Sie sind auf Seite 1von 10

Cores na Sinalizao de Segurana A cada dia que passa a busca por ambientes de trabalho mais seguros faz com

que os profissionais envolvidos nesta atividade adotem as mais variadas formas de ao fugindo da utilizao apenas das formas mais clssicas e bsicas de atuao. Isso na prtica quer dizer muitas coisas algumas destas surgem da criatividade e conforme a necessidade da realidade das organizaes outras , na verdade, antigas tcnicas da preveno que vo sendo redescobertas e readequadas aos tempos atuais. Em meio a tudo isso ocorre mudana na forma de ver a preveno que para muitos deixa de ser algo a ser feito apenas a partir da conscientizao e passa a ser algo que pode chegar s pessoas por mais de um sentido e, diga-se de passagem, o mais poderoso deles a viso. Segundo os especialistas no assunto, dos cincos sentidos, a viso humana a que prov o maior nmero de informaes a serem processadas pelo crebro. Estima-se que metade do potencial de processamento cerebral humano seja utilizada para lidar com informaes visuais e sabe-se tambm que o ser humano um animal predominantemente visual. Sabe-se tambm que tal processo ocorre de forma extremamente rpida e em condies bastante favorveis, por exemplo, uma pessoa com acuidade visual normal capaz de identificar uma letra a uma distncia 700 vezes maior que a altura da mesma (860 vezes a distncias muito pequenas). Ou seja, uma letra de um centmetro a uma distncia de 7 metros, ou letras de 2 mm a uma distncia de 1,40 metros. Por estas entre outras tantas razes a questo da sinalizao como ferramenta para a preveno de suma importncia para o sucesso de qualquer programa de segurana que tenha como objetivo alcanar melhores resultados. Embora, em muitas organizaes a prtica de utilizar as cores em prol da preveno no seja ainda uma realidade, desde muito ela prevista por meio da Norma Regulamentadora n 26. Na prpria NR-26 est claro que devem ser adotadas cores para segurana em estabelecimentos ou locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes. Na mesma norma esto definidas as cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para preveno de acidentes, identificando os equipamentos de segurana, delimitando reas, identificando as canalizaes empregadas nas indstrias para a conduo de lquidos e gases e advertindo contra riscos. O que a norma no diz, mas quem atua em preveno sabe ou deveria saber e que o uso das cores em muitos casos essencial por permitir a rpida identificao, por exemplo, de de terminados produtos qumicos em tubulaes possibilitando assim reaes em tempo hbil diante de emergncias ou ainda que a utilizao das cores uma forma bastante eficaz de trabalhar com grupos de trabalhadores com dificuldades para leitura sendo a identificao e compreenso da situao quase que imediata nestes casos. Usar cores como meio para preveno deve ser algo criterioso. O uso sem critrios pode criar mais confuso do que preveno. Alm disso, deve haver preocupao e cuidados com as questes da fadiga visual ou outras situaes que causem desconforto ou confuso aos trabalhadores.

Uma preocupao essencial para que a utilizao d o resultado desejado e mais do que isso para que a prtica seja perene o desenvolvimento de um Programa de Sinalizao para Segurana e Sade no Trabalho. Um bom programa com certeza ir contemplar no s a existncia de procedimentos escritos formalizando e transferindo da NR 26 para a gesto da organizao a prtica da sinalizao de segurana, mas tambm as responsabilidades e muito especialmente os treinamentos a serem feitos visando conscientizao dos envolvidos quanto necessidade e importncia do assunto e tambm dos usurios em geral quanto ao reconhecimento das cores. Dentro deste mesmo programa deve ser prevista uma fase de reconhecimento das instalaes feita pela Segurana do Trabalho, que por dever de ofcio conhece a NR-26 ou preferencialmente por uma equipe treinada para esta finalidade que faa um levantamento das mquinas, equipamentos e instalaes e defina de forma padronizada as cores a serem adotadas, sendo que as possveis dvidas que certamente ir surgir devero ser dirimidas antes do incio das pinturas. Vale lembrar que o programa deve estar em conformidade com a NR-26 e assim entre outras coisas o corpo das mquinas dever ser pintado em branco, preto ou verde, as canalizaes industriais para conduo de lquidos e gases, devero receber a aplicao de cores, em toda sua extenso, a canalizao de gua potvel dever ser diferenciada das demais. Quando houver a necessidade de uma identificao mais detalhada (concentrao, temperatura, presses, pureza etc.), a diferenciao deve ser feita por meio de faixas de cores diferentes, aplicadas sobre a cor bsica sendo que a identificao por meio de faixas dever ser feita de modo que possibilite facilmente a sua visualizao em qualquer parte da canalizao. Todos os acessrios das tubulaes sero pintados nas cores bsicas de acordo com a natureza do produto a ser transportado. O sentido de transporte do fludo, quando necessrio, ser indicado por meio de seta pintada em cor de contraste sobre a cor bsica da tubulao. Para fins de segurana, os depsitos ou tanques fixos que armazenem fludos devero ser identificados pelo mesmo sistema de cores que as canalizaes. Sempre que possvel recomendamos que durante a elaborao do programa sejam previstas aes de benchmarking visando conhecer experincias de organizaes que j adotam de forma padronizada as cores como ferramenta para a preveno de acidentes. Tais visitas e comparaes na maioria das vezes trazem muitas informaes e, via de regra, implica em economia no planejamento e execuo. Vejamos abaixo as cores e suas principais utilizaes:
y

Vermelho

Utilizao - Para distinguir e indicar equipamentos e aparelhos de proteo e combate a incndio. Usada excepcionalmente com sentido de advertncia de perigo nas luzes a serem colocadas em barricadas, tapumes de construes e quaisquer outras obstrues temporrias; em botes interruptores de circuitos eltricos para paradas de emergncia. Observao - No deve ser usado na indstria para assinalar perigo, por ser de pouca visibilidade em comparao com o amarelo (de alta visibilidade) e o alaranjado (que significa Alerta).

Amarelo

Utilizao - O amarelo dever ser empregado para indicar Cuidado. Usado via de regra para sinalizar locais onde as pessoas possam bater contra, tropear, etc. ou anda em equipamentos que se desloquem como os veculos industriais. Em canalizaes, deve-se utilizar o amarelo para identificar gases no liquefeitos. Observao - Listras (verticais ou inclinadas) e quadrados pretos sero usados sobre o amarelo quando houver necessidade de melhorar a visibilidade da sinalizao. Branco Utilizao - Passarelas e corredores de circulao, por meio de faixas, direo e circulao, localizao e coletores de resduos; localizao de bebedouros; reas em torno dos equipamentos de socorro de urgncia, de combate a incndio ou outros equipamentos de emergncia; reas destinadas armazenagem e- zonas de segurana.
y

Preto

Utilizao - O preto ser empregado para indicar as canalizaes de inflamveis e combustveis de alta viscosidade (ex: leo lubrificante, asfalto, leo combustvel, alcatro, piche etc.).
y

Verde

Utilizao - O verde a cor da SEGURANA e deve ser utilizado para canalizaes de gua; caixas de equipamento de socorro de urgncia; caixas contendo mscaras contra gases; - chuveiros de segurana; macas; lava-olhos; - dispositivos de segurana; mangueiras de oxignio (solda oxiacetilnica) etc.
y

Laranja

Utilizao - Deve ser empregado para canalizaes contendo cidos; partes mveis de mquinas e equipamentos; partes internas das guardas de mquinas que possam ser removidas ou abertas; faces internas de caixas protetoras de dispositivos eltricos; faces externas de polias e engrenagens; botes de arranque de segurana; dispositivo de corte borda de serras, prensas.
y

Prpura

Utilizao - Usada para indicar os perigos provenientes das radiaes eletromagnticas penetrantes de partculas nucleares.
y

Cinza

Utilizao - Cinza claro - usado para identificar canalizaes em vcuo; Cinza escuro usado para identificar eletro dutos.

Sinalizao de Segurana
Podemos considerar a sinalizao dos locais e rea de trabalho quer como fator na preveno de incndios, quer como fator muito importante na sua proteo. Por sinalizao entende-se genericamente, o conjunto de estmulos pticos ou visuais, acsticos e tcteis, que podem condicionar e orientar a atuao das pessoas. No caso especfico dos incndios, como nos outros casos, a sinalizao ptica ou visual consiste na colocao nos locais apropriados de sinais grficos (smbolos ou pictogramas), de formatos, desenhos e cores aprovadas, que do indicaes de: y proibio , isto probem um comportamento; y obrigao , isto impem um comportamento; y aviso , que advertem de um perigo ou um risco; y de salvamento ou de socorro , que do indicaes sobre sadas de emergncia ou meios de socorro ou salvamento; y indicao , que do informaes no abrangidas pelos outros sinais. De acordo com a legislao em vigor, a sinalizao com pictogramas deve ter as seguintes caractersticas: y y y y Possibilitar uma interpretao nica; Dar a conhecer o risco com antecipao; Informar sobre a ao especfica; Chamar a ateno dos trabalhadores a quem destinada.

As formas e as cores de sinalizao com pictogramas podem associar-se do seguinte modo:

Quadro 4 - Formas e cores dos pictogramas de sinalizao

A sinalizao de segurana utiliza-se para chamar a ateno para diversos riscos. A sinalizao diretamente relacionada com incndios, e que particularmente nos interessa neste mdulo, a seguinte:

Quadro 5 - Sinalizao de segurana contra incndio

Fig. 13 - Sinalizao de combate a incndios (exemplos).

Fig. 14 - Sinalizao de emergncia

Fig. 15 - Sinais de proibio relacionados com incndios:


y proibido fazer lume y proibido fumar

Fig. 16 - Alguns sinais de perigo:


y y y y

substncias inflamveis exploso radioatividade cargas suspensas

Fig. 17 - Sinais de obstculos

A sinalizao de segurana est legislada nos seguintes documentos: y Decreto-Lei n 141/95 de 14 de Junho, que transpe para o Direito Portugus a Diretiva 92/58/CEE de 24 de Junho de 1992, relativa s prescries mnimas para a sinalizao de segurana e sade no trabalho, tendo em vista prevenir os riscos profissionais e, desta forma, aumentar a segurana e proteger a sade dos trabalhadores; Portaria n 1456-A/95 de 11 de Dezembro, que estabelece as normas tcnicas de execuo do diploma anterior isto , regulamenta a sua aplicao.

OBJETIVO DAS CORES NO LOCAL DE TRABALHO COMO SINALIZAO DE SEGURANA Equipe Guia Trabalhista A Norma Regulamentadora (NR)26 estabelece padres quanto utilizao de cores para sinalizao de segurana do local de trabalho, com a finalidade de:
y y y

Prevenir acidentes; Identificar os equipamentos de segurana; Delimitar reas, para fins de identificao das canalizaes empregadas nas indstrias para a conduo de lquidos e gases e advertncias contra riscos.

Devero ser adotadas cores para segurana em estabelecimentos ou locais de trabalho, a fim de indicar e advertir acerca dos riscos existentes, o que no dispensa a utilizao de outras formas de preveno de acidentes. O uso de cores dever ser o mais reduzido possvel, a fim de no ocasionar distrao, confuso e fadiga ao trabalhador. A indicao em cor, sempre que necessria, especialmente quando em rea de trnsito para pessoas estranhas ao trabalho, ser acompanhada dos sinais convencionais ou da identificao por palavras, quando necessrio. Dentre as diversas cores previstas pela NR-26, citamos as de maior incidncia. Vermelho O vermelho dever ser usado para distinguir e indicar equipamentos e aparelhos de proteo e combate a incndio. No dever ser usado na indstria para assinalar perigo, por ser de pouca visibilidade em comparao com o amarelo (de alta visibilidade) e o alaranjado (que significa Alerta). empregado para identificar:
y y y y y y y y y y y y

Caixa de alarme de incndio; Hidrantes; Bombas de incndio; Sirenes de alarme de incndio; Caixas com cobertores para abafar chamas; Extintores e sua localizao; Indicaes de extintores (visvel distncia, dentro da rea de uso do extintor); Localizao de mangueiras de incndio (a cor deve ser usada no carretel, suporte, moldura da caixa ou nicho); Baldes de areia ou gua, para extino de incndio; Tubulaes, vlvulas e hastes do sistema de asperso de gua; Transporte com equipamentos de combate a incndio; Portas de sadas de emergncia;

y y

Rede de gua para incndio (sprinklers); Mangueira de acetileno (solda oxiacetilnica).

A cor vermelha ser usada, excepcionalmente, com sentido de advertncia de perigo, quando se tratar de:
y y

Luzes a serem colocadas em barricadas, tapumes de construes e quaisquer outras obstrues temporrias; Botes interruptores de circuitos eltricos para paradas de emergncia. Amarelo

O amarelo dever ser empregado para indicar "Cuidado!", assinalando:


y y y y y y y y y y y y y

Partes baixas de escadas mveis; Corrimes, parapeitos, pisos e partes inferiores de escadas que apresentem riscos; Espelhos de degraus de escadas; Bordos desguarnecidos de aberturas no solo e de plataformas que no possam ter corrimes; Bordas horizontais de portas de elevadores que se fecham verticalmente; Faixas no piso de entrada de elevadores e plataformas de carregamento; Meios-fios; Corredores sem sada; Vigas colocadas baixa altura; Cabines, caambas e gatos-de-pontes-rolantes, guindastes, escavadeiras etc.; Empilhadeiras, Tratores, Vagonetes, reboques, etc.; Fundos de letreiros e avisos de advertncia; Bandeiras como sinal de advertncia (combinado ao preto). Branco O branco dever ser empregado em:

y y y y y y y

Passarelas e corredores de circulao por meio de faixas (localizao e largura); Direo e circulao por meio de sinais; Localizao e coletores de resduos; Localizao de bebedouros; reas em torno dos equipamentos de socorro de urgncia, de combate a incndio ou outros equipamentos de emergncia; rea destinadas armazenagem; Zonas de segurana.

Nota: O preto poder ser usado em substituio ao branco, ou combinado a este, quando condies especiais o exigirem. Verde O verde a cor caracterstica da Segurana do Trabalho e dever ser empregado em:

y y y y y y y y y y y y

Canalizaes de gua; Caixas de equipamento de socorro de urgncia; Caixas contendo mscaras contra gases; Chuveiros de segurana; Macas; Fontes lavadoras de olhos; Quadros para exposio de cartazes, boletins, avisos de segurana, etc.; Porta de entrada de salas de curativos de urgncia; Localizao de EPI; caixas contendo EPI; Emblemas de segurana; Dispositivos de segurana; Mangueiras de oxignio (solda oxiacetilnica) Azul

O azul, utilizado em "cuidado" est limitado a avisos contra uso e movimentao de equipamentos, que devero permanecer fora de servio. Ainda poder ser utilizado em canalizaes de ar comprimido, preveno na movimentao acidental de equipamentos em manuteno ou avisos dispostos nos pontos de arranque ou fontes de potncia.

Das könnte Ihnen auch gefallen