Sie sind auf Seite 1von 20

DIREITO PROCESSUAL PENAL II

Aula do dia 18/02/2013


Professor. Joelson Luis Pereira joelsoncianorte@uol.com.br (pessoal) joelsoncianorte@unipar.com.br (pessoal) Contedo programtico: 1. Nulidade / sentena penal. 3 Bimestre. 2. Recursos. 4 Bimestre. 3. Procedimentos comuns e especiais. 2 Bimestre. 4. Procedimentos especiais. 2 Bimestre. Bibliografia: Edlson Mongelon Bonfim Fernando Capez Fernando da Costa Tourinho Filho Biitencourt Guilherme de Souza Nucci Pacelli: esse o melhor, porm o mais complexo. Criticar ser contra o positivismo. desvelar, trazer a baila o que est escondido. Depois da critica, apontar os pontos a serem melhorados e isso se consegue com muito conhecimento do direito, desde seus momentos histricos. O direito no esttico, vive se transformando, isso dada a evoluo do mundo com um todo. O que penso sobre o processo penal. 1. O que o processo penal? R. o meio processual a ser alcanado um fim, no tocante s contravenes e crimes que cotidianamente acontece em nossa sociedade. 2. O que precisa ser melhorado no sistema?

R. At onde posso vislumbrar, vejo que no tocante ao processo penal quanto no direito penal, teoricamente acredito estar atendendo a demanda. Contudo, h a necessidade de buscar melhorias, haja vista, que por melhor que esteja um sistema seja ele em qualquer ramo do direito, poder ser melhorado. Todavia o que mais se veicula, est relacionado com a morosidade e com isso a prescrio de crimes, bem como com o sistema carcerrio que est superlotado. H a necessidade dos legisladores buscarem a aplicao dos recursos financeira corrupo. 3. Prova da OAB. R. Direito Civil Direito. o direito em si, o direito de cada um. Cincia do direito. se aprofundar no que direito. Direito processual penal. Estuda a forma de processar seja contraveno ou crime. Direito processual penal. Pois Crime o fato que comina em pena. Cinderela. Era uma vez trs irmos. A do meio usava as roupas da mais nova.. Que eram feitas para esta...... Direito penal Direito processual penal. Ser. O que aconteceu. No discute patrimnio. Direito processual civil. Ter, discuti-se patrimnio. O processo penal sem historia. O que existia antes dele era a vingana. Veio o processo penal para romper a vingana onde entra o Estado para mediar os conflitos, substituindo o sujeito aplicando as penas. Quando o Estado assume o processo, tem o dever de criar mecanismos para que o haja o devido processo legal. O direito processual penal s existe porque existe o direito penal. Antes a priso no era pena final. A final era a forca ou outro meio. Legitimador, processo. Devido processo legal. O processo penal fruto de luta, conquistas e est ligado aos direito fundamentais, que o fecho de outros ramos do direito. Vamos interpretar o processo penal a partir da Constituio Federal.

Aula do dia 19.02.2013.


Processo Penal II um instrumento de garantia limitadora para aplicao de uma pena legitima justa. uma forma de controle para a sociedade, para que o infrator seja penalizado. O processo trabalha com a busca da verdade dos fatos. Existe uma verdade ftica. Atravs do discurso da defesa e acusao, reconstruir a histria do fato com o fim de provar a materialidade do fato. a busca a elucidao da verdade. a dialtica entre as partes. Existe uma verdade jurdica. Discutir dentro do processo se aquele fato pode ser considerado crime. Vou tentar encontrar qual a lei penal a ser aplicada no caso. Buscando observar os direitos fundamentais, para aplicao de uma pena justa. Finalidade do processo chegar aplicao da pena. A chegar a uma prestao jurisdicional. Que no caso de condenao a aplicao da pena. No caso de inocente, declarar a inocncia. a busca da aplicao do direito penal. O processo serve para aplicar o direito ou fazer justia? Direito: o sistema composto por um ordenamento, mecanismos de interpretao e princpios que buscam certas regras de aplicao do direito. Justia: a justia depende da formao de cada um. s vezes o que justo para um, pode no ser para outro. A justia interna. uma forma de legitimao externa do direito. Direito ideologia. Verdade: >Real. Buscar a verdade dos fatos. um termo utilizado para justificar e buscar a verdade pelo juiz. A verdade moral se ope verdade real. Sistema inquisitorial. O juiz acusa e julga. Sistema acusatrio. Juiz, acusao e defesa. Esse o sistema basilar a justia brasileira. Tudo fica dentro desses dois ideais. O acusatrio tem a funo de quem acusa tem que ser diferente da pessoa que julga.

No Brasil o MP serve para dar a aparncia de sistema acusatrio. No sistema acusatrio, no cabe ao juiz a produo de prova. Em regra o juiz pede a produo de prova para acusar, pois para absorver, pode absorver por falta de prova. Sistema Democrtico. Acusatrio. Sistema antidemocrtico. Inquisitorial. No sistema acusatrio o contraditrio de suma importncia. >Oportunizar as partes. >Inrcia do juiz. >Paridade de armas.

O sistema inquisitorial na fase de inqurito no separado do acusatrio, haja vista que todos os sistemas so mistos. Natureza jurdica. Relao jurdica. No muito justificada. Situao jurdica. J. Goldschimidt. O que existe uma grande guerra. Situao jurdica posto pelo direito onde nessa briga, nessa guerra, cada parte tem uma funo a cumprir para atingir seu objetivo final.

Aula do dia 25.02.2013.


Processo. conjunto de um todo criado pelas normas jurdicas para o desenvolvimento de atos no sentido de se conhecerem de todas as possibilidades de atuao e defesa, na busca da aplicao de uma determinada norma que se acredita ser habilitada para a situao concreta. Bullow X Goldschimdt. Conhecimento. Dentro do processo existe o procedimento. a seqncia de atos destinados para obter o ato jurisdicional final, que a sentena. De conhecimento. Que se destina a obteno de saber se o sujeito ser absolvido ou condenado, verificar se determinada norma deve ser aplicada no caso concreto. Busco saber qual a norma vlida.

O processo de conhecimento se encerra com o transito julgado. De execuo. Finalidade diversa do processo de conhecimento. Realizar os atos necessrios para dar comprimento ao processo de conhecimento. Visa da efetividade ao processo de conhecimento. Medidas cautelares incidentes. Cautelares. Ex. Maria da penha. Priso preventiva. Busca e apreenso. Medida cautelar de seqestro de bens para garantia de no haver transferncia. Incidentes. De falsidade, de insanidade mental. De competncia de juiz singular. A partir de 2008. Procedimento: Art. 394, CPP. Comum: Especial Processo comum: Ordinrio: Art. 394, I, CPP. Pena mxima igual ou superior a 4 anos. Sumrio: Art, 394, II, CPP. Pena mxima inferior a 4 anos. Sumarssimo: menor potencial ofensivo. Pena mxima de 2 anos (juizado). Lei 9099/95 (Juizado). Se tiver um crime pelo rito ordinrio e um pelo rito sumrio? Ex. preso que aps preso, quebra a viatura. O rito a ser seguido o rito maior, em razo de conexo. O rito a ser aplicado ser o ordinrio. No procedimento sumrio a soma dos crimes no pode ultrapassar a pena mxima. Sumarssimo com vrios crimes, o rito ser sumrio. procedimento do juizado especial. A justia comum no aplica o rito sumarssimo. Bem com o juizado no aplica o sumrio e ordinrio. Procedimento Especial: CPP. Dentro do cdigo. >Crimes Responsabilidade funcionrio Publico. Procedimento especfico. Art. 535, CPP. >Crimes Contra honra. Art. 519, CPP. Procedimento especfico.

>Crimes Contra propriedade imaterial. Art. 524, CPP. Crimes de marcas e patentes. >Crimes de competncia do juri. Art. 406, CPP. Leis Especiais: >Crime Falimentar >Drogas >Competncia ordinria dos tribunais >Abuso de autoridade >Eleitorais >Lavagem de dinheiro. Como se comea o processo? Acusao Denuncia. Pea forma de acusao. Ao penal pblica. Ao promovida pelo MP. Ao condicionada a representao. Ao incondicionada a representao. A regra geral incondicionada. Representao uma manifestao de vontade que autoriza o MP a iniciar as aes pblicas condicionadas. Queixa. Na hora de escrever requerimento de abertura de inqurito policial. A queixa a pea que abre o processo. Ao penal privada. Art. 147, CP. Ao penal privada. Ao privada propriamente dita. exclusiva do ofendido. Ao privada subsidiria da pblica. Deveria ter sido pblica, mas por inrcia do MP usa a vtima que oferece a queixa. O inqurito foi concludo o MP no se manifesta (negligente), nem devolveu a policia nem pediu arquivo. Da o particular pode fazer a queixa crime 5 dias ru solte, 10 dias ru prezo realize a queixa que caso pratique algum ato desidioso vai para que o MP para processar. A acusao vem aps a existncia de um prvio inqurito policial.

Aula do dia 26.02.2013.


Inqurito policial: Relatrio final. Denuncia Ou Queixa. Diligencias Arquivamento. Pede arquivamento. Quem arquiva o juiz se assim entender. O promotor entende que o crime insignificante e pede arquivamento por atipicidade penal. Todavia o juiz verifica a ficha do acusado e entende que no caso de arquivo. Manda para o procurador geral. Art. 28, CPP. O procurador, se entender que dever ser denunciado. Ele mesmo denuncia ou envia para o MP denunciar, sem, contudo, obrigar o MP. Se o procurador entender que caso de arquivamento, devolver ao juiz que dever arquivar o referido inqurito. Havendo a denuncia. Para que serve a denuncia. a funo garantista. Pea acusatria cuja pea garante ao cidado do que ele ser processado. A denuncia delimita a sentena. Principio da correlao, a sentena corresponde a denuncia. O que a denuncia? uma pea inicial, no tem uma forma de como deve ser feita. Art. 41, CPP. >Qualificao do acusado. >Descrio do fato delituoso e suas circunstncias. Isso vincula a sentena. >Classificao do crime. Liberdade judicial para a classificao. Pois pode o juiz na sentena dar nova capitulao jurdica para o fato. Art. 383, CPP. Desde que no altere os fatos da denuncia. Hoje comea a nascer na doutrina a necessidade de que seja o processo devidamente corrigido pelo MP. (para que haja uma correta capitulao). >Rol de testemunhas. Ser na denuncia o momento de arrol-las. Art. 41, CPP. Circunstancias. a descrio minuciosa do crime.

Aula do dia 04.03.2013.


Procedimento comum ordinrio: Denuncia ou Queixa. Denuncia. Recebimento. Rejeio.

Em 2008, houve uma mudana. Critica a esse procedimento. Anteriormente previa um contraditrio. Considerando que o recebimento seria algo que j afetaria o sujeito. O Ru contava sua histria. Citao e depois interrogatrio. A partir de 2008, passou a denuncia, recebimento. Sistema inquisitorial. Contudo quase nada alterou. Art. 396, CPP. Hoje assim. Art. 399, CPP. Era para ser assim. Denuncia. Recebimento. Sistema inquisitorial. Acusao, juiz. Sistema acusatrio. Acusao, defesa, juiz. Cabe recurso do recebimento da denuncia? No cabe. Porm possibilidade de hbeas corpus para trancamento do processo. Hbeas corpus ao impugnativa. No dia a dia vamos encontrar o trancamento do processo penal. O correto trancamento do processo. Se o juiz rejeitar a denuncia? Cabe recurso. Aqui mostra o sistema inquisitorial. H certo desequilbrio entre as partes. Art. 581, CPP. No recurso no sentido estrito posso discutir tudo. O hbeas corpus limitado. superficial. Rejeio. Art. 395, CPP a) Inepta. Quando no tem os requisitos do art. 41, CPP. Que tem 4 requisitos. Fatos, qualificao, testemunhas (se tiver provas a serem produzidas), classificao do crime. Pode a capitulao ser corrigida no recebimento? No h previso legal para o juiz inicialmente recapitular o crime, deve fazer a capitulao correta na sentena. Na medida em que o juiz reclassifica o crime j pr-julga o processo. No artigo 41 a inpcia acaba se reduzindo a exposio do fato criminoso. Ou denuncia genrica. Variantes de alternativa. No pode. Fica inepta a denuncia. Se da denuncia for possvel se extrair elementos suficientes para a devesa a denuncia no ser inepta. A acusao tem que ser sria e clara, para que haja possibilidade de defesa para o acusado. b) Pressuposto processual. So os elementos suficientes para que o processo se desenvolva. Situao encontrada pelo direito para que as partes debatam. Preciso de um juiz investido na jurisdio. Preciso de uma pretenso e de outro lado algum resistindo a esta pretenso. .

Existncia Partes Juiz Demanda Validade. Est ligada a nulidade. Juiz competente, imparcial. Se for incompetente, vale os atos do processo. Capacidade postulatria. Capacidade de estar em juzo. Citao vlida. Elementos formais. Aula do dia 05.03.2013. Condio da ao. Legitimidade de parte. Interesse processual. exercer o processo para se chegar pena. O interesse da essncia do processo penal. Possibilidade jurdica do pedido. Aplicao da pena. da essncia do processo penal. Condio da ao para o processo penal. >Prtica do fato aparentemente criminoso. Crime > Conduta: Tipicidade. Verificar se a conduta se enquadra num tipo penal. Tipicidade est ligada a norma incriminadora. Ilcita. Tipicidade formal. pegar o artigo e enquadrar o crime. Tem que haver leso ao bem jurdico protegido. Tipicidade material. Representa uma anlise do desrespeito norma, mas a realidade, que verifica se h leso ao bem jurdico tutelado. Principio da adequao social. Antijuridicidade. Antidireito. Art. 23, CP. Uma conduta tpica, subtrair, porm se para comer, deixa de ser tpica. Faz-se por excluso. Culpabilidade. O menor no culpvel. Diz respeito a psicologia, filosofia. Autonomia da vontade. O maior sabe que se cometer o crime ser penalizado. O menor no tinha autonomia da vontade, critrio biolgico (18 anos).

Culpabilidade se liga na imputabilidade. Se tiver a possibilidade de saber que a conduta era crime ser apenado, se no souber ser inimputvel. Exigibilidade de conduta diversa. Sujeito consciente sabe ou tinha condies de saber que vai fazer uma coisa erra e faz a coisa errada. Ex. mulher mata marido dormindo, pois apanhava todos os dias, e j havia procurado todos os meios legais para se proteger. >Punibilidade concreta. Quando prescrever, quando o Estado no tem mais poder de impor uma pena. Houve uma pretenso punitiva do Estado. Art. 107, CP. Extino de punibilidade no est ligada conduta do sujeito e sim a possibilidade do Estado punir. >Legitimidade de parte. A vitima, o ofendido ou os elencados no art. 31, CPP. Legitimidade ativa. MP, ofendido ou vtima (em caso de morte) os elencados no Art. 31, CPP. Nos casos de iniciativa privada, no pode o MP pblico e vice versa. Legitimidade passiva. Caso homnimo, ou outro caso que se verifique no ser o indicado o ru. >Justa causa. Rejeio justa causa. No algo externo s condies da ao. Ausncia de prova mnima. Elementos probatrios mnimos e probabilidade de autoria. Imaterialidade de autoria. Denuncia: Recebimento. >Citao. >Pessoal (mandado, precatria, rogatria, carta de ordem) >Edital >Citao hora certa (2008). > Por A.R. no temos no processo penal. A citao para ter cincia da acusao que pesa sobre a pessoa.

Aula do dia 11.03.2013.


Resposta escrita. Saneamento (possibilidade de absolvio sumria).

Pode o juiz rejeitar a denuncia depois de apresenta da resposta escrita? R. Em regra no, visto que em regra operou-se a precluso pr-judicato (no pode o juiz retroagir, questo de segurana jurdica. Todavia, h controvrsia na questo quanto a presena da justa causa (o mnimo de prova de autoria) h autores na doutrina que defende que pode o juiz retroagir e outros entendem que no pode o juiz retroagir. Ver os Art. 396-A, 397 e 399, CPP. Condies da ao: Existem algumas condies especiais: 1) Representao ou Requisio do Ministro de Estado. 2) Poderes especiais e meno do fato criminoso na procurao que outorga poderes para ajuizamento da queixa crime. 3) A entrada do agente em territrio nacional nos casos de extraterritorialidade da lei penal nos termos do Art. 7 CP. 4) Transito em julgado da sentena anulatria de casamento no crime do Art. 236, p. nico, CP. 5) Prvia autorizao da cmara dos deputados dos crimes praticados pelo Presidente e Vice Presidente da Repblica, bem como os Ministros de Estado nos termos do Art. 51, I, CF. 6) Constituio de crdito tributrio, sem o encerramento do processo administrativo (hoje pacfico que precisa se encerrar o processo administrativo para preencher as condies da ao). Citao: A citao para apresentar a resposta escrita. Antes de 2008, era: Denuncia>Recebimento>Citao>Intimao>Defesa prvia>Testemunha de acusao>testemunha da defesa>diligncias>alegaes finais do MP e da Defesa> sentena. Hoje: depois da resposta escrita, temos a absoluo sumria. Logo depois o juiz pode absorver, julgando antecipado, Art. 397, CPP. I Excludente de manifesta (absoluta certeza) causa de ilicitude (antijuridicidade) Art. 23, CP. Ex. lesar um ladro ao ser assaltado (Legitima defesa). II Excludente de manifesta causa de culpabilidade, salvo inimputabilidade (decorrente de doena mental).

Erro de proibio. O louco no pode ser absorvido por ser louco, o louco tem direito de instruo. Ex. o gerente que abre o cofre, pois a famlia estava em cs sob ameaa de bandido. Coao psicolgica. Age sem culpa, aqui houve ao voluntria, porm, estava sob coao. III Fato narrado no constitui (Tpico) crime (fato no possui tipicidade). O fato atpico. Ex. dirigir embriagado (crime de perigo abstrato). IV Extino de punibilidade. uma aberrao. matria de ordem pblica (tem que ser conhecida de oficio pelo Juiz). Ex. morte, prescrio. O Estado perde o direito de punir.

Aula do dia 12.03.2013.


At a resposta escrita tambm poder ser alegado nulidade absoluta. Ex. incompetncia do Juzo. Nulidade absoluta tem que ser alegada em preliminares. Pode ser alegada at mesmo depois de transitado em julgado. Nulidade relativa h certa dificuldade no processo penal, porque de ser trazida at nas alegaes finais, pois preclue, salvo incompetncia relativa do juzo. Tambm at na resposta escrita. Excees. Art. 95, CPP. apresentada em apartado, pois ser autuado em apartado, pois se trata de um incidente. Tambm at a resposta escrita deve ser alegada a incompetncia relativa do juzo. Ex. juiz de cianorte e Terra Boa. Crime que acontece na ponte do Iva. Se no alegada a incompetncia do juiz relativo se prorroga. Regra da identidade fsica do Juiz. Litispendncia. Mesma matria. Ex. Instaura inqurito em Paranava e Cianorte. No podem ocorre dois processos pelo mesmo fato. Ex. furto e receptao. Coisa julgada. At a resposta escrita devero ser arroladas as testemunhas. Arrolados testemunhas de acusao e no foram intimadas. O juiz vai determinar nova intimao. Princpio da igualdade entre as partes. No arroladas as testemunhas de defesa. J existe jurisprudncia no sentido de o juiz marcar nova audincia, em caso de defensor nomeado. Podero ser arroladas at 8 testemunhas, cada parte, no incidindo informantes nem vtima.

Sendo 05 rus podem ser arroladas 8 testemunhas para cada um. Podero ser arrolados 8 para cada ru e 8 para cada ru. Se tiver libe, no devo arrolar na resposta escrita (estratgia) Impugnao do MP. Apresentada a resposta escrita se houver alegao de tese de absoluo sumria, tem que abrir para o MP rebater as alegaes feitas. O cartrio dever verificar se existe matria relativa a absoluo do Art. 397, CPP dever se remetido ao MP para rebat-las. Se apresentada a resposta escrita e no alega nenhuma das matrias do Art. 397, alegando matrias de mrito, ai no h necessidade de encaminha ao MP, visto que no haver absoluo sumria. Audincia de instruo e julgamento. Hoje audincia so para ser ouvidas as Testemunhas de Devesa e Acusao, diligencias, alegaes finais orais e sentena. Quem pode ser testemunha. Menor, 208, CPP. Os menores, presta o compromisso de falar a verdade, no respondem por falso testemunho e sim por medida de segurana. Ouvida como informante. Porque era menor ou namorada do ru. No presta o compromisso de falar a verdade. Ela pode mentir. Vitima tem obrigao de dizer a verdade? No tem. Pode responder por denunciao caluniosa. Para isso depende se deu causa para o processo em curso. Tenho arrolado 3 testemunhas de acusao e faltou uma. No posso ouvir as de defesa. Vieram as testemunhas de defesa. Posso ouvi-las. Em regra tenho que obedecer a regra que ouvir a testemunha de acusao primeiro. Todavia se houver acordo das partes, no tem problema em ouvir. Auto concluso para o juiz tirar uma concluso do mesmo. O inqurito no tem mais vista, so remetidos para a polcia.

Aula do dia 19.03.2013.


Suspenso do processo. Art. 394, 3 Art. 396, p nico. Art. 396, 2. Art. 399, 2.

Suspenso do Art. 366. Acusado citado por mandado. Se no encontrado, deve-se intimar o MP, pra que oferea novo endereo. No sendo impossvel no endereo. Citado por edital. Fica por algum tempo em edital. Citado para tomar conhecimento e apresentar resposta escrita. Sendo citado por edital, dificilmente comparece e nem far a resposta escrita. Nesse caso se suspende o processo. Art. 366, CPP. Antes de 2008: tambm era citado por edital mas o processo continuava. Se no comparecesse o juiz nomeava um defensor. Agora> o processo, se citado por edita, fica suspenso. Tambm suspende o prazo prescricional. Se for mais que um ru fica suspenso apenas contra o que foi citado por edital. S pode produzir prova antecipada em caso de urgncia. Ex. doena, viagem para o exterior, crianas, idosos e outras situaes consideradas pelo juiz como urgentes. Na prtica, se o advogado do acusado aparecendo e se quiser dever o juiz marcar novas oitivas. Art. 396, p nico. O prazo prescricional fica suspenso tomando-se em conta a regra do Art. 109, CP, que leva em considerao a pena mxima prevista para o crime. Prescrio ver Art. 117, CP. Sumula. 415, STJ. S as provas urgentes so pela razoabilidade, pois pode perder seu objetiva. A demora no se admite como argumento. 1- Suspender o processo. 2 suspender o prazo prescricional. 3- Determinar as provas antecipadas sem elas urgentes. 4- Priso preventiva. Necessidade de aplicao da lei penal. Tem que estar presentes requisitos: Art. 313, CPC. O juiz pode determinar a produo de provas antecipadas urgentes e prender preventivamente. Nesse caso suspende o processo e o prazo e oportuniza o MP para que se manifesta da volta para o juiz decidir. O processo fica suspenso at quanto? R. at o ru se apresentar ou se o processo se extinguir (pela prescrio de pretenso de punibilidade). O Art. 366, CPP a regra garantista, onde o suspeito ou ru ter direito de se defender.

Aula do dia 25.03.2013.

Suspenso Condicional do Processo do Art. 89 da lei 9.099/95. SURSIS PROCESSUAL. Suspenso condicional do processo. Visando a despenalizao e agilizao do processo ou muito mais a deficincia da estrutura do sistema carcerrio. Isso conhecido como sursis processual. Requisitos: 1 requisito >Penas mnima igual ou inferior a um ano. Se o promotor entender e no fizer a proposta, pode o juiz determinar de ofcio? O juiz tem que remeter ao procurador geral de justia. Sumula 696, STF. ******Se o promotor entender e fizer a proposta. O juiz pode de oficio. Faz-la. Aplica-se aqui um recurso em sentido estrito Requisitos da suspenso condicional da pena. Art. 77, da lei. Tambm a possibilidade de Habeas corpus. Furto qualificado tentado. Cabe proposta de acordo, haja vista, a pena mxima ser 2 a 8 anos. Com a reduo de 2/3. Fica a pena mnima em 8 meses. Art. 155, CP. >Quando concurso material. Somam-se as penas que se ultrapassar um ano, no pode propor acordo. >Concurso formal. Com uma ao cometem-se dois crimes. Sendo objeto de vitimas distintas. Art. 70 CP. No material ou formal leva-se em conta a soma das penas. Furto tentado qualificado em concurso formal. Dois crimes de vitimas diferentes. Entretanto no consegue se apossar dos objetos. Furto pena mnima. 02 anos Tentativa 08 meses. Leva-se em conta o aumento mnimo. 2 requisito >No processado, no condenado por outro crime. E se for inocente no outro processo. Ex. tem um processo em Terra Boa que no foi condenado ainda, pela lei no posso dar o beneficio da lei. Em que ser crime e no contraveno. 3 requisito >Requisitos da suspenso condicional da pena. Art. 77, II, CP. **O MP no fez a proposta, segui o processo e o sujeito foi condenado. O novo advogado verifica nulidade. Alguns entendem que tratar-se de nulidade relativa. A qual deve ser alegada antes da sentena.

Outros entendem se caso de nulidade absoluta. STJ. Entende haver deficincia do processo, que deve haver a proposta. **No tinha direito do benefcio, mas na verdade tinha. Posteriormente foi condenado, nas alegaes finais, verifica-se que cabvel a proposta. Pode fazer a proposta? Pode sim no decorre do processo, se houve m avaliao das condies. Proferida a sentena? Vai depender do caso concreto. Depois da sentena nada pode ser feito com relao a proposta de acordo. **MP denunciou por furto qualificado por rompimento de obstculo. Durante a instruo o juiz verifica que no houve rompimento de obstculo (a porta estava aberta), concluso o MP denunciou errado (o correto era furto simples). Pode haver proposta depois de eventual desclassificao? O Juiz desclassifica o crime denunciado, transita em julgado, e capitula no crime por furto simples. Da provoca o MP para realizar a proposta. **Se for dos crimes e inocentado em um. O juiz deve desclassificar e manda para o MP para a realizao da proposta para ver a possibilidade de acordo. Art. 89, 1 da lei. Antes do juiz receber tem que haver uma audincia. Perodo de prova (2 a 4 anos) I reparar o dano, salvo impossibilidade de faz-lo. At quando? Vai depender da proposta do MP e descumprindo, pode ser revogado o benefcio e volta a ser processado. Se o bem for bastante valioso no isso que impede a proposta. II-

Aula do dia 26.03.2013.


Suspenso condicional do processo Art. 89 lei 9099/95. Direito publico subjetivo? Recusa pelo promotor sumula 696 STF. Concurso de crimes sumula 243 STJ. Crime continuado sumula 723 STF. Em caso de desclassificao sumula 337 STJ. Procedncia parcial da pretenso punida. O juiz absorve um dos crimes. Espera transitar julgado. Da manda para o MP ver se cabe a proposta. Inclusive na desclassificao em fase de tribunal. Se no tribunal absorver em um dos crimes. O processo vai para o MP para oferecimento da proposta de acordo.

Ao penal privada. Junto com a queixa pode haver proposta de suspenso do processo? cabvel a suspenso. Quem faz a proposta o querelante. Em o querelante no fazendo, faz o MP. Aplicabilidade do art. 64, I do CP? STJ no aplica essa regra se no passado o sujeito teve alguma condenao, independente do crime e o tempo. Crime de violncia domestica. No cabe proposta de suspenso do processo. Lei Maria da Penha, Art. 41. Crime militar. Art. 90-A da Lei 9099/95.tbm no cabe Lei 9099/95. Art. 89, 1 da lei. Antes do juiz receber tem que haver uma audincia. Perodo de prova (2 a 4 anos). I reparar o dano, salvo impossibilidade de faz-lo. At quando? Vai depender da proposta do MP e o descumprindo pode ser revogado o benefcio e volta a ser processado. Se o bem for bastante valioso no isso que impede a proposta. O MP deve especificar, quantificar o que ser reparado. II proibio de frequentar determinados lugares. Bares, boates e lugares congneres. III proibio de ausentar-se da comarca sem autorizao do juiz. Precisa adaptar a proposta. IV comparecimento pessoal e obrigatrio mensalmente para informar e justificar suas atividades. 2. Prestao de servios comunidade / cestas bsicas. O STJ diverge, porm est sendo mantido a prestao de servio, como condio para suspenso do processo. Prestao de servio pena e no condio para suspenso do processo.

Aula do dia 01.04.2013.


Continuao: suspenso condicional do processo. Revogao obrigatria 3 Art.89 da lei. Prorrogao. Em havendo novo Vier a ser processado por crime ou no processado, prorroga-se at o termino do reparar o dano. 2 processo. Se no curso do 1 processo surge novo Se no reparar o dano. Abrese o processo. Findo o prazo do 1, aguarda o contraditrio para o acusado, Justificar. O segundo se absorvido (extingue o juiz vai analisar e decidir. processo) se condenado (o juiz no atinge), revoga a suspenso e volta a cumprir o primeiro processo. STJ e STF no existe prorrogao. 4 do Art. 89. Facultativa. Se no Pode o juiz prorrogar por um tempo

cumprir, findo o prazo de prova, abre-se necessrio para que o acusado cumpra as contraditrio para justiar. O juiz quem condies anteriores. var analisar e decidir. O MP dever sempre se pronunciar, em todos os casos. STJ e STF. A revogao automtica. 5 do Art. 89, porm se cometer alguma causa de revogao obrigatria (perodo de prova) pode ser revogado de acordo 5. O juiz pode declarar a revogao mesmo depois de cumprido o perodo de prova. Perde os 02 anos e volta a ser processado normalmente. Se quando da proposta j existia processo anterior, no pode ser revogado acordo. Se aps o cumprimento do perodo de prova, antes do juiz declarar extinta a punibilidade, vem a informao de que est sedo processado, porem depois do perodo de prova, o juiz no pode revogar. Obs. O fato tem que ocorrer durante o perodo de prova. A suspenso do processo no significa que o acusado culpado. Se o juiz determinar e julgar extinta a punibilidade e o MP no recorrer, transitada julgado, no tem mais nada a fazer. Pode ser anulado caso haja fraude no processo (Ex. certido de bito falsa). Servios perante a comunidade: Art. 46 do CP. Aqui cumprimento de pena. No caso de acordo: Perodo de dois anos (primeiro ano cumpre em servios a comunidade), combinando de formas diversas. Em regra ver horas por semana. Aceita a proposta, posso em recurso discuti-la? STJ diverge. O no comparecimento na audincia perde direito da proposta de acordo. Emendatio Libelli Art. 383, CPP Mutatio Libelli Art. 384 CPP. STF e STJ. No existe prorrogao automtica.

Denuncia ou sursis processual. Recebe ou rejeita. Recebendo, manda citar. Citao em regra pessoal. Se pro edital e no comparecer no processo, art. 366, CPP. (o juiz suspende o processo, o prazo prescricional, manda para o MP, antecipao de provas

consideradas urgentes, o MP pode pedir priso se presentes os requisitos e pressupostos da preventiva). Se citado pessoalmente ou edital e comparece o processo. Da vem a resposta escrita em 10 dias (art. 397, CPP). Depois da resposta escrita se teve caso de absoluo sumaria, vai para o MP. Caso contrrio no vai para o MP. Da o juiz verifica saneamento do processo. Da audincia de instruo e julgamento. Alegaes finais e por fim sentena.

Aula do dia 02.04.2013.


Suirsis processual. Art. 28 da lei 9.605/98. Lei de crimes ambientais. Regra especial de suspenso fora do art. 89 da lei 9099/95. Nos crimes ambientais a idia buscar a reparao do dano. Por isso a possibilidade de prorrogao para caso de no reparao. Cabe suspenso para os crime com pena mnima de at 01 ano.

Emendatio Libelli Art. 383, CPP Isso est na sentena.. Principio da correlao.

Mutatio Libelli Art. 384 CPP.

Na denuncia. Temos um fato (conduta) criminosa. O fato que o juiz vai condenar tem que ser o mesmo fato da denuncia. Independente da capitulao do crime o juiz pode julgar conforme seu entendimento, podendo ser inclusive diversa ao fato. Emendatio: o poder que o juiz tem de dar nova capitulao ao foto diversa da denuncia. Art. 383, CPP. Aqui o fato sempre o mesmo. A defesa se defendeu sempre do mesmo fato. Mutatio. uma aberrao jurdica. Existe para justificar a impossibilidade de um sujeito ser processado duas vezes pelo mesmo fato. Se durante a instruo surgirem elementos novos que mudam a capitulao do crime o MP vai fazer aditamento da denuncia, incluindo aquele elemento que no continha na denuncia inicial (o fato novo). Art. 384, CPP. Se o MP no aditar o juiz no pode condenar por outro crime. A doutrina firme no sentido de ser contra o juiz enviar conforme o art. 28, CPP para o Procurador geral, visto achar inconstitucional, pois o juiz passa de julgador acusador. Elementar (liga-se ao fato) Circunstancia (liga-se a agravante).

O MP no aditou, houve recurso, no TJ verifica-se o novo fato. O TJ pode mandar para o MP aditar? No pode, pois em 2 grau no se aplica o mutatio. Sumula STF 453. Se ao inverso: Denunciado por crime de furto qualificado no curso do processo verifica-se que foi furto simples. O que faz o juiz? Condena por furto simples. No precisa se aditada pelo MP, pois a denuncia foi pelo mais, e provado pelo menos. muito comum se dizer que pode-se desclassificar de crime doloso por culposo sem aditamento. A jurisprudncia aceita.

Das könnte Ihnen auch gefallen