Sie sind auf Seite 1von 24

2

SUMRIO
OBESIDADE.......................................................4 OBESIDADE EM ADULTOS................................5 PREVENO.....................................................6 EM BUSCA DO PESO SAUDVEL......................7 TRATAMENTO...................................................9 CUIDADOS DIRIOS COM A ALIMENTAO....12 OUTROS HBITOS SAUDVEIS.......................14 ATIVIDADE FSICA...........................................14 CUIDADOS NA GRAVIDEZ..............................17 OBESIDADE NA INFNCIA..............................20 MODIFICANDO OS HBITOS DE VIDA...........22

OBESIDADE
A obesidade o armazenamento excessivo de gordura no organismo, associado a riscos para a sade. Fatores genticos, maus hbitos de vida (sedentarismo, m alimentao) e o ambiente em que se vive podem contribuir para o surgimento da obesidade. Pessoas com pai e me obesos tm um risco 80% maior de desenvolverem a doena. Por isso, importante o monitoramento dos comportamentos alimentares j na infncia, principalmente em crianas com casos de obesidade na famlia.

OBESIDADE EM ADULTOS
Quase metade da populao adulta brasileira est acima do peso e 13,9% sofre de obesidade. Os dados fazem parte do estudo divulgado em junho de 2010 pelo Ministrio da Sade, que aponta ainda um crescimento no percentual de obesos no Pas em 2006, 11,4% da populao tinha este problema. A obesidade em adultos facilita o surgimento de outras doenas, como hipertenso arterial sistmica (presso alta), acidente vascular cerebral (AVC), diabetes, doena renal, doena pulmonar, osteoartrite, doena articular degenerativa, gota, vrios tipos de cncer, transtornos psicolgicos e problemas de coluna e de joelhos devido sobrecarga de peso corporal. Alm dos riscos sade, o acmulo excessivo de gordura corporal costuma gerar problemas psicolgicos e de aceitao social, porque a obesidade destoa do padro esttico contemporneo.

PREVENO
A preveno e o diagnstico precoce da obesidade so importantes para evitar o surgimento de outras doenas decorrentes da gordura corporal excessiva. Quanto antes for tratada a obesidade, menor o risco de sua interferncia negativa na qualidade de vida. As aes de promoo da alimentao saudvel e da prtica regular de atividade fsica so aliadas contra a doena.
6

EM BUSCA DO PESO SAUDVEL


Para quem tem entre 20 e 60 anos, recomendvel a verificao do ndice de Massa Corporal (IMC), um parmetro utilizado para saber se o peso est proporcional ou no altura. Para calcul-lo, divide-se o peso (em quilogramas), pela altura (em metros) elevada ao quadrado.

Compare o resultado
ESTADO NUTRICIONAL Baixo peso Peso normal Sobrepeso Obesidade grau I Obesidade grau II Obesidade grau III VALORES DO IMC (kg/m2) < 18,5 18,5 24,9 25 29,9 30 34,9 35 39.9 40

Mea a circunferncia abdominal Alm do IMC, outro mtodo de diagnstico da obesidade a medida da circunferncia abdominal. Este um dado importante para medir a distribuio de gordura no corpo. A medida da gordura acumulada no abdome pode indicar o nvel do risco de uma pessoa desenvolver doenas cardacas e diabetes ou sofrer derrame cerebral. Os valores considerados normais so:
Mulheres: cintura < 80cm Homens: cintura < 94cm
Se voc est acima deste valor, ateno!

TRATAMENTO
A meta inicial dos programas de emagrecimento a perda de 5% a 10% do peso corporal em seis meses, devendo ser ajustada de acordo com as necessidades e as possibilidades de cada pessoa. Manter o peso reduzido mais difcil que a prpria reduo. Por isso, essencial uma avaliao dos hbitos alimentares e de complicaes ou doenas associadas obesidade e possveis efeitos colaterais de medicaes. Todo tratamento de obesidade deve contar com ajuda de profissionais de sade. Assim, caso sejam diagnosticados diabetes, hipertenso ou colesterol, recomendvel procurar auxlio de um especialista para o correto balanceamento da dieta alimentar e a indicao de hbitos saudveis de vida, incluindo atividade fsica regular. Medicamentos: o tratamento ainda essencialmente baseado em medidas comportamentais. A opo de uso de medicamentos no combate obesidade controversa, recebendo crticas devido generalizao da prescrio, abuso na comercializao de cpsulas manipuladas e desvalorizao da orientao do tratamento convencional. Por isso, s deve ser usado sob superviso mdica e
9

aps uma avaliao cuidadosa da relao risco-benefcio para a sade. Cirurgia: a indicao deve ser bastante criteriosa, e sua realizao deve ser integralmente acompanhada pelo mdico como ltimo recurso para o tratamento da obesidade, por ser de alto risco vida.

10

As contraindicaes para cirurgia so, segundo determinao da Organizao Mundial de Sade: causas endcrinas tratveis de obesidade; dependncia de lcool ou de drogas ilcitas; doenas psiquitricas graves, sem controle; risco anestsico e cirrgico; pacientes com dificuldade de compreender riscos, benefcios, resultados esperados, alternativas de tratamento e mudanas no estilo de vida necessrios aps a cirurgia. Importante: O compromisso no acompanhamento com uma equipe multidisciplinar no pr e no ps-operatrio essencial para obteno de bons resultados. O abono desse tipo de cirurgia pela CASSI regulamentado por norma interna. A Equipe de Sade da Famlia poder orientar quanto aos critrios para liberao desse procedimento, considerando as particularidades de cada caso.
11

CUIDADOS DIRIOS COM A ALIMENTAO


Faa pelo menos trs refeies (caf da manh, almoo e jantar) e dois lanches saudveis. No pule as refeies. Inclua seis pores do grupo de cereais, tubrculos e razes nas refeies. D preferncia aos gros integrais e aos alimentos na sua forma mais natural. Coma pelo menos trs pores de legumes e verduras como parte das refeies e trs pores ou mais de frutas nas sobremesas e lanches. Coma feijo com arroz pelo menos cinco vezes por semana. Esta combinao rica em protenas. Consuma trs pores de leite e derivados e uma poro de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparao torna esses alimentos mais saudveis.

12

Consuma, no mximo, uma poro de leos vegetais, como azeite, manteiga ou margarina. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentao. Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. O nutricionista pode orientar sobre o equivalente das pores de cada grupo alimentar.

A pirmide alimentar, representao grfica dos alimentos necessrios para balancear sua alimentao, pode ser seu guia numa dieta equilibrada. Pea uma ao nutricionista.

13

OUTROS HBITOS SAUDVEIS


Beba, pelo menos, dois litros (seis a oito copos) de gua por dia. D preferncia ao consumo de gua nos intervalos das refeies. Torne sua vida mais saudvel. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade fsica todos os dias e evite as bebidas alcolicas e o fumo.

ATIVIDADE FSICA
A atividade fsica importante no tratamento da obesidade e fundamental para a manuteno do peso. Quem sedentrio, porm, deve comear a prtica de
14

exerccio de forma gradativa. A prtica de atividade fsica deve comear com intensidade moderada, durante 30 a 45 minutos, trs a cinco dias na semana. Posteriormente, deve-se aumentar a intensidade e a frequncia. Havendo dificuldade no exerccio, pea orientao a um profissional de sade. A recomendao de exerccio para o controle do peso corporal de trs sesses por semana, que representem a queima de pelo menos 1.000 calorias semanalmente com atividades moderadas. Seis ou sete caminhadas de 30 minutos durante a semana conseguem este efeito. O ideal que um adulto jovem acumule um gasto semanal em atividades fsicas de moderada intensidade equivalente a 2.000 calorias, podendo chegar a 3.500. Ateno: a partir deste valor, os riscos de prejuzos sade so maiores do que os benefcios.
Ateno aos batimentos cardacos
O benefcio cardiovascular da atividade aerbica depende da taxa de batimentos cardacos. Ela no pode ultrapassar 220 batidas por minuto menos a idade (Ex.: 220 55 anos = 165 batimentos por minuto). Comece o exerccio com 60% deste nmero e chegue a 90%, no mximo.
15

Benefcios da atividade fsica regular e correta: aumento do volume sanguneo bombeado por batimento cardaco; reforo da musculatura respiratria; aumento do nmero de clulas vermelhas (hemoglobina); aumento da produo energtica; melhoria da estrutura e das funes dos ligamentos, tendes e articulaes; aumento do nmero de vasos sanguneos; preveno e ajuda na reabilitao de doenas como obesidade, hipertenso, diabetes, cardiopatias, cncer de colo de tero, entre outras; benefcios para doenas neurolgicas (Parkinson e Alzheimer); controle do estresse; aumento da disposio para o trabalho e para o lazer.
16

CUIDADOS NA GRAVIDEZ
O peso adquirido durante a gestao deve ser controlado, pois o ganho excessivo pode gerar problemas para o beb e para a me. Iniciar a gestao com excesso de peso ou engordar excessivamente durante a gravidez so fatores de risco de complicaes clnicas como o diabetes mellitus, a hipertenso, o distrbio hipertensivo da gravidez e o trabalho de parto prematuro.

17

A Organizao Mundial de Sade (OMS) sugere ganhos de peso na gestao diferenciados de acordo com o estado nutricional pr-gestacional, recomendaes tambm adotadas no Brasil pelo Ministrio da Sade:

mulheres que apresentam baixo peso devem ter um ganho de 12,5 a 18 quilos na gestao; gestantes de peso adequado, de 11,5 a 16 quilos; mulheres com sobrepeso, de 7 a 11 quilos; gestantes obesas, at 7 quilos.

Recomenda-se que a gestante tenha acompanhamento nutricional, pois as orientaes alimentares sero especficas para cada caso. Deve-se investigar o atual estado nutricional e possveis agravos (dislipidemias, diabetes e hipertenso). A assistncia pr-natal decisiva para acompanhar a sade da gestante e do beb e identificar os riscos. Em todos os casos, o monitoramento do estado de sade
18

fundamental para evitar possveis complicaes. A equipe assistente do pr-natal poder recomendar a prtica de atividade fsica e um controle diettico adequados.

19

OBESIDADE NA INFNCIA
A obesidade infantil tem alcanado patamares de epidemia. Estatsticas da Organizao Mundial de Sade indicam que, se os pais de crianas e adolescentes obesos no mudarem os hbitos de vida dos filhos ainda nesta fase, mais de 70% deles sero adultos obesos, vtimas
20

potenciais de doenas como o diabetes e cardiopatias. O Brasil tem aproximadamente 3 milhes de crianas com idade inferior a 10 anos apresentando excesso de peso. Desses casos, 95% estariam relacionados m alimentao, enquanto apenas 5% seriam decorrentes de problemas do prprio organismo, segundo o Ministrio da Sade. Os pais podem ajudar a combater ou prevenir a obesidade de seus filhos monitorando a dieta de toda a famlia. Em casa, fundamental diminuir a quantidade de alimentos que engordam (frituras, guloseimas, refrigerantes) e incluir alimentos mais nutritivos (frutas, verduras, legumes e carnes magras). necessrio, ainda, explicar s crianas a importncia de manter hbitos saudveis para evitar o aparecimento da obesidade e a evoluo da doena na vida adulta.
21

MODIFICANDO OS HBITOS DE VIDA


preciso monitorar o comportamento alimentar, registrando em um dirio o tipo de alimento habitualmente ingerido, os locais onde esses alimentos so consumidos, a frequncia do consumo e a condio emocional no momento da ingesto. Analisando esses registros, voc mesmo ser capaz de identificar os problemas passveis de correo, particularmente no que diz respeito aos locais e aos perodos do dia que facilitam a ingesto maior de calorias. Identificado o problema, tente evit-lo. Por exemplo, para algum que na volta do trabalho tem o hbito de encontrar os amigos para comer e beber, o melhor seria deixar essas ocasies como exceo e no como regra. A famlia tambm pode contribuir potencialmente com aqueles que no conseguem resistir aos alimentos prejudiciais perda ou manuteno do peso. Juntos, bem mais fcil adquirir hbitos saudveis e buscar a reeducao alimentar dia aps dia.

Fonte: Protocolos de Sade da CASSI, Ministrio da Sade e Organizao Mundial de Sade.

22

A Equipe de Sade da Famlia est disponvel para atender voc e sua famlia. Procure a CliniCASSI mais prxima de sua residncia.

Das könnte Ihnen auch gefallen