Sie sind auf Seite 1von 3

A Rede como um Rizoma jun27

Posted by adminFiled in Uncategorized

*** Leia abaixo este captulo do TCC na ntegra:

Gilles Deleuze e Flix Guattari, no primeiro volume de Mil Plats, aludem a essa natureza rizomtica do pensamento humano quando explicam o prprio conceito de rizoma na introduo do livro. O primeiro pargrafo da introduo mais parece descrever o ser humano conectado do qual vimos falando.
Escrevemos o Anti-dipo a dois. Como cada um de ns era vrios, j era muita gente. Utilizamos tudo o que nos aproximava, o mais prximo e o mais distante. Distribumos hbeis pseudnimos para dissimular. Por que preservamos nossos nomes? Por hbito, exclusivamente por hbito. Para passarmos despercebidos. Para tornar imperceptvel, no a ns mesmos, mas o que nos faz agir, experimentar ou pensar. E, finalmente, porque agradvel falar como todo mundo e dizer o sol nasce, quando todo mundo sabe que essa apenas uma maneira de falar. No chegar ao ponto em que no se diz mais EU, mas ao ponto em que j no tem qualquer importncia dizer ou no dizer EU. No somos mais ns mesmos. Cada um reconhecer os seus. Fomos ajudados, aspirados, multiplicados. (Deleuze e Guattari, 1995: 11)

Os autores salientam que num livro h linhas de articulao ou segmentaridade, estratos, territorialidades, mas tambm linhas de fuga, movimentos de desterritorializao e desestratificao. Seguem dizendo que o livro tanto se trata de uma espcie de organismo, mas tambm pode ser visto como um corpo sem rgos (grifo do autor). Podemos observar semelhanas entre alguns elementos da teoria de McLuhan e o conceito de livro de Deleuze e Guattari.
No h diferena entre aquilo de que um livro fala e a maneira como feito. Um livro tampouco tem objeto. Considerado como agenciamento, ele est somente em conexo com outros agenciamentos, em relao com outros corpos sem rgo. No se perguntar nunca o que um livro quer dizer, significado ou significante, no se buscar nada compreender num livro, perguntar-se- com o que ele funciona, em conexo com o que ele faz ou no passar intensidades, em que multiplicidades ele se introduz e metamorfoseia a sua, com que corpos sem rgo ele faz convergir o seu. Um livro existe apenas pelo fora e no fora. () Fomos criticados por invocar muito frequentemente literatos. Mas a nica questo, quando se escreve, saber com que outra mquina a mquina literria pode estar ligada, e deve ser ligada, para funcionar. () A literatura um agenciamento e no tem nada a ver com ideologia, e, de resto, no existe nem nunca existiu ideologia. (Deleuze e Guattari, 1995:12) (grifo nosso)

Assim, os primeiros pargrafos da introduo de Mil Plats j adiantam o tipo de raciocnio que est por trs do caracterizao do conceito de rizoma, que, como j mencionamos, ilustra o que McLuhan quis dizer com os efeitos de simultaneidade e instantaneidade gerados pela eletricidade, alm de ser uma excelente metfora visual para a prpria rede e suas infinitas conexes e interconexes, como um gigantesco crebro coletivo, que tem reunido nada menos que o conhecimento de toda a humanidade. Deleuze e Guattari apontam as seguintes caractersticas do rizoma. Vejamos se elas podem ser tambm atribudas ao meio internet. 1 e 2 Princpios de conexo e heterogeneidade: qualquer ponto de um rizoma pode ser conectado a qualquer outro e deve s-lo (Deleuze e Guattari, 1995: 15). A internet, com suas pginas interligadas, escritas em HTML (linguagem de marcao de hipertexto, do ingls HyperText Markup Language), apresenta a possibilidade

de construir hipertextos, ou seja textos que contero ligaes (links) para outros textos ou vdeos, imagens etc. Assim, ao se levar em considerao todo esse conjunto de pginas e suas ligaes, trata-se de um grande emaranhado de contedo, sem hierarquia, nem uma raiz ou uma origem identificvel.
3 Princpio de multiplicidade: () inexistncia, pois, de unidade que sirva de piv no objeto ou que se divida no sujeito. () Uma multiplic idade no tem nem sujeito nem objeto, mas somente determinaes, grandezas, dimenses que no podem crescer sem que mude de natureza () Um agenciamento precisamente este crescimento das dimenses numa multiplicidade que muda necessariamente de natureza medida que ela aumenta suas conexes. No existem pontos ou posies num rizoma como se encontra numa estrutura, numa rvore, numa raiz. Existem somente linhas. (Deleuze e Guattari, 1995: 16,17)

Aqui, tambm podemos associar a internet ao rizoma, na medida em que so as conexes da rede que a definem e a reinventam a cada momento, no sendo possvel a determinao de um ponto ou posio, um sujeito ou objeto ligado a essa definio, seno ela mesma, a rede, em constante mutao e veloz proliferao.
4 Princpio de ruptura a-significante: contra os cortes demasiado significantes que separam as estruturas, ou que atravessam uma estrutura. Um rizoma pode ser rompido, quebrado em um lugar qualquer, e tambm retoma segundo uma ou outra de suas linhas e segundo outras linhas. (Deleuze e Guattari, 1995:18)

Essa ltima caracterstica tambm pode ser atribuda internet, j que, embora as pginas da rede sejam interrelacionadas, se alguma for apagada ou substituda, as outras continuaro existindo dando suporte existncia da rede, quase sem causar-lhe perturbao e descaracterizao.
Todo rizoma compreende linhas de segmentaridade segundo as quais ele estratificado, territorializado, organizado, significado, atribudo, etc.; mas compreende tambm linhas de desterritorializao pelas quais ele foge sem parar. H ruptura no rizoma cada vez que linhas segmentadas explodem numa linha de fuga, mas a linha de fuga faz parte do rizoma. Estas linhas no param de se remeter uma s outras. por isto que no se pode contar com um dualismo ou uma dicotomia, nem mesmo sob a forma rudimentar do bom e do mau. Faz-se uma ruptura, traa-se uma linha de fuga, mas corre-se sempre o risco de reencontrar nela organizaes que reestratificam o conjunto, formaes que do novamente o poder a um significante, atribuies que reconstituem um sujeito tudo o que se quiser, desde as ressurgncias edipianas at as concrees fascistas. Os grupos e os indivduos contm microfascismos sempre espera de cristalizao. Sim, a grama tambm rizoma. O bom o mau so somente o produto de uma seleo ativa e temporria a ser recomeada. (Deleuze e Guattari, 1995: 18)

Assim, a questo do bom e do mau torna-se irrelevante quando se trata de um organismo complexo e rizomtico. E McLuhan afirma que a tecnologia no tem uma inclinao moral per se. Para ele o grande problema em relao s novas tecnologias principalmente no conseguir perceber as casualidades e efeitos inerentes a ela. Mas essa no uma questo moral.
Is it not obvious that there are always enough moral problems without also taking a moral stand on technological grounds? () Print is the extreme phase of alphabet culture that detribalizes or decollectivizes man in the first instance. Print raises the visual features of alphabet to highest intensity of definition. Thus print carries the individuating power of the phonetic alphabet much further than manuscript culture could ever do. Print is the technology of individualism. If men decided to modify this visual technology by an electric technology, individualism would also be modified. To raise a moral complaint about this is like cussing a buzz-saw for lopping off fingers. But, someone says, we didnt know it would happen. Yet even witlessness is not a moral

issue. It is a problem, but not a moral problem; and it would be nice to clear away some of the moral fogs that surround our technologies. It would be good 1 for morality. (McLuhan, 1962: 158)

A rede pode, assim, ser vista como um rizoma, constantemente estratificada, medida que a ela se acrescentam contedos de toda sorte, fazendo que no possa ser classificada dentro de conceituaes dicotmicas, dualistas, ou mesmo moralistas, levando-se em considerao a multiplicidade dos contedos que a compem. cada tentativa de corte ou ruptura, por mais que se queira atingir uma conexo essencial, a rede se recria, se reconfigura e permanece inalterada, como o tribunal de Franz Kafka:
Tentar perceber que aquele grande organismo judicial fica, por assim dizer, eternamente pairando e que na verdade, quando se muda alguma coisa por conta prpria, a partir da posio que se ocupa, retira-se o cho debaixo dos prprios ps, e se pode sofrer uma queda, ao passo que o grande organismo cria facilmente para si mesmo, em outro lugar, um substituto para a pequena perturbao e permanece inalterado, se que o que at provvel no se torna mais fechado, mais atento, mais severo, mais maligno ainda. (Kafka, 2005: 122)

Das könnte Ihnen auch gefallen