Sie sind auf Seite 1von 7

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

1 Srie Comportamento Organizacional

Gesto Pblica

A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do bimestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA

Rita das Graas Cndido Cavicioli


Faculdades Anhanguera Mato

Comportamento Organizacional - 1 Srie - ! .

Pg. 2 de 2

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir. Desenvolver expresso e comunicao compatveis com o exerccio profissional, inclusive nos processos de negociao e nas comunicaes interpessoais ou intergrupais. Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produo, compreendendo sua posio e funo na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento. Ter iniciativa, criatividade, determinao, vontade poltica e administrativa, vontade de aprender, abertura s mudanas e conscincia da qualidade e das implicaes ticas do seu exerccio profissional. Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e das experincias cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuao profissional, e analisar diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptvel.

Produo Acadmica

Confeco de relatrios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas etapas descritas. Construo de quadros comparativos. Elaborao de relatrio final.

Participao
Para a realizao desta ATPS, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de at cinco participantes, sob a orientao do tutor presencial, e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao mesmo, que far o acompanhamento das atividades nos encontros presenciais. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas.

Padronizao
ABNT1, O material a ser produzido neste desafio deve ser estruturado de acordo com as normas da com o seguinte padro: em pginas com formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor de Ensino a Distncia (EAD) da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Rita das Graas Cndido Cavicioli

Comportamento Organizacional - 1 Srie - ! .

Pg. 3 de 3

DESAFIO
A equipe produzir um relatrio, a partir das instrues dadas nas etapas, abordando o conceito de Comportamento Organizacional (CO), enfatizando as dimenses que interferem nas relaes dentro das organizaes. Assim, voc compreender e ampliar seu conhecimento sobre as dimenses de Comportamento Organizacional sob o ponto de vista de diversos autores.

Objetivo do Desafio
Produo de relatrio elaborado a partir das etapas da ATPS.

ETAPA 1
Esta atividade importante para que voc defina o conceito de Comportamento Organizacional (CO), compreenda o contexto em que ele se apresenta, entenda suas dimenses e verifique o que as organizaes esto fazendo para efetivar as dimenses do CO. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Elaborar uma definio de CO. Para tanto, ler o texto indicado a seguir:

SAMPAIO, Karla. Comportamento Organizacional: Princpios. Disponvel em: <http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/comportamentoorganizacionalprincipios/13911/>. Acesso em: 19 set. 2012.

Passo 2 (Equipe) Utilizando livros disponveis na biblioteca do Polo de Apoio Presencial: escolher dois autores que abordem a temtica e fazer uma comparao entre suas definies de CO. Construir um quadro comparativo entre sistemas abertos e fechados de CO e indicar a fonte de pesquisa. Passo 3 (Equipe) Organizar as informaes dos Passos 1 e 2, em arquivo nico de formato .doc, para compor o Captulo 1 do desenvolvimento do relatrio. Reserv-lo para integrar o trabalho final na Etapa 4.

ETAPA 2
Esta atividade importante para que voc analise a velocidade e os efeitos das mudanas nas organizaes. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Rita das Graas Cndido Cavicioli

Comportamento Organizacional - 1 Srie - ! .

Pg. 4 de 4

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Elaborar uma pesquisa sobre o conceito de Inovao e aplic-la a vinte pessoas em diferentes faixas etrias (podem ser indivduos que faam parte do quadro de colaboradores da organizao de um dos membros da equipe). Relatar as respostas no desenvolvimento do relatrio. Passo 2 (Equipe) Descrever o efeito da inovao para as organizaes, a partir do resultado apresentado no passo anterior. Passo 3 (Equipe) Pesquisar, em livros disponveis na biblioteca do Polo de Apoio Presencial, e considerar as informaes sobre inovao tecnolgica do artigo indicado a seguir:

Faltam condies para inovao tecnolgica nas empresas brasileiras. Disponvel em: <http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=0101750705 18>. Acesso em: 19 set. 2012.

Passo 4 (Equipe) Organizar, em arquivo nico de formato .doc: as informaes dos Passos 1 e 3, para compor o Captulo 2 do desenvolvimento do relatrio; e a descrio do Passo 2, para iniciar o texto da Concluso. Reservar esse arquivo para compor o trabalho final na Etapa 4.

ETAPA 3
Esta atividade importante para que voc identifique as principais caractersticas de uma equipe, os estilos de atuao e a relevncia da liderana para as organizaes. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Individual) Fazer uma relao entre a imagem apresentada a seguir (Figura 1) e as informaes obtidas a partir da leitura do texto:

Trabalho em equipe: Uma Vantagem Competitiva. Disponvel em: <http://www.supertextos.com/texto/Trabalho_Em_Equipe_Uma_Vantagem_Com petitiva/4484>. Acesso em: 19 set. 2012.

Rita das Graas Cndido Cavicioli

Comportamento Organizacional - 1 Srie - ! .

Pg. 5 de 5

Figura 1 - Trabalho em equipe


Fonte: <http://www.osvigaristas.com.br/imagens/trabalho-em-equipe-3493.jpg>. Acesso em: 15 out. 2012

Passo 2 (Equipe) Analisar quais fatores geram o fracasso no mbito da liderana segundo os referenciais apontados no texto:

A liderana no ambiente de trabalho: por que fracassam os planos de mudana? Disponvel em: <http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Artigo/4430/alideranca-no-ambiente-de-trabalhopor-que-fracassam-os-planos-demudanca.html>. Acesso em: 19 set. 2012.

Passo 3 (Equipe) Organizar, em arquivo nico de formato .doc: a relao do Passo 1, para estruturar o Captulo 3 do desenvolvimento do relatrio; e a anlise do Passo 2, para fazer parte da Concluso. Reservar esse arquivo para compor o trabalho final na Etapa 4.

ETAPA 4
Esta atividade importante para que voc entenda as concepes de eficincia e eficcia, e a relevncia da comunicao para o contexto organizacional. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Definir Percepo e Comunicao e relacionar os conceitos arte de administrar. Tenha como base os textos a seguir indicados, sobre Percepo e Comunicao:

Leis da Percepo. Disponvel em: <http://www.notapositiva.com/trab_professores/textos_apoio/psicologia/leisper

Rita das Graas Cndido Cavicioli

Comportamento Organizacional - 1 Srie - ! .

Pg. 6 de 6

cepcao.htm>. Acesso em: 19 set. 2012.

Comunicao empresarial versus comunicao organizacional: novos desafios tericos. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/rap/v40n6/10.pdf>. Acesso em: 19 set. 2012. Elementos da Comunicao e suas formas de planejamento. Disponvel em: <http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/anudo/article/view/1594/754>. Acesso em: 19 set. 2012.

Passo 2 (Equipe) Estruturar, em arquivo nico de formato .doc, as informaes do Passo 1, elaborando o Captulo 4 do desenvolvimento do relatrio. Passo 3 (Equipe) Reler as etapas anteriores e as informaes sobre CO/Eficincia/Eficcia e estruturar a Introduo do relatrio. Sites sugeridos para pesquisa

Eficincia e Eficcia: conceitos distintos, porm interligados. Disponvel em: <http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/eficiencia-eeficaciaconceitos-distintos-porem-interligados/11978/>. Acesso em: 19 set. 2012. Comportamento Organizacional. Disponvel em: <http://www.webartigos.com/articles/44374/1/ComportamentoOrganizacional/pagina1.html>. Acesso em: 19 set. 2012.

Passo 4 (Equipe) 1 2 Considerar as informaes e interpretaes dos conceitos desenvolvidos em todas as etapas e finalizar a Concluso do relatrio. Organizar todas as peas do relatrio, em arquivo nico de formato .doc, com sete a dez pginas, observando o item Padronizao desta ATPS. A estrutura do arquivo final ser:

Introduo. Captulo 1. Captulo 2. Captulo 3. Captulo 4. Concluso. Referncias bibliogrficas.

Postar o Relatrio finalizado individualmente no ambiente virtual, para a avaliao e validao da nota pelo tutor a distncia, em arquivo nico, com extenso .doc.

Rita das Graas Cndido Cavicioli

Comportamento Organizacional - 1 Srie - ! .

Pg. 7 de 7

Livro-Texto da Disciplina
CARAVANTES, Geraldo. Comunicao e Comportamento Organizacional. AGE, 2008.

Critrios de Avaliao

Cumprimento das etapas da ATPS. Clareza na apresentao dos temas ligados ao Comportamento Organizacional. Utilizao de bibliografia sugerida. Estrutura do trabalho.

Rita das Graas Cndido Cavicioli

Das könnte Ihnen auch gefallen