Sie sind auf Seite 1von 6

Constituio do Brasil

A Constituio da Repblica Federativa do Brasil vigente foi promulgada em 5 de outubro de 1988. Ela constitui o Brasil como um Estado democrtico de Direito. Em 1993, conforme determinao do texto constitucional, foi feito um plesbicito para escolher entre monarquia e repblica e entre presidencialismo e parlamentarismo; a forma federativa de Estado clusula ptrea. Aps o plebiscito foi confirmado a forma de Estado republicana e o sistema de governo presidencialista. A Repblica Federativa do Brasil composta por 26 Estados federados e um Distrito Federal.

Constituio brasileira de 1824


Outorgada por D. Pedro I aps a dissoluo da Assemblia Constituinte de 1823. Sua principal fonte foi a doutrina do constitucionalista liberal-conservador francs Benjamin Constant de Rebecque. Previa, alm dos trs poderes da doutrina clssica de Montesquieu, o poder moderador, concebido pelo mencionado Benjamin Constant e atribudo ao Imperador como chefe supremo do Estado brasileiro. No exerccio do poder moderador, o Imperador podia vetar os projetos de lei aprovados pelo poder legislativo, bem como suspender os membros do poder judicirio. Abriu caminho para a instituio do governo parlamentar no Brasil. Em 1889, quando foi derrubada pela Proclamao da Repblica, era a segunda Constituio escrita mais antiga do mundo ainda em vigor, somente ultrapassada pela Constituio dos Estados Unidos (1787). A elaborao da Constituio do Brasil de 1824 foi bastante conturbada. Logo aps a Proclamao da Independncia do Brasil, em 7 de setembro de 1822, foi iniciado um conflito entre radicais e conservadores na Assemblia Constituinte. A Independncia do Brasil no havia se consolidado com a Aclamao e Coroao do Imperador, mas sim, com sua Constituio. A Assemblia Constituinte iniciou seu trabalho em 3 de maio de 1823, quando o imperador Pedro I do Brasil discursou sobre o que esperava dos legisladores. Os constituintes, boa parte deles, tinham orientao liberal-democrata: queriam uma monarquia que respeitasse os direitos individuais delimitando os poderes do Imperador. Pedro I queria ter o poder sobre o Legislativo atravs do poder de veto, iniciando uma desavena entre ambos pontos de vista. Em 12 de Novembro de 1823, Pedro I mandou o Exrcito invadir o plenrio, prendendo e exilando diversos deputados. Uma vez feito isso, reuniu dez cidados de sua inteira confiana pertencentes ao Partido Portugus, e, aps algumas discusses a portas fechadas, redigiram a Primeira Constituio do Brasil no dia 25 de maro de 1824. Pontos principais As principais caractersticas dessa constituio so: O governo era uma monarquia unitria e hereditria; A existncia de quatro poderes: o Legislativo, o Executivo, o Judicirio e o Poder Moderador, este acima dos demais poderes e exercido pelo Imperador; O Estado adotava o catolicismo como religio oficial; Define quem considerado cidado brasileiro; As eleies eram censitrias, abertas e indiretas. Submisso da Igreja ao Estado, inclusive com o direito do Imperador de conceder cargos eclesisticos na Igreja Catlica (padroado); Foi uma das primeiras do mundo a incluir em seu texto (artigo 179) um rol de direitos e garantias individuais.

Classificao quanto as normas uma Constituio escrita, semi-rgida, codificada, outorgada, dogmtica e concisa (sinttica).

Constituio brasileira de 1891


Decretada e promulgada pelo Congresso Constituinte de 1891, convocado pelo governo provisrio da Repblica recm-proclamada. Teve por principais fontes de influncia as Constituies dos Estados Unidos e da Argentina. Institucionalizava o Estado brasileiro como Repblica federal, sob governo presidencial. Estabeleceu o sufrgio universal masculino para todos os brasileiros alfabetizados maiores de 21 anos de idade, com voto a descoberto. A elaborao da Constituio brasileira de 1891 iniciou-se em 1890. Aps um ano de negociaes, a sua promulgao ocorreu em 24 de fevereiro de 1891. Visando fundamentar juridicamente o novo regime, a primeira constituio republicana do pas foi redigida semelhana dos princpios fundamentais da carta norte-americana, embora os princpios liberais democrticos oriundos daquela carta tivessem sido em grande parte suprimidos.

Isto ocorreu porque as presses das oligarquias latifundirias, atravs de seus representantes, exerceram grande influncia na redao do texto desta constituio. Muitos desejavam que o poder fosse mais centralizado, desta forma seria mais fcil a manipulao deste advinda daqueles grupos regionais, semelhana da forma que agiam no extinto Imprio. Embora o Brasil tenha passado a ser uma Repblica, na prtica, o poder continuou nas mesmas mos. Pontos principais Promulgada a 1 Constituio Republicana assumem o poder os Marechais Manuel Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. Prembulo da Constituio brasileira de 1891 Os principais pontos da constituio foram: Abolio das instituies monrquicas; Os Senadores deixaram de ter cargo vitalcio; Sistema de governo presidencialista; O presidente da Repblica passou a ser o chefe do Poder Executivo; As eleies passaram a ser pelo voto direto, a descoberto (voto aberto); Os mandatos tinham durao de quatro anos; No haveria reeleio; Os candidatos a voto eletivo seriam escolhidos por homens maiores de 21 anos, com exceo de analfabetos, mendigos, praas de pr e religiosos sujeitos ao voto de obedincia; Ao Congresso Nacional cabia o Poder Legislativo, composto pelo Senado e Cmara de Deputados; As Provncias passaram a ser Estados de uma Federao com maior autonomia; Os Estados da Federao passaram a ter suas Constituies hierarquicamente organizadas em relao Constituio Federal; Os presidentes das Provncias passaram a ser presidentes dos Estados e eleitos pelo voto direto semelhana do Presidente da Repblica; A Igreja Catlica foi desmembrada do Estado Brasileiro, deixando de ser a religio oficial do pas.

Alm disso, consagrava-se a liberdade de associao e de reunio sem armas, assegurava-se aos acusados o mais amplo direito de defesa, aboliam-se as penas de gals, banimento judicial e de morte, institua-se o habeas-corpus e as garantias de magistratura aos juzes federais (vitaliciedade, inamobilidade e irredutibilidade dos vencimentos).

Constituio brasileira de 1934


Constituio promulgada pela Assemblia Nacional Constituinte de 1934. Desde a Revoluo de 1930, Getlio Vargas, na qualidade de Chefe do Governo Provisrio, governava o pas por decreto. S em 1933, aps a derrota da Revoluo Constitucionalista de 1932, em So Paulo, que foi eleita a Assemblia Constituinte que redigiu a Constituio da Repblica Nova. Suas principais fontes foram a Constituio alem de Weimar e a Constituio republicana da Espanha de 1931. Tinha como principais inovaes a introduo do voto secreto e o sufrgio feminino, a criao da Justia do Trabalho, definio dos direitos constitucionais do trabalhador (jornada de 8 horas dirias, repouso semanal e frias remuneradas). A Constituio Brasileira de 1934, promulgada em 16 de julho pela Assemblia Nacional Constituinte, foi redigida segundo o prprio pargrafo de abertura, para organizar um regime democrtico, que assegure Nao a unidade, a liberdade, a justia e o bem-estar social e econmico. A Constituio de 1934 foi conseqncia direta da Revoluo Constitucionalista de 1932, quando a Fora Pblica de So Paulo lutou contra as foras do Exrcito Brasileiro. Com o final da Revoluo Constitucionalista, a questo do regime poltico veio tona, forando desta forma as eleies para a Assemblia Constituinte em maio de 1933, que aprovou a nova Constituio substituindo a Constituio de 1891, j obsoleta devido ao dinamismo e evoluo da poltica brasileira. Considerada progressista, a nova Constituio: instituiu o voto secreto; estabeleceu o voto obrigatrio para maiores de 18 anos; propiciou o voto feminino, direito h muito reivindicado, que j havia sido institudo em 1932 pelo Cdigo Eleitoral do mesmo ano; previu a criao da Justia do Trabalho;

previu a criao da Justia Eleitoral; nacionalizou as riquezas do subsolo e quedas d'gua no pas; tornou o catolicismo a religio oficial brasileira, caracterstica perdida com a Carta de 1891, que declarava o Estado laico. Com a Constituio de 1934, a questo social passou a assumir grande destaque no pas: direitos democrticos foram conquistados, a participao popular no processo poltico aumentou, as oligarquias sentiram-se ameaadas - juntamente com a burguesia - pela crescente organizao do operariado brasileiro e de suas reivindicaes. Nessa conjuntura registrou-se a primeira grande campanha nacional em que a Imprensa esteve envolvida: o debate a respeito do apelo nacionalista apregoado pelo Integralismo, movimento anti-liberal, anti-socialista, autoritrio, assemelhado ao Fascismo italiano.

Constituio brasileira de 1937


Outorgada. Constituio do Estado Novo. Ocorreu centralizao de poder na figura de Getlio Vargas. A Constituio Brasileira de 1937 , outorgada pelo presidente Getlio Vargas em 10 de Novembro de 1937, mesmo dia em que implanta a ditadura do Estado Novo, a quarta Constituio do Brasil e a terceira da repblica de contedo pretensamente democrtico. Ser, no entanto, uma carta poltica eminentemente outorgada mantenedora das condies de poder do presidente Getlio Vargas. tambm conhecida pejorativamente como Constituio Polaca, por ter sido baseada na Constituio autoritria da Polnia, ela foi redigida pelo jurista Francisco Campos, ministro da Justia na poca, e obteve a aprovao prvia de Vargas e do ministro da Guerra, general Eurico Gaspar Dutra. A principal caracterstica dessa constituio era a enorme concentrao de poderes nas mos do chefe do Executivo. Seu contedo era fortemente centralizador, ficando a cargo do presidente da Repblica a nomeao das autoridades estaduais, os interventores. Esses, por sua vez, cabia nomear as autoridades municipais. Aps a queda de Vargas e o fim do Estado Novo em outubro de 1945, foram realizadas eleies para a Assemblia Nacional Constituinte, paralelamente eleio presidencial. Eleita a Constituinte, seus membros se reuniram para elaborar uma nova constituio, que entrou em vigor a partir de setembro de 1946, substituindo a Carta Magna de 1937. O Estado Novo Capa da Constituio de 1937 O regime do Estado Novo, instaurado pela Constituio de 1937 em pleno clima de contestao da liberal-democracia na Europa, trouxe para a vida poltica e administrativa brasileira as marcas da centralizao e da supresso dos direitos polticos. Foram fechados o Congresso Nacional, as assemblias legislativas e as cmaras municipais. Os governadores que concordaram com golpe do Estado Novo permaneceram, mas os que se opuseram foram substitudos por interventores diretamente nomeados por Vargas. Os militares tiveram grande importncia no novo regime, definindo prioridades e formulando polticas de governo, em particular nos setores estratgicos, como siderurgia e petrleo. Em linhas gerais, o regime propunha a criao das condies consideradas necessrias para a modernizao da nao: um Estado forte, centralizador, interventor, agente fundamental da produo e do desenvolvimento econmicos. Por todas essas caractersticas, muitos identificaram Estado Novo e fascismo. No dia 10 de novembro de 1937, depois de fechar o Congresso e assinar uma nova Constituio, Vargas fez um pronunciamento, transmitido pelo rdio, em que procurava justificar a instaurao do novo regime. Em sua "Proclamao ao Povo Brasileiro", defendia o golpe como a nica alternativa possvel diante do clima de desagregao e de afronta autoridade em que megulhara a nao. Referia-se, entre outras coisas, ao perigo do comunismo, lembrando a radicalizao poltica que atingira o pas. Anunciava, ainda, uma srie de medidas com que pretendia promover o bem-estar e o desenvolvimento da nao. Entre essas medidas, destacavam-se a submisso dos governadores dos estados ao governo federal e a eliminao dos rgos legislativos, o que levaria criao de novas interventorias e departamentos administrativos. O jogo poltico representativo era eliminado em nome da eficincia e da racionalidade do Estado. O argumento para fortalecer o Poder Executivo era que a Constituio de 1934, com seu liberalismo, o havia enfraquecido e tornado vulnervel aos interesses privados. Por isso fora outorgada a Constituio de 1937, que concentrava o poder poltico nas mos do presidente da Repblica. O golpe foi seguido de uma forte represso, a cargo da polcia poltica, que atingiu no apenas os comunistas ou os liberais, mas mesmo aqueles que advogavam uma ideologia semelhante do novo regime e supunham ser seus aliados: os integralistas. Foi assim que, junto com os demais partidos polticos, a Aliana Integralista Brasileira foi fechada por decreto presidencial. Em reao, seria deflagrado olevante integralista em maio de 1938, logo desbaratado. A propaganda do regime e a represso a seus opositores seriam duas faces do Estado Novo muito bem representadas pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) . Criado para difundir a ideologia do Estado Novo junto s camadas populares e, a partir do iderio autoritrio do regime, contribuir para a construo da identidade nacional, o DIP exercia tambm uma forte censura aos meios de comunicao, suprimindo eventuais manifestaes de descontentamento. Fiel ao princpio de que era necessrio aplacar as disputas polticas para promover o desenvolvimento do pas, tambm no plano administrativo o governo do Estado Novo buscou eficincia e racionalidade. Procurou implantar, no recrutamento do funcionalismo, a lgica da formao profissional, da capacidade tcnica e do mrito, em substituio da filiao partidria ou da indicao poltica. Para tanto, foi criado em 1938 um rgo especialmente voltado para a reforma e a modernizao da administrao pblica, o Departamento Administrativo do Servio Pblico (DASP). Anos mais tarde, a preocupao com a formao de pessoal para atuar na administrao daria origem Fundao Getlio Vargas (FGV). Foi o desejo de dispor de informaes estatsticas confiveis que levou valorizao do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). Na rea econmica, criaram-se durante o Estado Novo inmeros conselhos e rgos tcnicos cuja funo era promover estudos e discusses, assessorar o governo na elaborao e na execuo de suas decises, e ainda propiciar o acesso de setores empresariais ao aparelho estatal. Das negociaes entre governo e empresariado resultariam, por exemplo, a criao do Servio Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), destinado a formar mo-de-obra para a indstria, assim como os

estudos para a criao do Servio Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), destinado a promover a difuso e o aperfeioamento do ensino comercial no pas. A tendncia interveno na atividade econmica, expressa no aparecimento das primeiras companhias estatais, fez com que, a partir de 1937, ficasse difcil separar o binmio Estado e economia.

Constituio brasileira de 1946


A Constituio de 1946 foi promulgada em 18 de setembro de 1946. A mesa da Assemblia Constituinte promulgou Constituio dos Estados Unidos do Brasil e o Ato das Disposies Constitucionais Transitrias no dia 18 de setembro de 1946, consagrando as liberdades expressas na Constituio de 1934, que haviam sido retiradas em 1937. Foram dispositivos bsicos regulados pela carta: a igualdade de todos perante a lei; a liberdade de manifestao de pensamento, sem censura, a no ser em espetculos e diverses pblicas; a inviolabilidade do sigilo de correspondncia; a liberdade de conscincia, de crena e de exercicio de cultos religiosos; a liberdade de associao para fins lcitos; a inviolabilidade da casa como asilo do indivduo; a priso s em flagrante delito ou por ordem escrita de autoridade competente e a garantia ampla de defesa do acusado. Um dos seus principais signatrios foi o jurista e poltico mineiro Gustavo Capanema. A Constituio Brasileira de 1946, bastante avanada para a poca, foi notadamente um avano da democracia e das liberdades individuais do cidado. Atravs do ato das disposies transitrias da Constituio Federal de 1946 foi extinto o Territrio do Iguau em 18 de setembro, em decorrncia de articulaes engendradas pelos polticos paranaenses no mbito da Assemblia Nacional Constituinte.

Constituio brasileira de 1967


Semi-outorgada. Foi elaborada pelo Congresso Nacional, a que o Ato Institucional n. 4 atribuiu funo de poder constituinte originrio(" limitado e soberano"). O Congresso Nacional, transformado em Assemblia Nacional Constituinte e j com os membros da oposio afastados, elaborou sobre presso dos militares um Carta Constitucional que legalizasse a ditadura militar (1964-1985). A Constituio Brasileira de 1967 foi votada em 24 de janeiro de 1967 e entrou em vigor no dia 15 de maro de 1967. Foi elaborada pelo Congresso Nacional, a que o Ato Institucional n. 4 atribuiu funo de poder constituinte originrio(" ilimitado e soberano"). O Congresso Nacional, transformado em Assemblia Nacional Constituinte e j com os membros da oposio afastados, elaborou sobre presso dos militares um Carta Constitucional semi-outorgada que buscou legalizar e institucionalizar a ditadura militar (1964-1985). No dia 6 de dezembro de 1966 foi publicado o projeto de constituio redigido por Carlos Medeiros Silva, ministro da Justia, e por Francisco Campos. Como houve protestos por parte da oposio e da Arena, em 7 de dezembro o governo editou o AI-4, convocando o Congresso Nacional de 12 de dezembro de 1966 a 24 de janeiro de 1967 para discutir e votar a nova Constituio. Enquanto isso o governo poderia legislar com decretos-leis sobre segurana nacional, administrao e finanas. No dia 24 de janeiro de 1967 aprovada, sem grandes alteraes, a nova Constituio, que incorporava as medidas j estabelecidas pelos Atos Institucionais e Complementares. Em 15 de maro de 1967 o governo divulgou o decreto-lei 314, que estabelecia a Lei de Segurana Nacional. A necessidade da elaborao de nova constituio com todos os atos institucionais e complementares incorporados, foi para que houvesse a reforma administrativa brasileira e a formalizao legislativa, pois a Constituio de 18 de Setembro de 1946 estava conflitando desde 1964 com os atos e a normatividade constitucional, denominada institucional. A Constituio de 1967 foi a sexta do Brasil e a quinta da Repblica. Buscou institucionalizar e legalizar a ditadura militar, aumentando a influncia do Poder Executivo sobre o Legislativo e Judicirio e criando desta forma, uma hierarquia constitucional, centralizadora. As emendas constitucionais que eram atribuies do Poder Legislativo, com o aval do Poder Executivo e Judicirio, passaram a ser iniciativas nicas e exclusivas dos que exerciam o Poder Executivo, ficando os demais relevados meros espectadores das aprovaes dos pacotes, como seriam posteriormente nominadas as emendas e legislaes baixadas pelo Presidente da Repblica. A Constituio de 1967 recebeu em 1969 nova redao por uma emenda decretada pelos "Ministros militares no exerccio da Presidncia da Repblica". considerada por especialistas, em que pese ser formalmente uma emenda constituio de 1967, uma nova Constituio (outorgada).

Constituio brasileira de 1969 (EMENDA DA CF -1967)


Outorgada.A Constituio de 1967, em 1969, recebeu nova redao por uma emenda decretada pelos "Ministros militares no exerccio da Presidncia da Repblica". considerada por especialistas, em que pese ser formalmente uma emenda constituio de 1967, uma nova Constituio.

Constituio brasileira de 1988


Decretada e promulgada pela Assemblia Nacional Constituinte de 1987, deu forma ao regime poltico vigente. Manteve o governo presidencial, garantindo que fossem eleitos pelo povo, por voto direto e secreto, o Presidente da Repblica, os Governadores dos Estados, os Prefeitos Municipais e os representantes do poder legislativo, bem como a

independncia e harmonia dos poderes constitudos. Ampliou os direitos sociais e as atribuies do poder pblico, alterou a diviso administrativa do pas que passou a ter 26 estados federados e um distrito federal. Instituiu uma ordem econmica tendo por base a funo social da propriedade e a liberdade de iniciativa, limitada pelo intervencionismo estatal.Outras mudanas ocorridas na constituio que so consideradas importantes: -Eleio com dois turnos; -Voto facultativo (16 anos aos 17); -Proibio de comercializao de sangue e seus derivados; -Leis de proteo a meio ambiente; -Fim da censura nos rdios, TV, teatros, jornais, etc. A Constituio brasileira de 1988 a Lei Maior vigente no Brasil, segundo o qual rege-se todo o ordenamento jurdico do pas. a stima (ou a oitava, para alguns, considerando a Emenda n 1, decretada pela Junta Militar Constituio Federal de 1967, como uma nova Constituio Federal de 1969) a reger o Brasil desde a sua Independncia. Histrico Vivia o Brasil sob o regime de ditadura militar desde 1964 e, desde 1967 (particularmente sob as alteraes promovidas pelos chamados Atos Institucionais) sob uma Carta Magna imposta pelo governo. O sistema de exceo, em que parte das garantias individuais e sociais eram voltadas para garantir os interesses da ditadura (atravs de conceitos como: segurana nacional, direito de associao etc.) fez crescer, durante o processo de abertura poltica, em meio ao governo do general Joo Baptista Figueiredo - ltimo dos militares a ocupar a Presidncia da Repblica - o anseio por dotar o Brasil de uma nova Constituio, defensora dos valores democrticos. Anseio esse que se tornou necessidade aps o fim da ditadura militar e a redemocratizao do Brasil, a partir de 1985. Promulgao No local onde se reuniu a Assemblia Nacional Constituinte, o plenrio da Cmara dos Deputados, a 5 de outubro de 1988, em solenidade transmitida ao vivo pelas redes de televiso do Brasil, foi a nova Constituio - ento apelidada por Ulysses Guimares de "Constituio Cidad" - promulgada. Por fora do Artigo 64 do Ato das Disposies Constitucionais Transitrias, milhes de exemplares foram impressos e distribudos por toda a nao - objetivando sua ampla divulgao e reconhecimento. Aspectos diferenciadores Alguns dizem que esta Carta seguiu uma longa tradio histrica brasileira j presente na Constituio de 1934 e na Constituio de 1946. A tentativa de combinar a igualdade poltica formal tpica do liberalismo estrito, prprio da constituio de 1891, com o reconhecimento de direitos sociais que garantissem alguma medida de igualdade real, para o que ela pressupunha uma forte interveno do Estado na economia capitalista por meio de polticas de cunho populista e keynesiano. Consta ainda que houve um confronto com o neoliberalismo, movimento poltico e econmico liderado pelos Estados Unidos da Amrica e pelo Reino Unido, dominante nos anos 1980 que recebeu um novo impulso com a queda do Muro de Berlim e a desagregao do bloco sovitico em 1989 e conseqente queda da Unio Sovitica em 1991. Constituio de 1988 do Brasil guardada no Supremo Tribunal Federal, o Guardio da Constituio Independentemente das controvrsias de cunho poltico, a Constituio Federal de 1988 continuou restringindo o conceito de empresa nacional e criou novas garantias constitucionais aos cidados e s liberdades constitucionais, como o mandado de injuno e o habeas data. Rompendo com a lgica autoritria da Constituio de 1967, a Carta Magna qualificou como crimes inafianveis a tortura e as aes armadas contra o estado democrtico e a ordem constitucional, criando assim dispositivos constitucionais para bloquear golpes de quaisquer naturezas. Determinou a eleio direta do presidente da Repblica, dos governadores dos estados e do Distrito Federal e dos prefeitos, alm de prever as responsabilidades fiscais. A nova Constituio ampliou os poderes do Congresso Nacional, tornando o Brasil um pas mais democrtico. A Constituio brasileira j sofreu 52 emendas constitucionais, sendo a ltima datada em 8 de maro de 2006, em que d nova redao ao 1 do art. 17 da Constituio Federal para disciplinar as coligaes eleitorais. Poltica urbana Entre outros elementos inovadores, esta Constituio destaca-se das demais na medida em que pela primeira vez estabelece um captulo sobre poltica urbana, expresso nos artigos 182 e 183. At ento, nenhuma outra Constituio definia o municpio como ente federativo: a partir desta, a prefeitura passava efetivamente a constituir uma das esferas de poder e a ela era dada uma autonomia e atribuies inditas at ento. Pela primeira vez tambm a Constituio define a funo social da propriedade privada urbana, prevendo a existncia de instrumentos urbansticos que, interferindo no direito de propriedade (que a partir de agora no mais seria considerado inviolvel), teriam por objetivo romper com a lgica da especulao imobiliria. A definio e regulamentao de tais instrumentos, porm, deu-se apenas com a promulgao do Estatuto da Cidade em 2001.

Este artigo Poltica do Brasil Poder Executivo

faz

parte

da

srie

Presidencialismo

Palcio do Planalto

o o
Poder Legislativo

Presidente da Repblica

Ministrios

Congresso Nacional

o o

Senado Federal Cmara dos Deputados

Tribunal de Contas da Unio

Poder Judicirio Supremo Tribunal Federal

Ministros do STF

Constituio

Estado brasileiro Ministrio Pblico

Eleies no Brasil

o
Unidades da Federao

Partidos polticos

Federalismo Distrito Federal

Unidades federativas do Brasil

Governadores

Das könnte Ihnen auch gefallen