Sie sind auf Seite 1von 57

LABORATRIO DE CINCIAS

(ICE002)

PRTICAS EM QUMICA
Juiz de Fora, 1 Semestre 2012

NDICE GERAL

01 INTRODUO AO LABORATRIO DE CINCIAS ........................................................................... 1

02 CONDUTIVIDADE ELTRICA DAS SOLUES ................................................................................ 9

03 ELETROQUMICA PILHAS......................................................................................................... 15

04 ELETROQUMICA ELETRLISE ................................................................................................. 21

05 DETERMINAO DO CALOR ESPECFICO DOS LQUIDOS........................................................... 28

06 PODER CALRICO DOS ALIMENTOS .......................................................................................... 32

07 TITULAO CALORIMTRICA ..................................................................................................... 37

08 ESCALA DE PADRES ................................................................................................................. 41

09 COLORMETRO DETERMINAO DA CONCENTRAO DE SOLUES ................................... 46

10 FLUORESCNCIA E ESTRUTURA ATMICA................................................................................. 51

____________________________________________________Introduo ao Laboratrio de Cincias Qumica

01 INTRODUO AO LABORATRIO DE CINCIAS


1 SEGURANA QUMICA EM LABORATRIO Para tirar o mximo de proveito de um laboratrio, voc deve seguir alguns princpios bsicos, principalmente porque isso resulta em segurana para voc e para as pessoas que esto compartilhando este ambiente de trabalho. necessrio que todos os usurios conheam e pratiquem determinadas regras, desde o primeiro instante que pretenderem permanecer em um laboratrio. As instrues abaixo so importantes em qualquer momento do seu Curso, portanto todas as vezes que voc entrar em um laboratrio de qumica siga corretamente as regras aqui mencionadas. So regras simples, fceis de memorizar e de seguir: Indumentria Apropriada

Avental (Jaleco) de mangas compridas, longos at os joelhos, com fios de algodo na composio do tecido, em maior proporo. Cala comprida de tecido no inteiramente sinttico. Sapato fechado, de couro ou assemelhado. culos de segurana. Luvas

Equipamentos de Proteo Individual (EPI) avental, luvas, proteo facial/ocular e proteo respiratria. Indumentria Proibida

Bermuda ou short ou mini-saia Sandlia, Chinelo, Sapato aberto. Uso de lentes de contato. Uso de braceletes, pulseiras, correntes, bons ou outros adereos. Avental de nylon ou 100% polister.

Faa no Laboratrio

Lave as mos antes de iniciar seu trabalho.


1

____________________________________________________Introduo ao Laboratrio de Cincias Qumica

Lave as mos entre dois procedimentos. Lave as mos antes de sair do laboratrio. Certifique-se da localizao do chuveiro de emergncia, lava-olhos, e suas operacionalizaes. Conhea a localizao e os tipos de extintores de incndio no laboratrio. Conhea a localizao das sadas de emergncias.

No Faa no Laboratrio

Fumar Comer Correr Beber Sentar ou debruar na bancada Sentar no cho No use cabelo comprido solto No (ou evite) trabalhar solitrio no laboratrio No manuseie slidos e lquidos desconhecidos apenas por curiosidade

Com os cidos

Adicione sempre o cido gua; nunca faa o inverso.

Com Bicos de Gs

Feche completamente a vlvula de regulagem de altura de chama. Abra o registro do bloqueador da linha de alimentao. Providencie uma chama piloto e aproxime do bico de gs. Abra lentamente a vlvula de regulagem de altura de chama at que o bico de gs ascenda. Regule a chama.

Com Solues

Importante: Cerca de 80% das solues qumicas concentradas so nocivas aos organismos vivos, principalmente se ministradas por via oral.
2

____________________________________________________Introduo ao Laboratrio de Cincias Qumica

No transporte solues em recipientes de boca larga, se tiver que efetu-lo por certa distncia, triplique sua ateno durante o percurso e solicite a um colega que o acompanhe.

No leve boca qualquer reagente qumico, nem mesmo o mais diludo. Certifique-se da concentrao e da data de preparao de uma soluo antes de us-la. No pipete, aspirando com a boca, lquidos custicos, venenosos ou corantes, use pera de segurana. No use o mesmo equipamento volumtrico para medir simultaneamente solues diferentes. Volumes de solues padronizadas, tiradas dos recipientes de origem e no utilizadas, devem ser descartados e no retornados ao recipiente de origem.

Com Slidos e Lquidos

O descarte dever ser efetuado em recipientes apropriados separando-se o descarte de orgnicos de inorgnicos. Cuidados com Aquecimento, incluindo: Reao exotrmica, chama direta, resistncia eltrica e banho-maria. No aquea bruscamente qualquer substncia. Nunca dirija a abertura de tubos de ensaio ou frascos para si ou para outrem durante o aquecimento. No deixe sem o aviso "cuidado material aquecido", equipamento ou vidraria que tenha sido removida de sua fonte de aquecimento, ainda quente e deixado repousar em lugar que possa ser tocado inadvertidamente.

Manuseio e Cuidados com Frasco de Reagentes

Leia cuidadosamente o rtulo do frasco antes de utiliz-lo, habitue-se a l-lo, mais uma vez, ao peg-lo, e novamente antes de us-lo. Ao utilizar uma substncia slida ou lquida dos frascos de reagentes, pegue-o de modo que sua mo proteja o rtulo e incline-o de modo que o fluxo escoe do lado oposto ao rtulo.

____________________________________________________Introduo ao Laboratrio de Cincias Qumica

Muito cuidado com as tampas dos frascos, no permita que ele seja contaminada ou contamine-se. Se necessrio use o auxlio de vidros de relgio, placas de Petri, etc. para evitar que isso acontea.

Ao acondicionar um reagente, certifique-se antes da compatibilidade com o frasco, por exemplo, substncias sensveis luz, no podem ser acondicionadas em embalagens translcidas.

No cheire diretamente frascos de nenhum produto qumico, aprenda esta tcnica e passe a utiliz-la de incio, mesmo que o frasco contenha perfume. Os cuidados com o descarte de frascos vazios de reagentes no devem ser menores que os cuidados com o descarte de solues que eles do origem. Cuidados com Aparelhagem, Equipamentos e Vidrarias Laboratoriais: antes de iniciar a montagem, inspecione a aparelhagem, certifique-se de que ela esteja completa, intacta e em condies de uso.

No utilize material de vidro trincado, quebrado ou com arestas cortantes. No seque equipamentos volumtricos utilizando estufas aquecidas ou ar comprimido. No utilize tubos de vidro, termmetros em rolha, sem antes lubrific-los com vaselina e proteger as mos com luvas apropriadas ou toalha de pano.

2 RECONHECIMENTOS DE ALGUNS MATERIAIS Antes de iniciar qualquer experimento em um laboratrio qumico, importante reconhecer os equipamentos disponveis, conhecer seu funcionamento, indicao de uso e a maneira correta de manuse-lo. A grande maioria dos equipamentos utilizados nos laboratrios de qumica de vidro, portanto necessrio muito cuidado ao manuse-los. Estes podem ser de vidro comum, pirex ou de quartzo fundido. A seguir apresentaremos alguns dos equipamentos e vidrarias bsicos que sero utilizados rotineiramente no laboratrio de qumica da disciplina de Laboratrio de Cincias, e as funes de cada um destes. Os alunos que seguirem no Curso de Qumica tero oportunidade, em outra disciplina, de conhecerem a grande maioria

____________________________________________________Introduo ao Laboratrio de Cincias Qumica

dos equipamentos e vidrarias de uso dirio no desenvolvimento de experimentos relacionados qumica.

Vidrarias: Tubos de ensaio: utilizados para realizao de reaes qumicas em pequena escala, principalmente testes qualitativos. Podem ser aquecidos em movimentos circulares diretamente sob a chama do Bico de Bunsen. Tubos de ensaio devem ser aquecidos de forma que a
extremidade aberta no esteja virada para uma pessoa.

Bquer: utilizado para dissolver uma substncia em outra, preparar solues em geral, aquecer lquidos, dissolver substncias slidas e realizar reaes. Basto de vidro/baqueta: utilizado para agitao de solues e de lquidos, na dissoluo de slidos, no auxlio para transferncia de lquidos de um recipiente para outro e etc. Pipeta volumtrica: utilizada para medir, com grande preciso, um volume fixo de lquidos. No pode ser aquecida. Equipamento calibrado. Erlenmeyer: devido ao seu gargalo estreito, utilizado para dissolver substncias, agitar solues e aquecer lquidos sobre a tela de amianto. Integra vrias montagens como filtraes, destilaes e titulaes. Utensilios gerais: Suporte para tubos de ensaio: utilizado para sustentao de tubos de ensaio.

____________________________________________________Introduo ao Laboratrio de Cincias Qumica

Pipetador de borracha ou pra: utilizado para encher pipetas por suco, principalmente no caso de lquidos volteis, irritantes ou txicos.

Pina de madeira: utilizada para segurar tubos de ensaio. Pipeta graduada: utilizada para medida de volumes variveis de lquidos com boa preciso dentro de uma determinada escala. No pode ser aquecida. Equipamento calibrado. Proveta: utilizada para medir volumes de lquidos sem grande preciso.

Alguns equipamentos: Balana: utilizado para determinao de massa. As balanas mais comuns so mecnicas ou eletrnicas. As balanas mecnicas mais precisas tm sua sensibilidade restrita a uma ordem de grandeza de 0,01g. As eletrnicas podem ter preciso de 0,0001g. Em ambos os casos, a capacidade mxima de uma balana no ultrapassa muito o limite de 10000 ou 20000 vezes o valor da sensibilidade. Em todas as balanas, pesagens prximas da capacidade mxima acarretam erros de tendncia, alm da reduo da vida til do instrumento. Para boa utilizao, devem estar niveladas e ter manuteno e calibrao peridica.

____________________________________________________Introduo ao Laboratrio de Cincias Qumica

Piseta ou frasco lavador: utilizado para lavagem de diversos materiais. Normalmente contm gua destilada, mas outros solventes podem tambm ser armazenados. Esptula: utilizada para transferncia de substncias slidas. Bico de Bnsen: utilizado como fonte de calor destinada ao aquecimento de materiais no inflamveis. Possui como combustvel normalmente o Gs Liquifeito de Petrleo (G.L.P.) constitudo de butano e propano e como comburente o gs oxignio do ar atmosfrico que em proporo otimizada permite obter uma chama de alto poder energtico.
Zona redutora Zona oxidante Zona neutra

Tubo Anel de regulagem do ar Mangueira Base

Possui na sua base um regulador de entrada de ar, a chama torna-se amarela e relativamente fria (com temperatura mais baixa). A esta temperatura a combusto incompleta. Com o aumento da entrada de ar a chama torna-se azul, mais quente e forma-se um cone interior distinto, mais frio. Zona neutra: uma zona interna prxima da boca do tubo, limitada por uma "camada" azulada que contm os gases que ainda no sofreram combusto. a regio de menor temperatura da chama (300 C a 530 C). Zona redutora: uma zona intermediria, luminosa, que fica acima da zona neutra e forma um pequeno "cone", onde se inicia a combusto do gs. Nesta zona forma-se monxido de carbono, que se decompe por ao do calor dando origem a pequenas
7

____________________________________________________Introduo ao Laboratrio de Cincias Qumica

partculas de carbono, que, sendo incandescentes, do luminosidade chama e espalham-se sobre a tela de amianto na forma de "negro de fumo". Regio da chama de temperatura intermediria (530 C a 1540 C). Zona oxidante: zona externa de cor violeta-plido, quase invisvel, que compreende toda a regio acima e ao redor da zona redutora. Os gases que so expostos ao ar sofrem combusto completa, formando gs carbnico e gua. Regio de maior temperatura (1540 C).

_______________________________________________________________Condutividade Eltrica das Solues

02 CONDUTIVIDADE ELTRICA DAS SOLUES

1 INTRODUO

Condutividade eltrica () definida como a capacidade de um material conduzir corrente eltrica. A pode ser descrita como sendo o inverso da resistividade eltrica (). No SI Sistema Internacional de Unidades, medida em siemens/metro (S.m-1). Nos materiais slidos h, basicamente, trs classificaes de acordo com a facilidade com que conduzem uma corrente eltrica: condutores, semicondutores e isolantes. Metais so bons condutores, tipicamente tendo condutividades da ordem de 107 S.m-1. No outro extremo esto os materiais com condutividades muito baixas, situando-se entre 10-10 e 10-20 S.m-1; estes so classificados como isolantes eltricos. Materiais com condutividades intermedirias, geralmente entre 106 a 10-4 S.m-1, so denominados semicondutores. Na Tabela abaixo, h a descrio da para alguns metais e solues. Tabela de Condutividades Eltricas Material Prata Cobre puro Ouro Alumnio Zinco Nquel Ferro puro gua do Mar gua potvel gua destilada Condutividade (Sm-1) 62,5x106 60 x 106 45,2 x 106 37,8x106 17,8x106 10,4x106 10,2x106 4,8 5x10-2 a 10-4 5,5x10-6

_______________________________________________________________Condutividade Eltrica das Solues

Substncias puras metlicas, tanto no estado slido quanto fundidas promovem a condutividade eltrica. Porm, no somente os metais e algumas ligas podem conduzir corrente-eltrica. H outras substncias, que dependendo de seu estado fsico, tambm podem conduzir corrente. Uma substncia pura inica no estado slido, usualmente no conduz corrente eltrica, porm pode ser condutora caso seja fundida ou, sofra ionizao em soluo aquosa. No caso de ionizao, os ons formados so chamados de eletrlitos, pois so estes ons (cargas positivas e negativas) que faro a corrente eltrica passar pela soluo aquosa. Eletrlito toda a substncia que, dissociada ou ionizada, origina ons positivos (ctions) e ons negativos (nions), pela adio de um solvente ou aquecimento. Desta forma torna-se um condutor de eletricidade.

AB

A + + B-

Em um meio de elevada constante dieltrica, tal como a gua, os eletrlitos dissociam-se em ctions e nions. Estes, ento, se movimentam simultaneamente e em direes opostas na soluo eletroltica, o que estabelecer a corrente eltrica. Pode-se observar que existe uma total ou parcial dissociao inica, dependendo da constante de dissociao inica do eletrlito. Uma questo interessante que surge no estudo da conduo de eletricidade que alguns materiais em determinadas condies fsicas no conduzem eletricidade. Entretanto, alterando-se estas condies o mesmo material pode passar a conduzir eletricidade. Um exemplo simples a ser considerado o sal de cozinha, NaCl. Este sal na temperatura ambiente um pssimo condutor de eletricidade, sendo caracterizado como um isolante. Entretanto, basta fundi-lo ou dissolv-lo em gua para que se perceba uma elevada taxa de conduo de eletricidade. Fenmenos como este levaram cientistas do sculo passado a questionarem se o mecanismo de conduo de eletricidade em metais era o mesmo observado, por exemplo, no NaCl. O primeiro a sugerir que os mecanismos de conduo eram completamente distintos foi Arrhenius. Entre 1880 e 1890, Arrhenius, estudando a condutividade eltrica de solues cidas, sugeriu que o mecanismo de conduo eltrica em determinadas substncias ocorria devido a migrao de ons e no de eltrons como nos condutores metlicos. Esta hiptese abriu as portas para uma srie de desenvolvimentos sobre a condutividade eltrica e deu o prmio Nobel de qumica Arrhenius em 1903 pela teoria eletroltica da dissociao. 10

_______________________________________________________________Condutividade Eltrica das Solues

Vrios tipos de montagens podem ser feitas para estudar, experimentalmente, a condutividade eltrica das solues. A Figura 1 mostra um tipo de montagem, com dois fios eltricos, uma lmpada, um suporte para a lmpada, dois eletrodos, um plug e um recipiente para colocar as solues a serem analisadas.

Lmpada 127V 7W

Figura 1 Ilustrao de uma montagem para estudar, experimentalmente, a condutividade eltrica das solues

2 OBJETIVOS - Verificar a condutividade eltrica de diferentes solues aquosas; - Fazer comparaes na condutividade eltrica dos diferentes eletrlitos; - Observar o efeito da natureza do solvente, do soluto e da concentrao deste ltimo sobre a condutividade do meio.

3 MATERIAIS

3.1 Equipamento: Circuito com uma lmpada de 127 V / 7W.

3.2 Reagentes: Sacarose Frasco para pesagem; NaCl Frasco para pesagem; 1L de soluo 0,10 mol/L de NaCl 5,845g em 1L. 11

_______________________________________________________________Condutividade Eltrica das Solues

3.3 Vidrarias por grupo: 2 Provetas 100 mL, basto de vidro, gua destilada, 7 bqueres 50 mL.

4 PROCEDIMENTOS

Experimento A: Condutividade inica em diferentes solues Em cada procedimento: --> Tire o sistema da tomada. Retire e lave os eletrodos; Anote suas observaes na Tabela 1 gua de torneira: Coloque 40 mL de gua de torneira em um bquer de 50 mL. Mergulhe os eletrodos, conecte o sistema na tomada e observe a lmpada; gua destilada: Coloque 40 mL de gua destilada no bquer de 50 mL, Mergulhe os eletrodos, conecte o sistema na tomada e observe a lmpada. Soluo aquosa de NaCl: Pese 0,50 g de cloreto de sdio em um bquer de 50 mL, adicione, cuidadosamente, 40 mL de gua destilada. Ainda com NaCl no dissolvido totalmente, verifique a condutividade inicial e acompanhe o aumento da condutividade at que o sal esteja totalmente dissolvido; Soluo aquosa de sacarose: Pese 1,0 g de sacarose em um bquer de 50 mL, adicione 40 mL de gua destilada e verifique a condutividade.

Tabela 1: Observaes referentes lmpada pela corrente transmitida por algumas solues.

Amostra 1 2 3 4

Substncia gua de torneira gua destilada Cloreto de sdio Sacarose

Observao

Experimento B: Condutividade eltrica em funo da concentrao. Em cada procedimento: --> Tire o sistema da tomada. Retire e lave os eletrodos; Anote suas observaes na Tabela 2 12

_______________________________________________________________Condutividade Eltrica das Solues

Soluo aquosa de NaCl: Coloque 40 mL de uma soluo de NaCl 0,10 mol/L em um bquer de 50 mL e verifique a condutividade; Coloque 10 mL de soluo de NaCl 0,10 mol L-1 na proveta de 100 mL e complete para 50 mL com gua destilada. Misture bem com auxlio do basto de vidro. Coloque 40 mL da soluo diluda de NaCl em um bquer de 50 mL e verifique a condutividade;

Repita o procedimento acima utilizando 10 mL de soluo de NaCl diluda para obter uma nova soluo. Verifique a condutividade; Calcule as novas concentraes, em mol/L, das solues de NaCl diludas e preencha a Tabela 2

Tabela 2: Observaes referentes lmpada pela corrente transmitida por algumas solues de NaCl de diferentes concentraes

Amostra 1 2 3

Concentrao da soluo de NaCl / mol L-1 0,10 1 diluio 2 diluio

Observao

Questes: 1- Defina: ligao inica e covalente, ionizao e dissociao inica. 2- A gua de torneira e a gua destilada possuem a mesma condutividade? Por qu? 3- Com base nos dados obtidos, as solues de cloreto de sdio e sacarose conduzem corrente-eltrica? Por qu? 4- Colocar em ordem crescente de potncia dissipada (luminosidade percebida) as substncias testadas (Tabela 1). 5. A concentrao da soluo de cloreto de sdio influi na intensidade luminosa da lmpada? Por qu?

13

_______________________________________________________________Condutividade Eltrica das Solues

Referncias Bibliogrficas: 1. D.F. Trindade, F.P. Oliveira, G.S.L. Banuth, J.G. Bispo, Qumica Bsica Experimental, 3 ed., Ed. cone, 2006. 2. Qumica & Sociedade, Coleo Nova Gerao, Editora Nova Gerao, Mdulo 3, 2004. 3. P. Atkins, J. de Paula, Fsico-Qumica, vol. 1, Editora LTC, 7a edio, 2002. 4. M.G. Constantino, G.V.J. Silva, P.M. Donate, Fundamentos de Qumica Experimental, Edusp, So Paulo, 2004. 5. J.M. Postma, J.L. Roberts, J.L. Hollenberg, Chemistry in the Laboratory, W.H.Freeman and Company, 6a ed., New York, 2004. 6. http://br.geocities.com/chemicalnet/arrhenius.htm, acessada dia 29/05/2009.

Descarte de resduos: Solues aquosas de NaCl e de sacarose so incuos ao meio ambiente e suas solues podem ser descartadas diretamente na pia, com excesso de gua corrente.

14

___________________________________________________________________Eletroqumica Pilhas

03 ELETROQUMICA PILHAS
1 INTRODUO
Um dos grandes marcos da eletroqumica ocorreu em 20 de maro de 1800 quando Alessandro Volta comunicou Royal Society of London, os resultados experimentais descrevendo a pilha eltrica. Na poca, a divulgao do invento despertou profundo interesse, tanto para o pblico leigo como para os cientistas. Em 1834, Michael Faraday, estabeleceu as leis da estequiometria eletroqumica. A relao quantitativa entre corrente eltrica e eventos qumicos associados foi uma das mais fortes evidncias que levou ao abandono definitivo do modelo de tomo indivisvel, postulado na poca por John Dalton. Embora as pilhas eltricas representem atualmente o meio mais popular e barato de produo de energia eltrica para aparelhos portteis, poucas pessoas associam seu funcionamento ocorrncia de reaes qumicas. Em uma pilha h, obrigatoriamente, uma espcie qumica que sofre oxidao agente redutor (causa reduo em outra espcie) e outra que sofre reduo o agente oxidante (causa a oxidao em outra espcie). No nodo, h migrao do nion e ocorrer a oxidao destas espcies. No ctodo, h migrao dos ctions e ocorrer reduo destas espcies. Porm, inversamente eletrlise, na pilha, o plo positivo (+) o ctodo e o plo negativo () o nodo. As reaes que so caracterizadas por transferncia de eltrons so conhecidas como reaes de xido-reduo. As reaes de xido-reduo ocorrem atravs de transferncia de eltrons com respectiva mudana nos nmeros de oxidao dos tomos envolvidos nas reaes. O nmero de oxidao (Nox) em compostos covalentes est relacionado a uma carga efetiva dos tomos em funo do ambiente eletrnico ao redor. No caso de ons, nos compostos inicos, os valores dos nmeros de oxidao correspondem s respectivas cargas dos ons. A seguir, so apresentadas algumas regras prticas para determinao do nmero de oxidao dos elementos:
em substncias simples zero. Por exemplo, Al, Fe, C, O2, H2, Cl2. Hidrognio geralmente +1 em seus compostos (H2O, H2SO4, NaOH), exceto nos hidretos metlicos, onde -1 (KH, CaH2);

15

___________________________________________________________________Eletroqumica Pilhas O oxignio geralmente -2 em seus compostos (H2O, H2SO4, NaOH, Cu(NO3)2), exceto nos perxidos, onde -1 (H2O2) e no OF2, +2; No composto inico, o elemento metlico tem o nmero de oxidao positivo (NaCl, K2SO4, MgF2); Nos compostos covalentes, atribui-se um nmero de oxidao negativo ao tomo mais eletronegativo (HCl, NH3, H2O); A soma algbrica dos nmeros de oxidao dos elementos num composto neutro zero; A soma algbrica dos nmeros de oxidao dos elementos constituintes de um on poliatmico, igual carga do on (PO 4 ,SO 4 ,Na+, Cl).
3 2

As reaes de xido-reduo que ocorrem espontaneamente compem a base de funcionamento das pilhas, onde uma reao qumica (de xido-reduo) gera uma corrente eltrica. As reaes de xido-reduo tambm podem ocorrer induzidas por uma fonte externa de energia, no processo que chamado de eletrlise. Oxidao de um elemento o aumento algbrico no seu nmero de oxidao numa reao qumica; corresponde perda de eltrons por parte desse elemento. Reduo de um elemento a diminuio algbrica no seu nmero de oxidao; corresponde ao ganho de eltrons por parte desse elemento. importante ter em mente que sempre que uma espcie se reduz, uma outra espcie se oxida. Vistas essas definies, pode-se concluir que agente redutor a espcie que provoca a reduo, e, portanto, se oxida. E agente oxidante a espcie que provoca a oxidao, e, portanto, se reduz. A Tabela de potenciais-padro de reduo (Eredo) uma importante ferramenta que permite prever qual ser o elemento que sofrer reduo e qual elemento sofrer oxidao em uma reao qumica.. Para fins prticos, o elemento que possui maior valor de potencial padro de reduo aquele que ir reduzir em uma reao de xido-reduo.

16

___________________________________________________________________Eletroqumica Pilhas

Os valores de Eredo so tomados tendo como referncia a reduo do on hidrognio (H+), a 25oC e 1,0 mol L-1, portanto, para a reao: 2H+ + 2e H2(g), E0=0,0V

A Tabela de Eredo para algumas espcies mostrada a seguir.


Tabela de Potenciais Padro de Reduo Semi=Reao (reduo) Semi=Reao (reduo) Ered0 Li+ (aq) + Li(s) K
+

Ered0 +0,13 +0,15 +0,34 +0,53 +0,68 +0,77 +0,80 +0,85 +0,92 +1,07 +1,23

2H+ (aq) + 2 H2(g) = 0,00 V (1atm, 1mol L1, 25oC) 3,05 Sn4+(aq) + 2 Sn2+(aq) 2,93 2,71 1,85 2,37 2,87 2,89 2,90 1.66 1,18 0,76 0,74 0,44 0,40 0,28 0,25 0,14 0,13 Cu Cu
2+ (aq) 2+ (aq)

K(s) (aq) + Na+ (aq) + Na(s) 2+ Be (aq) + 2 Be(s) 2+ Mg (aq) + 2 Mg(s) Ca Sr


2+ (aq)

+ Cu 2I(aq) +2H+(aq)

+ (aq)

+ 2 Cu(s)

I2(s) + 2 O2(g) + 2 H2O2(aq)

+ 2 Ca(s)

Fe3+(aq) + Fe2+ (aq) Ag Ag(s) (aq) + 2+ Hg2 (aq) + 2 2Hg(l) NO3(aq) + 4H+(aq) + 2
+

(aq) + 2 2+ Ba (aq) + 2 Al3+ (aq) + 3 Mn2+ (aq) + 2 Zn2+ (aq) + 2 Cr3+ (aq) + 3

2+

Sr(s) Ba(s) Al(s) Mn(s) Zn(s) Cr(s)

NO(g) + 2H2O Br2(aq) + 2 2Br(aq) O2(g) + 4H+(aq) + 4 2H2O MnO2(s) + 4H+(aq) + 2 Mn (aq) + 2H2O
2+

Fe2+ (aq) + 2 Fe(s) Cd2+ (aq) + 2 Cd(s) Co2+ (aq) + 2 Co(s) Ni2+ (aq) + 2 Ni(s) Sn2+ (aq) + 2 Sn(s) Pb2+ (aq) + 2 Pb(s)

+1,23 +1,33 +1,51

Cr2O72(aq) + 14H+(aq) + 6 2Cr3+(aq) + 7H2O MnO4(aq) + 8H+(aq) + 5 Mn2+(aq) + 4H2O

Os procedimentos aqui descritos pretendem mostrar de maneira simples algumas reaes espontneas de xido-reduo, bem como a produo de energia eltrica a partir de reaes qumicas.

2 OBJETIVOS
Abordar o conceito diferena de potencial de diferentes metais. Tambm objetivo desta experincia demonstrar ao aluno como construir clulas eletroqumicas em srie. 17

___________________________________________________________________Eletroqumica Pilhas

3 MATERIAIS E REAGENTES
10 bqueres de 50 mL; 2 lminas de zinco; 2 lminas de cobre; 2 lminas de alumnio; 2 cm de fita de magnsio; 3 fios multi cable com duplos terminais do tipo jacar; 40 mL de soluo CuSO45H2O (0,10 mol L-1); 40 mL de soluo ZnSO47H2O (0,10 mol L-1); 20 mL de soluo HCl (1,0 molL-1); Pisseta com gua destilada; 2 pontes salinas com soluo de KCl (3 molL-1); Palha de ao (Bombril) para limpeza das placas; Multmetro digital; Proveta de 25 mL; Papel para enxugar as placas. Para preparar as Solues: 0,5L CuSO4 5H2O (0,10 mol L-1): 12,484g em 0,5L de gua destilada; 0,5L ZnSO47H2O (0,10 mol L-1): 14,376g em 0,5L de gua destilada; 0,5L KCl (3,0 mol L-1): 111,90 g em 0,5L de gua destilada; 1L HCl (1,0 mol L-1): Diluir 84,0 mL de HCl 37% para 1L de gua destilada;

4 PROCEDIMENTO
Inicialmente, limpe todas as placas e as fitas dos metais com auxlio de palha de ao e gua destilada; 4.1. Deposio de Cobre: Em uma placa de cobre, gotejar duas gotas de gua destilada e sobre estas gotas, adicione uma gota da soluo de ZnSO4. Em uma placa de zinco, gotejar duas gotas de gua destilada e sobre estas gotas adicione uma gota de soluo de CuSO4; espere 1 minuto. Anote as

18

___________________________________________________________________Eletroqumica Pilhas

mudanas observadas nas placas metlicas; Seque as placas com papel, lave-as e seque-as novamente; 4.2. Oxidao do Magnsio: Em um bquer, adicione 10 mL de gua destilada e 1 cm de fita de magnsio; Em outro bquer, adicione 5 mL de soluo de HCl (1,0 mol L-1) e 1 cm de fita de magnsio; Observe e anote o que ocorre em ambos os bqueres. 4.3. Alumnio: Em uma placa de alumnio, gotejar trs gotas de soluo de HCl (1,0 mol L-1) e aguarde 5 minutos (ou at a soluo na placa apresentar evoluo de gs). Seque a placa com papel e gotejar duas gotas de soluo de CuSO4 sobre a regio da placa que continha soluo de HCl. Observe os resultados. Seque a placa com papel, lave-a e seque-a novamente; 4.4. Clula em Srie: Vide Figura 1. Coloque 4 bqueres em linha; nos 1 e 3 bqueres coloque 15 mL de soluo de CuSO4 e uma placa de cobre em cada bquer. Nos 2 e 4 bqueres coloque 15 mL de soluo de ZnSO4 e uma placa de zinco em cada bquer; Conecte a placa de zinco do 2 bquer placa de cobre do 3 bquer; Coloque as pontes-salinas entre o 1 e 2 e entre 3 e 4 bqueres; Mea a diferena de potencial entre o 1 e o 2 bqueres, depois entre o 1 e o 4 bqueres. Anote os valores na Tabela 1;

Figura 1: Esquema da pilha Cu/Zn

Tabela 1: Valores de DDP medidos para diferentes clulas/pilhas

Clula Cu//Zn

Experimental (V)

Literatura (V) +1,10

19

___________________________________________________________________Eletroqumica Pilhas

QUESTES
1. Qual a reao qumica que ocorre entre a placa de zinco e a soluo de CuSO4? 2. Qual a reao qumica que ocorre entre o magnsio metlico e a soluo cida? 3. Os potenciais medidos na pilha de Cu//Zn esto de acordo com os valores da literatura? 4. Qual seria o potencial medido em uma pilha Fe/Fe2+(aq)// Cu2+(aq)/Cu?

DESCARTE DE RESDUOS
- As solues podem ser descartadas normalmente na pia com gua corrente, pois os ons metlicos utilizados, em concentraes diludas, no apresentam danos ao meio-ambiente.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
1. QUMICA A Cincia Central, Brown, LeMay e Bursten, 9 Ed. Pearson, Cap.20 Eletroqumica 2. ECLTICA QUMICA, # 26, 2001 Construo de pilhas eltricas simples: Um experimento integrado de qumica e fsica, Autores: Luiz Antnio Andrade de Oliveira; Gisele Gomes Valle; Lus Andr Zanluqui

20

________________________________________________________________Eletroqumica Eletrlise

04 ELETROQUMICA ELETRLISE
1 INTRODUO
Eletrlise um processo que decompe substncias qumicas em seus elementos constituintes atravs do uso da eletricidade. De maneira resumida, procede-se primeiro decomposio (ionizao ou dissociao) do composto em ons e, posteriormente, com a passagem de uma corrente contnua atravs de uma soluo que contm estes ons, so obtidos os respectivos elementos qumicos. Em muitos casos, dependendo da substncia a ser eletrolisada e do meio em que este processo ocorre, alm de formar elementos pode ocorrer, tambm, a formao de novos compostos. O processo da eletrlise uma reao de oxirreduo no-espontnea, oposta quelas que ocorrem numa clula galvnica (pilha), portanto, ao invs de gerar corrente eltrica, uma eletrlise precisa da passagem de corrente eltrica para ocorrer. Assim como em uma pilha, no processo de eletrlise, h, obrigatoriamente, uma espcie qumica que sofre oxidao e outra que sofre reduo. No nodo, h migrao do nion e ocorrer a oxidao destas espcies. No ctodo, h migrao dos ctions e ocorrer reduo destas espcies. Porm, inversamente pilha, na eletrlise, o plo positivo (+) o nodo e o plo negativo () o ctodo. Vide Figura 1. As reaes de oxirreduo podem ser escritas como semi-reaes de oxidao (nodo) e de reduo (ctodo). Na eletrlise de uma soluo salina as semireaes qumicas podem ser escritas como: No nodo (+): 4OH-(aq) O2(g) + 2H2O + 4 No ctodo (): 4H2O(l) + 4 2H2(g) + 4OH-(aq) A equao global ser: 2H2O(l) 2H2(g) + O2(g) No nodo, a soluo ficar menos bsica e, no ctodo, a soluo ficar mais bsica. Estes fatos sero
Figura 1: Esquema de eletrlise

observados com a utilizao de indicadores cido-base[1]

[1] So substncias halocrmicas, ou seja, possuem diferentes cores em funo do pH. Ver material suplementar

21

________________________________________________________________Eletroqumica Eletrlise

Atravs de dados obtidos da eletrlise da gua possvel obter o valor da constante de Avogadro[2], cujo valor de 6,02214 x 1023 mol-1 , que a constante que indica o nmero de partculas por mol de uma substncia, informao fundamental para o entendimento de vrios conceitos em qumica. Experimentalmente, esta constante pode ser obtida atravs de mtodos como eletrlise, emisses radioativas, raios X, entre outros. Portanto, pode se calcular a constante de Avogadro utilizando-se das seguintes frmulas, constantes e converses: pV = nRT onde: p = presso atmosfrica (Pa); V = Volume do gs (m3); n = # mol do gs (mol); R = constante dos gases (8,3145 J/Kmol); T= temperatura (K); t = tempo (s); i = corrente eltrica em (A); Q = Quantidade de energia eltrica (C); n = # mol de eltrons (mol); = carga do eltron (C); N = # de eltrons(u.a.); NA = Cte de Avogadro (mol-1) converses:1 atm = 760 mmHg = 101.325Pa; 1,0 mL = 1,0m3; K = 273,15+oC Os procedimentos aqui descritos pretendem mostrar de maneira simples alguns processos de eletrlise de solues e de como os resultados obtidos podem ser utilizados para o calculo da constante de Avogadro. e Q=ixt e N = Q/ e NA = N/n

[2] Lorenzo Romano Amedeo Carlo Bernadette Avogadro di Quaregna e Cerreto, (09/08/1776
09/07/1856), Turin, Itlia.

22

________________________________________________________________Eletroqumica Eletrlise

2 OBJETIVOS
Abordar os conceitos de eletrlise e demonstrar ao aluno como calcular a constante de Avogadro dos dados obtidos. Conceitos de cidos, bases e hidrlise de sais tambm sero abordados.

3 MATERIAIS E REAGENTES
2 Provetas de 10 mL; 150 mL de soluo de Na2SO4 (0,10 mol L-1); com indicadores; 1 bquer de 100 mL; 2 fios de cobre (um preto e outro vermelho) com pontas desencapadas/jacars; 1 eletrodo de grafite; Pisseta com gua destilada; Fonte de Corrente Contnua; Cronmetro; Pina; Algodo;

23

________________________________________________________________Eletroqumica Eletrlise

4 PROCEDIMENTO
Inicialmente, ligue a fonte de corrente contnua e ajuste a tenso e a corrente para seus respectivos mximos. Preencha as provetas com soluo de Na2SO4 0,1 mol L-1 e feche-as com algodo e com os fios de cobre. A seguir, coloque as provetas de modo invertido dentro do bquer como descrito no esquema abaixo. Importante: Dentro das provetas no deve haver bolhas de ar e os fios nunca devem ficar fora das solues.
Esquema da montagem do experimento de eletrlise

4.1. Eletrlise com fios de Cobre: Conecte o fio de cobre preto no terminal () da Fonte de Tenso. A seguir, conecte o fio de cobre vermelho no terminal (+) e, imediatamente, acione o cronmetro. Verifique e anote os valores da DDP, em Volts e da Corrente, em A. Estes valores, especialmente o da corrente, podem variar, caso isto ocorra anote os novos valores de acordo com o tempo. O experimento deve ocorrer por 1 minuto apenas. A soluo contida no eletrodo positivo deve ser descartada em frasco apropriado, e o restante da soluo pode ser reutilizado. 4.2. Eletrlise com fio de Cobre e eletrodo de grafite: Lave na pia todo o material utilizado. Novamente, encha uma proveta com soluo de Na2SO4 (0,10 mol L-1) e feche-a com algodo. Na proveta, coloque o fio preto de cobre. A seguir, coloque a proveta de modo invertido dentro do bquer. Conecte o fio preto no terminal () da Fonte de Tenso e o terminal (+) da fonte ligado no eletrodo de grafite. Mergulhe o eletrodo de grafite na soluo. Imediatamente, acione o cronmetro. Verifique e anote os valores da DDP e de Corrente. Caso ocorra variao da corrente, anote os novos valores de acordo com o tempo. O experimento deve ocorrer at a formao de 5 mL de H2(g). A soluo de Na2SO4 (0,10 mol L-1) contm os indicadores fenolftalena e timolftalena. Esta soluo deve ter a cor inicial rosa.

24

________________________________________________________________Eletroqumica Eletrlise

Tabela 1: Dados experimentais da eletrlise Volume (mL) Tempo (s) 5,0 5,0 5,0

Corrente (A)

Cte Avogadro

QUESTES 1. Escreva as semi-reaes e as reaes globais que ocorrem nos plos (+) e (-) dos experimentos 4.1; 4.2. 2. Calcule a constante de Avogadro com os valores obtidos e compare com o valor da literatura. 3. A corrente da fonte de tenso foi ajustada para 500 mA. No entanto, durante a eletrlise, o valor da corrente observado est abaixo do valor inicial. Explique esta diferena.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 1. QUMICA A Cincia Central, Brown, LeMay e Bursten, 9 Ed. Pearson, Cap.20 Eletroqumica 2. Qumica Nova na Escola, #3, maio/1996, Constante de Avogadro simples determin-la em sala de aula, por Gerson de Souza Ml; Geraldo A.Luzes Ferreira; Roberto Ribeiro da Silva; Hrcules F.Laranja.

DESCARTE DE RESDUOS: A soluo de sulfato de sdio ser reutilizada e no deve ser descartada, apesar de ser incua ao meio ambiente e poder ser descartada diretamente na pia, com excesso de gua corrente. Os gases O2 e H2, nas quantidades obtidas, so tambm incuos e podem ser liberados mesmo dentro do laboratrio. A soluo de sulfato de cobre gerada durante a eletrlise no item 4.1 pode ser descartada diretamente na pia, com excesso de gua, pois a concentrao de ons Cu2+(aq) muito baixa.

25

________________________________________________________________Eletroqumica Eletrlise

Material suplementar: A Soluo de Na2SO4 0,10 mol L-1 com indicador deve conter os indicadores Fenolftalena e Timolftalena; A soluo final dever ter o pH
ajustado para ~8 com adio de H2SO4 ou NaOH diludos.

Indicadores cido-base: Fenolftalena


Outros Nomes: cido 2-(bis-(4-hidroxifenil)metil)benzico, 3,3bis(p-hidroxifenil)ftlido, NCI-C55798

Nome IUPAC: 3,3-Bis(4-hidroxifenil)-1(3H)-isobenzofuranona

Propriedades Frmula Molecular: C20H14O4 Ponto de Fuso: 262,5 C Espcies In

Massa Molar: Densidade: 318,323 g mol1 1,277 g cm3, a 32 C Solubilidade: Pouco solvel em benzeno e em gua; muito solvel em etanol e ter, ligeiramente solvel em DMSO H2In In2 In(OH)3

Estrutura

pH Cor

<0 laranja

08.2 incolor

8.212.0 rosa

>12.0 incolor

Imagem

26

________________________________________________________________Eletroqumica Eletrlise

Timolftalena
Nome IUPAC: 3,3-bis(4-hidroxi-2-metil- 5propan-2-ilfenil)- 2-benzofuran-1-one Frmula molecular: C28H30O4; Massa Molar: 430,53 g mol-1; P.Fuso: 253oC. pH < 9,3 --> incolor; pH > 10,5 --> azul intenso Estrutura molecular

Outros Indicadores:

27

________________________________________________Determinao do Calor Especfico de Lquidos

05 DETERMINAO DO CALOR ESPECFICO DOS LQUIDOS


1 INTRODUO Uma grande parcela da populao apresenta conceitos alternativos (diferentes daqueles aceitos pela Cincia) sobre calor e temperatura. Segundo pesquisadores da rea de Ensino de Cincias tais ideias resistem pelo fato de estarem relacionadas diretamente com a experincia cotidiana e resultam do fato de que o calor e o frio so pensados como atributos de substncias e materiais, logo, um corpo quente possuiria calor enquanto um corpo frio possuiria frio. Visando melhor exemplificar as origens destas ideias alternativas, podemos considerar a interpretao usada para a prtica de resfriar uma bebida pela adio de gelo. Neste caso, a idia de que o gelo transfere frio para a bebida aceita. Como conseqncia, teramos dois processos de transferncia de energia: o do calor e o do frio. Na verdade, sabemos que somente possvel a transferncia de calor de corpos com temperaturas mais altas para corpos com menores temperaturas, ou seja, neste caso a bebida inicialmente apresenta maior temperatura e, em contato com o gelo, transfere energia na forma de calor para o gelo at que o equilbrio trmico seja atingido, assim, observamos o resfriamento da bebida. Portanto, podemos definir calor como uma forma de energia e, logo, no uma substncia, de fato:
O conceito de temperatura, do ponto de vista cientfico, deriva da observao de que energia pode fluir de um corpo para outro quando eles esto em contato. A temperatura a propriedade que nos diz a direo do fluxo de energia. Assim, se a energia flui de um corpo A para um corpo B, podemos dizer que A est a uma temperatura maior do que B. Essa maneira de definir a temperatura tambm estabelece a relao entre calor e temperatura. O calor, como fluxo de energia, sempre passa de um sistema a uma temperatura maior para um outro a uma temperatura menor, quando os dois esto em contato. Deve-se destacar que s h fluxo de energia e, portanto, calor, quando h diferena de temperatura. O calor , dessa maneira, diretamente proporcional diferena de temperatura entre os dois sistemas entre os quais est havendo a transferncia de calor, e no temperatura de qualquer dos sistemas (Mortimer e Amaral, 1998).

Tendo como base o exposto acima podemos analisar a questo abaixo: comum utilizarmos a seguinte expresso quando a temperatura est muito baixa: gostaria de vestir um agasalho bem quentinho. Considerando que ocupamos o mesmo ambiente que o agasalho, portanto em condies de equilbrio trmico, est 28

________________________________________________Determinao do Calor Especfico de Lquidos

correto dizer que o agasalho est quente? Como podemos explicar o fato de que algumas roupas so melhores isolantes trmicos que outras? A anlise desta questo aponta para o fato de que diferentes materiais comportam-se de forma diferente quanto transferncia de calor. Assim, possvel determinar que o calor dependa da constituio das substncias e dos materiais, de fato:
O calor especfico definido como a quantidade de calor que cada grama de determinada substncia ou material deve ganhar ou perder para que sua temperatura varie em 1C e, depende de sua constituio.

Adicionalmente, podemos aceitar que a quantidade de calor transferida dependa, ainda, da massa dos corpos envolvidos, assim, possvel escrever a expresso bsica da calorimetria:

Q = m.c.T
Hoje, utilizaremos um mtodo para determinao do calor especfico de alguns lquidos baseado na comparao do comportamento trmico da gua com o comportamento das amostras de interesse. Portanto, ser fornecida a mesma quantidade de calor para massas iguais de gua e de amostra, logo:

Qgua = mgua.cgua.Tgua (i)

Qamostra = mamostra.camostra.Tamostra (ii)

Uma vez que faremos com que Qgua = Qamostra e mgua = mamostra podemos igualar as expresses (i) e (ii), que aps rearranjada fica:

camostra = (cgua.Tgua) / Tamostra

Onde o valor de cgua = 1,0 cal/goC e os valores de T da gua e da amostra sero obtidos experimentalmente. 2 OBJETIVOS Determinar o calor especfico de alguns lquidos e avaliar a aplicao de diferentes materiais a partir do calor especfico dos mesmos.

29

________________________________________________Determinao do Calor Especfico de Lquidos

3 MATERIAIS E REAGENTES 1 Pisseta para gua destilada; 2 Bqueres de vidro 100 mL (dimetro externo 5,0 cm); 2 Bastes de vidro; 2 Provetas de 100 mL; 1 Lamparina c/ tampa e pavio; 1 Suporte universal e argola com mufa (dimetro interno 5,1 cm); 1 termmetro e 1 cronmetro digital; Glicerina. 4 PROCEDIMENTO 1. Mea o volume equivalente a 50 g de gua com auxlio de uma proveta;

2. Transfira o volume determinado para um bquer de 100 mL; 3. Acenda a lamparina (Ateno: trabalhe com cuidado e evite acidentes); 4. Posicione o bquer a uma distncia de aproximadamente 4,0 cm do pavio da chama com auxlio do sistema montado (Figura abaixo).
Valores de densidade: - gua: 1,00 g.cm-3, - leo: 0,91 a 0,93 g.cm-3 e - Glicerina: 1,26 g.cm-3

5.

Inicie o aquecimento da amostra simultaneamente contagem do tempo (utilize o cronmetro disponvel);

6. Aps aproximadamente 1 minuto de aquecimento registre valores de temperatura e tempo a cada intervalo de 1 minuto (sistematize uma tabela com 3 conjuntos de dados). Ateno: Antes das medidas agite o lquido com auxlio do basto. 7. Repita o procedimento acima para as amostras indicadas professor.

30

________________________________________________Determinao do Calor Especfico de Lquidos

Ateno: Mantenha as mesmas condies de aquecimento, como a distncia entre o bquer e a chama. Registre os novos valores de temperatura de acordo com os valores de tempo obtidos para a gua.

QUESTES 1 Determine o valor mdio do calor especfico das amostras. 2 Porque panelas de metal esquentam mais rapidamente que panelas de pedra ou barro? Qual delas deve ser selecionada para manter os alimentos aquecidos por mais tempo aps a extino da fonte de calor? Justifique! 3 Voc considera possvel caracterizar e selecionar materiais a partir da determinao do calor especfico? Apresente um exemplo. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
- Mortimer, E.F. e Amaral, L.O.F. Quanto mais quente melhor: calor e temperatura no ensino de termoqumica, Qumica Nova na Escola. 7 (1998) 30-34. - Atkins, P. Princpios de Qumica: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2001.

31

_____________________________________________________________Poder Calrico dos Alimentos

06 PODER CALRICO DOS ALIMENTOS


1 INTRODUO Quando se fala em quantidade de calorias em um determinado alimento, nos referimos energia armazenada nas ligaes qumicas dos constituintes destes alimentos. No organismo, estas macromolculas so oxidadas a produtos menores, ocorrendo liberao de energia. Esta energia quantificada atravs da unidade fsica denominada caloria, que possui o smbolo cal. Esta uma unidade de medida que define a quantidade de energia necessria para elevar a temperatura em 1C de 1 grama (o equivalente a 1 mililitro) de gua. Por exemplo, para aquecer 250 mililitros de gua (aproximadamente 1 copo) de 20C para 21C, necessrio fornecer 250 calorias de energia. Por ser uma unidade muito pequena, em nutrio, costuma-se utilizar a quilocaloria, kcal, que equivale a 1000 calorias. 1000cal = 1kcal Os alimentos fornecem diferentes quantidades de energia. A determinao da quantidade de energia que est armazenada em cada alimento importante, especialmente no planejamento de uma dieta para balancear a quantidade de energia que ingerida e que gasta. Se a quantidade de energia ingerida for maior do que a energia gasta, as calorias que sobram se acumulam em forma de gordura, fazendo o indivduo engordar. A Tabela 1 mostra os gastos calricos em algumas atividades fsicas.
Tabela 1 - Gastos de calorias nas diversas atividades esportivas, de rotina e de entretenimento

Atividade Futebol Caminhar moderado Corrida a p Corrida de bicicleta Arrumar a cama Dormir Escrever sentado

Energia consumida (kcal/min) 10,4 3,60 10 5 3,9 1,2 1,8

32

_____________________________________________________________Poder Calrico dos Alimentos

Os calormetros so instrumentos cientficos essencialmente destinados a medir variaes de energia em sistemas onde a temperatura tem um papel relevante. Um dos mais simples o calormetro de gua. Provocando-se uma reao qumica dentro da gua contida em um calormetro, a temperatura da gua ir variar. Medindose a variao da temperatura, pode-se calcular a quantidade de calor que liberada ou absorvida pela reao. A quantidade de calor (Q) absorvida ou liberada de um sistema dada pela seguinte expresso:

Q = m.c.T Onde: Q= quantidade de calor (cal); m= massa(g); c= calor especfico (cal/gC) e T= a variao de temperatura (C); O calor especfico da gua 1cal/gC. Pode-se utilizar um calormetro de gua para se determinar o valor calrico de um alimento. Nesse caso, a quantidade de energia liberada no processo de queima do alimento depende da massa de gua e da variao da temperatura da mesma ocorrida durante a queima do alimento. Finalmente, para se determinar o valor calrico do alimento, ou seja, a quantidade de energia que liberada por grama de alimento, utiliza-se a seguinte expresso:

Valor Calrico =

Q(cal ) massa do alimento(g )

33

_____________________________________________________________Poder Calrico dos Alimentos

2 OBJETIVOS

Reconhecer a presena da Qumica na determinao das calorias presentes Determinar a quantidade de calorias presentes em alguns alimentos utilizando

nos alimentos.

um calormetro de gua.

3 MATERIAIS NECESSRIOS 1 balana; 1 proveta (100mL); 2 latas de refrigerante de 350 mL; 2 latas de refrigerante de 250 mL; 1 termmetro; 2 garras; 1 suporte universal; 1 clipe; 1 pina; 1 vidro de relgio; palitos de fsforo; bico de Bnsen gua de torneira; 1 amendoim; 1 castanha-do-par.

4 PROCEDIMENTO 1) Montar o equipamento como representado na Figura 1 e posteriormente seguir os procedimentos descritos abaixo.

Figura 1: Esquema da queima da amostra

34

_____________________________________________________________Poder Calrico dos Alimentos

2)

Pesar 1 amendoim e de castanha-do-par e anotar as massas na Tabela 2.


Tabela 2 - Resultados obtidos na determinao da energia contida nos alimentos

Amostra Amendoim (1) Castanha- do-par (2) 3) 4)

Massa (g)

Volume de Temp. inicial da Temp. final da gua (mL) gua (C) gua (C)

T(C)

Adicionar 100 mL de gua de torneira a uma lata de refrigerante de 350 mL e fixar a lata, com o auxlio de uma garra, no suporte universal. Com o auxlio do termmetro, verificar a temperatura da gua (temperatura inicial) e anotar na Tabela 2. O termmetro tambm dever estar preso em outra garra. necessria ateno para que o termmetro no encoste sobre a parede da lata de refrigerante, caso contrrio haver erro na leitura da temperatura.

5) 6) 7) 8)

Dobrar um clipe formando um apoio para segurar a amostra e fix-lo na base do suporte com fita adesiva. Prender a amostra de alimento no clipe. Acender o bico de Bnsen e iniciar a combusto do alimento. Aps o incio da combusto do alimento, coloque-o debaixo da lata de refrigerante e deixe-o queimar at verificar a extino total do fogo. Neste momento anotar a temperatura final da gua. Anote o dado obtido na Tabela 2.

9)

Repita o procedimento para a amostra de castanha-do-par (substitua a lata de refrigerante e verificar que a temperatura do termmetro encontra-se na mesma temperatura da gua).

Ateno: 1) Certifique-se de que a distncia entre a lata de refrigerante e a amostra suficiente para que a chama produzida pela queima da amostra possa aquecer a gua do recipiente.

35

_____________________________________________________________Poder Calrico dos Alimentos

5 QUESTES: 1 De acordo com os dados anotados na Tabela 2, determine a quantidade de energia liberada na reao de combusto para cada uma das amostras utilizadas no experimento. 2- Ainda com os dados anotados na Tabela 2, determine o valor calrico de cada alimento. Qual das amostras a mais calrica? 3 Se uma pessoa ingerisse 100 gramas de cada uma dos alimentos utilizados neste experimento, quanto tempo ele precisaria caminhar para queimar as calorias consumidas? (utilize os dados da Tabela 1). 4- A Tabela 3 abaixo mostra os valores calricos do amendoim e da castanha do par retirados de rtulos de supermercado. Compare esses valores com os obtidos no experimento e faa um comentrio.
Tabela 3: Valor calrico de alguns alimentos.

Alimento Amendoim Castanha-do-par

Valor calrico (kcal) (em 100 g do alimento) 567 654

5 A quantidade de calor por grama no SI deve ser expresso em J/kg (Joule por quilograma), sabendo que 1,0cal/g = 4200 J/kg, determine os valores energticos dos alimentos utilizados no experimento em J/kg. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 1. Neves, A. P.; Guimares, P. I. C. e Meron, F. Qumica Nova na Escola, 31(1), 3439, 2009. 2. http:www.quimica.ufpr.br/eduquim/pdf/experimento8.pdf acessado em 25/05/2009. 3. Atkins, P. W. Physical Chemistry. 5 ed. Oxford: Oxford University Press, 1994. 4. Santos, W. L. P. dos; Souza, G. de; Qumica e Sociedade: Clculos, Solues e Esttica: Mdulo 4: Ensino Mdio. So Paulo: Nova Gerao, p. 17-20, 2004. 5. http://portal.saude.gov.br/saude/ acessado em 22/05/2009. 6. Revista Super Interessante, edio 285 dez/2010 infogrfico pg 56.

36

__________________________________________________________________Titulao Calorimtrica

07 TITULAO CALORIMTRICA

1 INTRODUO
O calor envolvido em um processo qumico est diretamente relacionado com a formao ou rompimento de uma ligao qumica. A energia liberada quando uma ligao qumica se forma ou consumida quando ocorre sua quebra. Uma curva que representa a energia potencial entre dois tomos em funo da distncia interatmica mostrada abaixo. Pode-se observar que foras atrativas levam formao de uma ligao qumica e a energia resultante para o sistema menor do que a dos tomos isolados. Esta diferena de energia liberada quando a ligao se forma. Logo, a formao de uma ligao qumica um processo exotrmico. Ao contrrio, a quebra de uma ligao qumica envolve ganho de energia pelo sistema e dito endotrmico.

Quando uma reao qumica ocorre vrias ligaes entre os diversos tomos so rompidas e formadas e o calor absorvido ou liberado a resultante global do processo. 37

__________________________________________________________________Titulao Calorimtrica

A reao de neutralizao entre um cido forte e uma base forte de Arrhenius, em meio aquoso, envolve a formao de uma ligao entre um prton (H+) e uma hidroxila (OH-), com a produo de uma molcula de gua. Esta reao fortemente exotrmica e o calor liberado pode ser monitorado com um sensor de temperatura (termopar, termistor, termmetro). A adio contnua do cido base leva a um aumento da temperatura do sistema at que toda soluo seja neutralizada. Ento, o acrscimo de mais cido ou base apenas facilitar a diminuio da temperatura e pela leitura do sensor de temperatura possvel verificar-se o trmino da reao.

2 OBJETIVOS
Acompanhar uma reao exotrmica e verificar o trmino da reao pela medida da temperatura do sistema. Entender a estequiometria de uma reao cidobase.

3 MATERIAIS E REAGENTES

2 copos de poliestireno de 150 mL; 2 bqueres de 50 mL; 1 bureta de 25 mL; 30 mL de soluo de ~ NaOH 1,0 mol L-1; Previamente padronizada 50 mL de soluo de H2SO4 0,5 mol L-1; Garras e suporte; Pipeta de 10 mL e pra; Termistor, interface e computador.

38

__________________________________________________________________Titulao Calorimtrica

4 PROCEDIMENTO
4.1. Primeira Titulao a) Ambiente a bureta com soluo do cido; b) Ambiente a pipeta volumtrica com soluo de base; c) Preencha a bureta com a soluo de H2SO4 0,5 mol L-1 e acerte o menisco; d) Transfira 10 mL da soluo de NaOH 1,0 mol L-1, com auxlio da pipeta volumtrica, para o copo de poliestireno, cuja parede funciona como excelente isolante trmico; e) Coloque o termistor em contato com a soluo de NaOH; f) Abra o arquivo termometria no desktop; g) Click em Collect; h) Click em Keep e insira o volume adicionado de cido, neste caso, zero; i) Lentamente, abra a bureta para que a soluo cida comece a gotejar; O ideal que caia uma gota em ~ 5 segundos; j) Click em Keep no momento em que o volume de cido atingir mltiplos de 0,5 mL; k) Mantenha o copo sob agitao manual; l) A titulao deve ocorrer at que a temperatura caia 1,0 oC; m) Click em Stop; 4.2. Segunda Titulao a) Descarte a soluo do copo em recipiente adequado; b) Complete e acerte o menisco da bureta com soluo cida; c) Transfira novamente 10 mL da soluo de NaOH 1,0 mol L-1 para o copo; d) Coloque o termistor em contato com a soluo de NaOH; e) Click em Collect; e depois em store latest run f) Click em Keep e insira o volume adicionado de cido, neste caso, zero; g) Lentamente, abra a bureta para que a soluo cida comece a gotejar; O ideal que caia uma gota em ~ 5 segundos; h) Click em Keep no momento em que o volume de cido atingir mltiplos de 0,5 mL; i) Mantenha o copo sob agitao manual; j) A titulao deve ocorrer at que a temperatura caia 1,0 oC; k) Click em Stop; 39

__________________________________________________________________Titulao Calorimtrica

4.3. Terceira Titulao a) Repita o procedimento descrito para a Segunda Titulao; b) Ao final, grave os dados como Termometria_turma_grupo. c) Grave novamente os dados como: File; Export As; Text... Termometria_turma_grupo 4.4. Grfico Construa o grfico temperatura x VH2SO4 adicionado e encontre o volume de H2SO4 0,5 mol L-1 necessrio para neutralizar 10,0 mL de NaOH 1,0 mol L-1.

QUESTES
1. Escreva a equao qumica da neutralizao do NaOH pelo H2SO4. 2. Qual o volume de H2SO4 utilizado para neutralizar completamente 10 mL da base? Explique como seria possvel prever o volume de H2SO4 gasto. 3. Qual seria o volume de cido gasto se o cido utilizado fosse uma soluo 0,5 mol L-1 de cido clordrico (HCl)? 4. Supondo a que a soluo de H2SO4 tenha exatos 0,50 mol L-1, qual a molaridade da soluo de NaOH?

REFERNCIA BIBLIOGRFICA
1. QUMICA A Cincia Central, Brown, LeMay e Bursten, 9 Ed. Pearson

DESCARTE DE RESDUOS Os ons sdio e sulfato so incuos. Os ons H+ e OH- podem ser danosos ao meio ambiente. Porm, a neutralizao leva ausncia de hidroxila e presena em concentraes muito baixas do prton. Logo, a soluo do frasco reativo pode ser descartada diretamente na pia, aps completa neutralizao e com excesso de gua corrente.

40

________________________________Determinao da concentrao de ons Fe3+ em solues aquosas

08 ESCALA DE PADRES

1 INTRODUO Na natureza temos a predominncia de misturas em relao s substncias puras. Como exemplo, podemos citar as rochas, o solo, o ar, o sangue etc. Uma mistura, diferentemente, de um composto puro pode ter qualquer composio desejada, logo, o tratamento quantitativo de uma mistura extremamente importante em diversas reas, como no monitoramento de poluentes, na dosagem do princpio ativo de frmacos etc. Misturas so sistemas formados por duas ou mais substncias e podem ser classificadas em homogneas ou heterogneas. Podemos identificar os componentes de uma mistura heterognea (que apresenta duas ou mais fases) a olho nu ou com auxlio de um microscpio. Por outro lado, no possvel distinguir os componentes de uma mistura homognea (que apresenta uma nica fase) nem mesmo com microscpios muito potentes. As misturas homogneas so conhecidas como solues, que podem ser lquidas, slidas ou gasosas. Os componentes de uma soluo so classificados como soluto e solvente: - Soluto: a substncia presente em menor quantidade e que est dissolvida no solvente. - Solvente: componente da soluo, usualmente, presente em maior quantidade com o papel de dissolver o soluto. Uma questo essencial para os qumicos e outros profissionais de reas correlatas a determinao da relao existente entre a quantidade de uma substncia (normalmente denominada soluto) e o volume total da mistura. A constante de proporcionalidade determinada por esta relao denominada concentrao e pode ser expressa em diferentes unidades (ver material suplementar). Existem diversas tcnicas para determinar a concentrao de um determinado soluto numa soluo, dentre elas destacam-se as denominadas espectroscpicas, que tem como princpio a interao de radiao eletromagntica com a matria. De fato, diferentes substncias interagem diferentemente com a luz, o que permite relacionar

41

________________________________Determinao da concentrao de ons Fe3+ em solues aquosas

alguns fenmenos pticos como o desvio de luz polarizada e a absoro seletiva de luz com a concentrao destas substncias em um determinado meio. Outro modo, a utilizao de agentes que, aps reao com o soluto, podem produzir solues muito mais coloridas. Na presente prtica utilizaremos o conceito de colorimetria visual ou Mtodo da Escala de Padres. Este mtodo apenas qualitativo para determinar a concentrao de solues. No entanto, a base de inmeros mtodos analticos e instrumentais para a determinao quantitativa de ons/compostos em solues. Nesta prtica ser determinada de forma, aproximada, a concentrao de ons de Fe3+ em solues aquosas.

2 OBJETIVOS - Preparar solues em diferentes concentraes por diluio e determinar a concentrao aproximada de uma soluo pelo Mtodo da Escala de Padres. - Compreender o conceito de soluo do ponto de vista qualitativo. - Compreender como a interao de luz com matria pode ser a base para o desenvolvimento de tcnicas de anlise quantitativa.

3 MATERIAIS E REAGENTES 1 estante para tubos de ensaio; 12 tubos de ensaio; 1 bquer de 10 mL; 1 pisseta de 500 mL com gua destilada; 2 provetas, uma de 10 mL 2 pipeta de Pasteur; 50 mL de soluo de KSCN 0,10 mol L-1; 1 proveta de 100 mL para toda a turma.

42

________________________________Determinao da concentrao de ons Fe3+ em solues aquosas

Para preparar as Solues: 1,0 L KSCN 0,10 mol L-1: 9,718g em 1,0 L de gua destilada;

4 PROCEDIMENTO 1- Pesar 0,375g de FeCl3 e dissolver em 150 mL de gua destilada; Esta soluo deve ser dividida para todos os grupos. 2- Numerar os tubos de ensaio de 1 a 12; 3- Transferir 10 mL da soluo de FeCl3 0,25% para o 1 tubo; 4- Lavar a proveta com gua destilada; 5- Transferir para a proveta uma alquota de 2,5 mL da soluo do tubo (1); 6- Ainda na proveta adicione gua destilada at 10 mL; 7- Adicione a soluo no tubo (2), volte a soluo para a proveta e, finalmente, volte a soluo ao tubo (2); 8- Lave a proveta com gua destilada; 9- Transferir para a proveta uma alquota de 5,0 mL da soluo do tubo (2) e em seguida adicionar gua destilada at 10 mL; 10- Adicione a soluo no tubo (3), volte a soluo para proveta e, finalmente, volte a soluo ao tubo (3); 11- Lave a proveta com gua destilada; 12- Transferir para a proveta uma alquota de 7,5 mL da soluo do tubo (3) e em seguida adicionar de gua destilada at 10 mL. 13- Adicione a soluo no tubo (4), volte a soluo para proveta e, finalmente, volte a soluo ao tubo (4); 14- Lave a proveta com gua destilada; 15- Repetir as etapas 12 a 14 para preparar solues nos tubos (5) at (12), partindo sempre da soluo preparada no tubo anterior. 16- Em cada tubo, adicione 1,0 mL de soluo de KSCN 0,10 mol L-1 com auxlio de uma pipeta de Pasteur; 17- Aps a adio do tiocianato de potssio, agite cada tubo; 18- Determine a concentrao da soluo-problema disponibilizada pelo professor, atravs da comparao com a escala de padres previamente preparada.

43

________________________________Determinao da concentrao de ons Fe3+ em solues aquosas

Ateno: Este procedimento permite a preparao de solues com valores aproximados de concentrao. Existem mtodos analticos para o preparo de solues que no sero discutidos no momento. Material Suplementar Unidades e converso As unidades mais comuns para expressar concentrao so (% m/v); (mol L-1); (mg L-1); (g mL-1); ppm (partes por milho) e ppb (partes por bilho). Existem diversos modos para convertes as unidades, a seguir ser ilustrado um destes modos. Ppm = mg L-1, ou seja temos uma milsima parte (0,001g) em 1000 partes (1000 mL ou ~1000 g). A % m/v a massa do soluto por volume de solvente, portanto, uma soluo 0,1% por exemplo, significa que temos 0,10 g de soluto para 100 mL de solvente, ou 1,0 g para 1 L. Para converter % m/v em mg L-1,ou ppm, basta multiplicar o valor de % por 10.000. Ex.:Soluo aquosa 0,40% de NaOH = 0,40 g de NaOH em 100 mL de gua ou 4,0 g de NaOH em 1L, ou ainda, 4.000 ppm ou 4.000 mg L-1. Para converter % m/v em mol L-1, necessrio saber a massa molar do soluto. Inicialmente, faa a converso para g L-1. Para converter gramas em mol, basta dividir o valor de g pela massa molecular do soluto. Ex.: Soluo aquosa 0,40% de NaOH = 4,0 g L-1 e MMNaOH = 40,0 g mol-1. Portanto, NaOH 0,40% 0,10 mol L-1. Para saber a concentrao de um dos constituintes do soluto, basta saber a % deste constituinte, em massa, no soluto. Ex.: Qual a concentrao de ons Na+ em uma soluo de NaOH 0,40% m/v? Dados: MMNaOH = 40,0 gmol-1, MMNa = 23,0 gmol-1, 57,5% da massa de NaOH de ons de sdio, portanto em uma soluo 0,40% NaOH, temos 0,23% de ons Na+. 44

________________________________Determinao da concentrao de ons Fe3+ em solues aquosas

QUESTES 1 Calcule a concentrao, em % (m/v) das solues de FeCl3 preparadas nos tubos 2 a 12. 2 Qual a concentrao de ons Fe3+(aq) presentes no tubo 3? 3 Qual a concentrao, em mmol L-1 da soluo de FeCl3 do tubo 5? 4 Qual a concentrao, em ppm, de Fe3+, na soluo do tubo 12?

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
- Curi, Denise; Colorimetria Determinao de Fe3+ em gua; Qumica Nova na Escola, vol 24, 2006 - Atkins, P. Princpios de Qumica: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2001. - Carmo, M.P. e Marcondes, M.E.R. Abordando Solues em Sala de Aula uma Experincia de Ensino a partir das Idias dos Alunos, Qumica Nova na Escola. 28 (2008) 37-41. - Rocha-Filho, R.C. e Silva, R.R. Clculos Bsicos da Qumica. So Carlos: EdUFSCar, 2006.

DESCARTE DE RESDUOS: As solues de utilizadas podem ser descartadas na pia. Os ons Fe3+ e Clapresentam baixa toxicidade. O on tiocianato (SCN-) somente nocivo ao meioambiente em concentraes acima de 100 mg L-1.

45

______________________________________Colormetro Determinao da Concentrao de Solues

09 COLORMETRO DETERMINAO DA CONCENTRAO DE SOLUES

1 INTRODUO Uma questo essencial para os qumicos e outros profissionais de reas correlatas a determinao da relao existente entre a quantidade de uma substncia (normalmente denominada soluto) e o volume total da mistura. A constante de proporcionalidade determinada por esta relao denominada concentrao e pode ser expressa de diferentes formas. Existem diversas tcnicas para determinar a concentrao de um determinado soluto numa soluo, dentre elas destacam-se as denominadas espectroscpicas, que tem como princpio a interao de radiao eletromagntica com a matria. De fato, diferentes substncias interagem diferentemente com a luz, o que permite relacionar alguns fenmenos pticos como o desvio de luz polarizada e a absoro seletiva de luz com a concentrao destas substncias em um determinado meio. Na presente prtica utilizaremos um colormetro, que consiste em um equipamento que possui fonte de energia que emite radiaes com comprimentos de onda especficos, que so: 430, 470, 565 e 635 nm. Estes comprimentos de onda correspondem s cores violeta; azul; verde e vermelha, respectivamente. Na Tabela 1 descrito freqncias e comprimentos de ondas das principais cores. Tabela 1: Cores, freqncias e comprimentos de onda Cor Frequncia (THz) Comprimento de onda (nm) violeta 668-789 380-450 azul 631-668 450-475 ciano 606-630 475-495 verde 526-606 495-570 amarelo 508-526 570-590 laranja 484-508 590-620 vermelho 400-484 620-750 De acordo com a teoria da cor complementar Figura 1, h pares de cores complementares que so o azul-amarelo e o vermelho-verde. Portanto, uma soluo que possui forte absoro somente no violeta-azul, se apresenta amarela aos nossos olhos, enquanto que uma soluo que absorve somente na regio espectral do 46

______________________________________Colormetro Determinao da Concentrao de Solues

vermelho ser, para ns, uma soluo verde. Uma substncia tambm poder ser verde se absorver todas as cores exceto a luz verde, o caso da clorofila.

Figura 1: Roda das cores complementares

Com o colormetro sero obtidos valores de transmitncia (T), e de absorbncia (A). Ambos os valores dependem da absortividade e da concentrao da amostra bem como do caminho ptico percorrido pela luz. A transmitncia (T) definida como sendo a frao da intensidade da radiao eletromagntica que atravessa uma determinada soluo e pode ser dada pela equao 1. Equao 1: T = I/Io;

onde Io = Luz incidente e I = Luz que atravessou a soluo;

A absorbncia (A) definida como sendo a parte da radiao que foi absorvida pela amostra. A absorbncia pode ser obtida atravs da Equao 2. Equao 2: A = - log T ou A= - log(I/Io)

Ateno: Este procedimento permite a preparao de solues com valores aproximados de concentrao. Existem mtodos analticos para o preparo de solues que no sero discutidos no momento.

2 OBJETIVOS - Preparar solues em diferentes concentraes por diluio e determinar a concentrao utilizando-se um colormetro. - Compreender o conceito de soluo do ponto de vista quantitativo. - Compreender como a interao de luz com matria pode ser a base para o desenvolvimento de tcnicas de anlise quantitativa.

47

______________________________________Colormetro Determinao da Concentrao de Solues

3 MATERIAIS E REAGENTES 1 estante para tubos de ensaio; 10 tubos de ensaio de 20 mL; 1 bquer de 100 mL; 1 pisseta de 500 mL com gua destilada; 1 proveta de 10 mL; 2 pipetas de Pasteur; 20 mL de soluo de alaranjado de metila (0,10 x 10-3 mol L-1) Computador com kit LabView; Colormetro;

4 PROCEDIMENTO 4.1- Para preparar as amostras: Alaranjado de Metila 1. Numerar os tubos de ensaio de 1 a 10; 2. Transferir 10 mL da soluo estoque de alaranjado de metila para o tubo de ensaio (1); 3. Transferir para o tubo de ensaio (2) uma alquota de 7,5 mL da soluo estoque de alaranjado de metila e adicione 2,5 mL de H2O destilada; 4. Transferir para o tubo de ensaio (3) uma alquota de 7,5 mL da soluo do tubo (2) e adicione 2,5 mL de H2O destilada; 5. Repetir a etapa 4 para preparar solues nos tubos (4) at (10), partindo sempre da soluo preparada no tubo anterior; 6. Calcular as concentraes, em mmol L-1, das 10 solues. Para calibrar e realizar as medidas com o colormetro 1. Ligue o computador; 2. Conecte o colormetro interface e a interface ao computador; 3. Ligue a interface; 4. Abra o programa LoggerPro; 5. Selecione o = 430 nm atravs dos botes < ou > do colormetro; 48

______________________________________Colormetro Determinao da Concentrao de Solues

6. Coloque gua destilada em um cubeta; 7. Coloque a cubeta com gua destilada dentro do colormetro; 8. Aperte o boto <Cal>, e espere a luz vermelha parar de piscar; 9. Os valores de absorbncia e transmitncia devem ser ~ 0.001 e 100%, respectivamente 10. Coloque a soluo de alaranjado de metila do tubo (5) na cubeta e mea a absorbncia e a %transmitncia no previamente selecionado; 11. Anote os valores obtidos de A e %T na Tabela 1. 12. Repita os itens 5, 7, 8, 9 e 10 alterando o para 470; 565 e 635; 13. Feche o programa LoggerPro sem gravar os dados. 14. Fixar o no qual a absorbncia foi maior e calibrar o colormetro; 15. Transmitncia menor; 16. No desktop, abra o arquivo colorimetria; 17. Coloque a soluo do tubo 10 e click em collect; 18. Click em keep e insira o valor de concentrao de alaranjado de metila da amostra; 19. Troque e mea a absorbncia das solues 9 a 1 repetindo os passos 9 e 10; 20. Tecle ctrl+J para ajustar o grfico de Absorbncia (ou %transmitnica) vs Concentrao; Determine a concentrao da soluo-problema disponibilizada pelo professor, atravs da curva de absorbncia previamente feita.
Tabela 1: Valores de %Transmitncia e de Absorbncia das amostras

Amostra
Alaranjado de Metila

430 %T / A /

470 %T / A /

565 %T / A /

635 %T / A /

49

______________________________________Colormetro Determinao da Concentrao de Solues

QUESTES
1) Porque a soluo de alaranjado de metila tem maior absoro de luz abaixo de = 470?

DESCARTE DE RESDUOS
- As solues diludas do corante alaranjado de metila utilizadas podem ser descartadas normalmente na pia com gua em excesso. A soluo do tubo (1) pode ser devolvida ao frasco original.

PARA PREPARAR AS SOLUES


Alaranjado de Metila 0,10 x 10-3 mol L-1: Pesar 0,0327g do indicador e dissolver em 1 Litro de gua destilada. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS - Atkins, P. Princpios de Qumica: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2001. - Carmo, M.P. e Marcondes, M.E.R. Abordando Solues em Sala de Aula uma Experincia de Ensino a partir das Idias dos Alunos, Qumica Nova na Escola. 28 (2008) 37-41. - Rocha-Filho, R.C. e Silva, R.R. Clculos Bsicos da Qumica. So Carlos: EdUFSCar, 2006.

Material Suplementar Alaranjado de Metila: Corante e indicador cido-base. Nome IUPAC: 4-dimetilaminoazobenzeno-4sulfonato de sdio (4-dimethylaminoazo benzene - 4'-sulfonic acid sodium salt); Sinnimos: cido p-dimetilaminoazobenzenosulfnico, alaranjado de metilo, laranja de metila, laranja de metilo, heliantina e metilorange (MO); Frmula molecular: C14H14N3NaO3S; MM = 327.33 g mol-1; 50

_________________________________________________________Fluorescncia e Estrutura Atmica

10 FLUORESCNCIA E ESTRUTURA ATMICA

1 INTRODUO
Luminescncia o nome do fenmeno mais genrico que engloba a fluorescncia e a fosforescncia. A luminescncia definida como a emisso de luz na faixa do visvel (400-700 nm) do espectro eletromagntico como resultado de uma transio eletrnica. O incio de um processo de luminescncia envolve a absoro de quanta de luz (ftons) por uma molcula/on e, conseqentemente, a produo de um estado eletronicamente excitado. Isto significa dizer que a molcula/on absorveu uma quantidade discreta de energia, suficiente para promover um eltron de um nvel inferior para um nvel superior de energia. A energia do fton deve coincidir com aquela correspondente transio eletrnica. Como a molcula/on no pode permanecer indefinidamente no estado excitado, a energia absorvida pode ser dissipada atravs dos seguintes processos: Fluorescncia emisso do fton de luz e retorno ao estado fundamental. Fosforescncia o eltron excitado decai para um nvel intermedirio de energia e ocorre emisso de radiao do intermedirio ao estado fundamental. Transio vibracional ou no radiativa a molcula retorna ao estado fundamental emitindo energia trmica atravs de uma srie de transies vibracionais; Reao fotoqumica a molcula sofre algum tipo de reao no estado eletronicamente excitado.

51

_________________________________________________________Fluorescncia e Estrutura Atmica

A energia da radiao eletromagntica envolvida pode ser calculada atravs da equao de Planck:

Onde h = constante de Planck; c = velocidade da luz no vcuo; = comprimento de onda. e tambm pode ser expressa em termos de freqncia ():

A energia da radiao eletromagntica depende apenas de sua frequncia: quanto maior a frequncia, menor o comprimento de onda e maior a energia. A luz visvel compreende a faixa de comprimento de onda de 400 a 700 nm; j a radiao infravermelha (IV), invisvel, est compreendida entre 700 a 200.000 nm. A radiao ultravioleta (UV) est entre 10 e 400 nm (veja a figura abaixo).

7x107 De acordo com suas propriedades fsicas e efeitos biolgicos, parte da radiao UV dividida em trs sub-regies: UV-A de 320 a 400nm, UV-B de 290 a 320nm e UV-C abaixo de 200 a 290nm. Dentre elas, a radiao UV-A a menos nociva, sendo que suas fontes podem ser adquiridas comercialmente com o nome de luz negra. A radiao UV-B a responsvel pelo cncer de pele e a UV-C no chega a atingir a superfcie terrestre.

52

_________________________________________________________Fluorescncia e Estrutura Atmica

A colorao da luz emitida depende da variao de energia envolvida na transio eletrnica; assim, uma emisso avermelhada dever ocorrer em uma faixa de energia associada a comprimentos de onda prximos de 700nm. Os vegetais verdes, a gua tnica, a vitamina B2, a casca dos ovos marrons e at mesmo os sabes em p tm em comum o fato de possurem compostos fluorescentes em sua composio. J os mostradores de relgios e enfeites de quartos exibem o fenmeno da fosforescncia. De uma forma bastante simplificada, podem-se distinguir os fenmenos com relao ao tempo de emisso de radiao: enquanto na fluorescncia a emisso instantnea e cessa quando a fonte de energia desligada, na fosforescncia pode durar horas, depois de desligada a fonte de excitao.

2 OBJETIVOS
Introduzir o conceito de energia quantizada. Descrever o fenmeno da excitao eletrnica e estabelecer a relao com o modelo atmico de Bohr. Introduzir os alunos ao fenmeno de fluorescncia.

3 MATERIAIS E REAGENTES
Material necessrio para um grupo de 4 alunos: Reagentes/Materiais: Basto de vidro; 30 mL de HCl 3,0 mol L-1; 1/5 da casca de um ovo vermelho; almofariz e pistilo; 15 mL Soluo de Fluoroscena 0,10 g L-1; comprimido de complexo B; 10 mL de H2O tnica; 1 folhas de Hortel; etanol; 6 bequers de 50 mL; gua destilada; Sabo em P; Lmpada UV (luz Negra); Solues previamente preparadas: HCl 3 mol.L-1 (250 mL de HCl conc 37% diludo para 1 litro); Fluoroscena (0,10 g de Fluoroscena em 100 mL de Etanol e 900 mL de H2O);

53

_________________________________________________________Fluorescncia e Estrutura Atmica

4 PROCEDIMENTO
Para todos os experimentos: Colocar as solues obtidas sob a luz Negra e anotar as cores observadas Tabela 1; 4.1. Casca do Ovo Protoporfirina IX: Quebrar em pequenos pedaos 1/5 de casca do ovo em um bquer, adicionar 20 mL de HCl 3,0 mol.L-1 e aguardar cerca de 5 minutos; 4.2. Extrato de Folhas Verdes Clorofila: Triturar 1 folha de hortel com 10 mL de etanol at se obter uma soluo verde intenso. Coletar em um bquer; 4.3. Complexo B Riboflavina: Triturar 1 comprimido de complexo B com 30 mL de gua. Coletar em um bquer; 4.4. Sabo em p: Pesar 0,5 gramas de sabo em p. Dissolver o sabo em 10 mL de gua destilada em um bquer; 4.5. Fluoroscena: Colocar 5,0 mL da soluo de fluoroscena em um bquer; 4.6. gua Tnica: Colocar 5,0 mL de gua tnica em um bquer. Tabela 1: Cores emitidas pelas solues iluminadas por Radiao UV Amostra Protoforfirina IX Clorofila Riboflavina Sabo em P Fluoroscena gua Tnica Cor Observada

DESCARTE DE RESDUOS
As solues utilizadas, aps filtrao, podem ser descartadas na pia com excesso de gua corrente. O filtrado pode ser descartado em lixo comum. As solues de Fluoroscena e gua tnica podem ser devolvidas ao frasco original.

54

_________________________________________________________Fluorescncia e Estrutura Atmica

QUESTES
1. Os modelos atmicos de Dalton e Thomson podem explicar o fenmeno da luminescncia? Explique. 2. Quais evidncias experimentais no podiam ser explicadas com os modelos atmicos anteriores ao de Bohr? 3. Utilize o modelo de Bohr para explicar as transies eletrnicas.

REFERNCIA BIBLIOGRFICAS
1. QUMICA A Cincia Central, Brown, LeMay e Bursten, 9 Ed. Pearson, Cap.6 Estrutura eletrnica dos elementos 2. INORGANIC CHEMISTRY, Catherine E. Housecroft and Alan G.Sharpe, 3 Ed. Pearson, Captulo 25, pgs 854-877. 3. QUMICA NOVA NA ESCOLA, n0 19, 2004 pgs 53-56 Fluorescncia e Estrutura Atmica: Experimentos Simples para Abordar o Tema Autores: Ana Luiza Petillo Nery e Carmen Fernandez

55

Das könnte Ihnen auch gefallen