Sie sind auf Seite 1von 9

1

Para ler e refletir

Riqueza da lngua

Ferramenta fundamental na carreira e no crescimento pessoal, o portugus pode ser transformado por um acordo ortogrfico. Mas essa no a nica revoluo por que a lngua est passando.
Jernimo Teixeira
Dominar a norma culta de um idioma plataforma mnima de sucesso para profissionais de todas as reas. Engenheiros, mdicos, economistas, contabilistas e administradores que falam e escrevem certo, com lgica e riqueza vocabular, tm mais chance de chegar ao topo do que profissionais to qualificados quanto eles, mas sem o mesmo domnio da palavra. Por essa razo, as mudanas ortogrficas interessam e trazem dvidas a todos. Sobre o novo acordo ortogrfico A partir de janeiro de 2008, Brasil, Portugal e os pases da Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa - Angola, Brasil, Cabo Verde, Guin-Bissau, Moambique, Portugal, So Tom e Prncipe e Timor Leste tero a ortografia unificada. Segundo estudiosos, essa unificao permitir aumentar ou, pelo menos, manter a fora da Lngua Portuguesa no panorama mundial. OS NMEROS DA Para a Lngua Portuguesa, enquanto terceira lngua ocidental mais falada, aps o ingls e o espanhol, a ocorrncia MUDANA de ter duas ortografias atrapalha a divulgao do idioma e a sua prtica em eventos internacionais. Sua unificao promete Calcula-se tambm facilitar a definio de critrios para exames e que 1,6% do certificados para estrangeiros. vocabulrio de Por outro lado, mesmo que as alteraes sejam mnimas Portugal seja e venham modificar apenas a escrita, o acordo ortogrfico modificado. No ignora o funcionamento natural de evoluo da lngua, alm de Brasil, a mudana provocar ainda mais ansiedade nos milhes de brasileiros ser bem menor: mergulhados em dvidas no seu empenho dirio para falar e apenas 0,45% das escrever bem. palavras tero a Especialistas contrrios ao acordo avaliam que o escrita alterada. dispendioso processo de reviso e nova publicao de todas as obras escritas, dos materiais didticos e dos dicionrios ser tambm um obstculo para sua aceitao. A internet e o novo mundo lingstico A globalizao e a revoluo tecnolgica da internet esto dando origem a um "novo mundo lingstico". Entre os fenmenos desse novo mundo esto
1

Texto extrado da revista Veja 19/09/07 adaptado.

2
a ortografia presente nos blogs e nas trocas de e-mail. Com a popularizao da internet, a comunicao por escrito se tornou mais gil e veloz, aproximando-se, nesse sentido, da fala. Segundo o lingista Antonio Carlos dos Santos Xavier, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), "a necessidade de diminuir o tempo de escrita e se aproximar do tempo da fala levou os usurios a ser cada vez mais objetivos e compactos", diz o especialista. Essa tendncia mais notria nas conversas que os adolescentes mantm atravs de programas como o MSN, com abreviaes como blz (beleza) e frases de sonoridade tribal como bora nu cinema pod c as 8? (vamos ao cinema pode ser s 8?).

O internets e o acordo ortogrfico

Embora a lngua sofra ataques deformadores dirios nos blogs e chats, a palavra escrita nunca foi usada to intensamente antes. Os mais otimistas apostam que os bate-papos da garotada travados com smbolos e interjeies hoje podem ser a semente de uma comunicao escrita mais complexa.(...).Por enquanto, uma maneira de se destacar na carreira e na vida mostrar nas comunicaes formais perfeito domnio da tradicional norma culta do portugus. Vrios estudos demonstram a relao positiva entre um bom domnio do vocabulrio e o sucesso profissional . Alm de conhecer as palavras, preciso que se tenha alguma coisa a dizer de forma lgica e racional. Quem mais se distanciar do linguajar trivial dos chats nas comunicaes formais, mais ser notado pela competncia.

ATIVIDADE
Sobre o texto, responda: 1- Segundo o texto, qual a relao domnio da palavra e crescimento pessoal e profissional?

2- Qual o principal objetivo do novo acordo ortogrfico?

3- Segundo o texto, qual o reflexo das mudanas trazidas pela na lngua portuguesa?
9

globalizao e a internet

4- A que concluso podemos chegar aps a leitura do texto?

GRAMTICA O antes e o depois do novo acordo ortogrfico CASO 1 ANTES DEPOIS

O alfabeto da Lngua ______________________________________ Portuguesa era formado por vinte e trs letras; ______________________________________ ______________________________________

CASO 2 TREMA

A N T E S

Exemplo 1

Todos esto bastante tranqilos com a nova reforma ortogrfica.


Exemplo 2

Tomar ch com freqncia ajuda a preservar a memria, diz estudo Da BBC Brasil O consumo frequente de ch ajuda a sade mental dos idosos, preserva a memria e reduz os riscos de declnio da capacidade cognitiva, sugere um estudo realizado na Universidade de Cingapura.

Regra:

4 Regra:

D E P O I S

Exemplo 3

O nmero de sequestros realizados no Brasil em 2008 diminuiu consideravelmente em relao ao ano passado.

Exemplo 4

A modelo Gisele Bnchen foi consagrada uma das mulheres mais bonitas da atualidade.

Cincoenta, cinquenta ou cinqenta ?


Algumas pessoas escrevem em cheques cincoenta, hum e treis, porm nossa lngua s conhece as formas um, trs e cinqenta, s que esta ltima logo estar com seus dias contados.

Praticando
1- Na tira a segui, identifique algumas palavras que sofrero mudanas segundo o novo acordo ortogrfico. Identifique-as, faa as alteraes necessrias e comente-as:

__________________________________________________________________

CASO 3
ACENTO DIFERENCIAL

A N T

Exemplo 1:

At hoje, voc nunca pde contribuir em casa, mas agora voc pode. 9

E S
Exemplo 2: Regra:

Exemplo 3:

Eu plo o plo do meu cachorro pelo menos uma vez por ano.

D E P O I S

Exemplo 5:

O nibus que vai para So Paulo para em Itatiaia.


Exemplo 6:

Regra:

Depois da cirurgia, meu av pode ter uma vida normal.


Exemplo 7:

O co estava perdendo muito pelo, por isso precisou ser examinado pelo veterinrio.

Praticando
Como se sabe, foi banido o acento circunflexo que era usado para distinguir o // do // e o // do // em palavras homgrafas. A nica exceo pde (passado) e pode (presente). Sem esse acento, seriam ambguas, na escrita, frases como estas: I O candidato no pde usar calculadora e dicionrio no exame. II O candidato no pode usar calculadora e dicionrio no exame. 1- O vebo PR e a forma verbal PDE continuam acentuados.Acentue, ento, quando convier: a) b) c) d) e) Eu vou por aqui, porque todos foram. Eu vou por aqui, porque todos puseram. Ontem ele no pode vir, mas hoje ele pode. Por ali por qu, se ningum ps? Por ali nunca ningum foi. 9

CASO 4
ACENTO AGUDO
Exemplo 1:

A N T E S

Todos estavam presentes na assemblia quando a deciso foi votada.


Exemplo 2:

Regra 1:

Como noite de estria, todos esto bastante nervosos. Regra 2:


Exemplo 3:

Os personagens do filme de terror possuam uma feira singular.


Exemplo 4:

Regra 3:

preciso que o promotor averige todas as provas a fim de que o ru seja considerado culpado.
Exemplo 5:

O professor argi todos da sala com muito critrio.


Exemplo 6:

D E P O I S

Os bombeiros tiveram uma atuao heroica.


Exemplo 7:

Regra 1:

Ela apresentou uma boa ideia.


Exemplo 8:

Regra 2:

Seu Tonho era dono de uma pequena baiuca no centro daquela cidade.
Exemplo 9:

O professor de portugus adora arguir e na sua arguio no distingue este ou aquele: argui todo mundo. Regra 3:
Exemplo 10:

preciso que se apaziguem os nimos dos torcedores.

Praticando
Observe a tira abaixo e responda ao que se pede:

1 H alguma palavra que no est acentuada com base na nova ortografia? Qual? Se ela estivesse de acordo com a nova ortografia, alteraria o sentido da tira? Justifique.

__________________________________________________________________

CASO 5
ACENTO CIRCUNFLEXO
Exemplo 1:

A N T E S

O que os olhos no vem o corao no sente.


Exemplo 2:

Regra 1:

Muitos brasileiros no lem com freqncia, por diferentes razes.


Exemplo 3:

Nem todos vem o novo acordo ortogrfico com bons olhos. FIQUE DE OLHO!!!!
Exemplo 4:

Continu e ligado!!!

Hoje em dia, os jovens vm conquistando seu espao cada vez 9

8 mais cedo.
Exemplo 5:

Regra 2:

Os que crem em tudo que lem talvez no dem conta do que vem.
Exemplo 6:

Ainda no soube do porqu de sua desistncia do vo de ontem.


Exemplo 7:

O forte enjo que sentia serviu para deix-la em casa. Regra 1:

D E P O I S

Exemplo 8:

Eles leem e releem os jornais, mas s creem quando veem o contracheque no fim do ms.

Exemplo 9:

Regra 2:

Voo e revoo sem destino nas minhas fantasias.

Praticando
1- Descreva a diferena de sentido entre as duas frases que seguem: a) O que sustm essas colunas? b) O que sustm essas colunas?

9 2-

Hora da produo !!!!!!!!!!!

A partir da leitura do texto Riqueza da lngua e do que foi refletido em sala, escreva um PARGRAFO OPINATIVO sobre a importncia do domnio da palavra como ferramenta fundamental na carreira e no crescimento pessoal.

2- Qual o ttulo adequado para o texto acima? a) A rebelio da ortografia b) As mudanas custam caro c) O Fim de um acento: a triste trajetria do trema d) A Lngua Portuguesa tambm muda.

"A leitura para o esprito o que a ginstica para o corpo" Steele


Para refletir: 9

Das könnte Ihnen auch gefallen