Sie sind auf Seite 1von 3

NONO PAR DO NERVO GLOSSOFARNGEO

ANATOMOFISIOLOGIA DO IX NERVO

De acordo com o seu nome o glossofarngeo distribui-se principalmente para a lngua e faringe. Leva fibras ASG e AVE, gustativas, do tero posterior da lngua. Fornece inervao sensorial geral faringe, rea da amgdala, superfcie interna da membrana timpnica e a pele do ouvido externo. Traz aferentes viscerais do corpo carotdeo e do seio carotdeo. Os seus neurnios motores esquelticos inervam o msculo estilofarngeo e seu componente parassimptico inerva a glndula partida. As influncias do neurnio motor superior sobre o IX nervo originam-se do crtex motor primrio e descem pelos tratos corticobulbares para fazer sinapse na parte superior do ncleo ambguo na regio posterolateral do bulbo. O IX nervo sai do crnio pelo forame jugular, lateral e anterior ao X e XI nervos numa bainha dural separada. Depois de sair do crnio, o IX nervo entra na bainha carotdea, desce entre a veia jugular interna e a artria cartida interna, mergulha sobre o processo estilide e passa entre as artrias cartidas interna e externa. Curva-se para frente, formando um arco do lado do pescoo para chegar parede lateral da faringe e desaparece sob o msculo hioglosso para se dividir nos seus ramos terminais. Dois gnglios se situam sobre o nervo imediatamente caudal ao forame jugular; o gnglio glossofarngeo superior e o glossofarngeo inferior ou petroso. O IX nervo tem seis ramos terminais: a) o nervo timpnico de Jacobson e seus ramos; b) carotdeo; c) farngeo; d) muscular; e) tonsilar; e f) lingual. O IX nervo tem conexes importantes com o V, VII e X nervos com os ramos simpticos cervicais.

FUNES Uma das funes mais importantes do IX nervo a de levar fibras aferentes viscerais do corpo carotdeo e do seio carotdeo envolvidas no controle reflexo da frequncia cardaca, presso arterial e respirao. Alm de desempenhar importante funes nas seguintes vias:

Vias pressorreceptoras e quimiorreceptoras - existem canais de K e de Ca sensveis a concentrao de oxignio no sangue, assim como a variao de outras substncias, como, por exemplo, o dixido de carbono. Quando diminui a concentrao de O2, ocorre bloqueio dos canais de K e abertura dos canais de Ca no corpsculo carotdeo. Com a entrada de Ca, ocorre despolarizao da membrana e aumenta a concentrao do Ca no citosol, em seguida, ocorre a liberao do neurotransmissor na fenda sinptica, dopamina, com posteriores potenciais no IX nervo ate o centro respiratrio, que por via vagal, regular a ventilao pulmonar. Via motora - as fibras braquiomotoras do IX vo at a faringe. O ramo muscular segue ao longo da borda posterior do msculo estilofarngeo e termina no corpo do msculo. A maior parte dos msculos da faringe suprida tanto pelo IX como X nervos. O IX nervo supre o msculo estilofarngeo isolado que tem a funo de elevar e dilatar a faringe. Via sensitiva as fibras AVE dos ramos linguais do IX nervo levam sensaes gustativas, principalmente azedo e amargo, das papilas

circunvaladas, das membranas mucosas da base e das papilas gustativas no tero posterior da lngua, das pregas glossoepigltica e faringoepigltica e da superfcie lingual da epiglote. Via gustativa - as fibras do IX nervo respondem melhor aos estmulos azedo e amargo. Examinar o IX nervo uma tarefa difcil devido as suas relaes com demais nervos cranianos, principalmente com o X nervo e, o acesso ao exame que se torna inacessvel. Pacientes com leses do IX nervo podem ter teoricamente perda sensorial detectvel, mas no e possvel encontr-la em pacientes que foram submetidos a seco do IX nervo devido a neuralgia do glossofarngeo. O nico msculo que recebe inervao motora do IX nervo o estilofarngeo, que mostra um ligeiro abaixamento do vu do palato em repouso no lado lesado.

Desordens na funo Leses isoladas do IX nervo so extremamente raras, se que ocorrem. Portanto, interrupo cirrgica do IX nervo, verificada na autopsia, no demonstrou perda do paladar ou de outro prejuzo sensitivo ou motor. Isso

sugere que o X nervo pode ser responsvel por essas funes, pelo menos nesses dois casos. Os processos nucleares e infranucleares do IX nervo podem ser afetados por neoplasia e outras massas tumorais como: tumor do glomo jugular; traumatismo com fratura de base de crnio; doena do neurnio motor; siringobulbia; abscesso retrofarngeo; doenas desmielinizantes; leses de parto; e isquemia do tronco cerebral. As vezes, pode acontecer disautonomia cardiovascular que acompanha sndrome de Guillain-Barre. Mas, a leso mais comum do IX nervo a neuralgia glossofarngea caracterizada por dor intensa de carter lancinante, originada na garganta de um lado com irradiao ao trajeto da trompa de Eustquio ate a membrana timpnica, canal auditivo externo, por trs do ngulo do maxilar e parte adjacente do ouvido. A regio de gatilho est na faringe, tonsila ou base da lngua. A dor pode ser desencadeada por falar muito, comer, tossir, sorrir. Pode apresentar sncope, convulso e, raramente, parada cardaca por estimulao do reflexo do seio carotdeo, como em colarinho apertado comprimindo o seio carotdeo. A neuralgia glossofarngea deve ser diferenciada da neuralgia do nervo timpnico de Jacobson, em que a dor se limita ao ouvido e a trompa de Eustquio. Leso do ncleo posteromedial do tlamo produz hipoageusia ipsilateral. Na leso unilateral do IX nervo, encontramos: leve disfagia; perda do reflexo nauseoso; desvio da vula para o lado oposto; em paciente cooperativo, a diferena de sensibilidade do palato mole e da faringe entre o lado da leso e o sadio; a perda dos sabores, azedo e amargo no tero posterior da lngua; reduo da secreo da glndula partida; acelerao do batimento cardaco.

Das könnte Ihnen auch gefallen