Sie sind auf Seite 1von 4

Como Fazer Gengibre em Conserva Gari O gengibre em conserva, chamado de gari, acompanha os pratos de sushi para limpar o paladar

r entre um peixe e outro, alm de estimular a digesto. O preparo muito simples ,voc vai precisar de: - 1 gengibre jovem firme, de tamanho mdio a grande (quanto mais maduro, mais fibroso). - 1 1/2 xcara de acar - 1 1/2 xcara de vinagre de arroz Primeiro, lave bem o gengibre e descasque-o com a ajuda de um descascador de legumes, ou uma faquinha afiada. Se a pele do gengibre estiver bem fininha, possvel descascar facilmente com uma colher.

Rale o gengibre em rodelas bem, bem fininhas. Se no tiver um ralador, use uma faca e boa dose de pacincia! =)

Coloque em uma peneira e acrescente 1 colher de sopa de sal.

Misture bem e deixe descansar por uma hora. O sal vai desidratar o gengibre. E no se preocupe que no fica salgado. Seque o gengibre, em pequenas pores, numa toalha de papel:

Reserve em um recipiente pequeno: Em uma panela, misture o acar e o vinagre e leve ao fogo at dissolver. No precisa ferver. Derrame o molho ainda quente sobre o gengibre e perceba que em poucos segundos ele ficar rosado

Deixe esfriar, tampe e leve geladeira por 24 horas. Quem preferir mais suave, s aguardar mais tempo antes de consumir. Est pronto. Para servir, pegue uma pequena poro com a ponta dos dedos e faa leve presso contra a parede do recipiente para escorrer o molho. Acomode no prato de sushi.

H uma outra maneira de se fazer o gengibre, que talvez vocs j tenham visto, porm, ele fica numa tonalidade de amarelo bem mais forte. Mas prtica se for feita com uma grande quantidade de gengibre (alguns quilos). Seguem os passos: 1 Lave, descasque e rale o gengibre 2- Coloque numa peneira, acrescente o sal e esfregue o gengibre por 3 minutos (ele vai comear a soltar gua) 3- Ferva o gengibre, em gua suficiente para cobri-lo, por 30 minutos. 4- Descarte a gua quente e lave em gua corrente numa peneira grande. 5 -Escorra bem, coloque em um recipiente e acrescente o molho Su ensinado na receita do sunomono. 6- Leve geladeira e aguarde 24 horas antes de consumir. O gengibre em conserva dura meses na geladeira. Vai a dica: gengibre em japons shouga. Ento, os que no gostam de gengibre, tomem cuidado ao verem essa palavra no menu. Gari vale somente para o gengibre em conserva.

Sunomono: salada de pepino (receita)

Esta uma saladinha super fcil de fazer, deliciosa e que, na minha opinio, todo restaurante deveria ter, mesmo os que no so japoneses. Vocs se lembram da receita do Su (tempero do arroz)? O sunomono nada mais do que pepino japons cortado em rodelas fininhas e condimentado no su (ou seja, pepino em conserva), com pequenas alteraes nos ingredientes. Esses so os ingredientes do su tradicional, usado no arroz: - 1 xcara de vinagre de arroz - 1/2 xcara de acar - 4 col rasas (ch) de sal - 1 col de sobremesa de sake mirin - 4 cm de kombu Para o sunomono, o molho su fica assim: - 1 xcara de vinagre de arroz - 1 xcara e 1/4 de acar - 1 col (ch) de sal

*Se voc usar a receita do su tradicional, o sunomono vai ficar super cido, quase impossvel de comer. O sake e o kombu so opcionais, e voc pode tambm diminuir um pouco a quantidade de acar, conforme o seu paladar.
Misture bem os 3 ingredientes com um fu at que o acar e o sal estejam dissolvidos. Se quiser acelerar o processo, leve ao fogo baixo. Apague assim que tudo se dissolver e espere esfriar por completo. Rale o pepino em rodelas finas. Coloque as rodelas de pepino em uma tigela e despeje o molho sobre o pepino at cobri-lo. Proteja com um filme plstico, leve geladeira e deixe condimentar por pelo menos 2 horas. O pepino vai ficar mole e transparente, porm crocantezinho. Para servir, use o pegador tradicional de bambu. Salpique gergelim modo por cima e, se for de sua preferncia, coloque cubinhos de kani ou de polvo cozido. Bom apetite!

Receita de molho su tempero do arroz Voc vai precisar de: - 1 xcara de vinagre de arroz - 1/2 xcara de acar - 4 colheres (ch) rasas de sal - 1 col sobremesa de sake mirim (prprio para culinria) - 4cm de kombu
Em uma panelinha pequena coloque todos os ingredientes. Leve ao fogo baixo e mexa eventualmente. No deixe ferver para o acar no caramelizar. Quando tudo estiver dissolvido, apague o fogo e reserve at esfriar por completo. No use o su quente ou morno sobre o arroz, pois isso faz os gros perderem o ponto do cozimento. O arroz cozido temperado com su chama-se shari (leia xar).

Voc, eventualmente, vai encontrar venda estes frascos da Kenko e da Tozan dizendo tempero para sushi:

No entanto, eles no representam o su pronto, pois contem quantidades mnimas de acar, sal e glutamato monossdico (ajinomoto), e ainda um pouco de sake. So bem semelhantes ao vinagre comum, sendo apenas levemente mais suaves. Ento, de todo modo, voc vai precisar fazer a receita toda do su, podendo substituir o vinagre por este tempero, na mesma quantidade. O resultado final pouco se altera. Os restaurantes compram este produto em gales de 10 litros. Proporo Su X Arroz: Tenha em mente que para cada 4 medidas de arroz cru, voc vai precisar de 1 medida de su. Para as demais medidas, proceda numa diviso simples: 2 medidas de arroz = 1/2 medida de su 3 medidas de arroz = 3/4 de medida de su 5 medidas de arroz = 1 1/4 de medida de su 8 medidas de arroz = 2 medidas de su Lembre-se sempre de usar o mesmo medidor para o arroz e para o su, seja ele o copinho que vem na panela eltrica, seja uma xcara comum que voc tenha em casa. Este o ralador japons usado em restaurantes, mais profissional, cujo preo pode passar de R$100, mas realmente excelente. Voc pode ajustar para ralar em 3 espessuras: fina, mdia e grossa, e j vem com lminas de outros formatos e um protetor de dedos muito bom.

Uma sugesto bem mais em conta, e que ajuda bastante, o modelo abaixo, encontrado em supermercados, e que custa na faixa de R$10, mas o protetor de dedos no muito prtico, ento tome bastante cuidado pra no se cortar (di demais!!):

Das könnte Ihnen auch gefallen