Sie sind auf Seite 1von 10

1

DIREITO ADMINISTRATIVO.

MAS, QUE DIREITO ADMINISTRATIVO? Segdo. Jos Cretetella Jr. o ramo do direito Pblico Interno que regula a atividade das pessoas jurdicas pblicas e a instituio de meios relativos ao dessas pessoas. Para Hely Lopes Meirelles: o dir. adm. sintetiza-se no conjunto harmnico de princpios jurdicos que regem as atividades pblicas tendentes a realizar concreta, direta e imediatamente os fins desejados pelo Estado.

ADMINISTRAO PBLICA: ART. 37 CF Princpios constitucionais da administrao pblica:1

importante ressaltar que as atividades desenvolvidas pela Administrao Pblica, devido sua especificidade, devem se pautar pela observncia das normas legais, bem como pelos princpios que a norteiam.

No se deve esquecer, que o dinheiro despendido pelos atos do administrador pblico, no lhe pertence, mas sim a toda sociedade.

Desta forma, o controle da legalidade e validade de seus atos, torna-se imprescindvel e obrigatrio. E neste sentido, ao Administrador cabe conhecer e aplicar os princpios que regem as relaes pblicas. A palavra princpio geralmente nos d a idia de comeo, incio.

No estudo do Direito no h como ser diferente.

Todas as Leis e normas jurdicas existentes no pas observaram, ou melhor, observam


1

DISPONVEL EM: http://www.jurisway.org.br/v2/cursosentrar.asp?id_curso=488 ACESSO EM 12 MAIO 2013.

algumas "premissas" ao serem criadas, ou seja, todas as Leis tiveram como base ou justificativa, determinado princpio. A definio mais aceita pela doutrina a do Prof. CRETELLA JR.:

"Princpio uma proposio que se coloca na base da cincia, informando-a."

A definio dada pelo Prof. Miguel Reale tambm se mostra bem oportuna:

"...princpios so verdades fundantes de um sistema de conhecimento, como tais admitidas, por serem evidentes ou por terem sido comprovadas, mas tambm por motivos de ordem prtica de carter operacional, isto , como pressupostos exigidos pelas necessidades da pesquisa e da prxis" notrio que os princpios representam a base fundamental e filosfica de todo ordenamento jurdico.

Tal como um alicerce, os princpios funcionam como que um modelo direcionador, do qual se irradia todas as normas jurdicas.

Inclusive, o professor Celso Antnio Bandeira de Mello, j h muito, ressaltava a importncia dos princpios.

" Princpio - j averbamos alhures - , por definio, mandamento nuclear de um sistema, verdadeiro alicerce dele, disposio que se irradia sobre diferentes normas, compondo-lhes o esprito e servindo de critrio para sua exata compreenso e inteligncia exatamente por definir a lgica e a racionalidade do sistema normativo, no que lhe confere a tnica e lhe d sentido harmnico. do conhecimento dos princpios que preside a inteleco das diferentes partes componentes do todo unitrio que h por nome sistema jurdico positivo". Os principais princpios da Administrao pblica derivam, sobretudo, de disposies contidas na Constituio Federal.

So os princpios da legalidade, moralidade, impessoalidade e publicidade e da eficincia, conforme dispe o seu artigo 37 CF.

CAPTULO VII- DA ADMINISTRAO PBLICA SEO I - DISPOSIES GERAIS "....Art. 37 - A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte:" No retirando a importncia dos outros princpios da Administrao pblica, o princpio da legalidade tido como o mais importante, na viso da maioria dos doutrinadores.

que em se tratando da Administrao pblica, a obrigatoriedade da observncia do princpio da legalidade rgida e neste sentido, todos os atos dos agentes pblicos devem guardar estreita sintonia com a lei, no havendo possibilidade e nem liberdade para que o agente pblico possa manifestar a sua vontade pessoal, contrariando a lei, sob pena de invalidade do ato e responsabilizao do agente responsvel.

Assim, a eficcia do ato administrativo condicionada a observncia da norma legal. Inspirado pela Declarao Universal dos direitos do Homem e do Cidado/1789, o princpio da legalidade encontra-se arraigaido em nosso ordenamento jurdico, inserido dentre os direitos e garantias fundamentais do cidado, no artigo 5 da Constituio Federal.

Constituio Federal Artigo 5... II - ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei; Nas palavras do Ilmo. Professor Hely Lopes Meirelles, o princpio da legalidade pode ser definido como: ... "... A legalidade, como princpio da administrao (CF,art.37, caput), significa que o administrador pblico est, em toda a sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei e s exigncias do bem comum, e deles no pode se afastar ou desviar, sob pena de praticar ato invlido e expor-se a responsabilidade disciplinar, civil e criminal, conforme o caso.

Desta forma, como j supra mencionado, a eficcia do ato administrativo condicionada a observncia da norma legal, no havendo possibilidade e nem liberdade para que o agente pblico possa manifestar a sua vontade pessoal O princpio da impessoalidade preconiza que o administrador pblico deve sempre agir como o objetivo de atender o interesse coletivo. que vedado ao agente pblico atender interesses particulares ou pessoais, quando da realizao de seus atos. Na realidade, este princpio se consubstancia na correta observncia da finalidade do ato administrativo, que ser o atendimento do interesse coletivo, sempre visando o bem social. Neste sentido ilegal qualquer ato do administrador pblico que tenha como objetivo o favorecimento de "certo grupo de pessoas". Da mesma forma, igualmente ilegal, qualquer ato do agente pblico que tenha o objetivo de discriminar ou prejudicar certo grupo de pessoas. O governo, por exemplo, no pode pautar seus atos ao atendimento dos projetos e interesses dos deputados de sua base aliada, em detrimento dos projetos dos deputados da "oposio", uma vez que os atos do administrador pblico devem sempre visar o interesse pblico. O princpio da impessoalidade preconiza que o administrador pblico deve sempre agir como o objetivo de atender o interesse coletivo. Inicialmente, torna-se importante ressaltar que o princpio da moralidade diz respeito ao conceito de moral jurdica e no, ao conceito de moral comum. que em algumas hipteses, existem alguns atos do administrador que podem ir de encontro com a moral comum, mas, todavia, serem perfeitamente vlidos, uma vez que obedecem a moral jurdica. O princpio da moralidade deve ser entendido como a obrigao que o administrador pblico tem de pautar sua conduta em estreita observncia da lei e das regras constantes em regulamentos e cdigos de tica da prpria Administrao pblica. Ou seja, o princpio da moralidade deve ser entendido como o conjunto de regras que devem ser seguidas pelo administrador pblico, tendo em vista critrios ticos, estreitamente ligados ideia do bem e da honestidade na administrao dos bens pblicos. importante ressaltar, todavia, que no h como negar que os fundamentos

instituidores da moral jurdica, certamente derivam da moral comum, vez que a moral jurdica guarda estreita sintonia com a lei. Trata-se de uma exigncia constitucional que tem como principal objetivo tornar transparente os atos do administrador publico para a sociedade. Muitos doutrinadores dizem que o princpio da publicidade se resume na divulgao oficial dos atos dos administradores pblicos. No concordamos plenamente com esta afirmativa, tendo em vista que o princpio da publicidade muito mais amplo que isso. Na realidade, o princpio da publicidade encontra aplicao ampla em todos os poderes, ou seja, legislativo, executivo e judicirio. Em se tratando do poder judicirio, por exemplo, o princpio publicidade pode ser verificado no fato das audincias judiciais serem pblicas e seu acesso liberado a qualquer pessoa da sociedade, excetuado, os casos em que o interesse social ou pblico, disponha de forma contrria, como no caso das audincias ocorridas na vara de famlia. Como exemplo da aplicao do princpio da publicidade no poder executivo, deve-se ressaltar a obrigao de divulgao dos atos do administrador pblico no rgo oficial. Esta obrigao tambm se encontra presente nos outros poderes da unio e reside no fato de que a divulgao oficial destes atos, ou seja, a publicao do ato no dirio oficial da Unio, por exemplo, constitui requisito indispensvel validade do ato. importante ressaltar que alm de tornar o ato do administrador pblico transparente para a sociedade, o princpio da publicidade tambm, objetiva "dar a oportunidade" para que os rgos responsveis pela fiscalizao e controle possam tomar conhecimentos destes atos e impugn-los se for o caso. O princpio da eficincia foi inserido como princpio constitucional a ser seguido pela Administrao Pblica por fora da Emenda Constitucional 19 no ano de 1998. Na realidade, nos dias atuais, a excelncia na prestao de um servio, tornou-se um requisito indispensvel a ser seguido por todo e qualquer administrador, seja do setor privado, seja do setor pblico. Em se tratando da Administrao pblica, que trata de bens de toda a sociedade, no h como ser diferente. Desta forma, a eficincia na prestao dos servios pblicos tornou-se regra indissocivel ao administrador pblico. Ou seja, o administrador pblico ao prestar seus servios deve sempre observar aquela mxima, "a prestao do servio pblico deve sempre ter como objetivo e parmetro, a
5

seguinte equao: o maior resultado possvel, mediante o menor dispndio econmico". Trata-se, na realidade, da observncia da regra do custo/benefcio. importante ressalta que o princpio da eficincia Tambm preleciona que o administrador pblico sempre dever prestar seus servios no momento oportuno, ou seja, a prestao do servio pela Administrao pblica no pode ser tardia.

ALGUNS PRINCPIOS DOUTRINRIOS

1-INDISPONIBILIDADE: a administrao no pode transigir, ou deixar de aplicar a lei, seno nos casos expressamente permitidos. Nem dispor de bens, verbas ou interesses fora dos estritos limites legais. 2-CONTINUIDADE: os servios pblicos no podem parar, devendo manter-se sempre em funcionamento, dentro das formas e perodos prprios de prestao. 3-AUTOTUTELA: a administrao pode corrigir seus atos, revogando os irregulares ou inoportunos e anulando os ilegais, respeitados os direitos adquiridos e indenizando os prejudicados se for o caso. 4-MOTIVAO (fundamentao): os atos administrativos devem ser justificados expressamente, com a indicao de seus fundamentos de fato e de direito.

ATOS ADMINISTRATIVOS:

Os atos emanados dos diferentes poderes no exerccio de suas funes so atos jurdicos que recebem a denominao de leis conforme provenham do Poder Legislativo ou decises judiciais quando tm origem no Poder Judicirio. O exerccio da funo administrativa pelo Poder Executivo se d pela prtica de atos jurdicos denominados atos administrativos, os quais podem ser considerados como a ponte de ligao entre o Estado na funo administrativa e os administrados. O Estado para atingir seus objetivos utiliza-se dos atos administrativos para se manifestar, expressa ou tacitamente. Declara Cretella Junior2:

CRETELLA JUNIOR. Do ato administrativo. So Paulo: Jos Bushatsky, 1972. p. 17-18.

[...] o Poder Executivo faz sentir sua presena no mundo jurdico por meio do ato administrativo [...] O porta-voz do Poder Executivo o ato administrativo. A comunicao entre as pessoas jurdicas e os administrados se concretiza por meio dos atos administrativos. Os atos administrativos no possuem um conceito legal, tendo ficado a incumbncia de sua definio a cargo da doutrina. Como j afirmado todo e qualquer ato administrativo , antes de tudo, um ato jurdico definido como todo ato que tenha por objetivo imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar ou extinguir direitos. Pois bem, o ato administrativo possui todas estas caractersticas, mais a finalidade pblica que o caracteriza e distingue do ato jurdico como gnero. Observe-se que o ato administrativo no se confunde com o fato administrativo, pois como assinala Hely Lopes Meirelles3: [...] o ato administrativo tpico sempre manifestao volitiva da Administrao, no desempenho de suas funes de Poder Pblico, visando a produzir algum efeito jurdico, o que o distingue do fato administrativo, que, em si, atividade pblica material, desprovida de contedo de direito [...] o que convm fixar que o ato administrativo no se confunde com o fato administrativo, se bem que estejam intimamente relacionados, por ser este conseqncia daquele. O fato administrativo resulta sempre do ato administrativo que o determina.

Alguns conceitos de ato administrativo, segundo a doutrina. Hely Lopes Meirelles4 define: Ato administrativo toda manifestao unilateral de vontade da Administrao Pblica que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou impor obrigaes aos administrados ou a si prpria. Celso Antonio Bandeira de Mello5 o ato administrativo consiste em:
3 4

MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo Brasileiro. 33 ed. So Paulo: Malheiros, 2007. p. 150-151. MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo Brasileiro. 33 ed. So Paulo: Malheiros, 2007. p. 150.

[...] declarao unilateral do Estado no exerccio de prerrogativas pblicas, manifestada mediante comandos

concretos complementares da lei (ou, excepcionalmente, da prpria Constituio, a de modo plenamente vinculado) expedidos a ttulo de lhe dar cumprimento e sujeitos a controle de legitimidade por rgo jurisdicional. Cretella Junior6 conceitua o ato administrativo como: [...] manifestao da vontade do Estado, por seus

representantes, no exerccio regular de suas funes, ou por qualquer pessoa que detenha, nas mos, frao de poder reconhecido pelo Estado, que tem por finalidade imediata criar, reconhecer, modificar, resguardar ou extinguir situaes jurdicas subjetivas, em matria administrativa. Afirma Maria Sylvia Zanella Di Pietro7 que o ato administrativo consiste em [...] declarao do Estado ou de quem o represente, que produz efeitos jurdicos imediatos, com observncia da lei, sob regime jurdico de direito pblico, e sujeita a controle pelo Poder Judicirio. Rgis Fernandes de Oliveira 8 assevera: [...] pode-se definir o ato administrativo como declarao unilateral do Estado, ou de quem faa suas vezes, no exerccio da funo administrativa, que produza efeitos jurdicos individuais e imediatos. Odete Medauar9:
5

MELLO, Celso Antonio Bandeira de. Curso de direito administrativo. 23 ed. rev. e atual. at a Emenda Constitucional 53, de 19.12.2006. So Paulo: Malheiros, 2007. p. 372. 6 CRETELLA JUNIOR. Do ato administrativo. So Paulo: Jos Bushatsky, 1972. p. 32. 7 DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito administrativo. 20 ed. So Paulo: Atlas, 2007. p. 181. 8 OLIVEIRA, Rgis Fernandes de. Ato administrativo. 4 ed., rev., atual. e ampl. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2001, p. 56-57. 9 MEDAUAR, Odete. Direito administrativo moderno. 11 ed. rev. e atual. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2007. p. 133. A autora faz o seguinte comentrio: Em muitos conceitos de ato administrativo aparece a locuo manifestao de vontade do Estado, pois o direito civil a utiliza para definir o ato e o negcio jurdico nas relaes entre particulares. O uso desses termos poderia levar idia de vontade como ator subjetivo. Na verdade, as decises administrativas no so tomadas sob um enfoque particularizado, para produzir efeitos sobretudo entre partes; uma das caractersticas das decises administrativas encontra-se na avaliao mais ampla dos interesses em confronto e no sentido de efeitos no todo, mesmo naquelas que, aparentemente, repercutem em mbito restrito. Hoje se deve entender a vontade, que se exprime no ato ad ministrativo, no como um fato psquico, de carter subjetivo, mas como um momento objetivo. uma das conseqncias do princpio da impessoalidade que norteia as atividades da Administrao brasileira (art. 37, caput, da CF).

O ato administrativo constitui, assim, um dos modos de expresso das decises tomadas por rgos e autoridades da Administrao Pblica, que produz efeitos jurdicos, em especial no sentido de reconhecer, modificar, extinguir direitos ou impor restries e obrigaes, com observncia da legalidade.

REQUISITOS DOS ATOS ADMINISTRATIVOS:

1-GERAIS (COMUNS A TODOS OS ATOS JURIDICOS): AGENTE CAPAZ, OBJETO LCITO E FORMA PRESCRITA OU NO DEFESA EM LEI.

2-ESPECFICOS:COMPETNCIA, OBJETO, FORMA, FINALIDADE E OBJETO. 2.1-COMPETNCIA: atribuio legal do agente ou do rgo para a prtica do ato. 2.2-OBJETO: o contedo do ato. Ex.: imposio de uma multa, ou a regulamentao de uma feira livre. 2.3-FORMA: o modo como oato deve ser praticado. 2.4-FINALIDADE: o objetivo do ato, de acordo com a vontade da lei. 2.5-MOTIVO: o fato em virtude do qual agiu a administrao.

1-quanto posio da administrao: 1.a atos de gesto: a adm. age como se fosse um particular. (ex.: contrato de locao firmado pela adm.). 1.b atos de imprio ou de autoridade: so atos por meio dos quais a administrao se utiliza de sua supremacia sobre os particulares, como na desapropriao.

2-quanto liberdade de ao: 2.a atos vinculados, em que a lei observada rigidamente, sem possibilidade de escolha, como no lanamento tributrio p[ara a constituio do crdito tributrio pelo fiscal. 2.b atos discricionrios, em que o sujeito tem liberdade de agir dentro da prpria lei, que permite que faa mais de uma coisa, podendo escolhe-la. O ato discricionrio diz respeito apreciao subjetiva da Adm. Pb.
9

10

3-quanto sua formao: 3.a simples: so oriundos de um nico rgo. 3 b complexos: originrios de vrios rgos. 3 c compostos: quando provm de um rgo, mas dependem da fiscalizao de outro.

4-quanto ao contedo: 4.a constitutivos: criam uma situao jurdica, 4.b extintivos: terminam uma situao jurdica, 4.c modificativos: alteram uma situao jurdica, 4.d declaratrios: indicam a existncia ou inexistncia de certa relao, 4.e alienativos: implicam a transferncia de bens,

5- quanto eficcia: 5.a vlidos: por observarem a previso legal e serem oriundos da autoridade competente, 5.b nulos: quando contiverem defeitos que os invalidem.

10

Das könnte Ihnen auch gefallen