Sie sind auf Seite 1von 7

POLCIA MILITAR DA BAHIA

COMANDO DE OPERAES PM

Salvador Bahia Salvador, 03 de maro de 2009 Protocolo de atuao da PMBA nos eventos realizados em Praas Desportivas

PROTOCOLO DE ATUAO EM PRAAS DESPORTIVAS

O Futebol, como esporte predileto do brasileiro, encontra-se profundamente enraizado na cultura da sociedade baiana, passando o entretenimento, a fazer parte da prpria vida do povo em geral. Tal fato faz do baiano um verdadeiro amante desse desporto, cuja paixo se configura em um verdadeiro vnculo do povo com o jogo, levando multides aos estdios da capital e do interior baiano. De igual maneira, porm de forma menos intensa, os demais esportes da predileo baiana (boxe, voleibol, etc.), de caractersticas variadas, notadamente desenvolvidas em praas desportivas diversas, tambm congregam de forma intensa, pblico certo e heterogneo, concentrando massa humana de assistncia considervel. Em face dessa realidade, e do bojo de detalhes e pormenores que circundam esses eventos, faz-se necessrio, a atuao da Polcia Militar de forma organizada, planejada e padronizada, com o fito de: 1 Atuar de forma preventiva na preservao segurana pblica, e por via de consequncia, da vida e da incolumidade fsica dos assistentes e torcedores, antes, durante e aps a realizao dos eventos, adotando para tanto, as medidas necessrias cautelares necessrias. 2 Garantir, mesmo que minimamente, a fluidez da circulao viria, mitigando os efeitos impactantes dos pontos atrativos de trnsito, evitando: congestionamentos, acidentes e conflitos entre condutores de veculos nas malhas virias circundantes s praas desportivas.

Continuao do Protocolo de Atuao em Praas Desportivas

fl.02

1. PLANEJAMENTO
a. Para fins de planejamento, os eventos desportivos, devero ser classificados da seguinte maneira: 1) Grande Porte; 2) Mdio Porte; 3) Pequeno Porte. b. A classificao dos eventos e a estimativa do efetivo a ser empregado no policiamento, devero preceder o planejamento operacional e, sofrer a ao de inmeros fatores variveis, tais como: 1) Importncia do evento; 2) Natureza da disputa a ser realizada; 3) Influncia do momento histrico vivido pela sociedade; 4) Peculiaridades do local e da OPM responsvel pelo policiamento; 5) Tipo e quantidade de pblico, etc. c. Levando-se em considerao a realidade da sede onde est situada a praa desportiva, bem como as variveis acima citadas, fica estabelecido o seguinte rol exemplificativo para nortear o planejamento: 1) Eventos de grande porte aqueles que comportarem um pblico acima de 20.000 assistentes; 2) Eventos de mdio porte aqueles com previso de pblico acima de 10.000, e at 20.000 assistentes; 3) Eventos de pequeno porte aqueles com previso de pblico de at 10.000 assistentes.
4)

Para os eventos classificados como de grande porte, o efetivo total a ser empregado ser varivel de 600 a 800 PM, a depender dos fatores de influncia que envolvam o evento, cabendo o comandamento do policiamento obrigatoriamente a um oficial superior.

5)

Para os eventos caracterizados como de mdio porte, o efetivo total a ser empregado ser varivel de 300 a 600 PM, a depender dos fatores de influncia que envolvam o evento, cabendo o comandamento do policiamento, no mnimo, a um oficial intermedirio.

Continuao do Protocolo de Atuao em Praas Desportivas

fl.03

6) Para os eventos caracterizados como de pequeno porte, o efetivo total a ser empregado ser varivel de 150 a 300 PM, a depender dos fatores de influncia que envolvam o evento, cabendo o comandamento do policiamento preferencialmente a um oficial intermedirio, e em casos devidamente justificados e autorizados, a um oficial subalterno. d. O Planejamento Operacional dever contemplar sempre os seguintes itens: 1) Escalo de comando e escalo subordinado; 2) Disposio do policiamento da parte interna da praa desportiva; 3) Efetivo para as salas de segurana, monitoramento e/ou de sonorizao; 4) Pessoal paisana, em traje padronizado para conteno e retirada de assistentes invasores da arena principal (gramado, etc.); 5) Segurana para os pontos sensveis da praa: vestirios, posto mdico, etc.; 6) Policiamento velado; 7) Disposio adequada do policiamento da parte externa da praa; 8) Segurana das instalaes de gerao de energia eltrica; 9) Patrulhamento externo praa desportiva. 10) Tratamento, custdia e destinao de presos e detidos; 11) Procedimentos para atuao em situaes de pnico e crise, tais como: tomada de refns, falso alarma, etc.; 12) Procedimentos para atuao em situaes de sinistros, tais como: incndios, desabamentos, exploses, etc.; 13) Procedimentos para evacuao da praa, com detalhamento de rotas de fuga independentes, para assistentes e atletas ou artistas; 14) Procedimentos nos casos de invaso da arena (gramado, palco, etc.); 15) Isolamento dos guarda-corpos laterais na parte interna da praa; 16) Isolamento e segurana dos portes de acesso; 17) Procedimentos para atuao em ocorrncias envolvendo militares, policiais civis, policiais federais, imprensa e autoridades; 18) Locais de acesso e estacionamento de viaturas e veculos oficiais; 19) Acompanhamento da massa ao trmino do evento at a disperso total.

Continuao do Protocolo de Atuao em Praas Desportivas

fl.04

20) Ponto de Reunio e disperso de tropa; sala de meios (ainda que mvel), ligao, logstica, proviso, meios de comunicao, uniformizao da tropa; 21) Considerando o princpio da responsabilidade territorial, o comando do policiamento caber a Unidade Operacional da rea onde se encontra a praa desportiva, salvo em eventos considerados de grande porte, onde poder ser designado pelo Comando de Policiamento Regional responsvel um Tenente Coronel; 22) Havendo necessidade, a Unidade Operacional responsvel, seguindo o escalo de comando, dever solicitar o apoio de Unidade Especializada para atuar no interior do gramado, visando atender ao trio de arbitragem, e, para conter possvel invaso de campo.

2. EXECUO
a. Aspectos Gerais: 1) O policiamento interno e externo (salvo policiamento especializado, de escolta e trnsito) dever estar escalado em patrulhas, com efetivo mnimo de 04 (quatro) PM, e sob comando. 2) As patrulhas devero estar numeradas e devidamente identificadas com colete alfanumrico, e devero atuar tecnicamente, em conformidade com o protocolo de atuao de patrulhas em vigor na Corporao. 3) O policiamento dever prover a escolta das delegaes, artistas, arbitragem, etc., bem como das torcidas organizadas, variando o aparato, a depender das caractersticas que envolvam o evento, e o pblico a ser escoltado. 4) O uniforme a ser utilizado pelo policiamento ser o oitavo, com capacete; 5) Os Oficiais usaro pistola Cal. .40 ou 380; os Sargentos Cmt de patrulhas pistola Cal. .40 ou 380, ou ainda, revolver; os Soldados componentes de patrulhas devero portar tonfa ou basto policial, no devendo portar qualquer tipo de armamento, salvo se estiver na condio de comandante de patrulha ou em barreira de trnsito. 6) Equipamentos: a) Cinto de equipamentos (coldre fechado e algemas); b) Identificadores das patrulhas; c) Hand talkies (HT); d) Capa impermevel, se necessrio.

Continuao do Protocolo de Atuao em Praas Desportivas

fl.05

7) Os presos sero conduzidos para o posto policial estruturado para este fim nas dependncias internas do estdio, no existindo tal espao, dever ser conduzido a delegacia de polcia responsvel; 8) As crianas e adolescentes em conflito com a lei devero ser dispensados os tratamentos legais, observando-se o que preceitua o Estatuto da Criana e do Adolescente; 9) O policiamento tambm dever atender no que lhe couber, o teor da Lei 10.671, de 15 de maio de 2003 (Estatuto do Torcedor), com predominncia para tais aspectos, sem prejuzo de outros: a) O torcedor tem direito a segurana nos locais onde so realizados os eventos esportivos antes, durante e aps a realizao das partidas; b) Ser assegurado acessibilidade ao torcedor portador de deficincia ou com mobilidade reduzida; c) A presena de agentes pblicos de segurana, devidamente identificados, responsveis pela segurana dos torcedores dentro e fora dos estdios e demais locais de realizao de eventos esportivos.
10) Nos casos de sinistros, o policiamento dever:

a) Auxiliar a evacuao do local; b) Isolar a rea afetada; c) Atuar em parceria com os brigadistas da praa; d) Acionar o Corpo de Bombeiros; b. O policiamento interno dever: 1) Ocupar os espaos previamente delimitados em escala, deles deslocando, apenas mediante ordem ou para atendimento de ocorrncia.
2) Deslocar, mantendo sempre a unidade da patrulha, sendo vedado o deslocamento do

PM isolado, inclusive na funo de comando do policiamento, que dever estar sempre acompanhado de, no mnimo, uma patrulha. 3) Garantir a permanncia de porteiros nas sadas de emergncia, munidos com chaves dos portes durante os eventos. 4) Apoiar em fora, os responsveis pelo evento, para fazer vigorar as decises administrativas, sempre dentro dos parmetros legais.

Continuao do Protocolo de Atuao em Praas Desportivas

fl.06

5) Evitar o porte de garrafas, objetos cortantes e latas, em meio aos assistentes. 6) Manter o isolamento da arena, o isolamento de torcidas diversas, a segurana da arbitragem e o isolamento dos pontos notveis e sensveis da praa. 7) Atuar em ocorrncias, observando obrigatoriamente, os princpios de:
a)

Segurana;

b) Superioridade numrica; c) Unidade de comando; d) Rapidez; e) Ao vigorosa; respeitando-se o uso progressivo da fora, amparado pelos princpios da: legalidade, necessidade e da proporcionalidade; c. O policiamento externo dever: 1) Prevenir a atividade de cambistas. 2) Prevenir a atividade de guardadores de veculos. 3) Proceder precurso e varredura na praa antes do evento. 4) Impedir a entrada de fogos de artifcio no autorizados, bebidas de forma clandestina, e drogas em geral. 5) Proceder a busca pessoal ligeira no pblico, no momento de ingresso no praa, na parte interna, ou externa, conforme estrutura da entrada. 6) Manter desobstrudas todas as entradas e sadas da praa desportiva (portes, reas de fuga, reas de descarga, pontos de nibus, etc.) com vedao ao estacionamento nessas reas e com transferncia de ambulantes se necessrio. 7) Manter controle sobre as reas que possuam exposio de resduos slidos, evitando o possvel uso desse material como armas. 8) Isolar as reas externas praa, livrando-a de veculos e obstculos que possam impedir a fuga de torcedores em caso de possveis sinistros, em um raio de extenso proporcional estrutura da praa, e s caractersticas do evento, mensurado de forma prvia no planejamento. 9) Permitir o estacionamento de veculos oficiais, de imprensa e os credenciados e autorizados pelos organizadores do evento, apensa em local previamente definido. 10) Acompanhar o deslocamento da massa, ao trmino do evento, mantendo a separao de torcidas.

Continuao do Protocolo de Atuao em Praas Desportivas

fl.07

d. Concernente ao Trnsito o policiamento dever: 1) Apoiar o rgo municipal de trnsito no que lhe couber, ou mesmo, montar estrutura adequada, na ausncia deste, voltada para a compensao de vetores de defasagem viria e segurana de deslocamento do torcedor, otimizando os meios disponveis, com montagem de PCTRANs tanto para controle de trfego, quanto para a abordagem de veculos diversos. 2) Proceder a reduo de velocidade nos trechos virios mais prximos dos acessos da praa, e naqueles em que tal procedimento se fizer necessrio; 3) Garantir travessia de pista em segurana para os pedestres, ampliando as zonas de isolamento alm das reas zebradas, se necessrio for, inclusive assumindo o controle mecnico da sinalizao semafrica, substituindo-a pelo uso de gestos e comandos por apito. 4) Manter, ou alterar a localizao original dos pontos de embarque e desembarque de nibus nas proximidades da praa desportiva, a depender da dinmica do evento e da mobilidade dos torcedores. Salvador, 03 de maro de 2009. Pedro Nascimento Boaventura Cel PM Comandante de Operaes PM

Das könnte Ihnen auch gefallen