Sie sind auf Seite 1von 2

UNIDADE DE GINSTICA

PLANO DE AULA

8 A e B Proposta Metodolgica por:

Aula n. 1 e 2

Escola Secundria de Castro Verde

Paulo Pinho -

Objectivo Principal: Avaliar a prestao global dos alunos em ginstica de solo, trampolins e aparelhos, combinados em circuito.

Objectivos Especficos: Confrontar os dados recolhidos com a avaliao diagnstica de solo realizada em sesses anteriores. Capacitar os alunos para trabalho fsico com intensidades crescentes.

Contedos: Rolamentos, posio invertida, posies de fora, posies de flexibilidade, saltos no trampolim, saltos Material: colches, trampolim reuther, trampolim elstico, plinto, bock, cones, apito, cronmetro.

Funo Didctica: Avaliao e Exercitao

Estratgia Alternativa: Os alunos que no trouxeram equipamento para a aula vo colaborar em tarefas de gesto da aula e no registo da observao do professor. Sumrio: Introduo ginstica. Reforo dos dados referentes avaliao inicial dos alunos. Exercitao dos rolamentos em plano nivelado, plano inclinado e com recurso variao das situaes de prtica propostas.

RELATRIO DA AULA

OBJECTIVOS COMPORTAMENTAIS
1. Os alunos realizam uma activao geral percorrendo, em corrida lenta, 5 voltas ao espao de jogo (pavilho) - mtodo contnuo. Critrios de xito: No parar durante a corrida. Palavra-chave: ritmo lento. 2. Jogo dos passes adaptado Ginstica. Os alunos da mesma equipa

ORGANIZAO METODOLGICA

- Exerccios Individuais. Cada aluno deve estar sempre com o grupo de colegas em exerccio.

- Turma dividida em 3 grupos de 4 elementos. Utilizao de 2/3 bolas e de espao reduzido.

PARTE INICIAL 25

devem passar a bola entre si at fazerem a bola passar por todos os colegas, e depois disso, devem tentar acertar num dos alvos dispostos na sala de aula. Critrio de xito: passar a bola rapidamente (2). Palavra-chave: l o jogo.

3. Exerccios de Flexibilidade. Os alunos exercitam-se com alguns exerccios de mobilizao articular seguido de uma sesso de alongamentos. Critrio de xito: alongar durante 15. Palavra-Chave: expirao prolongada.

4. Exerccios bsicos: os alunos exploram de forma autnoma e durante um perodo de tempo conciso, algumas situaes que conhecem em ginstica, recorrendo ao material existente no espao de aula. Critrio de xito: realizar alguns elementos correctamente. Palavra-Chave: calma na execuo. - O aluno executa de forma individual e autnoma alguns exerccios gmnicos conhecidos

recorrendo ao material disposto na sala.

DATA DAS AULAS: 8 A (27 Out. 10) * 8 B (26 Out. 10)

UNIDADE DE GINSTICA

PLANO DE AULA

8 A e B Proposta Metodolgica por:

Aula n. 1 e 2

Escola Secundria de Castro Verde


OBJECTIVOS COMPORTAMENTAIS

Paulo Pinho -

ORGANIZAO METODOLGICA

5. Circuito Gmnico: os alunos participam num circuito gmnico e procuram realizar (com ou sem ajudas tcnicas) os seguintes elementos: Estao 1 rolamento frente a partir de um plano elevado; Estao 2 Sequncia gmnica composta por: pino de braos seguido de rolamento frente, seguido de volta e rolamento retaguarda; Estao 3 Salto ao eixo no bock aps impulso no trampolim reuther; Estao 4 Salto de coelho na cabea do plinto seguido de rolamento; Estao 5 Salto no mini trampolim (extenso, pirueta, encarpado,); Estao 6 Equilbrio no banco sueco; Estao 7 Figuras acrobticas no solo a pares ou trios.

- Trabalho individual organizado em circuito de estaes.

PARTE FUNDAMENTAL 40

Critrio de xito: passar sequencialmente pelas estaes sem paragens. Palavra-chave: colocao segmentar antes da execuo.

6. Mesmo circuito. Os alunos realizam o mesmo circuito mas com ligeiras adaptaes ao mesmo: Estao 1 iniciao ao flick-flack retaguarda (com ajuda tcnica) Estao 2 Sequncia de roda, seguida de rondada, volta e ponte; Estao 3 Salto entre mos com ajuda tcnica; Estao 4 Salto ao eixo na cabea do plinto; Estao 5 Salto de peixe no mini-trampolim; Estao 6 Equilbrio no banco sueco; Estao 7 Figuras acrobticas no solo a pares ou trios.

- Trabalho individual organizado em circuito de estaes.

7. Adaptao do circuito. Os alunos ajudam retirar do circuito o mini trampolim e a estao de acrobtica. Novas estaes de introduo ao salto de mos no colcho de queda s para utilizar o pino de braos seguida de queda em prancha e outra estao de situao de aprendizagem na passagem por pino na realizao de salto de mos em cima do plinto.

PARTE FINAL 15

8. Regresso calma. (1) Arrumao do material na arrecadao; (2) Dana de grupo com recurso ao rdio; (3) Sntese muito objectiva sobre o comportamento motor dos alunos durante a aula e reviso de alguns aspectos sobre a organizao da mesma. 9. Flexibilidade. Os alunos exercitam alguns alongamentos individualmente ou a pares para fortalecer os msculos e articulaes. Critrio de xito: alongar durante 15. Palavra-Chave: expirao prolongada.

- Os alunos esto sempre sob o controlo visual do professor.

DATA DAS AULAS: 8 A (27 Out. 10) * 8 B (26 Out. 10)

Das könnte Ihnen auch gefallen