Sie sind auf Seite 1von 4

DRAGAGEM UM CAMINHO SEM VOLTA

INTRODUO

Em busca de abrigo, conforto e qualidade de vida, o homem passou a explorar os bens naturais. Em primeiro plano utilizou a madeira, depois, com novas formas de construo, mudou para a alvenaria utilizando os minerais aparentemente inesgotveis. Com a chegada de novas tecnologias, industrializao e modos de vida, como o individualismo e construes de grandes centros urbanos, a demanda por minerais, principalmente os de uso in natura na construo civil, passou a ser muito grande, tornando predatria a explorao mineral, ocasionando transformaes irreversveis nas paisagens. Em busca apenas do lucro direto, incentivadas pelo consumismo criado pelo capitalismo desenfreado durante muitos anos de explorao mineral ocorreu um acmulo de capital material em detrimento do capital natural. Apesar da importncia e necessidade da explorao mineral para o crescimento dos centros urbanos, no houve uma contrapartida com o desenvolvimento de uma poltica de explorao baseada na reabilitao ambiental. Inicialmente, a atividade s se preocupava com a extrao. A explorao mineral se tornou mais evidente a partir da Primeira Revoluo Industrial (final do sculo XVIII, incio do sculo XIX), quando a produo em massa intensificou a extrao de minrios para abastecer a crescente indstria. Com o crescimento populacional mundial houve a necessidade de retirar da natureza um volume cada vez maior desse tipo de recurso.

DESENVOLVIMENTO

O termo dragagem , por definio, a escavao ou remoo de solo ou rochas do fundo de rios, lagos, e outros corpos dgua atravs de equipamentos denominados draga, a qual , geralmente, uma embarcao ou plataforma flutuante equipada com mecanismos necessrios para se efetuar a remoo do solo. Os principais objetivos da dragagem so o aprofundamento e alargamento de canais em rios, portos e baas; a construo de diques e preparar fundaes para pontes e outras estruturas. O processo de dragagem tambm utilizado para a explorao de depsitos minerais, diamantes e recursos marinhos de valor comercial tais como alguns tipos de moluscos (Comptons Encyclopedia, 1998).

Os historiadores relatam que a dragagem uma arte muito antiga. Vestgios do trabalho humano envolvendo tcnicas primitivas de dragagem foram encontrados em muitos locais da Terra e trata-se de sinais que datam milhares de anos antes de Cristo. Em tais circunstncias, a embarcao era, provavelmente, uma canoa e o meio de escavao uma p manuseada por uma pessoa. Na Grcia antiga, eram construdos canais artificiais com fins de irrigao e tambm para unir corpos dgua, como o caso de traos encontrados indicando ter havido canais de diversas pocas da histria e que ligavam o Rio Nilo ao Mar Vermelho. Tambm, dados histricos relatam a construo do canal da Babilnia, construdo pelo Rei Nabucodonossor, e que unia os rio Tigre e Eufrates (Bray, 1997 e Comptons Encyclopedia, 1998). Evidentemente, o homem primitivo no dispunha de uma quantidade de energia mecnica suficientemente grande para que seu impacto sobre a natureza pudesse ultrapassar certos limites.

No decorrer da historia possvel notar, Que durante esse perodo no houve indcios de impactos ambientais, onde viviam harmonicamente com a natureza. Na Idade Mdia, a mo de obra era barata e no havia qualquer preocupao com produtividade. Em tal cenrio, as primeiras mquinas foram desenvolvidas exclusivamente para executar servios impossveis de serem realizados manualmente. Com a revoluo industrial e o surgimento do capitalismo, a degradao ambiental que j era evidente transformou-se em um grande negcio. Explorar gratuitamente uma natureza que at ento se considerava inesgotvel sempre foi lucrativo e muitas vezes louvvel. O que no era esperado que a grande provedora de matria prima chegasse exausto em menos de um sculo, cobrando de seus exploradores uma compensao imediata sob a pena dos mesmos promoverem sua prpria derrocada em funo da escassez de recursos naturais. Com o aumento das densidades das populaes humanas e se organizando em comunidades sociais, cada vez mais aperfeioadas, estas rapidamente dispuseram de um poder crescente medida que os seus recursos tcnicos se desenvolviam.

Para Karl Marx a natureza unidade complexa e dinmica, auto-organizada em seu prprio movimento contraditrio. Marx retrata que o ser humano parte desta relao eu - mundo, ou seja, no somos donos ou proprietrios da natureza fazemos parte de um todo. Marx descreve: [...] assim como a sociedade mesma produz o homem enquanto homem assim ela produzida por meio dele. A atividade (Ttigkeit) e a fruio,assim como o seu contedo, so tambm os modos de existncia segundo a atividade social e a fruio social. A essncia humana da natureza est, em primeiro lugar, para o homem social; pois primeiro aqui que ela existe para ele na condio de elo com o homem, na condio de existncia sua para o outro e do outro para ele; primeiro aqui que ela existe como fundamento da sua prpria existncia humana, assim como tambm na condio de elemento vital da efetividade humana. primeiro aqui que a sua existncia natural se lhe tornou a sua existncia humana e a natureza [se tornou] para ele o homem. Portanto, a sociedade a unidade essencial completada (vollendete) do homem com a natureza, a verdadeira ressurreio da natureza, o naturalismo realizado do homem e o humanismo da natureza levado a efeito (Marx, 2004: 106-107). Extrair recursos naturais no o problema, mas sim a falta de planejamento no processo de administrar a extrao. Com um planejamento de longo prazo, muitos impactos podem ser minimizados e at evitados. A gesto correta deve incluir o conhecimento do local, escolher a tecnologia mais adequada e o estabelecimento de medidas que controlem os danos causados ao meio ambiente. Em termos de interferncia no meio ambiente, sabe-se que em um dado momento da histria do homem sobre a Terra ele podia ser considerado um elemento natural da mesma maneira que qualquer espcie animal. Esta forma, pela qual possibilitou o ser humano a se perpetuar, est lentamente cedendo lugar ao imediatismo, ao modo fcil e despreocupado, pois se elegeu, involuntariamente, quem possa pensar por ele, ou seja, o homem no encontra mais barreiras a ser superada, a no ser, o estar na frente do outro, donde os fins justificam os meios. (Maquiavel) 2

Para onde quer que nos voltemos, reencontramos esse mesmo paradoxo lancinante: de um lado, o desenvolvimento contnuo de novos meios tcnico-cientficos potencialmente capazes de resolver as problemticas ecolgicas dominantes e determinar o reequilbrio das atividades socialmente teis para o planeta e, de outro lado, a incapacidade das foras sociais organizadas e das formaes subjetivas constitudas de se apropriar desses meios para torn-los operativos. (p.12)

Hoje o impacto visvel nos pases considerados 3 mundo. Levando em considerao qus todos os pases que se intitulam DESENVOLVIDOS, esgotaram todos os recursos naturais em seus territrios. Cabem aos pases subdesenvolvidos, produtores de alimentos e extratores de matria prima, como exemplo o Brasil, sustentar as necessidades e o patamar econmico de todo o globo. Um exemplo disso e a dragagem dos rios que cortam todo territrio brasileiro para a passagem de barcaas com o intuito unicamente de transportar a produo alimentcia e os minerais in natura. Sem termos a mnima preocupao que estamos destruindo todo um habitat aqutico. Os impactos ambientais associados ao processo de dragagem e despejo do material dragado podem ser caracterizados por apresentarem efeitos diretos sobre habitats e organismos, ou indiretos, atribudos a alteraes na qualidade da gua Distrbios fsicos, associados remoo e realocao de sedimentos, provocam a destruio de habitats bentnicos, aumentando a mortalidade destes organismos atravs de ferimentos causados por ao mecnica durante a dragagem, ou por asfixia conforme estes so sugados pela draga. (Kennish, 1994). Para que exista atividade econmica so necessrias duas coisas: seres humanos e recursos naturais. por este motivo que o Capitalismo Industrial desafia sua prpria lgica, pois destri sua maior fonte de capital. Essa fonte o capital natural, que fornece "servios de ecossistemas", como ciclos de alimentao, estabilidade climtica, composio atmosfrica e produtividade biolgica. No passado acreditava-se que o capital natural e o humano tinham pouco valor e a soluo capitalista para a degradao ambiental era apenas incluir valores monetrios ao capital natural, servindo apenas como um paliativo, pois h perdas irreparveis que no podem ser atribudos valor de mercado. A teoria do Capitalismo Natural demonstra o nascimento de uma nova economia, que valoriza todas as formas de capital, inclusive o humano e o natural. Com o tempo, a tendncia o capitalismo natural absorver o capitalismo industrial, assim como o capitalismo industrial absorveu a economia agrria. Unindo objetivos ecolgicos e econmicos, as empresas tero um resultado muito mais satisfatrio.

As atividades de dragagem no ficam restritas apenas na desobstruo e limpeza das vias navegveis, uma vez que, tambm, que visam extrao de pedras preciosas e extrao de agregados para construo civil.

Este processo de explorao feito pelo mtodo tradicional de dragagem utilizando-se a draga que consiste na aplicao de uma bomba de suco de areia de instalada em conjunto com um motor em uma balsa de chapa metlica, situado no meio. A suco feita diretamente no fundo do rio por tubos metlicos. Aps a suco a polpa (gua + areia) bombeada atravs de tubulaes metlicas at os depsitos a cu aberto (caixa de areia)

Entende-se com isso que o homem troca a necessidades do existir pela simples descoberta, abandonando o real significado do conhecimento para tal existncia. Portanto, daquilo que, verdadeiramente, pode ser dado como um avano tecnolgico , na verdade, um caminho inverso para a sua sustentabilidade. 3

No podemos fugir de tal realidade, torna-se necessrio procurar novos meios para compreender e possibilitar a continuidade da vida como hoje se conhece, sem, no entanto, transformar seres humanos vivos em zumbis das necessidades econmicas. Guatarri descreve: No futuro a questo no ser apenas a da defesa da natureza, mas a de uma ofensiva para reparar o pulmo amaznico, para fazer reflorescer o Saara. A criao de novas espcies vivas, vegetais e animais, est inelutavemente em nosso horizonte e torna urgente no apenas a adoo de uma tica ecosfica adaptada a esta situao, ao mesmo tempo terrificamente e fascinante, mas tambm de uma poltica focalizada no destino da humanidade.(p. 52) CONCLUSO

Segundo Guattari, somente uma articulao tico-poltica entre as trs ecologias (o meio-ambiente, as relaes sociais e a subjetividade humana) que poderia esclarecer tais questes. O que est em curso a forma de se viver sobre este planeta daqui para frente. A esta articulao d-se o nome de ecosofia, que a relao entre as trs ecologias: o meio-ambiente, as relaes sociais e a subjetividade humana. O aumento do conhecimento a respeito do comportamento dos contaminantes e composio dos sedimentos conseguido, quando h o monitoramento destes. Faz-se essencial classificao dos materiais que sero dragados, em funo de seu impacto sobre o meio ambiente.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

MARTINS,H.L., Histria da Evoluo da Dragagem, Monografia III Curso de Tecnologia de Dragagem, Rio de Janeiro, Brasil, 1974. OLIVEIRA.U.B.G. A Dragagem E Os Impactos Ao Meio Ambiente, Monografia curso de Tecnologia em Construo Naval da UEZO TORRES, R.J., Uma Anlise Preliminar dos Processos de Dragagem do Porto de Rio Grande, RS, Dissertao de Mestrado em Engenharia Ocenica, Fundao Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande, 190p., 2000. GUATTARI, Felix. As trs ecologias. Campinas: Papirus, 2006.

Das könnte Ihnen auch gefallen