Sie sind auf Seite 1von 17

M. J.

FERREIRA

O PAPEL SOCIAL DO PROFESSOR: UMA CONTRIBUIO DA FILOSOFIA DA EDUCAO E DO PENSAMENTO FREIREANO FORMAO DO PROFESSOR
Maria Jos Ferreira Ruiz (*)

SNTESE: O presente artigo visa a apresentar um referencial terico que aponte para a importncia da filosofia da educao como forma de levar os professores a refletirem sobre o seu cotidiano, com maior profundidade, procurando, assim, sair do ativismo, to comum ao meio escolar. Busca, tambm, refletir sobre o atual papel do professor nessa mesma sociedade, haja vista tantas transformaes do contexto vivido. Apia-se em tericos renomados como Paulo Freire, Moacir Gadotti, entre outros, que entendem que o profissional da educao tem um papel eminentemente poltico a desempenhar, educando para a transformao da sociedade atual, tendo em vista uma educao igualitria e com qualidade para todos.

55

SNTESIS: El presente artculo tiene como objetivo presentar un marco terico que apunte a la importancia de la filosofa de la educacin como forma de llevar a los profesores a una reflexin sobre su quehacer diario, con mayor profundidad, buscando as salir del activismo tan comn al medio escolar. Adems busca reflexionar sobre el actual papel del profesor en dicha sociedad, teniendo en cuenta tantas transformaciones del contexto vivido. Se apoya en tericos renombrados como Paulo Freire, Moacir Gadotti, entre otros, que entienden que el profesional de la educacin tiene un papel inminentemente poltico a desarrollar, educando para el cambio de la sociedad actual, teniendo en vista una educacin igualitaria y con calidad para todos.

(*) Pedagoga graduada pela Universidade Estadual de Londrina com habilitao em Superviso Escolar, e supervisora educacional de escola da rede particular de Londrina (Pr), Brasil.

REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIN. N 33 (2003), pp. 55-70

M. J. FERREIRA

1. INTRODUO
Vive-se um momento de profundas transformaes. No se sabe ao certo para onde se caminha e nem qual o caminho a trilhar. A sociedade atual encontra-se em profunda crise, na qual somos remetidos a repensar nossos valores e atitudes. Como nos aponta Gramsci, citado por Gadotti (1998, p. 86), vivemos um momento histrico no qual o bloco hegemnico dominante entra em crise, frente ameaa de um novo bloco histrico. Nesse contexto incerto, o papel do profissional da educao precisa ser repensado. Segundo Gadotti (1998), faz-se mister que o professor se assuma enquanto um profissional do humano, social e poltico, tomando partido e no sendo omisso, neutro, mas sim definindo para si de qual lado est, pois se apoiando nos ideais freireanos, ou se est a favor dos oprimidos ou contra eles. Posicionando-se ento este profissional no mais neutro, pode ascender sociedade usando a educao como instrumento de luta, levando a populao a uma conscincia crtica que supere o senso comum , todavia no o desconsiderando. Nessa perspectiva, entende-se que o povo de posse desse saber mais elaborado poder vir a ter condies de se proteger contra a explorao das classes dominantes se organizando para a construo de uma sociedade melhor, menos excludente, e realmente democrtica. No se pode esperar que tal organizao brote espontaneamente, mas sim por meio da educao que pode caminhar lado a lado com a prtica poltica do povo. Sendo assim, o profissional da educao assume aqui um papel sobretudo poltico. Educadores e educadoras precisam engajar-se social e politicamente, percebendo as possibilidades da ao social e cultural na luta pela transformao das estruturas opressivas da sociedade classista. Para isso, antes de tudo necessitam conhecer a sociedade em que atuam, e o nvel social, econmico e cultural de seus alunos e alunas. Precisam entender tambm que, analisando dialeticamente, no h conhecimento absoluto, pois tudo est em constante transformao. Usando os dizeres de Gadotti (1998), todo saber traz consigo sua prpria superao. Portanto, no h saber nem ignorncia absoluta: h apenas uma relativizao do saber ou da ignorncia. Por isso, educadores e educadoras no podem se colocar na posio de ser superiores, que

56

REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIN. N 33 (2003), pp. 55-70

M. J. FERREIRA

ensinam um grupo de ignorantes, mas sim na posio humilde daqueles que comunicam um saber relativo a outros que possuem outro saber relativo. Como educadores engajados em um processo de transformao social, necessita-se que esses profissionais acreditem na educao, e, mesmo no tendo uma viso ingnua, acreditando que essa sozinha possa transformar a sociedade em que est inserida, e acreditem que sem ela nenhuma transformao profunda se realizar. preciso confiar nessas mudanas e esperar o inesperado, pois como nos diz Edgar Morin (2001, p. 92):
Na histria, temos visto com freqncia, infelizmente, que o possvel se torna impossvel e podemos pressentir que as mais ricas possibilidades humanas permanecem ainda impossveis de se realizar. Mas vimos tambm que o inesperado torna-se possvel e se realiza; vimos com freqncia que o improvvel se realiza mais do que o provvel; saibamos, ento, esperar o inesperado e trabalhar pelo improvvel.

No entanto, como professores e professoras se vem frente a essas questes? Que espao reservam para discutir suas funes sociais? Ser que no seu dia-a dia, entre uma escola e outra, fazem tal reflexo ou acabam sucumbindo ao sistema, mergulhando num fazer sem fim? A sociedade e a escola tm valorizado os profissionais da educao, ou, como nos aponta Arroyo (2202, p. 9), vem esses como um apndice, um r ecur s o pr epar ado, ou despr epar ado?. Sendo assim, objetivou-se com a execuo desse trabalho promover discusso terica que substanciasse a reflexo dos professores e professoras sobre o papel social de sua formao, apoiando-se no referencial freireano. Para tal utilizou-se das seguintes metodologias: pesquisa terica sobre a importncia da filosofia da educao, sobre o papel social do professor, e sobre a politizao do professor enquanto agente de transformao.

57

2. REFLEXES SOBRE A FILOSOFIA DA EDUCAO


Toda teoria pedaggica tem seus fundamentos baseados num sistema filosfico. a filosofia que, expressando uma concepo de homem e de mundo, d sentido Pedagogia, definindo seus

REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIN. N 33 (2003), pp. 55-70

M. J. FERREIRA

objetivos e determinando os mtodos da ao educativa. Nesse sentido, no existe educao neutra. Ao trabalhar na rea de educao, sempre necessrio tomar partido, assumir posies. E toda escolha de uma concepo de educao , fundamentalmente, o reflexo da escolha de uma filosofia de vida (Haydt, 1997, p. 23).

Com a epgrafe acima, inicia-se uma discusso sobre a filosofia da educao, buscando referencial que clarifique sua funo na rea educacional. A filosofia pode contribuir para que a educao seja pensada, analisada e refletida, saindo assim do ativismo, ou seja, do fazer pelo fazer, sem respaldo que norteie o porqu e o para qu destina-se esse fazer. Ao pensar filosoficamente, o educador foge da simplicidade, da ingenuidade e das explicaes mgicas ao interpretar os problemas do cotidiano, buscando aprofundar sua anlise, no se satisfazendo com as aparncias, buscando a causalidade dos fatos de forma inquieta e intensa. Silva (1992, p. 32), em um texto de bastante relevncia, discute que professores e professoras, em seu fazer dirio, preocupamse em demasia com mtodos e tcnicas em um verdadeiro endeusamento dessas questes, como se a educao pudesse melhorar a partir da metodologia de ensino, no querendo aqui minimizar a importncia das metodologias; porm, atentando para que, por vezes, se esquecem de buscar base conceitual que respalde e sustente tais metodologias, o que deixa bastante explcito na seguinte citao:
[...] qualquer mtodo ou tcnica encontra seus fundamentos numa psicologia educacional, o que, por sua vez, encontra seus fundamentos numa filosofia da educao. O culto indiscriminado da tcnica somente ter fim quando os professores se lembrarem dessa ligao, ou pelo menos, comearem a refletir sobre certas coisas que, para eles, supostamente so reservadas s para iniciados ou privilegiados. A educao brasileira no precisa de plulas metodologicol; ela precisa, isso sim, de uma injeo de filosofia e poltica.

58

A citao vai ao encontro das idias de Severino (2001), que nos faz entender que tarefa da filosofia da educao intencionalizar a prtica educacional, dando respaldo para que essa prtica seja pensada, refletida, construda e reconstruda, enfim, seja uma prtica no apenas emprica, mas tambm reflexiva, que se aporte na

REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIN. N 33 (2003), pp. 55-70

M. J. FERREIRA

epistemologia. Para tal, entende que a filosofia no deve ser vista como uma cincia isolada, mas sim que busca se apoiar em fundamentos histricos e sociolgicos. Procurando contextualizar o surgimento da filosofia da educao, Severino (2001, p. 121) aponta que o pensar contemporneo busca na cincia, na razo, a explicao para as causas primeiras, fugindo de toda espcie de transcendentalismo to presente no pensar medieval, sendo assim o racionalismo naturalista moderno transfigura a cosmoviso da cultura ocidental e instaura uma avassaladora dessacralizao da natureza e da cultura. Fato este que, antes de tudo, atinge as cincias naturais, e, a seguir, as humanas das quais se originam as cincias da educao. Nessa perspectiva, a educao passa a ser pensada por meio da cincia, tendo a filosofia da educao a funo de justificar a utilizao de recursos tcnico-cientficos que levem ao mximo o desempenho dos sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. A educao brasileira atingida por essa forma de pensar, segundo Severino (2001, p.122), nos iderios escolanovistas, que emergem como contraponto educao tradicional jesutica, a qual influencia por sculos a escola brasileira. Para a Escola Nova:
A educao considerada o nico instrumento apropriado para a construo de uma sociedade laica e justa, gerenciada por um aparelho estatal que se inaugura a partir de um projeto poltico iluministicamente concebido e juridicamente implementado.

59

O escolanovismo fortemente influenciado pelas idias de John Dewey, de quem Ansio Teixeira interlocutor no Brasil. As idias da Escola Nova aportam-se na psicologia do desenvolvimento, o que faz com que essa disciplina seja, at os dias atuais, bastante prestigiada nos cursos de formao de professores, de acordo com Mitsuko, citado por Severino (dem). A psicologia gentico-estrutural, pensada por Piaget e seus seguidores, continua influenciando a atualidade educacional brasileira, o que Severino (2001, p. 124) analisa luz da filosofia sob o seguinte prisma:
O construtivismo mostra a vinculao entre os processos epistmicos, psquicos e pedaggicos. Por sua configurao categorial e objetivos, o construtivismo prope a articulao de uma concepo do sujeito epistmico com a atividade do sujeito educando, mediados por um sujeito psquico.

REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIN. N 33 (2003), pp. 55-70

M. J. FERREIRA

Porm, ao reconhecer a contribuio dessa teoria para a filosofia da educao, Severino (2001, p. 124) aponta uma crtica ao reducionismo que percebe na mesma:
O construtivismo traz grande contribuio Filosofia da Educao, sobretudo no plano epistemolgico, ao comprovar que o conhecimento no se d por intuio ou representao, mas mediante a construo conceitual. [...] Mas sua proposta filosfico-educacional esbarra na reduo da educao ao processo ensino/ aprendizagem, naturalizando-o por demais, no levando em conta as especificidades polticas das relaes sociais a envolvidas.

Severino (2001, p.128) prossegue em sua anlise criticando tambm tericos cientificistas que delegam a filosofia da educao apenas validao da metodologia de investigao e de expresso do conhecimento cientfico, tornando-se uma filosofia das cincias da educao. Nessa perspectiva, a filosofia da educao traz em si dois aspectos: o instrumental e o crtico. Entende-se por instrumental o embasamento terico que a filosofia pode oportunizar para a resoluo de problemas prticos. Por sua vez, o crtico deve despertar o constante questionamento sobre a prtica. Para tais tericos, o conhecimento cientfico o nico capaz de verdade e fundamento plausvel da ao; qualquer critrio do agir humano s pode ser tcnico e funcional, nunca tico, esttico ou poltico. Essa vertente terica no campo da filosofia, segundo Severino, no atenta para a subjetividade presente na rea da educao, nem para as iluses, erros e ideologias que perpassam a conscincia humana, sendo acusada de reducionismo epistemologista ao apoiar-se apenas na cincia e na tcnica. Para Severino (2001, p. 128):
[...] a Filosofia da Educao precisa implementar uma reflexo epistemolgica sobre si mesma. [...]. Seu papel descrever e debater a construo do objeto-educao, pelo sujeito. Sua dupla misso se justificar e tambm rearticular os esforos da cincia, para que estes se justifiquem, avaliem e legitimem a atividade epistmica como processo tecido no texto/contexto da realidade histrico-cultural.

60

Nessa perspectiva, cabe filosofia da educao empenhar-se na construo de uma imagem de homem como sujeito da educao, buscando uma viso integradora que leve em considerao a historicidade desse ser.

REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIN. N 33 (2003), pp. 55-70

M. J. FERREIRA

3. O PAPEL SOCIAL DO PROFESSOR


Falar do papel de educadores e educadoras na sociedade atual demanda entender como esse foi se constituindo atravs do caminhar da educao brasileira. Segundo Gadotti (1998), os cursos de formao de professores, mais especificamente o curso de pedagogia, regulamentado no Brasil em 1969 no perodo da ditadura militar, fato este que remete a pensar em um educador passivo, apoltico, tcnico sem preocupaes sociopolticas, com um agir totalmente desvinculado da realidade na qual se inseria. Dessa forma, oferece habilitaes para superviso, orientao, administrao, inspeo e planejamento com conotaes totalmente tecnicista, apoiada no treinamento desses profissionais para atuarem nas escolas com toda a objetividade possvel. Entender a forma que o curso de pedagogia foi regulamentado no Brasil se faz necessrio a compreenso de como essa mentalidade, mesmo que de forma implcita, ainda permeia o agir de educadores e educadoras no momento atual, pois, como nos aponta Sany Rosa (2000), a formao do profissional da educao no se inicia, ao contrrio do que se imagina, quando esse ingressa em um curso de formao de professores, mas sim desde o primeiro dia em que esse ingressa na escola como aluno. Suas representaes e significados de educao, vivificados enquanto estudantes, so muito mais influenciadas pela sua vivncia escolar do que com as teorias que venha a entrar em contado em sua formao acadmica. Sendo que grande parte dos educadores e educadoras que se encontram em sala de aula atualmente passou por todo esse sistema repressivo da ditadura militar e foram alunos de professores e professoras que trabalhavam sobre a gide desse momento histrico, se Sany Rosa tem razo, necessitam sempre refletir, questionar e rever sua prtica pedaggica para no cair em um ciclo vicioso de reproduo dessa ao castradora. Para Gadotti (1998, p. 71) o profissional da educao precisa ser desreipetoso para questionar a realidade que a ele se apresenta para ento promover mudanas sociais. Explicando melhor, apia.se nas palavras do autor:
preciso ser desrespeitoso, inicialmente, consigo mesmo, com a pretensa imagem do homem educado, do sbio ou mestre. E preciso desrespeitar tambm esses monumentos da pedagogia, da teoria da educao, no porque no sejam monumentos, mas porque praticando o desrespeito a eles que descobriremos o que neles podemos amar e o que devemos odiar. [...]. Nessas circuns-

61

REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIN. N 33 (2003), pp. 55-70

M. J. FERREIRA

tncias, o educador tem a chance de repensar o seu estatuto e repensar a prpria educao. O educador, ao repensar a educao, repensa tambm a sociedade.

Desrespeitar, no enfoque de Gadotti, pode ser entendido como questionar. Educadores e educadoras precisam constantemente repensar e revisitar suas crenas mais intrnsecas sobre a representao que tm de educao, pois, de acordo com Paulo Freire, que j proclamava desde os anos 60, e de acordo com Gadotti (1998, p.72), a educao no neutra. Ou se educa para o silncio, para a submisso, ou com o intuito de dar a palavra, de no deixar calar as angstias e a necessidade daqueles que esto sob a responsabilidade, mesmo que temporria, de educadores e educadoras nos mbitos escolares. Sendo assim, mtodos e tcnicas precisam ser secundarizados na discusso sobre a educao, o que se deve atentar prioritariamente sobre a vinculao entre o ato educativo, o ato poltico e o ato produtivo. Nesse prisma, professores e professoras tm um papel sobretudo poltico e precisam problematizar a educao, buscando o porqu e o para qu do ato educativo; mais que isso, sua tarefa a de quem incomoda, de quem evidencia e trabalha o conflito, no o conflito pelo conflito, mas o conflito para sua superao dialtica. No entanto, pergunta-se, at que ponto pode-se dizer que esse fazer dialtico, problematizador, est presente no cotidiano escolar? Esto nossos professores e professoras, problematizando as questes, ou continuam se calando diante das injustias? Trabalham para quem? A favor de quem? Estabelecem uma relao dialgica com o saber, buscando uma sociedade democrtica e coletiva, ou reproduzem a lgica do sistema no interior das escolas atravs de selees, de excluses, de estmulo individualidade e competitividade? Gadotti (1998, p. 74) entende que no h uma educao to somente reprodutora do sistema e nem uma educao to somente transformadora desse sistema. Essas duas tendncias coexistem no plano educacional numa perspectiva dialtica e conflituosa. Sendo assim:
[...] h uma contradio interna na educao, prpria da sua natureza, entre a necessidade de transmisso de uma cultura existente que a tarefa conservadora da educao e a necessidade de criao de uma nova cultura, sua tarefa revolucio-

62

REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIN. N 33 (2003), pp. 55-70

M. J. FERREIRA

nria. O que ocorre numa sociedade dada que uma das duas tendncias sempre dominante.

Sendo assim, o papel dos profissionais da educao necessita ser repensado. Esses no podem mais agir de forma neutra nessa sociedade do conflito, no pode ser ausente apoiando-se apenas nos contedos, mtodos e tcnicas; no pode mais ser omisso, pois os alunos pedem uma posio desses profissionais sobre os problemas sociais, no com o intuito de inculcao ideolgica de suas crenas, mas como algum que tem opinio formada sobre os assuntos mais emergentes e que est disposto ao dilogo, ao conflito, problematizao do seu saber. Atualmente no se pode mais apoiar-se em teses que apregoam que a educao no pode mudar enquanto no houver mudanas estruturais no sistema. Faz-se necessrio acreditar, com Gadotti, que, apesar da educao no poder sozinha transformar a sociedade em questo, nenhuma mudana estrutural pode acontecer sem a sua contribuio. A transformao social, que muitos almejam para uma sociedade mais justa, com menos desigualdades, onde todos tenham voz e vez, s ser possvel a partir do momento que se evidenciem os conflitos, no tentando escond-los ou minimiz-los, mas que os tragam tona, para que assim a educao no contribua como mecanismo de opresso, buscando a superao e no a manuteno do status quo.

63

4. EDUCAO: UM ATO POLTICO


Apegar-se no que j deu certo, por vezes traz em si um certo conforto que faz com que toda tentativa de mudana seja vista com temeridade. Na atualidade a sociedade encontra-se em meio a profundas transformaes. Em vista das tecnologias, da rapidez de acesso s informaes, dentre outros fatores, a superao das idias hoje concebidas como apropriadas, amanh so questionadas. Essas questes trazem consigo um certo desconforto e uma necessidade de rever sempre os conceitos. Entretanto, encontra-se nos dizeres de vrios tericos da educao, entre eles Gimeno Sacristn (1998, pp. 11-12), a dificuldade e a grande resistncia do sistema educacional acompanhar tais mudanas:
Nesta poca temos que pensar e decidir o percurso pelo qual queremos que transmita a realidade social e a educao dentro de coordenadas inseguras [...]. A crise dos sistemas educativos tem a ver com a perda da conscincia em seu sentido [...]. Tomar

REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIN. N 33 (2003), pp. 55-70

M. J. FERREIRA

opes no fcil neste final de milnio em que vemos tombadas tantas referncias e seguranas. A educao tem funes a cumprir; entretanto, esto ficando desestabilizadas pelas mudanas polticas, sociais e culturais que esto acontecendo [...]. Assistimos a uma crise importante nos discursos que tm guiado a escolarizao nesta segunda metade do sculo XX. As prticas, entretanto, parecem seguir velhas seguranas, como se nada estivesse acontecendo [...].

Gimeno Sacristn toca em questes que fazem pensar sobre as mudanas educacionais que documentos formulados nos meados do sculo passado, como o Relatrio Delors1 e os PCNs (Parmetros Curriculares Nacionais), permeiam a esfera educacional. Entretanto, apesar de serem muito bem formulados e apontarem um norte educao, so, por vezes, acomodados numa prateleira qualquer das escolas e por ali ficam, no acontecendo, ento, a transposio terico-prtica. Mais importante que criticar educadores e educadoras sobre a resistncia a mudanas estruturais que delegam a essa categoria, e no querendo aqui cair em generalidades, seria refletir sobre o porqu de tal resistncia. A quem interessa essa imagem de resistncia criada em torno dos educadores? Quais so as possibilidades reais de se efetuar tais mudanas? Se, teoricamente, foram pensadas (as mudanas) com maestria, ser que apontam como transpor para a prtica? Que estrutura oferecem as polticas educacionais para que essas mudanas aconteam na prtica? Como foram pensadas e por quem? Atendem a especificidade da educao brasileira, ou, mais uma vez, trata-se de modelos copiados? Como foram apresentadas aos professores e professoras? Ser que, ao mudar as regras do jogo enquanto esse acontecia, os jogadores foram consultados? Essas e outras muitas questes poderiam ser formuladas a respeito da formulao desses documentos que atualmente regem a educao brasileira. Levantar esses e outros questionamentos se faz necessrio para professores e professoras; porm, o que no se pode negar a urgncia de provocar mudanas nas esferas educacionais. Entender que, por vezes, as mudanas educacionais so propostas por tecnoburocratas e por alguns educadores que atingiram um certo nvel de ilustrao, no significa ficar alheio realidade e a observar que a sociedade mudou, que as crianas esto envoltas hoje em um mundo polifnico e policrmico

64

Recomenda-se a leitura de Educao, um tesouro a descobrir.

REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIN. N 33 (2003), pp. 55-70

M. J. FERREIRA

[...] cheio de cores, imagens e sons. Muito distante do espao quase que exclusivamente montono, monofnico e monocromtico que a escola costuma oferecer (Kenski, 1996, p.133). Sendo assim, precisa-se refletir sobre a urgncia de criar-se nas escolas um ambiente que d conta dessas transformaes sociais, pois nessa soci edade que al unos e al unasvo i nt er agi r ,e,quem sabe, como idealizava Paulo Freire, provocar transformaes que levem a um bem viver coletivo. A respeito dessa transformao que urge, Gadotti (1998, p. 81) nos diz:
O homem faz a sua histria intervindo em dois nveis: sobre a natureza e sobre a sociedade. O homem intervm na natureza e sobre a sociedade, descobrindo e utilizando suas leis, para domin-la e coloc-la a seu servio, desejando viver bem com ela. Dessa forma ele transforma o meio natural em meio cultural, isto , til a seu bem-estar. Da mesma forma ele intervm sobre a sociedade de homens, na direo de um horizonte mais humano. Nesse processo ele humaniza a natureza e humaniza a vida dos homens em sociedade. O ato Pedaggico insere-se nessa segunda tipologia. uma ao do homem sobre o homem, para juntos construrem uma sociedade com melhores chances de todos os homens serem mais felizes (grifos nossos).

65

Entender essa complexidade da ao educativa faz-se necessrio para que se saia de posturas extremistas, ora endeusando ora demonizando quaisquer que sejam as mudanas no setor educativo. Endeusando, porque se nota nos dizeres de alguns educadores total apego a tudo que de novo aparea, caindo em verdadeiros modismos educacionais que apontam receitas sem nenhuma profundidade terica. Demonizando, porque tambm se nota, nos dizeres de outros, total desapego ao que de novo aparea, ou seja, fortemente ligados tradio, ao que deu certo, portanto, no deve ser mudado. Posturas extremistas assim no contribuem para a necessidade de promover transformaes na esfera educacional. Talvez o que falte educao, ou melhor, no entendimento das pessoas que lidam com a educao, mais especificamente queles que propem mudanas em nvel documental, que formulam os dizeres que permeiam as polticas educacionais, que precisam e necessitam ser implementadas, porque muito bem formuladas, seja a conscincia de que a mudana se opera por ato e deciso dos homens juntos (fatores subjetivos) e levando em

REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIN. N 33 (2003), pp. 55-70

M. J. FERREIRA

conta as condies concretas que possibilitam a mudana (fatores objetivos) (Gadotti, 1998, p. 82). Gadotti (1998, p. 83), assim como Paulo Freire, acreditam numa pedagogia transformadora que seja capaz de mudar comportamentos. Entendem que existem quatro categorias, entre outras, que posam contribuir para que a educao promova transformaes substanciais: contradio, divergncia, desobedincia e desrespeito.

a par t i rda contradio que homens e mulheres se percebem enquanto seres inacabados, com um conhecimento nfimo da realidade que os cercam e em constante transitoriedade, o que leva a um certo desequilbrio. Em relao a esse, Gadotti (1998, p. 83) diz que:
O que mantm o homem em p o equilbrio de foras opostas. Esse equilbrio esttico quando um p age sobre o outro, mas o homem s avana quando toma o risco de desequilibrar-se, impulsionando um p para frente, rompendo o equilbrio. Romper o equilbrio um ato pedaggico transformador: significa impulsionar o homem para frente.

A divergncia, enquanto ato pedaggico, por sua vez contribui para que educadores e educadoras entendam que vivem em uma sociedade plural e multifacetada; sendo assim, necessitam expor a seus alunos as vrias possibilidades de encarar um mesmo conflito, abrindo um leque de atitudes possveis na resoluo desses conflitos. A desobedincia, como a contradio e a divergncia, tambm vista por Gadotti como um ato pedaggico transformador, pois por meio dela que acontece o progresso humano. Ao ser capaz de dizer no s imposies do sistema, educandos e educandas reafirmam o seu eu. Essa desobedincia pode ser individual ou coletiva, sendo a segunda entendida como desobedincia civil. Professores e professoras precisam instrumentalizar seus alunos e alunas para que entendam que podem provocar mudanas substanciais a partir do momento que forem desobedientes no sentido de no aceitar as mazelas do sistema, desenvolvendo uma conscincia crtica. A ltima categoria apontada por Gadotti (1998, p. 84) referese ao desrespeito. Para ele esse desrespeito aconteceria muito mais no campo das idias que no pessoal, ou melhor, educadores e educadoras precisam entender que podem e devem ir contra a submisso pretendida pelo sistema para provocar mudanas estruturais, se submeterem ao

66

REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIN. N 33 (2003), pp. 55-70

M. J. FERREIRA

sistema, aos preconceitos imbricados nele perpetuaro a status quo, e sua ao tornar-se-ia conservadora, j que incitaria o outro a permanecer na sua posio, na segurana que lhe d o sagrado ou o consagrado em sua vida. Nessa perspectiva, assim como Paulo Freire, Gadotti (1998, p. 85) defende que a educao no pode negar a sociedade que est inserida e a luta de classes que h nessa sociedade, pois o avano das lutas sociais modifica a fisionomia das lutas pedaggicas. Sendo assim, Gadotti defende que a educao pode promover nos estudantes uma conscincia social e poltica, porm no poltica partidria, visando melhoria da qualidade de ensino, melhoria das relaes interpessoais que se travam na escola, melhoria da organizao do trabalho que se desenvolve na escola, dentre outros fatores que s um estudante politizado pode reivindicar. Para Gadotti (1998, p. 85):
Estudante politizado aquele que atua politicamente dentro e fora da escola. um estudante que tem motivao pela qualidade, pela relevncia social e terica do que ensinado. Passa a exigir do professor, tem interesse pelas relaes humanas estabelecidas no interior da escola, discute a gesto da escola, o currculo, enfim, o projeto poltico-pedaggico da escola.

67

No entanto, pergunta-se: at que ponto esse espao poltico almejado por Gadotti e Paulo Freire oferecido aos alunos e alunas? Tem interessado a professores e professoras, mesmo aqueles que trabalham com os pequenos, desenvolver essa conscincia crtica? O que se espera de um sistema escolar que classifica, separando os capazes dos incapazes, que no d espao ao mnimo questionamento de alunos e alunas que ali esto, sem encar-lo como ato de subverso? Ser que o profissional da educao em seu que fazer reflete sobre tais questes, se educa para transformar ou para manter o status quo? Ou ainda, ser que, ao entrar em contato com os ideais freireanos de educao para transformao social, consideram-no utopia? A respeito da utopia, Pierre Furter (1976, pp. 44- 45) j dizia:
Sem a utopia, no existiriam perspectivas, nem horizonte profundo; sem a ao, a utopia se desfaria em abstrao e em sonho delirante. Portanto, a utopia deve tornar-se concreta. [...]. As razes da utopia consistem no fato de que o homem ainda no um ser satisfeito, porque ainda no perfeito, porque o mundo ainda no acabado.

REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIN. N 33 (2003), pp. 55-70

M. J. FERREIRA

Sendo assim, antes de se depositar na utopia a imobilidade educacional, deve-se entender que a utopia precisa porque reafirma a necessidade de transformao, que pode acontecer de forma lenta, mas que permea o que fazer de professores e professoras, a partir do momento em que a criana ingressa na escola, desde a educao infantil at os nveis superiores, pois no se pode esperar que o estudante que, desde pequeno levado submisso, cresa e se torne uma pessoa preparada para promover mudanas substanciais humanidade. Se algum profissional da educao ainda tem dvida da necessidade de promover mudanas sociais s olhar em torno de si mesmo e observar as mazelas que a sociedade atual vem criando: a fome, a misria, as injustias sociais, o desrespeito aos mais bsicos direitos humanos. Gadotti (1998, p. 87) mostra que:
Educar nessa sociedade tarefa de partido, isto , no educa para a mudana aquele que ignora o momento em que vive, aquele que pensa estar alheio ao conflito que o cerca. tarefa de partido porque no possvel ao educador permanecer neutro. Ou educa a favor dos privilgios ou contra eles, ou a favor das classes dominadas ou contra elas. Aquele que se diz neutro estar apenas servindo aos interesses do mais forte. No centro, portanto, da questo pedaggica situa-se a questo do poder.

68

Frente a essa imobilidade pedaggica que assola os meios educacionais, seja por insegurana, por apego ao que deu certo, ou por falta de vontade poltica, a escola vive s voltas de duras crticas2. A revista Veja 3 publicou um artigo escrito pelo colunista Diogo Mainardi com o ttulo Escola perda de tempo, cujo contedo questiona a falta de eficincia da escola em fornecer aos alunos requisitos bsicos como ler e efetuar as quatro operaes. A leitura do artigo mexe com a autoestima de professores e professoras, que se defendem colocando a culpa da falta de qualidade do ensino nas leis atuais e na ausncia de reprovao. Questiona-se ento, antes das leis mudarem, o que acontecia com essas pessoas que no conseguiam alcanar os requisitos bsicos para avanar as sries do sistema? Quantas pessoas ficaram margem da escola por desistirem frente a tantos obstculos? Como incluir a todos se baixar a qualidade de ensino? Ou ser que a escola para poucos iluminados?
2 A respeito do assunto, recomenda-se a leitura de Ivan Illich (1970), A sociedade desescolarizada, e Everett Reimer (1971), A escola morreu, entre outras. 3

Edio 1821, ano 36, nm. 38, 24/09/2003.

REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIN. N 33 (2003), pp. 55-70

M. J. FERREIRA

Volta aqui, a questo da necessidade de politizao, tanto de professores como de estudantes, para que, compreendendo esse sistema, compreendendo como acontece a elaborao das leis, possam atuar sobre elas. No entanto, Gadotti (1998, p. 89) entende que: Como pode o educador assumir um papel dirigente na sociedade se na sua formao o todo social resume-se a uns poucos conhecimentos de mtodos e tcnicas pedaggicas ou a uma histria da educao que se perdeu no passado e nunca chega aos nossos dias? Como pode uma nao esperar que as novas geraes sejam educadas para o progresso, o desenvolvimento econmico e social, para a construo do bem-estar para todos, sem uma slida formao poltica? Apesar do ato poltico estar to presente na fala de Gadotti, assim como na de Paulo Freire, ambos no reduzem o ato pedaggico ao poltico, mas concordam que, apesar da poltica no dar conta de toda a complexidade pedaggica, ela no deve ser ignorada na esfera educacional. Concluindo, comunga-se com as palavras de Gadotti (1998, p. 90) que alia ao papel social de professores e professoras esperana em um futuro melhor para a educao brasileira:
Ao novo educador compete refazer a educao, reinvent-la, criar as condies objetivas para que uma educao realmente democrtica seja possvel, criar uma alternativa pedaggica que favorea o aparecimento de um novo tipo de pessoas, solidrias, preocupadas em superar o individualismo criado pela explorao do trabalho. Esse novo projeto, essa nova alternativa, no poder ser elaborado nos gabinetes dos tecnoburocratas da educao. No vir em forma de lei nem reforma. Se ela for possvel amanh somente porque, hoje, ela est sendo pensada pelos educadores que se reeducam juntos. Essa reeducao dos educadores j comeou. Ela possvel e necessria.

69

Espera-se que os profissionais da educao acreditem nessa fora que Gadotti lhes deposita, e desejem realmente participar da construo de uma nova educao para um novo mundo.

REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIN. N 33 (2003), pp. 55-70

M. J. FERREIRA

BIBLIOGRAFA
ARROYO, Miguel G. (2002): Ofcio de mestre: imagens e auto-imagens, 6. ed., Rio de Janeiro, Editora Vozes. FURTER, Pierre (1976): Educao e reflexo, 9.a ed., Rio de Janeiro, Editora Vozes. GADOTTI, Moacir (1998): Pedagogia da prxis, 2. ed., So Paulo, Cortez. GIMENO SACRISTN, Jos (2001): A educao que temos, a educao que queremos, in Francisco Inbernn: A educao no sculo XXI: os desafios do futuro imediato, Porto Alegre, Artimed. (2000): Poderes instveis em educao, Porto Alegre, Artes Mdicas. HAYDT, Regina Clia Cazaux (1997): Curso de didtica geral, 4. ed., So Paulo, tica. KENSKI, Vani Moreira (1996): O ensino e os recursos didticos em uma sociedade cheia de tecnologias, in I. P. A. Veiga (org.): Didtica: o ensino e suas relaes, Campinas, Papirus. MORIN, Edgar (2001): Os sete saberes necessrios educao do futuro, 3. ed., So Paulo, Cortez. ROSA, Sanny S. da (2000): Construtivismo e mudana, So Paulo, Cortez Editora. SEVERINO, Antnio Joaquim (2001): Identidade e tarefas da filosofia da educao, in Educao, sujeito e histria, So Paulo, Olho Dgua. SILVA, E. T. (1992): Os (des)caminhos da escola: traumatismo educacionais, 4. ed, So Paulo, Cortez.

70

REVISTA IBEROAMERICANA DE EDUCACIN. N 33 (2003), pp. 55-70

Contactar Revista Iberoamericana de Educacin Principal OEI

Das könnte Ihnen auch gefallen