Sie sind auf Seite 1von 7

EQUIPAMENTOS DE TERRAPLENAGEM

Unidades de trao ou tratores

Representa a mquina matriz da terraplenagem. Trator: Unidade autnoma. Executa a trao ou empurra outros equipamentos para o aumento da trao de carga ou realiza atividades que no exijam o transporte de terras. Pode receber diversos implementos destinados a diferentes tarefas. Todos os equipamentos utilizados so tratores devidamente modificados ou adaptados. Aplicaes dos tratores de esteira: Rampas de grande declividade; Terrenos com topografia acidentada; Terrenos de baixa capacidade de suporte.

Aplicaes dos tratores com pneus: Topografia favorvel; Terreno com boas condies de suporte; Terreno com boas condies de aderncia; Velocidade elevada, significando maior produo; Desmatamento, destocamento, transporte e escavao; Pequenas distncias. Trator de Esteira Elevado Boa Boa Bom Baixa Trator Pneumtico Elevado, limitado pela aderncia Sofrvel Regular ou m Bom Alta

Caractersticas Esforo trator Flutuao Aderncia Balanceamento Velocidade

Unidades escavo-empurradoras

Corresponde ao trator de rodas ou esteira adaptado com o implemento de uma lmina frente do trator que o transforma numa unidade capaz de escavar e empurrar a terra. Denomina-se trator de lmina ou bulldozer. Tipos de unidades: Trator de esteira com lmina: para trabalhos que exigem maior necessidade de aderncia e flutuao das mquinas. Trator de pneus com lmina: para servios que exigem maiores velocidades e maior mobilidade das mquinas.

Placas para pusher: uma lmina bastante reforada, usada para empurrar o scraper durante a operao de carga. Sua funo principal no a de movimentar terras, mas sim auxiliar outros equipamentos no aumento do seu esforo de trao.

Escarificador ou ripper: So dentes cortantes, instalados na parte traseira do trator, usados para romper solos compactos ou para aumentar a eficincia do implemento das lminas de carga. Utilizado em material de 2a categoria

Unidades escavo-transportadoras
Escavam, carregam, transportam e descarregam materiais de consistncia mdia a distncias mdias a pequenas. (at 1,0 km). Scraper rebocado: Atualmente, j se constitui num tipo de equipamento tecnologicamente superado. Sendo por isso muito pouco utilizado nos canteiros de obras

Scraper automotriz ou motoscraper: utilizado na execuo de uma larga faixa de terraplenagem com produtividade e baixo custo. A mquina melhora o adensamento do solo pelo uso do avental e do ejetor. Pode receber apoio da lmina do trator pusher no auxlio ao processo de carga.

Unidades escavo-carregadoras
So mquinas que tem a finalidade de escavar e carregar o material para uma unidade de transporte. Carregadeiras: So tratores de pneus ou esteiras, com caambas na dianteira que escavam, levantam e descarregam material a uma altura de at 3,00m.

Carregadeiras com esteiras: Tem maior eficincia de escavao, devido ao maior esforo trator; So recomendados para terrenos com baixo suporte ou umedecidos, devido sua boa capacidade de flutuao e maior dificuldade de patinamento. Escavao de cortes e preparao de aterros; So tambm utilizadas na abertura de valas rasas; Espalhamento de terra, remoo de rochas, razes e terra vegetal.

Carregadeiras com pneus: Alta velocidade de deslocamento (at 38km/h); Grande mobilidade no canteiro das obras; Deslocamento a grande distncia (elimina transporte em carreta); Menor trao - principalmente na escavao, risco de patinamento; Baixa flutuao; Trao nas quatro rodas; Direo articulada; Peso prprio elevado - Motor sobre o eixo traseiro; Capacidade da caamba: 1,6 a 3,0m; Somente so utilizadas em terrenos firmes, com pouca umidade devido sua m flutuao e aderncia; Sua aplicao se limita ao corte e carga de materiais com fcil desagregao, tais como areias, pedregulhos, cascalhos e pedras britadas.

Escavadeiras: Chamadas de p-mecnica. um equipamento que trabalha parado. Podem ser montadas sobre esteiras, pneumticos ou trilhos.

Unidades aplainadoras

Motoniveladoras: (plaina ou patrol): So utilizadas longas passadas de nivelamento, acabamento, limpeza de valetas e trabalhos de talude lateral. So mquinas que possuem um escarificador e uma lmina central de corte. So imprescindveis em servios de acabamento, moldando o terreno aos greides finais.

Unidades de transporte
So equipamentos destinados ao transporte de material proveniente de cortes ou pedreiras destinados a aterros, bota-fora ou pavimentao. So equipamentos utilizados quando as distncias para uso do motoscraper ou scraper se tornam anti-econmicos. Caminho basculante: Serve para a maioria dos servios, transportando boa parte dos materiais na maioria dos terrenos, com bom rendimento de produo.

Caminhes fora de estrada: So veculos usados para servios pesados, de grande tonelagem de transporte. Devido suas dimenses, so impedidos de circular nas estradas, sendo restritos aos canteiros de obras.

Unidades compactadoras
Efetuam o adensamento do material de terraplenagem, reduzindo o ndice de vazios. Viabilizam a compactao dos materiais, conforme as especificaes de projeto. Desenvolve trabalhos tanto na compactao das primeiras camadas de aterro, quanto na fase de pavimentao das vias. Rolo p-de-carneiro: So usados na compactao de solos coesivos. O adensamento se completa quando quase no h mais a penetrao das patas no solo.

Rolos vibratrios: So utilizados em solos arenosos, com baixa porcentagem de argila. Constam de rolos lisos, com um motor vibratrio, cuja, freqncia e amplitude se propagam pelo tambor at o terreno. Para a maior produtividade dos servios, a operao deve-se dar baixa velocidade.

Rolos pneumticos: usado para camadas delgadas de materiais e pavimentos betuminosos.

Resumo
CLASSIFICAO Trao Escavo-Empurradoras Escavo-Transportadoras Escavo-Carregadeiras Aplainadoras Transporte Compactadoras UNIDADES Trator Trator Com Lmina, Pusher, Ripper. Scraper (Rebocado E Automotriz) Carregadeiras, Escavadeiras Motoniveladoras Caminho Basculante, Fora De Estrada, Vagonetes, Dumpers. P-De-Carneiro, Vibratrios, Pneumticas.

Das könnte Ihnen auch gefallen