Sie sind auf Seite 1von 14

Secretaria Municipal de Sade

Acessibilidade Fale Conosco Mapa do Site

Manaus, 28 de abril de 2013


Pgina Inicial Portal Dirio Oficial Servidor

Sobre a Semsa Plano de Metas Clipping Administrao Samu SOS Vida Vacinao Programas de Sade Educao em Sade Medicamentos Unidades de Sade Maternidade Laboratrios Controle de Zoonoses Vigilncia em Sade Conselho Municipal de Sade Concursos Ouvidoria Legislao Fale Conosco

Estamos com um novo visual no site. O que voc est achando?


o o o

Est fcil de navegar e, visualmente, ficou muito melhor Est bonito, mas precisa melhorar a acessibilidade No gostei

Sade da Mulher rea Tcnica de Sade da Mulher Contato sede: 3642-9997 Responsvel: Rita de Cssia Castro de Jesus. Conselho Municipal de Sade: 0800 280 8 485 Distrito Norte: 3581 4282 Distrito Leste: 3681 9494 Distrito Oeste: 3216 7750

Distrito Sul: 3215 2916 A Equipe Tcnica Municipal das Aes em Sade da Mulher avalia e monitora aes de sade que contribuam para garantia dos direitos humanos das mulheres e reduo da morbimortalidade por causas evitveis de forma integrada nos diversos nveis do sistema. REAS ESTRATGICAS

Planejamento Familiar Pr-Natal, Parto e Puerprio. Preveno do Cncer de Colo de tero e Mama Violncia Contra Mulher

Operacionalizao PHPN Programa de Humanizao do Parto e Nascimento Institudo pelo Ministrio da Sade por meio da Portaria 569 de 1 de junho de 2000. Baseado na anlise das necessidades de ateno especfica gestante, ao recm-nascido e mulher no perodo parto e ps-parto. Princpios do PHPN

Toda gestante tem direito ao acesso ao atendimento digno e de qualidade no decorrer da gestao, parto e puerprio; Toda gestante tem direito de conhecer e ter assegurado o acesso maternidade em que ser atendida no momento do parto; Toda gestante tem direito assistncia ao parto e ao puerprio e que esta seja realizada de forma humanizada e segura; Todo recm-nascido tem direito assistncia neonatal de forma humanizada e segura.

Pacto pela Reduo da Mortalidade Materna O Pacto pela Reduo da Mortalidade Materna definiu aes estratgicas para a melhoria da qualidade da ateno sade das mulheres, adolescentes e crianas e colocou a luta pela reduo da morte materna e neonatal assumida pelas esferas Federal, Estadual e Municipal, preservando os Direitos Humanos de mulheres e recm-nascidos, tendo em vista que, em sua maioria, as mortes maternas so evitveis. A Mortalidade Materna definida como sendo o bito de uma mulher durante a gestao ou dentro de um perodo de 42 dias aps o trmino da gestao, independentemente da durao ou da localizao da gravidez, devido a qualquer causa relacionada ou agravada pela condio gestacional ou ainda por medidas relativas a esta, porm, no devida a causas acidentais ou incidentais. A Mortalidade Materna e Neonatal constitui-se em um grave problema de sade pblica no Brasil atingindo desigualmente as diferentes regies do pas e com maior prevalncia entre mulheres e crianas das classes sociais com menor ingresso aos bens sociais.

Razes de Mortalidade Materna e Neonatal elevadas se configuram como uma violao dos Direitos Humanos de mulheres e crianas; estima-se que as mortes maternas poderiam ser evitveis todos os anos com medidas preventivas em relao sade da mulher. No Brasil, morrem anualmente mais de 2.000 (duas mil) mulheres e mais de 38.000 (trinta e oito mil) recm-nascidos por complicaes da gravidez, do aborto ou no parto. Quanto s causas de morte materna, predominam as obsttricas diretas (67,6%), e, dentre essas, destacam-se as doenas hipertensivas, as hemorragias, as infeces puerperais, as doenas do aparelho circulatrio complicadas pela gravidez, parto, puerprio e o aborto. Em Manaus, a razo de mortalidade materna em 2008 foi de 47,0 por 100.000 nascidos vivos (Fonte: SINASC / SIM dados sujeito a reviso), dados que refletem uma reduo significativa nesse indicador em relao ao ano de 2007 que foi de 64,14. Essas mortes compem o coeficiente de mortalidade materna, que um importante indicador de sade das mulheres em idade frtil e da qualidade da assistncia ao processo reprodutivo, do mesmo modo que os ndices de mortalidade materna refletem tambm a qualidade do sistema de sade em geral, como o acesso aos servios, a qualidade da ateno bsica, a educao em sade e a assistncia especializada e hospitalar. O Comit Municipal de Preveno do bito Materno e Infantil foi institudo pela portaria n 081/2007 de 9 de fevereiro de 2007 e tem por objetivo elucidar as circunstncias dos bitos maternos e infantis ocorridos em Manaus, identificando os fatores de risco, seus determinantes e condicionantes, e propondo medidas para reduo destes bitos. O Direito ao Pr-Natal Se voc desconfia que est grvida, procure a unidade de sade mais prxima para confirmar a gravidez e iniciar o seu acompanhamento de sade. O pr-natal pode lhe assegurar uma gestao saudvel e um parto seguro.

Voc tem direito a fazer pelo menos seis consultas durante toda a gravidez; Ter a presena de uma pessoa de sua confiana nas consultas do pr-natal.

ATENO! Voc tem direito ao CARTO DA GESTANTE. Esse carto deve conter todas as anotaes sobre seu estado de sade, sobre o desenvolvimento de sua gestao e os resultados dos exames que voc fez. Leve esse carto a todas as consultas e verifique se ele est sendo preenchido. No se esquea de apresent-lo aos profissionais de sade na hora do parto. Fique de Olho

Em todas as consultas de pr-natal, a equipe de sade dever medir sua presso arterial, verificar seu peso, medir sua barriga e escutar o corao do beb. Exames do Pr-Natal Fique atenta e veja o que considerado o mnimo de exames a serem feitos:

Exames de Sangue: para descobrir diabetes, sfilis e anemia e classificar o seu tipo de sangue. Exames de Urina: podem descobrir infeces e presena de protena na urina. Preventivo de Cncer de Colo do tero (Papanicolau): esse exame informa sobre a existncia de problemas que podem levar ao cncer de colo do tero, permitindo o tratamento imediato. Este exame deve ser realizado a cada trs anos. Caso voc no tenha feito neste perodo, deve fazer no pr-natal.

Teste anti-HIV (para identificar o vrus da AIDS): Caso voc queira, voc pode fazer esse exame durante o pr-natal. Ele uma proteo para a mulher e para a criana. Uma mulher portadora do HIV pode comear o tratamento durante a gravidez, evitando que o vrus passe para o beb durante a gestao e o parto. Ateno humanizada ao parto e nascimento O parto considerado uma urgncia e o seu atendimento no pode ser recusado em nenhum hospital, maternidade ou casa de parto. Se a unidade de sade no puder atend-la naquele momento, os profissionais de sade devem examinar voc antes de encaminh-la para outro local. Voc s poder ser transferida se houver tempo suficiente para isso e depois de terem sido confirmadas a existncia de vaga e a garantia de atendimento no outro estabelecimento de sade. No ltimo trimestre de gravidez voc deve conhecer a maternidade onde ter o beb! Durante a INTERNAO e NO TRABALHO DE PARTO, voc tambm tem direitos: De ser escutada em suas queixas e reclamaes e ter as suas dvidas esclarecidas; De expressar os seus sentimentos e suas reaes livremente. No se envergonhe nem se intimide se voc tiver vontade de chorar, gritar ou rir. Essas so reaes normais, que podem ocorrer durante o trabalho de parto com todas as mulheres. Nenhum profissional de sade pode recriminar voc por isso. Lei n 11.108 de 07 abril de 2005 Lei do Acompanhante Garante gestante o direito presena de acompanhante durante ao trabalho de parto, parto e ps-parto imediato, no mbito do Sistema nico de Sade SUS. De preferncia, acerte isso antes do parto. Voc tem o direito de ter um parto normal e de ser atendida por uma equipe preparada e atenciosa. Na grande maioria dos casos, o parto normal a maneira mais segura e

saudvel de ter filhos e deve ser estimulado por uma assistncia humanizada, gentil, segura e de boa qualidade, para voc e seus acompanhantes. DICAS PARA ALIVIAR A DOR:

Estar na companhia de quem voc gosta e confia; Banhos de gua morna: podem ser de chuveiro, com a gua caindo em cima da barriga e das costas; Caminhar durante o trabalho de parto pode facilitar a descida do beb. Faa isto se for confortvel para voc.

QUANDO O BEB EST NASCENDO: s vezes o mdico faz um corte na vagina, a chamada episiotomia, que pretende evitar o rompimento da pele, mas nem sempre ela necessria. SE VOC PRECISAR DE CESREA:

Em alguns casos, a cesrea pode ser necessria para proteger voc e o beb, mas voc tem o direito de ser informada dos motivos para fazer esta cirurgia; Se o seu primeiro parto foi cesariana, possvel que voc possa ter agora um parto normal. Lembre-se: o parto normal, geralmente, mais seguro para a me e para o beb.

A cesrea mais arriscada que o parto normal. Para a mulher, existe um risco maior de infeco e problemas com a anestesia. O beb pode ter problemas respiratrios ou nascer antes do tempo certo. Por isso, ela s deve ser realizada quando for para o bem da sua sade ou do beb. DEPOIS DO PARTO voc tem direito a:

Ter a criana ao seu lado, em alojamento conjunto, e amamentar. Vocs s precisam ficar separados se algum dos dois tiver algum problema; Receber orientaes sobre a amamentao e suas vantagens, para voc e para a criana; No momento da alta, voc deve sair com orientaes sobre quando e onde dever fazer a consulta de ps-parto e do controle do beb.

INFORMAES E ACONSELHAMENTO:

Durante as consultas de pr-natal a equipe de sade deve dar orientaes sobre gravidez, parto, ps-parto e cuidados com o beb. Voc tambm poder obter informaes sobre sexualidade, nutrio e cuidados com a sade no perodo da gestao e preparao para amamentao; Cada vez que a equipe indicar para voc um exame, tratamento ou cirurgia, ou quando lhe derem algum remdio, voc tem o direito de ser informada sobre os motivos dessa conduta, com palavras simples, para que voc possa entender o que foi explicado; Aproveite as consultas de pr-natal para esclarecer todas as suas dvidas sobre gravidez, parto e ps-parto. Informe-se tambm sobre doenas sexualmente

transmissveis, AIDS e mtodos para evitar gravidez. Lembre-se: quanto mais voc souber sobre seu corpo, sua sexualidade, sobre formas de preservar sua sade, melhor para voc. O que fazer caso voc no seja bem atendida em qualquer momento da sua gravidez ou parto? Voc pode procurar o(a) diretor(a) do servio de sade que atendeu voc e informar sobre a sua insatisfao. Voc tem o direito de ser atendida com respeito e dignidade. Todo cidado deve contribuir para a melhoria do atendimento sade em nosso pas. Onde voc pode encontrar estes servios

Maternidade Balbina Mestrinho Rua Duque de Caxias, 1142 Praa 14 Fone: 3633-4547 / 3632-6242- Referncia para gestao de alto risco Maternidade da Alvorada Rua 07, s/n Alvorada I Fone: 3656-3879 / 32386178 Maternidade Nazira Daou Av. Noel Nutels, 844 Cidade Nova I Fone: 3636-3712 / 3636-3711 Maternidade Azilda da Silva Marreiros Av. Samama, s/n Monte das Oliveiras Galilia II Fone: 3646-7874 Maternidade Ana Braga Av. Alameda Cosme Ferreira, s/n So Jos I Fone: 3315-1794 / 3249-6821 / 3249-6823 / 3249-6824 Maternidade Moura TapajZ Av. Brasil s/n Compensa Fone: 3671-3837/ 3671-3332

Planejamento Familiar LEI N. 9.263, DE 12 DE JANEIRO DE 1996 o direito que toda pessoa tem informao, assistncia especializada e ao acesso aos recursos que permitam optar livre e conscientemente por ter ou no ter filhos. O nmero, o espaamento entre eles e a escolha do mtodo anticoncepcional mais adequado so opes que toda mulher deve ter o direito de escolher de forma livre e por meio da informao, sem discriminao, coero ou violncia. Os mtodos anticoncepcionais recomendados pelo Ministrio da Sade so:

mtodos comportamentais (Billings, Tabela, Temperatura e Sintotrmico); mtodos de barreira ( Camisinha masculina ); dispositivo intra-uterino (DIU); anticoncepcionais hormonais orais (plula) e injetveis; mtodos cirrgicos (laqueadura e vasectomia) utilizados para a esterilizao definitiva.

Educao para escolha livre informada As aes educativas so importantes para garantir populao uma escolha livre e informada do mtodo anticoncepcional a ser usado. Com base nesse princpio, a Secretaria Municipal de Sade disponibiliza cartilhas de orientao para populao.

Onde voc encontra este servio:


Unidades Bsicas de Sade Unidades de Sade da Famlia Maternidade Moura Tapajoz Fone 3216-8158 Policlnicas Hospital Universitrio Francisca Mendes- 3645-2323

PREVENO DO CNCER Muitas vezes, quase sempre por vergonha, falta de acesso aos servios, preconceito ou medo de realizar os exames ginecolgicos de rotina, as mulheres colocam a sade e a vida em risco. O caso do cncer de colo do tero, por exemplo, responsvel pela morte de milhares de mulheres em todo o mundo, devendo ser devidamente prevenido e controlado. O tero da mulher composto por colo, corpo e fundo. Inicialmente, o tumor limita-se regio do colo. Sua evoluo ocorre vagarosamente, motivo pelo qual, se atendida a tempo, curvel na quase totalidade dos casos. Entretanto, se no tratado em tempo hbil, pode estender-se para todo o tero e outros rgos. Atinge predominantemente mulheres na faixa de 35 a 50 anos; porm, h muitos relatos de casos em pacientes com cerca de 20 anos. Naquelas com mais de 50 anos, absolutamente necessria a realizao regular dos exames. Ateno! O exame preventivo a nica maneira de identificar o cncer de colo de tero em seu incio, quando pode ser tratado sem maiores problemas. DADOS ESTATSTICOS Atualmente, no municpio de Manaus, o nmero de mulheres de 887.526, que correspondem a 51,24% da populao geral. O nmero de mulheres na faixa etria de 25 a 59 anos de 347.115, considerada a populao de maior risco para cncer de colo uterino, correspondendo a 39,1% da populao feminina. No sistema atual, mais de 70% das pacientes diagnosticadas com cncer de colo do tero apresentam a doena em estgio avanado j na primeira consulta, o que limita, em muito, a possibilidade de cura. De todas as mortes por cncer em mulheres brasileiras da faixa etria entre 35 e 49 anos, 15% ocorrem devido ao cncer de colo do tero. Segundo dados do SIM/SINASC, o nmero de bitos por neoplasias malignas no Municpio de Manaus em 2007 foi de 63 casos por cncer de mama e 123 por cncer de colo tero. Esses nmeros colocam Manaus entre as capitais com maior ndice de mortalidade por cncer de colo de tero entre as capitais brasileiras. A mortalidade por cncer de tero evitvel, uma vez que as aes para o seu controle contam com tecnologias para o diagnstico e tratamento de leses precursoras, permitindo a cura de aproximadamente 100% dos casos diagnosticados em fase inicial.

Onde realizar o exame preventivo / Papanicolau:


Unidade Bsica de Sade SPA e Policlnicas Unidades de Sade da Famlia

ATENO S VTIMAS DE VIOLNCIA O que violncia contra a mulher? Na definio da Conveno de Belm do Par (Conveno Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violncia Contra a Mulher, adotada pela OEA em 1994), a violncia contra a mulher qualquer ato ou conduta baseada no gnero, que cause morte, dano ou sofrimento fsico, sexual ou psicolgico mulher, tanto na esfera pblica como na esfera privada. A violncia contra as mulheres uma manifestao de relaes de poder historicamente desiguais entre homens e mulheres que conduziram dominao e discriminao contra as mulheres pelos homens e impedem o pleno avano das mulheres Declarao sobre a Eliminao da Violncia contra as Mulheres, Resoluo da Assemblia Geral das Naes Unidas, dezembro de 1993. A Conferncia das Naes Unidas sobre Direitos Humanos (Viena, 1993) reconheceu formalmente a violncia contra as mulheres como uma violao aos direitos humanos. Desde ento, os governos dos pases-membros da ONU e as organizaes da sociedade civil tm trabalhado para a eliminao desse tipo de violncia, que j reconhecida tambm como um grave problema de sade pblica. Segundo a OMS (Organizao Mundial da Sade), as conseqncias do abuso so profundas, indo alm da sade e da felicidade individual e afetando o bem-estar de comunidades inteiras. De onde vem a violncia contra a mulher? Ela acontece porque em nossa sociedade muita gente ainda acha que o melhor jeito de resolver um conflito a violncia e que os homens so mais fortes e superiores s mulheres. assim que, muitas vezes, os maridos, namorados, pais, irmos, chefes e outros homens acham que tm o direito de impor suas vontades s mulheres. Embora muitas vezes o lcool, drogas ilegais e cimes sejam apontados como fatores que desencadeiam a violncia contra a mulher, na raiz de tudo est a maneira como a sociedade d mais valor ao papel masculino, o que por sua vez se reflete na forma de educar os meninos e as meninas. Enquanto os meninos so incentivados a valorizar a agressividade, a fora fsica, a ao, a dominao e a satisfazer seus desejos, inclusive os sexuais, as meninas so valorizadas pela beleza, delicadeza, seduo, submisso, dependncia, sentimentalismo, passividade e o cuidado com os outros. Por que muitas mulheres sofrem caladas?

Estima-se que mais da metade das mulheres agredidas sofram caladas e no peam ajuda. Para elas difcil dar um basta naquela situao. Muitas sentem vergonha ou dependem emocionalmente ou financeiramente do agressor; outras acham que foi s daquela vez ou que, no fundo, so elas as culpadas pela violncia; outras no falam nada por causa dos filhos, porque tm medo de apanhar ainda mais ou porque no querem prejudicar o agressor, que pode ser preso ou condenado socialmente. E ainda tem tambm aquela idia do ruim com ele, pior sem ele. Muitas se sentem sozinhas, com medo e vergonha. Quando pedem ajuda, em geral, para outra mulher da famlia, como a me ou irm, ou ento alguma amiga prxima, vizinha ou colega de trabalho. J o nmero de mulheres que recorrem polcia ainda menor. Isso acontece principalmente no caso de ameaa com arma de fogo, depois de espancamentos com fraturas ou cortes e ameaas aos filhos. O que pode ser feito? As mulheres que sofrem violncia podem procurar qualquer delegacia, mas prefervel que elas vo s Delegacias Especializadas de Atendimento Mulher (DEAM), tambm chamadas de Delegacias da Mulher (DDM). H tambm os servios que funcionam em hospitais e universidades e que oferecem atendimento mdico, assistncia psicossocial e orientao jurdica. A mulher que sofreu violncia pode ainda procurar ajuda nas Defensorias Pblicas e Juizados Especiais, nos Conselhos Estaduais dos Direitos das Mulheres e em organizaes de mulheres. Como funciona a denncia Se for registrar a ocorrncia na delegacia, importante contar tudo em detalhes e levar testemunhas, se houver, ou indicar o nome e endereo delas. Se a mulher achar que a sua vida ou a de seus familiares (filhos, pais etc.) est em risco, ela pode tambm procurar ajuda em servios que mantm casas-abrigo, que so moradias em local secreto onde a mulher e os filhos podem ficar afastados do agressor. Dependendo do tipo de crime, a mulher pode precisar ou no de um advogado para entrar com uma ao na Justia. Se ela no tiver dinheiro, o Estado pode nomear um advogado ou advogada para defend-la. Muitas vezes a mulher se arrepende e desiste de levar a ao adiante. Em alguns casos, a mulher pode ainda pedir indenizao pelos prejuzos sofridos. Para isso, ela deve procurar a Promotoria de Direitos Constitucionais e Reparao de Danos. Tipos de violncia Violncia contra a mulher qualquer conduta ao ou omisso de discriminao, agresso ou coero, ocasionada pelo simples fato de a vtima ser mulher e que cause dano, morte, constrangimento, limitao, sofrimento fsico, sexual, moral, psicolgico, social, poltico ou econmico ou perda patrimonial. Essa violncia pode acontecer tanto em espaos pblicos como privados.

Violncia de gnero violncia sofrida pelo fato de se ser mulher, sem distino de raa, classe social, religio, idade ou qualquer outra condio, produto de um sistema social que subordina o sexo feminino. Violncia domstica quando ocorre em casa, no ambiente domstico, ou em uma relao de familiaridade, afetividade ou coabitao. Violncia familiar violncia que acontece dentro da famlia, ou seja, nas relaes entre os membros da comunidade familiar, formada por vnculos de parentesco natural (pai, me, filha etc.) ou civil (marido, sogra, padrasto ou outros), por afinidade (por exemplo, o primo ou tio do marido) ou afetividade (amigo ou amiga que more na mesma casa). Violncia fsica ao ou omisso que coloque em risco ou cause dano integridade fsica de uma pessoa. Violncia institucional tipo de violncia motivada por desigualdades (de gnero, tnico-raciais, econmicas etc.) predominantes em diferentes sociedades. Essas desigualdades se formalizam e institucionalizam nas diferentes organizaes privadas e aparelhos estatais, como tambm nos diferentes grupos que constituem essas sociedades. Violncia intrafamiliar/violncia domstica acontece dentro de casa ou unidade domstica e geralmente praticada por um membro da famlia que viva com a vtima. As agresses domsticas incluem: abuso fsico, sexual e psicolgico, a negligncia e o abandono. Violncia moral - ao destinada a caluniar, difamar ou injuriar a honra ou a reputao da mulher. Violncia patrimonial - ato de violncia que implique dano, perda, subtrao, destruio ou reteno de objetos, documentos pessoais, bens e valores. Violncia psicolgica ao ou omisso destinada a degradar ou controlar as aes, comportamentos, crenas e decises de outra pessoa por meio de intimidao, manipulao, ameaa direta ou indireta, humilhao, isolamento ou qualquer outra conduta que implique prejuzo sade psicolgica, autodeterminao ou ao desenvolvimento pessoal. Violncia sexual ao que obriga uma pessoa a manter contato sexual, fsico ou verbal, ou a participar de outras relaes sexuais com uso da fora, intimidao, coero, chantagem, suborno, manipulao, ameaa ou qualquer outro mecanismo que anule ou limite a vontade pessoal. Considera-se como violncia sexual tambm o fato de o agressor obrigar a vtima a realizar alguns desses atos com terceiros. Consta ainda do Cdigo Penal Brasileiro: a violncia sexual pode ser caracterizada de forma fsica, psicolgica ou com ameaa, compreendendo o estupro, a tentativa de estupro, a seduo, o atentado violento ao pudor e o ato obsceno. Fases da violncia domstica

As fases da situao de violncia domstica compem um ciclo que pode se tornar vicioso, repetindo-se ao longo de meses ou anos. Primeiro, vem a fase da tenso, que vai se acumulando e se manifestando por meio de atritos, cheios de insultos e ameaas, muitas vezes recprocos. Em seguida, vem a fase da agresso, com a descarga descontrolada de toda aquela tenso acumulada. O agressor atinge a vtima com empurres, socos e pontaps, ou s vezes usa objetos, como garrafa, pau, ferro e outros. Depois, a vez da fase da reconciliao, em que o agressor pede perdo e promete mudar de comportamento, ou finge que no houve nada, mas fica mais carinhoso, bonzinho, traz presentes, fazendo a mulher acreditar que aquilo no vai mais voltar a acontecer. muito comum que esse ciclo se repita, com cada vez maior violncia e intervalo menor entre as fases. A experincia mostra que, ou esse ciclo se repete indefinidamente, ou, pior, muitas vezes termina em tragdia, com uma leso grave ou at o assassinato da mulher. Homens e a violncia contra a mulher A violncia muitas vezes considerada como uma manifestao tipicamente masculina, uma espcie de instrumento para a resoluo de conflitos. Os papis ensinados desde a infncia fazem com que meninos e meninas aprendam a lidar com a emoo de maneira diversa. Os meninos so ensinados a reprimir as manifestaes de algumas formas de emoo, como amor, afeto e amizade, e estimulados a exprimir outras, como raiva, agressividade e cimes. Essas manifestaes so to aceitas que muitas vezes acabam representando uma licena para atos violentos. Existem pesquisas que procuram explicar a relao entre masculinidade e violncia atravs da biologia e da gentica. Alm da constituio fsica mais forte que a das mulheres, atribui-se a uma mutao gentica a capacidade de manifestar extremos de brutalidade e at sadismo. A aprovao da Lei Maria da Penha (Lei 11.340 de 07 de agosto de 2006) foi uma resposta do Congresso Nacional s expectativas da sociedade. Em 2005, a pesquisa do DataSenado revelou que 95% das entrevistadas desejavam a criao de uma lei especfica para proteger as mulheres contra a violncia domstica. Em 2007, mesmo sem ter tido reflexo direto na diminuio dos casos de abuso, de acordo com 54% das entrevistadas a existncia da Lei um mecanismo institucional capaz de proteger total ou parcialmente as mulheres. A Secretaria Municipal de Sade participa efetivamente da rede de assistncia s vtimas de violncia. Esta rede composta por instituies governamentais e no governamentais e sociedade civil que apia a vtima em suas especificidades Onde encontrar este servio Servio de Ateno s Vtimas de Violncia Sexual SAVVIS Maternidade Moura Tapajoz Fone 3216-8158/8767 Ramal 29 End. Av. Brasil s/n Compensa I

Delegacia da Mulher Fone: 3236-7012 Avenida Mario Ypiranga Monteiro, 3395 Parque 10 INDICADORES DE SADE DA MULHER Razo de Exames Citopatolgico Crvico-Vaginais na Faixa 1 Etria de 25 A 59 Anos em relao populao-alvo, em determinado local, por ano. Percentual de tratamento/seguimento no nvel ambulatorial das 2 leses precursoras do cncer de colo do tero (Leses De Alto Grau Nic Ii E Nic Iii), em determinado local e ano. 3 Percentual de Amostras Insatisfatrias de Exames Citopatolgicos Proporo de nascidos vivos de mes com 4 ou mais consultas de 4 pr-natal. Proporo de nascidos vivos por cesria segundo ano, ms e 5 quadrimestre do nascimento. 6 Taxa de Mortalidade Materna por 100 mil nascidos vivos. ESTRATGIA PARA O ALCANCE DOS INDICADORES

Captao precoce das gestantes Humanizao nos servios Reconduo das gestantes faltosas s Unidades de Sade Intensificao das aes educativas, inclusive para familiares Alimentao regular dos sistemas de informao oficiais Capacitao das equipes para alimentao dos sistemas de informao Organizao da rede de ateno integral gestante Educao Permanente Realizar campanhas Implementar o Comit Municipal de Preveno do bito Materno Melhorar a notificao do bito materno e infantil Adoo de prticas baseadas em evidncias cientficas

Fale conosco rea Tcnica de Sade da Mulher 3642-9997 Conselho Municipal de Sade: 0800-2808485 Distrito Norte: 3581- 4282 Distrito Leste: 3681- 9494 Distrito Oeste: 3216 7750 Distrito Sul: 3215 2916

Avenida Mrio Ypiranga N 1695 Adrianpolis - Mapa Cep 69057-002 Telefone: 3236-8092/3632-2536 Atendimento (sede): 08h s 13h. 2012 - Secretaria Municipal de Finanas, Planejamento e Tecnologia da Informao SEMEF Todos os Direitos reservados. Desenvolvido pela Subsecretaria de Tecnologia da Informao - SUBTI. Visualizado corretamente em Mozilla Firefox 4, < Safari 5, Internet Explorer 8 ou superiores.

Das könnte Ihnen auch gefallen