Sie sind auf Seite 1von 12

A HISTRIA DO TEMPO PRESENTE E A LEI DA ANISTIA: 30 ANOS DE UMA MEMRIA ENCOBERTA PELO VU DO ESQUECIMENTO

Simone Hegele Bolson Acadmica do Curso de Graduao em Histria (PUCRS) E-mail: simonehbolson@hotmail.com

RESUMO: A Lei da Anistia insere-se na histria do tempo presente, um novo movimento historiogrfico, surgido na Frana a partir da dcada de 60 com a obra de Ren Rmond, tendo continuidade com as obras de Philippe Ttart e Jacques Lacouture. No Brasil, aps trinta anos da promulgao da lei discute-se a possibilidade de sua revogao tendo, como exemplo, o que ocorreu no Chile e na Argentina. Embora a maioria da sociedade brasileira mantenha-se alheia s discusses sobre a anistia e o acesso s informaes dos arquivos da ditadura, a busca pelo direito memria e verdade deve constituir-se em um dos objetivos do Estado Democrtico de Direito que o Brasil diz ser. Palavras-chave: Histria do tempo presente, Lei da Anistia, direito memria e verdade.

INTRODUO O ano de 2009 foi repleto de efemrides: 90 anos do Tratado de Versalhes; 80 anos do crash da Bolsa de Nova Iorque; 20 anos da queda do Muro de Berlim; e no Brasil a promulgao da Lei da Anistia (lei 6.683) em 28 de agosto de 1979. Hoje, passados trinta anos desse evento histrico h um movimento no sentido de sua inconstitucionalidade. Na seara jurdica ascendente o posicionamento de que a Lei da Anistia, nos moldes em que foi promulgada, fere tratados e convenes internacionais de direitos humanos como a Conveno sobre a Preveno e Represso ao Crime de Genocdio , vez que estabeleceu uma espcie de perdo queles que torturaram e mataram em nome do regime, tenham sido eles notrios (v.g, o delegado Srgio Paranhos Fleury j falecido) ou no, nessa ltima categoria incluem-se desde membros dos aparelhos repressivos de ento como o DOI-CODI, DOPS,CIE, OBAN at agentes e delegados do departamento da Polcia Federal. As discusses em torno da possibilidade da revogao da lei de 1979 se intensificaram a partir

Oficina do Historiador, Porto Alegre, EDIPUCRS, v.1, n.1, junho-2010

18

dos exemplos do Chile e Argentina, principalmente do ltimo, que em 2005 na histrica deciso da Suprema Corte julgou pela inconstitucionalidade das Ley do Punto Final e Ley da Obedincia Devida, a primeira sancionada pelo parlamento argentino em 1986 e a segunda em 1987; ambas deixaram de fora os crimes de seqestro e apropriao ilegal de menores e deixaram livres milhares de criminosos que haviam atuado na represso. Com o resultado do julgamento na Corte argentina, conhecidos torturadores como Emlio Mason (o anjo loiro) e o ex-presidente Rafael Videla voltaram aos bancos dos rus. Antes disso, o juiz espanhol Baltasar Garzn, fundamentando sua deciso no princpio da Justia Universal e na classificao do crime de tortura como crime contra a humanidade e, portanto, imprescritvel, processou militares argentinos pelo desaparecimento de cidados espanhis durante o golpe militar, tendo inclusive emitido ordem de priso contra o ditador Leopoldo Gualtieri em maro de 1997. Em realidade, a concesso da anistia nos moldes do projeto do governo Figueiredo aprovado pelo Congresso Nacional e posteriormente sancionado foi uma opo poltica de apaziguamento que levou impunidade. Se, em um primeiro momento, ela foi aceita como uma das formas do pas retornar tranqilidade institucional, possibilitando que os exilados retornassem ao pas e a lenta e gradual distenso do governo Geisel fosse terminada, hoje questiona-se o virar a pgina (lembrando a expresso de um ministro do STF sobre o tema) e as repercusses de uma lei que solapou o direito memria e verdade , j que institucionalizou o esquecimento. Nesse sentido, esclarecedoras as palavras de Glenda Mezarobba:
Em relao a outro objetivo almejado pela anistia em 1979, o de esquecimento dos excessos cometidos durante o regime militar, a realidade indica que, por motivos distintos, os desdobramentos se deram de forma muito parecida entre os que estiveram diretamente envolvidos na questo. Permanentemente aterrorizados pela possibilidade da reconstituio do passado, os militares continuaram se mostrando os mais interessados em no lembrar os abusos ocorridos a partir de 1964, evidenciando que ainda hoje no lhes foi possvel esquecer. [...] Da mesma forma, a duradoura necessidade de recordar, movida por reivindicaes nunca atendidas, verdades desconhecidas e pelo desejo de que aquele sofrimento no mais se repita, tem oposto as vtimas do arbtrio e seus familiares possibilidade de olvidar(2008: 379).

A institucionalizao do esquecimento foi, de certa forma, absorvida pela sociedade brasileira. Afora a persistente luta dos movimentos dos direitos humanos, como exemplo o Movimento de Justia e Direitos Humanos (MJDH) de Porto Alegre e outros importantes grupos (v.g., o Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro ), os demais setores da sociedade

Oficina do Historiador, Porto Alegre, EDIPUCRS, v.1, n.1, junho-2010

19

civil mantm-se alheios ao debate. No campo jurdico, embora as teses de Dalmo Dallari e Fbio Konder Comparato de reconsiderao da validade e do alcance da anistia desde a dcada de 80, somente agora - incio do sculo XXI - as discusses tm se intensificado, muito mais pela atuao individual de determinados atores jurdicos do que por uma vontade coletiva, ainda que a OAB tenha ingressado com uma ADPF (Arguio de Descumprimento de Preceito Fundamental) para questionar a lei. Entre os atores jurdicos, louvvel o trabalho desenvolvido por procuradores da Repblica, seja em Ao Civil Pblica (n 2008.61.00.0114314-5) promovida em maio de 2008 contra a Unio Federal, tramitando na Justia Federal de So Paulo, ou investigando criminalmente o desaparecimento de estrangeiros no Brasil, como foi o caso ocorrido em Uruguaiana, inqurito em que o procurador Ivan Cludio Marx busca esclarecer o desaparecimento, em 1980, dos militantes de esquerda argentinos Lorenzo Ismael Vias e do padre Jorge Oscar Adur, os quais teriam sido vtimas da Operao Condor . Outrossim, discute-se a necessidade da abertura de todos os arquivos da ditadura, a exemplo do que ocorreu na Argentina, o que entraria em conflito com a Lei 8.159/91, que estabeleceu uma limitao temporal de at 100 anos ao acesso a documentos que revelam os bastidores do regime de exceo, bem como com a Lei 11.111/05, a qual conferiu Comisso de Averiguao e Anlise de Informaes Sigilosas - rgo vinculado ao Poder Executivo - o poder para permanncia da ressalva ao acesso do documento pelo tempo que estipular. dizer, a emenda saiu pior que o soneto. As posteriores leis da anistia acabaram por prorrogar indefinidamente o prazo mximo de confidencialidade das informaes constantes nos arquivos, de modo que o direito memria e verdade encontra-se em suspenso, como se fosse possvel as vtimas ou seus familiares aguardarem a boa vontade do Executivo em abrir os pores da ditadura. O intuito desse artigo, ento, o de contribuir ao debate sobre a Lei da Anistia e na luta pelo direito memria e verdade. Ele o resultado de pesquisas preliminares, somente em nvel bibliogrfico, e, por ser o prlogo de futura monografia, limita-se a tratar das questes iniciais relacionadas ao tema, como a insero da Lei da Anistia e das posteriores leis do perdo (de 1991, 2002 e 2005) na histria do tempo presente. Busca-se realar ainda aspectos jurdicos que, neste momento, so objeto de estudos de renomados juristas, e que tm contribudo para o entrelaamento da Histria com o Direito.

Oficina do Historiador, Porto Alegre, EDIPUCRS, v.1, n.1, junho-2010

20

A HISTRIA DO TEMPO PRESENTE: O NOVO MOVIMENTO HISTORIOGRFICO E A LEI DA ANISTIA Os franceses denominam de Histria do tempo presente o novo captulo da historiografia que trata do passado prximo, seja no campo das mentalidades, da cultura e principalmente da poltica. Philippe Ttart e Agns Chauveau ao relatarem o surgimento desse movimento lembram do trabalho inovador de Ren Rmond, na dcada de 50, sobre as direitas e do papel desse historiador na promoo e defesa da histria do presente (TTART, 1999: 13). Rmond o responsvel pelo retorno da histria poltica ao centro do debate historiogrfico, e conforme Ttart, tal retorno desempenhou um papel essencial na afirmao da histria do presente, embora diga que o presente e o imediato no podem nem devem limitar -se histria renovada do poltico, mesmo que esta aja como um agente dinamizador (TTART, 1999: 14). Em meados da dcada de 60, Jean Lacouture, ao lanar a coleo A Histria imediata , contribuiu para a definio dos anos muito prximos como objeto desse novo campo historiogrfico. Outro historiador francs, Jean-Pierre Rioux, com seus estudos sobre a Frana da IV Repblica, tambm colaborou para que essa nova vertente historiogrfica se consolidasse. Esse inclusive questiona: pode o presente ser objeto de histria? O presente tem sua chance diante de uma longa durao que parece ser - toda a obra de um Fernand Braudel foi construda em cima desse parece - a verdadeira modulao e a respirao vital do devir humano? (RIOUX,1999: 40). Afirma-se que a proximidade com o evento histrico acaba por embotar a viso do historiador, o qual no teria um rigor cientfico ao tratar do seu objeto de estudo pois ele seria concomitantemente ator e observador. Logo, no calor dos acontecimentos, o historiador no teria o devida distanciamento do fato histrico j que propenso, por exemplo, influncia dos meios de comunicao e do seu entorno social. O problema da falta de distanciamento para alguns, conforme Ttard, seria como a armadilha do tempo presente, pois preso na rede de uma histria que em parte sua, o historiador no seria capaz de desembaraar serenamente o emaranhado nem de escapar subjetividade, ao julgamento (TTART, 2000: 135), ao que ele mesmo contesta:
O historiador dos tempos presentes no pode , portanto, tanto quanto os outros, pretender uma pura objetividade. Ele recusa, contudo, a doxa que afirma que s se fala com razo do passado morto. Nenhum passado more, pois, inerva continuamente a histria dos indivduos. De

Oficina do Historiador, Porto Alegre, EDIPUCRS, v.1, n.1, junho-2010

21

resto, conhecendo a especificidade de seu trabalho, ele deve, talvez mais do que qualquer outro, escrever com conscincia e rigor, perseguindo sempre a parte de ego-histria em sua maneira de decifrar de dizer o passado. (TTART, 2000: 136).

No nos parece que uma suposta proximidade com o fato histrico retire a legitimidade do historiador enquanto observador, ao revs, justamente pela proximidade histrica talvez ele tenha um maior nmero de fontes a pesquisar e com um grau mais preciso sobre o evento em anlise. Por outro lado, a ausncia de um distanciamento maior entre o historiador e o seu objeto de estudo no pode justificar uma eventual falta de esprito crtico do pesquisador. Afora a falta de distanciamento do historiador so apontadas outras objees histria do tempo presente: no h um desenlace, isto , o historiador do tempo presente no conheceria o fim da histria e a outra objeo diz respeito aos efeitos da moda sobre o trabalho do historiador, dizer, a escolha do tema objeto de anlise seria fruto de um modismo. Becker ao analisar o marxismo e o comunismo na histria recente inclusive diz que a histria do comunismo estava na moda quando cheirava a enxofre ( sic) e que agora parece ter sido remetida a uma espcie de pr-histria. Diz ele: No precisamos esconder o rosto, a histria do presente freqentemente um fenmeno de moda (BECKER, 1999: 67). Se fosse um mero fenmeno da moda a histria do tempo presente no teria obtido a adeso de historiadores to importantes como Ttart, Rmond e Lacouture e nem seria (ainda) alvo de polmicas. As geraes que sucederam a Lucien Febvre e Fernand Braudel nos Annales comprovam que a historiografia se renova - novos objetos, novas abordagens - eis a bandeira no s da Nova Histria, mas de outro movimento que busca se afirmar. Em nome de uma suposta ausncia de distanciamento histrico o pesquisador no deve deixar de exercer o seu ofcio. O fazer histria no deve ser reducionista, como se o passado remoto fosse mais importante que o passado prximo ou o presente. Tanto as pesquisas de Guinzburg sobre bruxaria no Medievo italiano, quanto a guerra da Arglia pesquisada por Rioux e Sirinelli so estudos importantes e que servem de referncia em suas respectivas reas. Temas to distintos podem conviver, at porque no so excludentes, e a diversidade a caracterstica principal dos ltimos anos do sculo XX e do jovem sculo XXI. A aceitao do fenmeno do multiculturalismo, e de como ele influencia a rea das Cincias Humanas, essencial tambm para aceitar-se uma histria do tempo presente. Mas mais do que isso, a histria do tempo presente tem uma funo cvica, na medida que impe uma atualidade das explicaes, no permitindo a perda de uma memria recente. Nessa direo, definidora a expresso de Ttart sobre a histria do tempo presente: uma

Oficina do Historiador, Porto Alegre, EDIPUCRS, v.1, n.1, junho-2010

22

histria cidad. Diz o mestre francs: Imaginar-se-iam hoje programas escolares desprovidos do sculo XX e, mais ainda, do perodo crucial dos anos 1936-1989? No: no campo social e pedaggico, o tempo presente tem uma funo profundamente cvica. A presso da memria coletiva, o calendrio das comemoraes, da atualidade judiciria, poltica, no pra de lembrar a funo esclarecedora da histria quente, por vezes candente, e at perturbadora (TTART, 2000: 138). Portanto, a Lei da Anistia como objeto de pesquisa insere-se na histria do tempo presente. So trinta anos que separam a promulgao da lei e os estudos mais recentes sobre a mesma. muito pouco tempo e, mesmo assim, pretendeu-se que, por decreto, parte da histria individual de muitos e da histria coletiva do Brasil fosse apagada, esquecida ou at mesmo reescrita sob as tintas e o olhar - como exemplo o site Ternuma - daqueles que produziram mais de 360 mortos e/ou desaparecidos (oficialmente, afora outros no contabilizados). A reconciliao nacional foi imposta pela Lei da Anis tia e, sob a perspectiva da poca, compreensvel: era pegar ou largar, como disse um dos exilados em seu retorno. Contudo, uma lei no tem o condo de apagar a memria, nem a individual e muito menos a coletiva. Hoje, um Estado que se qualifica como Estado Democrtico de Direito no pode ficar indiferente violao de direitos humanos e nem a busca do direito memria e verdade. Se a sociedade brasileira em geral ainda no acordou para a necessidade do restabelecimento da verdade, isso no justifica a indiferena do Estado, bem como um no agir daqueles que tm instrumentos disposio para faz-lo. O ofcio do historiador, do pesquisador tem o devido instrumental na busca da reconstruo histrica, seja atravs das fontes orais como dos documentos. E o pesquisador do tempo presente tem um compromisso maior ainda, que o de cumprir uma funo cvica (lembrando Ttart). Especialmente no estudo do perodo que abrange a ditadura civil-militar brasileira em todos os seus aspectos - essa funo cvica aparece com mais intensidade. Logo, a pesquisa sobre a Lei da Anistia, e suas repercusses, se enquadra nessa funo. Uma funo que caracteriza a histria do tempo presente e suas perturbadoras questes.

A PERTURBADORA QUESTO DO DIREITO MEMRIA E VERDADE A lei de 1979 embora tenha sido alterada e ampliada pela denominada Lei dos Desaparecidos (Lei 9.140/95), que previu a possibilidade das famlias dos desaparecidos receberem atestados de bito e uma indenizao do Estado, e pela Lei 10.559/2002, estabelecendo uma Comisso de Anistia, no mbito do Ministrio da Justia, a qual j julgou mais de 64 mil processos, dos quais quase 31 mil foram deferidos. Entre os pedidos de anistia analisados, a maior parte no

Oficina do Historiador, Porto Alegre, EDIPUCRS, v.1, n.1, junho-2010

23

resultou em reparao econmica - 20 mil cidados foram anistiados sem o direito indenizao, enquanto apenas 10,8 mil receberam compensao financeira (dados constantes em Governo j gastou 2,6 bilhes em indenizaes para anistiados. Folha de So Paulo online, 28-08-2009). Contudo, o sentimento de impunidade permanece, a saber: At o momento, preciso que se repita, no foram superados, contudo, dois limites da anistia de 1979. Um deles o que tem impossibilitado que se avance na busca da verdade. O outro diz respeito a graves violaes de direitos humanos, como a tortura e os assassinatos. Sequer enunciados na primeira lei (desconsiderando o malabarismo jurdico que apelou para os chamados crimes conexos), ambos estavam implcitos no acordo de ento e, at hoje, constituem o que parece ser a interpretao jurdica dominante (MEZAROBBA, 2009: 380). Discute-se a inconstitucionalidade da Lei da Anistia face aos tratados internacionais de direitos humanos assinados e ratificados pelo Brasil, pois sob o conceito de crimes conexos as inmeras violaes de direitos humanos ocorridas durante o regime militar foram anistiadas. Esse ponto polmico da lei - o dos crimes conexos ao crime poltico transformou a mesma em uma lei de anistia em branco (BASTOS, 2009: 392), j que sua interpretao abrangente alcanou aos agentes da represso, violadores dos direitos humanos. Assim, aqueles agentes do Estado como o j citado Fleury e outros que continuam vivos e sem qualquer remorso (v.g., Carlos Brilhante Ustra, inclusive tendo publicado livro em que explica a sua funo repressiva no perodo ditatorial) continuam sem punio. O reconhecimento de uma mo dupla ou via dupla da lei - atravs da anistia dos crimes polticos praticados pelos cidados contra o Estado, como das violaes aos direitos humanos perpetradas contra seus cidados - foi () a justificativa legal para a institucionalizao do esquecimento, o que se d no encobrimento da memria coletiva e na negao de que no s os familiares dos desaparecidos e mortos pela represso tm o direito verdade, seno toda a sociedade brasileira. Contra essa dupla via da lei o posicionamento de Lcia Bastos:
Os atos de terrorismo ou outras aes ilegtimas cometidas por razes polticas no podem ser utilizados para justificar as violaes aos direitos humanos cometidas pelos Estados, como se representassem uma troca ou uma dupla via para se alcanar concesses. Ao privilegiar estas consideraes polticas de dupla via, a impresso que restou que, em vez do terror de Estado, o que aconteceu no Brasil foi uma luta entre grupos armados rivais, como se configurasse um conflito armado nos termos do direito internacional humanitrio, que chegando ao fim autorizasse a aplicao de uma anistia. Essa constatao desvaloriza a busca pela verdade,

Oficina do Historiador, Porto Alegre, EDIPUCRS, v.1, n.1, junho-2010

24

no apenas em relao s violaes aos direitos humanos, mas tambm no que diz respeito aos crimes que foram cometidos por cidados contra o Estado e os membros das Foras Armadas (2009: 394).

A (falsa) legitimidade da dupla via encampada pela lei acabou por estabelecer um pacto de silncio na dcada de 80. Depois de tanta violncia e represso, as imagens dos exilados voltando para casa foram muito significativas, a sociedade em geral conformou-se com a anistia em branco e mesmo aqueles que haviam lutado no front - como advogados e humanistas como Heleno Fragoso e Jos Carlos Dias, procuradores de inmeros presos pela Justia Militar - defenderam a lei de 1979, ainda que com reservas. Naquele contexto talvez fosse o possvel, mas a aceitao de que a tortura de milhares fosse esquecida inadmissvel; desde o final da dcada de 40 a Declarao Universal dos Direitos do Homem existia e era a baliza protetiva dos direitos humanos no mundo ocidental! Fruto de um acordo histrico entre as naes do ps-II Guerra, o Brasil tambm foi seu signatrio, portanto o Estado brasileiro ao aprovar a lei em um modelo de esquecimento descumpriu o que ele mesmo havia firmado no passado. Alm disso, outro aspecto referente anistia concedida pela lei de 1979 quanto imprescritibilidade dos crimes contra os direitos humanos. Na moderna teoria dos direitos humanos, violaes contra os mesmos so imprescritveis, dizer, a lei no poderia anistiar membros do aparelho repressivo estatal que violaram direitos de milhares de cidados, os quais no podem ser apagados pela eventual passagem do tempo. No interessa se os mesmos foram cometidos h quarenta anos ou mais; o tempo no pode servir como chancela violao, tanto que at hoje os criminosos nazistas vm sendo julgados por violaes ocorridas na dcada de 40. Logo,
a instituio da imprescritibilidade de certas aes - violaes aos direitos humanos - no apenas ps em xeque a anistia como elemento-chave para promover a paz social, mas tornou inaceitvel a dissimulao ou ocultao da realidade, condenando toda e qualquer medida que estimulasse a amnsia coletiva. [...] O pacto de silncio, que antes se considerava imprescindvel para alcanar a reconciliao, cede lugar ao direito inalienvel de conhecer a verdade (CAMARGO, 2009: 425).

Diante da imprescritibilidade dos crimes cometidos pelos rgos de represso e da constante negativa da abertura de todos os arquivos da ditadura , o Estado brasileiro vem sendo acionado judicialmente tanto na Justia interna como na Corte Interamericana de Direitos e nessa ltima possvel uma deciso favorvel ao pleito dos requerentes antes mesmo de deciso em nvel nacional. Ento, a questo do direito memria e verdade passa tambm pela abertura

Oficina do Historiador, Porto Alegre, EDIPUCRS, v.1, n.1, junho-2010

25

dos arquivos da ditadura, o que foi impedido, tambm, pela institucionalizao do esquecimento promovido pela Lei da Anistia. A lio do procurador da Repblica Luciano Feldens sobre o tema precisa:
realmente incrvel que, no momento em que comemoramos 20 anos da Constituio Democrtica de 1998, esses documentos prossigam trancafiados e inacessveis aos brasileiros, destituindo-os do direito de conhecerem a sua histria, enquanto pases vizinhos, no mais democrticos, j deram passos muito mais largos no apenas no campo da informao, mas tambm da responsabilizao dos agentes envolvidos nesse vcuo de liberdade que neutralizou, por dcadas, o desenvolvimento da democracia na Amrica Latina (FELDENS, 2008:127).

Ressaltados os aspectos jurdicos da Lei da Anistia, os quais esto imbricados com a histria do tempo presente, mister abordar a perturbadora questo do direito memria e verdade. Conforme o j exposto, o direito memria e verdade foram solapados pela edio da lei de 1979 e nem mesmo a correo de rumos em 1995 (Lei dos Desaparecidos) e em 2002 a Lei 10.559, acrescendo-se a citada Lei 11.111 de 2005, foram capazes de abrir os pores da ditadura - expresso que traduz com exatido (e por isso aqui utilizada) o que ocorreu no Brasil. A criao do habeas data, instrumento jurdico que pode ser utilizado por interessados em descobrir como a ditadura agia em relao a sua pessoa, no foi suficiente instaurao de um projeto coletivo da abertura dos arquivos da represso. At hoje o Exrcito no liberou seus arquivos, nem mesmo a hoje democrtica Polcia Federal o fez. E quem trabalha com pesquisas em acervos da poca sabe o quanto ainda difcil o acesso aos documentos que j se encontram liberados ao pblico, sem falar na briga que h entre rgos estaduais para ver quem fica com a titularidade do acervo. Isso tudo acaba sustentando o vu do esquecimento que encobre a memria coletiva sobre uma poca que no pode (nem deve) ser lembrada como a de uma mera luta entre grupos rivais - os terroristas versus a Polcia da poca. Justamente por ser o direito memria (recente) e verdade to caracterizadores de uma histria do tempo presente que eles so perturbadores. muito distinto abordar a tortura no governo Vargas e a do regime militar, pois os protagonistas da ltima esto em nosso meio, uns at tornaram-se parlamentares, se duvidar viram ministros... Por bvio que a resistncia que toda a verdade venha tona enorme; aqui a passagem do tempo - um tempo prximo - acaba sendo prejudicial para que se desvele a verdade. Entretanto, o tempo prximo no pode servir de justificativa a uma pseudo reconciliao:

Oficina do Historiador, Porto Alegre, EDIPUCRS, v.1, n.1, junho-2010

26

que reconciliao esta em que ainda os familiares dos desaparecidos polticos no tiveram o direito certido de bito? Reconciliao, nesse contexto, compactuar com o oculto, com o encoberto, com a fabricao de uma histria que no a verdadeira!

A NECESSIDADE DE UM NOVO OLHAR SOBRE A LEI DA ANISTIA E AS LEIS POSTERIORES


H muito tempo, com efeito, nossos grandes precursores, Michelet, Fustel de Coulanges, nos ensinaram a reconhecer: o objeto da histria , por natureza, o homem. Digamos melhor: os homens. Mais que o singular, favorvel abstrao, o plural que o modo gramatical da relatividade, convm a uma cincia da diversidade. Por trs dos grandes vestgios sensveis da paisagem, [os artefatos ou as mquinas,] por trs dos escritos mais inspidos e as instituies aparentemente mais desligadas daqueles que as criaram, so os homens que a histria quer capturar. Quem no conseguir isso ser apenas, no mximo, um servial da erudio. J o bom historiador se parece com o ogro da lenda. Onde fareja carne humana, sabe que ali est sua caa. (Marc Bloch, Apologia da Histria).

Se a Lei da Anistia na poca em que foi promulgada atendeu s expectativas de ento, hoje ela no mais se coaduna com o que se espera de um Estado Democrtico de Direito. Uma lei como a da anistia e as posteriores leis do perdo no podem apagar uma verdade histrica, qual seja: a de que nesse pas a tortura serviu como instrumento de terror de Estado e o Estado brasileiro, junto com os agentes que a praticaram, tem de ser responsabilizado. Alm disso, imperioso que se abram os arquivos da ditadura! Marlon Weichert, com acuidade, defende o direito verdade com fundamento na irrestrita abertura dos arquivos, afirmando: O direito informao transcende a mera disponibilidade de arquivos (no obstante se trate esta providncia de medida indispensvel). Ela compreende, tambm, a oferta ativa de notcias e dados populao. No se cuida, portanto, de apenas permitir que cidados, pesquisadores e entidades vasculhem os arquivos estatais, mas sim de uma postura pr-ativa na revelao da histria. (WEICHERT, 2009: 408). Os argumentos jurdicos pela reviso/revogao da Lei da Anistia foram alinhados nos itens acima, mas muito mais que eles a necessidade de um novo olhar histrico sobre a sua institucionalizao. Ainda que a sociedade em geral esteja comodamente esquecida do quanto a represso da ditadura civil-militar foi brbara com os direitos humanos, os que detm (o mnimo que seja) de conhecimento sobre o perodo no podem esquecer. Isso no cabe s aos movimentos dos direitos humanos, s vtimas, aos familiares das vtimas, aos operadores jurdicos envolvidos na questo, pois foram cometidos crimes contra a humanidade; crimes que uma indenizao pecuniria no apaga (ou pelo menos no deveria apagar) da memria coletiva de um pas; crimes em que seres humanos foram destitudos de

Oficina do Historiador, Porto Alegre, EDIPUCRS, v.1, n.1, junho-2010

27

sua dignidade. Inmeros estudos, como exemplo o artigo de Carla Rodeeghero (Reflexes sobre histria e historiografia da ditadura militar: o caso do Rio Grande do Sul) , que faz uma espcie de inventrio das publicaes sobre o tema no estado do Rio Grande do Sul, tm trazido tona aspectos da ditadura civil-militar de 1964-1985, todos construindo uma histria do tempo presente. Esse pequeno artigo tem esse mesmo escopo, o de contribuir na (re) construo da histria to prxima, to viva, to candente, mas, principalmente, dar os primeiros passos na pesquisa sobre o que, ao fim e ao cabo, o transcendente objeto das pesquisas histricas: os seres humanos!

_______________________ Referncias Bibliogrficas: BASTOS, Lucia Elena Arantes Ferreira. A anistia brasileira em comparao com as da Amrica Latina: uma anlise na perspectiva do direito internacional. In: SANTOS, Ceclia Macdowell; TELES, Edson; TELES, Janana de Almeida (org.). Desarquivando a ditadura: memria e justia no Brasil, volume II, So Paulo: Aderaldo & Rothschild Editores, 2009. BECKER, Jean-Jacques. Marxismo e comunismo na histria recente. In: CHAUVEAU, Agnes e TTART, Philippe (org.). Questes para a histria do presente. Bauru, SP: EDUSC, 1999. BLOCH, Marc. Apologia da histria, ou, O ofcio de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. CAMARGO, Ana Maria de Almeida. Os arquivos e o acesso verdade. In: SANTOS, Ceclia Macdowell; TELES, Edson; TELES, Janana de Almeida (org.). Desarquivando a ditadura: memria e justia no Brasil, volume II, So Paulo: Aderaldo & Rothschild Editores, 2009. CHAVEAU, Agnes e TTART, Philippe. Questes para a histria do presente. In: ___ (org.). Questes para a histria do presente. Bauru, SP: EDUSC, 1999. FELDENS, Luciano. Direitos fundamentais e direito penal: garantis mo, deveres de proteo, princpio da proporcionalidade, jurisprudncia constitucional penal, jurisprudncia dos tribunais de direitos humanos. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008. Governo j gastou R$ 2,6 bilhes em indenizaes para anistiados. Folha de So Paulo online. Disponvel em http://www.folha.uol.com.br. Acesso em 26-08-2009. MARIANO, Nilson Cezar. Montoneros no Brasil: Terrorismo de Estado no seqestrodesaparecimento de seis guerrilheiros argentinos. 114 f. Dissertao (Mestrado em Histria) - Programa de Ps-Graduao em Histria, Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas, Pontifcia Universidade Catlica. Porto Alegre, 2006.

Oficina do Historiador, Porto Alegre, EDIPUCRS, v.1, n.1, junho-2010

28

MEZAROBBA, Glenda. Anistia de 1979: o que restou da lei forjada pelo arbtrio? In: SANTOS, Ceclia Macdowell; TELES, Edson; TELES, Janana de Almeida (org.). Desarquivando a ditadura: memria e justia no Brasil, volume II, So Paulo: Aderaldo & Rothschild Editores, 2009. QUADRAT, Samantha Vaz. Violncia poltica e justia sem fronteiras. In: SANTOS, Ceclia Macdowell; TELES, Edson; TELES, Janana de Almeida (org.). Desarquivando a ditadura: memria e justia no Brasil, volume I, So Paulo: Aderaldo & Rothschild Editores, 2009. RMOND, Ren. O retorno do politico. In: CHAVEAU, Agnes e TTART, Philippe (org.). Questes para a histria do presente. Bauru, SP: EDUSC, 1999. RIOUX, Jean-Pierre. Entre histria e jornalismo. In: CHAVEAU, Agnes e TTART, Philippe (org.). Questes para a histria do presente. Bauru, SP: EDUSC, 1999. RODEGHERO, Carla. Reflexes sobre histria e historiografia da ditadura militar: o caso do Rio Grande do Sul. In: Vestgios do passado: a histria e suas fontes. Revista eletrnica da ANPUH, IX Encontro Estadual de Histria, Associao Nacional de Histria, Seo Rio Grande do Sul, 2008. SANTOS, Ceclia Macdowell; TELES, Edson; TELES, Janana de Almeida (org.). Desarquivando a ditadura: memria e justia no Brasil, volumes I e II, So Paulo: Aderaldo & Rothschild Editores, 2009. TTART, Philippe. Pequena Histria dos historiadores. Bauru, SP: EDUSC, 2000. WEICHERT, Marlon. Arquivos secretos e direito verdade. In: SANTOS, Ceclia Macdowell; TELES, Edson; TELES, Janana de Almeida (org.). Desarquivando a ditadura: memria e justia no Brasil, volume II, So Paulo: Aderaldo & Rothschild Editores, 2009.

Oficina do Historiador, Porto Alegre, EDIPUCRS, v.1, n.1, junho-2010

29

Das könnte Ihnen auch gefallen