Sie sind auf Seite 1von 26

Responsvel pelo Contedo: Prof.

Rossana Perillo

Crdito Pblico

Nesta Unidade falaremos sobre Crdito Pblico. Este tema de extrema importncia, dado a importncia que as operaes de crditos alcanaram no oramento pblico. Mais uma vez peo que gerencie seu tempo de estudo, leia o material e faa as atividades que esto propostas na plataforma Blackboard. Programe-se e no deixe as atividades para ltima hora. Nesta Unidade IV os temos seguintes objetivos: Dotar os estudantes de conhecimentos bsicos sobre o crdito pblico, em especial sobre sua evoluo histrica e sua classificao (emprstimos, dvida pblica, internos e externos, forados e voluntrios, etc).

Ateno
Para um bom aproveitamento do curso, leia o material terico atentamente antes de realizar as atividades. importante tambm respeitar os prazos estabelecidos no cronograma.

Contextualizao

Depois da Segunda Guerra Mundial, o endividamento pblico tornou-se uma das principais preocupaes das economias capitalistas. Hoje, a poltica econmica tem como fundamental funo a reduo do dficit pblico. A dvida pblica significa o conjunto de compromissos firmados pelo Estado com terceiros, ou seja, o resultado das operaes de crdito contratadas pelo Estado. Como vimos nas unidades anteriores, o objetivo da atividade financeira do Estado a satisfao do bem comum. Para que isso ocorra, o Estado necessita de dinheiro. Hoje a receita tributria uma das principais fontes de receita do Estado, porm muitas vezes, as fontes de arrecadao de recursos do Estado no so suficientes para que este faa todos os investimentos que a populao necessita. E por isso, o Estado se utiliza dos crditos pblicos para compor os recursos que sero investidos. Porm, a cada emprstimo contratado o Estado, automaticamente, se endivida. Isso por que a cada registro efetuado no ativo h registro equivalente no passivo. As operaes de crdito pblico constituem-se em uma obrigao bilateral, onde duas partes convencionam os termos do contrato e assinam, s que no presente caso, sempre um dos polos ser o Poder Pblico. Nesta unidade veremos um pouco da histria do crdito pblico, sua relevncia no cenrio econmico, natureza jurdica, classificaes e diversos outros pontos relevantes sobre o tema. Importante se faz o estudo desta matria, pois, dotar o estudante de conhecimento que ir possibilitar uma maior fiscalizao e acompanhamento da ao do Estado quanto ao endividamento pblico.

Material Terico
1. CRDITO PBLICO O termo crdito tem origem do latim creditum, que por sua vez se origina da palavra credere, que tem como significado confiana. Logo, temos que crdito confiana. A Constituio Federal possibilitou ao Estado efetuar operaes de crdito em geral, sob as mais diversas modalidades e, ao mesmo tempo, permitiu que a lei oramentria anual de cada entidade poltica previsse a contratao de operaes de crdito por antecipao de receitas ( 8 do art. 165). E mais, para assegurar o exerccio dessa faculdade excepcionou da proibio de vincular as receitas de impostos a rgos, fundos ou despesas permitindo, expressamente, a prestao de garantia na contratao dessas operaes de crdito (art. 167, IV da CF). 1.1. BREVE HISTRICO Encontramos relatos na histria que desde a antiguidade j se falava em crdito pblico. Harada narra que tem relatos histricos onde Cartago tomava dinheiro emprestado de romanos ricos para custear indenizaes impostas aps a guerra de Zama. Na Idade Mdia era comum esse tipo de negociao. S que o emprstimo em dinheiro, at os primeiros sculos da Idade Moderna, era considerado negcios entre os prncipes. No tinha cunho hereditrio, a dvida era pessoal e intransfervel. J na poca moderna, quando comeou ocorrer a separao entre os bens do Rei e os bens estatais, o emprstimo pblico passou a ser um processo financeiro do Estado, e principalmente, passou a ser controlado pelos representantes do povo. Hoje, o emprstimo pblico de extrema importncia para a vida financeira do Estado, pois constitui-se uma fonte de alcance das finalidades pblicas.

1.2. CONCEITO

Na definio de Lafayete Josu Petter (Direito Financeiro, ed. 4, 2009), crdito pblico como um processo financeiro consistente em vrios mtodos de obteno de dinheiro pelo Estado, sob a condio de devolver, em geral, acrescido de juros e dentro de um determinado prazo preestabelecido.

A doutrina em geral se utiliza indistintamente das expresses emprstimo pblico, crdito pblico e dvida pblica. Outra parte defende que a expresso crdito pblico mais abrangente do que emprstimo pblico. O crdito pblico teria duplo sentido, tanto para as operaes que o Estado recebe dinheiro como os casos em que fornece dinheiro para terceiros. O emprstimo pblico se configuraria apenas nos casos onde o Estado recebe pecnia sob promessa de devolv-lo no futuro, normalmente corrigido por juros. J a Dvida Pblica abrange os emprstimos captados no mercado financeiro interno ou externo, atravs de contratos assinados com bancos e instituies financeiras ou do oferecimento de ttulos ao pblico em geral. A dvida pblica nada mais do que o resultado de um emprstimo pblico. Neste material, por considerarmos que no ato da operao de crdito pblico ou emprstimo pblico o Estado automaticamente cria uma obrigao denominada dvida pblica, trabalharemos Crdito, Emprstimo e Dvida como sinnimos.

1.3. NATUREZA JURDICA DO CRDITO PBLICO Na doutrina brasileira encontramos basicamente 3 correntes sobre a natureza jurdica do crdito pblico.
1. Teoria Ato de Soberania: defende que o emprstimo pblico um simples ato de soberania, que se configura apenas um ato unilateral do Estado resultado do poder de autodeterminao e auto obrigao, e assim, no estando sujeito a qualquer tipo de controle, inclusive jurisdicional, no havendo nada que obrigue o Estado a cumprir com suas obrigaes quanto ao pagamento. 2. Teoria Ato Legislativo: defende que o emprstimo um resultado de um ato do legislativo, pois as partes s poderiam aderir aquilo que est estabelecido na lei. Ao contrrio da teoria do ato de soberania, o Estado estaria sujeito a lei que ele mesmo elaborou. Esta teoria no deixa de considerar o crdito pblico como um contrato. 3. Teoria Contratual: defende que se trata de um contrato, sendo mtuo, com prazo certo a restituir os valores.

Dilogo com o Autor


A teoria aceita pela maior parte da doutrina que a natureza jurdica do crdito pblico contratual. Geraldo Ataliba, defensor da tese contratualista conceitua Crdito Pblico como contrato pelo qual algum transfere a uma pessoa pblica- seja ela poltica ou meramente administrativa- certa quantia de dinheiro, com a obrigao desta de entregar igual quantia de dinheiro, com ou sem vantagens pecunirias, no prazo convencionado.

1.4. CRDITO PBLICO X RECEITA PBLICA Para doutrina majoritria, crdito pblico no pode ser confundido com receita pblica. Isso por que o crdito pblico no aumenta o patrimnio pblico, pois ao entrar em caixa automaticamente ter sua correspondncia no passivo estatal. Ou seja, cada soma que entra nos cofres pblicos, a ttulo de emprstimo pblico, corresponde a um dever de restituio do valor dentro de prazo determinado. J a receita pblica, como j foi dito em Unidade anterior, corresponde ao ingresso de recursos aos cofres pblicos, sem qualquer contrapartida, que se incorporam de forma definitiva ao patrimnio estatal. Vale ressaltar que o emprstimo pblico perdeu o seu carter de medida extraordinria para no contrariar o Princpio da Exclusividade, que probe que tenha na Lei Oramentria dispositivo estranho a previso de receita e autorizao de despesa. Hoje se tornou uma operao pela qual o Estado recorre ao mercado interno ou externo em busca de recursos dos quais necessita, devido, em regra, a insuficincia da arrecadao tributria, assumindo a obrigao de devolver o capital nas condies por ele fixadas e por isso alguns doutrinadores caracterizam os emprstimos como receitas imprprias. Essa classificao tambm se d por encontrarmos a Contratao de Crdito se encontrar na classificao contida na Lei 4320/64 como Receitas de Capital. Observe que o emprstimo distingue-se dos tributos por no ter carter compulsrio. Em regra, os tributos no possuem promessa de devoluo, ao contrrio dos emprstimos pblicos que o Estado sempre assume a obrigao restituir o capital acrescido das vantagens e nas condies determinadas.

1.5. CONTRATAO DO CRDITO PBLICO Na contratao do emprstimo pblico devem ser observadas algumas condies impostas, mesmo porque se trata de um contrato de direito pblico, seno vejamos:
Deve haver previso oramentria; Exige disposio legal especfica do rgo legislativo solicitante; H obrigatoriedade de autorizao e controle do Senado; Necessria a finalidade pblica; possvel alterao unilateral de determinadas clusulas, se assim estiver previsto na lei; H sujeio a prestao de contas; Pode haver resciso unilateral em caso de resgate antecipado;

Por fora do art. 32 da Lei de Responsabilidade Fiscal, Lei Complementar n101/2000LRF, vedada a realizao de operao de crdito entre um ente da Federao, diretamente ou por intermdio de fundo, autarquia, fundao ou empresa estatal dependente, e outro, inclusive suas entidades da administrao indireta, ainda que sob a forma de novao, refinanciamento ou postergao de dvida contrada anteriormente. Temos como exceo a essa vedao as operaes entre instituio financeira estatal e outro ente da federao, inclusive suas entidades da administrao indireta, que no se destinem a financiar, direta ou indiretamente, despesas correntes e refinanciar dvidas no contradas junto prpria instituio concedente. J no art. 12 da LRF, encontramos dispositivo que veda a contratao de operao de crdito que exceda as despesas de capital, salvo as autorizadas mediante crditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovada por maioria absoluta. Tal vedao visa coibir o desequilbrio oramentrio. A LRF, determina que ao Ministrio da Fazenda cabe o controle do cumprimento das condies e vedaes das operaes de crdito.

1.6.

CLASSIFICAO DO CRDITO PBLICO

As classificaes recorrentes na doutrina so: 1.6.1. Quanto ao Prazo: Emprstimo perptuo e emprstimo temporrio Os emprstimos perptuos so aqueles sem previso de restituio, por parte do Estado, do capital principal. Prev apenas o pagamento de juros ou rendas, indefinidamente. So divididos em remveis e irremveis.

Os remveis so aqueles que o Estado reserva-se o direito ou faculdade de reembolsar quando quiser. So representados por ttulos da dvida pblica, negociveis em bolsa (cotao varivel). Os irremveis so aqueles onde no h previso de reembolso (reembolso impossvel). Os emprstimos temporrios so aqueles com prazo definido para resgate. Podem ser a curto prazo, tambm chamados operaes de crdito por antecipao de receita, com reembolso previsto dentro do perodo financeiro em que so celebrados, onde visam, sobretudo, cobrir dficits transitrios decorrentes da falta de sincronia entre receitas e despesas, diminuir o poder de compra, visando atenuar o processo inflacionrio. 1.6.2. Quanto ao local de contratao: Emprstimos Internos e Emprstimos Externos Emprstimos internos so aqueles obtidos pelo ente pblico dentro do territrio nacional, em moeda nacional e em conformidade com a legislao de regncia ptria. Os emprstimos internos do origem dvida interna. J os emprstimos externos so aqueles obtidos no exterior, em moeda estrangeira, com uma pessoa no nacional, regido pelo Direito Pblico Internacional. Podem ser crdito estrangeiro, que aquele que o Estado celebra o contrato em moeda estrangeira, com pessoa no nacional definida ou crdito internacional que aquele fornecido por instituies multinacionais, plurinacionais ou internacionais, que no so vinculadas a nenhum pas determinado. O Emprstimo Externo d origem dvida externa. 1.6.3. Quanto Compulsoriedade: Emprstimo Compulsrios e Emprstimos Voluntrios Emprstimo Compulsrio ou Crdito Forado considerado uma forma imprpria de crdito pblico, no necessita da anuncia do prestamista, j que jungido a um regime jurdico de direito pblico (ato de imprio). No nosso ordenamento existem as antecipaes tributrias, como forma de obteno de crdito forado, como, por exemplo, impostos: IPI, IRPF. H, tambm, o emprstimo compulsrio artigo 148 da CF. Os outros meios (tcnicas) para obteno de crditos compulsrios se embasam na reteno/manipulao dos depsitos em dinheiro que as pessoas fazem nas instituies financeiras e bancrias, bem como na emisso do papel moeda e de ttulos e bnus do Tesouro. Em sntese, temos trs meios de que se vale o Estado para obteno de crditos compulsrios:

Antecipao tributrias AROs; Reteno/manipulao dos depsitos em dinheiro que as pessoas fazem nas instituies financeiras e bancrias; Emisso do papel moeda e de ttulos e bnus do Tesouro.

A AROs (antecipao de receitas oramentrias) permite que o Estado realize emprstimo de curto prazo a ser devolvido no mesmo exerccio financeiro para suprir o dficit de caixa. Deve ser classificada como receita Extra-Oramentria. A AROs destina-se a atender insuficincia de caixa durante o exerccio financeiro e cumprir as exigncias previstas no art. 32 (j citadas no item 1.5) e mais as seguintes:
Realizar-se- somente a partir do 10 dia do incio do exerccio; Dever ser liquidada, com juros e outros encargos incidentes, at dia 10/12 de cada ano; No ser autorizada se forem cobrados outros encargos que no taxa de juros da operao, obrigatoriamente prefixada ou indexada taxa bsica financeira ou a que vier a essa substituir; Ser vedada a contratao no ltimo ano de mandato de Presidente da Repblica, Governadores e Prefeitos, e enquanto existir operao pendente.

Trata-se de uma exceo ao princpio da vedao da vinculao do produto de arrecadao de impostos a rgos, fundos ou despesas (art. 167, IV da CF), permitindo a utilizao de receitas futuras como instrumento de garantia. As operaes de crdito em geral so definidas por excluso, vale mencionar, so as que no se enquadram nas operaes de crdito por antecipao de receitas, correspondendo aos emprstimos de longo prazo que visam atender, via de regra, despesas de capital (investimentos, inverses financeiras e transferncias de capital). Vale ressaltar que a escolha do agente financeiro que ir efetuar a operao se dar por meio de processo competitivo eletrnico, leilo, promovido pelo Banco Central. O Banco Central acompanhar o saldo em aberto, e no caso de inobservncia dos limites, aplicar as sanes cabveis instituio credora. O autor Rgis Fernandes de Oliveira defende que a figura do Emprstimo Compulsrio deve ser excluda do tema Emprstimo Pblico, pois aquele no pode ser considerado

emprstimo por ser compulsrio, e no pode ser compulsrio se emprstimo, o que descaracterizaria o mtuo. O emprstimo voluntrio (crdito pblico prprio) deriva da autonomia das vontades e reflete a convergncia do Estado e do prestamista que objetiva, alm da devoluo do dinheiro no prazo estipulado, o pagamento dos juros e a atualizao monetria, se for o caso. 1.6.4. Quanto Competncia: Federal, Estadual e Municipal. Federal: emprstimo pblico tomado pela Unio. Estadual: emprstimo pblico realizado pelo Estado-membro. Municipal: emprstimo pblico feito pelo Municpio.

1.6.5. Dvida Pblica Flutuante e Dvida Pblica Fundada Dvida pblica flutuante, segundo glossrio STN, a contrada pelo Tesouro Nacional, por um breve e determinado perodo de tempo, quer como administrador de terceiros, confiados sua guarda, quer para atender s momentneas necessidades de caixa. Segundo a Lei n 4.320/64, a dvida flutuante compreende os restos a pagar, excludos os servios de dvida, os servios de dvida a pagar, os depsitos e os dbitos de tesouraria. Normalmente atinge somente o mbito interno, pois considera-se como uma dvida administrativa, pois os recursos so utilizados para a satisfao de necessidades imediatas do errio, provenientes de despesas imprevistas. Dvida pblica fundada ou consolidada aquela que compreende compromisso de exigibilidade superior a 12 meses. Corresponde ao total das obrigaes financeiras assumidas em virtude da Constituio, Leis, contratos, convnios ou tratados e da realizao de operaes de crdito. Normalmente visa atender a desequilbrio oramentrio ou a financiamento de obras e servios pblicos, que dependem de autorizao legislativa para amortizao ou resgate. A LRF ampliou o conceito de Dvida Fundada ao determinar que tambm integram a dvida pblica consolidada as operaes de crdito de prazo inferior a doze meses cujas receitas tenham constado do oramento e que os precatrios judiciais no pagos durante a execuo do oramento em que houverem sido includos integram a dvida consolidada, para fins de aplicao dos limites. Divide-se em dvida pblica fundada interna e externa. A interna aquela que compreende os compromissos contrados dentro do pas. A externa aquela onde os emprstimos so contratados ou lanados no exterior.

O no pagamento, pelos Estados e Municpios, da dvida fundada, por mais de dois anos consecutivos, sem motivo de fora maior, enseja a interveno da Unio e do Estado, nos termos dos artigos: 34, V, alnea a e 35, I, ambos da Carta Magna.

1.6.6. Dvida Pblica Contratual e Mobiliria Dvida Contratual aquela que inclui cartas de intenes, memorandos e programao de metas macroeconmicas com as Instituies Financeiras Multilaterais (IFMs). A Dvida Mobiliria do governo central aquela que corresponde ao total de ttulos pblicos federais emitidos pelo Banco Central e pelo Tesouro Nacional que esto em poder do setor privado. A dvida Mobiliria dos governos estaduais e municipais corresponde ao total de ttulos emitidos pelos respectivos Tesouros Estadual e Municipal, incluindo os ttulos emitidos para pagamento de precatrios. 1.6.7. Dvida Administrativa e Dvida Financeira A dvida administrativa resulta do desempenho das finalidades prprias dos ramos da Administrao Pblica e no necessita de lei especial para ser contrada. J a dvida financeira resultado de um emprstimo pblico devidamente autorizado em lei especial.

1.7. CRDITO PBLICO NA CONSTITUIO FEDERAL


Art. 22, VII, da CF: de competncia da Unio a poltica de crdito do Estado; Art. 52, V a XI da CF: de competncia exclusiva do Senado a fiscalizao; Art. 163 CF: reservado lei complementar dispor sobre crdito pblico; Art. 26 e 33 do ADCT; CPI da dvida pblica e autorizao de expedio de ttulos da dvida pblica para pagar precatrios anteriores CF/88; Art. 182, 4, inc. III e art. 184 da CF: ttulos da dvida pblica para fazer face desapropriao para fins de reforma urbana ou de reforma agrria; Arts. 34, V, a e 35, I, da CF/88: hipteses de interveno federal ou estadual no caso da dvida fundada no ser paga em at dois anos.

Cabe Unio determinar a poltica a respeito dos emprstimos pblicos, bem como realizar a fiscalizao das operaes. O Congresso Nacional detm a competncia legislativa genrica sobre o tema (art. 48, II da CF). Alm desta legislao, h necessidade de que o Senado Federal fixe os limites globais e condies para as operaes de crdito externo e interno da Unio, Estados, do DF e dos Municpios, de suas autarquias e demais entidades controladas pelo Poder Pblico (art. 52, VII da CF). 1.7.1. Princpios do Crdito Pblico

Alm dos princpios gerais da Administrao que se encontram previstos no "caput" do art. 37 da Constituio Federal legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia devemos observar a relevncia de serem aqui descritos os princpios da transparncia e seriedade. Esses princpios, junto com os que estudamos na Unidade III, regulam o que podemos chamar de sistema constitucional financeiro e se apresentam voltados disciplina da atividade financeira pblica. Passemos, ento, a tecer breves comentrios, com base nos ensinamentos do Prof. Ricardo Lobo Torres, sobre esses princpios:
Legalidade: o responsvel por exprimir a obrigatoriedade que ter a Administrao Pblica, na figura do gestor pblico, de ver-se sujeitado formalidade das prescries legais; ou seja, no que cabe aos crditos pblicos o princpio que determina que a origem dos crditos pblicos dever, necessariamente, ser regulada por leis federais especficas e que somente podero ser tomados nos moldes legais fixados por tais leis; Impessoalidade: caracterizado por forar a Administrao para que esta observe, nas suas decises, os critrios objetivos previamente estabelecidos na norma legal em funo da obrigatoriedade na sua vinculao afastando a discricionariedade do Administrador e a possibilidade de subjetivismos na conduo dos atos pblicos; ou seja, no deve o gestor pblico agir em prol de interesses pessoais, devendo agir sempre com impessoalidade, o que fundamental, quando se tem o poder de contratar emprstimos de assombrosos valores; Moralidade: defende-se que a moralidade no necessitaria estar prevista em qualquer lei para ser passvel de ser exigida do Administrador Pblico pois, no ter qualquer lei o condo de fazer nascer, fazer surgir a moral em um indivduo; afinal nascemos j dotados ou no desse atributo, vez que o mesmo intrnseco ao carter de cada ser humano. Assim, apesar de elevada ao "status" de princpio, a moralidade, em verdade, deveria ser vista to somente como um atributo necessrio e at mesmo indissocivel da tarefa de qualquer cidado que venha a exercer quaisquer das funes pblicas, em especial aquelas relacionadas com a responsabilidade pelo desembolso ou arrecadao das verbas pblicas, o que se adequa perfeitamente ao assunto em estudo: os crditos pblicos; Publicidade: consiste em fazer com que atravs da divulgao dos atos emanados da Administrao Pblica todos tenham conhecimento das aes do Estado. Eficincia: refere-se possibilidade que o Estado tem de equacionar para obter maiores e melhores resultados. Pode ser traduzido pelo equacionamento das receitas e despesas pblicas, o controle fiscal, com maior eficincia, para minimizar gastos e maximizar resultados, com o melhor aproveitamento do crdito pblico disponvel; Transparncia: podendo ser confundido com o princpio da publicidade, esse princpio faz com que no oramento pblico constem, expressa e claramente, todos os emprstimos assumidos pelo Estado, de tal forma que sejam de conhecimento amplo; Seriedade: que poderia, em uma primeira e rpida anlise, ser confundido com o princpio da moralidade, na verdade vem querer significar a gravidade do comprometimento do Estado e que deve ser considerado para que se honre o compromisso assumido com o credor do crdito pblico decerto que, para tanto, fundado no princpio da moralidade pblica. Assim, honrando-se a seriedade do negcio jurdico pactuado, torna-se irretratvel a promessa assumida pelo Estado com a contratao do emprstimo, sendo ainda assegurada a restituio do crdito tomado, acrescido dos juros contratados.

1.8. ETAPAS DA FORMALIZAO DO CRDITO PBLICO


I. Resoluo do Senado: autorizao financeira do Senado para a feitura do emprstimo; II. Promulgao da lei autorizadora: feita pelo Congresso Nacional autorizando o Poder Executivo a emitir os ttulos ou fazer o contrato de mtuo; III. Contrato de mtuo ou ttulos da dvida pblica: efetiva-se com a emisso dos ttulos pelo Poder Executivo ou com a contratao do mtuo bancrio.

1.9. FORMAS DE EXTINO DO CRDITO PBLICO 1.9.1. Amortizao a forma mais comum de extino dos emprstimos. Ocorre com o pagamento sucessivo das parcelas do emprstimo at o resgate total e pode-se efetuar atravs da compra de papis no mercado ou diretamente junto ao credor na forma de pagamento. As formas clssicas de pagamento, de resgate do emprstimo pblico so:
Todos os ttulos so resgatados simultaneamente na data do vencimento; Pagamento em srie por meio de sorteios peridicos; Por meio do pagamento de rendas vitalcias; Atravs de saldos oramentrios (o Estado compra seus prprios ttulos na Bolsa, geralmente quando a cotao est abaixo do valor nominal).

1.9.2. Converso Quando o Estado modifica as condies anteriores do emprstimo pblico; depende da aquiescncia do credor. forma de extino parcial da Dvida Pblica. O que foi negociado est extinto. Baleeiro diz que Converso a alterao feita pelo Estado, aps a emisso, de qualquer das condies fixadas para a obteno do crdito pblico, objetivando diminuir a carga anual do encargo que ele tem de suportar, em contrapartida subscrio. Ainda classifica a Converso em trs tipos:
FORADA: em que o Estado impe ao mutuante a substituio do ttulo primitivo por um novo, que oferece menor vantagem que o anterior, podendo tal imposio ser feita indiretamente, quando, por exemplo, o Estado no obriga a referida substituio, mas decreta a caducidade dos ttulos que no forem substitudos; tal modalidade de converso atenta contra o direito adquirido do mutuante e repelida nos pases em que os tribunais controlam a constitucionalidade das leis. FACULTATIVA: o Estado no obriga substituio do ttulo, ele concede ao mutuante, sem exercer qualquer forma de coao, a possibilidade de escolher trocar seu ttulo primitivo por um novo, que no lhe retira nenhuma vantagem e ainda lhe oferece um juro maior ou de permanecer com o ttulo antigo.

OBRIGATRIA: o Estado oferece ao mutuante o direito de opo que consiste no reembolso do valor do ttulo primitivo (descontados juros) ou na troca por outro ttulo que oferece uma vantagem menor.

1.9.3. Repdio Pode ser chamado de calote. Ocorre quando o Estado no reconhece a dvida assumida pelos regimes no polticos, no consolidados ou mediante atos de corrupo. 1.9.4. Compensao Ocorre quando o Estado deve a uma pessoa e essa pessoa tambm deve ao Estado, porm o CTN exige para a compensao lei especfica autorizando tal feito. uma peculiaridade que s existe na compensao.

2. BANCO CENTRAL O Banco Central tem papel fundamental nas finanas pblicas, em especial por conta do monoplio da emisso da moeda, da compra e venda de ttulos do Tesouro Nacional e dos depsitos das disponibilidades de caixa da Unio. Emisso de moeda: O BC tem o monoplio de emisso de moeda, bem como de cmbio. No se incluem no conceito de moeda os ttulos de crdito ainda que emitidos pelo Governo, nem os depsitos e reservas bancrias. Compra e venda de Ttulos do Tesouro Nacional: O art. 164 2 da Constituio Federal autoriza o BC a comprar e vender ttulos do Tesouro nacional com o objetivo de regular a oferta de moeda ou a taxa de juros. Depsito dos poderes pblicos: As disponibilidades de caixa da Unio devem ser depositadas no BC, enquanto as dos Estados, Municpios e outros rgos ou entidades do Poder Pblico, devem OBRIGATORIAMENTE ser depositadas em instituio financeira oficial. a autoridade monetria que controla os efeitos financeiros e executa a poltica monetria e cambial do pas. instituio central de autoridade e controle monetrio e creditcio. Principal fonte das normas, que no leis, sobre o sistema financeiro pblico e privado e das operaes de crdito dos entes da Federao. O Banco Central tem papel acentuado no contexto da Lei de Responsabilidade Fiscal. Logo no Art. 7 definida a integrao do resultado do Banco Central, apurado aps a constituio ou reverso das reservas como receita do Tesouro Nacional. O resultado negativo

constituir obrigao do Tesouro para com o Banco, consignado em dotao especfica no oramento. O impacto e o custo fiscal das suas operaes deve ser demonstrado trimestralmente evidenciando o cumprimento da LDO. Noventa dias aps o encerramento do semestre tambm apresentar perante as Comisses temticas respectivas no Congresso, alm dos balanos, a avaliao do cumprimento das metas das polticas monetria, creditcia e cambial (Art. 9, 5). Como j vimos, na definio da dvida pblica mobiliria inclui-se na representao dos ttulos emitidos pela Unio, do prprio Banco Central, e os da dvida dos Estados e Municpios (Art. 29). O Art. 39 define as operaes com o Banco Central. Elas esto sujeitas s vedaes de operaes de crdito entre um ente da Federao e outro, por via de fundo, autarquia, fundao, empresa estatal dependente e outras entidades da administrao direta e indireta, mesmo sob a forma de renovao, refinanciamento o postergao (Art. 35). Acrescenta-se a estas as vedaes compra de ttulos da dvida na data da colocao no mercado, exceto pelo refinanciamento do estoque de Letras, Srie Especial, existente na carteira das instituies financeiras. Esto vedadas ainda as permutas, mesmo que temporrias, de ttulo da dvida de ente da Federao e a concesso de garantia (Art. 39). Os ttulos da Carteira do Banco Central no podem ser adquiridos pelo Tesouro Nacional, ainda que com clusula de reverso, exceto para reduo da dvida mobiliria.

3. FMI e BIRDE Com a criao do Fundo Monetrio Internacional- FMI e Banco Interamericano de Reconstruo e Desenvolvimento Econmico- Bird, inaugurou-se uma nova fase nas operaes de crdito externo. 3.1. FMI O FMI tem como finalidade manter um bom funcionamento do sistema financeiro mundial, estimulando a cooperao monetria no mbito internacional. Tem como principais objetivos:
Promover a cooperao monetria internacional, fornecendo um mecanismo de consulta e colaborao na resoluo dos problemas financeiros; Favorecer a expanso equilibrada do comrcio, proporcionando nveis elevados de emprego e trazendo desenvolvimento dos recursos produtivos; Oferecer ajuda financeira aos pases membros em dificuldades econmicas, emprestando recursos com prazos limitados; Contribuir para a instituio de um sistema multilateral de pagamentos e promover a estabilidade dos cmbios.

3.2. Bird Como o nome j indica, o Bird destina-se a colaborar na tarefa de reconstruo e valorizao do territrio dos pases membros. Inicialmente dedicava-se a financiar a reconstruo de pases arrasados pela guerra, e com advento do plano Marshall, teve seu campo transferido para o setor de desenvolvimento, dando nfase para a luta contra a pobreza nos pases membros em desenvolvimento, concedendo emprstimos para os pases que tenham rendas mdias com bons antecedentes de crdito. Os recursos do Bird, em sua grande parte, so levantados pelas vendas de ttulos nos mercados internacionais de capital. Importante destacar a diferena entre o Banco Mundial e o Grupo do Banco Mundial. O primeiro formado pelo Bird e pela AID- Associao Internacional de Desenvolvimento. A AID proporciona emprstimos a pases mais pobres sem a incidncia de juros. J o Grupo do Banco Mundial formado pelo Bird, AID e mais IFC- Corporao Financeira Internacional, CIADI- Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimento e AMGI- Agncia Multilateral de Garantia de Investimentos.

Material Complementar

JARDIM, Eduardo Marcial Ferreira. Manual de direito financeiro e tributrio. 6. ed. So Paulo: Saraiva, 2003. PETTER, Lafayete Jose. Direito Financeiro. 3. ed. Porto Alegre: Verbo Jurdico, 2008. CAMPOS, Dejalma de. Direito Financeiro e oramentrio. 4 ed. So Paulo; Atlas, 2006.

Referncias
HARADA, Kiyoshi. Direito financeiro e tributrio. 18. ed. So Paulo: Atlas, 2009. OLIVEIRA, Rgis Fernandes de. Curso de direito financeiro. 2. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2008. CREPALDI, Silvio Aparecido; CREPALDI, Guilherme Simes. Direito Financeiro. Rio de Janeiro: Forense, 2009. NASCIMENTO, Edson Ronaldo; DEBUS, Ivo. Lei complementar 101/2002 entendendo a lei de responsabilidade fiscal. 2. ed. Braslia: Ministrio da Fazenda. 2002. Constituio Federal de 1988.

Anotaes
_________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________

Das könnte Ihnen auch gefallen