Sie sind auf Seite 1von 14

CESPE/UnB MMA

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo das suas provas objetivas.

PROVAS OBJETIVAS
(P1) rea de Concentrao III
As guas de esgoto, se devidamente tratadas, podem servir para o cultivo hidropnico de milho para alimentar o gado, com produtividade maior que a dos mtodos convencionais, como mostra estudo realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os pesquisadores da UFRN utilizaram filtros anaerbios no tratamento dos esgotos. Cada tipo de cultura requer determinada tcnica de tratamento de esgoto. As doenas que atingem o gado so diferentes das que afetam os seres humanos; por isso, a qualidade da gua para bovinos pode ser mais baixa. O agricultor tambm precisa adequar os mtodos de irrigao e manejo.
Internet: < http://cienciahoje.uol.com.br> (com adaptaes).

Considerando as informaes acima, julgue os itens que se seguem.


1 2 3

A presena de bactrias acumuladas nos filtros anaerbios essencial para a decomposio da matria orgnica presente no esgoto sanitrio. Mesmo aps o tratamento, os efluentes sanitrios de que trata o texto, livres de organismos patognicos, so inadequados para consumo humano. A tcnica de emprego de filtros anaerbios, de que trata o texto, corresponde ao nvel tercirio de tratamento dos efluentes sanitrios.
ms janeiro fevereiro maro abril maio junho julho agosto setembro outubro novembro dezembro ano 1 1,5 2,3 4,5 8,2 1,5 0,4 0,2 0,6 0,1 0,4 0,9 1,4 ano 2 0,9 1,1 2,0 10,5 5,5 2,2 1,3 0,5 0,2 0,3 1,8 1,7
tempo (ms) curva A: volume disponvel acumulado no rio reta B: vazo regularizada
volume acumulado (m3/s) ms

curva A X

reta B

A tabela acima apresenta os registros de vazes mensais, em m3/s, observados em determinado local de um rio durante dois anos consecutivos. Nesse local, ser construdo um reservatrio sem comporta, para a regularizao de 60% da vazo mdia. No dimensionamento desse sistema, empregou-se o mtodo do diagrama de Rippl, cujo grfico mostrado acima. A partir dessas informaes, julgue os prximos itens.
4 5

Para se alcanar a regularizao pretendida, o volume V do reservatrio dever ser superior a 19.000.000 m3 e inferior a 20.000.000 m3. No dimensionamento da barragem, a vazo regularizada de projeto ter valor entre 1,2 m3/s e 1,3 m3/s.

Considerando que uma bacia hidrogrfica de solo permevel, sujeita a precipitaes intensas e integralmente recoberta por vegetao natural tenha a totalidade dessa cobertura vegetal removida, julgue o item a seguir, a respeito do comportamento hidrolgico dessa bacia.
6

Com a remoo da cobertura vegetal da bacia, o solo armazenar maior quantidade de gua, recarregando o aqufero e, em consequncia, sero menores as flutuaes de nvel dos rios que drenam a bacia.

Considerando que uma bacia hidrogrfica esteja sujeita a escassez sazonal de recursos hdricos e que, aps avaliaes prospectivas das disponibilidades e demandas desses recursos, o comit de bacias institua cobrana pelo uso da gua dessa bacia, julgue os itens que se seguem.
7 8

Para se atender ao previsto em lei, os valores arrecadados com a cobrana pelo uso da gua dessa bacia devero ser aplicados na regio geogrfica inscrita em uma circunferncia de raio equivalente ao comprimento do principal curso de gua dessa bacia. A alocao dos recursos hdricos dessa bacia entre os usos mltiplos deve ser promovida, de forma a atender o mximo benefcio econmico no prazo de, no mnimo, 25 anos.
RASCUNHO

Cargo: Analista Ambiental Especialista em Meio Ambiental: Classe A, Padro I rea de Concentrao III

CESPE/UnB MMA

A indstria A efetua captao de gua bruta no rio B, de domnio da Unio. O comit de bacia do rio B, investido das atribuies de agncia de gua, aps os estudos necessrios, estipulou ser de um centavo de real, por metro cbico, o preo da gua bruta captada no rio B. Os dirigentes da indstria A decidiram implantar uma estao de tratamento e de reso de gua e solicitaram agncia de gua incentivo financeiro.

Um produtor rural foi multado em R$ 300.000,00, por ser o responsvel pela poluio de um rio que atravessa sua propriedade. A dvida foi negociada e foram apresentadas a esse produtor as seguintes propostas de pagamento da referida multa: I pagamento vista com desconto; II pagamento em 2 prestaes anuais, iguais e consecutivas, sem desconto e com vencimento da primeira prestao um ano aps a negociao; III pagamento em 3 prestaes anuais, iguais e consecutivas, sem desconto e com vencimento da primeira prestao no ato da negociao. O produtor rejeitou a proposta I, pois ela era menos vantajosa que as outras duas, dado que seu dinheiro poderia ter rendimento de juros compostos anuais de 25%. A respeito dessa situao hipottica, julgue os itens subsecutivos.

Tendo em vista essa situao hipottica e considerando as resolues e competncias do Conselho Nacional de Recursos Hdricos (CNRH), julgue os itens a seguir.
9

A proposta de estabelecimento de incentivos para a conservao de recursos hdricos apresentada pela indstria A dever ser encaminhada pela Agncia Nacional de guas ao CNRH, para que este, competente para tal, se manifeste a respeito do pedido.

14 15

A proposta III a mais vantajosa para o produtor. O desconto previsto na proposta I inferior a R$ 56.000,00. Durante o desenvolvimento do projeto para a proteo

ambiental e o desenvolvimento sustentvel do sistema aqufero Guarani (PSAG), foram delimitadas quatro reas-piloto. O objetivo dessa estratgia era a gerao de experincias concretas de gesto local em reas consideradas representativas do sistema aqufero Guarani (SAG) e que apresentassem potenciais conflitos relacionados ao uso de suas guas subterrneas ou a outros fatores vinculados a mudanas no uso do solo. Essas experincias locais receberam o nome de projetos-pilotos.
OEA. Relatrio do projeto de proteo ambiental e desenvolvimento sustentvel do Sistema Aqufero Guarani. 2009 (com adaptaes).

10

Para que o CNRH considere uma sub-bacia do rio B como unidade de gesto de recursos hdricos, o rio B tem de ser o curso de gua principal da bacia, ou tributrio do principal, ou tributrio desse tributrio.

11

A cobrana pelo uso da gua na bacia do rio B, se implementada de acordo com determinao da Agncia Nacional de guas, prescindir de manifestao do CNRH.

O CNRH, ao definir diretrizes para o planejamento e operaes da Rede Nacional de Monitoramento de guas Subterrneas propostas pelo Programa Nacional de guas Subterrneas (PNAS), integrante do Plano Nacional de Recursos Hdricos (PNRH), estabeleceu resolues especficas. Tendo em vista o conjunto de resolues do CNRH relativas a esse propsito, julgue os itens subsequentes.
12

A respeito do aqufero Guarani e dos projetos-pilotos de que trata o texto, julgue os itens a seguir.
16

A seleo das reas-piloto mencionadas no texto foi realizada com base nos quatro tipos de utilizao do SAG: uso agrcola intenso, uso em minerao e(ou) siderurgia, uso urbano concentrado com captao na zona confinada e uso urbano domstico difuso na zona do aqufero livre.

Os poos cujo monitoramento realizado pela Rede Nacional de Monitoramento de guas Subterrneas devem possuir informaes construtivas e que representem as caractersticas hidrogeolgicas e hidrogeoqumicas de um s aqufero.

17

O conhecimento das inter-relaes da populao local com o aqufero Guarani bem como o aumento da efetividade normativa quanto a sua proteo e gesto constam entre os objetivos dos projetos-pilotos.

18 13

Cada uma das quatro reas de projeto-piloto est compreendida no territrio de um nico pas; assim, h reas delimitadas no Brasil, no Paraguai, no Uruguai e na Argentina.

A Rede Nacional de Monitoramento de guas Subterrneas deve especificar, para cada aqufero, a quantidade e a distribuio espacial de poos georreferenciados a serem construdos exclusivamente para monitoramento.
19

O Brasil comporta a maior extenso superficial do aqufero Guarani.


2

Cargo: Analista Ambiental Especialista em Meio Ambiental: Classe A, Padro I rea de Concentrao III

CESPE/UnB MMA

Considere um rio cuja nascente encontra-se em territrio brasileiro e que em determinado trecho passe a formar a fronteira entre o Brasil e outro pas. Julgue os itens a seguir com relao a um pedido de outorga das guas desse rio.
20

Em razo de o Brasil ser signatrio de tratados internacionais que determinam controle quantitativo para o aproveitamento de recursos hdricos, a vazo total a ser outorgada nessa situao de at 70% da mdia das vazes mnimas com tempo de retorno de 10 anos e 7 dias de durao, multiplicada por um fator de ponderao que represente a proporo da rea de drenagem da bacia em territrio brasileiro no ponto do aproveitamento.

21

O municpio Y, vizinho de uma cidade litornea, mas no conurbado a ela, tem como principal atividade econmica um complexo estuarino-lagunar. Posteriormente instituio do plano de gerenciamento costeiro municipal (PGCM) de Y, que no previa qualquer restrio ao uso de recursos hdricos, foi aprovada uma modificao no plano de gerenciamento costeiro do estado ao qual pertence esse municpio que tornou ilegal a atividade de carcinicultura em toda a faixa litornea do estado e nos complexos estuarino-lagunares que exercem influncia direta sobre ela, incluindo-se o complexo do municpio Y. Em face do disposto no Plano de Gerenciamento Costeiro Estadual (PGCE), alguns carcinicultores do municpio Y passaram a se dedicar a outra atividade econmica, implantando, nos antigos tanques de carcinicultura, pesqueiros conhecidos como pesque e pague, o que alterou as caractersticas naturais do complexo estuarinolagunar. Considerando essa situao hipottica, julgue os prximos itens.
26

Condiciona-se o aproveitamento com uso consuntivo das guas desse rio em territrio brasileiro emisso de outorga de direito de uso de recursos hdricos pelos representantes legais das agncias de gua dos dois pases. A Bacia do Alto Paraguai (BAP) corresponde a uma bacia Para o licenciamento da atividade de pesque e pague, exigem-se a elaborao de estudo de impacto ambiental e a apresentao do respectivo relatrio de impacto ambiental, devidamente aprovado. O municpio Y situa-se fora dos limites estabelecidos para a faixa terrestre da zona costeira, pois no est conurbado cidade litornea vizinha. A atividade de carcinicultura no complexo estuarino-lagunar do municpio Y deve ser prontamente reprimida, visto que as normas e diretrizes estaduais sobre o uso de recursos hdricos so hierarquicamente superiores s municipais, prevalecendo, portanto, sobre elas.

hidrogrWca transfronteiria, compartilhada por dois estados brasileiros, abrangendo a regio do Pantanal. Assim, fundamental que tanto organismos do Brasil quanto da Bolvia e do Paraguai compartilhem a responsabilidade pela gesto dos recursos naturais da BAP, em especial de seus recursos hdricos e biodiversidade.
Adaptado do Relatrio final do Programa de Aes Estratgicas para o Gerenciamento Integrado do Pantanal e Bacia do Alto Paraguai. Programa de Aes Estratgicas para o Gerenciamento Integrado PAE, 2004.

27

28

Considerando o texto acima, julgue os itens subsequentes, a respeito da gesto da BAP.


22

Um dos objetivos do programa Pantanal, do Ministrio do Meio Ambiente (MMA) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a promoo do desenvolvimento sustentvel da BAP, em especial do Pantanal, mediante o gerenciamento e a conservao dos recursos naturais associados s atividades econmicas de pecuria e minerao na regio.

23

O projeto para a proteo ambiental e desenvolvimento sustentvel do sistema aqufero Guarani contempla o planalto da BAP a partir da regio onde aXoram os sedimentos do aqufero Guarani a leste.

O Plano de Ao Federal para a Zona Costeira (PAF-ZC) abrange uma variedade de projetos voltados para o ordenamento ambiental territorial, a conservao e proteo do patrimnio natural e cultural e o controle e monitoramento de fenmenos, dinmicas e processos incidentes na costa brasileira. De acordo com o Macrodiagnstico da Zona Costeira e Marinha do Brasil, o desenvolvimento desses projetos tem por objetivo responder a vetores de presso distribudos em trechos especficos da costa brasileira, como, por exemplo, o turismo de sol e mar e a aquicultura, atividades econmicas bastante desenvolvidas na regio Nordeste, as grandes estruturas industriais, porturias e logsticas necessrias explorao petrolfera offshore, concentradas, em especial, na regio Sudeste, e a urbanizao na regio do litoral, onde se concentra 25% da populao distribuda em apenas 7% dos municpios do pas.
Internet: <www.mma.gov.br> (com adaptaes).

24

Constitui instrumento de gesto da BAP monitorar o nvel de contaminao por mercrio, e sua mobilidade, com o propsito de subsidiar o sistema de monitoramento das guas da regio.

A partir das informaes do texto e considerando os instrumentos para a gesto da zona costeira, julgue os itens que se seguem.
29

O Macrodiagnstico da Zona Costeira e Marinha de que trata o texto rene informaes sobre as caractersticas fsiconaturais e socioeconmicas da zona costeira brasileira. O PAF-ZC de que trata o texto, tambm conhecido como Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (PNGC), compreende um conjunto de diretrizes gerais aplicveis em diferentes esferas de governo e nveis de atuao.
3

25

Como, em razo da extenso da BAP, o nvel das guas inXuencia diretamente a sua qualidade, no perodo de cheia, a qualidade da gua melhor que no perodo de guas baixas, o que justifica a prtica de fechamento das lagoas.

30

Cargo: Analista Ambiental Especialista em Meio Ambiental: Classe A, Padro I rea de Concentrao III

CESPE/UnB MMA

(P2) rea de Concentrao IV


Em virtude das mudanas climticas constiturem preocupaes da humanidade, governos assinaram a Conveno-Quadro das Naes Unidas sobre a mudana do clima. Essa conveno
31

Com relao Poltica Nacional do Meio Ambiente, julgue os itens subsequentes.


39

foi criada com o objetivo de desenvolver instrumentos e mecanismos para a promoo de uma gesto sustentvel e de condies que possibilitem o alcance da estabilizao das concentraes de gases de efeito estufa na atmosfera em nvel que no interfira perigosamente no sistema climtico. estabelece a necessidade de se preservarem os reservatrios, que so os mecanismos responsveis pela remoo de gs de efeito estufa, de aerossol ou de precursor de gs de efeito estufa por meio de quaisquer processos, atividades ou mecanismos. estabelece, entre seus princpios bsicos, a responsabilidade prevalente dos pases desenvolvidos sobre o nus na luta contra a mudana do clima, uma vez que esses pases so os responsveis pela maior parte de emisses antrpicas.

O fundo federal de reposio florestal constitui instrumento econmico para controle ambiental, com objetivo de financiar projetos de reflorestamento pblico. De acordo com a Poltica Nacional de Recursos Hdricos, o uso prioritrio dos recursos hdricos o consumo humano e a dessedentao de animais, devendo a gesto desses recursos ser descentralizada e contar com a participao do poder pblico, dos usurios e das comunidades. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais, bem como realizar experincia dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didticos ou cientficos, so atos passveis de deteno e multa, e, em caso de morte do animal, a pena aumentada de um a seis meses. Perdas de bem-estar social podem ser geradas por externalidades ambientais negativas causadas por atividades econmicas, incluindo-se entre as formas de corrigir tais perdas a internalizao dos custos da degradao nas estruturas de produo e consumo.

40

32

41

33

42

Com base nas disposies constantes do Protocolo de Kyoto, julgue os prximos itens.
34

O mecanismo de flexibilizao denominado execuo conjunta, que s pode ser utilizado nos pases industrializados listados nesse protocolo, objetiva a contabilizao das redues lquidas de emisses de gases, com execuo em projetos de outros pases. O mecanismo de desenvolvimento limpo corresponde a um fundo de aporte financeiro dos grandes pases emissores, caso estes no atinjam as metas de reduo estabelecidas entre as partes, seguindo o princpio do poluidor-pagador. Nesse protocolo, so estabelecidos metas e prazos relativos reduo ou limitao das emisses futuras de dixido de carbono e de outros gases responsveis pelo efeito estufa.

Com relao s normas constitucionais que dispem sobre meio ambiente, julgue os itens a seguir.
43

35

A Constituio Federal de 1988, ao consagrar a proteo Floresta Amaznica brasileira, Mata Atlntica, Serra do Mar, ao Pantanal Mato-grossense e Zona Costeira, definindoos como patrimnio nacional, converteu em bens pblicos os imveis particulares abrangidos pelas referidas florestas e matas. O direito a ambiente saudvel, qualifica-se como interesse difuso, e de competncia comum da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, a projeo do meio ambiente, o combate a poluio em quaisquer de suas formas e a preservao das florestas, da fauna e da flora.

44

36

Com o avano da industrializao no mundo, que ocorreu associada descoberta de novas fontes de energia, os recursos energticos passaram a ocupar posio estratgica no desenvolvimento econmico, tornando-se imprescindvel soberania de um pas o estabelecimento de poltica energtica que atenda aos anseios da populao e promova o desenvolvimento econmico com respeito ao meio ambiente. Tendo essas informaes como referncia inicial, julgue os itens a seguir, acerca das questes energticas no Brasil.
37

Julgue o prximo item, relativo aos resduos slidos.


45

De acordo com a Poltica Nacional de Resduos Slidos, o poder pblico pode instituir medidas indutoras e linhas de financiamento para atender s iniciativas de descontaminao de reas contaminadas, incluindo as reas denominadas rfs, entendidas estas ltimas como o local onde a contaminao foi causada pela disposio de quaisquer substncias ou resduos.

No sculo passado, em razo das preocupaes com o meio ambiente, foi registrada a primeira patente relativa ao processo de produo do biodsel no Brasil, tendo sido criado, somente no incio do sculo XXI, em razo do aumento dos preos do petrleo, o programa nacional de produo e uso do biodsel (PNPB). O Conselho Nacional de Poltica Energtica, rgo consultivo de assessoramento do presidente da Repblica para a formulao de polticas e diretrizes de energia, difere da Agncia Nacional de Energia Eltrica e da Agncia Nacional do Petrleo, entidades tcnicas que desempenham a funo de regular, executar e fiscalizar as polticas energticas governamentais.

Julgue o seguinte item, referente aos agrotxicos e destinao das suas embalagens.
46

38

Caso um agricultor faa uso de agrotxicos em sua lavoura, ele obrigado a devolver as embalagens vazias e as suas respectivas tampas ao estabelecimento comercial em que adquiriu esses produtos, no prazo mximo de um ano, contado da data de sua compra, observadas as instrues constantes dos rtulos e das bulas. Caso remanesa produto na embalagem, ainda no seu prazo de validade, o agricultor pode devolver as embalagens at 6 meses aps o trmino do prazo de validade, devendo manter disposio dos rgos fiscalizadores os comprovantes de devoluo de embalagens vazias, fornecidas pelos estabelecimentos comerciais, postos de recebimento ou centros de recolhimento, pelo prazo mnimo de um ano, contado da devoluo da embalagem.
4

Cargo: Analista Ambiental Especialista em Meio Ambiental: Classe A, Padro I rea de Concentrao III

CESPE/UnB MMA

Com relao a produto qumico perigoso, julgue o item subsequente.


47

53

O manejo de guas pluviais consiste em produzir gua potvel a partir de uma fonte de gua bruta e distribu-la sem interrupes e com o mnimo possvel de falhas.

A Conveno de Roterd regula o comrcio internacional de produtos qumicos perigosos, fundamentando-se no princpio da preveno, que objetiva evitar riscos ao meio ambiente por meio de medidas necessrias de preveno.

54

Para resolver, de fato, problemas advindos das aglomeraes populacionais, no basta investir em saneamento bsico, conjunto de medidas cujos princpios se pautam em viso mais antropocntrica e consequentemente tecnolgica; necessrio que se invista em saneamento ambiental, caracterizado pela preservao do meio ambiente, o que lhe confere importante papel para o desenvolvimento sustentvel.

Em relao aos crimes ambientais, julgue o item abaixo.


48

Constitui crime ambiental, sujeito pena de deteno e multa, vender ou expor venda, ter em depsito, transportar ou guardar madeira, lenha, carvo e outros produtos de origem vegetal, sem licena vlida para todo o tempo da viagem ou do armazenamento, outorgada pela autoridade competente.

Com relao ao ordenamento territorial e ao ZEE, julgue os itens a seguir.


55

No processo de assentamento dos agrupamentos populacionais, o sistema de drenagem urbana destaca-se como um dos mais sensveis problemas causados pela urbanizao, tanto em razo das dificuldades de esgotamento das guas pluviais quanto interferncia nos demais sistemas de infraestrutura. A reteno de gua na superfcie do solo propicia a proliferao dos mosquitos que disseminam a malria e a dengue. No Brasil, existem, alm dessas, mais de trinta doenas provocadas pela negligncia com o meio ambiente, como, por exemplo, a raiva, a esquistossomose, a doena de chagas, a leishmaniose, a toxoplasmose e a hantavirose.
Internet: <www.opas.org.br> (com adaptaes).

Os produtos resultantes do ZEE devem ser armazenados exclusivamente em formato eletrnico e, como so indispensveis segurana e integridade do territrio nacional, no podem ser disponibilizados para o pblico em geral.

56

A inexistncia de polticas setoriais que impactem nas diversas regies do pas haja vista que a desarticulao e a disperso dessas polticas setoriais impedem a gesto integrada do territrio consiste em pr-requistido para a adoo de uma

Tendo como referncia o texto acima, julgue os itens de 49 a 54.


49

poltica de ordenamento territorial no Brasil.


57

O saneamento bsico, conjunto de servios que abrange os sistemas de abastecimento de gua, esgotos sanitrios, drenagem de guas pluviais e coleta de lixo, constitui medida fundamental para a preveno das referidas doenas. Para se evitar a presena de criadouros potenciais de transmissores da dengue, a populao desses assentamentos deve ser orientada a manter cuidadosamente limpos e tampados recipientes com gua, como as caixas dgua, no sendo suficiente apenas a troca da gua, uma vez que os ovos do mosquito aderem s paredes dos recipientes. Para minimizar os problemas citados no texto e contribuir para a transformao do referido modelo de urbanizao, o Ministrio das Cidades priorizou o apoio ao planejamento territorial urbano e poltica fundiria dos municpios por meio da criao da Secretaria Nacional de Programas Urbanos (SNPU), cuja misso implantar o Estatuto das Cidades. A coleta seletiva solidria, definida como o processo de utilizao de materiais passveis de retorno ao seu ciclo produtivo, rejeitados pelos rgos e pelas entidades da administrao pblica federal direta e indireta, minimizaria o problema acima exposto.

O ordenamento territorial visa estabelecer o controle regulatrio sobre todas as atividades antrpicas que utilizem ou degradem elementos da biosfera e que, por conseguinte, atentem contra o direito vida. Por esse motivo, o zoneamento ambiental, instrumento da Poltica Nacional do Meio Ambiente, foi erigido como direito fundamental da pessoa humana e de toda a comunidade bitica.

50

58

Na implantao de planos, obras e atividades, tanto pblicas quanto privadas, o zoneamento ecolgico e econmico (ZEE) um instrumento de organizao territorial que deve ser obrigatoriamente seguido.

51

59

Na distribuio espacial das atividades econmicas, devem ser consideradas a importncia ecolgica, as limitaes e as fragilidades dos ecossistemas e devem ser estabelecidas vedaes, restries e alternativas de explorao do territrio.

52

60

O ZEE estabelece medidas e padres de proteo ambiental para garantir o desenvolvimento sustentvel e a melhoria das condies de vida da populao.
5

Cargo: Analista Ambiental Especialista em Meio Ambiental: Classe A, Padro I rea de Concentrao III

CESPE/UnB MMA

(P3) rea de Concentrao V


Julgue os itens a seguir, relativos biodiversidade.
61

Julgue os itens subsequentes, referentes a ordenamento territorial e ao zoneamento ecolgico-econmico (ZEE).


69

Identificam-se duas abordagens no estudo denominado ecologia da paisagem, uma de ordem geogrfica, que privilegia o estudo da influncia do ser humano sobre a paisagem e a gesto do territrio, e outra de ordem ecolgica, que enfatiza a importncia do contexto espacial nos processos ecolgicos, bem como a importncia dessas relaes no que se refere conservao biolgica. A ecologia da paisagem, considerada uma cincia biogeohumana, baseia-se no mtodo cientfico cartesiano, mecanicista e reducionista, embora valorize abordagens holsticas. Os objetivos da economia ambiental incluem o desvencilhamento das formulaes neoclssicas do nvel terico de abstrao e a mensurao das variveis indispensveis implementao e instrumentalizao de polticas pblicas. Denomina-se hotspot toda rea prioritria para a conservao ambiental que apresenta alta biodiversidade de espcies endmicas, e preservao de, ao menos, trs quartos de sua vegetao original.

Entre os pressupostos institucionais que devem ser apresentados pelos executores do ZEE incluem-se a base de informaes compartilhadas entre os diversos rgos da administrao pblica e o compromisso de encaminhamento peridico dos resultados e dos produtos gerados comisso coordenadora do ZEE.

62

70

Orientado pelos princpios da utilidade e da simplicidade, o ZEE deve permitir a diviso do territrio em zonas que, individualmente, devem conter, no mnimo, cinco faixas de geoprocessamento, definidas por meio de diagnstico ambiental multidisciplinar.

63

71

As diretrizes para a elaborao do ZEE prescindem da descrio de programas e projetos do governo municipal, bem como das suas respectivas fontes de recursos, visto que, por serem apenas diretrizes, no estabelecem diretivas especficas.

64

Com relao repartio de benefcios, decorrentes da explorao econmica de produtos ou processos advindos do patrimnio gentico ou de conhecimento tradicional, julgue os seguintes itens.
65

72

Os pressupostos que devem ser observados na elaborao e na implementao de um ZEE incluem a apresentao de termo de referncia detalhado e de equipe de coordenao composta por pessoal tcnico habilitado.

Os contratos de utilizao do patrimnio gentico e de repartio de benefcios, que devem ser registrados no Conselho de Gesto, s tm eficcia aps a anuncia desse Conselho. Os benefcios decorrentes da explorao econmica de produtos ou processos desenvolvidos a partir de amostras do patrimnio gentico ou do conhecimento tradicional associado incluem o pagamento de royalties, o acesso transferncia de tecnologia e a capacitao de recursos humanos. Considere que a explorao econmica de produto ou processo desenvolvido a partir de amostra de componente do patrimnio gentico ou de conhecimento tradicional associado ocorra em desacordo com as disposies legais vigentes em solo ptrio. Nessa situao, o infrator sujeita-se, exclusivamente, s sanes administrativas pertinentes e as vantagens obtidas a partir do faturamento pela comercializao do produto, ou dos royalties obtidos de terceiros, quando decorrentes de licenciamento de processo protegido por propriedade intelectual, tambm sujeitaro o infrator s sanes penais cabveis. Entre as clusulas essenciais do contrato de utilizao do patrimnio gentico e de repartio de benefcios incluem-se os direitos e as responsabilidades das partes, bem como a forma de repartio justa e equitativa dos benefcios.

A constituio das reas de preservao permanente possibilita a proteo dos recursos hdricos, do solo, da flora e da fauna, mantendo, dessa forma, a paisagem, a estabilidade geolgica, a biodiversidade e o bem-estar das populaes humanas. Acerca das reas de preservao permanente e de reservas legais, julgue os itens a seguir.
73

66

67

Constitui reserva legal a rea localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, excetuada a de preservao permanente, necessria ao uso sustentvel dos recursos naturais, conservao e reabilitao dos processos ecolgicos, conservao da biodiversidade e ao abrigo e proteo de fauna e flora nativas.

74

A rea de preservao permanente no entorno dos reservatrios artificiais de gerao de energia eltrica com at dez hectares, em projeo horizontal, medida a partir do nvel mximo normal e sem prejuzo da compensao ambiental, deve ter largura mnima de 15 m, podendo ser reduzida conforme estabelecido no plano de recursos hdricos da bacia onde o reservatrio se localiza.
6

68

Cargo: Analista Ambiental Especialista em Meio Ambiental: Classe A, Padro I rea de Concentrao III

CESPE/UnB MMA

O desflorestamento pode ser considerado um dos principais responsveis pela degradao do meio ambiente amaznico. Entre as suas causas, destaca-se a explorao predatria de baixa eficincia, que deixa um rastro de destruio na floresta. A opo mais equilibrada para a explorao racional de madeira e outras riquezas no madeireiras da floresta, capaz de garantir a sustentabilidade do meio ambiente para as geraes futuras, o manejo florestal sustentvel. Com relao ao manejo florestal na Amaznia, julgue os itens que se seguem.
75

reas midas constituem ecossistemas com elevada produtividade primria, que, associados complexidade ambiental, contribuem para as atividades de alimentao, nidificao e descanso das aves aquticas. O monitoramento das assembleias de aves, a longo prazo, disponibiliza informaes fundamentais sobre as flutuaes sazonais, cuja riqueza e abundncia esto associadas s caractersticas ambientais locais.
Internet: <www.scielo.br> (com adaptaes).

Para cada etapa do processo de licenciamento ambiental, necessria uma licena especfica; a licena de instalao, por exemplo, deve ser concedida a empreendimento cujas condies de instalao detalhadas no projeto o tornem compatvel com a preservao do ambiente onde ser construdo. O mtodo de explorao de impacto reduzido, exemplo de prtica sustentvel de explorao madeireira na Amaznia, fundamenta-se no sistema silvicultural policclico, tambm denominado seletivo, que leva em conta a baixa incidncia de espcies comerciais entre os milhares de espcies arbreas encontrados.

A partir do texto acima apresentado, julgue os itens seguintes acerca de normas e procedimentos para a conservao das espcies aquticas ameaadas de extino.
80

76

No processo de monitoramento de aves aquticas, a abundncia e a composio das assembleias recebem influncias espaciais e temporais em razo da heterogeneidade das reas midas, consideradas mosaicos, uma vez que as aves, nessas reas, raramente se encontram distribudas uniformemente. Por meio do Decreto Legislativo n. 148/2010, o Brasil refuta o texto da Conveno Internacional para Controle e Gerenciamento da gua de Lastro e Sedimentos de Navios, que dispe sobre a gua de lastro, grave vetor da disseminao de espcies exticas.

81

As reas midas englobam desde as reas marinhas e costeiras at as continentais e as artificiais, como lagos, manguezais, pntanos e reas irrigadas para agricultura e reservatrios de hidreltricas. Ao todo, so classificados 42 diferentes tipos de zonas midas, que existem em todos os tipos de ecossistemas e so importantes para a manuteno da biodiversidade. Situadas em uma interface entre a gua e o solo, as reas midas so pressionadas no somente pela ao direta do homem, mas tambm pelos impactos sobre ecossistemas terrestres, marinhos e de gua doce adjacentes.
Internet: < www.wwf.org.br> (com adaptaes).

Com base na Lei n./ 9.985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservao da Natureza (SNUC) e estabeleceu critrios e normas para a criao, implantao e gesto de unidades de conservao, julgue os itens a seguir.
82 83 84 85

Os stios Ramsar, que correspondem a zonas midas habitadas por aves aquticas, no fazem parte do SNUC. Embora seja proibido em reas de reserva ecolgica, o ecoturismo permitido em reas de proteo ambiental. proibida a realizao de pesquisas cientficas em reas de florestas nacionais. Por ocuparem reas privadas, as Reservas Particulares do Patrimnio Natural (RPPN) no integram o SNUC.

Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os prximos itens a respeito das reas midas.
77

A Resoluo n. 417/2009 do CONAMA dispe sobre os parmetros bsicos para a definio de vegetao primria e dos estgios sucessionais secundrios da vegetao de restinga na Mata Atlntica; do ponto de vista geomorfolgico, restingas so faixas arenosas que, depositadas paralelamente praia, se alongam, tendo como ponto de apoio cabos e salincias no litoral. O Brasil, juntamente com os Estados Unidos da Amrica, a Argentina, o Japo e o Mxico, recusou-se a assinar a conveno Ramsar, que dispe sobre reas midas de importncia internacional, especialmente como habitat para aves aquticas, por entender que esse acordo poderia restringir aspectos da soberania nacional relacionados a esses ambientes. So objetivos especficos da Poltica Nacional da Biodiversidade e Conservao da Biodiversidade (PNBCB): estabelecer iniciativa nacional para a conservao e a recuperao da biodiversidade de guas interiores, da zona costeira e da zona marinha e incentivar e apoiar a criao de unidades de conservao marinhas com diversos graus de restrio e de explorao.

A respeito da gesto compartilhada de recursos pesqueiros, julgue os itens subsecutivos.


86

78

As situaes de gesto compartilhada de recursos pesqueiros esto associadas ao uso privado desses recursos por grupo especfico, que, visando ao aumento da produo, estabelece regras de utilizao dos referidos recursos embasadas no conhecimento tecnolgico. Na gesto compartilhada de recursos pesqueiros, governo e comunidade assumem a responsabilidade no apenas de coletar e analisar dados sobre a gesto dos recursos, mas tambm de definir polticas pblicas para o setor. Na gesto compartilhada de recursos pesqueiros, tanto as instncias governamentais legalmente responsveis pela gesto desses recursos quanto a comunidade que os utiliza diretamente assumem a responsabilidade do manejo dos referidos recursos.
7

87

79

88

Cargo: Analista Ambiental Especialista em Meio Ambiental: Classe A, Padro I rea de Concentrao III

CESPE/UnB MMA

Com relao ao ordenamento pesqueiro, julgue os itens que se seguem.


89

Com relao cooperao tcnica internacional, julgue os prximos itens.


98 99

As normas de ordenamento devem considerar, em cada caso, regimes de acesso, captura total permissvel, esforo de pesca mximo sustentvel, perodos de defeso, temporadas de pesca, tamanhos mnimos de captura, reas interditadas ou de reservas, artes, aparelhos, mtodos e sistemas de pesca e cultivo, capacidade de suporte dos ambientes, assim como as necessrias aes de monitoramento, controle e fiscalizao da atividade. Com o ordenamento pesqueiro, conjunto de normas que regulamenta a delimitao de zonas de pesca e a atribuio de usos e atividades compatveis com as caractersticas de cada uma delas, o Estado objetiva garantir o uso mltiplo da bacia pesqueira.

A cooperao tcnica horizontal a cooperao tcnica entre o Brasil e outros pases em desenvolvimento. As diretrizes que norteiam a cooperao tcnica prestada pelo Brasil incluem a preferncia por projetos em que esteja claramente definida a contrapartida de recursos mobilizados pelo pas parceiro. Como pas emergente, o Brasil presta cooperao tcnica internacional a pases em desenvolvimento e no mais aceita receber cooperao tcnica dos pases denominados desenvolvidos.

100

90

Acerca de processos organizacionais, julgue os itens que se seguem.


101

(P4) reas de Concentrao I e II


Com relao a recursos humanos, julgue os itens seguintes.
91

De acordo com o Decreto n. 6.944/2009, faz-se necessrio o envio de nota tcnica da rea competente, em complementao documentao comumente requerida, somente quando uma proposta de fortalecimento da capacidade institucional acarretar aumento de despesa. O Balanced Scorecard (BSC) um sistema de acompanhamento dos resultados do planejamento estratgico que deve ser precedido da definio de indicadores do desempenho organizacional. Reengenharia consiste na redefinio das macro-organizaes em uma operao completa, cuja finalidade refletir sobre os processos de negcio que satisfazem s necessidades dos consumidores.

Entre os fatores que influenciam na qualidade de vida no trabalho, incluem-se as condies ambientais, a segurana do trabalho e o grau de satisfao das pessoas em relao organizao. Entre as finalidades da poltica nacional de desenvolvimento de pessoal para os rgos e entidades da administrao pblica federal direta, incluem-se a melhora da eficincia, da eficcia e da qualidade dos servios pblicos prestados ao cidado; a promoo do desenvolvimento permanente do servidor pblico; e a adequao das competncias requeridas dos servidores aos objetivos das instituies. Em um mesmo ambiente de trabalho, em razo de a percepo do clima organizacional depender do grau de satisfao ou insatisfao do indivduo em relao a sua organizao, possvel haver diferentes percepes sobre o clima organizacional.

102

92

103

Com relao educao ambiental, julgue o item a seguir.


104

93

A Constituio Federal de 1988, apesar de reconhecida por parte significativa da doutrina como avanada no campo dos direitos relacionados ao meio ambiente, no trata expressamente da educao ambiental.

Julgue o item que se segue, relativo ao Tratado de Educao Ambiental para Sociedades Sustentveis e Responsabilidade Global.
105

No que se refere s modalidades de licitao, julgue os itens subsequentes.


94

O contrato ser obrigatrio caso a administrao pblica realize procedimento licitatrio nas modalidades concorrncia e tomada de preo, bem como nos casos de dispensas e inexigibilidades cujos preos estiverem compreendidos nos limites das referidas modalidades de licitao. Para a aquisio de bens e servios comuns, a administrao pblica federal deve utilizar a modalidade prego, obrigatoriamente na forma eletrnica. facultado administrao pblica exigir garantia de proposta aos participantes de certame licitatrio na modalidade prego. Concorrncia, tomada de preos e convite so modalidades de licitao que apresentam estruturao diversa para as fases de divulgao, proposio e habilitao.

Um dos princpios desse tratado que a educao ambiental deve ser neutra, ou seja, no ideolgica e baseada em consensos para a transformao social.

Considerando o disposto na Lei n. 9.795/1999, que instituiu a poltica nacional de educao ambiental, julgue o item subsequente.
106

95

Entre as diretrizes que orientam o Programa Nacional de Educao Ambiental (PRONEA), destacam-se a transversalidade e a interdisciplinaridade.

96

A Comisso de Polticas de Desenvolvimento Sustentvel e da Agenda 21 brasileira (CPDS) foi instituda por decreto presidencial em 3/2/2004, com a finalidade de propor estratgias de desenvolvimento sustentvel. As atribuies da CPDS incluem
107

97

subsidiar posies brasileiras nos foros internacionais para o desenvolvimento sustentvel e o acompanhamento da implementao dos respectivos acordos multilaterais.
8

Cargo: Analista Ambiental Especialista em Meio Ambiental: Classe A, Padro I rea de Concentrao III

CESPE/UnB MMA

A base conceitual da Agenda 21 indica, em sntese, a importncia de se construir um programa de transio que contemple questes centrais tais como a reduo da degradao do meio ambiente e, simultaneamente, da pobreza e das desigualdades e contribua para a sustentabilidade progressiva.
Internet: <www.mma.gov.br> (com adaptaes).

111 112

The adjective far-reaching(R.23) could be correctly replaced by extensive. The author of the text affirms that although evidence of physical effects of climate change continues to grow, the world is starting to dissect how physical changes will intersect with society and economies. The conjunction therefore (R.17) expresses an idea of consequence. In the line 22, the pronoun which refers to signatories. Climate change is a defining issue of our time, a challenge that already affects and will increasingly impact all nations, including some whose very survival is at risk. The complexity of the problem is intrinsically linked with overarching societal issues, such as poverty reduction, economic development and population growth. After a decade of work on integrating Earth- and satellite-based observing networks, thereby establishing new observation methods that have made a tremendous impact on the way climate change and physical oceanic variability is measured, scientists are once again exploring uncharted waters and looking to set a new course for the future at the OceanObs'09 Conference in Venice, Italy on September 21-25. Ten years ago at the first conference for a comprehensive ocean observing system scientists envisioned measuring satellite altimetry of sea-surface height with tide gauges and buoy measurements in order to forecast ocean currents. They brainstormed methods for monitoring changes in temperature and salinity in the Southern Ocean and the South Atlantic which had never been systematically monitored. They also drew up a plan for implementing a global array of temperature and salinity floats that would profile the water column down to a depth of 2,000 meters in real time. The initiatives launched at that conference a decade ago have since provided data that fed the International Panel on Climate Change (IPCC) assessments of human influence on climate change, improved seasonal forecasts crucial for agriculture, hydropower, and storm prediction and provided information invaluable to the lives and safety of mariners.
Internet: <www.unesco.org> (adapted).

Tendo como referncia o fragmento de texto acima, julgue os itens seguintes, relativos aos objetivos da Agenda 21 brasileira.
108

113

Entre as recomendaes prioritrias da Agenda 21, inclui-se o alinhamento, de modo prioritrio, da vocao produtiva da cidade em harmonia com os eixos de desenvolvimento globalizados, inseridos em um contexto econmico global. Entre as questes centrais abordadas na Agenda 21, inclui-se a referente ao planejamento da infraestrutura, que deve ser realizado de forma integrada, dentro das diretrizes que compatibilizam a vocao exportadora com os interesses do mercado interno, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentvel orientado integrao nacional.

114
1

109

A Agenda 21 local trata de questes referentes a determinado municpio ou at mesmo a uma instituio, de modo que as metodologias de implantao devem refletir as peculiaridades locais e individuais de cada organismo. No entanto, h etapas comuns maioria dos processos dessa natureza que so essenciais formao de uma base slida para as aes futuras. Com base nessas informaes, julgue o prximo item.
110

10

13

As etapas relevantes implantao da Agenda 21 local incluem as relativas viso de futuro, anlise das questes, equipe de trabalho, ao plano de ao, ao monitoramento, implementao, avaliao e comemorao.

16

(P5) Ingls Instrumental


1

19

10

13

16

19

22

25

As the evidence and knowledge of the physical effects of climate change continue to grow, the world is starting to dissect how those physical changes (e.g. water scarcity, sealevel rise, increased temperatures), both current and predicted, will intersect with society and economies and the potentially significant environmental and human impacts that will result. Of emerging interest are the potential impacts of climate change on the enjoyment of human rights and wellbeing. Weather and environmental degradation have, as one of multiple stressors, threatened lives and livelihoods throughout history, but what makes this interaction more relevant today is the growing evidence that greenhouse gases (GHG) emissions have contributed and will continue to contribute to long-term or permanent changes to our ecosystems and landscapes and will increase the frequency and severity of extreme events. This amplifies existing social risks and vulnerabilities and will therefore increase the pressures faced by many disadvantaged individuals and populations in Canada and abroad. On January 15 2009, the United Nations High Commissioner for Human Rights (UNHCHR) released a study on climate change and human rights in response to UN Resolution 7/23 in which signatories expressed concern that climate change poses an immediate and far-reaching threat to people and communities around the world and has implications for the full enjoyment of human rights.
Internet: <www.policyresearch.gc.ca> (adapted).

22

25

28

Judge the following items according to the text above.


115 116 117

Scientists have always been able to forecast ocean currents. The word overarching (R.5) means all-encompassing. Climate change is an important issue of our time which has increasingly caused population growth. Scientists have worked on integrating Earth- and satellite-based observing networks for decades. Scientists are once again exploring waters which have not yet been explored. The adverb thereby (R.8) is synonymous with because of that.
9

118

119

Based on the text above, judge the items of 111 to 114.

120

Cargo: Analista Ambiental Especialista em Meio Ambiental: Classe A, Padro I rea de Concentrao III

CESPE/UnB MMA

(P6) PROVA DISCURSIVA


Nesta prova, faa o que se pede, usando os espaos para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva os textos para o CADERNO DE TEXTOS DEFINITIVOS DA PROVA DISCURSIVA, nos locais apropriados, pois no sero avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos. Qualquer fragmento de texto alm da extenso mxima de linhas disponibilizadas para cada texto ser desconsiderado. No caderno de textos definitivos, identifique-se apenas no cabealho da primeira pgina, pois no ser avaliado texto que tenha assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.

NOTA TCNICA

Suponha que a metodologia de cobrana pelo uso de recursos hdricos de determinada bacia esteja sendo implantada no Sistema Digital de Cobrana (DIGICOB), gerido pela Agncia Nacional das guas (ANA), e que, nessa bacia, a estrutura bsica da cobrana considere os dois seguintes tipos de uso da gua: o de captao de gua bruta e o de lanamento de efluentes.

Com base nessa situao hipottica, redija uma nota tcnica acerca do procedimento para cobrana pelo uso de recursos hdricos a ser divulgada entre os usurios da bacia em questo. Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

< < <

informaes necessrias ao clculo do valor anual da cobrana para os dois tipos de uso da gua: o de captao de gua bruta e o de lanamento de efluentes; fontes das quais sero obtidas essas informaes, considerando-se as diversas situaes possveis na bacia; forma de calcular o valor anual da cobrana para cada tipo de uso considerado.

Cargo: Analista Ambiental Especialista em Meio Ambiental: Classe A, Padro I rea de Concentrao III

10

CESPE/UnB MMA

RASCUNHO NOTA TCNICA


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

Cargo: Analista Ambiental Especialista em Meio Ambiental: Classe A, Padro I rea de Concentrao III

11

CESPE/UnB MMA
PARECER TCNICO

Considere que trs poos perfurados em aqufero enquadrado na classe 2 tenham sido selecionados para integrar a rede nacional de monitoramento de guas subterrneas e que esses trs poos situem-se em rea com provvel influncia de um posto de gasolina. Considere, ainda, que pH, turbidez, coliformes totais e nitratos tenham sido selecionados como parmetros para o monitoramento da qualidade da gua, que a frequncia definida para a coleta de amostras seja, inicialmente, bimestral, tendo sido prevista a reavaliao dessa frequencia aps o primeiro ano de monitoramento, e que toda amostra de gua coletada dos poos deva ser filtrada antes de ser encaminhada ao laboratrio, onde ser submetida anlise para verificao da qualidade da gua.

Em face dessa situao hipottica e considerando a poltica nacional de recursos hdricos, redija um parecer tcnico, posicionando-se quanto pertinncia:

< < <

dos parmetros selecionados como indicadores da qualidade da gua; da frequncia inicial do monitoramento e do intervalo de tempo estipulado para reavali-la; do procedimento de coleta das amostras de gua.

Cargo: Analista Ambiental Especialista em Meio Ambiental: Classe A, Padro I rea de Concentrao III

12

CESPE/UnB MMA

RASCUNHO PARECER TCNICO


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

Cargo: Analista Ambiental Especialista em Meio Ambiental: Classe A, Padro I rea de Concentrao III

13

Das könnte Ihnen auch gefallen