Sie sind auf Seite 1von 9

1

1. DEFINIO Com relao ao aspecto gentico, as tcnicas de melhoramento buscam fundamentalmente dois objetivos: alteraes nas frequncias dos genes, que podem ser alteradas pela seleo, migrao e mutao e alteraes nas frequncias dos gentipos, alteradas pelos sistemas de acasalamento endogamia e exogamia (ARMADA; AZEVEDO, 2005). Diz-se que um animal consanguneo quando os pais possuem um ou mais ancestrais em comum, existindo, portanto, certo grau natural de homozigosidade nas populaes (GIANNONI, 1989). Endogamia o mtodo de acasalamento de indivduos aparentados entre si (OTTO, 2000), utilizada desde a domesticao dos animais e foi de fundamental importncia na formao de raas hoje existentes (ARMADA; AZEVEDO, 2005).

2. EFEITO GENTICO A forma mais extrema de endocruzamento a autofecundao, o que causa, a cada gerao, a reduo da proporo de heterozigose metade, aumentando assim, a homozigose (Grfico 1) (OTTO, 2000).

Grfico 1 - Freqncia genotpca de indivduos ao longo das geraes em uma planta cleistgama, ou seja, se reproduz exclusivamente por autofecundao. Fonte: Adaptado de: Gentica de populaes (YOTOKO, [200-]).

No endocruzamento entre irmos, acontece o mesmo, porm, mais lentamente (OTTO, 2000). Portanto, se a superioridade fenotpica dos indivduos depender de efeitos de dominncia, da sobredominncia ou da epistasia, a consanguinidade pode provocar a reduo do valor fenotpico mdio da populao (GIANNONI, 1989). Com o aumento da homozigose, pode ocorrer a depresso endogmica que a manifestao de combinaes gnicas desfavorveis, o inverso da heterose (combinaes gnicas favorveis) (CARVALHEIRO; PIMENTEL, 2004). A endogamia tende a fixar tanto alelos favorveis quanto desfavorveis em alguns loci (CARNEIRO, et. al., 2007), por isso esse mtodo no pode ser considerado bom ou ruim: os efeitos da endogamia danosos dependem da quantidade e da frequncia de genes recessivos deletrios (GIANNONI, 1989). Como todos os seres vivos tm vrios genes recessivos deletrios, o endocruzamento quase sempre resulta em perda de vigor (OTTO, 2000), como demonstra a Tabela 1. Muitas linhagens tendem a desaparecer em consequncia de problemas reprodutivos (ARMADA; AZEVEDO, 2005). Porm, possvel selecionar indivduos homozigotos fortes e vantajosos em alguma caracterstica desejada (OTTO, 2000), pois a endogamia permite, pelo aumento do grau de homozigose, fixar um tipo desejado de animal (ARMADA; AZEVEDO, 2005).

Animal

Fentipo Doena de Chediak-Higashi: albinismo oculocutneo parcial; suscetibilidade aumentada a infeces e tendncia a sangramentos. Os animais afetados apresentam plaquetas defeituosas; grnulos aumentados em leuccitos polimorfonucleares e moncitos e aumento de gros de melanina nos pelos. (AR) Ausncia de extremidades: os leites nascem vivos, sem os membros anteriores e posteriores; (AR) Fissura Palatina: os leites no conseguem mamar; (AR) Hemofilia: defeito na coagulao sangunea; (XR) Hidrocefalia: os leites nascem mortos, ou morrem em poucos dias; (AR) Paralisia: afeta apenas os membros posteriores. Os leites se arrastam com a ajuda dos membros anteriores e em poucos dias morrem. (AR)

Gatos

Sunos

Ovinos

Nanismo: animais anes, com a boca de papagaio; (AR) Contratura muscular: ao nascimento, os membros esto fixos, rgidos, em posies anormais e com um mnimo de movimento articular. (AR) Agnatia: o maxilar inferior bem mais curto que o superior; (XR) Amputao: os membros anteriores terminam com o mero e os posteriores podem existir at os joelhos. Os afetados apresentam ainda hidrocefalia e palato fendido, e morrem em alguns dias; (AR) Prognatismo: crnio largo, rbitas oculares grandes, testa larga e ossos nasais largos e chatos. Viso prejudicada luz do dia; (AR) Hrnia Cerebral: por falha na ossificao dos frontais, fica uma abertura, por onde o tecido cerebral protrui. Os bezerros nascem mortos, ou morrem em seguida; (AR) Catarata Congnita: o cristalino opaco. A crnea, com a idade, aumenta e fica distorcida; (AR) Molares Fundidos: os pr-molares esto fundidos com a mandbula, que reduzida no comprimento e na largura, resultando na aparncia de boca de papagaio; (AR) Ausncia de membros anteriores. (AR) Atresia do Clon: fechamento do clon ascendente. (AR)

Bovinos

Equnos

Ces

Distrofia Muscular: os animais afetados tm um andar anormalmente rgido, onde os membros posteriores apresentam movimento semelhante ao dos coelhos, abduo das patas e aduo dos joelhos e jarretes. O enfraquecimento muscular e a fraqueza so progressivos. (XR)

AR = gene autossmico recessivo XR = gene ligado ao X recessivo


Tabela 1 Alguns exemplos das consequncias da homozigose para genes recessivos em animais domsticos. Fonte: Adaptado de: Gentica Bsica para Veterinria (OTTO, 2000).

3. TIPOS DE ENDOGAMIA Natural que pode ser observada nas plantas autgamas; Artificial: no intencional - quando populaes algamas so reproduzidas com pouco nmero de indivduos, ou seja, populaes pequenas, obrigando o acasalamento entre parentes;

intencional - quando se deseja forar o aumento de homozigose nas descendncias, por exemplo, na formao de raas em animais ou em linhagens endogmicas em plantas. (BESPALHOK, [200-]) Quando existe apenas um ancestral em comum, diz-se que existe consanguinidade Se sangunea existir vrios em linha ou em reproduo comum, em linha que ou LINEBREEDING (OTTO, 2000). ancestrais diz-se existe consanguinidade ou INBREEDING (OTTO, 2000).

4. COEFICIENTE DE ENDOCRUZAMENTO O Coeficiente de Endocruzamento (F) a probabilidade de que um determinado indivduo receba dois genes iguais (ex: aa ou AA) por origem comum, ou seja, de que ele possa ter recebido cpias de um mesmo gene de um ancestral comum (OTTO, 2000). Tomando-se como exemplo um indivduo D, homozigoto recessivo (aa), resultado de um cruzamento entre os indivduos B e C, que por sua vez, receberam cpias de um nico gene (a) presente no indivduo A heterozigoto (Aa), o ancestral comum. O clculo de F pode ser feito por meio do Diagrama de Setas (Figura 1). A (Aa) .

B (_a)

C (_a)

D (aa)
Figura 1 Cruzamento entre indivduos com um ancestral em comum (A). .

Quando o indivduo A faz a meiose para formar seus gametas, a probabilidade de que ele passe o gene a para sua prole de 1/2. Supe-se que os genes a presentes nos indivduos B e C so cpias do mesmo gene presente no

indivduo A, eles tambm tem a probabilidade de 1/2 de passar essa cpia para D cada um. Portanto, a probabilidade de que o indivduo D tenha recebido os dois genes a de um ancestral em comum se d por: 1/2 x 1/2 x 1/2 x 1/2 = (1/2) 4 = 1/16 Dado o cruzamento de indivduos com dois ancestrais em comum (Figura 2): A B

C E
Figura 2

Os caminhos possveis para o gene a chegar de A ou B (ancestrais comuns) at E, sem que um indivduo aparea mais de uma vez no mesmo caminho so: ECBDE EDACE

Nesse caso, F se d por: FE = (1/2) n onde, n o nmero de indivduos (sem contar E) que vai de um progenitor at o ancestral comum e volta ao outro progenitor (OTTO, 2000), ou seja 3 ( C, B e D ou D, A e C). Ento:

FE = (1/2)n = (1/2) + (1/2) = 1/4 = 0,25 FE = 25%

Analisado o seguinte diagrama de setas (Figura 3): A B

C E F H
Figura 3

Nesse caso, o F dado por: FH = [(1/2)n x (1 + FE)] onde n o nmero de indivduos que vai de um progenitor at o ancestral comum e volta ao outro progenitor (H F E G H = 3) e FE o coeficiente do ancestral comum, j calculado anteriormente (FE = 25%). Ento: FH = (1/2)n x (1 + FE) = (1/2)3 x (1 + FE) = 1/8 x (1 + 0,25) FH = 0,125 x 1,25 = 0,15625 FH = 15,6%

5. RAZES PARA PRATICAR O ENDOCRUZAMENTO A endogamia prtica comum de criadores de raas puras (animais registrados) para assegurar uniformidade racial e fixao de caractersticas peculiares a certas linhagens de touros famosos e tambm pode ser praticada

objetivando criar oportunidade para explorar efeitos genticos no aditivos. Essa estratgia muito explorada pela indstria avcola (CARVALHEIRO; PIMENTEL, 2004). Cardoso et al. (2002) apud Carvalheiro e Pimentel (2004) encontraram evidncias da existncia de efeitos de heterose na raa Nelore e sugeriram a utilizao de acasalamento dirigido no apenas para evitar perdas por depresso endogmica, mas tambm para explorar os efeitos genticos no aditivos.

6. COMO CONTROLAR A ENDOGAMIA Segundo Carvalheiro e Pimentel (2004) a endogamia pode ser controlada em 4 diferentes fases de um programa de melhoramento, sendo elas: durante a avaliao gentica; no momento da seleo dos animais; na definio dos acasalamentos; e na seleo de acasalamentos. Onde em qualquer uma das estratgias adotadas, a idia bsica controlar a endogamia sem reduzir o ganho gentico, numa viso a curto e/ou longo prazo. As principais limitaes para o controle da endogamia so: informao de parentesco perdida ou desconhecida; erro na informao de parentesco; e a tendncia de focar o controle apenas na prxima gerao. Alm de afetar o controle da endogamia, a informao de parentesco incorreta ou desconhecida acarreta em reduo do progresso gentico que poderia ser alcanado (CARVALHEIRO; PIMENTEL, 2004).

REFERNCIAS ARMADA, J. L. A. ; AZEVEDO, P. C. N. Doenas Genticas nos Animais Domsticos. Rio de Janeiro, 2005. p. 11 15. Disponvel em: <http://books.google.com.br/books? id=Z7wAl1HwJ2AC&printsec=frontcover&dq=inauthor:%22Jorge+Lu %C3%ADs+de+Azevedo+Armada+e+Pedro+C.+N.+de+Azevedo%22&hl=ptBR&sa=X&ei=xKJ9Ua2WPMXG0gHS54CoCw&ved=0CDQQ6AEwAA#v=onepage& q&f=false>. Acesso em: 28 abril 2013. BESPALHOK, J. C. Filho. Endogamia e Heterose Universidade Federal do Paran Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo Setor de Cincias Agrrias [200-]. Disponvel em: <http://www.bespa.agrarias.ufpr.br/paginas/livro/capitulo%2014.pdf>. Acesso em: 17 abril 2013. CARNEIRO, P. L. S; et. al. Endogamia, fixao de alelo se limite de seleo em populaes selecionadas por mtodos tradicionais e associados a marcadores moleculares. Revista Brasileira de Zootecnia, v. 36, Viosa, 2007. CARVALHEIRO, R.; PIMENTEL, E. C. G. Endogamia: possveis conseqncias e formas de controle de melhoramento de bovinos de corte. In: II GEMPEC Workshop em Melhoramento na pecuria de corte, 2004, UNESP Jaboticabal, SP. Disponvel em: < http://www2.ufersa.edu.br/portal/view/uploads/setores/183/arquivos/ENDOGAMIA_P OSSIVEIS%20CONSEQUENCIAS%20E%20FORMAS%20DE%20CONTROLE %20EM%20PROGRAMAS%20DE%20MELHORAMENTO%20DE%20BOVINOS %20DE%20CORTE.pdf>. Acesso em: 06 maio 2013. GIANNONI, M. A.; GIANNONI, M.L. Gentica e Melhoramento de Rebanho nos Trpicos. 2. ed. So Paulo: Nobel, 1989. p. 193-215. OTTO, P. G. Gentica Bsica para Veterinria. 3. ed. Editora Roca LTDA, So Paulo, 2000.

YOTOKO, K. S. C. Gentica de Populaes. Universidade Federal de Viosa - UFV Departamento de Biologia Geral, [200-]. Disponvel em: <ftp://www.ufv.br/DBG/Filogenia_molecular/usuarios/karla/Apostila/Gen%E9tica %20de%20Popula%E7%F5es9.pdf>. Acesso em: 20 abril 2013

Das könnte Ihnen auch gefallen