Sie sind auf Seite 1von 17

www.concursosmilitares.com.

br

COMANDO DA AERONUTICA DEPARTAMENTO DE ENSINO DA AERONUTICA ESCOLA DE ESPECIALISTAS DE AERONUTICA

CDIGO DA PROVA

26

EXAMES DE ESCOLARIDADE E DE CONHECIMENTOS ESPECIALIZADOS DO EXAME DE ADMISSO AO ESTGIO DE ADAPTAO GRADUAO DE SARGENTO EAGS B 2007

PROVA DE PORTUGUS E ELETRNICA

Gabarito Oficial

www.concursosmilitares.com.br

www.concursosmilitares.com.br

AS QUESTES DE 01 A 40 REFEREM-SE LNGUA PORTUGUESA


Texto 1: Do Ouro Incansvel Ceclia Meireles De seu calmo esconderijo, o ouro vem, dcil e ingnuo; torna-se p, folha, barra, prestgio, poder, engenho... to claro! e turva tudo: honra, amor e pensamento. Borda flores nos vestidos, sobe a opulentos altares, traa palcios e pontes, eleva os homens audazes (...) Pelos crregos, definham negros, a rodar bateias. Morre-se de febre e fome sobre a riqueza da terra (...) Por dio, cobia, inveja, vai sendo o inferno traado. Os reis querem seus tributos mas no encontram vassalos. Mil bateias vo rodando, mil bateias sem cansao.(...) Mas vo sendo fabricadas Muitas algemas de ferro. Texto 2: O Sino de Ouro Rubem Braga Contaram-me que, no fundo do serto de Gois, (...) nessa povoao de poucas almas (...), e mesmo a igreja pequena, contaram-me que ali tem coisa bela e espantosa um grande sino de ouro. apenas um sino, mas de ouro. De tarde seu sorriso vai voando em ondas mansas sobre as matas e os cerrados (...). E a cada um daqueles homens pobres ele d cada dia sua rao de alegria. Eles sabem que de todos os rudos e sons que fogem do mundo em procura de Deus gemidos, gritos (...) oraes, e o murmrio temeroso (...) das grandes cidades que esperam a exploso atmica (...) eles sabem que Deus, com especial delcia e alegria, ouve o som alegre do sino de ouro perdido no fundo do serto. E ento como se cada homem, o mais pobre, o mais doente e humilde, o mais mesquinho e triste, tivesse dentro da alma um pequeno sino de ouro. (...) Ouro que no serve para perverter, nem o homem nem a mulher, mas para louvar a Deus. Vocabulrio - Texto 1: turva: escurece opulentos: ricos, luxuosos audazes: corajosos, ousados cobia:desejo desmedido por riquezas bateia: espcie de peneira usada na busca do ouro tributo: imposto vassalos: subordinado, submisso Texto 2: perverter: tornar perverso ou mau; corromper

As questes de 01 a 04 referem-se aos textos ao lado.

01 De seu calmo esconderijo,/o ouro vem, dcil e ingnuo. Esses dois versos, no poema de Ceclia Meireles,
a) so irnicos, porque o ouro ir traar o inferno e a morte. b) representam, na verdade, o desinteresse dos que buscam ouro para audazes homens. c) atribuem ao ouro marcas de pureza, destacando-o simplesmente como um elemento da natureza. d) mostram o fingimento de um elemento que traz em si o mal.

02 Em O Sino de Ouro, o perodo E a cada um daqueles homens pobres ele d cada dia sua rao de alegria. mostra que os homens da povoao
a) so exibidos, pois so os nicos a possuir um sino de ouro; por isso consideram-no um trofu. b) entendem que a riqueza no est no ouro do sino, mas no ouro do corao, onde habita Deus. c) desejam o sino, mas sabem que no possu-lo uma maneira de pagar por suas misrias, doenas e mesquinharias. d) esquecem-se dos sons e gemidos do mundo, assim como da exploso atmica que mora dentro deles.

03 Assinale a alternativa que se ope idia presente em Ouro que no serve para perverter, nem o homem nem a mulher, mas para louvar a Deus. (Texto 2 T2).
a) b) c) d) Mil bateias vo rodando/ mil bateias sem cansao. (T1) o ouro vem, dcil e ingnuo (T1) ... Deus (...) ouve o som alegre do sino de ouro... (T2) Os reis querem seus tributos,/ - mas no encontram vassalos. (T1)

04 Quanto aos textos, pode-se dizer que


a) apresentam realidades estanques, fixas: de um lado s o mau/mal; de outro, o bom/bem. b) o homem quem transforma a matria em instrumento de perdio ou elevao. c) a aceitao dos limites aprisiona o homem, mas a busca por prestgio e poder ilimitados o caminho da libertao. d) a idia de honra e amor, implcita no texto 2, nasce da mesma viso de mundo do texto 1.

05 - Assinale a alternativa em que a conotao no feita com o


uso de definio. a) b) c) d) O po que faz o cada dia. A vida nunca e onde. Amar no verbo, luz lembrada. ...viver rasgar-se e remendar-se.

06 - Encontra-se metfora em qual das alternativas abaixo? a) O bonde passa cheio de pernas. b) Sua boca um cadeado E meu corpo uma fogueira. c) O poeta possua um mar de sonhos e aspiraes. d) Palmeiras se abraam fortemente Suspiram, do gemidos, soltam ais.
Pgina 3

www.concursosmilitares.com.br

07 - Assinale a alternativa em que h prosopopia.


a) Ah! Cidade maliciosa de olhos de ressaca que das ndias guardou a vontade de andar nua b) Como uma vela fnebre de cera, Chorei bilhes de vezes com a canseira De inexorabilssimos trabalhos c) Sois Anjo, que me tenta, e no me guarda. d) nunca contentar-se de contente cuidar que se ganha em se perder.

12 - Assinale a alternativa em que o prefixo destacado tenha o mesmo sentido do que se destaca na frase seguinte: Infelicidade uma questo de prefixo. (Guimares Rosa).
a) b) c) d) O homem avizinhou-se dos que ali cantavam. A alegria inundou-o por completo. Que rapaz desabusado! Sua audcia enorme! O homem andava a proclamar a todos que era ateu.

13 - Leia:

Outra coisa: uma vez que o novelista pe de p uma , esta comea a distanciar-se cada vez mais da personagem 08 - Observe o texto: da vida real que a sugeriu. criatura Alm dos dizeres recomendou ao pintor que bolasse uma figura, qualquer alegoria referente ao ramo. E perguntou quanto Quanto ao gnero, os substantivos destacados no texto acima era. O pintor disse que ficaria em 50.000 cruzeiros.. (Millr classificam-se, respectivamente, como Fernandes) a) comum-de-dois, comum-de-dois, sobrecomum. Assinale a alternativa correta quanto ao(s) tipo(s) de discurso b) sobrecomum, comum-de-dois, sobrecomum. c) comum-de-dois, sobrecomum, comum-de-dois. presente(s) no texto acima. d) sobrecomum, sobrecomum, comum-de-dois. a) discurso direto b) discurso indireto 14 - Considerando o emprego das formas singular e plural dos c) discurso direto e discurso indireto d) discurso indireto livre substantivos, pode-se dizer que h adequao de uso em:

09 - Leia:
Quero rever-te, ptria minha, e para Rever-te me esqueci de tudo Fui cego, estropiado, surdo, mudo Vi minha humilde morte cara a cara Rasguei poemas, mulheres, horizontes Fiquei simples, sem fontes. (...) Ptria minha, saudades de quem te ama... Vinicius de Moraes.

a) Os cobres andavam a faltar-lhe sempre; no havia como acertar a conta da venda, e do boteco. b) As caridades so sentimentos que elevam o homem. c) Era um mestre na jogatina. Ouro era seu naipe da sorte. d) O patro sorria contente ao contar as frias do dia.

15 - Assinale

a alternativa em que o adjetivo destacado no sofreu flexo de grau.

a) Emprestavam uma certa superioridade a quem vinha de fora, numa simpleza de costumes antiqssimos. Quanto aos vocbulos destacados no texto acima, pode-se dizer b) Apareceu por l, certo dia, um cabra de Lavras de que tanto em Mangabeira, mais aventureiro que retirante... a) Quero quanto em esqueci ocorre ditongo. c) Na vivenda (...) um aroma de blsamos agrestes, que o vento b) Rasguei quanto em Fiquei ocorre tritongo. trazia, e o bafo confortante da boa carne assada na brasa. c) Fui quanto em ptria ocorre ditongo. d) Estou convencido de que o inconsciente representa um papel d) saudades quanto em estropiado ocorre hiato. muito importante mais do que o escritor imagina no ato da criao literria. 10 - Assinale a alternativa em que no h erro na colocao do acento grfico das palavras, conforme a gramtica normativa atual. 16 - Assinale a alternativa em que o pronome em destaque reflexivo. a) Os filhos no tm o direito de exigir que os pais lhes dem a) Os dois se elegeriam, o Osimiro estadual, e o Azambuja federal. um automvel aos dezoito anos. b) Um dia vestiu-se de vento, assoprando uma nova vida. b) A menina roa as unhas quando viu o trofuzinho sendo c) De gente rude habita-se esta terra. entregue ao heri. d) Vive-se bem, quando se aprende a perdoar. c) Ele no deve pr a pra sobre a toalha de flres. d) Ela no pra de reverenciar a competncia dos nobres juzes.

17 - Assinale a alternativa incorreta em relao ao que se I. No tive a inteno de exigir, ______ de pedir; _____ afirma sobre os pronomes em destaque. fui _____ interpretado. a) O nada um infinito que nos envolve. pronome oblquo; II. _____ de trs anos, fiz uma viagem fantstica ao Caribe serve para substituir a 1 pessoa do discurso. _____ de me curar da terrvel depresso _____ passei. b) Foram nossas aquelas tardes infinitamente quentes de sol. pronome substantivo com funo de predicativo do sujeito. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as c) Falaram horas sobre o amor. Este, concluram, feito para lacunas dos perodos acima. viver. pronome demonstrativo retomando um termo a) se no, mais, mal / H cerca, afim, porque imediatamente anterior. b) se no, mas, mau / Acerca, a fim, porque d) No consigo imaginar quem faria uma coisa dessas. c) seno, mas, mal / H cerca, a fim, por que pronome relativo sem antecedente. d) seno, mais, mau / Acerca, afim, por que 11 - Observe:
Pgina 4

www.concursosmilitares.com.br

18 - Assinale a alternativa em que ocorre o adequado emprego 24 - Assinale a alternativa em que a justificativa da(s) vrgula(s) dos pronomes destacados. no est correta.
a) Na sala entraram a me e seu filho: esse gemia de dor; aquela chorava. b) Travou-se um terrvel dilogo entre mim e o diretor. c) No h mais nada para mim ler noite. d) Quem vive aqui nesse nosso Brasil de instvel economia no pode fazer muitos planos.

19 - Assinale a alternativa em que h advrbio de tempo.


a) Felicidade, passei no vestibular Mas a faculdade, ela particular Livros to caros, tanta taxa pra pagar b) Meu dinheiro muito raro Algum teve que emprestar c) Do trabalho ia pra aula Sem jantar e bem cansado d) Mas l em casa meia-noite Tinha sempre a me esperar Um punhado de problemas

a) Seus olhos, duas bolas de pnico, impressionavam quem os via.(para separar o aposto) b) Gostaria de saber o que est acontecendo, meu velho amigo!(para separar o vocativo) c) Poderemos, daqui a alguns anos, avaliar os efeitos dessas medidas.(para separar o adjunto adverbial) d) No se descobriu o erro, e Fabiano perdeu os estribos.(para separar a orao subordinada da principal)

25 - Use (1) sujeito simples, (2) sujeito composto, (3) sujeito indeterminado e (4) sujeito oculto (ou desinencial). Em seguida, marque a alternativa que contm a seqncia correta. ( ) Faltou-me coragem para abrir o negcio. ( ) Precisa-se de empregados. ( ) Os polticos e seus comparsas aplicaram inmeras fraudes. ( ) Hesitou, mas acabou tomando a deciso.
a) b) c) d) 4123 1324 3214 1432

20 - Leia: Tinha o rosto sulcado de rugas; os olhinhos vivos mostravam idade pouco avanada.. Qual das conjunes coordenativas abaixo substituiria o ponto-e- 26 - Numere as frases de acordo com o cdigo e, a seguir, assinale a alternativa com a seqncia correta quanto aos tipos de vrgula de forma a manter a coerncia do perodo? predicado. a) pois (1) Predicado verbal b) portanto (2) Predicado nominal c) mas (3) Predicado verbo-nominal d) logo ( ) Houve ataques em que choveram balas e granadas. ( ) Por florestas, por vales, por montanhas, serpenteia o Paraba. 21 - Assinale a alternativa cuja conjuno subordinativa ( ) As virtudes so econmicas, mas os vcios, dispendiosos. completa corretamente o seguinte perodo: Os funcionrios ( ) Furioso, o pasteleiro chins correu atrs do ladro. foram dispensados ........... o expediente terminou mais cedo.. a) 1, 1, 2, 3 b) 2, 3, 1, 1 a) embora c) 1, 3, 1, 2 b) se d) 2, 1, 3, 2 c) conforme
d) porque

27 - Assinale a alternativa que contm a classificao sinttica a alternativa em que o verbo em destaque est correta dos termos do texto abaixo. corretamente conjugado. Naquela poca, no se admitia que os namorados nem mesmo se dessem as mos a menos que j estivessem a) Quando era jovem, meu pai no pode desfrutar da liberdade comprometidos: feito o pedido de casamento e celebrado que eu tenho agora. oficialmente o noivado, podiam os dois sair ento de brao dado b) Pessoas fiis mantm vivos os relacionamentos. pela rua.(Pedro Bloch) c) Quando eu vir voc de novo na rua, no deixarei de a) as mos objeto direto cumpriment-lo festivamente. b) pela rua agente da passiva d) Se ns pormos o orgulho de lado, teremos a alma mais leve. c) os dois objeto indireto d) de brao dado adjunto adnominal 22 - Assinale 23 - Assinale a alternativa em que a voz verbal seja a mesma que se verifica em O relgio tem resistido passagem do tempo..
a) b) c) d) Faa-se a luz! O aparelho foi consertado em pouco tempo. Mirou-se no espelho da gua. O tempo no tem hora para parar.

28 - Assinale a alternativa em que o termo destacado classificase como complemento nominal. a) b) c) d) Os cabelos ficaram sujos com o vento. O dourado alimenta-se de pequenos peixes. Tenho particular averso a cobras e lagartos. O gosto boa leitura torna o homem sbio.

Pgina 5

www.concursosmilitares.com.br

29 - Assinale a alternativa em que o termo em destaque agente 35 - Leia: da passiva. I - Mais de um criminoso ...... (confessar) o crime. II - Metade dos candidatos ...... (passar) para a segunda fase do a) Muita violncia tem se espalhado pelas ruas brasileiras. concurso. b) Marginais, por pura maldade, vm aterrorizando a III - 25% do oramento do pas ...... (dever) destinar-se populao das metrpoles. Educao. c) nibus foram queimados pelos vndalos nas pequenas e IV - A fila de pessoas desabrigadas ..... (aumentar) a cada dia no grandes cidades do pas. pas. d) O anseio por segurana atinge a todos. Marque a alternativa que preenche corretamente as lacunas 30 - O termo destacado classifica-se como adjunto adverbial em: acima, segundo as regras de concordncia verbal.
a) b) c) d) Das tristezas s tem descanso quem deixa a vida. De ptalas de rosas ficou coberta a grama do jardim. Das nuvens surge o bicho voador soberano. Ao aviso do microfone, as mes apanharam as crianas. a) b) c) d) confessaram passou devem aumenta confessou passaram devem aumentam confessaram passou deve aumentam confessou passaram deve aumenta

31 - Assinale a alternativa em que no aparece aposto.


imprescindvel que o poltico tenha algumas caractersticas: honestidade e amor ptria. b) Tudo aconteceu na Praa Machado de Assis, o mais agradvel ponto de encontro da cidade. c) Ouro Preto, a antiga Vila Rica da poca da minerao, hoje uma cidade histrica. d) lvares de Azevedo, no perodo mais fecundo de sua vida, morreu possivelmente com tuberculose. a)

36 - Assinale a alternativa em que a concordncia nominal dos termos em destaque est incorreta.
a) Empreenderam-se bastantes esforos para a implementao do projeto. b) O juiz considerou culpado os rapazes e a moa. c) preciso calma nas horas de aflio. d) Sua Santidade ser recebido em Aparecida no prximo ano.

32 - Observe:

Devemos preservar o meio ambiente. (1) Dependemos diretamente dele para sobreviver. (2) necessria uma ao a) D. Pedro I abdicou o trono do Imprio em favor de seu filho. conjunta de toda a sociedade. b) impossvel agradar a gregos e troianos. c) O participante aspira ao prmio mximo da competio. Marque a alternativa em que, observada a relao entre os d) Quero um bom resultado no exame. perodos, as conjunes evidenciam essa relao num s perodo. a) b) c) d) (1) embora; (2) pois (1) porm; (2) logo (1) pois; (2) portanto (1) portanto; (2) se

37 - Em qual alternativa o verbo em destaque indiferentemente transitivo direto ou indireto para o sentido em que utilizado na frase?

38 - Os

termos destacados abaixo regem introduzido pela preposio a, exceto:

complemento

a) Por princpio, tenho averso ..... pessoas desonestas. b) Ar puro benfico ..... sade. 33 - Leia: c) De uma maneira geral, o povo est descontente ....... o Hoje todo mundo sabe, na teoria e na prtica, que o governo. corriqueiro no notcia. (Otto Lara Resende) d) A violncia tende a aumentar nas cidades prximas ..... capitais. Assinale a alternativa que possui o mesmo tipo de orao subordinada substantiva destacada no perodo acima. 39 - Assinale a alternativa em que a colocao pronominal est a) Todo cidado espera que os polticos eleitos tenham de acordo com a norma culta. conscincia de sua misso. b) fundamental para o pas que se aproveite cientificamente a) Em se tratando de dvidas, consulte os livros da bibliografia indicada. o lixo. b) Os livros que emprestei-lhe so os indicados para a prova. c) O povo est esperanoso de que a nova medida econmica c) Sempre ocorreu-me a idia de ler Marx no Ensino Mdio. amenize os seus problemas. d) A grande tristeza da populao foi que muitos polticos d) Voc no alertou-me sobre o carter de sua amiga. corruptos saram impunes.

34 - Observe:

40 - Em que perodo no ocorre erro quanto ao emprego do E eu vos direi: amai para entend-las! acento grave? Pois s quem ama pode ter ouvido a) entrada da escola, havia sempre um funcionrio vigiar os Capaz de ouvir e de entender estrelas. alunos. A orao destacada, no verso acima, classifica-se como b) A professora no fez nenhuma referncia quele artigo que subordinada adverbial voc elaborou. c) Paguei o imvel vista e entreguei escritura a mame. a) causal. d) Haver congelamento de preos, partir da prxima b) final. semana, noticiou o Jornal Nacional. c) concessiva. d) conformativa.
Pgina 6

www.concursosmilitares.com.br

AS QUESTES DE 41 A 100 REFEREM-SE ESPECIALIDADE DE ELETRNICA

Rascunho

41 - Medindo a sada do filtro de uma fonte de fora, encontramos uma tenso DC de 150V e uma tenso de 3Vrms. Calcule o fator de ripple.
a) b) c) d) 2% 5% 50% 10%

42 - Qual
a) b) c) d)

o dispositivo semicondutor de juno p-n que sob condio de polarizao reversa atua como capacitor varivel? Diodo Tnel Diodo Schottky Diodo Varicap Diodo de Potncia

43 - Para construir um oscilador, precisamos de um amplificador com ganho de malha fechada maior que 1 e uma realimentao ___________.
a) b) c) d) negativa positiva srie paralela

44 -

Enquanto um feixe de eltrons movido por um sinal de varredura horizontal, o sinal de entrada o deflete verticalmente, permitindo uma visualizao da forma de onda do sinal de entrada. A descrio refere-se a um a) b) c) d) multmetro analgico. multmetro digital. gerador de formas de onda. osciloscpio.

45 - Qual o componente que podemos usar para construir um


circuito indicador de temperatura? a) b) c) d) Termistor Diodo Varicap Triac Fotodiodo o valor decimal 349 no seu equivalente

46 - Represente
OCTAL. a) b) c) d) 353 436 535 835

47 - Se o componente de realimentao em um circuito bsico, usando amplificador operacional, for um capacitor, teremos um circuito
a) b) c) d) Diferenciador. Integrador. Somador. Inversor.
Pgina 7

www.concursosmilitares.com.br

48 - Qual das seguintes expresses est na forma de soma-deprodutos?


a) b) c) d)

Rascunho

(A + B + C). (A + C) (A + B). (C + D) (A + C) . (A + B ). (B + C)
AB + A A + C D + D

49
a) b) c) d)

Qual a funo de um transdutor?

U N A

Converter uma varivel fsica em uma varivel eltrica. Converter uma varivel eltrica em uma varivel fsica. Converter um sinal analgico em um sinal digital. Converter um sinal digital em um sinal analgico.

A D A

50 - No circuito abaixo, se a1 = 1, b2 = 0 e a3 = 1, que valores de a2, b1 e b3 resultaro em uma sada Y igual a 1?


a) b) c) d) a2 = 1, b1 = 1 a2 = 0, b1 = 1 a2 = 0, b1 = 0 a2 = 1, b1 = 0 e b3 = 0 e b3 = 1 e b3 = 1 e b3 = 0
a1 b1 a2 b2 a3 b3 Y

51 Veja se falso ou verdadeiro o que dizem as assertivas abaixo e a seguir assinale a alternativa correta. I - A corrente alternada oferece a vantagem de baixa perda na transmisso para altas potncias. II - A corrente contnua oferece facilidade na transformao de nveis de tenso e corrente. III - A corrente alternada possibilita a construo de geradores de alta potncia.
a) b) c) d) I e II verdadeiros; III falso. I falso; II e III verdadeiros. I e II falsos; III verdadeiro. I e III verdadeiros; II falso.

52 - Um resistor de 100 e um resistor de 200 so conectados em srie a uma fonte de 150V. Qual a potncia dissipada por cada resistncia?
a) b) c) d) 25W e 50W 50W e 100W 100W e 150W 150W e 300W

53 A propriedade de um circuito eltrico de se opor a qualquer


variao de tenso no circuito chamada de ____________. a) b) c) d) resistncia indutncia capacitncia relutncia

54 De acordo com a forma de guiar os raios de luz pela fibra ptica, as fibras multimodo podem ser do tipo
a) b) c) d) reflexo e refrao. disperso modal e espalhamento Rayleigh. ndice degrau e ndice gradual. enlace de telecomunicao e enlace de curta distncia.

Pgina 8

www.concursosmilitares.com.br

55 - As fontes de ________ tm a finalidade de interromper o fluxo de processamento principal que est sendo executado pela CPU e desviar tal processamento para uma sub-rotina.
a) b) c) d) sincronismo interface overflow interrupo

Rascunho

56 - A transmisso digital de uma informao entre um computador e seus perifricos de modo compatvel e sincronizado chamada de ______________.
a) b) c) d) programao compilao interfaceamento ciclo de execuo

57 - Em um instrumento usado para medio de uma grandeza eltrica (Voltmetro, Ampermetro, etc.), a diferena entre o valor real e o valor medido chamado de ____________.
a) b) c) d) fundo de escala erro de paralaxe valor mdio exatido

58 - Que cdigos binrios devemos selecionar no MUX e DEMUX, respectivamente, para colocar a informao contida na entrada I2 do MUX na sada D1 do DEMUX?
S1 S0 S1 S0 D0 D1 D2 D3 I0

I1
I2 I3

MUX

DEMUX

a) b) c) d)

01 e 10 10 e 01 11 e 00 01 e 11

59 - Relacione as colunas e escolha a alternativa com a seqncia correta. 1- Unidade de entrada ( ) Dispositivo semicondutor e sada responsvel pela busca de um programa na memria e por sua execuo. 2- Unidade Central de ( ) Possibilita o armazenamento Processamento de programas, dados e sistema operacional. 3- Microcontrolador ( ) responsvel pelo interfaceamento das informaes entre o computador e o meio externo. 4- Memria ( ) Dispositivo semicondutor que integra todas as partes bsicas de um microcomputador em um nico circuito integrado.
a) b) c) d) 2413 1243 3214 4132

Pgina 9

www.concursosmilitares.com.br

60 - Determine o nvel de resistncia DC para o diodo que apresenta ID = 25mA e VD = 0,7V.


a) b) c) d) 30 28 35 26

Rascunho

61 - Qual o ciclo de operao de um amplificador de classe AB?


a) b) c) d) 180 360 Menor que 180 180 a 360

62 - Como conhecida a lista de todas as combinaes dos bits de entrada e os respectivos valores de sada para cada combinao de uma funo binria?
a) b) c) d) Combinao Lgica Composio Binria Tabela Verdade Operao Lgica

63 - Assinale Verdadeiro (V) ou Falso( F) e a seguir escolha a alternativa com a seqncia correta. ( ) O MOSFET de canal n, ou nFET, cria um canal para o fluxo de corrente utilizando cargas positivas. ( ) Circuitos lgicos CMOS utilizam transistores nFET e pFET conectados como pares complementares. ( ) Uma porta NAND2 CMOS construda utilizando-se dois pares complementares, onde os dois transistores nFET so conectados em paralelo e os dois pFET so conectados em srie.
a) b) c) d) F, V, F V, F, F F, F, V V, F, V

64 - De acordo com a Tabela Verdade do decodificador 2/4, determine a sada D3. S1 S0


S0 0 0 1 1 a) b) c) d) S1 0 1 0 1 D3 1 1 1 0 D2 1 1 0 1 D1 1 0 1 1 D0 0 1 1 1
D0 D1

2/4

D2 D3

D 3 = S1 + S 0 D 3 = S1 + S 0 D 3 = S1 + S 0 D 3 = S1 + S 0

65 - A ___________ a capacidade que tem o diodo emissor de luz (LED) para injetar na fibra uma grande quantidade de potncia ptica.
a) b) c) d) luminosidade radincia permeabilidade crominncia

Pgina 10

www.concursosmilitares.com.br

66 Determine, no circuito abaixo, o valor da tenso de sada (Vo) quando o SCR estiver desligado. Dado: Tenso de disparo (VT ) = 0,8V e Corrente de disparo ( IT ) = 10mA.
Obs.: Valores das resistncias em OHMS.

Rascunho

a) 8,0V b) 14,0V c) 15,0V d) 4,2V


Vin +

+V 15V R2 100 R1 1k Vo

67 - Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F ) e a seguir escolha a alternativa com a seqncia correta. ( ) O rudo (bounce) gerado por uma chave mecnica auxilia o monitoramento por software do acionamento e do desacionamento dessa chave quando se utilizam as portas de um microcontrolador. ( ) Antes de fazer a leitura do contedo das portas, necessrio program-las para operarem com bits de entrada de informao do mundo externo para o sistema microcontrolado. ( ) As funes alternativas dos drivers de sada dos buffers de entrada da porta 1 ( P1), e todos os bits da porta 3 (P3), s podem ser ativados se o latch correspondente da respectiva porta for definido com nvel lgico 1.
a) b) c) d) V, F, V F, V, F V, V, F F, V, V

68 - Quando se armazenam bytes na ________ e depois eles so lidos, o contedo do Stack Pointer volta sua condio inicial.
a) b) c) d) pilha sub-rotina instruo memria

69 Quando a amplitude de um sinal for muito alta, corre-se o risco de saturar os amplificadores de FI. Para evitar que o sinal de udio demodulado no sofra alterao sensvel de amplitude ou distoro de uma emissora para outra, torna-se necessria a ao de um circuito que atue no estgio de FI para regularizar o nvel do sinal. Trata-se do ________________________.
a) b) c) d) circuito automtico de freqncia circuito automtico de ganho circuito demodulador circuito oscilador

70 - Calcule a RN
a) b) c) d) 3,4; 8,0; 4,8; 4,0; 0,75A 1,87A 1,25A 0,97A

e a IN do circuito abaixo.
R1 12 V 15V + R2 8 R3 6 b a

Obs.: Valores das resistncias em OHMS.

Pgina 11

www.concursosmilitares.com.br

71 Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente a afirmativa abaixo. Os dispositivos de sada de um sistema computacional bsico so acionados sob o comando da unidade de ____________ e podem receber dados da _____________ ou da ________________; ento os dados so colocados na forma apropriada.
a) b) c) d) memria ALU entrada sada CPU memria CPU entrada sada controle memria ALU

Rascunho

72 Qual o maior valor de tenso de sada de um DAC (conversor digital-analgico) de oito bits que gera 3,4V para uma entrada digital de 01010101?
a) 10,20 V b) 10,24 V c) 5,10 V d) 3,40 V

73 Um transformador capaz de fornecer 30 A em 110 V quando a corrente no primrio de 10 A. Calcule a tenso do primrio?
a) b) c) d) 220 V 330 V 1.100 V 3.300 V

74 A tecnologia de circuitos integrados evolui para nveis muito sofisticados que permitem que sistemas digitais extremamente complexos sejam produzidos em uma nica pea de silcio com 2 ou 3 cm de lado. Face a essa tecnologia, utilizado o nvel de integrao, que usado como indicador para
a) medir a complexidade dos circuitos integrados existentes numa pastilha. b) fornecer um lay-out dos circuitos numa pastilha. c) fornecer uma medida do nmero de portas existentes numa pastilha. d) medir a razo de processamento de dados coletados.

75 Duas bobinas de choque de 35mH e de 62mH num circuito foram colocadas prximas uma da outra de modo a se acoplarem atravs de uma indutncia mtua de 20mH. Determine o valor da indutncia total se as bobinas forem enroladas em sentidos opostos.
a) 117 mH b) 137 mH c) 97 mH d) 57 mH

76 Como chamada a relao entre o campo irradiado pela antena em uma determinada direo e o campo que seria irradiado por uma antena isotrpica que recebesse a mesma potncia?
a) b) c) d) Diretividade Eficincia Irradiao Ganho
Pgina 12

www.concursosmilitares.com.br

77 Determine a corrente total do circuito abaixo.


Obs.: Valores das resistncias em OHMS.

Rascunho

a) b) c) d)

3,0A 2,0A 3,6A 4,5A


R8 5

R2 6 R1 3 R4 12 R6 4 R5 6 R3 2

V 18V

R7 4

78 Qual a expresso gerada pelo circuito lgico abaixo?


a) b) c) d)

(AC + BC + ABC )
( AB + AC + A BC )

(AC + BC + ABC ) (BC + AC + ABC)

B C

79 No circuito abaixo, determine a corrente e a tenso em R2.


(Dado: D1 = silcio; valores das resistncias em OHMS).
R1 D1 Vo R2 4,7K V2 6V

a) b) c) d)

1,7mA; 7,99V 1,3mA; 6,11V 2,9mA; 13,63V 2,2mA; 10,34V

V1 20 V

6,8K

80 Informe se falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta.
( ) O trabalho necessrio para mover uma unidade de carga em um campo eltrico definido por diferena de potencial. ( ) O aumento ou diminuio de energia potencial envolvida no movimento de uma unidade de carga de um ponto a outro a diferena de potencial. ( ) O campo eltrico ou eletrosttico a regio do espao onde uma carga de prova ou teste est sob o efeito de uma fora eltrica. ( ) A intensidade do campo eltrico por unidade de carga em um ponto particular do espao definida como fora eltrica. a) b) c) d) F-F-V-F F-V-V-V F-V-V-F V-F-V-F

81 Determinar a tenso de Thvenin (Vth) e a resistncia de


Thvenin (Rth) no circuito abaixo.
Obs.: Valores das resistncias em OHMS.
R1 R3 20 R2 20 RL 10 b

a) b) c) d)

40V; 20 20V; 30 30V; 40 30V; 20

V 40V

20 +

Pgina 13

www.concursosmilitares.com.br

82 Relacione as colunas, depois assinale a seqncia correta nas opes abaixo 1 Relutncia 2 Permissividade 3 Permeabilidade Absoluta 4 Rigidez Dieltrica ( ) a condutividade magntica especfica por unidade de comprimento e seo transversal em um material. ( ) a oposio ao estabelecimento de um fluxo magntico. ( ) a intensidade de campo eltrico necessria para que ocorra a ruptura de um dieltrico. ( ) uma medida da facilidade com que um fluxo eltrico estabelecido em um dieltrico.
a) b) c) d) 2-1-4-3 3-4-2-1 3-1-4-2 1-4-2-3

Rascunho

83 Qual o parmetro relacionado abaixo, que apresenta menor oposio passagem de corrente eltrica diante de freqncias prximas de zero?
a) b) c) d) Capacitncia Reatncia Capacitiva Indutncia Reatncia Indutiva

84 - Para um amplificador classe B, usando uma fonte de Vcc = - 30V e acionando uma carga de 16, determine a mxima potncia de sada.
a) b) c) d) 50 W 100 W 28,125 W 10 W

o valor de Rb na configurao abaixo. Dado: VC = 7,6V, VE = 2,4V e = 80.


Obs.: Valores das resistncias em OHMS.
+V 12V

85 Calcule

a) b) c) d)

356 K 350 K 358 K 354 K


Vs 1V f=1KHz

RB C1 10uF

RC 2,2K Q1

+ RE 1,2k

86 - No estudo de osciladores existe um critrio para garantir a oscilao do sistema, conhecido por Critrio de Barkhausen. Esse critrio satisfeito quando
a) b) c) d) /A = 1. A = 1. + A = 1. - A = 1.
Pgina 14

www.concursosmilitares.com.br

87 Determine o valor de IG e IS na configurao abaixo. Dado: ID = 2,6mA, IDSS = 2,6mA e VP = -8,0V.


Obs.: Valores das resistncias em OHMS.

Rascunho

a) b) c) d)

0,5mA; 4,0mA 1,0mA; 3,0mA 4,5mA; 2,0mA 0,0mA; 2,6mA


Vs 1V f=1KHz +

VDD 20V RD 3,3K Q1 RG 1M RS 1k C2 10uF Vo

C1 1uF

88 Calcule V2 e V3 na configurao abaixo. Considere os amplificadores operacionais ideais.


Obs.: Valores das resistncias em OHMS.
R1 20k R2 200k U2 V2 U3 + R4 10k R3 200k V3

a) b) c) d)

2,0V; + 4,2V + 2,2V; + 4,0V + 2,0V; + 4,5V 2,0V; 4,0V


V1 0,2V

U1

89 Qual dos itens abaixo no faz parte de um circuito ceifador?


a) b) c) d)

AN

Resistor Capacitor Indutor Diodo

D LA

90 Dado o circuito abaixo, determine a palavra digital (Vout0, Vout1, Vout2) na sada dos transistores para a seguinte configurao de entrada: Vin0 = 0V (Nvel Lgico 0) e Vin1 = Vin2 = +5V (Nvel Lgico 1).
Obs.: Valores das resistncias em OHMS.
VCC 5V Vin0 Vin1 R2 1k R1 68K Q1 Vout0 R4 68K Q2 R3 1k Vout1 R6 68K Q3 Vin2 R5 1k Vout2

a) b) c) d)

100 110 001 011

91 Converta o nmero decimal 865 para o cdigo BCD.


a) b) c) d) 0110 1000 0101 1000 0110 0101 0001 0110 1000 1110 0101 0111

Pgina 15

www.concursosmilitares.com.br

92 Calcule a freqncia de sada (Fout) no contador binrio de 3 bits apresentado abaixo. Dado: Fin = 160KHz.
1 J CP K CLKin 1 1 Q _ Q 1

Rascunho

J CP K

Q _ Q

Fout J CP K Q _ Q

a) b) c) d)

16 KHz 40 KHz 10 KHz 20 KHz

93 Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa com a seqncia correta. Uma_______ um tipo de linguagem de programao de _________ que nos permite descrever todas as caractersticas importantes de um sistema lgico de complexidade arbitrria.
a) b) c) d) HDTV alto nvel VLSI baixo nvel HDL alto nvel PLD baixo nvel

94 Preencha a tabela abaixo e em seguida marque a alternativa correta


J 1 1 0 0 K 1 0 0 1 CLK Q X1 X2 X3 X4

J CLK K

Q _ Q

a) b) c) d)

X1=Qo, X2= 0 , X3=1, X4 = Q X1=, Qo X2=1, X3 = Q, X4 = 0 X1= 0, X2= Qo, X3 =1, X4 = Q X1= Q, X2 = 0 , X3=1, X4 = Qo

95 Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa com a seqncia correta. Uma vantagem da ______ sobre a ______ a sua capacidade de apagar e reescrever bytes individualmente e eletricamente na matriz de memria.
a) b) c) d) OTP EEPROM DRAM ROM EEPROM EPROM ROM RAM Marque a alternativa incorreta.

96
a)

O tamanho da palavra indica o tamanho do barramento de dados que transporta dados entre a CPU e a memria e entre a CPU e os dispositivos de I/0. b) Em geral, um computador com um tamanho de palavra maior pode executar programas de instrues em uma velocidade maior. c) A principal unidade de informao em um computador um grupo de bits denominado palavra. d) Pode-se dizer que um computador de 16 bits tem uma palavra de 1 byte.
Pgina 16

www.concursosmilitares.com.br

97 Entre as aplicaes abaixo, assinale aquela que no utiliza


amplificadores operacionais com realimentao negativa. a) b) c) d) Somador Integrador Comparador Amplificador no-inversor

Rascunho

98 Em relao s caractersticas principais da famlia de microcontroladores MCS-51, assinale a alternativa incorreta.


a) b) c) d) Possuem entradas de interrupes (externas e internas). Possuem CPU de 16 bits para aplicaes de controle. Possuem 2 timers /contadores de 16 bits. Possuem 1 oscilador interno de relgio.

99 Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmao abaixo. Uma carga eltrica em movimento devido a uma diferena de potencial provoca um campo eltrico varivel nas suas vizinhanas. Se nas extremidades dessa carga causadora do campo eltrico existir uma outra carga eltrica, esta sentir os efeitos do campo e movimentar-se- segundo ele. Chamamos isso de propagao de um (a) ______________________________.
a) b) c) d) onda eletromagntica. campo eltrico varivel. campo eletrosttico. campo magnetosttico.

100 Em uma linha de transmisso, o surgimento de uma onda


estacionria ocorre devido soma de tenso e corrente ao longo da linha, com fase varivel, das ondas incidentes e refletida. b) ao casamento de impedncia. c) ao fato do coeficiente de reflexo (Kr) ser nulo. d) ao tipo de modulao utilizada no sistema de comunicao. a)

Pgina 17

Das könnte Ihnen auch gefallen