Sie sind auf Seite 1von 27

No inico do sc.

XV, os povos da Europa

desconheciam parte do planeta Terra. No sabiam da existncia da Amrica, da Ocenia e da Antrtida. A frica era conhecida at ao deserto do Sara e ao Cabo Bojador . A sia era mal representada e muito confusa. Havia muitos relatos fantasiosos sobre as terras e os mares desconhecidos. como por exemplo:

seres que engoliam os barcos

1: Portugal situa-se na pennsula Ibrica, no extremo ocidental da Europa, mais perto das terras a descobrir. 2: Tinham uma grande experiencia dos mares, devido pesca e ao comercio que faziam com outras regies. 3: Precisavam de metais preciosos (ouro e prata), cereais e mo de obra, e tambm estavam interessados nas especiarias do oriente. 4: A expanso interessava a toda a sociedade portuguesa.

Clero: pretendia espalhar a f

crist e converter outros povos ao Cristianismo. Nobreza: queria conquistar terras e obter novos cargos. Burguesia: procurava novos produtos e regies para negociar. Povo: queriam melhores condies de vida. Coroa Portuguesa, apoiava a expanso, pois queria obter novas riquezas e reforar o poder real.

A expanso portuguesa inicia-

se com a conquista de Ceuta em 1415. Expedio preparada pelo rei D. Joo I. Ceuta era uma cidade importante que controlava o estreito de Gibraltar. Por l passavam as principais rotas comerciais de cereais, ouro e especiarias. Por outro lado dos seus portos partiam os ataques de piratas aos barcos cristos.

A expanso portuguesa fez-se

tambm atravs do Oceano Atlntico, em busca de novas terras. A explorao dos mares foi dirigida pelo Infante D. Henrique, mestre da ordem de cristo. Aqui investiu bens da Ordem e da sua fortuna pessoal. Em 1419-1420 , Tristo Vaz Teixeira, Bartolomeu Perestrelo e Joo Gonalves Zarco, redescobriram o Arquiplago da Madeira . Sero tambm os seus capitesdonatrios, com a funo de povoarem e aproveitarem as suas terras.

Em 1427 Diogo Silves, chega s ilhas

Orientais dos Aores ( Santa Maria e S. Miguel). As ilhas Ocidentais foram alcanadas em 1452, por Diogo de Teive. Tambm as ilhas deste arquiplago que se encontrava desabitado ,foram colonizadas atravs de nomeao de capites- donatrios. Os colonos vindos de diferentes locais do pais e at estrangeiros , dedicaram-se a agricultura , criao de gado e a pesca.

O nome de Aores vem de um

pssaro com o nome de Aor esse pssaro era o que predominava na terra quando os portugueses chegaram l.

Ao mesmo tempo que se

redescobriram os dois arquiplagos, as explorao da costa africana tambm no parava. E em 1434 , Gil Eanes passou o Cabo Bojador, aps vrias tentativas. O navegador chega s proximidades do Cabo e ruma para oeste afastando-se da costa , consegue contornar os ventos , e quando se apercebe o Cabo do Medo Tinha ficado para trs . Esta uma marco muito importante para os navegadores portugueses.

1460, morre o Infante D.

Henrique, a mais importante figura da era dos descobrimentos. Tambm conhecido , como o Infante de Sagres , ou o Navegador. Quando morreu o Infante , os navegadores portugueses tinham descoberto a costa africana , at Serra Leoa e o Arquiplago de Cabo Verde.

O rei D. Afonso V , mostrou mais

interesse pela conquista de praas no norte de frica. Desta forma conquistou Alccer Ceguer, Arzila e Tanger , entre outras. Ai viviam povos negros organizados em reinos. Com uma forma de vida , bastante primitiva, andavam seminus, adoravam as foras da natureza e habitavam em palhotas.

Ao longo da costa Africana , conforme

iam conquistando e descobrindo, os portugueses fundavam feitorias. Neste locais os seus funcionrios compravam s populaes locais os seus produtos, malagueta , marfim, ouro, escravos e em troca davam espelhos, argolas de lato , sal, panos e vinho. As ilhas de So Tom e Prncipe , ento descobertas e desabitadas , foram povoadas por portugueses e escravos negros.

Como D. Afonos v deu mais valor

explorao do territrio do Norte de africa , a expanso martima foi entregue a Ferno Gomes. Assim em 1469 o rico comerciante de Lisboa, Ferno Gomes , comprometeu-se a conquistar 100 lguas da costa Africana, por ano . Este contrato feito com o rei , D. Afonso v , era vlido por 5 anos. Os marinheiros ao servio de Ferno Gomes exploraram desde a Serra Leoa ,ao Cabo de Santa Catarina.

Em 1474, o prncipe D. Joo, filho de D.

Afonso v, tomou a seu cargo as viagens dos descobrimentos. O seu maior objetivo era alcanar as ndias por mar. Com a inteno de chegar a terra das especiarias, Em 1483, Diogo Co ,alcanou a foz do rio Zaire. Em 1488, Bartolomeu Dias , dobrou o Cabo da Boa Esperana, passando se pela primeira vez do Oceano Atlntico para o Oceano Indico. Fica para trs o cabo das tormentas e abre-se o caminho martimo para a India.

Entretanto em 1492, Cristvo Colombo , ao servio

do rei de Espanha alcanava o Arquiplago das Antilhas. s terras descobertas chamou ndias Ocidentais, por julgar ter chegado India por Ocidente. D. Joo II reivindicou a posse destas ilhas, pois pelo tratado de Alcovas-Toledo, aquele territrio era portugus. Portugal e Espanha , assinaram um novo acordo em 1494, aps um perodo de desentendimento , conhecido pelo tratado de Tordesilhas.
Este Tratado estabeleceu: A diviso do mundo em duas reas de navegao,

uma de Portugal e outra de Espanha. Demarcadas por um meridiano a 370 lguas das ilhas de cabo verde. As terras descobertas a oriente eram de Portugal , e a ocidente de Espanha.

Os portugueses j tinham alguma

experincia no que diz respeito ao mar, desde a pesca , salicultura e at a navegao costeira , para comercializar produtos com outros pases. No inicio da explorao da costa africana os marinheiros navegavam prximo da costa , e registavam os contornos dessa costa em mapas chamados portulanos. Mas medida que avanavam para sul ,tiveram de enfrentar ventos e correntes, e por isso comearam a desviar a sua rota , necessitando de instrumentos para se orientarem em alto mar.

Para navegar em alto mar , os marinheiros

portugueses tiveram de utilizar diferentes instrumentos de navegao. O Astrolbio , usado para medir a altura dos astros, acima do horizonte e determinar a sua posio no cu. O Quadrante, que permitia calcular a distancia entre o ponto de partida ,e a posio atual da embarcao. A balestilha, a sua funo era medir a distancia do horizonte ao astro, em graus. A bssola, d a indicao do norte magntico. Cartas nuticas, onde os navegadores registavam as linhas da costa, as ilhas, a direo dos ventos e correntes martimas.

Os primeiros barcos utilizados na

explorao da costa africana, foram as barcas e barinis. A barca era uma embarcao de bordos baixos tinha velas quadrangulares ou redondas o que no ajudava na navegao junto costa. A partir da passagem do cabo bojador passou a usar-se a caravela. A caravela era esguia e de bordo alto, tinha velas triangulares, o que lhe permitia avanar com ventos contrrios. Apos a passagem do cabo da boa esperana o barco que era utilizado era a Nau. A nau era uma embarcao que tinha velas redondas e triangulares, uma maior capacidade de carga e peas de artilharia.

Em julho de 1497, uma pequena

armada de trs naus e uma barca de mantimentos, comandada por Vasco da Gama, partiu de Lisboa rumo ndia. Os navegadores dirigiram-se para o atlntico sul pelo largo de forma a aproveitarem os ventos e as correntes martimas. Aps dobrarem o cabo da Boa Esperana chegaram em 1498 a Calecute (ndia). Estava assim concludo o projeto de D. Joo II,(que morreu sem o concretizar), que levou muitos anos e grandes sacrifcios.

Com a descoberta do caminho

martimo para a ndia, as especiarias orientais, passaram a ser transportadas diretamente para a Europa. Os muulmanos sentiram-se prejudicados, pois at ai este negcio era deles, e opuseram-se pelas armas presena dos portugueses. Para defender os interesses de Portugal, foram nomeados vice-reis e governadores para a ndia. Destacaram-se D. Francisco de Almeida e Afonso de Albuquerque.

Entre Goa e Lisboa foi estabelecida

uma rota comercial Os barcos da carreira da ndia, transportavam as especiarias: Pimenta, canela, gengibre, cravo, noz-moscada E ainda porcelanas, sedas Chegados a Lisboa estes produtos, eram vendidos para a Europa a preos elevados. Este comrcio centrado em Goa e em Lisboa, rendia a Portugal elevados lucros.

A chegada dos portugueses ndia no

foi bem recebida pelos Muulmanos, como j vimos . Ento para acautelar os interesses do reino, em 1500 foi enviada uma poderosa esquadra, comandada por Pedro Alvares Cabral, ndia. Ao contornar para ocidente, a armada descobriu uma nova terra, que suspeitou no ser a ndia, pois os povos eram muito atrasados e primitivos. Deram-lhe ento o nome de Terra de Vera Cruz, mas mais tarde Chamaramlhe de Brasil, devido quantidade de rvores de pau-brasil ai existentes.

Na poca da descoberta do Brasil, Portugal estava

muito empenhado no comercio com o oriente. Por isso a explorao deste pais foi entregue a homens de negcios. Em 1534, D. Joo III, mudou de atitude e dividiu o Brasil em capitanias, entregues a capitesdonatrios para as explorarem e colonizarem. Estas capitanias eram muito extensas, e os capites no dispunham de meios suficientes. Por isso em 1549, foi nomeado um governador geral, Tom de Sousa, que escolheu como capital a cidade de S. Salvador. Cabiam-lhe as funes de defesa, administrao e justia.

A partir de 1530, os portugueses

passaram a explorar, mais intensamente as riquezas do Brasil. Entre as quais , o pau-brasil e a cana de acar. Ento, para trabalhar nos engenhos recorreram mo de obra escrava, oriunda de frica.

http://www.google.http:// osdescobridoresbiju.blogspot.pt/p/instrumentos-

nauticos.html p http:// descobrimentos.no.sapo.pt/ t/imghp?hl=pt-PT&tab=ii http://cvc.instituto-camoes.pt/aprender-portugues/aler/a-aventura-dos-descobrimentos.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Descobrimentos_portug ueses

Histgeo 5 Anbal Barreira Gorete Moreira

Mendes moreira
Teresa Rodrigues

Discente: Ana Rita de Sousa Frade Docente: Professora Ana Mrcia Silva No mbito da disciplina de: Histria e Geografia

Turma 5K
N:2

Das könnte Ihnen auch gefallen