Sie sind auf Seite 1von 12

Leia estas instrues:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa esto corretos e, em seguida, assine no espao reservado para isso. Caso se identifique em qualquer outro local deste Caderno, voc ser eliminado do Concurso. Este Caderno contm, respectivamente, uma proposta de Redao e vinte questes de mltipla escolha, de Conhecimentos Especficos. Quando o Fiscal autorizar, confira se este Caderno est completo e se no apresenta imperfeio grfica que impea a leitura. Se voc verificar algum problema, comunique-o imediatamente ao Fiscal. Na Redao , voc ser avaliado exclusivamente por aquilo que escrever dentro do espao destinado ao texto definitivo. Escreva de modo legvel. Dvida gerada por grafia ou rasura implicar reduo de pontos. Cada questo apresenta apenas uma resposta correta. Interpretar as questes faz esclarecimentos aos Fiscais. parte da avaliao; portanto, no adianta pedir

Utilize, para rascunhos, qualquer espao em branco deste Caderno e no destaque nenhuma folha. Os rascunhos e as marcaes que voc fizer neste Caderno no sero considerados para efeito de avaliao. Voc dispe de quatro horas, no mximo, para elaborar, em carter definitivo, a Redao, responder s questes e preencher a Folha de Respostas. O preenchimento da Folha de Respostas de sua inteira responsabilidade. Antes de retirar-se definitivamente da sala, devolva ao Fiscal a Folha de Respostas e este Caderno.

As s inatur a do C andidato : ______________________________________________________

Prova de Redao
Em A arte de escrever bem, Dad Squarisi e Arlete Salvador afirmam que escrever atividade complexa, resultado de boa alfabetizao, hbito de leitura, formao intelectual, acesso a boas fontes de informao e muita, muita prtica . Em contrapartida, h quem considere que escrever bem uma atividade que s depende de talento individual, ou seja, simplesmente uma questo de dom. O jornal Liberdade de Expresso publicar, daqui a duas semanas, artigos de opinio de especialistas e de leigos no assunto. Suponha que voc tenha resolvido colaborar com o jornal. Produza, ento, um texto argumentativo sobre o seguinte tema:

O desafio de escrever: prtica ou talento?


Voc poder defender ou criticar um dos pontos de vista mencionados acima. Se preferir, assuma uma posio intermediria. Apresente trs argumentos que dem sustentao a seu ponto de vista. Seu texto dever, obrigatoriamente , atender s seguintes normas: ser redigido no espao destinado verso definitiva; ser redigido em prosa, de acordo com o padro culto da lngua portuguesa ( considere as normas ortogrficas vigentes at 31/12/2008 ); ter um ttulo; conter, no mnimo, 15 linhas e, no mximo, 30 linhas. Observao: Apesar de tratar-se de um artigo de opinio, NO ASSINE o texto (nem mesmo com pseudnimo).
ESPAO DESTINADO REDAO DEFINITIVA 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

UFRN Concurso Pblico 2009 Tcnico em Laboratrio / Qumica

UFRN Concurso Pblico 2009 Tcnico de Laboratrio / Tcnico em Laboratrio / Qumica

11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

NO assine o texto .

UFRN Concurso Pblico 2009 Tcnico em Laboratrio / Qumica

UFRN Concurso Pblico 2009 Tcnico de Laboratrio / Tcnico em Laboratrio / Qumica

Conhecimentos Especficos

01 a 20

01. Em laboratrio, a gua utilizada para a preparao de solues e enxge de vidrarias deve sofrer processos especiais de purificao. Para se obter essa gua, em laboratrio de qumica, usam-se A) destiladores e agitadores. B) centrifugadores e deionizadores. C) destiladores e deionizadores. D) filtradores e centrifugadores.

02. O controle de pH da gua e do solo um fator muito importante para o desenvolvimento das plantas. Uma substncia utilizada para corrigir o pH de um solo cido, tornando-o alcalino, : A) NH 4 Cl B) CaCO 3 C) (NH 4 ) 2 SO 4 D) CaSO 4 03. As afirmativas a seguir referem-se dissoluo de 14,2 g de Na 2 SO 4 para obter-se um litro de soluo I II III IV A concentrao do on Na 0,2 mol/L. A concentrao do on SO 4
+ 2+

0,1 mol/L. 0,2 mol/L.

A concentrao do on Na 0,1 mol/L. A concentrao do on SO 4


2-

Dessas afirmativas, esto corretas apenas A) I e II . B) I e IV . C) II e III . D) II e IV .

Para responder s questes 04, 05 e 06, voc deve observar as informaes contidas no texto a seguir. O teor de nitrognio um fator importante para a avaliao de solos. Um dos mtodos mais utilizados para medir teores de nitrognio em amostras de solo o mtodo de Kjedhal, o qual consiste de trs etapas. Na primeira, a amostra em contato com cido sulfrico e catalisadores, produz sulfato de amnio. Na segunda, o sal de amnio, previamente formado, colocado em contato com o hidrxido de sdio, para formar, sob aquecimento, o amonaco, que retido em soluo aquosa. Na terceira etapa, o nitrognio determinado, utilizando-se uma reao cido-base.

04. As etapas envolvidas no mtodo de Kjedhal so: A) sntese, fuso e neutralizao. B) decomposio, fuso e titulao. C) sntese, destilao e neutralizao. D) decomposio, destilao e titulao.
UFRN Concurso Pblico 2009 Tcnico em Laboratrio / Qumica 5

05. Em relao segunda etapa do mtodo de Kjedhal , a reao est escrita corretamente na opo
+ A) NH 4 ( aq) + + OH( aq)

NH4 OH(l)

B) C) D)

+ NH+ NH3( g) + H2O( g) 4( aq) + OH( aq)

(NH 4 ) 2 SO 4( s )

+ 2NaOH ( s )

2NH 4 OH (l )

+ Na 2 SO 4(l)

(NH4 )2 SO4( s ) + 2NaOH( s) 2NH3(l) + 2H2O(l) + Na2 SO4(l)

06. Na terceira etapa do mtodo de Kjedhal , a fim de que se possa determinar corretamente o teor de nitrognio, so necessrios A) uma soluo padro e uma soluo catalisadora. B) uma soluo tampo e uma soluo catalisadora. C) uma soluo padro e uma soluo indicadora. D) uma soluo tampo e uma soluo indicadora.

07. Na preparao de 1L de soluo de hidrxido de sdio, 0,05 mol/L, a partir de 2g dessa substncia, as operaes, envolvidas, em seqncia, so: A) pesagem, dissoluo, diluio e aferio de volume. B) pesagem, aferio de volume, dissoluo e titulao. C) pesagem, diluio, aferio de volume e titulao. D) pesagem, dissoluo, aferio de volume e diluio.

08. Para preparar 100 mL de uma soluo com pH 2, um tcnico dispe, no laboratrio, de uma soluo de H 2 SO 4 0,25 mol/L. Assim, ele precisa medir, da soluo de partida, um volume, em mL, igual a A) 40. B) 4. C) 20. D) 2.

09. Para a determinao de potssio em amostras de solo, normalmente se utiliza um fotmetro de chama. Considere as afirmaes a seguir, relacionadas a esse tipo de anlise. I II III IV Numa chama, o on potssio emite luz na regio do visvel, que detectada e utilizada para identificar a presena do potssio e quantific-lo. O fotmetro emite luz que interage com a soluo contendo o on potssio, ento a quantidade de luz absorvida usada para identificar e quantificar o potssio. necessrio que o potssio esteja na forma de sal dissolvido, formando uma soluo, para que se possa proceder anlise com o fotmetro de chama. A fonte de luz utilizada no fotmetro tem que ser do prprio elemento, no caso o potssio, para que a anlise possa ser realizada.

Dentre essas afirmativas, esto corretas apenas A) I e IV . B) II e III . C) II e IV . D) I e III .


6 UFRN Concurso Pblico 2009 Tcnico de Laboratrio / Tcnico em Laboratrio / Qumica

10. A espectrofotometria de absoro molecular , geralmente, utilizada para anlise do fsforo em soluo, que realizada na regio do visvel do espectro eletromagntico. Para essa anlise, necessita-se, como fonte de energia, de A) uma lmpada de deutrio. B) uma lmpada de tungstnio. C) uma lmpada de ctodo oco do elemento fsforo. D) um plasma.

11. O nitrognio est presente na natureza em diversas formas: no ar, como um diluente inerte; na gua e no solo nas formas de sais de amnio, de nitrito e de nitrato. Um tcnico coletou uma amostra de gua em um lago. Chegando ao laboratrio, mediu 50 mL da amostra, transferiu-os para um balo de 100 mL e o aferiu com gua destilada. Em seguida, fez a anlise espectrofotomtrica de nitrito na amostra diluda, obtendo uma absorbncia igual a 0,31. A figura a seguir representa uma curva de calibrao.

De acordo com a curva de calibrao mostrada acima, a concentrao de nitrito, em ppm, na gua do lago, A) 0,07. B) 0,14. C) 0,28. D) 0,18.

UFRN Concurso Pblico 2009 Tcnico em Laboratrio / Qumica

12. A figura abaixo mostra o aumento de concentrao de uma soluo diluda, a partir da adio de uma mais concentrada.

O grfico que representa a variao de pOH, no bquer, com a adio do contedo da bureta, :

A)

C)

B)

D)

13. Uma amostra de 1,0 g de calcrio, previamente seca, foi colocada em uma mufla e o decomposta a 800 C. O principal componente da composio do calcrio CaCO 3 , e sua decomposio trmica segue a reao abaixo: CaCO 3(s) CaO (s) + CO 2(g) Considerando-se que o nico composto gasoso liberado na decomposio da amostra foi o gs carbnico e que a massa do resduo obtido, aps o aquecimento, foi de 0,7 g, o percentual de CaCO 3 no calcrio era A) 68. B) 50. C) 30. D) 100.

UFRN Concurso Pblico 2009 Tcnico de Laboratrio / Tcnico em Laboratrio / Qumica

14. Um tcnico analisou uma soluo padro de concentrao igual a 2,0% de determinada substncia. Os dados de concentrao encontrados, em percentuais, para quatro repeties, foram, respectivamente, 2,71; 2,72; 2,71 e 2,72. Atravs da anlise dos dados, pode-se afirmar que estes: A) so exatos, porm apresentam um erro sistemtico. B) so exatos e precisos. C) no apresentam exatido nem preciso. D) so precisos, porm apresentam um erro sistemtico.

15. Dentre os diversos tratamentos realizados na gua para consumo humano, um indispensvel a adio de cloro, devido a sua ao bactericida. A atividade bactericida se d atravs do cido hipocloroso (HClO), que libera, em soluo aquosa, o on hipoclorito (ClO ). A equao no balanceada do processo : Cl 2(g) + H 2 O (l) H 3 O
+ (aq)

+ ClO

(aq)

+ Cl

(aq)

Os coeficientes estequiomtricos que balanceiam essa equao so, respectivamente , A) 3; 1; 2; 1 e 2. B) 1; 3; 2; 1 e 1. C) 1; 2; 2; 1 e 5. D) 3; 3; 2; 7 e 1.

16. Para toda medida potenciomtrica, alm de um potencimetro, so necessrios dois eletrodos, um indicador, sensvel concentrao do analito, e um de referncia, cujo potencial permanece inalterado com a variao da concentrao do analito. Uma medida de pH com o uso de um pHmetro o exemplo mais comum de uma anlise potenciomtrica. Nesse tipo de medida, usa-se um eletrodo combinado, cuja constituio a seguinte: A) eletrodo indicador de vidro e de referncia de platina. B) eletrodo indicador de platina e de referncia de calomelano. C) eletrodo indicador de vidro e de referncia de Ag/AgCl. D) eletrodo indicador de platina e de referncia de Ag/AgCl.

17. Objetivando preparar uma soluo padro, um tcnico observou a seqncia experimental abaixo: I II III IV secou a substncia (padro primrio) em estufa, a 110 C, para remoo de gua de adsoro. aps uma hora de aquecimento, retirou a substncia da estufa e pesou-a imediatamente, para garantir que a amostra no iria adsorver umidade. dissolveu a amostra pesada em gua quente, para facilitar a dissoluo, e a transferiu imediatamente para um balo volumtrico, aferindo o volume. aps o resfriamento, a soluo foi utilizada para padronizao de outras solues.
o

Considerando-se os procedimentos mencionados, A) I e IV esto corretos B) apenas I est correto. C) II e III esto corretos D) apenas IV est correto,
UFRN Concurso Pblico 2009 Tcnico em Laboratrio / Qumica 9

18. O HCl uma substncia gasosa que apresenta boa estabilidade em soluo aquosa. Considerando-se que a concentrao do cido clordrico, em uma soluo P. A., seja igual a 36,5 % (m/m) e que a densidade desse cido seja igual a 1,34 g/mL, o volume (em mL) necessrio para se preparar em 100 mL de uma soluo de HCl, com concentrao igual a 0,2 mol/L, A) 1,5. B) 2,0. C) 3,0. D) 4,0.

19. As etapas envolvidas na anlise gravimtrica de ferro, em um minrio (hematita), so: A) calcinao, precipitao, filtrao, fuso e pesagem. B) solubilizao, titulao, filtrao, calcinao e pesagem. C) destilao, precipitao, sublimao e filtrao. D) solubilizao, precipitao, filtrao, calcinao e pesagem.

20. A figura abaixo mostra os componentes principais de um espectrmetro que opera nas regies do ultravioleta e visvel.

Em relao figura, considere as seguintes afirmaes. I II III IV O monocromador tem como funo separar e selecionar os diferentes comprimentos de onda constituintes da luz. A transmitncia a medida da relao entre a intensidade de luz que passa atravs da amostra e a que passa atravs da referncia. Uma lmpada de tungstnio emite radiao em toda a faixa do ultravioleta prximo e do visvel. Cubetas de vidro servem para anlise de substncias que absorvem na regio do ultravioleta.

Esto corretas apenas as afirmativas A) II e III . B) I e IV . C) I e II . D) II e IV .

10

UFRN Concurso Pblico 2009 Tcnico de Laboratrio / Tcnico em Laboratrio / Qumica

TABELA PERIDICA DOS ELEMENTOS 1 I 1 H 1,0 3 Li 7,0 11 Na 23, 0 19 K 39, 0 37 Rb 85, 5 55 Cs 133 ,0 87 Fr (22 3) 2 II 3 III 4 V 5 V 6 V 7 V 8 9 V 10 11 12 13 III 14 V 15 V 16 V 17 V 18 V 2 He 4,0 10 Ne 20,0 18 Ar 40,0 36 Kr 84,0 54 Xe 131, 5 86 Rn (222 )

4 Be 9,0 12 Mg 24, 0 20 Ca 40, 0 38 Sr 87, 5 56 Ba 137 ,5 88 Ra (22 6)

21 Sc 45, 0 39 Y 89, 0 * La

** Ac

22 Ti 48, 0 40 Zr 91, 0 72 Hf 178 ,5 104 Rf (26 1)

25 26 27 Mn Fe Co 55, 56,0 57, 0 0 41 42 43 44 45 Nb Mo Tc Ru Rh 93,0 96,0 (97) 101, 103 0 ,0 73 74 75 76 77 Ta W Re Os Ir 181, 184, 186 190, 192 0 0 ,0 0 ,0 105 106 107 108 109 Db Sg Bh Hs Mt (262 (26 (26 (277 (26 ) 6) 4) ) 8) DOS 59 Pr 141 ,0 LANTANDIOS 60 61 62 Nd Pm Sm 144 (14 150 ,0 5) ,5

24 23 Cr V 51,0 52,0

28 Ni 59, 0 46 Pd 106 ,5 78 Pt 195 ,0 110 Ds (27 1)

29 Cu 63, 5 47 Ag 108 ,0 79 Au 197 ,0 111 Rg (27 2)

30 Zn 65,5 48 Cd 112, 5 80 Hg 200, 5

5 B 11, 0 13 Al 27, 0 31 Ga 69, 5 49 In 115 ,0 81 Tl 204 ,5

6 C 12, 0 14 Si 28, 0 32 Ge 72, 5 50 Sn 118 ,5 82 Pb 207 ,0

7 8 N O 14, 16, 0 0 15 16 P S 31, 32, 0 0 33 34 As Se 75, 79, 0 0 51 52 Sb Te 122 127 ,0 ,5 83 84 Bi Po 209 (20 ,0 9)

9 F 19, 0 17 Cl 35, 5 35 Br 80, 0 53 I 127 ,0 85 At (21 0)

No

Atmico

SM BOLO Massa Atmica


(arredondada 0,5)

* SRIE 57 58 La Ce 139 140 ,0 ,0

63 Eu 152 ,0

64 Gd 157 ,5

65 Tb 159 ,0

66 Dy 162 ,5

67 Ho 165 ,0

68 Er 167 ,5

69 Tm 170 ,0

70 Yb 173 ,0

71 Lu 175 ,0

** SRIE DOS ACTINDIOS 89 90 91 92 93 94 Ac Th Pa U Np Pu (22 232 (23 238 (23 (24 7) ,0 1) ,0 7) 4)

95 96 Am Cm (24 (247 3) )

97 Bk (24 7)

98 Cf (25 1)

99 Es (25 2)

100 Fm (25 7)

101 Md (25 8)

102 No 259

103 Lr (26 2)

Fonte: IUPAC, 2005.

UFRN Concurso Pblico 2009 Tcnico em Laboratrio / Qumica

11

Das könnte Ihnen auch gefallen