Sie sind auf Seite 1von 15

ACSTICA

35
Nvel de rudo (dBA) 35 a 40 40 a 50 45 a 55 35 a 45 40 a 50 45 a 55 35 a 45 40 a 50 45 a 55 35 a 45 40 a 50 30 a 40 35 a 45 40 a 50 30 a 40 35 a 45 45 a 65 50 a 60 40 a 50 45 a 60

No Brasil, os critrios para medio e avaliao do rudo ambiental so estabelecidos pela ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas). A tabela 6.2 apresenta os limites de rudo mximo para cada tipo de ambiente das atividades humanas, medidos em dBA, contidos na NBR 10.152 (NB95) Nveis de Rudo para conforto acstico. Locais Hospitais Apartamentos, Enfermarias, Berrios, Centros Cirrgicos Laboratrios, reas para uso publico reas de servios, cozinhas, lavanderias Escolas Bibliotecas, Salas de msica, Salas de desenho Salas de aula, laboratrios reas de circulao Hotis Apartamentos Restaurantes, Salas de estar Portaria, Recepo, reas de circulao Residncias Dormitrios Salas de estar Auditrios Salas de concerto, Teatros Salas de conferencias, Cinemas, Salas de uso mltiplo Restaurantes Escritrios Salas de reunio Salas de gerencia, de projetos e de administrao Salas de computadores Salas de mecanografia Igrejas e Templos Esportes Pavilhes fechados, ginsios para atividades esportivas Tabela 6.2

A Organizao Mundial de Sade estabelece o nvel de 55 dBA como o nvel mdio de rudo dirio para uma pessoa viver confortavelmente. Rudos acima de 75 dBA provocam desconforto acstico com perda de inteligibilidade e de linguagem. A comunicao e a concentrao ficam prejudicadas, aparecem irritaes e a produtividade do trabalho cai. Pessoas submetidas freqentemente a nveis de rudo acima de 85 dBA sofrem perdas de audio irreversveis com graves conseqncias de sade. Trs so os instrumentos legais de avaliao dos nveis de rudo aceitveis pelas comunidades: A Resoluo CONAMA No 001 do Conselho Nacional do Meio Ambiente determina que os nveis de rudos superiores as estabelecidos na NBR 10.152 so prejudiciais sade e ao sossego pblico. A Norma NBR 10.151 define as condies exigveis para a aceitabilidade do rudo nas comunidades. As Leis Municipais criadas pelas cmaras de vereadores dos municpios compatveis com a Resoluo CONAMA No 001.
Verso 2.4 nov/2011 Autor: Prof. Uvermar Sidney Nince Eng. Eltrica - UFG

ACSTICA
7 ACSTICA DOS AMBIENTES

36

Na arquitetura moderna, o conforto ambiental um dos objetivos principais que deve ser alcanado pelo controle da temperatura, da iluminao e da acstica. No interior dos ambientes as condies acsticas devem ser tais que as atividades exercidas no seu interior no devem ser prejudicadas por barulhos externos e internos. Portanto, a primeira preocupao a de isolar o ambiente dos rudos internos e externos. Este procedimento denominado de ISOLAO ACSTICA. Admitindo que o ambiente esteja acusticamente isolado, h, ainda, a necessidade de que as condies acsticas interiores sejam adequadas. Caso os materiais empregados nas paredes sejam muito refletores, o ambiente ser reverberante ou muito difuso, ou se o ambiente possuir absoro elevada torna-se morto ou surdo. Portanto, existe uma srie de obstculos a serem transpostos exigindo um estudo especial de acstica que pode ser dividido em duas partes: ISOLAMENTO ACSTICO e ACSTICA AMBIENTE. Os projetos de ambientes com acstica perfeita so um grande desafio para engenheiros e arquitetos principalmente pelo uso de materiais especiais que impactam diretamente no custo da obra.

7.1 - ISOLAMENTO ACSTICO

ISOLAMENTO ACUSTICO

O isolamento acstico tem como objetivo evitar que barulhos e rudos externos penetrem no ambiente como tambm que os sons internos no perturbe moradores nas proximidades. Para isso, so tomados uma srie de cuidados com o projeto, principalmente atacando os pontos onde existem aberturas para o meio exterior, como portas e janelas. Existe um nmero muito grande de solues possveis de isolamento, com o emprego dos mais diversos tipos de materiais. A Tabela 7.1 apresenta algumas dessas solues com a indicao da atenuao em dB. Material Parede de tijolo com 45 cm de espessura Parede de 1 tijolo com espessura de 23 cm Parede de tijolo rebocada com 12 cm de espessura Parede de tijolo vazado de 6 cm de espessura rebocada Parede de concreto com 8 cm de espessura Laje de concreto rebocada com 18 cm de espessura Porta comum de madeira sem vedao no batente Porta de madeira macia de 5 cm de espessura Porta de madeira macia dupla com 5 cm de espessura de cada folha Janela simples com placas de vidro de 3 mm de espessura Janela simples com placas de vidro de 6 mm de espessura Janela com vidros duplos de 3 mm separados de 20 cm Tabela 7.1 Atenuao dB 55 50 45 35 40 50 15 30 45 20 30 45

A Tabela 7.2 apresenta os nveis de isolao acstica e suas conseqncias na audibilidade da voz humana atravs de paredes com diferentes atenuaes.
Verso 2.4 nov/2011 Autor: Prof. Uvermar Sidney Nince Eng. Eltrica - UFG

ACSTICA
Isolamento <30 dB 30 a 35 dB 35 a 40 dB 40 a 45 dB >45 dB Audibilidade
Voz normal pode ser compreendida com facilidade A voz pode ser ouvida, mas no compreendida nitidamente Voz normal ouvida debilmente e as palavras no compreendidas Voz ouvida fracamente. A conversao no pode ser ouvida Sons muito fortes de musica alta podem ser ouvidos fracamente

37
Isolamento pobre suave Bom Muito bom Excelente

Tabela 7.2

7.1.1 - ISOLAMENTO DE PORTAS E JANELAS As portas e janelas so os pontos mais crticos do isolamento acstico, principalmente pelas fendas existentes nos portais e batentes. Para melhorar o isolamento acstico, basta colocar borracha esponjosa de 1 a 2 cm de espessura no encosto dos portais e batentes, como ilustrado esquematicamente nas figuras 7.1a e c. As portas devem ser feitas com dois painis de madeira separados por um material absorvente, como l de vidro, por exemplo. Estes painis devem ser montados em cima de montantes de borracha para torn-los flutuantes e melhorar a isolao da porta. (fig. 7.1a) As janelas devem ser feitas com vidros duplos de 10 mm de espessura montados flutuantes em moldura de borracha, para evitar vibraes do vidro provocadas por barulhos externos. (fig. 7.1b, c e d) Em caso de janelas de estdio de emissoras de rdio ou televiso, o vidro da parte interna do estdio deve ter uma inclinao de 5 graus para evitar reflexes de luz. Com este tipo de soluo pode-se conseguir isolao da ordem de 50 dB (fig. 7.1d).
Porta de dois Paineis
Portal

Janela Fixa
Batente

Janela Basculante
Batente

Janela Fixa de Estudio


Batente

Borracha esponjosa

Inclinao = 5
Porta Isolante acstico Borracha esponjosa

Vidro 10mm

Borracha esponjosa

Vidro 10mm

Borracha esponjosa

Vidro 10mm

Borracha esponjosa

Lado Estudio
Dobradia Portal

Lado cabina de controle

Batente

Batente

Batente

(a)

(b)

(c)

Dobradia

(d)

Fig. 7.1

7.1.2 - PAREDES E DIVISRIAS

As paredes de alvenaria de tijolo rebocadas com espessura de 12 cm atenuam cerca de 45 dB. Atenuaes de 50 dB ou mais conseguida com paredes dupla com o espao interno preenchido com material absorvente, como ilustrado na figura 7.2. As atenuaes so apresentadas para a freqncia de referencia de 500 Hz. As estruturas fonoisolantes so construdas de materiais absorventes que alem da absoro do material ocorre o fenmeno da reduo do nvel de rudo pela cmara de ar que acrescenta 3 dB na atenuao.
Verso 2.4 nov/2011 Autor: Prof. Uvermar Sidney Nince Eng. Eltrica - UFG

ACSTICA

38

Paredes duplas com matrias absorventes e cmeras de ar podem atingir cerca de 58 dB de atenuao. Deve ficar claro que as atenuaes finais dependem das caractersticas do material utilizado e da forma de construo das paredes. A figura 7.2 apresenta esquematicamente paredes divisrias.
Parede de tijolo simples Parede de tijolo Furado Parede com painel isolante Parede com duplo painel isolante

Absorvente acstico

48 dB

<40 dB

54 dB
Cmara de ar

58 dB

(a)

(b)

(c)

(d)

Fig. 7.2

7.1.3 - FORROS E TETOS Nos prdios de vrios andares residenciais ou comerciais, a transmisso do som atravs dos pisos de grande importncia tcnica, principalmente pelos nveis de potencia sonora envolvidos. Uma laje simples de concreto de um edifcio, com aproximadamente 20 cm de espessura, atenua cerca de 54 dB, acrescentando um teto falso, forrado internamente com material absorvente, a atenuao pode chegar a 60 dB, como ilustra a figura 7.3.
54 dB Lage simples Lage simples 60 dB

Forro Absorvente acstico

Fig. 7.3 7.1.4 - PISOS E ASSOALHOS

Nos casos de edifcios a laje do piso de um pavimento , na verdade, a laje do teto para o pavimento inferior com atenuao de cerca de 50 dB. A colocao de carpete melhora um pouco esta atenuao. As atividades domesticas e comerciais podem gerar rudos de impacto devido aos movimentos de pessoas, moveis e queda de objetos. Nestes casos, o piso deve ser flutuante em materiais absorventes de vibraes de impacto. Para os estdios de gravaes, onde se deseja evitar vibraes de baixa freqncia provocadas pelo trnsito de veculos nas
Verso 2.4 nov/2011 Autor: Prof. Uvermar Sidney Nince Eng. Eltrica - UFG

ACSTICA

39

proximidades, o piso deve ser feito com uma armao de madeira colocada flutuante em cima de uma camada de asfalto, como ilustrado na figura 7.4 para pisos trreos e superiores.

Parede

Piso Viga de madeira Asfalto Concreto

Piso

Vigas de madeira

Asfalto

Terra solta
Lage

Fundao

Fig. 7.4

7.1.5 - DUTOS DE AR CONDICIONADO

Os dutos que levam ar refrigerado podem conduzir tambm rudos da mquina de ar condicionado para dentro dos ambientes. Para evitar este problema necessrio introduzir um pedao de duto com painis difusores de som forrados com material absorvente, o mais prximo possvel das sadas de ar. A figura 7.5 mostra o desenho em corte de um duto com painis difusores de som.
Absorvente acstico Sada de ar

Aparelho de Ar condicionado

Fig. 7.5 7.2 APLICAO - ISOLAMENTO ACSTICO DE GRUPO MOTOR GERADOR Grupos motores geradores utilizados para suprimento de energia de emergncia em hospitais, escolas, shoppings, empresas e prdios de apartamentos tem um grande inconveniente de produzir rudo excessivo que tanto maior quanto maior for a potncia do grupo podendo atingir rudo da ordem de 100 dBAs ou mais.

Verso 2.4 nov/2011

Autor: Prof. Uvermar Sidney Nince Eng. Eltrica - UFG

ACSTICA

40

Devido as atuais leis de silencio, quando so aplicadas, exige um isolamento de forma a atender o nvel mximo de rudo permitido para a regio onde dever funcionar o Grupo Motor Gerador GMG. Um funo disto, existe no mercado empresas que fornecem o GMG dentro de cabines acsticas que atendem as necessidades de isolamento especificadas. Entretanto, muitas vezes devido a uma srie de particularidades, necessrio elaborar o isolamento no local onde ser instalado o GMG. A seguir apresentaremos um caso hipottico de isolamento de um GMG, que devera funcionar em uma regio da cidade onde o rudo mximo permitido de 50 dBA. Dados do GMG: Potncia 75 KVA Dimenses 2,149 m (C), 0,752 m (L) e 1,366 m (A) Peso 990 Kg Rudo 73,8 dBA a 7 metros rea da entrada de ar 1 m2 rea de exausto de ar 1 m2 Esquema da soluo de isolamento:
Parede Entrada de Ar

Vista Lateral Vista de topo


1,5 m 1,0 m
Entrada de Ar

1,5 m Sada de ar

Escapamento

1,0 m

Sada de ar

Projeo da Base do GMG


1,5 m

Base de concreto

a)

b)

Fig. 7.6 Especificaes do isolamento: Cabine feita com painis de madeira contendo no seu interior manta de l de vidro em tecido tramado com 50 mm de espessura. Paredes internas da cabine revestida com espuma tipo sonex 50/75. Entrada de ar e exaustor com interior revestido com espuma tipo sonex 50/75

Verso 2.4 nov/2011

Autor: Prof. Uvermar Sidney Nince Eng. Eltrica - UFG

ACSTICA
Batente da porta com borracha esponjosa de 2 cm de dimetro. Escapamento com atenuao de 29 dB tipo hospitalar. Suporte antivibrao de borracha para a base do GMG. Manter espaamento mnimo de 1 m para facilitar acesso e manuteno Clculo do isolamento. a Clculo do rudo a 1 m do GMG Atenuao = 20log(d) A(7m) = 20log(7) = 16,9 dB Rudo produzido no GMG = 73,8 dBa + 16,9 dB = 90,7 dBA b Isolamento das paredes da cabine: d = 7 metros

41

Porta de dois painis de madeira com manta de l de vidro de 50 mm de espessura no interior.

Parede dupla com l de vidro no interior e revestida internamente com placas de espuma acstica tipo sonex 50/75 produz atenuao > 50 dB Nvel de rudo na parte externa da parede < 90,7 50 dB < 40,7 dBA c Isolamento da porta: Porta de dois painis de madeira com manta de 50 mm de l de vidro no interior e revestida no internamente com espuma acstica tipo sonex 50/75 produz atenuao > 40 dB. Nvel de rudo na parte externa da porta < 90,7 40 dB < 50,7 dBA d Isolamento da entrada de ar e exaustor: Por ser um tubo aberto, mesmo revestido com material acstico de coeficiente de absoro da ordem de 0,9 produz um isolamento > 30dB. Nvel de rudo na parte externa exaustor/entrada de ar < 90,7 30 dB < 60,7 dBA e Isolamento do escapamento: Um silencioso normal atenua 10 dB, acrescentando um silencioso especial do tipo hospitalar atenua 29 dB. Nvel de rudo na sada do silencioso < 90,7 29 dB < 61,7 dBA
Verso 2.4 nov/2011 Autor: Prof. Uvermar Sidney Nince Eng. Eltrica - UFG

ACSTICA
f Anlise dos casos onde o nvel de rudo est acima do mximo permitido de 50 dBA Os dois casos so: a sada do escapamento e entrada de ar/exaustor.

42

Para estes casos, temos que considerar, para o pior caso, a distncia mnima para o visinho mais prximo, ento: escapamento: 61,7dBA 50 dB = 20log(d), portanto, d = 3,84m Desde que o visinho mais prximo esteja a uma distancia superior a 3,84 m da boca do escapamento para que se tenha um nvel de rudo abaixo de 50 dBA. g Concluso: Deve ficar claro que a soluo aqui apresentada representa um exemplo, com apresentao simplificada, ressaltando as solues de isolamento acstico. Portanto, no caracteriza um projeto de aplicao pela falta de detalhes tcnicos de construo da cabine. Uma cabine deste tipo deve ser desmontvel com facilidade para permitir a manuteno mais ampla ou mesmo a remoo do GMG.

Verso 2.4 nov/2011

Autor: Prof. Uvermar Sidney Nince Eng. Eltrica - UFG

ACSTICA
7.3 - ACSTICA AMBIENTE

43

ACUSTICA AMBIENTE

Num ambiente fechado, existem reflexes onde o ouvinte recebe o som direto e todos os sons refletidos nas paredes tetos e objetos do recinto. Sons refletidos que chegam ao ouvido com atraso menor que 50 mS aumentam a sensao auditiva, entretanto, atrasos superiores a este valor so prejudiciais dando origem confuso comprometendo a nitidez e a clareza com conseqente perda de inteligibilidade. A figura 7.6 mostra de maneira esquemtica um auditrio com distribuio do som e as relaes que devem ser obedecidas para que no existam ecos prejudiciais a inteligibilidade.

R2 R1 L2 L1 L3 Ld
Palco

R3
Plateia

Ln + Rn - Ld < 17 m

Fig. 7.6 O nvel de rudo (barulho) de um ambiente influi diretamente na inteligibilidade, havendo, portanto, a necessidade de um certo silncio para que se possa manter uma conversao em condies normais de comunicabilidade. A figura 7.7 apresenta a variao da inteligibilidade com o nvel de rudo presente no ambiente. Observar que para se conseguir uma inteligibilidade superior a 80% a relao Sinal/Rudo deve ser maior que 30 dB.
100
40dB 30d B
20d B

80

Intelegibilidade (%)

60
do

40

0 30 40 50 60 70

Ru

10d B

80

90 100 110

120

Relao

20

Sinal/Ru do

0dB

-10dB

20

40

60

80

100

120

FON

Fig 7.7
Verso 2.4 nov/2011 Autor: Prof. Uvermar Sidney Nince Eng. Eltrica - UFG

ACSTICA
90 a b 80 c d 70 e 60 50 40 30

44
3

A inteligibilidade varia tambm em funo do tempo de reverberao e conseqentemente do volume do ambiente, como mostra a figura 7.8. Observa-se que existe um mximo de inteligibilidade para cada volume, caindo para tempo de reverberao pequeno ou muito grande.
Volume em m a 707 b 2.830 c 11.300 d 22.600 e 45.200

Inteligibilidade (%)

8 Seg

Variao da Inteligibilidade com o Tempo de Reverberao

Fig. 7.8

CALCULO DE TEMPO DE REVERBERA

Para cada ambiente existe um tempo de reverberao ideal, caso seja utilizado para conferncias e para cada tipo de msica. Por exemplo, as msicas de Bach foram compostas para serem executadas em igrejas onde tradicionalmente o tempo de reverberao alto. Por outro lado, a msica de Mozart foi composta para ser executada em salas e sales pequenos com muita absoro onde o tempo de reverberao baixo. A figura 7.9 apresenta as curvas dos tempos de reverberao recomendados para diversas aplicaes em funo do volume do ambiente e da freqncia.
Seg 2,4

Tempo de Reverberao a 500 Hz

2,2 2,0 1,8 1,6 1,4 1,2 1,0 0,8 0,6 0,4 0,2 0 10
rncia Confe e d M Sala AM/F Radio io d Estu
I a tlic a Ca j e r g

ga ago Sin e pera ica e gl a n ic a v s s ja E aM cola Igre rio par e Es d it itrio Aud Aud atro a e Te Cinem

a de sic eM

o rg

ESCOLAS

20

50

100

200

500

1000

2000

5000

10000

100000m

SELECIONAR O TEMPO DE REV

Fig. 7.9

Observa-se que para salas de conferncias, cinemas e templos religiosos, onde a inteligibilidade da palavra tem papel preponderante, os tempos de reverberao devem ser menores e compatveis com o ambiente. Os ambientes fechados comportam-se como uma grande caixa de ressonncia, onde uma dimenso do ambiente que coincidir com um mltiplo
Verso 2.4 nov/2011 Autor: Prof. Uvermar Sidney Nince Eng. Eltrica - UFG

ACSTICA

45

inteiro de meio comprimento de onda gera uma freqncia de ressonncia. A freqncia de ressonncia fundamental equivalente a meio comprimento de onda e as suas harmnicas aos mltiplos inteiros de meio comprimento de onda. Uma sala tem trs dimenses, logo existiro trs freqncias de ressonncia fundamentais e suas harmnicas, portanto, um som qualquer formado de vrias freqncias e, dependendo das dimenses da sala, so formadas ondas estacionrias que do origem a presses acsticas excepcionalmente elevadas nos ventres e praticamente nulas nos ns. Com isso, o som, para o ouvinte localizado num desses pontos fortemente distorcido. Para minimizar esses efeitos, os recintos no devem ter forma cbica, as paredes no podem ser paralelas e nem ter superfcie lisa, evitar superfcies cncavas no teto que provocam concentrao e focalizao dos sons. Vrias medies j foram realizadas para se estabelecer as dimenses ideais para estdios e auditrios de acordo com o seu volume. A tabela 7.3 3 apresenta as propores ideais em funo do volume em m .
Dimenses ureas VOLUME m
3

COMPRIMENTO LARGURA ALTURA 1,6 2,5 3,2 3,2 1,25 1,6 2,5 1,25 1 1 1 1

40 - 250 250 - 900 900 - 3.500 3.500 - 10.000

Tabela 7.3 A figura 7.10 ilustra a forma que deve ser dada as paredes, piso e teto de um auditrio, cinema ou teatro para minimizar os efeitos das distores, das reflexes e das freqncias de ressonncia. Observa-se que as paredes e tetos so descontnuos para melhor difundir o som. A rea oposta ao palco deve ter forma adequada e ser tratada com absorvente acstico para no haver reflexes.
Vista de Topo (corte horizontal) Paredes laterais Vista lateral (corte vertical) Teto

Palco

Tela

Tela

Paredes Laterais

Palco
Paredes laterais Piso

Fig. 7.10 Desde os tempos dos teatros gregos que a arquitetura vem estudando os problemas do bem ouvir ou a acstica dos teatros. Nenhum material de revestimento tem propriedades mgicas. Os mitos de materiais refletores e absorventes derrubaram e ainda derrubam muitos especialistas em acstica. A forma do auditrio muito importante, entretanto, se analisarmos todas as formas de auditrios utilizadas at os dias de hoje, conclui-se que a acstica apesar das atuais bases cientficas uma cincia inexata e emprica, exigindo dos profissionais de acstica muita criatividade, sensibilidade e inspirao. As Figuras 7.11 e 7.12 ilustram essas afirmaes pela diferena na soluo arquitetnica de dois modernos auditrios: o do Royal Festival Hall de Londres e da Orquestra Filarmnica de Berlim.
Verso 2.4 nov/2011 Autor: Prof. Uvermar Sidney Nince Eng. Eltrica - UFG

ACSTICA

46

Plateia Superior

Auditrio Royal Festival Hall - Londres 1951


Plate ia
Comprimento - 51 m Largura - 30 m Altura mdia - 16 m Lotao - 3.163 lugares

Inferi or
estra Orqu

Palco

Fig. 7.11
Comprimento mdio - 48 m Largura mdia - 36 m Altura mdia - 17 m Lotao (lugares) - 2.260

Auditrio da Orquestra Filarmnica de Berlim - 1956

Fig. 7.12 Antigamente a arquitetura tinha as solues acsticas de interior restrito apenas s igrejas, teatros e escolas. Ultimamente, estendeu-se a todos os tipos de ambientes desde os domsticos aos profissionais, buscando funcionalidade e conforto. No existe receita padro que resolva todos os problemas de acstica de interiores. As leis da fsica devem ser aplicadas, onde cada caso deve ser estudado, pesquisado e programado para que cada material selecionado seja utilizado com suas caractersticas prprias. O estudo da acstica de interiores requer a compreenso clara dos aspectos fsicos do som e sua propagao. A acstica de interiores, objetivada pelo tratamento acstico, visa a obteno do conforto auditivo com boa inteligibilidade nas comunicaes orais, como tambm propiciar isolamento adequado aos rudos externos. Da mesma forma, o isolamento acstico evita que o som produzido no interior do auditrio perturbe a vizinhana.

Verso 2.4 nov/2011

Autor: Prof. Uvermar Sidney Nince Eng. Eltrica - UFG

ACSTICA
7.4 DIMENSIONAMENTO DE AMBIENTES ACSTICOS

47

O dimensionamento de recintos acsticos consiste basicamente no clculo do tempo de reverberao e da escolha do material de revestimento das paredes pisos e tetos. Deve ficar claro que o ambiente deve estar isolado de qualquer rudo externo, para no interferir no desempenho acstico do recinto, portanto, o isolamento acstico precede o dimensionamento acstico. Os projetos de iluminao e climatizao do ambiente devem suceder o projeto acstico. Para ilustrar o processo, vamos considerar como exemplo o caso de uma escola que adquiriu um galpo com as dimenses apresentadas na Figura 7.13, para montar um auditrio de escola para (conferncias, palestras, aulas) etc.

Dados do Galpo: Comprimento = 40 m Largura = 20 m Altura =7m Volume = 5.600 m3 Janelas de vidro =2x8m Porta de madeira = 3 x 4 m Piso de concreto liso Paredes e teto de reboco com cal
7m

40
20 m

Fig. 7.13

Analisando tecnicamente sob o ponto de vista da acstica este galpo no atende os principais requisitos para um bom desempenho como ambiente para comunicao oral. As deficincias so: 1 As suas dimenses (40m x 20m x 7m) apresenta como proporo em relao a altura (5,714 x 2,857 x 1), que est muito distante das propores ideais de ambientes de forma cbica apresentadas na Tabela 7.3. Neste caso, surgiro trs freqncias de ressonncia e suas respectivas harmnicas, formando ondas estacionrias com pontos de elevada presso sonora nos ventres e praticamente nulas nos ns. Como conseqncia, um ouvinte situado nas proximidades destes pontos, tem um som fortemente distorcido. 2 Vamos calcular o tempo de reverberao pela equao de Eyring, por apresentar melhor preciso nos resultados. A Tabela 7.4 apresenta o tempo de reverberao por freqncia e o tempo de reverberao mdio calculado.
Clculo do Tempo de Reverberao - Eyring
125 Hz S Piso Concreto liso 800 0,01 8,00 Teto Reboco com cal 800 0,04 32,00 Parede frente Reboco com cal 128 0,04 5,12 Parede fundo Reboco com cal 140 0,04 5,60 Paredes laterais Reboco com cal 496 0,04 19,84 Porta de madeira madeira envernizada 12 0,11 1,32 Janelas de vidro Vidro liso 64 0,03 1,92 S Total 73,80 Volume m3 5.600,000 0,03 m Tempo de Reverberao (seg.) 12,03 Tempo de Reverberao mdio (seg.) Material rea m2 250 Hz S 0,01 8,00 0,05 40,00 0,05 6,40 0,05 7,00 0,05 24,80 0,11 1,32 0,03 1,92 89,44 0,04 9,89 1.000 Hz 500 Hz S S 0,015 12,00 0,02 16,00 0,06 48,00 0,08 64,00 0,06 7,68 0,08 10,24 0,06 8,40 0,08 11,20 0,06 29,76 0,08 39,68 0,12 1,44 0,11 1,32 0,03 1,92 0,02 1,28 109,20 143,72 0,04 0,06 8,07 6,09 8,79 2.000 Hz S 0,02 16,00 0,04 32,00 0,04 5,12 0,04 5,60 0,04 19,84 0,10 1,20 0,02 1,28 81,04 0,03 10,94 4.000 Hz S 0,07 56,00 0,06 48,00 0,06 7,68 0,06 8,40 0,06 29,76 0,11 1,32 0,02 1,28 152,44 0,06 5,73

Tabela 7.4
Verso 2.4 nov/2011 Autor: Prof. Uvermar Sidney Nince Eng. Eltrica - UFG

ACSTICA

48

Pela observao das curvas da Figura 7.9, para um volume de 5.600 m3, o tempo de reverberao ideal para auditrio de escolas de 1,30 segundos, que um valor muito baixo com relao aos 8,79 segundos calculado para o ambiente. A concluso que este galpo muito reverberante para a utilizao como auditrio de escola. 3 Com volume de 5.600 m3 e tempo de reverberao de 8,79 segundos a inteligibilidade no galpo de apenas 45%, calculada pelas curvas da Figura 7.8. Significa que os ouvintes identificaro apenas 45% das palavras do conferencista. A inteligibilidade mnima aceitvel de 80%. Portanto, pelas trs razes apresentadas, conclumos que o galpo est totalmente inadequado para a utilizao como auditrio para palestras e conferencias. Neste caso, temos que adequ-lo com um projeto acstico de correo do tempo de reverberao e eliminar as freqncias de ressonncia devido forma cbica. A seguir apresentamos as solues empregadas no projeto. a) Eliminar a forma cbica A soluo introduzir uma parede falsa com armao de madeira nas laterais do galpo preenchida no seu interior com mantas de fibra de vidro para proporcionar isolamento acstico. Este isolamento tem a funo de evitar que rudos externos possam penetrar no ambiente como tambm evitar que os sons criados dentro do auditrio possam perturbar a vizinhana. Ver detalhe na Figura 7.14.
1m
Parede lateral com isolamento acstico

5m

rea da Platia 1
rea = 250,4375 m2

rea da Platia 2
rea = 250,4375 m2
3m

15 m

Palco

1m

Parede lateral com isolamento acstico

40 m

Fig. 7.14 Com a finalidade de melhorar a distribuio sonora dentro do ambiente vamos dar uma forma elptica ao teto pela colocao de placas de gesso de 2m x 2m fixadas seguindo uma linha elptica. A Figura 7.15 ilustra a soluo proposta.
2m 2m

20 m

Corredor

rea da parede lateral = 240,5625 m2


1m Piso inclinado 40 m 1m

7m

Palco

Fig. 7.15
Verso 2.4 nov/2011 Autor: Prof. Uvermar Sidney Nince Eng. Eltrica - UFG

ACSTICA
Com as modificaes introduzidas no galpo, os novos dados so: Volume rea da platia rea do corredor rea do teto rea paredes laterais rea parede do fundo rea parede da frente Porta de madeira Tempo de Reverberao Capacidade do auditrio

49

= 4.678,75 m3 = 2 x 250,4375 = 500,875 m2 = 225,125 m2 = 778,46 m2 = 2 x 240,5625 m2 = 481,125 m2 = 85 m2 = 60 m2 = 12 m2 = 1,28 seg. para o volume de 4.678,75 m3 = 500,875/0,6 = 834,79 = 834 lugares

b) Escolha dos Materiais de Revestimento De pose das novas reas, foram escolhidos os materiais de revestimento para atingir o tempo de reverberao, o mais prximo possvel do ideal de 1,28 segundos. As Tabelas 7.5a, b e c apresentam os resultados alcanados, considerando o auditrio vazio, com 50% de lotao e 100% de lotao. Os resultados obtidos indicam uma inteligibilidade de 81% , 82% e 83% respectivamente para auditrio vazio, com 50% e 100% de lotao, atendendo a todos os requisitos para um bom desempenho como auditrio para conferncias e palestras.
Clculo do Tempo de Reverberao - Auditrio vazio - Eyring
Material Piso (corredor) Piso (platia) Parede do fundo Parede da frente Teto Paredes laterais Paredes laterais Palco Porta de madeira Volume m3 125 Hz S 225,125 0,09 20,26 500,875 0,12 60,11 85 0,04 3,40 60 0,04 2,40 778,46 0,29 225,75 240,5625 0,30 72,17 240,5625 0,30 72,17 75 0,09 6,75 12 0,11 1,32 464,33 S Total 0,21 m Tempo de Reverberao (seg.) 1,45 Tempo de Reverberao mdio (seg.) Tabela 7.5a rea m2 250 Hz S 0,08 18,01 0,17 85,15 0,05 4,25 0,05 3,00 0,10 77,85 0,30 72,17 0,30 72,17 0,08 6,00 0,11 1,32 339,91 0,15 2,04 500 Hz 1.000 Hz S S 0,21 47,28 0,26 58,53 0,19 95,17 0,21 105,18 0,06 5,10 0,08 6,80 0,06 3,60 0,08 4,80 0,05 38,92 0,04 31,14 0,25 60,14 0,25 60,14 0,25 60,14 0,25 60,14 0,21 15,75 0,26 19,50 0,12 1,44 0,11 1,32 327,54 347,56 0,15 0,16 2,13 1,99 1,81 2.000 Hz S 0,27 60,78 0,24 120,21 0,04 3,40 0,04 2,40 0,07 54,49 0,16 38,49 0,16 38,49 0,27 20,25 0,10 1,20 339,72 0,15 2,04 4.000 Hz S 0,37 83,30 0,26 130,23 0,06 5,10 0,06 3,60 0,09 70,06 0,46 110,66 0,46 110,66 0,37 27,75 0,11 1,32 542,67 0,24 1,21

Carpete 10 mm Assento pouco estofado (vazio) Reboco com cal Reboco com cal Placas de gesso Placas de Eucatex 12 mm travertino Placas de Eucatex 12 mm travertino Carpete 10 mm Madeira envernizada 4.678,75

Clculo do Tempo de Reverberao - Auditrio 50% da lotao - Eyring


125 Hz S Carpete 10 mm 225,125 0,09 20,26 Assento pouco estofado (vazio) 250,4375 0,12 30,05 Platia sentada em assento pouco estofado 250,4375 0,30 75,13 Reboco com cal 85 0,04 3,40 Reboco com cal 60 0,04 2,40 Placas de gesso 778,46 0,29 225,75 Placas de Eucatex 12 mm travertino 240,5625 0,30 72,17 Placas de Eucatex 12 mm travertino 240,5625 0,30 72,17 Carpete 10 mm 75 0,09 6,75 Madeira envernizada 12 0,11 1,32 4.678,75 S Total 509,41 0,23 m Tempo de Reverberao (seg.) 1,30 Tempo de Reverberao mdio (seg.) Tabela 7.5b Material rea m2 250 Hz S 0,08 18,01 0,17 42,57 0,40 100,18 0,05 4,25 0,05 3,00 0,10 77,85 0,30 72,17 0,30 72,17 0,08 6,00 0,11 1,32 397,51 0,18 1,72 500 Hz 1.000 Hz S S 0,21 47,28 0,26 58,53 0,19 47,58 0,21 52,59 0,44 110,19 0,51 127,72 0,06 5,10 0,08 6,80 0,06 3,60 0,08 4,80 0,05 38,92 0,04 31,14 0,25 60,14 0,25 60,14 0,25 60,14 0,25 60,14 0,21 15,75 0,26 19,50 0,12 1,44 0,11 1,32 390,15 422,69 0,19 0,18 1,76 1,61 1,51 2.000 Hz S 0,27 60,78 0,24 60,11 0,56 140,25 0,04 3,40 0,04 2,40 0,07 54,49 0,16 38,49 0,16 38,49 0,27 20,25 0,10 1,20 419,86 0,19 1,62 4.000 Hz S 0,37 83,30 0,26 65,11 0,53 132,73 0,06 5,10 0,06 3,60 0,09 70,06 0,46 110,66 0,46 110,66 0,37 27,75 0,11 1,32 610,29 0,28 1,06

Piso (corredor) Piso (platia) Piso (platia) Parede do fundo Parede da frente Teto Paredes laterais Paredes laterais Palco Porta de madeira Volume m3

Clculo do Tempo de Reverberao - Auditrio 100% da lotao - Eyring


125 Hz S Carpete 10 mm 225,125 0,09 20,26 Platia sentada em assento pouco estofado 500,875 0,30 150,26 Reboco com cal 85 0,04 3,40 Reboco com cal 60 0,04 2,40 Placas de gesso 778,46 0,29 225,75 Placas de Eucatex 12 mm travertino 240,5625 0,30 72,17 Placas de Eucatex 12 mm travertino 240,5625 0,30 72,17 Carpete 10 mm 75 0,09 6,75 Madeira envernizada 12 0,11 1,32 S Total 554,48 4.678,75 0,25 m Tempo de Reverberao (seg.) 1,18 Tempo de Reverberao mdio (seg.) Tabela 7.5c Material rea m2 250 Hz S 0,08 18,01 0,40 200,35 0,05 4,25 0,05 3,00 0,10 77,85 0,30 72,17 0,30 72,17 0,08 6,00 0,11 1,32 455,11 0,21 1,48 500 Hz 1.000 Hz S S 0,21 47,28 0,26 58,53 0,44 220,39 0,51 255,45 0,06 5,10 0,08 6,80 0,06 3,60 0,08 4,80 0,05 38,92 0,04 31,14 0,25 60,14 0,25 60,14 0,25 60,14 0,25 60,14 0,21 15,75 0,26 19,50 0,12 1,44 0,11 1,32 452,76 497,82 0,20 0,22 1,49 1,34 1,29 2.000 Hz S 0,27 60,78 0,56 280,49 0,04 3,40 0,04 2,40 0,07 54,49 0,16 38,49 0,16 38,49 0,27 20,25 0,10 1,20 500,00 0,23 1,33 4.000 Hz S 0,37 83,30 0,53 265,46 0,06 5,10 0,06 3,60 0,09 70,06 0,46 110,66 0,46 110,66 0,37 27,75 0,11 1,32 677,91 0,31 0,93

Piso (corredor) Piso (platia) Parede do fundo Parede da frente Teto Paredes laterais Paredes laterais Palco Porta de madeira Volume m3

Verso 2.4 nov/2011

Autor: Prof. Uvermar Sidney Nince Eng. Eltrica - UFG

Das könnte Ihnen auch gefallen