Sie sind auf Seite 1von 3

INTERDITOS POSSESSORIOS

Interditos possessrios so as aes para garantir a proteo da posse, so: Ao de Reintegrao de posse; ao de Manuteno de posse e a ao de Interditos Proibitrios. Nesse trabalho discorreremos a respeito dessas.

As aes possessrias tm como objetivo a proteo da posse. Vale salientar que o possuidor pode intentar a ao contra o proprietrio, mas, o objetivo das aes possessrias no o de discutir propriedade. Para cada ato que fira seu direito de posse h uma ao correta. No caso do Esbulho, que a perda total da posse, o possuidor perde o acesso pleno da coisa, a ao que dever ser intentada a Ao de Reintegrao de posse. Quando houver turbao, que a perda parcial da posse, ou qualquer ato ilcito que impedi ou cria um obstculo ao livre exerccio da posse, o possuidor dever mover uma Ao de Manuteno de posse. E quando houver uma ameaa de esbulho ou de turbao a ao cabvel a de Interditos Proibitrios. A ameaa se caracteriza quando h receio srio fundado de que a posse venha a sofrer alguma ameaa, seja turbao, seja esbulho. Assim, ocorrer ameaa se, embora nenhum ato de afronta posse ainda tenha sido praticado, houve indcios concretos de que poder ocorrer molstia posse.

Principio da Fungibilidade das Aes possessrias. O princpio da Fungibilidade indica que uma ao proposta de forma inadequada, pode ser considerada vlida, permitindo que o magistrado receba e processe a demanda equivocada (ao de reintegrao de

posse), quando no caso deveria ser ajuizada de outra espcie possessria (ao de manuteno de posse, por exemplo).

Cumulao de pedidos.

Nas aes possessrias admiti-se a cumulao de pedidos, ou seja, o pedido principal cumulado com os pedidos acessrios, como temos, em um primeiro momento, a proteo da posse, e em um segundo momento a necessidade de ressarcimento pelas perdas e danos.

Duplicidade das Aes possessrias.

Este carter afasta a necessidade de reconveno, porque o ru pode, atravs de uma contestao, desenvolver e formular pedidos e argumentos a seu favor, no dependendo do uso do expediente formal consistente na reconveno.

Rito Processual das Aes possessrias.

O art. 924 do CPC diz que a ao possessria seguir o procedimento especial caso seja proposta dentro de ano e dia da turbao ou esbulho (Ao de fora Nova). No sendo a ao proposta neste prazo, aps um ano e um dia (Ao de fora Velha), a ao perder seu carter especial, sendo que dessa forma dever seguir e curso do rito sumrio. Todavia, acerca da ao de interditos proibitrios, Antnio Carlos Marcato diz que ser sempre especial o procedimento do interdito proibitrio, por ser descabido falar-se, em relao a ele, em fora nova ou velha, pois ameaa de ofensa posse necessariamente a atual. Dessa forma, no

interdito proibitrio a ao de fora nova, pois a ameaa de turbao ou de esbulho sempre atual.

Das könnte Ihnen auch gefallen