Sie sind auf Seite 1von 25

Lies sobre meio-jogo

Apreensivo o mestre aguardava a chegada do aprendiz. Ansiava por discutir com ele um tema, que at poucas horas antes no estava muito convicto: casas fracas e pees fracos. Quantas vezes j lera sobre essa "fragilidade" sem se dar conta da sua real importncia! Porm s agora comeara a entender a magnitude, o vigor desse tema. A sutileza daquela fora, a dificuldade de alcanar, e quo rica proposta didtica. Foi necessria a obrigao de tornar o tema sensvel didaticamente, de preparar bem a sua aula, para se esmerar melhor no entendimento desse que um tpico to intrigante. A campainha tocou. O aprendiz entrou sorridente, como sempre fazia, transmitindo ao mestre aquela sensao de confiana e amizade. o que bastava ao bondoso "velhinho" para que se rejuvenescesse um bocado. Pediu ao aprendiz que se sentasse mesa e sentou-se defronte dele. Meu caro jovem, o que voc entende por casas fracas? Respondeu o aprendiz, aps meditar por um momento. Segundo o que eu li so casas que, por no poderem ser defendidas por pees, tornam-se alvos de ataques e sua defesa pode comprometer a posio do defensor. Balanando afirmativamente a cabea, o mestre continuou a inquisio: E pees fracos? Pees fracos so aqueles que ocupam casas fracas, ou seja, so aqueles que no podem ser defendidos por pees. O mestre perguntou novamente: E se um peo fraco estiver defendido por uma pea? Ele deixa de ser fraco? Acho que sim - respondeu o aprendiz. Solenemente, o mestre levantou-se, andou pela sala de um lado para outro. Voltou a sentar-se, olhou para o aprendiz e falou:

"Casas fracas e pees fracos constituem outra boa pea que este fabuloso e misterioso jogo, que se chama xadrez, nos prega. Voc no tem como fazer uma anlise de posio, sem levar em conta as casas fracas e os pees fracos. Na verdade, eles esto estritamente relacionados estrutura de pees. E j est mais do que provado que o grande Philidor estava certo: os pees so a alma do xadrez. a partir da avaliao de fraquezas existente ou no, advindas da conformao de pees, que se monta toda uma estratgia. Todo avano de peo, cria uma fraqueza. E no se joga xadrez sem avanar peo. Essa aparente incongruncia uma das coisas que faz do xadrez uma arte. Voc deve classificar com cuidado uma estrutura de pees, para a partir da caminhar na sua avaliao, e decidir, no fim de outros estudos, se ir atacar, defender, contra-atacar. Porm, uma possvel fraqueza detectada de peo ou casa, por si s raramente pode ser explorada imediatamente. Mas no pode ser ignorada." Novamente, o mestre levantou-se, caminhou e sentou-se. Concluiu: Vou passar a voc um pequeno resumo sobre o assunto de que debateremos hoje. Aps estud-lo, faa, por favor, uma auto-avaliao sobre as respostas que voc me deu hoje quanto s casas fracas e pees fracos. Voc perceber que seus conceitos no esto todos corretos. Eis o resumo: Casas dbeis e pees dbeis
1. A fraqueza de pees ou casas no depende da configurao de peas. Depende diretamente da configurao de pees. 2. Casa fraca aquela que no pode ser defendida por peo. Porm (muito importante) esta debilidade s se configura, quando pode ser aproveitada pelo adversrio. 3. Peo fraco - h vrias classes de pees fracos: atrasados, isolados, dobrados, adiantados, ou separados da base. 4. Um peo fraco pode estar s vezes defendido por uma pea. Continuamos a caracteriz-lo como fraco, porque a pea que o defende pode ser forada a abandon-lo. 5. Se, por exemplo, um peo fraco tomado por um cavalo, continuar fraca a casa onde se encontrava o peo.

de certa forma paradoxal o conceito sobre casas fracas e pees fracos. Os grandes mestres iniciam a anlise de uma posio, detectando os pees fracos e as casas fracas do adversrio e de sua prpria posio. a partir da que eles iniciam sua estratgia; entretanto, estas fraquezas s traro resultado prtico, se for usado um plano estratgico correto, e uma ttica tambm correta para tirar proveito de tais fraquezas. De outra forma, como se no existissem fraquezas. "A moderna estratgia alterou o conceito de pees fracos e casas fracas, transformando-os em um conjunto de fraquezas, que ajuda a compor a dinmica de uma posio, com forte influncia na valorizao do conjunto de debilidades." Na verdade, as partidas que se ganham baseando-se em uma fraqueza so relativamente raras e normalmente a explorao de uma casa fraca ou de um peo fraco deve vir acompanhada da explorao de outras vantagens. necessria uma anlise acurada para se determinar a fraqueza de um peo. Deve-se, quando do planejamento de como tirar proveito de um peo fraco (ameaando-o, tomandoo, colocando uma pea sua frente), verificar se a sua manobra para tal, no criar debilidades em suas prprias fileiras. Temos estudado sobre a troca de peas de parecido valor. Trataremos agora de um tema sobre troca um tanto mais melindroso, qual seja, a troca de dama por duas torres. De pronto podemos dizer que nenhum principiante tem a coragem de desfazer-se de sua dama, julgando que ela sempre uma arma muito poderosa, em qualquer situao. Veremos que no bem assim. A troca de dama por duas torres um fato que acontece amide, e pode-se afirmar que sobre esse fato h um conceito um tanto equivocado entre a maioria dos jogadores. A dama muito forte como pea agressiva e reduz em eficincia quando se obriga a defender pees. Porm, mais forte que as torres, se consegue invadir a posio adversria e atacar os pees inimigos.

A dama mais eficaz que as duas torres nas posies abertas, com abundantes brechas, e inferior quando a nica coluna aberta dominada pelo adversrio. Regras Deve-se trocar a dama por duas torres, quando:
1. Existem cadeias slidas de pees, mas que haja coluna aberta dominada pelo adversrio. 2. As torres adversrias (ameaam) ou apoderaram-se da stima linha. 3. Nos finais, quando ambos os reis esto em segurana absoluta. (As duas torres so mais fortes nessa situao, j que podem atacar um ponto e apoderarem-se dele, porquanto se apoiam mutuamente). 4.O adversrio tem um peo de vantagem, que pode ser coroado. (As duas torres podem, sem muito esforo, coro-lo, contra a melhor defesa da dama.)

No se deve trocar a dama por duas torres, quando:


1. H conformaes de pees dbeis. (A dama tem ao mais elstica) 2. A posio for muito aberta e as torres adversrias no se apoiarem entre si. (Nesse caso a dama se torna muito mais poderosa) 3. H poucos elementos no tabuleiro e os reis no tm pees que os resguardem. (A dama possui recursos inesgotveis de xeque-perptuo).

Aproveitando o ensejo - continuou o mestre aps entregar o resumo ao aprendiz - vamos falar sobre a troca de damas. Voc sabia que a troca de damas tambm uma deciso bem difcil, e que at os grandes mestres podem errar em seu julgamento? Pois bem, vamos falar sobre o assunto. A troca de peas no sempre feita com valores exatamente iguais, j que as mesmas trocam de valores, de acordo com a posio que ocupam no tabuleiro. E se essa troca de valores sucede com as peas menores, no caso das damas o problema cresce em dimenso.

Convm, pois, guardar algumas regrinhas:

Deve-se procurar ou aceitar a troca de damas


1. Quando o adversrio possui diagonais debilitadas e no conta mais com o bispo que as defenderia. A conseqncia da troca que eliminamos a dama que poderia fazer as funes do bispo que j saiu do tabuleiro. 2. Caso estejamos em desvantagem de espao, e conseqentemente, nos encontrarmos na defesa. A razo disto que a troca elimina uma pea adversria rica em possibilidades, por outra nossa do mesmo valor tcnico, porm limitada em sua ao. 3. Se nossa dama est inativa e a do adversrio tenha realizado alguns movimentos. Traduz-se a vantagem em tantos ganhos de tempo, quantos movimentos de mais tenha executado a dama inimiga. 4. Quando temos vantagem na configurao de pees, pois esta superioridade se amplia consideravelmente para o caso de um final de pees.

Em sntese, a troca de damas favorece sempre quem tem melhor configurao de pees para o final, e deve ser recusada quando se tem ataque, vantagem quanto a pontos dbeis ou vantagem em espao. Quando se luta com uma posio aberta contra uma posio fechada, a dama deve ser conservada, porque dispe de maior quantidade de ameaas. E as peas valem pela quantidade de ameaas que representam. E o que mais estranho ainda, meu outro adversrio, o Dr. Max Euwe, tem a mesma tendncia singular de trocar as damas em momentos imprprios. E, se menciono estas ocorrncias, no de maneira alguma com o fim de criticar indevidamente meus adversrios, seno para recordar aos aficionados o difcil que resolver sobre a oportunidade da troca de damas, e quanta ateno merece o assunto. Se os mais altos expoentes de nosso jogo falam to amide de suas possibilidades nos finais, que se pode esperar das dificuldades de menos experimentados?. Pois bem, meu caro aprendiz, percebemos que em todas as esferas o tema tratado com respeito. Para encerrar nossa aula de hoje, passarei a voc algo sobre o tema duas torres contra a dama. Nesse momento, o mestre parou a conversa e fez fixo o olhar num ponto imaginrio, no infinito. Disse solenemente, como se falasse a si mesmo. Meu caro jovem, parece que nosso estudo est caminhando bem. Qual ser o prximo passo? So tantos os temas abordados to sabiamente nos livros e que tentamos passar frente, que s vezes nem sabemos por onde comear. So tantas teorias bem desenvolvidas pelos mestres escritores, que para eu repass-las fica difcil a escolha de qual ser a primeira. Mais uma vez vamos pedir uma mozinha ao Grau. Como se voltasse a si, continuou:

Outra coisa que est me deixando satisfeito a evoluo natural que estou percebendo neste nosso pequeno estudo. As coisas esto se encaixando bem, quer ver? Eu pensava em reservar um captulo parte ao estudo da dama, por sua importncia, e pela dificuldade que o principiante tem em lidar com ela. Dizem-nos que o avano prematuro da dama perigoso. A seguir, vemos os grandes mestres s vezes colocarem a preciosa pea na stima linha, entre as peas adversrias, aparentemente sem correr risco. Ou ento, quando jogamos contra o computador, e ele faz um avano de dama contra nossas fileiras, quase sempre nos coloca numa grande enrascada. Nosso objetivo tentar passar-lhe a idia de que h momentos adequados para o avano da dama, e que podem sem explorados. E que, na maioria das vezes, porm, aconselhvel que a rainha fique aguardando o momento oportuno para entrar em ao. A sua partida, a que acabamos de analisar veio a calhar, como ilustrao. Voc deve ter percebido que at o computador, que exmio em clculo, no suportou o seu contra-ataque e sucumbiu. Portanto nossa primeira recomendao: no aconselhvel sair prematuramente com a dama. O aprendiz interveio: Existe uma maneira de eu saber quando posso arriscar uma sada mais ousada? Sim. Como eu disse h pouco, o objetivo de nosso prximo estudo: a centralizao da dama. Vou pass-lo a voc e pedir que o encare com carinho, para que o discutamos na nossa prxima aula. Antes, porm quero mostrar-lhe um pequeno exemplo. Foi retirado de uma das partidas que voc deixou comigo. Esta aqui, que voc jogou recentemente de brancas, numa Defesa Siciliana. A propsito, meu caro jovem, por que voc me apresentou quase todas as partidas com a caracterstica da Siciliana? Porque - respondeu o aprendiz - eu estou interessado neste momento em aprender meiojogo. Se ficar variando muito de abertura, no me familiarizo com as caractersticas de nenhuma. E, tambm, optei por jogar partida temtica, por enquanto, porque se eu fizer lances no convencionais na abertura, certamente estarei incorrendo em erro que me dificultar sobremaneira a conduo da partida no meio-jogo. Enquanto no assimilei ainda as idias bsicas da abertura... O mestre, balanando afirmativamente a cabea, disse: Concordo com sua idia. Mas entremeando as temticas, faa uma ou outra com suas

prprias idias desde a abertura, como exerccio, correto? Capablanca dizia que se voc procurar usar as regras do bom desenvolvimento desde o incio, no precisa ficar com medo de abertura desconhecida. Atalhou o aprendiz, sorrindo: Ser? Tambm sorrindo o mestre disse: Eu disse isso com o objetivo de provocar voc. Ento, vou completar com uma outra afirmao do grande campeo mundial Emanuel Lasker: deve-se desenvolver os cavalos, antes que o bispo. Abertura de quatro cavalos? Sempre - disse o aprendiz em tom de brincadeira. Ainda tambm rindo bastante o mestre completou: J, Ricardo Reti, disse que se Lasker usasse essa teoria em suas prprias partidas, ele jamais seria campeo do mundo. E disse ainda no se lembrar de nenhuma partida que o mestre alemo, jogando com as brancas, tenha seguido a sua prpria teoria! Continuou o mestre, depois que conseguiram se controlar: Obviamente, estamos brincando. Com certeza o que Lasker quis dizer se voc tiver as opes como boas jogadas da vez, o desenvolvimento de um bispo ou um cavalo, ambos na casa inicial, prefervel que seja este ltimo a ser desenvolvido, porque ele pode estar dominando menos casas do que o bispo, que desde sua casa inicial j domina vrias casas, se no estiver bloqueado, logicamente. Quanto Capablanca, certo que para ele deve ser fcil achar como bvias as jogadas tericas de aberturas, e no se d conta que para principiantes uma escurido total. Vamos falar srio. Quando lemos nos livros mais avanados, que a dama uma m defensora no conseguimos entender direito a mensagem do autor. Quem sabe numa partida que um certo aprendiz fez, a gente consiga entender mais fcil. Eu digo os lances e voc os realiza no tabuleiro, est bem? Vejamos: 1.e4 c5 2.Cf3 d6 3.d4 cxd4 4.Cxd4 Cf6 5.Cc3 e6 6.Be2 a6 7.0-0 Be7 8.Rh1 00 9.f4 b5 10.a3 Bb7, por que voc jogou 11.Dd3? Compenetrado no jogo, o aprendiz respondeu: Para me escapar do ataque duplo ao peo de e4, achei que entre os lances 11.Be3 e 11.Dd3, este ltimo seria mais completo, por centralizar a dama, facilitar a juno das torres e poder agir com mais eficincia na ala da dama. Muito bem - atalhou o mestre, e em tom de brincadeira continuou: e tornar a dama alvo

de algum ataque... Completemos: 11.Dd3 Cbd7 12.Cb3 Dc7 13.Be3 Cc5 14.Cxc5 dxc5 15.Bf3 Tfd8 16.De2 b3 Devo reconhecer que voc fez uma boa partida, pois ainda venceu em 33 lances. Mas o que quero enfatizar, que o lance 11.Dd3 deu chances a que o cavalo pensasse em dois pulos para alcan-la. A briga das brancas girou em torno da exposio da dama, fato que devemos estar conscientes para faz-lo. Acredito que movimentar a dama (adiantando-a) traz conseqncias semelhantes ao avano do peo quinta casa, ou seja, deve ser feito com muita cautela. Portanto, este foi um auto-exemplo, a voc, caro aprendiz, sobre o perigo de avano da dama. Veremos, agora, um estudo especfico de centralizao da dama, que voc ir lev-lo para casa, estud-lo, para depois discutirmos. A centralizao da dama
Um tema valioso a centralizao da dama, por ser ela uma pea delicada para jogar nas aberturas. Difcil saber quando a sua sada no ser prematura, e, sim, que ser colocada em posies slidas. Como j foi dito, a dama, na abertura, deve to somente ser movimentada no sentido de colaborar com o desenvolvimento geral das peas, para no se expor. Em contrapartida, a dama centralizada de forma segura exercer uma ao tenaz, e dificultar sobremaneira o desenvolvimento das peas inimigas. A centralizao da dama , pois, mais adequada na casa d4, quando possui uma ao mais poderosa, pois vulnera a grande diagonal sobre o possvel pequeno roque rival, e toma a outra importante diagonal, que tem o seu apoio na casa a7 inimiga. Pode-se, geralmente, centralizar a dama em d4 sempre que o cavalo da dama rival tenha sido eliminado do jogo. Por exemplo: 1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.d4 exd4 4.Cxd4, o negro no pode responder 4...Cxd4, porque logo aps 5. Dxd4, a dama branca estaria solidamente situada no centro do tabuleiro, dispondo de um bom raio de ao e no poderia ser desalojada por meio de c5, sem deixar uma grande debilidade para as negras no ponto d5. Quase no h abertura do rei onde no se produzem situaes desse tipo. Ainda, como por exemplo na Defesa Siciliana, logo aps 1.e4 c5 2.Cf3 Cc6 3.d4 cxd4 4.Cxd4, no se deve seguir 4... Cxd4, porque logo aps Dxd4 as brancas centralizam a dama poderosamente e no fcil desaloj-la com uma pea menor (e5 deixaria fraco o peo que futuramente ir a d6). Por isso, enfatiza-se que manter o cavalo em c3 ou c6, quando a coluna da dama estiver aberta, de bom alvitre, pois se evita a centralizao slida da dama inimiga. No presente exemplo, se o negro no troca o cavalo e as brancas jogam em seguida Cxc6, e logo a dama a d4, j no conseguem o mesmo resultado, pois para fazer isso, as brancas

deveriam perder um tempo valioso, e, logo aps ...bxc6, pode o peo de c6, oportunamente, ir a c5, desalojando a dama. Porm, desta feita, sem deixar dbil o possvel peo de d6. Resumindo, a dama centralizada muito forte, especialmente em d4 ou d5 (preferentemente em d4, que o mais usual), se o adversrio no conta mais com o seu cavalo dama e possui um peo na casa d6 ou d5 dama. Porm, isto s pode ser eficaz nas posies abertas, quando a dama dispe de muitas possibilidades de retirada, caso seja necessrio.

Combinaes baseadas na abertura de linhas e diagonais Este tipo de combinao encontra-se freqentemente na prtica enxadrstica. Tal fato devido a que normalmente a defesa tenta fechar as linhas de ataque das peas do adversrio para limitar suas atividades. lgico ento, que a reabertura dessas linhas constitui um objetivo ttico do atacante que tentar aproveitar qualquer oportunidade para realizar combinaes sobre este tema. Combinaes baseadas no ataque duplo e xeque descoberto. O ataque duplo uma arma ttica utilizada vrias vezes, tanto isolada quanto elemento componente de combinaes mais complexas. Podemos afirmar que o ataque duplo representa a forma mais comum de elementos tticos na partida de xadrez. No existem, quase, partidas - desde as de principiantes e at as de grandes mestres - onde no encontramos pelo menos uma ameaa de xeque-duplo. A forma mais simples do ataque duplo o assim chamado garfo, isto , quando um peo ataca simultaneamente duas peas. Quem no sofreu em suas partidas um garfo? Outro ataque-duplo muito comum o xeque atacando ao mesmo tempo outra pea, normalmente de valor superior. Nesse sentido o xeque de cavalo sempre o mais perigoso pela sua mobilidade e elasticidade. Sem dvida, as outras peas (dama, torre e bispo) podem tambm ser a causa de ataques duplos e xeques duplos. At o rei pode vir a dar xeque duplo, mas neste caso tambm chamado de xeque-descoberto. Por exemplo na seguinte posio: brancas Rg3 e Tg1; pretas - Rg7, Be7 e Ce3. As brancas jogam 1.Rf2+ e ganham uma pea. O xeque descoberto representa tambm um elemento ttico muito usado. Normalmente perigoso e leva quase sempre a perdas materiais a at a posies de mate inevitvel.

Combinaes baseadas na interferncia das linhas de ao do adversrio Este tipo de combinao muito usada no xadrez artstico (de composio), onde encontramos os mais bonitos exemplos, mas aparece muitas vezes tambm no jogo prtico. Na sua forma mais elegante a combinao constitui-se em sacrificar uma pea numa determinada casa onde convergem duas linhas de ao de peas adversrias distintas. Qualquer uma dessas peas, tomando a pea sacrificada, interrompe a linha de ao de defesa sobre outro ponto do tabuleiro. Combinaes baseadas nas peas sobrecarregadas. Chamamos uma pea de sobrecarregada quando ela obrigada a defender, simultaneamente, duas ou mais casas ou duas ou mais peas. Muitas vezes podemos utilizar essa sobrecarga de maneira ttica. O mecanismo das combinaes que se baseiam numa pea sobrecarregada simples: a pea forada a deixar a defesa de uma casa ou de uma pea. Isso se realiza atravs de sacrifcios, troca ou de forte ameaa. Diviso das combinaes em 10 tipos O nmero de combinaes muito grande. Entretanto podem ser classificadas em relao a idia (tema que est em sua base; a idia citada representa o elemento ttico). A prtica mostrou que existem muitas formas de combinaes, mas podemos classific-las em dez categorias:

Cravada ou descravada de peas. Peas sobrecarregadas. Interferncia das linhas de ao do adversrio. Ataque duplo e xeque descoberto. Abertura de linhas e diagonais. Fraqueza da ltima linha. Zugzwang. Bloqueio ou liberao de uma casa. Eliminao e expulso de peas do adversrio. Bloqueio e captura de peas.

Por cravada se define uma situao em que uma pea no pode se movimentar porque, ao faz-lo, abre linhas de ao de uma pea prpria, criando, dessa maneira, uma desvantagem. Na prtica encontramos a cravada sob duas formas: a. Cravada absoluta quando a pea cravada no pode se movimentar em hiptese alguma, pois deixaria o rei em xeque. b. Cravada relativa quando, atravs do movimento da pea cravada, se deixa no ar uma pea de valor superior a pea que deu causa cravada. Portanto, podemos resumir que a cravada, diminui a liberdade de uma pea em grande grau (quando relativa) ou completamente (quando absoluta). Por isso, a possibilidade de uma cravada constitui, muitas vezes, a premissa de uma combinao possvel. Finalmente chegou o dia de visitar o mestre falou para si mesmo o aprendiz, enquanto caminhava pela calada. Abriu o portozinho, foi at varanda e bateu na porta. Atendeu-o o mestre sorridente. Deixava transparecer que estava satisfeito com o encontro e demonstrou isso logo nas primeiras palavras: Estive analisando sua partida e gostei muito. Para quem comeou recentemente voc est muito bem. Est gostando do seu progresso, acha que progrediu bastante? sobre isso que eu quero falar. Gostei tanto de saber sobre os pees e sua importncia, que posso dizer ao senhor que hoje, depois de estudar a teoria dos pees, minha maneira de ver o xadrez mudou por completo. Tanto, que j no estou gostando tanto da partida que trouxe para o senhor ms passado... Muito bem disse o mestre. Vamos fazer assim, ento. Hoje, no final da aula, discutiremos sobre ela. E sempre que voc trouxer mais alguma, falaremos sempre na aula seguinte. O aprendiz o interrompeu: Aqui est outra partida que joguei ontem. Com um sorriso que substitua qualquer palavra, o mestre, guardou a anotao da partida numa pasta, e de uma maneira abrupta, estranha at, mas carregada de toda objetividade, passou-lhe a seguinte matria:

A luta do bispo contra o cavalo


(Continuando com as idias de Roberto G. Grau)

Um dos problemas mais srios que se apresentam ao principiante em xadrez saber quando conveniente chegar a um final com bispo ou com um cavalo. Poder-se-ia antecipar que o valor de ambas as peas igual e que s a situao que no tabuleiro ocupam os pees que vai determinar a maior ou menor importncia de um ou de outro. Constitui, pois, um fundamental problema a conformao de pees (boa ou m), para determinar, sobretudo nos finais de partida, qual o melhor: cavalo ou bispo.

Podemos reafirmar, ento, que o xadrez simplesmente um problema de colocao dos pees e que em conseqncia desta colocao, gira toda a armao estratgica do jogo, suas dificuldades e quase todos os seus problemas tticos, inclusive o estudo de bispo e cavalo. Regras prticas Empate 1. Os bispos e cavalos tm um valor parecido em quase todas as posies normais e especialmente quando se trata da luta de somente um bispo contra somente um cavalo. 2. Quando se tem um bispo no final de partida com apenas um peo no tabuleiro, o que poderia parecer primeira vista uma grande vantagem, no acontece: geralmente no h vantagem, ou seja, empate.

Vantagem para o bispo 1. Dois bispos (a famosa vantagem do par de bispos) so muito superiores a dois cavalos. 2. Nas posies com mobilidade de pees e simplificadas, com linhas e diagonais abertas, o bispo levemente superior ao cavalo. 3. Os bispos podem se mover e continuar a dominar um determinado ponto, enquanto que os cavalos que no podem contar com um apoio em sua ao, geralmente no servem como pea defensiva nos finais, porquanto ao serem desalojados, deixam sem apoio o peo que eles defendiam. 4. Os bispos so muito superiores nos finais de reis e pees, quando existe igual nmero de pees, porm desequilibrados em ambos o flancos, por exemplo: quatro contra dois na ala de dama, e um contra trs na ala do rei. Nesses casos, o bispo aumenta sua ao pela possibilidade de apoio aos avanos do peo, sem comprometer sua ao defensiva. 5. Quando nos finais de pees e reis se possui um bispo, assegura-se uma notvel vantagem. Uma exceo, porm, quando existe apenas um peo no tabuleiro, pois, nesse caso, o que acontece geralmente um empate (como j foi mencionado anteriormente). 6. Nos finais de partida de bispo e peo contra cavalo, ganha-se em quase todas as posies em que o rei inimigo esteja atrs do peo que pretende coroar-se, pois o cavalo no pode mover-se sem se descuidar da zona de avano do peo. 7. Nos finais de bispo e peo contra cavalo, quando o referido peo o da torre, o que ocorre geralmente que o cavalo no consegue conter o avano do peo, porque o cavalo precisa ser sustentado e, nessas condies, nem sempre o rei pode sustent-lo e ento o bispo pode obrigar o cavalo a se mover e, conseqentemente, deixar de conter o avano do peo. 8. O bispo sozinho contra cavalo e peo pode deter o avano do referido peo, se este for da dama ou do rei, e o rei estiver a quatro casas de distncia do peo. A causa disso que h duas diagonais amplas para o bispo evitar o avano. O nico procedimento que existe, para o bando que tem o peo, de ganhar obstruir a ao do bispo, interpondo o cavalo. 9. Novamente no caso de bispo contra cavalo e peo, mais difcil para o bispo conter o avano do peo, se este for do flanco (do bispo, do cavalo ou da torre).

Vantagem para o cavalo 1. Nos finais de reis e pees, quando estes no oferecem desnveis em nmero e tm conformao quase simtrica, os cavalos so superiores aos bispos, pela possibilidade de atacar os pees, qualquer que seja a conformao que possuam. 2. Nas posies de bloqueio, onde h pees entrelaados e pontos dbeis (hole), o cavalo levemente superior ao bispo, quando este se acha em quadros de cor distinta que seus prprios pees, e o cavalo se torna decididamente superior ao bispo, quando este se encontra em casa da mesma cor de seus pees, principalmente se estes estiverem bloqueados. 3. Os cavalos s servem como pea defensiva nos finais de partida, se esto apoiados, caso contrrio, ao serem desalojados, deixam sem apoio o peo que eles defendiam.

Concluso 1. No incio e meio jogo os cavalos e bispos tm valores parecidos. Nos finais de partida, geralmente a vantagem para os bispos. Portanto, j pensando no final, deve-se evitar a troca de um bispo por um cavalo, o que s deve ser feito, ou por uma compensao, ou para evitar um mal maior. 2. S se deve simplificar a luta para reduzi-la a um peo de vantagem, quando o rei do bando que o peo a menos, est muito longe da zona em que o peo pode coroar-se. 3. Quando nos finais se tem um bispo contra cavalo e peo, o procedimento para ganhar, por parte do detentor do peo, obstruir a ao do bispo, interpondo-lhe o cavalo. 4. No final de peo e cavalo contra bispo, estando o rei que deve conter o peo atrs deste, deve-se colocar o rei frente ao rei inimigo, para evitar que o cavalo interponha-se. Por exemplo, se as peas brancas tiverem a seguinte colocao: Rc6 Pb5 Ca6, contra o bispo das pretas em g1, a posio ideal para o rei negro em c4, para evitar Cc5 do branco. 5. Ainda no final de peo e cavalo contra bispo, convm ter o bispo na diagonal que est mais longe da ao do rei inimigo; desta maneira, nunca ser possvel a obstruo. 6. Os finais de bispo e peo ou cavalo e peo s se ganham, se, a despeito de no estar o rei em desvantagem posicional diante do peo que avana, o rei de quem possui o peo esteja apoiando devidamente o avano. 7. Para apoiar os avanos, em todos os casos, o rei deve estar, se possvel, uma linha adiante do peo que vai avanar, porm em uma coluna lateral. Por exemplo, para as brancas, se Pb5 Rc6. Se Pd6 Re7 ou Rc7, e assim, sucessivamente. 8. Quem possui a vantagem dos dois bispos deve tratar de trocar as outras peas para chegar a um final puro de bispos. Quem luta contra eles deve, em troca, evitar tal final e trocar um dos bispos rivais. 9. Os cavalos necessitam de pontos de apoio para serem fortes. Por isso so eficazes quando se infiltram entre os pees avanados, por exemplo, em e5, contra Pf5 e Pd5 adversrios pretos. Porm, em troca, so carentes de eficcia quando os pees adversrios podem desaloj-los. 10. Quem joga com dois bispos no deve deixar pontos dbeis no tabuleiro nos quais possam colocar-se cavalos inimigos defendidos, pois em muitas oportunidades dever trocar um bispo por este cavalo, e a vantagem se dissipar. Bispo (complemento)

a. O bispo dama fechado (dentro de uma cadeia de pees) no um bispo mau, seno em muitas raras oportunidades. b. O bispo dama das negras deve continuar em sua casa de origem em muitas oportunidades, especialmente quando o plano futuro se jogar Pc5 ou Pe5, rompendo o jogo no centro do tabuleiro, pois somente existindo este bispo, estas jogadas no oferecem perigos derivados das debilidades das casas laterais. c. O bispo dama uma pea que deve por-se em jogo com muito tato, j que no dispe de boas casas naturais na maioria das aberturas. prudente sac-lo de sua posio inicial somente quando a estratgia medular da partida estiver bem definida. d. Como os bispos so superiores aos cavalos, sobretudo quando atuam juntos, a conservao do bispo atrs dos pees evita trocas, que podem ser desfavorveis. e. Quem mantm o bispo atrs de seus pees deve evitar que os pees rivais consigam bloquear totalmente seus prprios pees. f. O bispo dama e sua mobilidade o problema mais sutil de xadrez. No se deve preocupar com outra coisa que a possibilidade de um bloqueio absoluto que o imobilize. g. Um bispo de cada bando, um em casa branca outro em casa negra, nos finais, quase sempre empate. (Existem alguns casos especficos que merecem estudo parte e que podem desequilibrar, obviamente, e que estudaremos oportunamente).

Naquela tarde ensolarada o aprendiz caminhava satisfeito. J se fizera um ms de seu ltimo encontro com o mestre. Agora econtrava-se no trajeto de sua casa rumo casa do enigmtico senhor. Sentiu-se mais confiante e tinha muito para contar de suas aventuras enxadrsticas. Passou pelo portozinho e bateu na porta, esperanoso. A figura nica do mestre surgiu. O aprendiz vendo a figura misteriosa e agradvel, o aspecto intelectual, o indecifrvel aspecto humano mesclado de inatingvel e ao mesmo tempo palpvel, corts, inteligente, resumido, raciocnio lgico, no teve como no comparar aquilo com tudo com caractersticas de: xadrez. Ainda brincando com seus pensamentos juvenis, ouviu a voz firme do mestre: - Entre. Sorrindo, pensou, mais uma vez: o xadrez deixando de ser tangente e passando a ser secante. Sentaram-se novamente na varanda. O mestre perguntou: - E ento? Tem alguma coisa para me contar? Certamente que no contarei essas comparaes de mistrio do mestre com o mistrio do xadrez - pensou o aprendiz. - Sim, tenho algumas novidades. Posso contar? - falou o jovem. A um aceno do mestre, o aprendiz continuou entusiasmado.

- Para comear: tenho um computador, o Escalibur, com 72 nveis de jogo. Eu tinha muita dificuldade de jogar em qualquer nvel. J ganhei uma partida do nvel 20. (Est anotada aqui e eu trouxe para o senhor ver). Do meu colega Marcelo, com quem jogo quase todos os dias, passei a ganhar mais dele do que ele de mim (o contrrio do que acontecia). Com outro detalhe. Eu e Marcelo jogvamos umas trinta partidas por vez. Agora, tem dia que a gente s consegue jogar uma ou duas, mais demoradas, mais pensadas. A uma pequena parada do aprendiz, o mestre disse: - Muito bem. Esta evoluo muito boa. Aproveitando o aspecto que voc citou de que voc e seu amigo Marcelo jogam quase todos os dias, quero reforar um conceito: Tudo que voc quiser aprender na vida, meu caro aprendiz, se possvel faa todos os dias. como se fosse para treinar o reflexo. Isto eu percebi lendo livros de teoria de diversas reas, tais como desenho, pintura, at natao. Aps os comentrios do mestre e mais histrias da aventura de um ms de nosso aprendiz, a aula prosseguiu. - Meu caro jovem. Vamos dar seqncia ao nosso estudo. Esta partida, que voc jogou com o computador e est me entregando, eu no vou analis-la agora. Deixarei para analis-la juntamente com outras que voc me apresentar no ms que vem, para compararmos depois do resumo sobre pees que lhe passarei hoje. E, por falar em partida anotada, quero lhe pedir que anote em um caderno, daqui para frente, sempre que possvel, todas as partidas que fizer, com data e durao das mesmas. Quanto nossa matria de hoje e dos prximos encontros, tenho a dizer-lhe o seguinte: retrocendo ao nosso primeiro encontro, lembro-me que voc me pediu dicas de meio-jogo. Passei-lhe seis passos a serem seguidos para anlise da posio. Do resultado dessa anlise, voc concluiria se estaria em vantagem, desvantagem ou empate, e, em conseqncia, decidiria se atacaria, defenderia, faria jogada neutra, ou contra-atacaria. Em seguida passei-lhe 4 passos a serem seguidos sobre caractersticas do centro, para mostrar-lhe em que setor do tabuleiro voc iria atuar. Falta uma pequena parte para seu estudo, sugerida por Kotov, que oportunamente passarei a voc. Trata-se de como ser seu plano, se mono-escalonado ou multi-escalonado. E depois, poderemos falar alguma coisa da ttica, tambm de Kotov, a famosa rvore. Por enquanto, estudaremos as vantagens e desvantagens da colocao de cada pea no tabuleiro, cujo material mais interessante eu encontrei nos quatro volumes do livro de Roberto G. Grau, Tratado geral de xadrez. - Comearemos nossos estudos especficos sobre as peas, pelos pees. Falando isso, o mestre passou ao aprendiz um novo resumo:

Estudos especficos
Pees (Segue um resumo do livro Tratado Geral de Xadrez, de Roberto G. Grau, tomo III)

Philidor foi o primeiro enxadrista que compreendeu cientificamente o xadrez. Seu princpio sobre a base fundamental, que significava a configurao de pees, revolucionou o xadrez e originou toda a estratgia atual do jogo. Hoje, mais fcil fazer-se compreender a verdade de seu princpio, que o princpio fundamental da vida do xadrez: de acordo com a disposio que se assegure aos pees devem efetuar-se as manobras futuras.

Deduz-se disso, que o esqueleto tcnico do jogo, sua armao estratgica, a ordenao das linhas de pees, que so as linhas avanadas de combate, de cuja ruptura e desmembramento depende a sorte de uma luta. Os avanos de pees so a debilidade necessria que impe a luta para defender-se. Este paradoxo tem fcil comprovao em xadrez. Toda teoria dos pontos fortes, da centralizao de peas, dos bispos bons e maus, das colunas abertas, dos sacrifcios, dos temas de combinao, das cadeias de pees, do jogo aberto e fechado, tem como base o esqueleto de pees.

Regras prticas Geral 1. Os pees unidos e agrupados em uma mesma linha em sua posio central (e4-d4, ou c4-d4, ou e4-f4) so o ideal de eficincia e garantia de no ceder pontos dbeis importantes. 2. Quanto menos grupos estiverem divididos os pees, tanto mais fcil a ao dos mesmos. 3. Os pees no devem avanar quinta linha, sem meditar as conseqncias desse avano, j que ele provoca debilidades srias. Um peo na quinta obriga a estirar a cadeia de pees e deixa dbeis as casas laterais do peo avanado. Porm, em certo momento da partida, necessrio valer-se desse tipo de manobra decisiva, e quando se faz o ponto culminante da mesma. Portanto, o avano de peo quinta casa s deve ser feito confiadamente, quando est sustentado por uma slida cadeia de pees, ou nada pode evitar que esta seja construda. 4. Um peo na quinta significa uma debilidade, compensada ou no por outros detalhes estratgicos, quando as casas laterais do mesmo podem ser ocupadas por peas rivais. 5. Um peo na quinta, com peo adversrio diante, ou seja, imvel, uma manobra que deve ser muito meditada, se para sustent-lo tivermos que recorrer a peas de maior valor. 6. Um peo que avana quinta sem propsitos imediatos de ataque cria uma obrigao de adotar uma configurao determinada de pees e enseja o comeo de uma rigidez perigosa na conformao dos mesmos. Deve ser muito bem estudada, j que h muitas posies em que esta manobra necessria. 7. O avano de um peo quinta justifica-se, nas posies de ataque, pois serve para desalojar peas que defendem os roques e abre brechas para que um bispo atue. 8. Em troca, o avano quinta um aventura estratgica que abarca toda a partida, se se trata de uma posio de manobras lentas, em que h que resignar-se a uma demorada luta de planos indiretos. Nestes casos, habitualmente, o peo imobilizado na quinta se converte no vrtice de uma ao tenaz do adversrio. 9. Os pees em zig-zag (h2-g3-f2-e3-d2 etc.) so um absurdo estratgico. Agrup-los dois a dois, por exemplo, h3-g3-f2-e2-d4-c4-b2-a2, , em troca, perfeitamente aceitvel, porque no cede quase nenhuma casa ao adversrio. 10. Levar pees do flanco ao centro, mediante a troca dos mesmos quase sempre uma manobra estratgica proveitosa. Trocar um peo central por outro do flanco, significa habitualmente ceder a fiscalizao do centrro ao adversrio. 11. Todo ataque a um peo central por um peo lateral geralmente bom e pode ser um tema

ttico. 12. Torna-se melhor, quase sempre, defender um peo central, do que capturar um peo do flanco. 13. Toda a fora do peo radica em sua mobilidade. 14. Quando se luta com trs pees unidos contra dois pees, nunca se deve avanar o peo central. Pees isolados 15. Peo isolado, aquele que no tem nas colunas vizinhas pees do seu prprio bando. A ttica de isolar um peo central e acumular peas em sua agresso significa uma vantagem aprecivel: a iniciativa e habitualmente, superioridade em espao. 16. O peo isolado dbil, especialmente se se encontra em uma coluna aberta (coluna aberta aquela que no possui peo. No caso, obviamente, o peo branco, por exemplo, estaria em uma coluna sem o respectivo peo negro adversrio, e nem teria peo branco em nehuma coluna adjacente). Porm, oferece a compensao de que as casas, que fiscaliza, serem pontos fortes para uma pea prpria. Ademais, significa abundncia de temas de ao nas colunas abertas laterais. 17. Quando se pressiona um peo isolado central, deve-se colocar sua frente uma pea, j que a verdadeira debilidade do peo isolado radica no ponto forte para o rival, que casa diante dele. Ponto forte, porque no pode ser atacado por nenhum peo. 18. Fixar um peo isolado na maioria dos casos mais forte que a captura do mesmo. 19. A entrega de um peo isolado pode ser uma boa ttica. Pees dobrados 20. Quando os pees de uma mesma cor encontram-se em uma mesma coluna so chamados de pees dobrados. Os pees dobrados so aceitveis s nas quatro colunas centrais e oferecem abundantes compensaes. Produzem-se habitualmente nas colunas bispo da dama e bispo do rei e s se devem temer por eles, se se tornam isolados ou se avanam defeituosamente. 21. Os pees dobrados e isolados em uma coluna aberta so habitualmente um mal irreparvel. Em troca, os pees dobrados em colunas fechadas centrais (rei e dama) no so fceis de ser exploradas e oferecem como compensao o domnio das casas e4-e5 e c4-c5, se so dobrados na coluna da dama, ou d4-d5, e f4 e f5, se esto dobrados na coluna do rei, com o que trabalham grande parte do planos rotineiros dos jogos. 22. A debilidade dos pees dobrados se agrava medida que a posio se abre e se chega ao final. A possvel debilidade do peo avanado a casa lateral do mesmo. Peo passado 23. Peo passado aquele que no pode mais ser combatido por outro peo, quer da mesma coluna ou da coluna vizinha. Ter um peo passado no meio jogo uma vantagem muito relativa, quando no existe possibilidade de provacar um rpido final. 24. Todo peo passado e sustentado deixa um ponto forte ao rival, que a casa que se encontra diante do peo.

25. Colocar um cavalo na casa que se encontra diante o peo passado uma manobra muito boa, pois, alm de deter o peo, pode-se atacar a sua sustentao. 26. Um peo passado e livre cria, quase sempre, uma posio rgida de pees que vo sustent-lo, o que pode dar ao adversrio uma considervel vantagem, pois os pees que podem mover-se so muito mais fortes que os imveis. 27. Os pees passados livres, sustentados por pees que se encontram sua vez em colunas abertas, so muito dbeis, pois abre ao adversrio a facilidade de agredir os sustentculos de todas as foras. 28. A verdadeira forma de agredir a um peo passado minar sua sustentao, com a provocao lateral a um peo que o apoia. 29. O peo passado e sustentado muito forte nos finais de partida e nas posies abertas, onde a simplificao fcil. Entretanto, nas posies de bloqueio, sua fora diminui muito. 30. Se se dominar com outras peas a casa diante do peo passado, ele se torna muito forte. 31. Em sntese, o peo passado forte em muitas posies, porm em outras no, e o jogador deve analisar e considerar em cada caso as vantagens e desvantagens que isto pode ocacionar, sem crer no axioma que afirma que o peo passado e defendido decisivo nas posies normais. Maioria de pees no flanco afastado do rei 32. A superioridade no nmero de pees no flanco afastado do rei vantagem inquestionvel e oferece possibilidades apreciveis nos finais de partidas. 33. Quem tem maioria de pees na ala afastada do rei inimigo deve buscar a simplificao de peas, j que medida que se apresente simplificada a posio, esta superioridade de pees acentua a superioridade posicional. 34. Quem tem desvantagem de pees na ala afastada do rei, ao chegar ao final, ou pr-final, deve levar o seu Rei at ela, para neutralizar tal vantagem adversria. Relao entre os avanos de pees 35. Fianqueto a ao de levar o peo do cavalo terceira casa, para posteriormente colocar um bispo na segunda casa do cavalo. habitualmente um erro o fianqueto dama, antes ou depois de jogar e4, porque se sobrecarrega a ao do bispo dama, que deve proteger a casa f4, a par de atuar na grande diagonal que abriu o fianqueto. 36. A jogada g3 merece meditao, quando se tem jogado d4, porquanto fica difcil defender as casas c4, f3 e h3, que o avano do peo da coluna g deixa privadas do apoio de um peo. 37. ainda perigoso o fianqueto na ala da dama conjugado com e4, porquanto habitualmente o rei roca curto e para fiscalizar o ponto f4 se faz necessrio jogar g3, o que debilita decisivamente o roque. 38. habitualmente um erro jogar o fianqueto rei e Bg5 , ou, fianqueto dama e Bb5, quando se deseja conservar o bispo, j que esta pea carece, s vezes de uma retirada natural por via h4 e g3 ou a4 e b3. 39. O avano do peo a f4 perigoso, quando o peo de e4 no est defendido pelo peo de d3. 40. Quando se tem jogado e4, deve-se meditar antes de jogar c3 se no se pode fiscalizar

solidamente o ponto d3, quando o adversrio dispe da possibilidade de abrir a coluna central entre ambos os pees, por meio de ...d5. 41. Quando se colocam os pees solidamente nas casas centrais negras, e4 e d3, no se deve jogar Bg5, porque no bom trocar o bispo pelo cavalo, j que aquela pea precisa custodiar as casas laterais dos pees avanados. O mesmo se passa, quando os pees esto fixos em casas centrais brancas, com o bispo negro. Concluso Obviamente, se a gente quiser que nosso jogo no tenha nenhuma fraqueza de pees, nunca jogaremos nenhuma partida, pois o primeiro avano de peo que fazemos j enfraquece um pouco a posio. Essas regras so passadas para que o principiante no cometa absurdos, ou, quando se deparar com alguma fraqueza em sua posio, tente consert-la, e quando verificar uma fraqueza na estrutura do adversrio, saiba tirar proveito. Nunca, porm, tombe seu rei, ao perceber que um peo seu ficou isolado na coluna da dama. Principalmente, se houve alguma compensao por isso, como por exemplo uma coluna aberta que pode ser aproveitada. Como foi dito no incio, a partir do estudo da estrutura de pees que se passou a compreender cientificamente (vamos dizer assim) o xadrez. Cabe a cada um de ns avaliar o peso, na partida, de cada uma das fraquezas analisadas. - Pois bem - disse finalmente o mestre. Tenho em mos a partida que ganhou do nvel 20 do seu computador para ser analisada na prxima aula, juntamente com alguma outra que me trouxer.

Anlise da posio (qual bando est em vantagem)


1. Posio do rei. 2. Os pees centrais esto slidos e bem defendidos? 3. Pees dbeis? Casas dbeis? Como est a estrutura de pees? 4. As peas esto desenvolvidas? Qual a funo de cada uma? 5. Existem colunas abertas? 6. Existem diagonais abertas?

Depois que o aprendiz os leu, o mestre voltou carga: Quando tiver sado da abertura, desenvolvido as peas, ou quando achar conveniente, faa uma pausa para avaliar a posio. Lembre-se o jogador s pode considerar-se bom, quando estiver fazendo adequadamente a anlise da posio. Pois a partir da anlise, que voc far seu lance corretamente. Se estiver em vantagem, buscar um lance de iniciativa, de ataque. Se estiver em desvantagem, far lance de defesa ou, vamos dizer, de arrumao de casa primeiro. E da por diante, mas se a anlise estiver errada, seu planejamento sair incorreto. "No se preocupe nem tenha pressa. A evoluo vem por si, basta estudar. Quanto mais conhecimento for adquirindo, melhor vai avaliando a posio. Por enquanto, baseie-se no conhecimento que tem e faa, na medida do possvel, uma anlise, seguindo os passos que agora lhe transcrevo, mais ou menos assim:

Passo nmero um - veja a posio dos reis. Olhe se ambos esto em segurana. Se um dos bandos no estiver em segurana, marque um pontinho de vantagem para o outro lado. Se der empate, no marque nada. Passo nmero dois - observe se os pees centrais esto bem defendidos (sempre de ambos os bandos. Marque ponto ou no, conforme o explicado no pargrafo anterior). Passo nmero trs - verifique os demais pees, de ambos os lados, se esto bem defendidos ou no. Continue marcando ponto para quem o merecer. Tente perceber casas dbeis (onde possa alojar pea contrria sem ser molestada). Marque mais ponto ( se for o caso). Analise se os pees obedecem s regras da estratgia geral (estudada na aula 1). Continue marcando ponto, se precisar. Passo nmero quatro - olhe se todas as peas esto desenvolvidas, de ambos os bandos. Tente entender a principal funo de cada uma, e continue marcando os possveis pontos. Passo nmero cinco - veja se h colunas abertas. (coluna aberta aquela cujo peo no se encontra mais nela). Se houver, tente descobrir qual bando domina a mesma e no se esquea de marcar o possvel ponto. Passo nmero seis - faa o mesmo que o anterior para as diagonais abertas. Aps esse pequeno estudo, some os pontos de cada bando e tente avaliar, dando o peso que achar conveniente a cada questo, quem est em vantagem, ou se ela mnima e nula. Existem algumas regras prticas sintetizadas por notveis jogadores e tericos, como Kotov e Steinitz: 1. Em xadrez vence s o atacante. O talento a fora secundria do jogador. Pode atacar aquele que tenha melhor posio. Aquele que est com vantagem tem no s o direito de atacar, seno o dever. Pois, pode correr o risco de perder tal vantagem, se no o fizer. 2. Quem estiver em desvantagem dever defender-se. O defensor h de querer defender-se e fazer concesses, mas tem que aproveitar a ocasio de contra-atacar quando a oportunidade se lhe apresentar. 3. Deve-se atacar o ponto fraco do adversrio. 4. Um ataque sem o domnio do centro d uma grande chance de um contra-ataque no centro. 5. Um jogador deve se abster de suas preferncias, se preciso, e agir de acordo com o que pede a posio.

De tudo isso que foi dito, sintetizou-se anlise de posio e suporte para faz-lo. Da sua anlise vai resultar sua deciso de atacar, defender, fazer jogada neutra. Entretanto, para saber em que setor se deve atuar, voc deve complementar o estudo da posio com:" O Mestre disse e passou o segundo resumo ao aprendiz.

Centro caractersticas (em qual setor devo atuar)


1.Centro fixo - somente peas no centro. O que se deve fazer? Estender a influncia das peas pelos flancos. 2. Centro fechado - pees slidos e bem defendidos no centro. O que se deve fazer? Avanar pees pelos flancos. 3. Centro aberto - pees vulnerveis ou falta deles no centro. O que se deve fazer? Manobrar peas no centro. Ser um fracasso o ataque pelos flancos. 4. Centro indefinido - peas ou pees no centro, com forte de tendncia de modificaes. O que se deve fazer? Movimento de espera, ou manobras para modificar a caracterstica do centro. Finalmente - continuou o mestre - podemos dar nossa aula de hoje por encerrada. A prxima aula constar de um estudo sobre conformao de pees. Espero que estude estes pequenos tpicos de hoje, durante este ms, tente aplic-los em suas prximas partidas. E que me aparea, depois, com muitas perguntas ou sugestes.

O jovem, que mal acabara de aprender os movimentos iniciais do jogo de xadrez, chegou devagar, olhar apreensivo. A casa da qual se aproximava era de pintura um tanto velha e desgastada, transmitindo um ar de mistrio. Era rumor geral que o morador da misteriosa casa tinha um perfil tambm invulgar, excntrico. Vivo, solitrio, pouca conversa. Sua pequena aposentadoria, diziam, custeava-lhe os poucos gastos, com sobra, no proporcionando, porm, luxos maiores. Era modesta a sua casa e no se via visita freqentando o cinqento enigmtico. A apreenso do jovem aprendiz talvez tivesse algum fundamento, pois, pensava ele: "terei que enfrentar, afinal, nesta pequena cidade no h ningum que sabe mais teoria de xadrez, segundo dizem!..." Passou pelo portozinho de madeira que estava apenas encostado. Ainda indeciso subiu dois degraus que antecediam uma pequena varanda e parou diante da porta, tambm um pouco desgastada.

Tocou a campainha. Aps cinco longos minutos apareceu a figura excntrica. Corpo magro, barba preta, cabelo um tanto em desalinho. A olhar inquiridor, perguntou ao aprendiz: O que deseja? O jovem, como que a pesar cada palavra, tentou prembulo: Posso conversar com o senhor sobre xadrez? O estranho personagem, sem responder, apanhou duas cadeiras de trelias, colocou-as frente frente na pequena varanda. Olhou para o jovem de modo corts e fez sinal para que sentasse. Pois no. Respondeu, com longo atraso e certo entusiasmo. Encorajado pelas atitudes hospitaleiras do anfitrio, o aprendiz soltou-se: Eu soube que o senhor tem uma boa teoria de xadrez e vim aqui pedir se pode me ensinar. Qual o seu nvel? Sou principiante. Faz um ms que aprendi os movimentos iniciais. No tem teoria nenhuma? Nesse momento o aprendiz criou coragem de argumentar mais. Pela internet eu estou tendo aulas de final e abertura. Pela filosofia do curso, apenas depois que eu dominar bem as sutilezas do final que terei aulas de meio-jogo. E, enquanto passam a matria mais puxada de finais, passam tambm as idias bsicas das aberturas. Acontece que eu no consigo apenas estudar a teoria e fico curioso para jogar partidas. Jogo com colegas, com computador, mesmo no sabendo nada de ttica e estratgia ... Talvez a razo que o trouxe aqui seja a dificuldade de entrar no meio-jogo... Interrompeu o anfitrio. Sim. Vim pedir ao senhor que me adiantasse idias do meio-jogo. Fico completamente perdido, sem saber o que fazer, logo que saio da abertura. O senhor cinqento fechou os olhos por um momento. Depois olhou para o aprendiz e disse: O que eu posso passar a voc no muito. Sou apenas algum solitrio, que para preencher o tempo faz alguns estudos, entre eles, o de xadrez. No tenho quase nenhuma prtica. Acredito, entretanto, que por voc estar no incio dos estudos, talvez eu possa pelo menos indicar alguns livros. Pode ser assim? Pode. Respondeu o aprendiz. Mas, o senhor no podia, alm de indicar livros, orientar-me tambm? Certamente. Mas o que quero dizer que depende muito mais do seu estudo do que propriamente de minhas aulas. Acredito que mesmo no sendo nenhuma autoridade no assunto

estou altura de lhe passar alguma coisa, j que moramos neste fim de mundo e bem pouca gente que se interessa por um assunto desse. Levando em conta que voc j est estudando finais e aberturas, continuou o senhor anfitrio e, portanto, no dispe de tanto tempo assim - e que eu tambm no tenho todo o tempo do mundo vou fazer-lhe uma proposta. Encontraremos uma vez por ms. Em cada encontro eu lhe mostro algum resumo de obras que li, retirados de uma relao de livros que pode aprofundar seus estudos e resolver algumas dvidas que porventura tiver. Concorda que seja assim? Rapidamente o aprendiz, com um sorriso nos lbios, respondeu: Claro que concordo. Para mim est timo. Que dia podemos comear, mestre? O mestre respondeu tambm sorrindo: Agora. Levantou-se, foi at o escritrio, e depois de vasculhar os guardados, voltou com alguns papis datilografados. Vou passar-lhe esses resumos. So uma seqncia de passos que dever seguir. Obviamente que voc, de imediato, no entender profundamente todos eles, mas dever tentar segui-los risca, no que puder. medida que seus conhecimentos forem aumentando ir entendendo com mais profundidade, naturalmente. Eis aqui os resumos - disse o mestre e passou-os ao aprendiz. Primeiro esse de regras fundamentais da abertura (que voc j deve ter visto, mas que no custa nada repetir):

Regras fundamentais na abertura


1- Abra o jogo com 1.e4 (deixe para uma outra fase 1.d4, ou qualquer outra). 2- Faa um ou dois movimentos com pees na abertura, no mais. 3- Jogue para obter o domnio do centro. 4- No saia com a dama muito cedo. 5- Faa o roque o quanto antes, de preferncia o do flanco do rei (pequeno roque).

Estratgia geral
1. preciso desenvolver rapidamente todas as peas. - No convm jogar duas vezes a mesma pea durante a abertura. - No se deve bloquear o desenvolvimento das prprias peas. Se no for possvel impedi-lo, pelo menos que seja durante o menor tempo possvel. - Quanto possvel, todo bom lance de desenvolvimento deve encerrar alguma ameaa.

2. imprudente o desenvolvimento prematuro da dama. - Na abertura, no se deve fazer mais do que um lance com a dama, a fim de cooperar com o desenvolvimento geral das peas. 3. fundamental o domnio do centro. - O domnio do centro, que a base do xadrez nas aberturas, tambm o segredo de sua tcnica durante a maior parte da partida. 4. O ganho de tempo uma vantagem importante. - Xeque desnecessrio uma perda de tempo, que favorece o adversrio. - Constitui perda de tempo aceitar uma troca de peas com o adversrio, se a sua pea tiver executado mais movimentos do que a dele, na abertura, principalmente. 5. Os pees so a verdadeira base de toda a estratgia do xadrez e mesmo da teoria das aberturas. - A ao dos pees ser tanto mais eficiente quanto menor for o nmero de grupos em que eles estiverem divididos. - Os pees em ziguezague so um absurdo estratgico. Mas agrup-los dois a dois perfeitamente aceitvel. - preciso meditar profundamente antes de avanar um peo quinta fila. - Evite os pees dobrados, isolados, ou atrasados. Os pees dobrados so aceitveis s nas quatro colunas centrais. Pees dobrados na coluna da torre um absurdo. - Fixar um peo isolado adversrio (por exemplo, colocando-se um cavalo sua frente) s vezes ainda mais forte do que captur-lo. 6. No se deve realizar uma troca sem que haja para isso uma boa razo. - Quando se tem vantagem material deve-se trocar as peas, sobretudo as damas. - O bispo melhor do que o cavalo em todas as posies, menos nas bloqueadas. O Mestre esperou que o aprendiz lesse as regras. Depois completou: Veja agora os "passos" de que lhe fale O final de torre sem dvida a parte mais extensa e importante da teoria dos finais . Para se ter uma idia de sua freqncia, basta dizer que 40% das partidas chegam fase final, 60% so de torres e pees. Esses finais apresentam-se freqentemente na prtica, a razo por isso acontecer muito simples: as torres so as peas que geralmente entram em jogo mais tarde, aps varias peas j terem sido trocadas. Os finais de torres so cheios de recursos, portanto, inmeros so os finais teoricamente ganhos e outros empatados e numerosas so as regras e excees no resultado dos finais de torres e pees que iremos estudar agora :

Torre e peo x peo Regra bsica Se o rei (do lado mais fraco) puder alcanar a casa de promoo do peo ,a partida estar empatada, caso contrrio estar perdida. Esta regra no de aplicao absoluta, em virtude de haver numerosas excees, mas sem dvida de grande auxlio para a maioria dos casos. Rei na casa de promoo Na maioria das vezes h empate, que pode ser demonstrado pela clssica posio estudada pelo mais forte dos mestres franceses do sc. XVIII, o genial Philidor.

Das könnte Ihnen auch gefallen