Sie sind auf Seite 1von 3

JUN 1995

NBR 7195

Cores para segurana


ABNT-Associao Brasileira de Normas Tcnicas
Sede: Rio de Janeiro Av. Treze de Maio, 13 - 28 andar CEP 20003-900 - Caixa Postal 1680 Rio de Janeiro - RJ Tel.: PABX (021) 210 -3122 Telex: (021) 34333 ABNT - BR Endereo Telegrfico: NORMATCNICA

Palavras-chave: Cor. Segurana

Lice

Copyright 1995, ABNTAssociao Brasileira de Normas Tcnicas Printed in Brazil/ Impresso no Brasil Todos os direitos reservados

na

Origem: Projeto NBR 7195/1993 CB-02 - Comit Brasileiro de Construo Civil CE-02.011.08 - Comisso de Estudo de Cores na Segurana do Trabalho NBR 7195 - Safety color - Procedure Descriptors: Color. Safety Esta Norma substitui a NBR 7195/1982 Vlida a partir de 31.07.1995

de u

so e

xclu

siva

Procedimento

para
3 pginas
g) branca; h) preta.
3.1.1 Vermelha 3.1.1.1 a cor empregada para identificar e distinguir equi-

1 Objetivo
Esta Norma fixa as cores que devem ser usadas para preveno de acidentes, empregadas para identificar e advertir contra riscos.

2 Condies gerais
2.1 A indicao dos riscos por meio de cores no dispensa o emprego de outras formas de preveno de acidentes. 2.2 Com exceo das cores verde, branca e preta, as demais cores padronizadas nesta Norma no devem ser utilizadas na pintura do corpo de mquinas.

obr

s S.A

pamentos de proteo e combate a incndio, e sua localizao, inclusive portas de sada de emergncia. Os acessrios destes equipamentos, como vlvulas, registros, filtros, etc., devem ser identificados na cor amarela.
3.1.1.2 A cor vermelha no deve ser usada para assinalar

Petr

perigo.
3.1.1.3 A cor vermelha tambm utilizada em sinais de

para

3 Condies especficas
3.1 Cores(1)

As cores adotadas nesta Norma so as seguintes: a) vermelha;

siva

parada obrigatria e de proibio, bem como nas luzes de sinalizao de tapumes, barricadas, etc., e em botes interruptores para paradas de emergncia.
3.1.1.4 Nos equipamentos de soldagem oxiacetilnica, a

xclu

b) alaranjada;

de u

so e

mangueira de acetileno deve ser de cor vermelha (e a de oxignio de cor verde).


3.1.2 Alaranjada

c) amarela;

Lice

na

d) verde; e) azul; f) prpura;

a cor empregada para indicar perigo. utilizada, por exemplo, em: a) partes mveis e perigosas de mquinas e equipamentos;

(1)

Recomenda-se pesquisar as normas relacionadas a cores para segurana.

Petr

obr

s S.A

NBR 7195/1995

b) faces e protees internas de caixas de dispositivos eltricos que possam ser abertas; c) equipamentos de salvamento aqutico, como bias circulares, coletes salva-vidas, flutuadores salva-vidas e similares.
3.1.3 Amarela

3.1.4 Verde 3.1.4.1 a cor usada para caracterizar segurana.

empregada para identificar: a) localizao de caixas de equipamentos de primeiros socorros; b) caixas contendo equipamentos de proteo individual; c) chuveiros de emergncia e lava-olhos; d) localizao de macas; e) faixas de delimitao de reas seguras quanto a riscos mecnicos; f) faixas de delimitao de reas de vivncia (reas para fumantes, reas de descanso, etc.); g) sinalizao de portas de entrada das salas de atendimento de urgncia; h) emblemas de segurana.
3.1.4.2 Nos equipamentos de soldagem oxiacetilnica, a

a cor usada para indicar cuidado!. utilizada, por exemplo, em: a) escadas portteis, exceto as de madeira, nas quais a pintura fica restrita face externa at a altura do 3 degrau, para no ocultar eventuais defeitos; b) corrimos, parapeitos, pisos e partes inferiores de escadas que apresentem riscos;

c) espelhos de degraus;

d) bordas de portas de elevadores de carga ou mistos, que se fecham automaticamente; e) faixas no piso de entrada de elevadores de carga ou mistos e plataformas de carga; f) meios-fios ou diferenas de nvel onde haja necessidade de chamar ateno; g) faixas de circulao conjunta de pessoas e empilhadeiras, mquinas de transporte de cargas, etc.; h) faixas em torno das reas de sinalizao dos equipamentos de combate a incndio; i) paredes de fundo de corredores sem sada; j) partes superiores e laterais de passagens que apresentem risco; l) equipamentos de transporte e movimentao de materiais, como empilhadeiras, tratores, pontes rolantes, prticos, guindastes, vages e vagonetes de uso industrial, reboques, etc., inclusive suas cabines, caambas e torres; m) fundos de letreiros em avisos de advertncia; n) pilastras, vigas, postes, colunas e partes salientes de estruturas e equipamentos que apresentem risco de coliso; o) cavaletes, cancelas e outros dispositivos para bloqueio de passagem; p) pra-choques de veculos pesados de carga; q) acessrios da rede de combate a incndio, como vlvulas de reteno, registros de passagem, etc.; r) faixas de delimitao de reas destinadas armazenagem.

Lice

na

de u

so e

xclu

siva

para

Petr

obr

s S.A

mangueira de oxignio deve ser de cor verde (e a de acetileno de cor vermelha).


3.1.5 Azul

a cor empregada para indicar uma ao obrigatria, como, por exemplo: a) determinar o uso de EPI (Equipamento de Proteo Individual) (por exemplo: Use protetor auricular); b) impedir a movimentao ou energizao de equipamentos (por exemplo: No ligue esta chave, No acione).
3.1.6 Prpura

a cor usada para indicar os perigos provenientes das radiaes eletromagnticas penetrantes e partculas nucleares. empregada, por exemplo, em: a) portas e aberturas que do acesso a locais onde se manipulam ou armazenam materiais radioativos ou contaminados por materiais radioativos; b) locais onde tenham sido enterrados materiais radioativos e equipamentos contaminados por materiais radioativos; c) recipientes de materiais radioativos ou refugos de materiais radioativos e equipamentos contaminados por materiais radioativos; d) sinais luminosos para indicar equipamentos produtores de radiaes eletromagnticas penetrantes e partculas nucleares.

Lice

na

de u

so e

xclu

siva

para

Petr

obr

s S.A

NBR 7195/1995

3.1.7 Branca

3.3 Especificao das cores


3.3.1 A especificao das cores constantes nesta Norma

a cor empregada em: a) faixas para demarcar passadios, passarelas e corredores pelos quais circulam exclusivamente pessoas; b) setas de sinalizao de sentido e circulao; c) localizao de coletores de resduos; d) reas em torno dos equipamentos de socorros de urgncia e outros equipamentos de emergncia; e) abrigos e coletores de resduos de servios de sade.
3.1.8 Preta

obedece aos seguintes padres Munsell(2): a) vermelha: 5 R 4/14; b) alaranjada: 2.5 YR 6/14; c) amarela: 5 Y 8/12; d) verde: 10 GY 6/6; e) azul: 2.5 PB 4/10;

f) prpura:10 P 4/10; 2.5 RP 4/10.


3.3.2 A comparao com os padres adotados deve ser

3.4 Tolerncias

3.2.1 Recomenda-se o uso das cores de contraste da Ta-

bela, para se melhorar a visibilidade da sinalizao.


3.2.2 As cores de contraste tambm podem ser usadas

na forma de listas ou quadrados, para destacar a visibilidade, porm a sua rea no pode ultrapassar 50% da rea total.

So admissveis pequenas variaes nos trs atributos da cor (tonalidade ou hue; luminosidade ou value; saturao ou chroma). As referncias de 3.3 destinam-se mais a evitar que se use, indiferentemente, qualquer uma das inmeras cores que correspondem a uma mesma denominao (vermelho, por exemplo), do que necessidade de estabelecer um padro rigoroso, na prtica sem benefcio pondervel segurana.

Tabela - Cores de contraste Cor de segurana Vermelha Alaranjada Cor de contraste Branca Preta Preta Branca Branca Branca Preta Branca

s S.A

obr

Petr

para

xclu

siva

(2)

Munsell Book of Color, Ed. 1929.

Lice

na

de u

so e

Amarela Verde Azul Prpura Branca Preta

Lice

na

3.2 Cores de contraste

de u

a cor empregada para identificar coletores de resduos, exceto os de origem de servios de sade.

so e

feita sob a luz do dia. Quando for utilizada luz artificial, esta deve ser, necessariamente, um iluminante branco.

xclu

siva

para

Petr

obr

s S.A

Das könnte Ihnen auch gefallen