Sie sind auf Seite 1von 9

1

Mdulo 1 O ambiente escolar

Apresentao do Mdulo Os fatos frequentemente

divulgados na mdia reforam a necessidade de conhecimento do ambiente escolar. Mais do que conhecer, preciso criar

mecanismos de interao entre seus integrantes, visando

adoo de medidas efetivas para preveno das diversas formas de violncia.


Fonte: Acervo do Batalho Escolar - PM DF.

Neste mdulo voc conhecer o ambiente escolar, tendo condies de identificar seus principais integrantes e de contribuir para aes de preveno e enfrentamento da violncia que o envolve.

Objetivos do Mdulo Ao final do estudo deste mdulo, voc ser capaz de: Caracterizar o ambiente escolar; Enumerar pontos sensveis no ambiente escolar; Identificar formas para sua proteo e preservao;

Ter conscincia de que a preservao do ambiente escolar contribui para o aumento da sensao de segurana da comunidade escolar e para a manuteno de uma cultura de paz nas escolas.

Estrutura do Mdulo

Este mdulo est organizado da seguinte forma: Aula 1 O que ambiente escolar e por que ele deve ser protegido? Aula 2 Quem faz parte do ambiente escolar? Aula 3 Pontos sensveis da segurana no ambiente escolar

Aula 1 O que ambiente escolar e por que ele deve ser protegido? 1.1. Uma breve definio O ambiente escolar ... A vibrante interao da criana, professor, currculo, ambiente, famlia e comunidade. um microcosmo do universo: o espao fsico delimita o mundo; o sistema escolar e sua organizao revelam a sociedade; as pessoas envolvidas na experincia de aprendizado formam a populao. (Taylor & Vlastos, 1983).
Fonte: Acervo do Batalho Escolar PM DF.

Importante! Sob esta tica, possvel inferir que o ambiente escolar possui uma amplitude muito maior do que aquela dada por uma viso estrutural circunscrita intramuros. Ela envolve tambm a viso relacional que ultrapassa o espao fsico da escola, incluindo a comunidade vizinha e os rgos que atuam diretamente na segurana escolar.

1.2. Por que a escola deve ser protegida? A escola um dos principais agentes socializadores, sendo responsvel no apenas pela difuso de conhecimentos, mas pela transmisso dos valores de uma cultura entre geraes (Martin- Bar, 1992). O ambiente escolar o caminho que a sociedade percorre para crescer e exercer a sua cidadania.

Aula 2 Composio do ambiente escolar O ambiente escolar deve favorecer ao aprend izado. Conhecer sua composio e as formas de interao condio necessria para o desenvolvimento da educao. A seguir voc estudar cada componente desse mundo fantstico que a escola. 2.1. Que m faz parte do ambiente escolar?

O corpo docente Relativo a professores, que ensina . constitudo pelo conjunto de professores devidamente habilitados, selecionados e contratados por uma instituio de ensino, conforme legislao em vigor.

O corpo discente Relativo a alunos, que aprendem. Fazem parte do corpo discente os alunos regularmente matriculados num estabelecimento de ensino.
Fonte: Acervo do Batalho Escolar PM DF.

Crianas e adolescentes Considera-se criana, para os efeitos da Lei 8069/2008 Estatuto da Criana e do adolescente (ECA) , a pessoa at doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade (art. 2).

Jovens e adultos Segundo o artigo 37 da Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional (Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996), a educao de jovens e adultos destina-se queles que no tiveram acesso ou continuidade de estudos no Ensino Fundamental e Mdio em idade apropriada. O corpo administrativo Composto pelos demais servidores, incluindo os de segurana da escola.

Fonte: Acervo do Batalho Escolar PM DF.

Aula 3 Pontos sensveis segurana no ambiente escolar

A existncia de pontos sensveis segurana fator preocupante no ambiente escolar. Reconhecer tais pontos, bem como adotar providncias para neutraliz- los ou minimizlos, obrigao de toda a comunidade escolar. Fatores como falta de iluminao, mato alto, rvores sem poda, depsito de lixo nas proximidades do estabelecimento de ensino, muros e cercas danificadas, enfim, a ausncia de infraestrutura e saneamento bsico no s podem corroborar a propagao de doenas infectocontagiosas, como tambm servir de elementos facilitadores da ao de meliantes ou pessoas mal- intencionadas. Importante! Atuando de modo no verbal, por sua vez, o meio fsico tem impacto direto e simblico sobre seus ocupantes, facilitando e/ou inibindo comportamentos. A comunidade deve zelar para que o seu ambiente escolar esteja sempre seguro e limpo. No se deve conviver com estruturas danificadas, pois com o tempo pode haver aceitao coletiva de normalidade de um dano ou da ausncia de investimento estatal. necessrio o empenho de todos para a melhoria do ambiente escolar (conscientizao da comunidade para a preservao e cobrana das autoridades competentes para a implementao das polticas pblicas adequadas e necessrias). Refletindo sobre a questo Muitas vezes estamos cercados por pontos sensveis segurana no ambiente escolar, mas, absorvidos pela rotina do dia a dia, no os percebemos. Essa atividade de reflexo possibilitar que, por meio de fotos
1

previamente selecionadas, voc exercite seu o lhar para

Acessar Conjunto de Fotos de 09 a 14 nos Anexos

perceber esses pontos. Ao mesmo tempo, o texto A teoria das janelas quebradas condies para que voc reflita sobre a relao ambiente e segurana escolar.

criar

Finalizando... Caro aluno, neste mdulo voc estudou que: O ambiente escolar composto pela parte fsica e pelas pessoas que o circundam, tendo como composio bsica: o corpo docente, o corpo discente e o corpo administrativo; importante eliminar os pontos sensveis para a manuteno de uma escola segura e que a segurana escolar de responsabilidade de toda a sociedade, ressaltando-se que ela no feita somente com a presena fsica do policial na porta da escola. A segurana da escola , sobretudo, um somatrio de esforos da comunidade escolar, conforme voc observou na teoria das janelas quebradas (broken windows theory); Ao se constatar um problema, seja ele estrutural ou no, deve m-se adotar providncias para que um ato aparentemente pequeno no se transforme em um problema maior, s vezes irremedivel; Segundo Vygotsky (apud DAVIS e OLIVEIRA, 1993, p.56): o ser humano cresce num ambiente social e a interao com outras pessoas essencial ao seu desenvolvimento. Assim, possvel inferir que, para haver ensino e aprendizagem, fazem-se necessrios segurana e desafios. Isso para que ambos, docente e discente, tenham prazer de experimentar o sentimento de pertencimento e para que haja trocas mtuas com possibilidade de desenvolver suas potencialidades.

Acessar http://www.portaldafamilia.org/artigos/artigo361.shtml

Exerccios 1. Leia o poema A escola 3 , atribudo a Paulo Freire, reflita e responda: Em sua opinio, por que o ambiente escolar deve ser protegido? 2. Analise novamente as fotos e leia o texto A teoria das janelas quebradas . Depois, e screva cinco situaes que tornam vulnerveis a segurana escolar (utilizar o bloco de notas). 3. Com base no que voc estudou na aula 1, marque V ou F quando julgar que as afirmaes so verdadeiras ou falsas, respectivamente. ( ) A escola lugar de educao; no tem nada haver com socializao ou transmisso dos valores de uma cultura entre geraes isso papel exclusivo da mdia e do governo. ( ) O importante na escola estudar (alunos) e trabalhar (profissionais ). O que existir alm disso pura imaginao de mentes ociosas. ( ) O exerccio da cidadania pode e deve ser fortalecido no ambiente escolar. ( ) Mais do que base fsica a partir de e por meio da qual a pessoa recebe informaes (visuais, tteis, trmicas, auditivas e/ou olfativas- gustativas), o ambiente um agente continuamente presente na vivncia humana. 4. Com base no que voc estudou na aula 2, marque V ou F quando julgar que as afirmaes so verdadeiras ou falsas, respectivamente. ( ) O ambiente escolar representa uma parte do universo das pessoas que nele convivem. Neste ambiente h fortes influncias sobre a vida dessas pessoas. ( ) Um dos fatores que apresentam grau considervel de interferncia na aprendizagem a qualidade do relacionamento que os escolares mantm com seus pares.

Acessar http://www.youtube.com/watch?v=A0T9xOAcDMw

( ) A relao aluno(a)/aluno(a) no vai alm da importncia para a aprendizagem em si, possuindo valor educativo que contribui muito pouco para a socializao da criana. 5. Com base no que foi estudado na aula 3, marque V ou F quando julgar que as afirmaes so verdadeiras ou falsas, respectivamente. ( ) As pessoas envolvidas na experincia de aprendizado necessitam de um ambiente seguro e saudvel para poder desempenhar suas atividades. ( ) Atuando de modo no verbal, por sua vez, o meio fsico tem impacto direto e simblico sobre seus ocupantes, facilitando e/ou inibindo comportamentos. ( ) A m conservao das estruturas escolares no um fator relevante para a segurana escolar; afinal o que se deve preservar so as pessoas e no as construes. ( ) De acordo com os autores da teoria das janelas quebradas (broken windows theory), caso se quebre uma janela de um edifcio e no haja imediato conserto, logo todas as outras sero quebradas. Algo semelhante ocorre com a delinquncia no ambiente escolar. Gabarito 1 - R. Protegendo o ambiente escolar, possibilita-se que haja a promoo de uma cultura de segurana, bem-estar e paz nas escolas. 2 - R. 1. Ausncia de muros adequados; 2. Deficincia ou ausncia de saneamento bsico; 3. Iluminao pblica deficiente ou ausente; 4. Pichaes nos muros ou na escola; 5. Existncia de sujeira no ambiente escolar, etc. 3 F - F - V- V 4V- V- F 5V- V- F- V

Das könnte Ihnen auch gefallen