parceiro sexual semelhante, pode espontaneamente ocorrer entre mamferos" (Churchill 62). O estudo, ainda documenta casos, onde porpoises macho, inclusive tiveram "relaes monogmicas" com outros machos! Qualquer argumento baseado na anti-naturalidade da homossexualidade claramente no considerou nenhuma dessas ocorrncias naturais.

HOMOSSEXUAIS COMO MODELOS DE COMPORTAMENTO


Aps toda essa discusso sobre a natureza da homossexualidade e seu lugar no Judasmo, chegamos ao centro do debate: Possa o judeu abertamente servir como modelo na liderana de suas congregaes? O argumento usual contra isso "homossexuais no valorizam a estrutura familiar e a tradio Judaica." Obviamente, algum que seja dedicado o suficiente e aprendeu o suficiente para ser um Rabino, cantor ou educador est compromissado com a f e tradies Judaicas! No tocante valorizao de valores familiares, se espera que neste ponto esteja claro o bastante que judeus homossexuais valorizam a famlia da mesma forma que judeus heterossexuais; qualquer rabino solteiro igualmente "incompleto" como modelo como um rabino homossexual sem um parceiro. De certa forma, Rabinos homossexuais podem at servir como melhor modelo, pois sabem muito bem como sentir-se perseguido, como superar adversidade, e como viver em um mundo onde se tenha que esconder sua prpria identidade. Eles podem inclusive mostrar a adolescentes que questionem sua sexualidade que no esto sozinhos e que o Judasmo no rejeita a homossexualidade ou os homossexuais. No seria maravilhoso ver que judeus jovens e homossexuais permaneceriam comprometidos com o judasmo se sentissem que seriam bem-vindos em suas comunidades?

ARGUMENTOS FINAIS
Por que o Judasmo lida com a questo da homossexualidade? No claro o que diz a Torah? "A existncia do debate entre judeus halachicamente comprometidos," responde o Rabino Tucker, "d testemunho eloqente que este assunto que no est claro pelo texto... Sim, est claro que Levtico18. 22 deveria ser superado; um argumento nesse sentido no est ainda totalmente pronto, mas est comeando a surgir." (43) Se de fato este for o caso, outras barreiras duvidosas no deveriam ser colocadas no caminho dos homossexuais que gostariam de servir suas comunidades. hora de ver que no mais justo nem justificvel halachicamente impedir homossexuais de serem modelos construtivos para jovens judeus e reconhecer o grande potencial com o qual podem contribuir para tikkun olam como lderes da comunidade judaica.

NOTA: A palavra lsbica vem da ilha de Lesbos, na Grcia, onde vivia uma poetisa e sacerdotisa chamada Safo. Ela iniciava mulheres no homossexualismo; da, o adjetivo lsbica, ou mulher sfica. As palavras sodomitas e efeminados, usadas em 1 Co 6.9, tm significados distintos: sodomita vem do pecado de Sodoma, e tornou-se sinnimo universal de homossexualismo ativo, quando o homossexual faz o papel de marido na relao com outro homem; e, efeminado, quando o homossexual faz o papel de passivo, ou seja, o de mulher na relao sexual com outro homem; e, tambm, quando tem trejeitos femininos, ou gosta de vestir-se com roupas de mulher, como no caso, os travestis.

HOMOSSEXUALIDADE E A BBLIA - PARTE 11


UNIO ESTVEL DE HOMOSSEXUAL - MEAO DE BENSEVOLUO HISTRICA DA UNIO HOMOSSEXUAL O TRIBUNAL DE JUSTIA CONCEDE USUFRUTO DE PATRIMNIO
A 8 Cmara Cvel do Tribunal de Justia do Rio Grande do Sul considerou a unio homossexual como unio estvel, por dois votos a um. O Tribunal de Justia Gacho concedeu usufruto de 25% dos bens. Todas as unies afetivas entre seres humanos antecedem ao Direito, Igreja, aos Costumes, Escrita, Sociedade e a todos os institutos criados com a convivncia em grupo. Se pensarmos onde tudo comeou, iremos nos deparar com vrias teorias do aparecimento da humanidade, mas neste trabalho vamos observar sob um nico prisma, aquele to somente histrico, que inicia com a Antiga Idade da Pedra. Na poca do Paleoltico Inferior, h mais ou menos 500.000 a.C. as relaes certamente eram estabelecidas pelo instinto, de modo que o primeiro macho e a primeira fmea que se tem notcia procriaram e deram origem humanidade. No havia costume, direito, regras de conduta, interesses, religio, apenas dois seres, como dois animais, que diante da volpia carnal geravam filhos e conseqentemente nascia a famlia; o primeiro ncleo da sociedade. Devemos considerar ento que se as relaes no sofriam nenhuma influncia, a no ser as que j eram inatas ao ser humano, como o instinto, podemos ento conceber que um dos frutos da pirmide social, gerada pelos povos primitivos, pudesse ter a identidade sexual influenciada por genes, ou ainda pelos hormnios. Segundo publicao feita na revista Molecular Brain Research, por cientistas americanos, as diferenas do desenvolvimento do crebro e do comportamento nos sexos feminino e masculino estariam ligadas ao de alguns genes e no somente a hormnios, como se acreditava at a data desta publicao; bem como, h estudos, que demonstram que a homossexualidade se d em toda a escala filogentica e de maneira freqente entre mamferos. Diante destes estudos, possvel afirmarmos que o homossexualismo no opo, mas sim uma determinao gentica ou hormonal. Com base nas consideraes expostas acima podemos ponderar a possibilidade de haver relaes homossexuais na gnese humana. Mas, embora estas relaes antecedam ao Direito, Igreja e a outras entidades como cito no incio deste trabalho, essas nunca foram propriamente consideradas ou at reguladas como deveriam, isto , ora os homossexuais eram abominados, ora eram desprezados. Entretanto houve pocas em que a prtica homossexual era admitida, como em alguns povos da antiguidade, como na China imperial e na Grcia clssica. Contudo as relaes homossexuais nunca foram respeitadas como as heterossexuais, ao contrrio destas, sempre foram condenadas como patologias ou perverses, permanecendo no transcorrer da histria margem da sociedade. Em toda a histria vemos muito preconceito por parte da Igreja, a qual deveria disseminar o amor, entretanto por inmeras vezes somente propagou o dio. Este preconceito no foi privilgio s dos homossexuais, mas tambm das concubinas, pois vemos que na Idade Mdia a Igreja Catlica tolerou o concubinato como forma de constituio da famlia, desde que no tratasse de unio adulterina ou incestuosa, entretanto esta tolerncia foi abolida com a condenao definitiva pelo Conclio de Trento, em 1563. No Brasil o concubinato nunca foi crime, entretanto, foi desprezado por nossa legislao por muito tempo, pois no era reconhecida a famlia fora do casamento. Contudo, a Constituio Federal de 1998 sabiamente reconheceu a unio estvel entre homem e mulher como entidade familiar, em seu artigo 226 3, tendo posteriormente a matria regulamentada pela Lei 8.971, de 29 de dezembro de 1994 e pela Lei 9.278, de 10 de maio de 1996. Segundo Maria Berenice Dias, Desembargadora do TJ/RS: O amor comeou a adquirir visibilidade perante o Direito e acabou ingressando no ordenamento jurdico, quando a evoluo dos costumes e a quebra dos tabus tornaram impossvel ao Judicirio deixar de ver o afeto e emprestar-lhe juridicidade. A princpio, as relaes extra-matrimoniais eram tidas como vnculos empregatcios: confundia-se amor com labor. Depois, foram identificadas como sociedade de fato o que nada mais era do que uma sociedade de afeto. Como se v paulatinamente, os conceitos vo mudando e vamos tornando a sociedade mais justa, pois passamos a escrever o direito com as mos da sociedade. Todavia, o legislador esqueceu que uma entidade familiar se constitui de duas ou mais pessoas de sexos distintos ou iguais que convivem juntas por meio de laos afetivos, cooperando e se ajudando mutuamente, e em conseqncia disso s relaes homo afetivas precisam da tutela legal, assim como a unio estvel entre homens e mulheres, passou a ter a proteo legal, sob pena de o Estado deixar de lado seus princpios

constitucionais mais importantes como igualdade, a liberdade e a justia. Embora saibamos que em pouco tempo as relaes entre pessoas do mesmo sexo sero regidas pela justia, precisamos fazer o nosso papel histrico, lutar pela igualdade at que possamos alcan-la. O patrimnio ao parceiro sobrevivente, considerou-se que ele no precisa provar que contribuiu para a constituio do patrimnio do casal. Alm disso, foi garantido o direito diviso da metade dos bens adquiridos. De acordo com os autos, T. M. ajuizou ao para buscar reconhecimento de existncia de sociedade de fato, direito diviso dos bens adquiridos e direito ao usufruto sobre imvel onde residia com E. H. K. Os dois moravam em um apartamento em Porto Alegre. O relacionamento era de conhecimento dos familiares. A unio durou de 1988 a 1997, quando E. H. K morreu. Ele tinha Aids. Tambm portador de HIV, T. M. pediu antecipao de tutela para permanecer morando no imvel. Em primeira instncia, o pedido foi atendido. A famlia de E.H.K. recorreu ao Tribunal de Justia Gacho. Alegou que T.M. no contribuiu para a aquisio dos bens arrolados. Por isso, no haveria sociedade de fato e, conseqentemente, a diviso dos bens ou direito de usufruto. O revisor do processo no TJ-RS, desembargador Rui Portanova, rejeitou o recurso da famlia. Ora, as unies no so proibidas por nenhuma lei, disse. Logo, so permitidas pelo Direito, acrescentou. Segundo o desembargador, h um vazio legal, pois em todo o ordenamento nacional no existe um direito objetivo que alvitre uma soluo a ser tomada diante da ocorrncia de tais unies quando postas em juzo. Ele baseou o entendimento no artigo 126 do CPC. O artigo afirma que o juiz no se exime de sentenciar ou despachar quando houver lacuna ou obscuridade da lei. Nesses casos, deve-se recorrer analogia, aos costumes e aos princpios gerais do Direito. Segundo Portanova, com a unio estvel, por serem as semelhanas evidentes, ambos so relaes de afeto no-formalizadas, h a relao de amor comum entre os parceiros e as agruras discriminaes sofridas pelas famlias homossexuais, tambm sentidas pelos amantes que hoje vivem em unio estvel. Ele tambm invocou dispositivo da Constituio Federal para embasar o seu voto. O desembargador Jos Atades Siqueira Trindade acompanhou o voto do revisor. Ele disse que deve ser reconhecida a unio estvel, mesmo entre pessoas do mesmo sexo, com todas as suas consequncias. O relator, desembargador Alfredo Guilherme Englert, foi voto vencido. Afirmou que o pedido formulado pelo autor era de reconhecimento de sociedade de fato e no de unio estvel. Tambm afirmou que unio estvel, com direito aos bens e herana, caracteriza-se pela convivncia duradoura e pblica entre homem e mulher. Em um relacionamento homossexual h apenas sociedade de fato, segundo o relator. Ainda cabe recurso no caso.

DISCUSSO DA VISO CONTEMPORNEA JURDICO-SOCIAL DO TEMA


Atualmente, os homossexuais tm, cada vez mais, perquiridos seus direitos, ainda que estes no estejam positivados dentro do nosso Ordenamento Jurdico. Pois a despeito de todo o preconceito que ainda h na sociedade, existem Juzes que indubitavelmente percorrem o caminho mais digno e mais sensato dentro da justia, o da equidade. Ns cidados democratas no devemos esquecer que todos so iguais perante a lei sem distino de qualquer natureza, e em virtude desta mxima constitucional que devemos ser mais condescendentes com os seres humanos sem nos preocuparmos com orientao sexual. preciso lembrar que os direitos sobre os bens patrimoniais deve ser direito de todas as famlias, pois em vida queremos que nossos entes queridos fiquem bem, possam se sustentar e viver em paz, mas quando no revelamos esta inteno em vida tornamos a vida de quem amamos um pouco mais complicada, mormente a vida de casais homossexuais, que no tm direito meao do patrimnio de seu companheiro, contudo h tribunais, como o tribunal gacho, do caso relatado acima, que consegue fazer justia, simplesmente justia. Enquanto a lei no acompanhar a evoluo dos usos e costumes, as mudanas de mentalidade, a evoluo do conceito de moralidade, ningum, inclusive os aplicadores do direito, poder, em nome de uma postura preconceituosa ou discriminatria, fechar os olhos a essa nova realidade e tornar-se fonte de grandes injustias. No h que se confundirem as questes jurdicas com as questes morais e religiosas. No dia 20 de novembro de 2003, o Jornal Nacional anunciou que j permitido o casamento entre homossexuais na cidade de Massachusetts no EUA; Na data de 14 de outubro de 2003 o jornal O Dia publicou que o Ministrio Pblico Federal, no ano de 2000, conseguiu uma liminar na Justia Federal determinando que o INSS equiparasse as relaes homossexuais s heterossexuais para fins previdencirios, e em 2001 houve nova deciso estipulando que este benefcio deve ser pago em todo territrio nacional, passando a constar tal deciso da Instruo Normativa n. 50 do INSS; Em 10 de outubro de 2003 o jornal O Globo noticiou o lanamento da Frente Parlamentar Pela Livre Expresso Sexual, segundo a deputada Maria do Rosrio, uma das idealizadoras do projeto, o grupo formado por entidades de gays, lsbicas, bissexuais, travestis e transexuais, deputados e senadores tem por escopo propor aes que combatam a homofobia e apresentar e aprovar projetos de interesse desses grupos; Em 10 de agosto de 2003, a juza Tnia Heine, da Justia Federal decidiu que o INSS ter que pagar a um bancrio aposentado do Rio de Janeiro penso por morte de seu companheiro; No dia 09 de agosto de 2003 o jornal O Dia publicou que foi nomeado como Bispo da Diocese Anglicana do Estado de New Hampshire, Gene Robinson, um homossexual.Na data de 21 de maio de 2003, a revista Veja

publica a seguinte matria: A Capital Gay, com muita festa e um prefeito que saiu do armrio, Berlim disputa o turismo GLS.Em 16 de janeiro de 2002, a revista Veja anuncia que em deciso indita, a Justia concede a guarda do filho de Cssia Eller a sua companheira. Diante de alguns dos ltimos acontecimentos, podemos constatar que a sociedade est mudando e a justia tambm, a cada dia que passa algum no mundo abandona seus velhos conceitos arraigados e torna-se livre e justo.

APRESENTAO DO POSICIONAMENTO PESSOAL E SUGESTES SOBRE O TEMA


Em virtude dessas consideraes, podemos observar que a sociedade, caminha a passos largos para uma nova legislao, que complete as anteriores no que concerne s unies entre seres humanos de um modo geral. Podemos afirmar isto, visto que sabido que a humanidade sempre questionou tudo de diferente que viu diante de seus olhos, e que ponderou todas as questes, at que evolusse e determinasse o que poderia beneficiar ou no a coletividade; ou seja, precisamos mesmo de tempo, para tudo, esta uma qualidade inerente ao ser humano, tempo. Tempo para avaliar, para questionar, para entender, para experimentar e para ento fazer parte de nossas vidas como se um dia nunca tivesse sido impugnado. indubitvel que o bem sempre se sobrepe ao mal; e, , por isso, que acreditamos que o melhor a ser feito neste momento de pura ebulio, continuarmos a considerar o tema, com absoluto respeito, e trabalharmos por construir uma Constituio Federal, um Cdigo Civil que assegurem os mesmos direitos, que asseguram s unies estveis entre homens e mulheres; s mulheres e mulheres; e, aos homens e homens, e deste modo, teremos alcanado mais uma conquista, a igualdade sem qualquer distino. CONCLUSO: Posta assim a questo, de se dizer em concluso, que este trabalho teve puramente o intuito de ponderar que as relaes afetivas entre seres humanos datam do incio dos tempos, e que estas, embora tenham s a forma heterossexual regulada por lei no Brasil, j comea a necessitar absolutamente de legislao para regularizar a forma homossexual de relao afetiva. A sociedade j trata com mais respeito do tema, os grupos sociais homo afetivos j no tm mais medo, organizam-se e j no querem mais se esconder, j h uma luta formal por esta classe que mesmo discriminada, como as concubinas no passado, vislumbra esperana em conquistar seus direitos.

HOMOSSEXUALIDADE E A BBLIA - PARTE 12


A CATEDRAL PARA HOMOSSEXUAIS
Igreja s para cristos homossexuais vai erguer Mega-Templo nos Estados Unidos Por: Eduardo Salgado.
O projeto da catedral e o arquiteto Johnson: 36 milhes de dlares. A Catedral da Esperana tem uma histria similar de muitas igrejas evanglicas. Foi criada em 1970 por um grupo de doze amigos no Estado do Texas, Estados Unidos. Nessas trs dcadas, conquistou novos fiis, comprou uma sede prpria na cidade de Dallas e acaba de dar incio construo de um Mega-Templo que custar 36 milhes de dlares, digno da denominao. A diferena desta Igreja, que os seus fiis so homossexuais. Com este novo templo, a Catedral da Esperana vai tornar-se membro com o maior glamour entre as filiadas das Igrejas Comunitrias Metropolitanas (MCC, na sigla em ingls), Movimento Evanglico que rene 300 congregaes homossexuais, com 40.000 fiis espalhados por dezoito pases. O projeto da sede da Catedral da Esperana foi entregue ao badalado arquiteto Philip Johnson, tambm homossexual. Com uma torre de 34 metros de altura, quase a mesma do Cristo Redentor, e capacidade para 2.200 pessoas sentadas, a catedral uma demonstrao de fora da religio entre os homossexuais dos Estados Unidos. Na ltima dcada, os homossexuais americanos organizaram ONGs influentes, conquistaram o direito de no ser discriminados no local de trabalho, e at ganharam papis, quase sempre positivos, nas sries da TV americana. O prprio Partido Republicano, do presidente George W. Bush tem uma ala de homossexuais conservadores. A tolerncia menor no meio religioso. A Igreja Catlica aceita fiis homossexuais, mas exige deles abstinncia sexual. Muitas denominaes pentecostais os consideram pecadores sem chance de redeno. natural, que homossexuais educados em famlias religiosas, no vejam nenhuma contradio entre a sua sexualidade e o exerccio da f; so eles que enchem os templos das igrejas da MCC. "O motor do nosso crescimento a intolerncia que homossexuais enfrentam nas Igrejas Tradicionais", disse revista VEJA, brasileira, Jim Birkitt, diretor da MCC. As congregaes homossexuais surgiram na Califrnia em meio onda dos hippies, nos anos 60. Expulso da Igreja Batista em 1968 por ser homossexual, o Reverendo Troy Perry, primeiro tentou o suicdio. Depois,

fundou a prpria Igreja dedicada a homossexuais - a Igreja Comunitria Metropolitana de Los Angeles, a precursora da MCC. Os seus cultos so um hbrido cristo. As missas so similares s catlicas, os sermes assemelham-se aos protestantes e os cnticos lembram os evanglicos. Uma diferena a nfase dada s dificuldades de relacionamento entre os casais. "As igrejas alternativas so um dos poucos espaos em que os homossexuais podem discutir abertamente as suas relaes amorosas", explicou a VEJA, Michael Piazza, Pastor da Catedral da Esperana.

HOMOSSEXUALIDADE E A BBLIA - PARTE 13


REVOLUO HOMOSSEXUAL
O poder de um mito. "Sodoma quer dizer traio. Gomorra, rebelio. (Frei Felipe Moreira, 1645).
Nos ltimos quatro mil anos, nas diferentes civilizaes que serviram de matriz cultura ocidental, a homossexualidade foi rotulada por diversos nomes atrozes que refletem o alto grau de reprovao associado a esta performance ertica: abominao; crime contra a natureza; pecado nefando; vcio dos bugres; abominvel pecado de sodomia; velhacaria; desvio; doena, etc. (1). E os homossexuais, mais os do sexo masculino, do que as do sexo feminino foram condenados a diferentes penas de morte: apedrejados, segundo a Lei Judaica; decapitados, por ordem de Constantino em 342 d.C. Enforcados, afogados ou queimados nas fogueiras da Inquisio, durante a Idade Mdia e at os tempos modernos (2); queimados pelos nazistas nos campos de concentrao (3). Ainda hoje homossexuais so torturados, presos, humilhados, em certos pases mais atrasados, s por sua opo sexual. Mesmo em Portugal, pais e mes proclamam sem remorso: "prefiro um filho ladro que maricas"; ou, "antes uma filha prostituta do que lsbica" (5). O objetivo deste texto reconstituir a gnese e o significado da homofobia na nossa sociedade: atravs da etno-histrias mostraremos que a nossa intolerncia anti-homossexual tem as suas razes na tradio judaico crist, que desde cedo percebeu o carter ameaador, poltico e revolucionrio da homossexualidade; da transformar o sexo e amor entre pessoas do mesmo gnero em crime abominvel, e, o mais detestvel de todos os pecados. perfeitamente possvel, datar a origem, e explicar o background de um dos mitos mais significativos da cultura ocidental, e que permanece ainda hoje como o maior tabu do mundo moderno: a homossexualidade (6). A sua origem teve lugar por volta de quatro mil anos passados, na Caldia, quando um velho pastor, Abrao, divulga certas revelaes que assegurava ter recebido do prprio Deus, escolhendo-o como fundador de um povo predestinado. Elabora-se ento, nesse momento, um projeto civilizatrio que se vai tornar o mito fundador no s do povo judeu, como da prpria histria genealgica das trs principais religies do mundo moderno: Judasmo, Cristianismo e Islamismo. Segundo se pode ler no primeiro livro da Bblia, o Gnesis, Abro teria nascido em Ur, na Caldia, e casado com Sara, que era estril. Conjecturam os historiadores e exegetas que, por volta do ano 1800 a.C. toda sua famlia e agregados partiram em direo terra de Cana, estabelecendo-se em Har, onde seu progenitor Tar faleceu aos 205 anos de idade. a que tem incio o dilogo de YHWH com Abro, e a origem do mito que serviu de base e justificativa no s posterior condenao do homo erotismo, mas da violenta sexo fobia que vai caracterizar e distinguir a cultura sexual judaica, da sexualidade dos povos circundantes (7). Eis a verso original do mito: O Senhor disse a Abro: Deixa a tua terra, a tua famlia e a casa do teu pai e vai para a terra que eu te mostrar. Farei de ti uma grande nao. Eu te abenoarei e exaltarei o teu nome, e tu sers uma fonte de bno. Todas as famlias da terra sero benditas em ti; Tornarei tua posteridade to numerosa como o p da terra; Levanta os olhos para os cus e conta as estrelas, se, s capaz; Pois, assim ser a tua descendncia; Eu dou esta terra aos teus descendentes, desde a torrente do Egito at o grande rio Eufrates;" (8). Passam-se anos, e Abro e Sara continuavam sem descendentes consanguneos Ao completar 99 anos, YHWH aparece-lhe, ratificando a promessa: "Quero fazer uma aliana contigo e multiplicarei ao infinito a tua descendncia; De agora em diante no te chamars mais Abro, e sim Abrao, que quer dizer pai de uma multido de povos; sintomtico que exatamente aps essa aliana estabelecida entre YHWH e Abrao, pouco antes de Sara engravidar, so destrudas as cidades de Sodoma e Gomorra, o principal smbolo da homossexualidade no mundo antigo. Motivo: "o seu pecado era muito grande!" (9). Logo em seguida nasce Isaac, a prova de que para Deus nada impossvel;

concretizando-se assim a primeira profecia. J adulto Isaac casa-se com Rebeca, dando origem ao povo hebreu. Segundo ensina a etno demografia, podemos dividir as diferentes sociedades humanas em dois grandes complexos no que tange a seu projeto civilizatrio: de um lado as culturas pr-natalistas, que estimulam a, procriao aspiram longevidade mxima, reprimem e diabolizam o sexo no-reprodutivo, canalizando toda a energia sexual para a multiplicao mxima da espcie; do outro, as sociedades antinatalistas, que limitam os nascimentos estimulam prticas anticoncepcionais, abortferas ou mesmo o infanticdio, onde o sexo visa primordialmente o prazer e no a reproduo (10). Ns, os povos espiritualmente descendentes de Abrao, judeus, cristos e muulmanos, somos herdeiros tpicos da ideologia demogrfica pr-natalista, onde a religio e a moral ensinam que o sexo se destina unicamente reproduo, tendo como base a ordem do Divino Criador: "crescei e multiplicai-vos. Rodeados por naes antigas, superpopulosas e poderosas - assrias, babilnicos, caldeus, hititas, egpcios; os hebreus, esse pequeno bando de pastores nmades, no tinham outro caminho para atingir seu ambicioso projeto civilizatrio: fazer filhos, fazer muitos filhos, engravidando ao mximo as suas mulheres e escravas, a fim de cumprir a promessa feita por YHWH ao Patriarca Abrao: "Multiplicarei a tua posteridade como as estrelas do cu e as areias do mar!". Destarte, o exerccio da sexualidade passou a ter apenas um objetivo: povoar de estrelas-humanas as areias do deserto, procriar novos guerreiros capazes de enfrentar os violentos inimigos; esses, sempre desejosos de curvar o orgulho daquela pequenina tribo de pastores endogmicos, que propalava ser o nico povo escolhido pelo verdadeiro Deus, YHWH, o Deus dos Exrcitos. E, que tratava os povos vizinhos como gentios; e, suas divindades, como falsos deuses. Cada gota de esperma desperdiado passou a constituir verdadeiro crime de lesa nacionalidade, pois todo smen deveria ser depositado no nico receptculo capaz de reproduzir um novo ser humano: o vaso natural da mulher. Da o Levtico condenar pena de morte os que praticassem a masturbao; o coito interrompido, "onanismo"; o bestialismo; e, a homossexualidade. "No te deitars com um homem como se fosse mulher: isto uma abominao. No ters comrcio com um animal, para no te contaminares com ele. Uma mulher no se prostituir a um animal, isto uma abominao" (11). A relao homo ertica masculina foi mais perseguida do que os demais atos no-reprodutivos por uma simples lgica aritmtica: so dois "semeadores" que desperdiam a semente vital, diferentemente de quando um homem se masturba ou mantm relao com algum animal, ocorrendo perda de apenas um produtor da semente vital. dentro desta lgica, visando maximizao do aproveitamento do esperma, que o Antigo Testamento praticamente ignorou a existncia do homossexualismo feminino dentro do povo judeu. A relao sexual entre duas mulheres no representavam a menor ameaa ao projeto super reprodutivo tribal, posto que nessa sociedade machista e patriarcal no se levava em conta o interesse ou desejo sexual das fmeas, mas vontade e o prazer do macho e o seu orgulho em demonstrar, com farta prole, essa sua potncia e poder. Mesmo homossexuais, as filhas de Eva eram obrigadas a casar-se e oferecer o seu vaso natural procriao. Um outro elemento ideolgico, tambm de inspirao mitolgica, reforou ainda mais o direcionamento da libido exclusivamente para a reproduo, e a consequente criminalizao dos atos sexuais no prcriativos, notadamente da performance que mais desperdiava o smen vital, a sodomia homossexual. Trata-se do mito do nascimento do Messias: O Enviado de Deus, nascido de uma virgem, encarregado por YHWH de instaurar a utopia a que todos aspiravam, transformando as espadas em arados, os rios em correntes de leite e mel, onde os lees e cordeiros viveriam para sempre em paz (12). Esse paradisaco reino da abundncia e da concrdia dependia apenas de um simples ato para tornar-se realidade: o nascimento do Messias atravs de uma cpula heterossexual. De modo que, ao se desperdiar o smen, no era apenas um novo pastor/guerreiro que deixava de nascer: o prprio Messias estava sendo impedido de trazer a felicidade ao povo eleito, um crime de lesa divindade este, portanto, o mito fundador que inspirou o projeto civilizatrio e expansionista demogrfico dos povos descendentes de Abrao, justificando a brutal condenao ao homo erotismo masculino e, em decorrncia, a prpria destruio dos principais nichos simblicos desse abominvel desperdcio do smen, as cidades de Sodoma e Gomorra e as suas cinco sucursais diablicas, a Pentpolis (13).

RAZES DA HOMOFOBIA O MEDO DA REVOLUO SEXUAL


Para os nossos ancestrais judeus, e, posteriormente, em toda a cristandade, o preconceito homofbico tinha como justificativa inconsciente no apenas o desperdcio do smen, visto como uma espcie de controle perverso da natalidade, temendo-se, mais que a peste, a ameaa desestabilizadora representada pelos amantes do mesmo sexo, na medida em que importantes costumes tradicionais eram colocados em xeque pelo revolucionrio estilo de vida dos sodomitas: o sexo prazer desvinculado da procriao, a tentao da androginia e da unissexualidade, o questionamento da naturalidade da diviso sexual do trabalho e dos papis de gnero. Grande parte da condenao cpula anal heterossexual, divulgada nos manuscritos de comentrios Rabnicos, nos compndios de teologia moral e manual de confessores, explica-se por uma simples razo: o perigo da confuso dos vasos. De acordo com a terminologia anatmica dos tratados de moral crist e dos regimentos do Santo Ofcio da

Inquisio, o corpo humano comporta dois vasos: as mulheres possuem o vaso natural ou dianteiro, onde o membro viril derrama a semente de homem; mulheres e homens possuem o vaso tambm referido nos sculos passados como vaso prepstero, nus, via posterior, ou via do curso. Em alguns processos inquisitrios, percebe-se um temor obsessivo, por parte dos amantes mais descontrolados, de terem inadvertida, ou maliciosamente, confundido os vasos, copulando " moda de Sodoma" em vez de usar o vaso dianteiro. Os moralistas e donos do poder sempre condenaram e reprimiram a tentao de se usar o vaso traseiro, como via ou locus do prazer, como soluo para evitar a gravidez, ou, at, no caso do sexo com mulheres pblicas, como alternativa menos perigosa de contgio das doenas do mundo; "mal glico", entre outras (16). Isto no que se refere ao trato ertico heterossexual, embora a maior represso incidisse exatamente contra os adeptos da cpula anal entre machos; tanto, que no chega a 5%, o nmero de prises de mulheres, e homens, envolvidos em relaes anais, se comparados com os copuladores homo erticos; aplicando-se pena mxima da fogueira, registrando-se to somente aos parceiros do mesmo sexo (17). Repetimos: a sodomia homossexual sempre foi mais reprimida do que o sexo anal heterossexual por duas razes: por serem dois os indivduos a desperdiarem o esperma, e por ameaarem no apenas o projeto demogrfico expansionista, primeiro dos judeus, depois da cristandade e do Islo, mas por ostentarem os homens sodomitas um estilo de vida incompatvel com os pressupostos fundadores da famlia patriarcal de tradio Abramica (18). Ensina a antroploga inglesa Mary Douglas, ao interpretar as abominaes do Levtico, que o nosso Deus, por ser puro Esprito, no tolera a mistura: "Vs sereis santos porque eu sou santo; disse o Senhor. A santidade exemplificada pela integridade. A santidade requer que os indivduos se conformem classe qual pertencem. E a santidade requer que diferentes classes de coisas no se confundam. Outro conjunto de preceitos aperfeioam esta idia. A santidade significa manter distintas as categorias da criao. Ser santo ser total, ser uno. A santidade a unidade, integridade, e perfeio dos indivduos e das espcies" (19). No s o Levtico que rejeita a mistura: tambm no Apocalipse, Joo, "o discpulo que Yaohushua HaMashiach amava", refora o mesmo dogma: "Por que no s frio, nem quente, e sim morno, eu te vomitarei! (20). Na classificao bblica dos animais, dos atos e condutas puras e impuras, impera irredutvel maniquesmo: a indistino das categorias representa mais do que uma aberrao, uma abominao detestvel, um horror. Por exemplo, "um homem dormir com outro homem como se fosse mulher" abominvel, pois contradiz a ordem natural prevista pelo Criador, ao dividir os seres vivos em machos e fmeas. Como outros "desvios" sexuais, na ptica veterotestamentria, o amor entre dois homens tambm foi considerado por Deus como abominao gravssima, punvel com a morte por apedrejamento, posto que o macho fosse criado, exclusivamente para depositar o seu esperma no vaso natural da fmea. Num mundo de extrema violncia como era o cenrio bblico na Antiguidade; consulte-se o Livro de Josu como ilustrao, aquele bando de pastores nmades desenvolveu cdigos de sociabilidade e papis sociais fortemente hierarquizados e rudes; pois, a segurana e a sobrevivncia das mulheres, crianas, dos ancios e rebanho, dependiam vitalmente da fora fsica individual e coletiva dos machos adultos. Tornou-se crucial o fortalecimento e dureza do papel de gnero masculino, a rgida diviso sexual; de um lado o mundo dos super-homens, ligado s armas, guerra, ao enfrentamento do mundo hostil; do outro, o mundo feminino, submisso, domstico, voltado para a prole, recluso. Misoginia institucionalizada que se refletia inclusive no espao marginal ocupado pelas mulheres no culto Javdico, devendo ficar confinadas nos corredores laterais, fora do salo principal da Sinagoga; postura, alis, que o principal terico do cristianismo, o exfariseu Paulo, reforou ao determinar que as filhas de Eva jamais usassem a palavra em pblico (21). Como muitos outros povos, tambm os descendentes de Abrao herdaram forte tradio falocrtica: o macho tem no falo a origem e legitimao do seu poder. A mulher vale primeiro, pelo hmen intacto; depois de deflorada pelo seu legtimo marido e senhor, vale pela fertilidade das suas entranhas e fidelidade a seu esposo. Falocracia e himenolatria (22) tornaram-se valores sustentados pelas noes de honra e vergonha (23). O levirato, aquele antigo costume judaico de a viva ser apropriada pelo cunhado sobrevivente, ratifica os direitos do macho, sobre todas as mulheres do cl. Mulher de meu irmo no ser usada por macho estranho: a adltera e a falsa virgem eram igualmente condenadas pena de morte por apedrejamento (24). Nesse contexto de rgida diviso sexual e superioridade masculina, o travestismo e inverso de gnero, fenmenos observados em maior ou menor grau na maioria das sociedades antigas e contemporneas (25). Eram repelidos como impertinente desafio ordem Divina e, portanto, gravssima abominao: a tentao de alguns homens de vestir-se e viver como se mulheres fossem, era severamente punida. "A mulher no se vestir de homem, nem o homem se vestir de mulher: aquele que o fizer, ser abominvel diante do Senhor teu Deus!" (26). Para o judasmo, a unissexualidade sempre uma abominao, porm em grau diferente de gravidade moral: a mulher que se travestir representa uma invaso indbita no universo prprio dos homens, uma usurpao e ameaa hegemonia do macho. Desvio mais fcil de ser controlado e com consequncias menos deletrias. O travestismo no homem representava, e continua a representar, ameaa muito maior, pois visto como rebaixamento do sexo forte, desonra, e, sobretudo, abdicao imperdovel do direito natural e divino hegemonia do sexo forte. Um homem vestido de mulher rebaixa-se condio de sexo

frgil, segundo sexo; ou melhor, terceiro sexo, para utilizar a terminologia muito em voga nos meados do sculo XIX (27). Sendo assim, o desejo da androginia ou da unissexualidade, mais do que uma mera desobedincia esttica, era visto como perigosa ameaa separao e tradicional antagonismo dos papis de macho e fmea, no apenas no vestir e agir, como nas funes vitais de manuteno dessa sociedade; sobretudo, no tocante subsistncia material e segurana. Da YHWH abominar quem ousasse vestir-se com roupa do sexo oposto. Mulheres masculinizadas, guerreiras, foram at honradas com as bnos divinas, em certos momentos de crise da histria de Israel. Homem efeminado, ou vestido de mulher, abominao! Os opostos tm de ser mantidos como garantia de que os fortes continuaro defendendo e mandando nos fracos. Acresce-se um crucial fator de afirmao religiosa na oposio de nossos ancestrais homossexualidade masculina e ao travestismo: a condenao da idolatria dos pagos, cujos rituais incluam a presena de prostitutos sagrados, sacerdotes e deuses que tinham no homo erotismo a realizao de nobres ideais de piedade e virtude. Segundo ensinam os estudos modernos de exegese bblica e histria comparada das religies, diversos povos vizinhos dos judeus praticavam a kadeshah, a prostituio sagrada, cabendo aos prostitutos homossexuais, os kadesh, importante papel nos rituais de hierodulia. Assim, ao condenar a relao sexual entre homens, alm dos preconceitos machistas acima apontados, h de se levar em conta na homofobia bblica a inteno de negar e abominar a tentao da idolatria gentlica, que tinha no homo erotismo uma forma piedosa de culto divindade (28). Mais que o travestismo, o maior perigo representado pelo homo erotismo sempre foi o questionamento da naturalidade dos papis de gnero atribudos aos dois sexos. Um homem que abdica do privilgio de ser guerreiro, ou mesmo de servir como Sacerdote no altar do Deus dos Exrcitos, optando por tarefas e ocupaes inferiores identificadas com o universo feminino, provoca uma crise estrutural de propores imprevisveis, pois tal novidade poderia se tornar prevalente, ameaando gravemente a perpetuidade deste povo e segurana nacional. Muitos homossexuais, em incontveis sociedades, distinguiram-se dos demais machos, exatamente por esse hibridismo comportamental e ocupacional, quando no pela inverso total de papis e tarefas scio econmico, novidade performtica que pe em risco a tradicional diviso sexual do trabalho. Outro grave perigo representado pelos sodomitas seria a invaso do homo erotismo nas hostes guerreiras e acampamentos de pastores. Em sociedades rigidamente divididas pelas fronteiras do sexo, onde homens passavam boa parte do dia isolados entre si, prolongando-se ainda mais tal apartao nos perodos de guerra, a permanncia dessas comunidades unissexuais torna quase incontrolvel o surgimento de interaes homo erticas. Diversos so os exemplos de povos guerreiros, como os gregos, os ndios caduveus, entre outros, cujas culturas, fortemente inspiradas pela ideologia anti-natalista, permitiam e facilitavam a constituio de parcerias homossexuais nas campanhas militares e academias, predominando nalgumas formaes histricas, a formao de "casais", onde uma das partes assumia papel andrgino ou tipicamente feminino (29), noutras, como entre os dricos, os dois parceiros mantinham postura viril, numa relao que a antropologia chamaria de reciprocidade equilibrada (30).

NAS TREVAS DO PRECONCEITO


Um trao significativo chama a ateno no estudo da homossexualidade ocidental: a inexistncia de comprovao de que a lei de Moiss, condenando morte por apedrejamento "o homem que dormir com outro homem como se fosse mulher", tenha efetivamente sido cumprida. Nas escrituras sagradas no h referncia a nenhuma execuo, e durante os muitos sculos que os judeus estiveram submetidos a diferentes cativeiros, depois que o Reino da Judia perdeu sua independncia, no dispunham de autonomia legal para aplicar a pena de morte de acordo com as prescries do Levtico (31). Curioso, que, em vez de cenas de apedrejamento, o Antigo Testamento revela pelo menos, "um caso de amor descaradamente homossexual: a amizade imorredoura entre Davi e Jnatas". Apesar de alguns biblistas insistirem que se tratava de um amor meramente espiritual, que rotulam de gape, cada vez mais, os exegetas entendem que se tratava mesmo do amor inspirado em Eros, "o mesmo tipo de relao existente entre Aquiles e Ptroclo na Ilada, de Gilgamesh e Enquidu na Epopia de Gilgamesh, e de Alexandre Magno e Hefestion". Afirmao to ousada no de um militante homossexual, mas do Sacerdote Tom Horner, doutor em Literatura Religiosa pela Universidade de Columbia, autor de O Sexo na Bblia (32). As palavras de Davi, quando da morte de seu parceiro, no deixam dvidas dessa paixo homo erticas: "O meu corao chora por tua causa, meu irmo Jnatas; quo agradvel me eras: mais delicioso me era o teu amor do que o amor das mulheres" (33). Segundo analisa o mesmo estudioso, "tais homens no eram de forma alguma efeminados: eram guerreiros amigos, essencialmente bissexuais. Duas correntes de historiadores disputam entre si a melhor interpretao da evoluo da intolerncia anti-homossexual na tradio judaico crist A explicao tradicional, inspirada nos prprios textos bblicos e no historiador Josephus, contemporneo de Cristo, defende que desde os tempos do Levtico, sem soluo de continuidade, predominou a intolerncia mxima contra os "sodomitas", assim como em relao s demais expresses sexuais que no fossem a conjugalidade monogmica. A outra interpretao, com base nas eruditas e inditas pesquisas do Doutor John Boswell, no seu clssico Christianity, Social Tolerance and Homosexuality defende que o primeiro milnio do cristianismo foi muito

mais tolerante homossexualidade do que vulgarmente se imagina: padres, reis e nobres, at santos, foram publicamente reconhecidos como amantes do mesmo sexo; poesia e prosa, de inspirao cortes ou mstica, cantam o amor pelo amigo (34); a prpria expresso gay, popularizada nos meados do sculo XX nos pases de lngua inglesa, e depois universalmente, como sinnimo de homossexual, j seria utilizada desde o sculo XIII, na lngua catal provenal, como equivalente de "rapaz alegre". Ainda nesta linha, pretendem os seguidores desta corrente interpretativa que a prpria associao da destruio de Sodoma e Gomorra, e a consequente identificao da "sodomia" cpula anal, foi uma construo historicamente datada, a partir do primeiro sculo da era crist, com ntida influncia do estoicismo, tanto que uma dezena de profetas e o prprio Cristo atribuem a destruio dessas duas cidades no imoralidade sexual, muito menos ao homo erotismo mas a outros pecados considerados na poca merecedores de severa punio divina, como a falta de hospitalidade e a impiedade (35). Portanto, foi com base numa interpretao errnea, e em contradio aos principais escritores bblicos, inclusive aos comentrios do prprio Filho de Deus, que alguns padres da Igreja passaram a identificar o pecado de Sodoma com a homossexualidade, elaborando argumentos teolgicos que serviram de justificativa para a punio dos seus praticantes (36). Segundo o Dr. Boswell, teria sido somente a partir do sculo XIII que Europa presenciara o desenvolvimento generalizado de dois dios que marcaram profundamente nosso mundo no ltimo milnio: a homofobia e o anti-semitismo. No caso da intolerncia anti-homossexual, , sobretudo, graas ao dominicano Santo Toms de Aquinho (1225-1274) que a sodomia passou a ser oficialmente considerada peccatum contra naturam; e, os homossexuais confirmados como provocadores de castigos divinos, e toda sorte de calamidades cristandade: "Sobre todos os pecados, bem parece ser o mais torpe, sujo e desonesto o pecado de sodomia, e no achado um outro to aborrecido ante a Deus e o mundo, pois por ele no somente feita ofensa ao Criador da natureza, que Deus, mais ainda se pode dizer, que toda a natureza criada, assim celestial como humana, grandemente ofendida: somente falando os homens neste pecado, sem outro ato algum, to grande o seu aborrecimento que o ar no o pode sofrer, mas naturalmente fica corrompido e perde a sua natural virtude. Por este pecado lanou Deus o dilvio sobre a terra e por este pecado soverteu as cidades de Sodoma e Gomorra; por este pecado foi destruda a Ordem dos Templrios por toda a Cristandade em um dia. Portanto mandamos que todo homem que tal pecado fizer, por qualquer guisa que ser possa, seja queimado e feito pelo fogo em p, por tal que j nunca de seu corpo e sepultura possa ser ouvida memria" (37). Como se constata, diversas tragdias da histria humana foram atribudas aos amantes do mesmo sexo: o dilvio universal, a destruio de Sodoma, Gomorra e das cinco cidades circundantes. O principal telogo franciscano medieval, So Boaventura (1221-1274), defendia que a razo da demora de Yaohushua HaMashiach se encarnar, desde a remota promessa feita por YHWH a Abrao, se devia ao fato de a terra estar sobremaneira infestada de sodomitas, e que na noite de Natal morreram multides dessas imundas criaturas (38). Alm de ter causado o desmantelamento da famigerada Ordem dos Templrios (1123-1312), atribui-se aos homossexuais a derrocada de dois grandes imprios antigos: a queda do Imprio Romano e a perda da Andaluzia pelos mouros. Razes abundavam, no imaginrio popular, para se temer o amor homo ertico! (39). Tomaremos como fio condutor para interpretar o recrudescimento da intolerncia anti-homossexual na baixa Idade Mdia, trs hipteses, todas elas direta ou indiretamente vinculadas ao temor do componente perturbador e revolucionrio associado homossexualidade, a saber: tentativa de expurgar a expanso do homo erotismo no clero e nas ordens religiosas; reao de populao da Europa decorrente da peste negra; estratgia para impedir a vulgarizao do amor ertico/romntico como mvel das unies conjugais. Comeamos por analisar a percepo do perigo representado pela crescente presena da sodomia no mundo eclesistico medieval e a reao da hierarquia catlica visando erradicao desse perigoso pecado. Embora os livros penitenciais - que serviam como orientao teolgica aos confessores, desde o sculo VI at o X, contenha sempre, quando menos, um cnone condenatrio da sodomia So Pedro Damiani (10071072) o primeiro autor a dedicar toda uma obra incriminao da homossexualidade. Trata-se do clssico Liber Gomorrhianus (Livro de Gomorra), datado de 1049, oferecido ao Papa Leo IX, onde este escrupuloso Sacerdote prope uma pastoral dirigida aos clrigos a fim de faz-los abandonar o abominvel pecado de sodomia, sugerindo igualmente medidas punitivas contra os relapsos. O motivo que o levou a escrever tal obra indicado logo no prefcio: "o crescimento deste vergonhoso e abominvel vcio"; segundo ele, perigosssimo e hediondo. O seu texto um dos libelos mais homofbicos que se escreveu em toda histria humana: A sodomia ultrapassa a sordidez de todos os vcios. a morte dos corpos, a destruio das almas. Este vcio possui a carne, extingue a luz da mente. Expulsa o Esprito Santo do templo do corao humano, introduz o Diabo, que incita luxria. Induz ao erro, remove completamente a verdade da mente que foi ludibriada; abre o inferno, fecha a porta do paraso. Este vcio tenta derrubar as paredes da casa celestial, e trabalha na restaurao das muralhas reconstrudas de Sodoma, pois viola a sobriedade, mata a modstia sufoca a castidade e extirpa a irreparvel virgindade com a adaga do contgio impuro. Conspurca tudo, desonrando tudo com sua ndoa, poluindo tudo. No permite nada puro, nada limpo, nada alm da imundcie" (40).

Diversos historiadores confirmam que, durante boa parte da Idade Mdia, a sodomia passou a ser popularmente conhecida como vcio dos clrigos, de tal modo, era cultuado dentro dos conventos, mosteiros, igrejas e cabidos (41). As pesquisas na documentao da Inquisio Portuguesa confirmam essa mesma tendncia na Pennsula Ibrica ao longo dos sculos XVI ao XVIII: numa lista de mais de 4 mil denunciados e/ou confessados constantes nos Repertrios do Nefando, assim como na relao de mais de 400 sodomitas efetivamente presos e processados pelo Santo Ofcio, um tero desses indivduos eram clrigos, Sacerdotes e religiosos, valendo, por conseguinte, tambm para o mundo ibrico a identificao da sodomia como vicium clericorum (42). Para evitar que os fiis, ao serem recriminados pelas autoridades eclesisticas, pela prtica de condutas imorais, no repetissem o ditado bblico: "mdico, cura-te a ti mesmo!" (43), urgia que a moralizao dos costumes se iniciasse dentro das prprias hostes clericais, da a importncia do Livro de Gomorra como marco dessa campanha contra o relaxamento dos costumes intra claustros A forte presena do amor homossexual entre os clrigos, colocava em xeque, um dos alicerces da moral crist: a superioridade da castidade e do celibato vis--vis no s a incontinncia sexual, como em face do prprio matrimnio, posto que a Teologia Moral defendesse que o estado religioso, com a adoo dos trs votos (pobreza, castidade e obedincia), representava um estado mais elevado de perfeio do que a opo conjugal. Inmeros catlicos foram denunciados e perseguidos pelas diversas inquisies modernas exatamente por defenderem a proposio hertica que " melhor casar do que ser padre" (44). Mais ainda: Pedro Damiani estabelece vinculao direta entre a sodomia, heresia, lepra e o diabo, sendo considerado este pecado mais grave do que o incesto. A homossexualizao do clero representava um enorme risco no s por servir de mau exemplo e estmulo para o relaxamento moral dos leigos, mas tambm, como bem enfatizava Damiani, a presena de padres homossexuais desacreditava a pureza das relaes dos "pais espirituais" com os seus "filhos", na medida em que tornava carnal e libidinoso o que devia primar por ser mstico e actico. Um clero homossexual coloca em xeque a prpria seriedade da vida monstica, por trazer o pecado da sensualidade para dentro das dependncias religiosas; o que era muito mais difcil de ser controlado do que as relaes com o sexo oposto; posto que as mulheres sempre foram rigidamente impedidas de entrar na clausura (e vice-versa, no tocante aos homens adentrarem-se em instituies femininas). Se So Pedro Damiani se distinguiu pela sua cruzada contra a sodomia intra claustros, um outro santo reformador dirigiu particularmente a sua pregao anti-sodomita aos libertinos do mundo: o Franciscano So Bernardino de Sena (1380-1444). "Embora o pecado de sodomia fosse tradicionalmente referido como vcio inominvel, este no decididamente o caso de Bernardino. Ele o menciona com tal frequncia que foi considerado o mais expressivo e vvido comentarista a respeito da sodomia na Itlia na baixa Idade Mdia; sendo o principal responsvel pela exacerbao da grande para do Quatrocento italiano, a sodomia, inspirando a primeira perseguio do comportamento homossexual em larga escala na histria europia, registrado em Florena e outras cidades italianas. Ao lado do anti-semitismo, e a ansiedade da caa s bruxas; a poca de So Bernardino marcada pelo surgimento da intolerncia atividade homo genital, tal qual est documentado na literatura e legislao eclesistica e civil, podendo-se falar de uma sodomofobia como um fenmeno de intolerncia crescente atravs da Europa, tal qual foi estudada por Boswell e Greenberg" (45). Bernardino costumava afirmar que Florena era pior do que Sodoma e Gomorra, e que a Toscana tinha a mais baixa populao do mundo por causa do grande nmero de amantes do mau pecado - atribuindo a essa abominao a causa da peste que assolou a Itlia naquele perodo (46). A opinio de So Bernardino de Sena, relativamente ao papel dos amores unissexuais como causa da diminuio populacional, d a pista para melhor entender o recrudescimento da homofobia na baixa Idade Mdia e a sua posterior legitimao, no mundo ibero-americano, atravs dos tribunais da Santa Inquisio. A homossexualidade apontada como motivadora no s de castigos divinos pretritos e futuros, representando igualmente deletrio risco recuperao do crescimento habitacional aps a dramtica populao da Europa em decorrncia da peste negra. A associao implcita ou explcita do amor unissexual ao risco da bancarrota demogrfica tem sido uma constante ao longo da histria humana. Mesmo nos nossos dias, quando a humanidade se v confrontada com o espectro da exploso demogrfica, os homossexuais continuam sendo acusados de constiturem uma grave ameaa sobrevivncia de nossa espcie: comum ouvirmos, entre intelectuais e gente do povo, o argumento de que se for completamente liberado o homo erotismo, a humanidade corre inevitvel risco de extino. Mais do que ledo engano, tal assertiva indica claramente o quanto sociedade heterossexista teme a normalizao dos amores unissexuais, pois suspeita que a sua liberao redunde num crescimento incontrolvel de homens e mulheres que deixariam de interagir sexualmente, pondo em xeque a perpetuidade de nossa descendncia. Subjacente a este enunciado, est crena inconfessa de que a maioria dos casais de homens e mulheres continua a praticar o heterossexualismo por mera imposio da moral dominante. Heterossexualidade compulsria e por decreto, portanto. O j citado Dr. Boswell, assim como A. Kinsey e F. Whitam, so unnimes em reconhecer o contrrio dessa crena alarmista: "No h teoria cientfica contempornea relativa etiologia da homossexualidade que defenda que a tolerncia social determina a sua maior incidncia. Mesmo teorias puramente biolgicas postulam uniformemente que a homossexualidade seria uma preferncia minoritria sob qualquer condio, mesmo nas mais favorveis" (47).

Whitam, estudando diferentes culturas contemporneas, chegou mdia de 6% como o total de homossexuais exclusivos, independentemente do maior ou menor grau de tolerncia regional (48). H provas antropolgicas e histricas que confirmam tal assertiva: dois exemplos clssicos remetem-nos s sociedades tribais da Nova Guin e ao Japo novecentista. Os etoros, papuanos negrides da Oceania, pertencem a uma cultura que poderamos chamar de homossexualista, de tal forma, oposta nossa tradio heterossexista Abramica: todos os rapazes dessa tribo, quando entram na puberdade, so confiados a um jovem adulto, que tem como obrigao transmitir ao adolescente, por via anal, o seu prprio smen, justificando os nativos que essa a nica forma de tornar aquele jovem iniciado num verdadeiro homem, futuro transmissor de esperma. Se no receber smen pelo nus, no poder, quando adulto, fecundar a sua futura mulher. To homossexualista a cultura etoro, assim como a de diversas outras sociedades da Oceania, que a cpula heterossexual proibida de 205 a 260 dias por ano, estando limitada a certos espaos marginais aldeia, rodeada de uma srie de restries heterofbicas. Pois bem: mesmo nessa sociedade radicalmente homossexualista, estudos revelam que a taxa anual de fecundidade da populao se reduz em apenas 15%, se comparada com os demais povos heterossexualistas, no chegando, portanto essa prtica privilegiada do homo erotismo a ameaar a perpetuidade desses exticos exemplares da espcie humana (49). Um outro exemplo histrico que contradiz a fobia irracional de que a liberao homossexual possa provocar o fim de nossos semelhantes remete-nos ao Japo antes da restaurao da dinastia Meiji (1865), quando a prtica homossexual era socialmente aceita como comportamento normal e moralmente correto. Hoje se sabe que grande parte dos valorosos samurais e a maior parte dos delicados atores transformistas do teatro n e kabuki eram praticantes do homo erotismo, gozando de enorme admirao e aplauso geral (50). Pois bem: comprova a demografia histrica que, apesar da grande tolerncia e prtica generalizada da homossexualidade, a populao nipnica cresceu naquele perodo at os limites extremos da subsistncia fsica, derrubando-se assim as ilaes alarmistas de que a liberao do amor entre parceiros (as) do mesmo sexo levaria necessariamente de populao e extermnio do Homo sapiens (51). H dcadas, este, o ensinamento de diferentes ramos do saber. Homossexuais representam srias ameaas sobrevivncia humana. Esta uma das explicaes da recrudescncia da homofobia logo aps a enorme mortandade registrada na Europa em conseqncia da peste negra: "os homossexuais tornaram-se bodes expiatrios para a peste e para o declnio populacional, e eram claramente vistos como um ultraje para o cdigo de respeitabilidade burguesa, recm-estabelecido e influenciado pelas Ordens Mendicantes". Como se sabe aproximadamente 40% da populao europia pereceu em conseqncia da peste negra (1348), provocando enorme desequilbrio scio-demogrfico; inclusive em Portugal, da a necessidade premente de povoar vastos territrios desertificados de gente aps tamanha mortandade. Alm de "os pregadores invariavelmente atriburem o incio da Peste Negra sodomia" (52), o desperdcio do smen por parte dos sodomitas passou a ser ainda mais atentatrio, dado a calamidade populacional vivida numa quadra to dramtica (53). Se de um lado a imoralidade do clero e o espectro da peste desencadearam reaes de intolerncia localizadas ou regionais contra os sodomitas, uma terceira hiptese explica a generalizada onda de desconfiana e represso aos amores unissexuais - onde novamente se revela o temor de seu carter intrinsecamente revolucionrio e demolidor: a preservao do padro tradicional do casamento heterossexual e da constituio da famlia burguesa. Os homossexuais foram vistos, e de fato assim agiram, em variados contextos histricos, como perigosos "filhos da dissidncia. Segundo relata os etngrafos, a quase totalidade das sociedades humanas teve como critrio definidor dos enlaces matrimoniais, no o amor romntico ou paixo sexual, mas os interesses patrimoniais de aliana das famlias dos nubentes. Matrimonio = Patrimnio. Ainda no tempo de nossos avs ou bisavs, sobretudo nas classes mais abastadas e controladas pela moral crist predominava os casamentos arranjados, onde o que menos importava era a vontade dos noivos. Na esteira da tradio judaica, ao longo de toda a Idade Mdia, os cristos continuam a visualizar a mesma finalidade no casamento: antdoto contra a tentao sexual e a gerao de numerosa prole. Casam-se para procriar, de preferncia filhos homens. Filhos numerosos so interpretados como inefvel bno divina e felicidade suprema. A esterilidade da mulher representa desgraa mxima, castigo de Deus O apstolo Paulo e Yaohushua HaMashiach, reinterpretam neste particular a Lei de Moiss, passando o cristianismo a condenar o divrcio (54), embora somente a partir do sculo XIII a Igreja confira ao casamento o status de sacramento, ao lado do batismo e da ordem (55). Telogos, como o Bispo Huguccio e Jean Gerson, defendiam ainda no sculo XV que mesmo dentro do matrimnio, o sexo, at na posio "pai-me", tambm conhecida como "posio do missionrio", constitua pecado venial (56). Predominava, em amplos crculos da cristandade, o vetusto ensinamento de So Jernimo: "Um homem sbio deve amar a sua mulher com discernimento, e no com paixo e, consequentemente, controlar os seus desejos e no se deixar levar copulao. Nada mais imundo do que amar a sua mulher como uma amante" (57). Dentro desse estico cdigo moral, o amor deve suceder ao casamento e no necessariamente preced-lo, obrigando a Santa Igreja a dar publicidade da cerimnia nupcial como forma de controlar os desejos, interferir nas alianas familiares, exigindo para tanto que os proclamas fossem realizados com bastante antecedncia, evitando-se assim os riscos da fraude e, sobretudo o pecado e crime da bigamia. A

burocratizao cartorial do matrimnio, formalizada a partir de ento, alm de garantir muitas benesses e polpudas esprtulas ao clero, visavam o controle integral, atravs dos sacramentos, de todo o ciclo vital do rebanho dos fiis; batismo no nascimento, matrimnio na maturidade sexual, extrema-uno na hora da morte (58). Uma perigosa brecha persistia, porm, embutida na tradio crist; segundo o direito cannico medieval, os prprios nubentes eram reconhecidos como os legtimos ministros do matrimnio, bastando para sua validao legal que o casal declarasse perante uma testemunha, podendo ser inclusive um leigo, que a partir daquele instante passavam ambos a reconhecer-se e a coabitar como marido e mulher. Tal possibilidade canonicamente vlida colocava em grave risco o controle da famlia crist, desde quando, sobretudo os jovens, "tentados pelo demnio", realizavam clandestinamente o chamado "casamento de palavras", arruinando os projetos de aliana familiar zelosamente construdo pelos progenitores. Foi somente o Conclio de Trento (1545-1563) que proibiu rigorosamente tal prtica, obrigando a divulgao dos banhos corridos e a presena de um sacerdote oficiante como condio sine qua non da validade desse sacramento, ratificando-se nesse mesmo snodo tridentino outro dogma relativo unio conjugal catlica: a stabilitas - a estabilidade indissolvel dos casados. "Equilbrios to cuidadosamente preparados e to frgeis, onde se patenteia o carter coercitivo da aliana entre famlias e dos intercmbios de rapazes e raparigas, teriam sido comprometidos se os casamentos pudessem ser rompidos com demasiada facilidade, e as esposas repudiadas; Tem-se a impresso de que a stabilitas do casamento precoce era a condio da stabilitas da comunidade inteira. Cabia prpria comunidade fazer com que ela fosse respeitada" (59). Nesse contexto de crescente domesticao da moralidade, como agiam e eram vistos os praticantes do amor unissexual, ou melhor, do abominvel e nefando pecado de sodomia? Com a palavra nosso j conhecido So Bernardino de Sena: "Pode existir um jovem rapaz de raros talentos, algum de grande inteligncia, feito para realizar maravilhas, mas uma vez corrompido pela sodomia, ele se transforma numa criatura do Diabo. Ele rejeita todas as coisas naturalmente boas, todos os pensamentos de Deus, do Estado, da sua famlia rejeita os seus negcios, a sua honra, a sua prpria alma. Ele s pensa em assuntos malignos (60). Quem melhor sintetizou na nossa lngua a suposta malignidade revolucionria representada pelos sodomitas foi o cardeal D. Henrique (1512-80), segundo inquisidor geral da Inquisio Portuguesa, que, em 1574 obteve um Breve de Gregrio XIII ratificando a pena de morte aos sodomitas, referidos na documentao inquisitorial como "filhos da dissidncia" (61). Dissidncia cisma, ciso equivale a se separar de uma corporao por divergncia de opinies, atentar contra a to desejada unidade do orbe catlico, "um s rebanho e um s pastor!". Os sodomitas atentavam contra esse desiderato ideolgico, assustando todas as camadas sociais, dos donos do poder ao populacho. Tanto quanto ou at mais que os hereges, os filhos da dissidncia, devido ao seu inconformismo numa questo reputada como indiscutvel, a moral sexual natural, ultrajavam com a sua dissidncia ertica o ensinamento oficial da ortodoxia, ostentando o carter revolucionrio de sua insubordinao s leis divinas e insistncia na prtica do peccatum contra naturam. Eis o pensamento oficial da Inquisio Portuguesa sobre este particular: O crime de sodomia gravssimo, e de tal qualidade, que, houve quem afirmasse, com grande fundamento, que quem o cometia, era suspeito na f, e to contagioso, que mostra a experincia, pois em breve tempo infecciona no s as casas, lugares, vilas e cidades, mas ainda Reinos inteiros, e obrigao precisa, atalhar males grandes e de que Deus tanto se ofende, com meios eficacssimos e, para os descobrir, no h outro meio mais adequado que a denncia forada" (62). Num sermo, num auto de f, realizado em Lisboa, em 1645, onde foram queimados diversos sodomitas, esse mesmo pensar assim ratificado: "Sodoma quer dizer traio. Gomorra, rebelio. to contagiosa e perigosa a peste da sodomia, que haver nela compaixo, delito. Fogo e todo rigor, sem compaixo nem misericrdia! Tanta fora tem o lugar apestado deste vcio que para livrar dele at a um inocente, necessrio a violncia de muitos anjos (63). Pode considerar-se um precioso achado scio lingstico a caracterizao dos amantes do mesmo sexo como "filhos da dissidncia", pois, por mais alienado, reprimido e pr-poltico que seja um homossexual, a sua insubordinao aos cnones da moral oficial representa uma violenta revoluo que ameaa arruinar os alicerces constitutivos da hegemonia do macho e da sociedade heterossexista. Ao tomar como mvel da aproximao dos corpos to-somente a paixo ertica e eventualmente o amor romntico, os homossexuais, desde priscas, eras, privilegiaram a emoo e o prazer em detrimento da reproduo biolgica ou das alianas patrimoniais. Antecipou em milnios o que Freud antevia como elemento desestabilizador da hierarquia dos sexos na nossa civilizao: a possibilidade de libertar os amantes de uma gravidez indesejvel numa sociedade que desconhecia mtodos eficazes de anticoncepo.(64). Uma segunda e no menos assustadora ameaa dos filhos da dissidncia nestes quatro mil anos de histria ps Abramica tem sido o questionamento da cruel hegemonia falocrtica do macho todo-poderoso, da perpetuao da hierarquia patriarcal atravs de contratos nupciais, onde a cobia do patrimnio prevalece no matrimnio, onde o prazer sexual e emocional relegado periferia da instituio conjugal. Os homossexuais, inversamente, ao privilegiarem desde sempre a atrao fsica, a emoo, o amor e paixo, como ingredientes indispensveis dos arranjos ntimos interpessoais tornaram-se, historicamente, se no os

inventores, quando menos os precursores e principais praticantes do amor romntico, isto, muitssimos sculos antes da paixo impossvel de Romeu e Julieta e dos trovadores medievais. Tal dissidncia inovadora ao modelo ertico-sentimental dominante foi altamente reprimida por ser causadora de incontrolvel desestabilizao da autoridade do pater-famlias e da famlia patriarcal, tanto que o casamento de palavras passou a ser perseguido como grave delito do conhecimento da justia eclesistica, posto representar uma forma tambm revolucionria e insurgente de os jovens contestarem o autoritarismo familiar. A represso anti-homossexual tem a ver diretamente com o medo representado pelo cisma, quase heresia, representada pelo estilo de vida dos sodomitas, onde esto reunidos ingredientes explosivos, tais como a democracia sexual, o questionamento da hierarquia dos gneros, a alternativa da unissexualidade, a inverso dos papis sexuais, o travestismo, a transexualidade, todos os comportamentos e condutas altamente desestabilizadores da sociedade heterossexualistas e falocrtica, onde as regras de comportamento de gnero e o erotismo so definidos hierarquicamente garantindo a supremacia do macho. As unies nmades ou passageiras, a "promiscuidade", a rotatividade de parceiros e inverso de performances, a androginia so mais alguns elementos revolucionrios da subcultura homossexual, j devidamente documentada desde o sculo XVI, constantes ainda hoje em dia (65), que questionam e assustam a sacralidade e indissolubilidade dos vnculos matrimoniais dos casais heterossexuais. Da a repulsa neurtica de alguns homofbicos mais autoritrios que se opem tenazmente legalizao da parceria civil e mais ainda, ao casamento homossexual, alegando que a famlia e o matrimnio heterossexual estariam gravemente ameaados. Novamente aqui, a mesma fobia mitolgica, de que a liberao homossexual redundaria na bancarrota da heterossexualidade. Na Idade Mdia, o amor homossexual foi duramente reprimido por constituir deletria ameaa estabilidade da famlia tradicional, na medida em que minava perigosamente a autoridade patriarcal no tocante ao controle das estratgias de aproximao dos sexos e a constituio de novas unidades familiares. Na Amrica Portuguesa; assim como na Espanhola, a endogamia das famlias de origem europia foi a estratgia oficial, abenoada pela Igreja, instaurada a fim de evitar que "cristo-novo" e "gente de sangue impuro" se unissem e infectassem as "famlias limpas". A endogamia da oligarquia colonial, evitando a mistura de seus descendentes com a raia mida, e, sobretudo com a gentalha no-branca, tornou-se uma obsesso das elites fundirias, optando muitas famlias, s vezes, pelo enclausuramento forado das suas filhas donzelas, evitando assim unies com indivduos considerados de condio social ou racial inferior. Os famigerados processos de "qualificao de pureza de sangue", indispensveis para admisso na clericatura e nas altas funes governamentais, visavam exatamente manter na elite to-somente os cristo-velhos. A unio livre dos homossexuais, desrespeitando as barreiras de raa, estamento e idade, parceria baseada to-somente na paixo e mtua empatia, detonava a ordem familista patriarcal tradicional; da o afinco com que os donos do poder colonial reprimiram os "filhos da dissidncia. Hoje em dia, nos incios do terceiro milnio, quando na prtica, os homossexuais continuam sendo, dentre todas as minorias sociais, as principais vtimas do preconceito e discriminao, estamos presenciando a persistncia de um mito, velho de quatro mil anos, imposto aos nossos antepassados custa de pedradas e da fogueira da Inquisio - mito cruel e pernicioso que hoje, na era dos computadores, urge que ceda lugar ao respeito dos direito humanos e diversidade cultural. Sobretudo, porque h muito que torno ridiculamente caduca aquela fobia irracional ao potencial revolucionrio representado pelos amantes do mesmo sexo. O problema atual da humanidade a exploso demogrfica, sendo, portanto absurdo e antiecolgico pretender aumentar a populao "como as estrelas do cu e as areias do mar. Hoje homossexuais deveriam ser premiados por colaborarem efetivamente com o controle da natalidade (73). Uma segunda inveno dos homossexuais, antigamente revolucionria e temida, tornou-se tambm hoje inofensiva: o sexo prazer dissociado da reproduo e o primado do amor romntico como critrio das unies conjugais. Hoje, graas plula, ao preservativo e aos novos mtodos anticoncepcionais ou abortivos, os heterossexuais tambm podem manter relaes sexuais sem o risco da gravidez indesejada, apangio dos sodomitas em pocas coevas (74). Da mesma forma, o amor romntico e a atrao fsica, antigamente privilgio dos filhos da dissidncia, tornaram-se hoje, graas aos efeitos da globalizao da cultura ocidental, a regra urea da aproximao dos sexos em grande parte do universo. Parece que uma parcela dos prprios homossexuais, depois que saram do armrio, nos anos pioneiros da Revoluo de Stonewall (1969), o festejado coming out (75), tende hoje mais integrao do que dissidncia: "Os homossexuais organizados representam hoje uma forma nova de encarar a vida. Casam, adotam crianas. Os homossexuais no querem mais revolucionar o mundo. A revoluo sexual ocorreu na dcada de 70 e j fato consumado. Agora a hora da estabilidade, a hora de se impor, de conquistar lugares. E isso que estamos a fazer". Estas so as palavras do primeiro homossexual assumido, do partido Republicano, a fazer parte oficial do atual governo Norte-Americano. Homossexuais que conquistam lugares e se impem no deixam de representar uma fora revolucionria no mundo heterossexista. Enquanto isto, na Terra dos velhos do Restelo, polticos e detentores do poder, insistem que "existem coisas bem mais importantes para se discutir na Assembleia da Repblica", do que leis que conferem direitos a homossexuais.

HOMOSSEXUALIDADE E A BBLIA PARTE 14

HOMOSSEXUALISMO
O propsito destes comentrios no buscar uma justificativa Bblica para apoiar qualquer tipo de atividade sexual. No h necessidade disso, uma vez tendo o amor de Deus, como maior forma expressiva de aprovao plena. Cabe mencionar que a incluso de citaes bblicas, comentrios de vrios autores, reflexes pessoais, enfim, tudo se limita ao objetivo de ajudar outras pessoas, a no se sentirem angustiadas pelo aparente dilema de escolher entre sua homossexualidade, sua relao com Deus, e sua Sinagoga. O uso da Bblia como provedora do alimento espiritual foi eclipsada vrias vezes devido s ms interpretaes. Mostra disso, a maneira como foi usada para justificar a escravido ou impor monarquias abusivas nos sculos passados. No entanto, pouco a pouco foi encontrada a verdadeira interpretao destes temas, at se chegar a ponto de eliminar por completo todas as falsas interpretaes. Porm, infelizmente, no acontecesse o mesmo com a homossexualidade, que ainda condenada em muitas Sinagogas e Igrejas pelo mundo. O uso de dados bblicos tem suas limitaes, como aponta um Rabino. Por um lado, as Escrituras esto histrica e culturalmente limitadas. Por outro lado, no seria aceitvel uma tese baseada apenas em textos isolados fora de contexto. Podemos aceitar, sem mais nem menos, o que nas tradues da Bblia denominado homossexualidade, dando por certo que o pensamento dos autores bblicos implicava o que entendemos hoje por tal? A respeito da interpretao das Sagradas Escrituras, dado que nelas, Deus fala atravs dos homens, e de uma forma humana; o intrprete destas deveria para ver com clareza o que Deus queria comunicar investigar, com o mximo de cuidado, o que os autores sagrados queriam dizer na realidade, e o que Deus desejava manifestar por meio de suas palavras. Poderamos nos perguntar de maneira simples: como possvel que a palavra "HOMOSSEXUAL", que surgiu no sculo passado, seja usada em textos de dois mil anos de Antiguidade? De fato, sodomita foi palavra que encontramos nas primeiras tradues modernas, mas no nos textos originais.

TEXTOS DA TOR
A passagem do Livro de Gnesis, que narra destruio de Sodoma, a passagem mais antiga, que, geralmente, foi usada para justificar a perseguio, encarceramento e morte de milhares de homossexuais. Pois bem, vejamos: Como possvel que todos, desde o mais jovem at o mais velho, tenham sido homossexuais, se o nmero estimado nas cidades, de aproximadamente 10% de homossexuais mais ou menos, e ainda por cima, discretos? Alm disso, o versculo 14, diz que Lot tinha genros prometidos para suas filhas. Podemos ver aqui, homossexuais como os de hoje, em pequeno nmero, ou, um fenmeno social de homossexualidade, como meio de abuso, violncia e falta de hospitalidade? Esta pergunta pode ser respondida ao ver-se, por exemplo, que o prprio Lot ofereceu suas filhas como ltimo recurso para acalmar a luxria dos sodomitas; mas eles no aceitaram, e, disseram, que fariam pior com ele, do que com os outros. Certamente, no lhe fizeram nada sexual, porm, como indica o versculo 9, comearam a "maltrat-lo"; isto , cometeram violncia e abuso. Os versculos 11 e 12 do Gnesis mostram que os anjos deixaram cegos a todos, e que estes se cansaram de procurar a porta. Ento, era a violncia, e no o impulso sexual, que os fazia continuar procurando a porta depois de ficarem cegos. Encontramos outro exemplo similar a este em Juzes 19.5-26. surpreendente a semelhana deste relato com o de Gnesis, s que aqui, houve sim, um crime sexual, e, ningum, emprega este relato para condenar a heterossexualidade. A violncia e a falta de hospitalidade que so condenadas. Este ponto de vista tambm compartilhado por um mdico, que considera o pecado dos sodomitas, no com uma conotao sexual, mas que poderia ser interpretado como uma violao da hospitalidade. Para se fazer notar isto, a Bblia na passagem anterior (Gnesis, 18) d um exemplo do que deveria ter sido feito em Sodoma: mostrar hospitalidade a estes mesmos anjos. Estes dois captulos esto postos, no por coincidncia diante de ns, mas, como contraste e exemplo, do que se deve fazer, e para ressaltar o pecado dessas cidades, que era a falta de hospitalidade. Longe de falar de amor entre pessoas do mesmo sexo; o texto de Sodoma fala de violncia. Na Bblia, h cerca de cinquenta referncias Sodoma, e, somente uma est relacionada com atos sexuais: Judas, 7, conforme vimos em captulo anterior. Como Sodoma e Gomorra, as cidades circunvizinhas se entregaram prostituio (grego: ekpornesasai) e se deixaram levar por vcios contra a natureza (grego: sarks heteras). Por isso, sofreram o castigo do fogo eterno e serviram de exemplo a todos. A traduo mais correta a de algumas verses que usaram carne diferente: sarks carne e heteras diferente. De fato, esta ltima d origem palavra heterossexual. A Bblia de Jerusalm oferece uma boa explicao do termo carne diferente: Carne que no era humana, posto que seu pecado tivesse sido o de querer abusar dos anjos. O apcrifo Testamento dos Doze Patriarcas; semelhantemente a Judas 6-7, menciona, ao mesmo tempo, o pecado dos anjos e o de Sodoma. Judas, ao que parece, faz aluso aos anjos mencionados em Gnesis, 6, que tomaram corpos humanos e fizeram sexo com mulheres, e da, nasceram gigantes violentos, chamados

NEFILIM; que foi uma das razes pelas quais a Terra foi destruda pelo dilvio. Ao que parece, cita o Livro de Enoque, como mostram os versculos 14 e 15, no qual est escrito com detalhes o castigo dos anjos, que criaram corpos humanos e fizeram sexo contra sua natureza espiritual, ou com carne diferente. Pelo simples fato de serem eles anjos, como em Sodoma, esse era um ato antinatural: uma criatura humana querer sexo com uma criatura celestial vai contra a natureza de ambos, em especial, como cita Judas, para os anjos, porque eles no se reproduzem no lhes foi dado um corpo com o qual pudessem ter prticas sexuais. No entanto, h muitos textos mais que aponta qual foi verdadeira causa da destruio destas cidades. Um exemplo disso so os livros Deuterocannicos de Sabedoria, 19.13-14, e Eclesiastes 16.8, que contam a falta de hospitalidade e o orgulho foram s causas. Da mesma maneira os profetas, como Ezequiel, apontam tambm qual foi causa. Ezequiel, 16.46-49 diz: 46 E tua irm, a maior, Samaria, que habita a tua esquerda com suas filhas; e a tua irm, a menor, que habita a tua mo direita, Sodoma e suas filhas. 47 Todavia no s andaste nos seus caminhos, nem s fizeste segundo suas abominaes; mas como se isto fora pouco, ainda te corrompeste mais do que elas. 48 To certo quanto eu vivo, diz o Senhor Deus, no fez Sodoma tua irm, nem as suas filhas, como tu fizeste e tambm tua filha. 49 Eis que esta foi iniquidade de Sodoma, tua irm: ela e suas aldeias sentiam-se orgulhosas por terem mais abundncia de alimentos e por gozarem de tranquilidade, mais nunca ajudaram nem ao pobre, nem ao necessitado. O versculo indica de maneira clara, qual foi o pecado, e este no est relacionado ao sexo. Porm, como cristos, podemos perguntar o que disse Yaohushua HaMashiach, a respeito desta cidade. Encontramos a resposta em Lucas, 10.12, e, em Mateus 10.14-15, que nos diz: 14 E, se ningum vos receber, nem escutar as vossas palavras, saiam daquela casa ou cidade e sacudam o p de seus ps. 15 Em verdade vos digo que, no dia do juzo, o castigo para essa cidade ser pior que para a gente da regio de Sodoma e Gomorra. Mais uma vez, fala-se da falta de hospitalidade. Sim, como vimos essa interpretao do verdadeiro pecado de Sodoma correta, encontramo-nos diante de um dos paradoxos mais irnicos da histria. Durante milhares de anos, o homossexual tem sido vtima da falta de hospitalidade. Condenado por Sinagogas, sofrendo perseguio, tortura e, inclusive, a morte. Em nome de uma interpretao errnea do crime de Sodoma e Gomorra, repetiu-se e continua-se repetindo diariamente o mesmo crime.

A HOMOSSEXUALIDADE E A BBLIA PARTE 15


DEFINIO DOUTRINRIA DA NAO LIBERTAI
A partir dos compndios analisados acima, e, por se tratarem de fontes de alta confiabilidade, a Nao Libertai, a seguir, passar a definir seus dogmas e doutrinas, baseada no tema abordado at ento, neste Livro. clara a confuso de interpretao dos textos acima citados, e a convenincia por todos os sculos, em fazer alteraes e condenaes absurdas, acerca do que Deus nunca disse, e, nem intentou fazer. claro tambm, como testificamos acima, que aquilo que no pecado, pode passar a ser, dependendo da maneira que for aceito, executado, ou, at mesmo deturpado; como foi o caso das Naes vizinhas de Israel. Portanto, fica decidido e atestado pela Nao Libertai que: 1. Deus, em Sua Divina Palavra jamais condenou o homossexualismo como forma de amor entre duas pessoas do mesmo sexo. 2. Ningum dever ser discriminado pelo Sanhedrim, pelo Presbitrio, e, pelos membros em geral da Nao Liber trai, independente da sua opo sexual. 3. Todos os homossexuais tero todos os direitos semelhantes aos membros heterossexuais da Nao Libertai. 4. Todos os homossexuais tero acesso ao Sanhedrim, e, ao Presbitrio da Nao Libertai. 5. Todos os homossexuais devero observar os padres de santidade exigidos aos casais heterossexuais, sem excees. 6. Os homossexuais da Nao Libertai, bem como os heterossexuais, somente tero a bno da unio de casamento, se estiverem sendo unidos com pessoas que professem a mesma f Judaica Crist 7. Os homossexuais que se unirem as pessoas que no proferem a f Judaico Crist, para aliana de namoro, noivado ou casamento, podero fazer a Teshuv, e participar como membros comuns, com acesso s Ertz; ficando-lhes vetado o Sanhedrim e o Presbitrio. 8. A Constituio do Brasil, ainda no reconhece o casamento entre homossexuais; entretanto, reconhece a Sociedade Legal entre eles, respeitando seus direitos legais de escolher seu parceiro.

9. 10. 11. 12.

Portanto, a Nao Libertai, proceder a essas cerimnias, baseada no Reconhecimento de Sociedade Legal; ou, no casamento feito fora do Brasil, atravs de Embaixadas de pases onde o casamento homossexual j tenha sido oficialmente legalizado. No sero reconhecidas, e nem aceitas na Nao Libertai as expresses: Lsbica, gay, ou outras semelhantes que possam vir a surgir. O que a Palavra de Deus nos faz crer e entender, que existe o HOMEM, e, a MULHER, independente da sua opo sexual. Consideramos pecado contra Deus, e contra o corpo: o travestismo, o transsexualismo, o adultrio, a prostituio, a fornicao, a bigamia, a pederastia, o sexo cultual, a bestialidade, bem como todos os demais tipos de relacionamentos sexuais pervertidos que possam vir a surgir. Todos os demais assuntos concernentes a este tema, que no foram abordados ou esclarecidos neste Livro, sero tratados de forma especial pela Bispa Primaz; e, se, necessrio for, deliberado com o Sanhedrim.

BIBLIOGRAFIA Verso Bblia Eletrnica - Leandro Calada. Verso Bblia Apologtica JFA (Joo Ferreira de Almeida). Verso Sociedade Bblica do Brasil JFA (Joo Ferreira de Almeida). SEM TREMER PERANTE DUS. Por Rabino Steve Greenberg (Steve Greenberg Rabino Ortodoxo). E-mail: stevegreenberg@rcn.com Publicada na edio de junho/2003 da G magazine (http://www.gmagazine.com.br). Por Fraternidade Universal das Igrejas Comunitrias Metropolitanas. Traduo por A. J. Irish. Akiva Bronstein. akiva@uol.com.br icq#38801562 Grupo GLS de Judeus Brasileiros. http://sites.uol.com.br/akiva JGBR fone: (011) 9102-1366 Caixa Postal: 835 - CEP: 01059-970 So Paulo - SP - Brasil Grupo Membro do World Congress of Gay, Lesbian, and Bisexual Jewish Organizations. http://www.wcgljo.org/ Igreja s para cristos homossexuais vai erguer Mega-Templo nos Estados Unidos. Por: Eduardo Salgado. Grandes autores Dr. Luiz Mott Professor Titular do Departamento de Antropologia da UFBa,Fundador do Grupo Gay da Bahia. Caixa Postal 2552 - 40022-260, Salvador, Bahia, Brasil - Fone/fax: (71) 328.3782 - 328.2262. http://www.luizmott.cjb.net/ e-mail: luizmott@ufba.br Fonte: Livro "Papai, mame, sou gay". Autora: Rinna Riesenfeld. A Bblia de Jerusalm.

Verso da Nova Bblia Anotada de Oxford.

David Payne escreve na srie Estudos Bblicos Dirios.

Das könnte Ihnen auch gefallen