Sie sind auf Seite 1von 32

www.asbeiras.

pt

sbado | domingo 26 | 27.jan.2013


edio n. 5851

dirio da freguesia

0,70 (iva includo)


diretor:

Vil de matos

agostinho Franklin
subdiretora:

Eduarda macrio
Dirio As Beiras adotou o novo acordo ortogrfico

mau tempo no poupou o novo viaduto sobre o troo da a13, em almalagus, que abriu ao trnsito h um ms e meio >Pg 6

ViAduTo Abriu h um ms e cAiu


DB-Lus Carreg

DB-Carlos Jorge Monteiro

Briosa vence Beira-Mar e j est a dois pontos da Europa

Paulo Jlio demite-se e deixa o Governo


Arquivo-Lus Carreg

Fuso da freguesia prejudica resposta populao Trouxemil diz-nos mais que Antuzede

A Acadmica venceu ontem o Beira-Mar por 3-1 e subiu provisoriamente ao 7. lugar da Liga, depois de um jogo em que marcou por trs vezes antes do intervalo. Os aveirenses marcaram, j na reta final, de penlti >Pags 14 e 15

secretrio de Estado da administrao Local pediu demisso aps um processo do diaP, relacionado com a contratao de um familiar para a Cmara de Penela, mas afirma que a acusao no tem fundamento >ltima
DB-Lus Carreg

Fecho da extenso de sade perda sria


>Pgs 8 e 9

Gente Tomadas de posse, festas e cultura


>Pgs 25 a 29

Mrio Zambujal no Casino da Figueira


>pg. 28

Ricardo Morgado toma posse


Novo mandato como presidente de Coimbra >pg. 27 da Direo Geral da Associao Acadmica
DR DR

DB-Lus Carreg

DB-Lus Carreg

pessoas cartaz cultural

Muito rocknroll nas noites do mostra novas The Rock Planet Noivos Showroom >pg. 28
>pg. 29

Posse na Casa de Pessoal dos HUC-CHUC


>pg. 27

tendncias para o casamento


datas/dirs ttulos pagelas fotos n de pg

ttulos legendas bocas fotos

Coimbra Fundao cumpre e desenvolve em novos graus de ensino o lema de Bissaya Barreto >Pg 5

Lous Homem detido por tentativa de homicdio da companheira em Casal de Ermio >Pg 3

Mais Centro Um milho de euros por dia foram investidos em 2012 em obras na regio >Pg 20

es sencial
destaques Sbado 17H00
Msica Partisan Seed
Fnac Coimbra

dirio as beiras | 26-01-2013

A iniciativa junta, entre as 09H00 e as 19H00, vrios expositores e vendedores, oriundos de vrias regies do pas. A mostra realiza-se ao quarto sbado de cada ms.

6 A Feira de Exposio e Mostra de 6 A Associao Nacional de Apoio 6 O Mercadinho do Botnico decorre Velharias regressa hoje praa do Comrcio. ao idoso (ANAI) realiza hoje uma visita hoje, entre as 10H00 e as 14H00, no Jardim
ao Museu Nacional Machado de Castro. A atividade inclui a visita ao museu e criptoprtico. Mais informaes podem ser obtidas atravs do contacto 969831538.

hoje e amanh

Botnico da Universidade de Coimbra. So vendidos legumes, frutas, plantas aromticas, condimentares e medicinais, mercearia, entre outros.

Coimbra Frum Cidadania Participativa: utopia ou realidade? decorre no ISCAC

regio Lous Atividades do Sbado Cultural


111 Decorre hoje mais uma edio do Sbado Cultural, na Biblioteca Municipal Comendador Montenegro. O programa comea s 16H00, com um atelir de artes plsticas. As atividades estendem-se at ao final da tarde.

22H00

Diniz + Ricardo Cruz apresentam Flying Thoughts


Fnac Coimbra

Exposies na Alliance Franaise


1 1 1 O Espao Artes Multimdia e Performance da Alliance Franaise de Coimbra inaugura hoje, pelas 18H00, as exposies Toys re Replay esculturas de Antnio Azenha e Mtiers du Monde, fotografias selecionadas do concurso promovido pela Fondation Alliance Franaise. O evento contar ainda com uma mostra de vdeo arte pelo projecto Videolab e uma performance por Antnio Azenha.

22H00

Festas de S. Sebastio
An, Cantanhede

Apresentao da obra de Carlos Carranca


111 A apresentao do livro Casticismo em Unamuno e Torga, de Carlos Carranca, decorre hoje no auditrio da Biblioteca Municipal Comendador Montenegro. A sesso tem incio s 18H00.

22H30

Improvisers Consort
Salo Brazil, Coimbra

Domingo 09H00
Recolha de sangue
Junta de Freguesia de So Silvestre, Coimbra

111 O Instituto Superior de Contabilidade e Administrao de Coimbra (ISCAC) e a Associao Nacional dos Movimentos Autrquicos Independentes (AnMAI) promovem hoje o frum Cidadania

Participativa: utopia ou realidade?. A sesso tem lugar no auditrio do ISCAC. O frum tem como oradores convidados Paulo Teixeira Morais, Adelino Malts, Joana Amaral Dias e Pedro Bingre Amaral.

Antnio Arnaut hoje homenageado


honorrio, Antnio Arnaut, antigo ministro dos Assuntos Sociais do II Governo Constitucional, responsvel poltico pela criao do Servio Nacional de Sade (SNS). A cerimnia de homenagem realiza-se hoje, durante um jantar que se inicia s 20H30. O jantar de homenagem tem lugar no restaurante Ar Puro, no Parque de Campismo de Coimbra. As reservas podem ser feitas por telefone, contactando Eduarda Palmeira (962 418 883), Honorato Vidal (918 368 076) ou Lus Vidal (933 600 075).

Vila Nova de Poiares Divulgao do vencedor Semana da Chanfana 2013


111 O vencedor da edio de 2013 da Semana da Chanfana conhecido amanh. A cerimnia tem incio s 20H00, no restaurante O Confrade.

09H00
Feira da Abbora
Corujeira, S. Martinho do Bispo, Coimbra

Oficina de tric na Espatdea


111 O workshop Tric sem agulhas realiza-se hoje, a partir das 15H00, na Loja Colaborativa Espatdea. A atividade promovida pela ContArte e as inscries podero ser feitas atravs dos contactos 966103582 ou 919486593.

10H00

4. Mega Caminhada do Municpio da Mealhada


Parque da Cidade, Mealhada

Miranda do Corvo Novos confrades na Confraria do Vinho


111 So amanh entronizados os novos confrades da Confraria do Vinho de Lamas. O evento tem incio pelas 09H30, na adega de Lucas Falco, em Urzelhe.

15H30

111 A Associao Portuguesa de Medicina Dentria Hospitalar (APMDH) vai distinguir, com o ttulo de scio

Festas de S. Sebastio - procisso


An, Cantanhede

Reunio de Odontopediatria no Hotel Quinta das Lgrimas


111 A Sociedade Portuguesa de Odontopediatria (SPOP) realiza hoje, no Hotel Quinta das Lgrimas, a terceira reunio anual cujo tema abordado Crie precoce na infncia. O evento conta com destacados oradores nacionais e internacionais.

Crianas aprendem matemtica a decorar bolachas


1 1 1 O programa Cincia em Famlia regressa amanh ao Museu da Cincia da Universidade de Coimbra. A sesso subordinada ao tema Descobre a Doce Matemtica. Com incio s 11H00, as crianas e as suas famlias so desafiadas a decorar bolachas e pequenos bolos.

17H00

seBenta em concerto Corao parte um


FNAC Forum Coimbra

Cantanhede Msica Sacra


111 Realiza-se amanh o evento Histria(s) da Msica II - Msica Sacra nas instalaes da Phylarmonica Ananense. O evento comea s 18H30.

26-01-2013 | dirio as beiras

piquete

| essencial | 3

Detido por tentativa de homicdio na Lous


111 Um homem, de 37 anos, foi detido pela Polcia Judiciria (PJ) de Coimbra, esta quinta-feira, em Casal Ermio, na Lous, por tentativa de homicdio mulher com quem vivia. De acordo com fonte da Diretoria do Centro da PJ, que identificou e deteve o homem, a tentativa de homicdio aconteceu em circunstncias ainda por apurar o que a investigao em curso dever fazer , sendo que a agresso perpetrada com recurso a uma arma branca foi em local e de forma suscetvel a fazer perigar a vida da mulher. Ainda de acordo com a mesma fonte Diretoria do Centro da PJ, a agresso comunicada s autoridades policiais cerca das 20H00 de quinta-feira surgiu na sequncia de desentendimentos entre o suspeito e a ofendida, de 48 anos.
38200

Burla em negcios do tipo bola de neve levam tcnico de sade a tribunal


Uma dvida de 120 mil euros, reconhecida pelo arguido, levou mdico a fazer queixa por burla agravada
111 Foi ontem adiado por um ms o incio do julgamento de um caso de burla agravada, em que o arguido responde por dvidas de 120 mil euros a um outro homem, mdico em Coimbra. Independentemente de outros casos em que o acusado (tcnico superior de sade), tambm possa estar envolvido, o que est em causa neste processo apurar a sua responsabilidade em negcios imobilirios com dinheiro de terceiros, alcanando maisvalias que seriam depois divididas entre as partes. Um primeiro negcio de uma alegada compra e venda de um apartamento na Figueira da Foz h cerca de cinco anos ter rendido 15 mil euros, o que entusiasmou o mdico a emprestar
Arquivo

O homem agora detido vai ser presente a primeiro interrogatrio judicial para que lhe sejam aplicadas as necessrias medidas de coao. Ainda na quinta-feira, um homem, com 20 anos de idade, foi detido numa grande superf cie comercial da Lous por ter furtado produtos de cosmtica. De acordo com fonte da GNR da Lous, o jovem foi notificado para, ontem, estar presente ao juiz que determinaria as eventuais medidas de coao aplicadas. Tambm na localidade de Lamas, em Miranda do Corvo, foi detido um homem, com 57 anos de idade, por conduzir sem habilitao legal para o fazer. Fonte da GNR disse que o homem se encontrava a conduzir um veculo ligeiro de passageiros.

A hiptese de chegar a um acordo extrajudicial adiou o julgamento

valores mais elevados que, entretanto, no tero sido devolvidos. Ao longo dos meses seguintes o arguido ter perdido o controlo dos negcios e das verbas de que era depositrio, passando

a confrontar-se com uma bola de neve de emprstimos e dvidas a surgir em catadupa. Todavia, atendendo a que neste processo h apenas um queixoso, o juiz Joo Ferreira, do Tribunal Cri-

minal de 1. Instncia de Coimbra, chamou ontem as partes sala de audincias e, na presena das testemunhas, anunciou o adiamento do processo, atendendo a que o arguido reconheceu a existncia da dvida e est disposto a encontrar uma soluo para ressarcir o queixoso: uma oportunidade que deve aproveitar, sublinhou, na ocasio, o magistrado. Nesse caso estar nas mos do mdico, assistente do processo, a deciso de desistir da queixa, informou o juiz, acrescentando que, em caso contrario, se houver condenao, a pena ser de acordo com a gravidade do crime. Antnio Rosado antonio.rosado@asbeiras.pt

4 | essencial |

Coimbra
DR

dirio as beiras | 26-01-2013

Machado de Castro candidato a Museu Europeu do ano 2013


1 1 1 Coimbra volta a ter um candidato a Museu Europeu do Ano. Depois do Mosteiro de Santa Claraa-Velha, em 2011, agora a vez do Museu Nacional de Machado de Castro (MNMC), recentemente reaberto ao pblico aps uma profunda interveno a nvel arquitetnico e museolgico, merecer a nomeao ao prmio organizado pelo European Museum Forum. Em declaraes ao DIRIO AS BEIRAS, Ana Alcoforado, diretora do MNMC, expressou a satisfao de toda a equipa com esta nomeao, que, para a responsvel, j muito importante, uma vez que coloca o museu de Coimbra entre os melhores da Europa. No vamos deixar de sonhar, afirma a diretora do museu que, embora centenrio, acabou de renascer para uma segunda vida com a interveno a que foi sujeito ao longo dos ltimos seis anos. Embora optimista, sobretudo pelo facto de o MNMC representar, neste momento, um projeto muito forte e identitrio no mbito da museologia
DB-Lus Carreg

Conselho clnico do ACES Baixo Mondego


111 Maria Joo Samora, mdica do Centro de Sade de Santa Clara, foi designada presidente do conselho clnico e de sade do Agrupamento de Centros de Sade do Baixo Mondego. A nomeao, da responsabilidade do conselho de administrao da Administrao Regional de Sade do Centro, foi ontem publicada em Dirio da Repblica.

rea de cafetaria no castelo de Pombal um dos destaques

Arquitetos de Coimbra em destaque por interveno em castelos da regio


111 Os castelos de Pombal e de Castelo Novo, no Fundo, intervencionados por uma equipa de arquitetos de Coimbra, esto nomeados para Building of the Year. Razo de contentamento para o patrimnio histrico de Portugal, uma vez mais nomeado por um jri internacional de prestgio num dos mais conceituados sites de arquitetura mundial (ver em http:// www.archdaily.com search/? q=comoco&x=0&y=0) De acordo com uma nota chegada s redaes, as
38161

duas intervenes em causa foram conduzidas por uma equipa de arquitetos de Coimbra e docentes da Universidade de Coimbra, liderada por Lus Miguel Correia. As obras de grande flego e forte impacto visual e esttico realizadas nos castelos de Pombal e de Castelo Novo podem e devem ser apreciadas (e votadas) em http:// www.archdaily.com/230727/ castelo-novo-castle-comoco/ e ainda em http://www.archdaily.com/205989/castle-of-castelo-novo-comoco/.

A Previdncia Portuguesa tem exposio de tecelagem


A capela do tesoureiro, uma das jias do museu, no dia de abertura

portuguesa, Ana Alcoforado no deixa de fazer referncia existncia de um conjunto de candidaturas muito fortes. Aquela responsvel fez ainda questo de destacar a importncia desta nomeao pelo European Museum Forum dentro da estratgia de internacionalizao na qual o novo MNMC quer apostar. Ana

Alcoforado chama ainda a ateno para a necessidade de Coimbra olhar com muita ateno para alguma coisa muito importante a acontecer no mbito do seu patrimnio, atestada exatamente por mais esta nomeao para o importante prmio europeu. Ldia Pereira lidia.pereira@asbeiras.pt

111 A exposio de tecelagem Tecer com artecolchas, da Associao Herana do Passado, inaugurada no prximo dia 1 de fevereiro, na Casa da Mutualidade - Galeria de Arte e Centro de Mutualismo. A sesso de inaugurao tem incio s 17H00 e conta com a presena de Mrio Nunes, presidente de A Previdncia Portuguesa.

Biblioteca Geral da UC celebra 500 anos


111 A Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), considerada a mais rica biblioteca universitria do mundo lusfono, assinala 500 anos de existncia com um programa a divulgar segundafeira, de acordo com a instituio. Apesar de no se conhecer nenhum documento oficial atestando a fundao da biblioteca, a existncia da Casa da Livraria expressamente referida numa ata de 12 de fevereiro de 1513, refere uma nota da assessoria da Universidade de Coimbra (UC). Essa ata inclui uma determinao do reitor para que se fizessem obras no respetivo edifcio, adianta, concluindo que, nesse sentido, pode afirmar-se que a BGUC se situa numa linha de continuidade que tem, pelo menos, cinco sculos. O programa comemorativo vasto e diversificado, que arranca em fevereiro e se prolonga por um ano, ser apresentado em conferncia de imprensa a realizar na segunda-feira, s 12H00, na BGUC. A Biblioteca Geral da UC a maior e a mais rica biblioteca universitria de todo o mundo lusfono, repartindo-se atualmente por dois edifcios: a Biblioteca Joanina, acabada de construir em 1728, e o edif cio principal, que entrou em funcionamento pleno no ano de 1962, afirma o diretor da BGUC, Jos Augusto Cardoso Bernardes, na pgina da instituio na Internet. A BGU tem sua guarda um vasto acervo, composto por documentos de vrio tipo, como manuscritos, mapas, publicaes peridicas e livros, alguns dos quais de valor inestimvel, num cmputo geral que se aproxima rapidamente dos dois milhes, segundo Jos Augusto Bernardes. No sculo XX, no mbito das obras da cidade universitria, deu-se prioridade adaptao das instalaes da antiga Faculdade de Letras a uma nova biblioteca, que iniciou a atividade em 1962. O benef cio do depsito legal, que detm desde 1932, bem como aquisies, doaes e incorporaes vrias, trouxeram-lhe um progressivo e vultuoso crescimento, l-se no portal da UC.

OS seBenta em concerto na FNAC Coimbra


1 1 1 Os Sebenta vo apresentar-se em Coimbra em dois concertos: o primeiro j amanh, s 17H00, na FNAC, no mbito da digresso nacional que se encontram a fazer. A 8 de maro, o grupo apresentase no Theatrix. O trabalho discogrfico Corao parte um marca o regresso dos seBenta s edies de originais, reafirmando o potencial da banda no panorama rock nacional.

26-01-2013 | dirio as beiras

Coimbra | essencial | 5

Expert mundial treina no CHUC


111 Andr Dvila, cardiologista no Monte Sinai Hospital de Nova Iorque, est em Coimbra para colaborar no tratamento de algumas doenas complexas do foro cardiolgico,que, at aqui, obrigavam os doentes de recorrer a centros no estrangeiro. O especialista em eletrofisiologia do hospital norte-americano est no CHUC - Centro Hospitalar e Universitrio de Coimbra para colaborar com o servio de Cardiologia, dirigido por Mariano Pego, no tratamento de doenas complexas, nomeadamente ablaes de arritmias por fibrilhao auricular, taquicardias supraventriculares e ventriculares. A ablao da taquicardia ventricular, sobretudo a feita por via epicrdica, no realizada em Portugal. Da que o CHUC aproveite presena, durante uma semana, deste electrofisiologista de top mundial, para o tratamento de cerca de vinte doentes da consulta do servio de Cardiologia. A iniciativa vem contribuir para que o CHUC, na sua vertente de internacionalizao, se prepare para a competitividade cientfica internacional, adquirindo conhecimentos de ponta e inovadores para os seus doentes.

Colgio leva 10 anos a cumprir lema de Bissaya Barreto

coimbra fotogrfica
DB-Carlos Jorge Monteiro

Arquivo-Lus Carreg

Vozes afinadas das crianas do coro infantil abriram cerimnia

Boleia? melhor esperar sentado


liz das crianas que fazem o seu coro infantil. E encerrou com uma comunicao de Filomena Gaspar, docente e investigadora da Faculdade de Psicologia e Cincias da Educao da Universidade de Coimbra, a quem foi proposto falar sobre famlia e crise. E que acabou a apresentar ideias-chave para fazer crianas felizes. O que s pode acontece atravs do imprio do afeto (na famlia), numa relao prxima e colaborante com a escola. Tanto ainda por fazer num pas que parece ter perdido o norte na parentalidade positiva que assumiu cumprir junto do Conselho da Europa. Ldia Pereira lidia.pereira@asbeiras.pt 111 O gesto de estender um dedo e pedir boleia j teve melhores resultados. Ainda assim, h quem continue a achar que o melhor meio de viajar. Mas, por vezes, as esperas so to longas que o melhor esperar sentado...
DB-Lus Carreg

1 1 1 Crianas felizes. Queiramos ou no a tanto (tantas vezes a to pouco) que se resumem compndios e anos de experincia na cincia de educar os mais novos. Bissaya Barreto, mdico, filantropo e pedagogo sabia-o. E foi a partir dessa sabedoria, temperada com uma especial preocupao social, que construiu uma obra mpar num Portugal obscuro e triste. Hoje, Fundao Bissaya Barreto que cumpre continuar a obra do patrono, expandindo-a, o que fez no ensino, alargando-o do prescolar ao superior, sem descontinuidade, como ontem sublinhou Patrcia Viegas Nascimento, na cerimnia que assinalou os 10 anos do Colgio Bissaya Barreto.

Para a responsvel pela fundao, foram 10 anos de afirmao e crescimento, pelo que imperioso reconhecer na juventude do colgio uma maturidade inegvel. Naquele que tambm, sublinhou ainda Patrcia Viegas Nascimento, um projeto inclusivo, no qual crianas com dificuldades, nomeadamente auditivas, aprendem em conjunto com todas as outras, dando especial relevo Lngua Gestual Portuguesa. Valores humanos aprendidos e vividos que, acredita a responsvel, vo refletir-se para toda a vida nas crianas que partilham tal experincia. Ontem, a cerimnia dos 10 anos do Colgio Bissaya Barreto abriu ao ritmo fe-

O cego e a esmola na rua


111 A cantilena Uma esmola para o ceguinho j no produz o efeito de outrora, em quem passa, apressado, nas ruas da cidade. Mas ainda h quem pare e deixe uma moedinha na caixa.
DB-Lus Carreg

Boaventura alerta para contrarrevoluo da troika


1 1 1 O coordenador cientfico do Observatrio Permanente da Justia Portuguesa, Boaventura de Sousa Santos, alertou ontem para o processo de contrarrevoluo imposto pela troika, que procura destruir os direitos adquiridos e os avanos civilizacionais conquistados pelo 25 de Abril. O Direito imposto pela troika parece estar a ser hierarquicamente superior ao Direito Constitucional e o apelo que deixo que deve aprofundar-se a democracia da Justia e que esta no participe neste processo de contrarrevoluo. A troika est a inverter o fundamento da Justia e de todo o
DB-Carlos Jorge Monteiro

Socilogo diz que troika est a inverter o fundamento da Justia

sistema judicirio, disse Lusa o socilogo, que falou, ontem, sobre esta matria, numa conferncia subordinada ao tema O que seria uma revoluo democrtica da Justia. Diretor do Centro de Estu-

dos Sociais da Universidade de Coimbra, o socilogo defende uma justia mais acessvel e eficiente, que seja suscitadora da confiana dos portugueses. A Direita que est no poder uma Direita mais

radical, que por processo eleitoral nunca conseguiria fazer o que est a fazer. Est a utilizar a troika para fazer uma contrarrevoluo, insistiu. B o av e n t u r a d e S o u s a Santos explicou ainda que o novo mapa judicirio no garante a proximidade da Justia aos cidados, alertou para o aumento exponencial das custas judiciais e salientou a necessidade de uma nova cultura jurdica em Portugal, assim como um novo ensino do Direito. Para o socilogo, esta interveno internacional da troika nada tem de econmico, mas sim de ideolgico.

Vegetao que tapa os sinais


111 Ao fundo da avenida S da Bandeira, quando se comea a subir por trs do Mercado D. Pedro V, h dois sinais de trnsito que a vegetao espessa tapa quase completamente.

6 | essencial | Coimbra
DB-Carlos Jorge Monteiro

dirio as beiras | 26-01-2013

FCTUC contesta associao de bolseiros


1 1 1 o diretor da Faculdade de Cincias e tecnologia da universidade de Coimbra (FCtuC) afirmou ontem que no responsvel pelas normas que regulam o estatuto dos bolseiros, cabendo-lhe apenas aplic-las. a propsito das declaraes da associao de bolseiros da universidade de Coimbra, que acusou a FCtuC de recrutar bolseiros a ttulo gracioso, Lus neves afirma que a faculdade no se encontra a realizar recrutamento de docentes convidados neste momento. a abiC refere excertos descontextualizados de um documento que estabelece normas para a contratao de docentes convidados na FCtuC, documento, alis, em fase de discusso no Conselho Cientfico, acentua o diretor da FCtuC. Lus neves esclarece ainda que os investigadores podem, ao abrigo do seu estatuto, lecionar at 4 horas de aulas semanais. no caso dos bolseiros, o seu estatuto permite a existncia do mesmo tipo de colaborao letiva, contudo sem acumulao de remunerao, pelo que no poder a FCtuC dispor situao contrria. na FCtuC o nmero de contratos de docentes convidados sem remunerao existentes com bolseiros residual, voluntria, e no assume relevncia no contexto do servio docente globalmente assegurado, no existindo inteno de modificar esta postura, conclui.

MUSP recebido pela Comisso de Sade


111 aps a entrega da petio por um servio de urgncias aberto 24 horas por dia no Hospital dos Coves, uma delegao de Coimbra do musp movimento de utentes dos servios pblicos foi recebida na Comisso de sade da assembleia da repblica. a Comisso de sade ouviu tambm o presidente do Conselho de administrao dos CHuC e o presidente da ars Centro, e o ministro da sade foi questionado sobre o teor da petio. para o musp, a opinio dos responsveis coincidente e preocupante. Consideram que no houve encerramento das urgncias noturnas do hospital dos Coves, mas sim uma concentrao de servios nos HuC, e admitem no existir nenhum estudo prvio relativo s consequncias de tal encerramento, reala o musp. Menos pessoal na audio, o musp sublinhou que os doentes que acedem urgncia do hospital dos Coves permanecem nesse servio aps o encerramento, pelo que o servio continua a funcionar noite. Contudo, foi reduzido o pessoal mdico e de enfermagem. por outro lado, refere, os doentes da rea de residncia dos Coves que aps as 20H00 recorrem urgncia dos HuC so, exceo de situaes de risco, considerados doentes no prioritrios (triados a branco) passam a noite no servio de urgncia e, de manh, so devolvidos em ambulncias urgncia dos Coves. Faltam especialistas segundo o musp, a unidade de dilise dos Coves j no recebe doentes que necessitem de dilise urgente aps as 20H00, que so encaminhados para os HuC. a unidade de aVC no tem neurologista noite, pelo que qualquer situao de agravamento de um doente internado reencaminhado para HuC. o relatrio da audio ser entregue na reunio da Comisso de sade e agendado, para discusso em plenrio.

memria
jCoimbra

Jos dos santos amaro, de 89 anos, faleceu. Vivo, era natural e residente em Feteira (Cernache). o seu funeral realiza-se hoje, pelas 15H00, da Capela de Cernache para o cemitrio local. trata a agncia funerria Madeira Condeixa. maria da Luz FiLipe maLta, de 80 anos, faleceu. divorciada, era natural de trancoso e residente em santa Clara. o seu funeral realizou-se ontem, para o cemitrio local. tratou a agncia funerria Servilusa Alto S. Joo Coimbra. maria Jesuina de oLiVeira amado mamede, de 99 anos, faleceu. Viva, era natural da Lous e residente em Coimbra. o seu funeral realiza-se hoje, pelas 14H00, da Capela morturia da torre da igreja de s. Jos para o cemitrio da Conchada. trata a agncia funerria Servilusa Adelino Martins.
jLous

Metade da nova estrada, em aterro antes da passagem superior, cedeu com o mau tempo

Viaduto sobre a A13 abriu h ms e meio... mas j abateu


111 o viaduto novo sobre o troo da autoestrada a13, em rio de Galinhas, freguesia de almalagus, abateu com o mau tempo. desde o fim de semana que quem passa na en 110 obrigado a fazer um desvio, de cerca de meio quilmetro, retomando a velha estrada. aberta circulao no passado dia 30 de novembro, a passagem superior que serve de variante en 110 est no estado que a imagem documenta: metade da faixa de rodagem no aguentou e cedeu. ao dirio as beiras, um automobilista que ali passa quase todos os dias, e que pediu para no ser identificado, admitiu tratar-se de um caso claro de negligncia, no escoramento no aterro. Curiosamente, o prprio pavimento da a13 tambm cedeu, embora em muito menor dimenso. Contactado pelo dirio as beiras, o presidente da Junta de almalagus lembra que a sua freguesia foi uma das mais atingidas pelos efeitos do temporal. inadmissvel que s na quarta-feira tenha regressado a luz eltrica a algumas pessoas, acusa Victor Costa, que aponta o caso do lugar de abelheira, onde ontem ainda no havia sido restabelecido o servio. o autarca aponta o dedo edp, pela forma como no atendeu os sucessivos pedidos de interveno, vindo, trs dias depois, dizer que no tinham sido informados de nada. Paulo Marques paulo.marques@asbeiras.pt

discurso direto
R inadmissvel que s na quarta-feira tenha regressado a luz eltrica a algumas pessoas R No lugar de Abelheira ainda hoje [ontem] no h energia eltrica

JLia da piedade marques, de 88 anos, faleceu. Viva, era natural da Lous e residente em ponte quadiz. o seu funeral realiza-se hoje, pelas 10H00, da Capela morturia da santa Casa da misericrdia da Lous para o cemitrio local. trata a agncia Funerria Agostinho.
jMontemor-o-Velho

Victor Costa, presidente da junta

Ribeira de Frades repe amoreira centenria


111 o mau tempo derrubou a amoreira que estava no adro da igreja de ribeira de Frades h cerca de quatro sculos, deixando quase toda a freguesia consternada. na freguesia, a preocupao foi a de tudo fazer para recuperar a amoreira. nesse sentido, foi decidido recorrer a um especialista o senhor Jos Gomes, homem de 90 anos e que sabe tudo de podas, enxertos e rvores em geral, como refere
DB-Carlos Jorge Monteiro

o presidente da junta. Jos Gomes avaliou os estragos e no teve dvidas: a raiz-me est boa e, por isso, daqui a meio ano a amoreira vai estar cheia de folhas. para Jorge Veloso, ento, a tarefa foi simples: repor o que resta da rvore no seu lugar, para preservar um pouco da identidade da freguesia, que alguns querem destruir... e j agora em homenagem a paulo Jlio, que se demitiu. P.M.

paLmira da siLVa neVes, de 82 anos, faleceu. Casada com Fernando Cardoso, era natural e residente em seixo. o seu funeral realiza-se hoje, pelas 16H00, da igreja paroquial do seixo para o cemitrio local. trata a agncia funerria Fernando Ramos ngelo e Filhos, Lda. Coimbra.
jPenacova

abeL dos santos Costa, de 86 anos, faleceu. Vivo, era natural e residente em Cruz de soito (s. pedro de alva). o seu funeral realizase hoje, pelas 14H00, da Capela de Cruz de soito para o cemitrio de s. pedro de alva. trata a agncia funerria Diniz & Oliveira.

26-01-2013 | dirio as beiras


38176

publicidade | 7

8 | essencial |

dirio de Vil de Matos

dirio as beiras | 26-01-2013

DB-Carlos Jorge Monteiro

Presidente da Junta Fernando Pardal

Trouxemil faz mais parte do nosso quotidiano do que Antuzede


Vil de Matos vai perder a sua identidade e autonomia com a agregao prevista com a freguesia de Antuzede? Com Antuzede ou com qualquer outra agregao. A partir do momento em que surge alguma coisa que retire peso autonomia local, outras coisas que ainda temos ficam definitivamente em risco. Qual o sentimento dominante, entre as pessoas, sobre esta questo? Eu acho que as pessoas ainda no sentiram bem a situao e os seus riscos, apesar de termos tentado dinamizar e mobilizar toda a gente para o processo de luta e de contestao lei. Acho que as pessoas ainda no perceberam bem o que vai acontecer. Acho que ainda esto todos muito presos quilo que leem nos jornais e veem na televiso. Que consequncias julga que vo fazer-se sentir? Julgo que vai haver consequncias imediatas, com falta de respostas prontas, como agora acontece. Veja, por exemplo, o que aconteceu ainda neste fim de semana, em que muitas e muitas pessoas afetadas pelo temporal vieram logo recorrer junta. E a soluo para muitos problemas foi encontrada, naturalmente, com o esforo de muitos cidados, mas apoiados pelos materiais e pelo pessoal da junta, que se desdobrou para acorrer a todo o lado e resolver muitas situaes. Alis, para mim, o esprito voluntrio e a dinamizao coletiva so fundamentais e so as grandes mais valias da autonomia local. Esse esprito funciona, em Vil de Matos? Muito. Ainda ontem [quartafeira] estive a falar com uma pessoa, aqui da freguesia, no sentido de que possa vir aqui junta, de forma gratuita, para tentar dar resposta s pessoas acerca de todas as dvidas que esto a surgir sobre as novas regras do IMI e as consequncias para as pessoas. Sim, porque a alternativa que tm irem para o servio de Finanas e ficar ali espera de vez. Para si, ento, so piores as consequncias prticas do que o esprito que preside lei das freguesias? No, ambos so negativos. Para mim, a junta de freguesia tem a obrigao de ser a primeira resposta s comunidades. E quanto mais afastadas esto essas comunidades dos centros de deciso, neste caso, as cmaras municipais, maior essa obrigao. A capacidade de resolver os problemas das comunidades, com rapidez e comodidade para as pessoas, a grande vantagem de uma junta de freguesia. Isto para alm de que, para essas mesmas pessoas, a maior vantagem o facto de ter algum que lhes esteja prximo e as represente junto de quem decide, seja numa assembleia municipal seja em reunies com os vereadores ou mesmo com o presidente de cmara. Isso no acontece com a agregao de freguesias? O que eu sei que isso como uma pirmide em que os cidados so a base. Ora, quanto mais os representantes, no caso os presidentes de junta, fogem da base para o cume menos a voz das bases chega a quem decide. Reconhece, no entanto, que importante uma reforma da administrao autrquica que envolva tambm o territrio? Sim, mas o que mais estranho que os pontos em que essa reforma, territorial, mais se impunha onde no se mexe. Como assim? Vejam-se as aberraes que existem no atual mapa e que esta lei no vem resolver. Olhe, aqui mesmo ao lado, h duas povoaes que pertencem a dois concelhos e dois distritos diferentes: Sargento-Mor,

26-01-2013 | dirio as beiras

dirio de Vil de Matos | essencial | 9


Ainda assim, para Vil de Matos, melhor ficar agregado a Antuzede ou a Trouxemil? Aqui na freguesia, quando ouo uma pessoa ou outra falar no assunto, eu acho que vo mais por uma questo de simpatia, ou at por uma questo familiar. Em termos prticos, Trouxemil faz mais parte do nosso quotidiano do que Antuzede. Mas nenhum deles faz parte determinante. Alis, se vir o sentido das deslocaes, a partir daqui da freguesia, no para um nem para outro, embora, ainda assim, seja mais para Trouxemil. A populao de Vil de Matos aderiu ao movimento de contestao lei? Sim e sem que polticas e partidos se tenham misturado com as formas de protesto que fizemos, tanto a nvel local como integrando as manifestaes nacionais. Alis, a nossa posio foi unnime, pelo que tudo isto nos causa muita confuso... Confuso porqu? Porque, na nossa freguesia, o aspeto geogrfico muito importante, j que se trata de um aglomerado muito homogneo a partir daqui de Vendas de Santana, que um ponto central, temos, para norte, Vil de Matos; para sul tem Rios Frios; para poente tem Mourelos e para nascente tem Costa de Rios Frios. Todas as localidades so muito prximas e no temos, como noutras freguesias, lugares que esto mais prximos, ou que tenham mais desta ou daquela vizinha. O que quer dizer com isso? Quer dizer que, Vil de Matos tem Barcouo logo a seguir mas no h qualquer identificao entre as localidades; Mourelos tem Granja de An e Gndara de Antuzede e, da mesma forma, no h identificao; Rios Frios e Costa de Rios Frios tm Trouxemil, relativamente perto, mas, da mesma forma, no tm ligao. Ou seja, aqui, agregar com qualquer outra freguesia tem sempre um custo maior para as pessoas. Paulo Marques paulo.marques@asbeiras.pt

que pertence a Souselas e Coimbra, e que pertence tambm a Barcouo, Mealhada e a Aveiro; Ades, que de Trouxemil, Coimbra, e de Barcouo e Aveiro. E h mais, como por exemplo aqui no concelho de Coimbra, o caso do enclave dos Carregais, que pertence a Taveiro mas est dentro de Ribeira de Frades e que esta reforma no vem resolver; pelo contrrio, at vem agravar. Discorda, ento, das justificaes da Unidade Tcnica para a Reorganizao Administrativa do Territrio? Bom, quem ler a justificao, por exemplo, para o caso de Vil de Matos, fica com uma ideia bem clara de que de tcnico a unidade tem pouco e de conhecimentos da realidade muito menos. Isto j para no falar do absurdo de no saberem sequer o nome da freguesia [NdR - O documento oficial da unidade tcnica referia Vilar de Matos, tendo, aquela entidade sido obrigada a retificar, tambm de forma oficial]. O que diz o parecer? Quem consultar o parecer da unidade comea, no princpio, por ler uma justificao mais ou menos elaborada, para as primeiras agregaes, mas quando chega ao fim completamente a despachar. Se isto a que chamam argumentos tcnicos, ento estamos como a pescadinha de rabo na boca, ou seja, voltamos quele papel que julgo que foi o dr. Mal que fez aqui h um ano ou dois, em que agarrava no mapa e punha-se a riscar como lhe apetecia. O PS acusa a proposta para Coimbra de assumir contornos poltico-partidrios... Isso ntido, escandalosamente ntido. Como que se traduz esse carter partidrio? Na linha do que j disse, o mais certo que tenha havido a preocupao, por parte da unidade tcnica, de juntar as freguesias que davam mais jeito, poltica e partidariamente, e, depois, as que sobraram foram amontoadas assim de uma forma um tanto ou quanto atamancada.

destaques
R Em termos prticos, Trouxemil faz mais parte do nosso quotidiano do que Antuzede. Mas nenhum deles faz parte determinante R O sentido das deslocaes, a partir daqui da freguesia, no para um nem para outro, embora, ainda assim, seja mais para Trouxemil RAs pessoas ainda no perceberam bem o que vai acontecer com a agregao de freguesias. Acho que ainda esto todos muito presos quilo que leem nos jornais e veem na televiso R Quanto mais os representantes, no caso os presidentes de junta, fogem para o cume da pirmide menos a voz das bases chega a quem decide R Quem ler a justificao da Unidade Tcnica, por exemplo, para o caso de Vil de Matos, fica com uma ideia bem clara de que de tcnico a unidade tem pouco e de conhecimentos da realidade muito menos R Isto j para no falar do absurdo de no saberem sequer o nome da freguesia R Se aquilo so argumentos tcnicos, ento voltamos quele papel que julgo que foi o dr. Mal que fez aqui h um ano ou dois, em que agarrava no mapa e punha-se a riscar como lhe apetecia

Fecho da extenso de sade perda sria para a freguesia


Povoamento anterior Nacionalidade
111 O povoamento do territrio que circunscreve a actual freguesia de Vil de Matos muito anterior a fundao da Nacionalidade l-se na resenha histrica publicada na pgina eletrnica da Junta de Freguesia. O texto refere, como comprovativo, os vestgios arqueolgicos como Mourellos em anos anteriores aos do sculo XII.

Fernando Pardal lamenta deciso da ARS

At que ponto as pessoas sentiram o fecho da extenso de sade? Ns vivemos relativamente perto da cidade mas temos uma realidade muito diferente, como ficou bem evidente nesse caso do posto mdico, que a Administrao Regional de Sade decidiu fechar, em 2010, alegando os custos e a situao econmica do pas. Para ns foi um grande transtorno, pois os nossos utentes foram obrigados a ir para o Centro de Sade da Ferno de Magalhes. Por que no foram para a Admia? Porque na Admia h uma bolsa de utentes prpria, que j estava preenchida. Mas, partida, at poderamos considerar que a troca para a unidade da Ferno de Magalhes poderia no ser muito m, pois a freguesia servida por carreiras dos SMTUC e o centro de sade situa-se logo entrada da cidade. O problema que as instalaes so ms e, ainda por cima, nunca foi possvel chegar a entendimento com a ARS para que alguns servios, como renovao de receitas, por exemplo,

pudessem ser feitos atravs da junta de freguesia. Mas nada. Que vantagens tem Vil de Matos com o grande n rodovirio ao p da porta? Em termos de acesso s grandes vias de comunicao rodoviria estamos bem servidos, mas tambm podemos dizer que nos saiu da pele. Em que medida? Basta ver que, por exemplo, a autoestrada A1 cortou-nos a freguesia a meio e gerou muitos problemas. Para os mais velhos, as memrias so ainda hoje muito vivas. Mas, com o tempo, tudo passa. J a A14 foi menos penalizante, no que respeita rea urbana, mas enquanto as obras duraram todos ns sofremos. Agora, a vantagem estar linha direta com todo o pas. No entanto, em Vil de Matos, os grandes fluxos de deslocaes so no sentido de Coimbra. na cidade que a maioria das pessoas tem os seus empregos e as suas ocupaes, mas verdade que tambm ganhmos com a facilidade de chegar a Cantanhede.

Do primitivo concelho de An para o de Coimbra passando por Cantanhede


111 No abundam os documentos sobre a diviso administrativa da poca da fundao de Vil de Matos. No entanto, sabe-se que pertenceu ao concelho de Anc. Isso mesmo verificava-se na transio do sculo XV para o XVI. Depois, em 31 de dezembro de 1853, data da extino do concelho de An, Vil de Matos passou para o municpio de Cantanhede, onde permaneceu at 24 de outubro de 1855, altura em que transitou para o de Coimbra onde continua nos nossos dias.

til
RJunta de Freguesia Sede Rua de Coimbra, n. 21 Vendas de Santana RHorrio de atendimento Segunda-feira, das 21H00 s 23H00 Quinta-feira, das 21H00 s 22H00 Re-mail freguesiavildematos@ hotmail.com http://www.vildematos. com/

10 | essencial |

Figueira da Foz

dirio as beiras | 26-01-2013

Liga de Amigos do Hospital comemora aniversrio


111 A Liga de Amigos do Hospital Distrital da Figueira da Foz (LAHDFF) assinala hoje o seu 1. aniversrio com um almoo de convvio, pelas 13H00, na Assembleia Figueirense, sob a temtica Sabores tradicionais da matana. Seguir-se- a assinatura de dois protocolos da LAHDFF e do Hospital da Figueira da Foz com a Lusiaves e com a Cooperativa de Produtores de Peixe Centro Litoral. Das iniciativas faz ainda parte a entrega dos certificados de presena da Galeria de Solidariedade e dos diplomas de scios fundadores e novos scios. Refira-se que a LAHDFF realizou recentemente, no Casino Figueira, a tertlia21/12/2012 O solstcio, o fim do mundo e o homem novo, tendo como orador Mrio Simes. Sero datas como esta: cincia ou superstio?, questionou o psiquiatra. De acordo com Mrio Simes, tudo isto no passa de um compl para criar medo, levando a situaes para aceitar quase o inevitvel.
DB-C.T.

PSD tambm d prioridade extenso de sade de Alhadas


DB-Pedro Agostinho Cruz

Joo Vaz, consultor de ambiente e sustentabilidade

opinio

Tempestade
Presidente da ARS e Atade consideram construo da extenso de sade de Lavos prioritria
Antnio Guardado, presidente da liga

1 Obra dever ter verbas


do quadro comunitrio

O psiquiatra exemplificou com um conjunto de acontecimentos de como no a primeira vez que a profecia falha. Por outro lado, Mrio Simes elogiou o trabalho desenvolvido pela LAHDFF, destacando que realizado na base da reciprocidade. Devemos fazer algo por algum que simplesmente no conhecemos e isso que a liga faz, afirmou. Recomendase que quem quiser mudar a sociedade tem que fazer reciprocidade indireta, referiu ainda. Cludia Trindade claudia.trindade@asbeiras.pt

2 A unidade de Alhadas
tornou-se pequena para tantos utentes
Teresa Machado, vereadora do PSD

Escangalhar a rir em Bom Sucesso


111 A Associao Cultural e Recreativa situada na freguesia do Bom Sucesso apresenta hoje a revista Escangalhar a rir. O espetculo est marcado para as 21H30 e realiza-se na coletividade.

111 Teresa Machado defende que a nova extenso de sade de Alhadas tambm deve ser considerada prioritria. A vereadora do PSD mostrou-se satisfeita por o posto de sade de Lavos avanar. Todavia, ressalvou: mas se este premente, o de Alhadas no menos premente. Recorde-se que, recentemente, o presidente da Administrao Regional de Sade avanou que a construo da extenso de sade de Lavos prioritria. A obra, disse ainda Jos Tereso, foi candidatada ao Quadro de Referncia Estratgico Nacional, pelo que, se for aprovada, poder arrancar at 2014, ano em que termina a validade do atual quadro comunitrio de apoio. Jos Tereso falava aos jor-

nalistas, ao lado do ministro da Sade, Paulo Macedo, quando este visitava o Hospital Distrital da Figueira da Foz. Joo Atade tambm l estava e corroborou da prioridade. Na passada tera-feira, respondendo vereadora social-democrata, o presidente da Cmara da Figueira da Foz sustentou que, para a autarquia, a soluo de Alhadas mais vantajosa, porque j tem uma extenso. Autarquia cumpriu a sua parte No entanto, frisou Joo Atade: defendo os dois, mas dou prioridade a Lavos, porque no tem uma extenso. O vice-presidente da cmara, Carlos Monteiro, interveio para recordar que a autarquia figueirense j cumpriu com a sua parte, em relao

construo da nova unidade de sade de Alhadas. Nomeadamente, a edilidade da Figueira da Foz cedeu os terrenos, fez os levantamentos topogrficos, pagou o estudo geotcnico, elaborou o projeto de execuo e assegurou as infraestruturas exteriores e os acessos. Os autarcas falavam na reunio de cmara. Numa visita recente freguesia de Alhadas, a Concelhia do PSD, liderada por Miguel Almeida, j havia defendido a premncia da construo da nova extenso de sade. Recorde-se que as atuais instalaes h j algum tempo que se tornam pequenas para tantos utentes, oriundos de vrias localidades da zona norte urbana. Jot Alves jot.alves@asbeiras.pt

tampa da chamin est prestes a cair, e poder ser arrastada para a via pblica! uma pea metlica, antiga e pesada, difcil de manusear num quadro de temporal. Devemos telefonar aos bombeiros, Municipais ou Voluntrios? Os Municipais tomam nota da ocorrncia, mas dizem-se incapazes de resolver o problema de imediato dado as graves ocorrncias com que lidam, o que compreensvel. Os Voluntrios dirigemse ao local, passadas umas horas, mas no resolvem o problema por falta de meios. Felizmente a tampa da chamin aguentou-se durante a noite, presa por um nico apoio. O problema resolveuse com a ajuda de operrios da construo. H falta de informao sobre o que fazer em caso de forte tempestade. As comunicaes falham, as autoridades deixam de poder comunicar entre si. Se a falha da rede eltrica persistisse, durante mais de uma semana, sem gua (bombas elevatrias eltricas) nem comunicaes (multibanco, telemveis, internet), o que sucederia? Estamos preparados? Sabemos qual o ponto de gua potvel (pblico) mais prximo?

Assine o em pdf e escolha o prmio


todos os dias no seu email
R

Escolha a sua oferta

Dados de identicao para envio do jornal


email de envio Nome Morada

assinatura digital Anual 25 2 a sbado

voucher Holmes Place

Cd Postal

telef Data Nasc prosso NIF

Pack Famlia visita ao Oceanrio de Lisboa Uma assinatura > 2 bilhetes

Voucher Holmes Places no valor de 25 euros

Ao tornar-se assinante do Dirio As Beiras ganha de imediato um voucher de 25 euros para usar no Holmes Place

voucher GIS joalheiro

Modalidades de pagamento
Cheque n Vale postal n
ordem de SOJORMEDIA BEIRAS, SA sobre o banco

Ganhe 2 bilhetes para visitar o segundo maior oceanrio do Mundo ao tornar-se assinante do Dirio as Beiras. Os interessados devem contactar o servio de assinaturas, os Quiosques Loja Dirio as Beiras ou atravs do Telef. 239 980 289 ou ainda por email: assinaturas@ asbeiras.pt

ordem de SOJORMEDIA BEIRAS, SA

Vale de compras Gis

38172

Ao tornar-se assinante do DIRIO AS BEIRAS ganha de imediato um vale de compras no valor da assinatura, em qualquer loja Gis.

2 bilhetes Oceanrio de Lisboa

Por dbito na conta bancria abaixo indicada, queiram proceder, at nova comunicao em contrrio, ao pagamento das subscries que vos forem apresentadas pela Sojormedia Beiras, SA
Banco NIB Assinatura Balco Data

Autorizao de pagamento por dbito directo em conta (ADC)

26-01-2013 | dirio as beiras

regio | essencial | 11
Montemor-o-Velho Mealhada

Arganil

PSD questiona falta de mdicos no centro de sade


Inaugurao da Residncia de Artistas da Casa do Povo de Abrunheira
Hoje e amanh diversas aes assinalam os 50 anos da corporao

Bombeiros de Cja festejam 50 anos com distines


111 As comemoraes do 50 aniversrio da Associao Humanitria dos Bombeiros Voluntrios de Cja prosseguem este fim de semana, com uma sesso solene presidida pelo secretrio de Estado da Administrao Interna. Do programa agendado consta, hoje, s 15H00, a cerimnia pblica de inaugurao da rua dos Bombeiros Voluntrios de Cja. Seguirse- uma palestra acerca da histria da associao, com o lanamento de um livro da autoria de Nuno Mata, e a apresentao da Medalha Comemorativa dos 50 anos dos Bombeiros de Cja. O ponto alto do aniversrio decorrer amanh, na presena do secretrio de Estado da Administrao Interna, Filipe Lobo Dvila, que vai presidir sesso solene, s 11H00, durante a qual sero entregues crachs de ouro s pessoas agraciadas e a Medalha de Ouro do Concelho associao, atribuda pelo municpio de Arganil. Sero tambm entregues as medalhas de dedicao e assiduidade aos bombeiros. Novas viaturas O presidente de direo da Associao Humanitria dos Bombeiros Voluntrios de Cja explicou ao DIRIO AS BEIRAS que o veculo florestal de combate a incndios adquirido pela associao, e que foi apadrinhado pela Junta de Freguesia de Pomares, foi comparticipado desde a fundao da associao. Algumas entidades tambm sero agraciadas com a Medalha Comemorativa do 50. aniversrio, cabendo associao aniversariante receber a medalha de mrito de proteo e socorro, no grau prata e distintivo azul, concedida pelo Ministro da Administrao Interna, Miguel Macedo, reconhecendo o exemplar percurso da sua existncia ao servio da comunidade e da proteo e socorro de populaes, com uma atuao sempre caraterizada pelo herosmo, pela abnegao, e pela solidariedade para com o prximo. Trata-se de um reconhecimento do mrito do corpo de bombeiros, constatou o presidente dos Bombeiros Voluntrios de Cja. Faltam voluntrios Considerando que a associao vive o seu auge ao fim de 50 anos de existncia, o dirigente apenas lamenta que no haja, nos dias de hoje, as mesmas condies que permitam um voluntariado mais vivo. Agora os voluntrios vivem a quilmetros, contou, sugerindo que sejam estabelecidas parcerias com as cmaras e juntas de freguesia, de forma a que os funcionrios sejam contratados com a finalidade de serem tambm voluntrios nos bombeiros. Lurdes Gonalves redaccao@asbeiras.pt

A aquisio de novas viaturas uma das preocupaes e Jorge Silva destacou que j foi encomendado um carro que ser entregue em maro, para substituir o que ardeu no incndio do ano passado

1 No almoo de
amanh, no Pavilho Gimnodesportivo da Casa do Povo de Cja, esto inscritas 350 pessoas

1 1 1 A Casa do Povo de Abrunheira (CPA), instituio particular de solidariedade social, promove atividades de carter social, cultural, recreativo e desportivo, contribuindo para um maior dinamismo da comunidade em que se insere, que predominantemente rural. A nvel cultural, a CPA tem vindo a organizar eventos desafiantes, sendo exemplo elucidativo a produo do mostrArte, que teve a sua primeira edio em 2006 e do Primavera das Artes. Outro exemplo de grande vitalidade o Curral da Mula Grupo de Teatro de Abrunheira, que tem representado esta organizao atravs das suas atuaes um pouco por todo o pas. Sala de espetculos renovada Neste mbito, a Casa do Povo dispe de uma Residncia de Artistas que serve de alojamento temporrio para vrios grupos de artistas que estejam interessados em desenvolver a sua atividade na moderna e equipada sala de espetculos e sala de ensaios da CPA, ou que queiram usufruir de outros servios disponibilizados por esta organizao: utilizao do ginsio, servios de terapia da fala, realizao de dinmicas de grupo e psicologia, realizao de oficinas artsticas e de roteiros tursticos pelos pontos de interesse da regio. A Residncia de Artistas da Casa do Povo de Abrunheira vai ser inaugurada hoje, pelas 16H00, em Reveles. Ser tambm inaugurada a renovada sala de espetculos da organizao, pelas 21H00, com a participao da Tuna Feminina do Instituto Piaget e da Fanfare Band Ar de Rastilho.

111 Os deputados do PSD eleitos por Aveiro manifestam-se preocupados com o momento por que passa o Centro de Sade da Mealhada. Numa pergunta dirigida ao ministro da Sade, questionam sobre que estratgia tem o Governo para garantir a qualidade dos servios de sade no concelho da Bairrada. A preocupao resulta do facto de o Centro de Sade da Mealhada, e as respetivas extenses de Luso, Pampilhosa, Ventosa do Bairro, Barcouo e Vacaria, terem visto sete dos seus 12 mdicos solicitarem a reforma No obstante a necessidade imperiosa de conteno de custos, o garante da qualidade dos servios de sade prestados no concelho da Mealhada deve estar na primeira linha de prioridades da ao do ministrio, l-se no texto que suporta a pergunta, subscrita pelos deputados Bruno Coimbra, Ulisses Pereira, Carla Rodrigues, Paulo Cavaleiro e Amadeu Albergaria. Os deputados subscritores dizem-se preocupados, atendendo s informaes
38157

que tm recebido dos utentes, que alertam para a insuficincia atual dos servios, nomeadamente informando que a falta de mdicos obriga ao recurso Consulta Aberta para situaes simples como solicitar uma mera credencial para medicamentos que so essenciais sujeitando-os a vrias horas de espera. espera de medidas Na pergunta dirigida ao ministrio, os parlamentares aveirenses previnem que o Centro de Sade da Mealhada poder estar na iminncia de funcionar com apenas 40 por cento dos mdicos que tinha at agora. Alm das j conhecidas restruturaes de horrios, esto previstas contrataes de mdicos para suprir as sadas j ocorridas e as que esto na iminncia de ocorrer? Para quando esto previstas essas contrataes?, interrogam, juntando a questo sobre qual o nmero mnimo de mdicos com o qual vai e deve funcionar a unidade da Mealhada, e as respetivas extenses de sade.

em 80% pelo QREN. J a ambulncia, apadrinhada pela Junta de Freguesia de Benfeita, foi custeada pela prpria associao. Contudo, para alm destas duas viaturas, segundo Jorge Silva, foi colocado tambm ao servio esta semana um equipamento limpa-neves. Mostrando-se bastante satisfeito com o concerto comemorativo promovido no domingo pela Filarmnica de Cja, o dirigente revelou que o maestro at fez uma msica para os bombeiros. Sobre a sesso solene de domingo, Jorge Silva anunciou que vo ser distinguidos trs elementos do corpo ativo pelos bons servios e antiguidade, bem como Joo Lus Quaresma, que pertence aos rgos sociais

BRAGA 235 276 004 PORTO 226 000 330 COIMBRA 239 820 023

LEIRIA 244 856 269 LISBOA 213 840 205 FARO 289 090 972

www.amorenostrum.com

12 | essencial | regio

dirio as beiras | 26-01-2013

Mealhada

Arquivo-JotAlves

Cantanhede

Soure

PS em debate pela defesa do SNS


111 A Federao Distrital de Coimbra do Partido Socialista realiza hoje um debate com o tema Pela defesa do SNS/Contra a Privatizao do Hospital de Cantanhede, pelas 16H00, no Centro Paroquial de S. Pedro em Cantanhede. Os oradores so scar Gaspar, ex-secretrio de Estado da Sade, lvaro Beleza, secretrio nacional do PS para a Sade, Rosa Reis Marques, administradora hospitalar, Pedro Coimbra, presidente da Federao Distrital de Coimbra do PS, Carlos Ordens, mdico e candidato Cmara de Cantanhede pelo PS, e Pedro Carrana, presidente da Concelhia de Cantanhede do PS.

Arquivo-Lus Carreg

Marcelo Rebelo de Sousa estar na homenagem em Pombal

Marcelo em homenagem a ex-autarcas do PSD


111 O professor Marcelo Rebelo de Sousa vai estar em Pombal, a 15 de fevereiro, pelas 20H00, num jantar de homenagem a ex-autarcas a realizar no restaurante O Manjar do Marqus. A iniciativa promovida pela concelhia de Pombal do PSD, que se junta nesta homenagem Associao dos Amigos da Social Democracia que constituda por histricos militantes do PSD Pombal como Anzio Gonalves, Amrico Ferreira ou Mrio Santos. O evento marcar o incio da preparao das autrquicas 2013, que assim comear com uma justa homenagem aos homens e mulheres que deram o seu contributo abnegado em prol do progresso do concelho, refere a organizao. Na sesso sero homenageados antigos autarcas e dirigentes histricos, alguns a ttulo pstumo, que foram incontornveis na construo do patamar de desenvolvimento econmico-social que hoje carateriza o concelho de Pombal. Os interessados podem adquirir os bilhetes para o jantar dos junto dos membros da Comisso Poltica.

Segundo o inqurito, os comboios deslizaram e colidiram

Falta de aderncia das rodas originou coliso de comboios


111 O inqurito ao acidente ocorrido segundafeira na Estao de Alfarelos/Granja do Ulmeiro, no concelho de Soure, concluiu que a coliso entre os dois comboios foi motivada por falta de aderncia entre as rodas e o carril. Essa falta de aderncia originou deslizamentos de ambos dos comboios e contribuiu para a no imobilizao dos mesmos antes do sinal de entrada da Estao de Alfarelos, refere o documento hoje divulgado. O embate de um comboio Intercidades na retaguarda de um Regional, parado entrada da estao de Alfarelos/Granja do Ulmeiro, na segunda-feira, pelas 21H15, provocou 15 feridos ligeiros, assistidos nos Hospitais da Universidade de Coimbra, alm de oito outros, que receberam tratamento e/ou assistncia psicolgica de equipas do INEM, mobilizadas para o local do acidente. J todos os feridos tiveram alta mdica. Sem falha humana De momento, pelos depoimentos obtidos e dados j apurados, no h indcios de falha humana, afirmam os responsveis pela investigao. A Comisso de Inqurito considera tambm que o comportamento do sistema de sinalizao foi o adequado, transmitindo da coliso l-se tambm que as atuaes de frenagem de emergncia despoletadas pelo sistema CONVEL ocorreram tardiamente. Reforar a segurana Como reforo das condies de segurana, e tendo em conta que se conclui ter havido falta de aderncia roda/carril e atuao tardia das frenagens de emergncia despoletadas pelo sistema CONVEL, cujas causas no foi possvel nesta fase apurar, a Comisso de Inqurito recomenda a imposio duma restrio de velocidade de 30 quilmetros/hora aproximao dos sinais S1 e SC1 da Estao de Alfarelos. Pelos mesmos motivos, recomenda-se a realizao de um ensaio de linha com um comboio constitudo por uma locomotiva e composio idnticas s do comboio intercidades n. 529, simulando condies de circulao semelhantes em termos de velocidade e locais de aplicao do freio, acrescenta. Os responsveis pela averiguao das causas do acidente sugerem que o ensaio deve ser realizado em condies atmosfricas prximas das verificadas aquando da ocorrncia do acidente, ou seja, noite, com carris molhados e previamente abertura da via ascendente explorao comercial.

Penacova

Incentivos apresentados em Travanca do Mondego


1 1 1 Em Travanca do Mondego, concelho de Penacova, decorreu uma sesso de esclarecimento sobre incentivos no mbito dos programas Proder e Leader. A ao foi promovida pela junta de freguesia, que o Governo recentemente extinguiu, em parceria com a empresa de consultadoria PaintGap, cujo gerente natural da freguesia. Na sesso, Joo Azadinho, presidente da junta, referiu que cada vez mais temos de estar atentos s oportunidades. com esse intuito que julgo ser importante as pessoas estarem informadas dos incentivos a fundo perdido que existem na agricultura e floresta, sendo que estas atividades tem bastante potencial na nossa regio. Pedro Santos, da PaintGap, apelou aos jovens conterrneos de Travanca do Mondego para aproveitarem estes programas, nomeadamente o da instalao de jovens agricultores, pois por vezes h ideias e perspetivas de negcio que com estes financiamentos so possveis de concretizar.

O embate de um comboio Intercidades na retaguarda de um Regional, na estao de Alfarelos/Granja do Ulmeiro, provocou 25 feridos, dos quais 15 foram assistidos nos HUC

1 Pelos depoimentos

obtidos e dados j apurados, no h indcios de falha humana, concluiu o relatrio preliminar

Celeste Maria Rainho de Jesus Pita


Edifcio Altamira, loja 5, r/c dto, Santo Antnio - Soure Telef. 239 507 246/239 507 317 - Fax 239 507 318 e-mail: notariasoure@sapo.pt CERTIFICO para efeitos de publicao que por escritura de hoje exarada a s. 114 e seguintes do livro n. 119 deste Cartrio, os outorgantes: JOS ANTUNES e mulher MARIA DO CARMO BERNARDES, contribuintes com os NIFs 133.399.443 e 171.091.698, casados sob o regime da comunho geral de bens, naturais ele da freguesia de Vila Nova de Anos, ela da freguesia de Figueir do Campo, ambas do concelho de Soure, onde residem no lugar de Ribeira da Mata, na Rua Principal, n 57, declararam que so donos e legtimos possuidores do seguinte prdio: Urbano composto de casa de habitao de rs-do-cho e dependncia, com a rea total de cinquenta e dois vrgula setenta metros quadrados, situado no lugar de Ribeira da Mata, freguesia de Vila Nova de Anos, concelho de Soure, a confrontar do norte com serventia publica e Manuel Ferreira, sul com Porfrio Bernardes Antunes, nascente com herdeiros de Antnio da Silva, e do poente com Manuel Ferreira, inscrito na matriz em nome dele justi cante marido sob o artigo 681, com o valor patrimonial tributrio para efeitos de IMT/IS de 1762,09 , e omisso no registo predial. Que com excluso de outrem, lhes pertence legitimamente o prdio urbano acima identificado, tendo o construdo por volta do ano de mil novecentos e cinquenta e sete, mil novecentos e cinquenta e oito, na totalidade dum prdio rstico que lhes foi dado verbalmente por seus pais e sogros Jos da Silva Pimentel e Amlia Bernardes, j falecidos, residentes que foram no dito lugar de Ribeira da Mata. Que no foi nem lhes possvel agora legalizar a referida doao por ttulo vlido, mas o certo que desde a referida entrada na sua posse, portanto h mais de vinte anos, tm vindo a possuir o identificado prdio em seu nome prprio, nele habitando durante vrios anos, fazendo obras de conservao e beneficiao, pagando contribuies e impostos, praticando todos os actos materiais correspondentes ao exerccio do direito de propriedade, sempre com o conhecimento da generalidade das pessoas, sem oposio ou intromisso de quem quer que seja, e sem interrupo, portanto sob uma forma pblica, pacfica e contnua, pelo que adquiriram o respectivo direito de propriedade por usucapio, causa esta de adquirir que, como bvio, no podem comprovar pelos meios extrajudiciais normais. EST CONFORME Soure, 21 de Janeiro de 2013 A Notria, a) Celeste Maria Rainho de Jesus Pita
("DIRIO AS BEIRAS", N. 5851 de 26/01/13) 38195

CARTRIO NOTARIAL

aos comboios envolvidos no acidente o objetivo de paragem ao sinal de entrada da estao de Alfarelos. As informaes recolhidas pelos comboios dos pontos de informao CONVEL (sistema de controlo automtico de velocidade, partilhado entre os operadores e a REFER) correspondem sequncia de aspetos apresentada pelos sinais e as distncias de frenagem de ambos os comboios foram superiores ao esperado nomeadamente face ao modelo terico da curva de frenagem, acrescenta. Nas concluses preliminares do inqurito ordenado pelo Governo REFER e CP para apuramento das causas

Arquivo-Lus Carreg

Bruno Costa acredita que a Acadmica pode chegar final

Basquetebol Taa Hugo dos Santos em O. Hospital


111 O Pavilho Municipal de Oliveira do Hospital recebe hoje e amanh a Taa Hugo dos Santos, com participao de Acadmica, Benfica, Ovarense e CAB Madeira. A Taa da Liga, como era antes conhecida, homenageia, com a sua nova designao, o ex-presidente da Federao Portuguesa de Basquetebol e do Comit Nacional do Minibasquete, que nasceu em Oliveira do Hospital. O evento organizado pela autarquia de Oliveira do Hospital, em colaborao com o Sampaense, clube daquele concelho. Em prova, no primeiro trofu do ano, esto os quatro primeiros classificados da 1. volta. Hoje, pelas 15H00, defrontam-se Benfica e Ovarense, com transmisso televisiva na SportTV. Pelas 17H00 tem lugar o encontro entre a Acadmica e o CAB Madeira. O trofu ser entregue amanh tarde, depois da realizao da final, que est marcada para as 15H35, tambm com transmisso televisiva. A Acadmica vai defrontar um CAB Madeira muito motivado, que ocupa o 1. lugar na Liga, com 22 pontos em 12 jogos (mais um que o Benfica, que tem menos um jogo). Os estudantes perderam os ltimos dois encontros, mas querem chegar final. Bruno Costa, em declaraes ao stio oficial da Federao Portuguesa de Basquetebol, diz que estar nesta meia-final fruto do bom trabalho que toda a equipa realizou na primeira volta do campeonato. Para Bruno Costa, nesse sucesso que temos de nos focar para conseguirmos vencer o CAB e chegar final. Os madeirenses tem possivelmente o segundo plantel com mais solues do campeonato, contam com jogadores experientes, vrios internacionais portugueses, norte-americanos com qualidade comprovada na nossa Liga e um treinador com provas dadas, diz o atleta da Acadmica. Mas Bruno Costa acredita que os estudantes vo estar na final. Teremos de ser uma equipa muito inteligente. Acredito que vai ser um jogo dif cil para ambas as equipas, mas acreditamos no nosso trabalho e que podemos vencer a partida. Bruno Gonalves bruno.goncalves@asbeiras.pt

Basquetebol Olivais recebe Ovarense e CAD vai a Lea


111 No basquetebol feminino, este fim de semana o Olivais recebe a Ovarense, em jogo a contar para a 16. jornada da Liga Feminina de Basquetebol. As olivanenses, sextas classificadas, vm de trs derrotas consecutivas, frente a Algs, GDESSA e Boa Viagem e defrontam hoje, pelas 17H30, no Pavilho Multidesportos de Coimbra a Ovarense, que ocupa a ltima posio apenas com derrotas. Em caso de vitria, o Olivais sobe 5. posio. Na 2. Diviso, o CAD lder, mas h atletas que mesmo tendo tempo de jogo tardam em demonstrar o seu real valor. Este domingo, pelas 18H30, o CAD vai ao reduto do Desp. Lea, 8. classificado, que esta temporada j pregou partidas a dois candidatos o Desp. Pvoa onde venceu por 41-49 e o Galitos onde tambm venceu por 64-57. O CAD tem 11 vitrias em 12 jogos e lidera o campeonato com um ponto a mais que o Desp. Pvoa.

38184

26-01-2013 | dirio as beiras

desporto | essencial | 13

14 | essencial | desporto

dirio as beiras | 26-01-2013

Estatsticas Oficiais Liga Portugal

Acadmica

Posse de bola

Beira-Mar

Acadmica 4 12 4 3
Remates

Beira-Mar 5 17 7 5

Acadmica 2 20 4
Foras de jogo

Beira-Mar 1 6 3

Oportunidades de golo

43%

57%

Faltas cometidas Recuperaes de bola

Remates baliza Cantos

Acadmica Contra-ataque que !


dB-Lus Carreg

o melhor
Marinho Um grande golo, a abrir o livro, uma assistncia e um jogo de muita categoria. Acabou esgotado mas manteve sempre os adversrios em respeito. Nota 8 Ricardo O trabalho no foi excessivo. Sempre seguro. Nota 7 Rodrigo Galo Ruben deu-lhe muito trabalho, que saiu bem. Nota 5 Flvio Patro. Nunca perdeu um duelo importante. Nota 7 Ferreira Atrevido a subir no campo mas nem por isso desacertado atrs. Nota 7 Joo Dias Na esquerda ou na direita. No entusiasmou nem comprometeu. Nota 6 John Ogu Dois ou trs disparates mas a fazer bem muito mais coisas. Nota 6 Makelele Mais discreto que nos ltimos jogos. Nota 7 Bruno China Bom jogo do mdio que gosta de bola. Nota 6 Cleyton Jogou, fez jogar e fez um golo importante. Nota 7 Edinho Um bom golo, uma assistncia e alguns pormenores a entusiasmar o pblico. Nota 8 Hlder Cabral Percebeu-se a falta de rotina mas nunca comprometeu. Nota 5 Keita Importante na conteno. Nota 6 Saleiro Trs sprints, um deles a acabar na pequena rea. Nota 4

111 A televiso mata o futebol popular, diz a Mancha Negra. No mata, no senhor, digo eu, que h muito no via uma vitria to bonita da Acadmica quanto a desta noite chuvosa de sexta-feira. A partida tem dois momentos-chave: o primeiro golo, pelo rendilhado delicioso e pela porta que abriu; o terceiro golo, pela tranqulidade que deu equipa e pelos temores que gerou nos adeptos. Aconteceu esta batata de Cleyton aos 37 minutos. Na bancada, as opinies dividem-se. Uns recordam o recente desafio com o Setbal. Outros recuam ao incio do campeonato e pica recuperao em Aveiro. Todos rejubilam e todos temem pela reao adversria. Certo que raramente como nesta chuvosa sextafeira o futebol da Briosa foi to eficaz no momento de chutar baliza. Est bem que pela frente teve, na 1. parte, uma dupla de centrais muito, mas mesmo muito, permevel. Est bem que, no miolo aveirense, o trabalho defensivo ficou longe dos mnimos. Mas o facto que os primeiros 47 minutos da Acadmica foram quase perfeitos. Menos bola, mas melhor bola. Ora, como a jogar para a frente os de Aveiro tambm sabem da poda, est visto que esta 1. metade foi um regalo. A Acadmica, j se percebeu, entrou bem. Mandona, esclarecida e perigosa. A bola, porm, demorou em dar certo. Aos trs minutos, furou. Aos seis, depois de um canto, foi quase como que tiro ao boneco dentro da rea do Beira-Mar. Aos 12, noutro canto, cabeceada com muito perigo por Ferreira, fez ricochete num amarelo e foi para fora. H, porm, quem trate a bola com afago. o caso de Marinho, entre outros. Ao quarto de hora, o 7 entra

filme do jogo
Marinho entra na rea, passa por vrios adversrios e remata para o 1-0 Outra vez Marinho a romper e, desta vez, a abrir para o stio certo, onde Edinho, com classe e frieza, atira rasteiro e certeiro para o 2-0 Desta vez a conduo do contra-ataque cabe a Edinho e o servio, letal, cai no p esquerdo de Cleyton, que no perdoa e faz o 3-0

14

34

36 67

Edinho marcou o seu 10. golo na presente edio da Liga

na rea aveirense, finta e refinta toda a defesa at chutar seco e forte para o fundo da baliza. Grande golo. Reagiu de imediato o Beira-Mar. E, em trs minutos, faz chegara bola com perigo, por duas vezes, baliza de Ricardo. S ento o estdio d conta de que, num cantinho encostado ao Dolce Vita, esto umas dezenas de adeptos da cidade de Aveiro. Chuvisca. As claques cantam. O jogo flui. Mas o da casa agora outro: mais rpido e venenoso, provando que esta coisa de transies paleio sem jeito. contra-ataque e mais nada. Em contra-ataque, portanto, chegam os golos dois e trs. Sempre com os de Aveiro a jogarem e a perderem bolas. Para a 2. parte, Ulisses Morais troca o trinco por um criativo eo recm-entrado Serginho at assusta. Ganha nimo e pressiona, o visitante. Mas a defesa de Coimbra est bem. E quando no est bem de todo

tem a sorte que outras vezes lhe falta. hora de baixar o bloco e juntar linhas, diro os rapazolas encartados nestas modernices terminolgicas. E foi mesmo uma 2. parte de algum sofrimento. No obstante, o intenso domnio amarelo raramente

se traduziu em perigo real. O relgio avana e h unhas que se roem entre os adeptos da Acadmica. Mas o jogo est ganho, percebese. E est mesmo, apesar do penlti controverso. Paulo Marques paulo.marques@asbeiras.pt

Grande jogada do Beira-Mar, pela esquerda, com Yazalde a chutar colocado para grande defesa de Ricardo Falta entrada da rea e o rbitro a descobrir um penlti. Ruben faz o 3-1 de forma impecvel
Liga

81

16. Jornada
ACAdMiCA Sp. Braga Martimo V. Setbal Moreirense Sporting Estoril FC Porto 3 Beira-Mar Benfica Rio Ave Nacional P. Ferreira V. Guimares Olhanense Gil Vicente 0

acaDMica 3
T - Pedro Emanuel

1 BEira-Mar
pedRo MoReiRa

Joo dias

MaRinHo

# #
FeRReiRa RicaRdo

cleYTon

# # #

# #

Rben RibeiRo

FleuRival

Tonel

#
Hugo RicaRdo dias

edinHo

#
Makelele

Yazalde

Rui saMpaio

# # #

Rui Rego

J V E D M S
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 FC Porto Benfica Sp. Braga P. Ferreira Rio Ave V. Guimares ACAdMiCA Estoril Sporting Martimo Gil Vicente Nacional V. Setbal Olhanense Beira-Mar Moreirense 15 15 15 15 15 15 16 15 15 15 15 15 15 15 16 15 12 12 9 6 6 5 4 5 4 4 3 4 3 3 3 1 3 3 2 7 3 5 7 3 6 6 6 3 5 5 5 5 0 0 4 2 6 5 5 7 5 5 6 8 7 7 8 9 35 39 34 17 18 17 24 21 14 13 14 20 19 16 20 14 8 11 19 12 20 22 25 22 16 22 20 28 31 23 29 27

P
39 39 29 25 21 20 19 18 18 18 15 15 14 14 14 8

HldeR lopes

bRuno cHina

Flvio

RodRigo galo Estdio cidade de coimbra 2.521 espetadores

# # #

nildo

#
T - Ulisses Morais

JoHn ogu

Hugo Miguel (Lisboa)

Substituies Ricardo Dias por Serginho ( 37), Fleurival por Camar ( 45), Rodrigo Galo por Hlder Cabral ( 45), Pedro Moreira por Nuno Lopes ( 64), Cleyton por Keita ( 74) e Edinho por Saleiro ( 84) amarelos Ricardo Dias ( 25), Pedro Moreira ( 54), Ferreira ( 80), Edinho ( 82), Marinho ( 83) e Camar ( 83) golos Marinho ( 14), Edinho ( 34), Cleyton ( 36) e Rben Ribeiro ( 83, gp)

Prxima jornada
Olhanense Rio Ave V. Guimares Gil Vicente Nacional Beira-Mar Benfica P. Ferreira ACAdMiCA Sporting FC Porto Martimo Moreirense Sp. Braga V. Setbal Estoril

26-01-2013 | dirio as beiras

desporto | essencial | 15

relances

DB-Carlos Jorge Monteiro

treinador de bancada
Nuno Castanheira Neves Gestor Joo Santana Autor do livro Acadmica - Histria do Futebol
Vitria justa da Acadmica, que controlou sempre o jogo. Mesmo assim, difcil compreender as razes que explicam uma 2. parte to pobre no captulo da construo de jogo. Hoje, de facto, deu a ideia que a equipa pode estar em crescendo. Vamos ter esperana.

reaes
Ricardo Lopes Vice-presidente da Mancha Negra Pedro emanuel ulisses morais

Competncia e rigor da equipa

Resultado penalizador

Conquistmos trs pontos importantssimos para atacar a 2. volta com um pouco mais de tranquilidade. Fizemos uma boa 1. parte, onde a eficcia foi quase de 100 por cento. Na 2. parte houve uma descompresso que originou a subida da outra equipa. Vitria mais do que justa.

Vitria quanto baste da Acadmica. Boa 1. parte, onde se destaca a eficcia, que foi preponderante, ficando praticamente definido o desenrolar do encontro. Na 2. parte a Acadmica no tinha interesse em acelerar o jogo e o BeiraMar pouca capacidade tinha para o fazer. Acabou por ser um 2. tempo sem grande histria.

A equipa mostrou-se motivada, com rigor e extremamente competente. Ao longo de todo o jogo fomos controlando as situaes, exceo de uma que aconteceu na 2. parte. Foi uma vitria sem discusso. Fica o rigor e competncia de uma equipa que agora est mais prxima dos lugares onde costuma estar.

Cometemos erros, no soubemos entrar no jogo, agarrar o jogo. H coisas que aconteceram que no tiveram nada a ver com o que foi a nossa semana de trabalho. No intervalo tentei dizer isso aos jogadores e na 2. parte estivemos mais perto do que pretendamos. Este resultado penalizador da minha responsabilidade.

pensar leitores www.asbeiras.pt


comentrios J demos pr ciclone essencial que investigao ao acidente ferrovirio garanta transparncia e a segurana dos passageiros.
lvaro Santos Pereira, ministro da Economia 3Os bombeiros, compostos em grande maioria por voluntrios, conseguiram responder a todas as solicitaes e em dois dias, certamente, nenhuma rvore ficou por cortar, em nenhuma estrada estava impedida a circulao pelos bombeiros no terem pessoas suficientes. (...) A EDP e a PT, empresas privadas e que todos os anos do lucros acima da mdia, no conseguem em cinco dias repor a normalidade. Inadmissvel. APC

www.facebook.com/diarioasbeiras www.twitter.com/asbeiras

dirio as beiras | 26-01-2013

Esta pgina toda preenchida com as suas colaboraes, com notcias da sua terra, com informaes teis que nos queira dar, com felicitaes de parabns para os seus amigos e familiares, com denncias de situaes que julgue necessrio serem resolvidas na sua terra ou localidade, tudo isto gratuitamente. Colabore e envie as suas informaes para leitores@asbeiras.pt ou por sms para n. 962107855

leitores as suas notcias


O senhor ano e as quatro estaes
A Biblioteca Mun i c i p a l D r. J o s Fernando Nunes Barata, em Pampilhosa da Serra, levou a cabo a 17 de janeiro uma atividade dirigida ao pr-escolar da Ludoteca Pampilho. As crianas entraram no mundo da fantasia, com a histria O senhor ano e as quatro estaes, de Maria Jesus Sousa, colorindo um desenho. Joo Neves

leitores parabns
Surpreenda os seus amigos e familiares com a publicao de parabns no nosso jornal. Utilize o e-mail redaccao@asbeiras.pt,

Zeca 26 janeiro O Ncleo de Veteranos do Clube de Futebol Unio de Coimbra deseja muitos parabns pelos seus 52 anos.

As medidas [do Governo] tm estado a conduzir a mudanas lesivas para as instituies de cincia.
Alexandre Quintanilha, cientista

Ex-comandante da PM Coimbra em risco de ser acusado de nove crimes


3Ui, se forem a fundo a investigar a relao entre as discotecas de Coimbra e a Polcia Municipal vai haver escndalo... Simo Costa 3(...) Que vergonha, Acabem com a PM e deem fora PSP porque tm outra personalidade, conhecimentos e no so vaidosos. Carlitos

leitores correio
Ainda o acidente ferrovirio de Alfarelos
No rescaldo do acidente ferrovirio de Alfarelos e independentemente das concluses da Comisso de Inqurito para apurar as suas causas, indispensvel uma reflexo crtica sobre a forma de reao e alternativas perante uma explorao ferroviria degradada. Apesar do bom trabalho realizado com vista rpida reposio das circulaes na linha do Norte, importa no olhar apenas para a rvore, mas ter uma viso mais ampla, sabendo ver a floresta. Desde a primeira hora de interrupo da linha do Norte, que gostaria de ver assegurada a ligao Lisboa/Porto, pela linha do Oeste, de Lisboa a Alfarelos, com seguimento para o norte. A rede ferroviria, inicialmente bem desenhada na sua conceo, era dotada de redundncias, que garantiam o fecho de malha e garantia alternativas em caso de disrupo de uma linha. A alternativa natural perante uma interrupo de trafego na linha do Norte, nas ligaes Lisboa/Porto, seria a linha do Oeste, caso esta no estivesse degradada. Na semana passada, ocorreu um incidente, (no acidente), na linha da Beira Alta, entre Mangualde e Gouveia, que motivou a interrupo da explorao ferroviria. Nessas circunstncias, o comboio internacional Sud Expresso, foi assegurado por via rodoviria. Porqu? Porque a linha da Beira Baixa, alternativa natural ligando Entroncamento Guarda, se encontra interrompida no troo Covilh/Guarda. Importa pois perceber como uma rede ferroviria inicialmente bem desenhada, com alternativas de fecho de malha que lhe conferiam grande versatilidade de explorao em caso de disrupo de uma das linhas, foi amputada dessas redundncias, estratgicas, transformando-a numa rede coxa por ausncia de investimento estratgico. Olhando para a floresta e no apenas para a rvore, o acidente de Alfarelos ps a nu a necessidade de arrepiar caminho e abandonar a poltica de desinvestimento na ferrovia das ltimas dcadas. Independentemente das concluses do inqurito em curso, importa esclarecer a opinio pblica da razo da degradao do caminho de ferro em Portugal. esse inqurito, que responda a essa questo, que ainda falta fazer. Jos Rente (ex- diretor operacional da Refer), Granja do Ulmeiro

Em caso de necessidade ou sempre que tiver uma queixa ou um pedido de reparao, pode contactar: Cmara Municipal de Coimbra 800 202 126 guas de Coimbra 800 202 354 EDP 800 505 505 Gs (linha de emergncia)800 200 157 Portugal Telecom 800 207 168 Recolha de monos (objetos volumosos) 239 802 070
ASSEMBLEIA GERAL Antnio Madeira Teixeira (presidente); Jos Carlos Madeira de Jesus (secretrio) CONSELHO DE ADMINISTRAO Pedro Miguel da Silva Teixeira (presidente); Rosinda da Silva Teixeira (vice-presidente); Patrcia Sofia Batista Pereira Forte (vogal) COMISSO EXECUTIVA Ivo Magalhes (presidente) DIREO DIRETOR Agostinho Franklin agostinho.franklin@asbeiras.pt SUBDIRETORA Eduarda Macrio - CP n. 1201 eduarda.macario@asbeiras.pt REDAO CHEFE DE REDAO Dora Loureiro - CP n. 2054 dora.loureiro@asbeiras.pt Paulo Marques (reprter Coordenador) - CP n. 2442, Antnio Alves - CP n. 4485, Antnio Rosado - CP n. 7751, Bruno Gonalves- CP n. 9424, Carlos Jorge Monteiro (reprter fotogrfico), Jos Armando Torres CP n. 5508, JotAlves (Figueira da Foz)- CP n. 7763, Ldia Pereira- CP n. 2685, Lus Carreg (reprter fotogrfico) - CP n. 2241, Patrcia Cruz Almeida - CP n. 6427, Rute Melo- CP n. 7085 DEPARTAMENTO GRFICO COORDENADORA Carla Fonseca carla.fonseca@asbeiras.pt Alfredo Jos, Ana Vendeiro, Rui Semedo e Victor Rodrigues
PROJETO GRFICO

nmeros verdes

DIREO FINANCEIRA DIRETOR Carlos Fernandes COORDENAO INFORMTICA Samuel Costa CONTACTOS SEDE: Rua Abel Dias Urbano, n. 4 - 2. 3000-001 Coimbra, tel. 239 980 280, 239 980 290, Telem: 962 107 682 fax 239 980 288, administrativos@asbeiras.pt REDAO Tel. 239 980 280, Fax 239 983 574 redaccao@asbeiras.pt PUBLICIDADE tel. 239 980 287, fax 239 980 281, publicidade@asbeiras.pt

CLASSIFICADOS tel. 239 980 290, fax 239 980 281, classificados@asbeiras.pt ASSINATURAS tel. 239 980 289, assinaturas@asbeiras.pt
Figueira da Foz (delegao) figueira@asbeiras.pt, Loja N. 47, Edifcio FozCenter Centro Comercial Figueira Shopping, Rua da Repblica, N. 202, S. Julio, 3080-036 Figueira da Foz, telm. 962108037 e 962109037 fax 233 422 927

Depsito Legal n. 228/82 IMPRESSO - Unipress, Centro Grfico, Lda.

DISTRIBUIO VASP, CTT, VASP Premium e Expresso

PROPRIEDADE Sojormedia Beiras SA Contribuinte n 508535115 Sede, Redaco e Administrao: Rua Abel Dias Urbano, n. 4 - 2. 3000-001 Coimbra CRC Coimbra sobre o n508535115 Capital social: 100.000 euros Detentores de mais de 10% do capital: G.W.I. Investments SA -100 %

A. Franklin/ P.Costa DIREO COMERCIAL E ADMINISTRATIVA DIRETOR Cortez Magalhes Ana Paula Ramos (Coordenadora comercial) Adelaide Gaspar, Ana Nunes (assist. marketing), Carla Santos, Cidlia Santos, Cristina Mota, Margarida Fernandes, Rosa Pereira, e Rui Francisco

TIRAGEM MDIA DE DEZEMBRO: 12.000

Associao Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulao

Membro da Aind e da APIR


REGISTADO NO ICS SOB O N. 109712

26-01-2013 | dirio as beiras

opinio | pensar | 17
Joaquim Valente Presidente da Cmara Municipal da Guarda

Fernando Serrasqueiro Deputado PS

Maria Manuel Leito Marques

Professora Catedrtica da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

4000
000, um nmero mgico que atormenta os portugueses porque no sabem como surgiu mas desconfiam das suas consequncias. 4000, o nmero de cdigo para o Governo simular uma discusso sobre o que chamou, sem eu perceber, a refundao do Estado. Pretende-se reduzir a despesa social num valor prximo de 4000M, corte pr-determinado, surgido das conversas com a troika. Ora uma discusso nestes termos nasce j inquinada porque o objetivo cortar e no ajustar a dimenso do Estado s necessidades que a sociedade atual sente. bom desde j dizer que a reforma do Estado algo que todos os governos prosseguem e que os de Scrates deram sobeja prova disso. Lembro s as mais importantes levadas a cabo e que revelaram um impulso reformador e modernizador como nunca havia acontecido. Foram lanadas reformas estruturais orientadas pelos princpios do interesse pblico; da modernizao e simplificao; do rigor e equidade; da solidariedade e justia social. Abrangeram as reas da educao, formao e ensino superior; do Servio Nacional de Sade; da segurana social; da legislao laboral; da administrao pblica; dos regimes de licenciamento da atividade econmica; da simplificao e modernizao dos procedimentos administrativos; da energia; da justia; da segurana e na proteo civil; do sistema poltico; da organizao territorial do Estado. um bom exemplo como se fazem reformas sem grande alarido. No foram em pacote que atormentassem as pessoas, fizeram-se ao longo de alguns anos e foram devidamente explicadas e enquadradas em princpios que transmitam coerncia s aes a desencadear. Houve uma vinculao defesa e ao aprofundamento do Estado social. A promoo da igualdade, a integrao social, o desenvolvimento dos sistemas de proteo e segurana social, a solidariedade, o combate excluso constituem os princpios norteadores dessas polticas. O Estado social no um problema, uma enorme conquista civilizacional e uma das mais poderosas condies da cidadania democrtica, do bem-estar social e do crescimento econmico. Bem diferente, portanto, daqueles que, mesmo quando o mundo atravessa a maior crise econmica desde a II Guerra Mundial, insistem em privatizar, parcial ou totalmente, as funes sociais do Estado. As funes econmicas do Estado podem resumir-se prestao de bens e servios, redistribuio de rendimentos e estabilizao econmica. No entanto a discusso proposta resume-se a cortar 4000M na prestao de bens e servios duma forma injusta porque vai ter maior incidncia naqueles que mais precisam. Acresce que esse corte amplia a espiral recessiva, de que o PR fala, porque vai acontecer no exato momento em que o pas atravessa grave crise. Creio que os portugueses no esto em condies de acomodar este corte num curto espao de tempo e sem crescimento econmico. Este Governo ataca o problema financeiro esquecendo a economia real que onde est a alavanca ao crescimento. Se o Governo avanar marca o dia da sua morte.

A cultura e o poder local

Fraudes

s actividades culturais levadas a cabo por uma cidade, podem colocar no mapa territrios do Pas esquecidos e marginalizados, dando-lhes a possibilidade de serem catalisadores de meios e de pblicos oriundos de reas alargadas. Para as cidades de pequena ou mdia dimenso, a rea cultural decisiva para o desenvolvimento sustentvel, dado que directa ou indirectamente mexe com estruturas diversas nomeadamente as do sector econmico. Os pontos de vista que defendem unidades culturais nos centros dominantes, enquanto as periferias ficam vazias, no sabem perscrutar a vida de um municpio ou de uma regio. As cidades de pequena e mdia dimenso tm uma caracterstica favorvel disseminao do conhecimento cultural, a sua dimenso demogrfica que permite a definio de uma identidade local e de projectos culturais estruturantes mobilizadores de toda uma comunidade local. Mas dada a exiguidade do sector privado, o poder local tem que ter uma funo intervencionista implicada na produo e distribuio culturais, sem cair numa poltica segmentada ou de clientelismo ou de asfixia s associaes culturais. O poder local tem desempenhado um papel preponderante como animador e regulador do servio pblico da cultura, criando infraestruturas e mantendo-as em funcionamento e sendo o suporte financeiro bsico de quase toda a programao cultural das cidades. Uma poltica cultural para uma cidade de pequena ou mdia dimenso implica antes de tudo uma atitude poltica perante a cultura, e depois um conhecimento perfeito do municpio e do seu dinamismo. Vrios estudos tm demonstrado numa leitura sociopoltica que uma das formas de evitar a degradao das condies de vida das cidades mdias melhorar nelas a forma de coeso social valorizando a expresso da cultura e as potencialidades extrnsecas, nas estruturas da economia local criando emprego directo e indirecto, incrementando o turismo cultural com benefcios para as unidades hoteleiras e afins, e captando mesmo algum investimento. O Programa de Rede Nacional de Teatros dotou todas as capitais de Distrito de um conjunto de equipamentos culturais de grande qualidade arquitectnica e tcnica, elementos culturais para o desenvolvimento das cidades de mdia dimenso, onde profissionais culturais qualificados tiveram oportunidade de se fixarem desenvolvendo uma programao cultural de grande qualidade e abrangncia como o caso do TMG (Teatro Municipal da Guarda) j vrias vezes aqui referido. No entanto com o fim das empresas municipais e com a falta de apoio do poder central corre-se o risco de perder aquilo que foi uma das mais-valias das cidades do interior. O TMG ao longo da sua existncia manteve uma programao cultural que no s fidelizou o pblico, como tambm contribuiu para a identificao de uma cultura na cidade. A nvel autrquico a cultura dever assumir uma importncia estratgica e no se limitar a ser um campo de reserva intelectual ou de fugaz diverso. A poltica governamental, ditou o fim das empresas municipais e com as restries oramentais impostas pelo poder central a capacidade de programao cultural das autarquias ficar comprometida severamente. A vida dos Portugueses est to pobre que ficaria infinitamente mais pobre se a programao cultural das autarquias ficasse ameaada pela falta de apoio do governo, pois o poder local flagelado por opes estatais polmicas que a generalidade dos Portugueses j no suportam.

pena que o relatrio de uma instituio credibilizada como deve ser o FMI seja envolvido em tanta suspeita. Falo de suspeita e no apenas de criticas s posies nele tomadas. Todos sabemos que a politica econmica comporta diferentes opes para resolver os mesmos problemas. Seja qual for a opo escolhida ela envolve, por sua vez, o risco de no os resolver. At a tudo bem! Sabemos viver assim h muito tempo. O problema comea quando os dados utilizados so propositadamente desatualizados, como aconteceu na educao, porque os mais recentes no servem a soluo que se pretende recomendar, no caso, a preferncia pelo sistema privado em detrimento do pblico. E pior do que isso, quando essa soluo parece ter sido plantada, acriticamente, pelo Governo num Relatrio assinado pelo FMI. frequente que este tipo relatrios de instituies internacionais interajam com os governos, ouam as oposies, escutem especialistas de diversas tendncias, tenham em conta a opinio da sociedade civil organizada. Ningum pense que existem iluminados numa qualquer parte do mundo que conhecem a nossa realidade com a profundidade necessria para poder opinar sobre a reforma do Estado ao fim de algumas semanas de estadia, deixando uma mo cheia de receitas para a executar. Apesar disso, h limites para essa interao. Os limites so os da independncia e os da decncia. Ora, no caso especifico deste Relatrio, no que diz respeito politica educativa, esse limites parecem ter sido ultrapassados. Esta situao bem mais grave do que ter estado na equipa que elaborou o Relatrio um tal um professor espanhol, agora acusado de fraude pelo instituto em que trabalha por ter recebido pagamentos indevidos de artigos assinados sob pseudnimo. Apesar disso, que a ser verdade lamentvel, ainda no foi posto em causa o seu curriculum, como aconteceu recentemente numa outra fraude (de sentido oposto) a que assistimos. Toda esta trapalhada, permite concluir que precisamos de mais trabalho srio, rigoroso, com proposies fundamentadas, cuja credibilidade no se perca numa primeira leitura, desmobilizando qualquer crtica construtiva. Mais trabalho tanto do governo como da sua oposio, reconhecendo ambos que temos um problema para resolver cujo remdio no se compra feito na farmcia. Constri-se no laboratrio com muita investigao, experimentao, discusso, e custa fracassos e sucessos. Mesmo que o resultado deste esforo no seja uma soluo milagrosa para a reforma do Estado, ele nunca ser totalmente desperdiado.

18 | publicidade

dirio as beiras | 26-01-2013

26-01-2013 | dirio as beiras

publicidade | 19

agir negcios
DR DR

dirio as beiras | 26-01-2013

press release

6 A consultora Informa D&B

informa que a quebra na produo industrial e na construo afetaram o setor de transporte rodovirio de mercadorias em 2012, estimando-se uma descida da faturao no conjunto do mercado ibrico de 3,5%. Em Portugal a reduo (7%) representa o dobro.

Um milho de euros por dia para obras na regio Centro


Beatriz tem bolsa para ser escritora
1 1 1 A vencedora da bolsa de estudo do Gui, do Parque Mondego - Retail Parque, recebeu esta semana 2.500 euros para investir na sua formao. O prmio destina-se a ser utilizado na formao da Beatriz, quando esta for maior de idade. Foi a sexta edio do Livro do Gui, A brincar, a brincar a sua profisso ir encontrar, para jovens dos oito aos 12 anos, desenvolvida no Parque Mondego e em todos os centros comerciais geridos pela Multi Mall Management.
DR

Entre todas as regies portuguesas, o Centro a que revela maior eficincia na utilizao de fundos comunitrios para o desenvolvimento regional. H obra feita para mostrar
111 Uma mdia de um milho de euros de investimento por dia em projetos de empresas e infraestruturas pblicas foi o montante aplicado ao longo do ano de 2012 (365 milhes) pelo Programa Mais Centro. Gerido pela Comisso de Coordenao e Desenvolvimento da Regio Centro (CCDRC), o programa permitiu realizar centenas de obras, onde se inclui a construo de dezenas de centros escolares, com financiamento comunitrio de 2/3 do valor total atravs do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). No total, ao longo dos ltimos seis anos, o Mais Centro j contabiliza 957 milhes de euros, o que equivale a uma taxa de execuo de 56,4%. O valor alcanado coloca o programa como sendo o de melhor desempenho entre os programas regionais e setoriais do continente no que respeita ao fundo e em linha com a taxa mdia de execuo do QREN. At ao momento, o Programa Mais Centro j aprovou 3.304 projetos, que representam um investimento total na regio de cerca de 2,5 mil milhes de euros, com uma comparticipao dos fundos comunitrios de cerca de 1,6 mil milhes de euros. Centena de empreitadas A entidade gestora do Mais Centro reala que destes projetos apoiados, muitos fazem j parte do dia a dia da populao do Centro de Portugal: 990 empresas, 198 centros escolares do 1. ciclo do ensino bsico e da educao pr-escolar, 16 escolas dos 2. e 3. ciclo do ensino bsico, 17 unidades de sade, 40 equipamentos culturais e 47 equipamentos desportivos. Para Pedro Saraiva, presiDR

Mariana Coimbra, Paula Andrade e Patrcia Leite

Clnicas Leite entregam donativo Acreditar


111 As Clnicas Leite entregaram, esta semana, um donativo de 1.500 euros Casa de Coimbra da Acreditar, resultado da campanha de solidariedade que promoveram durante o ano de 2012 junto dos seus utentes e na qual, por cada valor doado instituio, a empresa entregava valor igual. Parceiras da Acreditar desde 2011, as Clnicas Leite reconhecem e louvam o esforo desta instituio e acreditam ser possvel, apesar da atual conjuntura de crise econmica e financeira, continuar a reunir esforos para melhorar a qualidade de vida das crianas vtimas de cancro e das suas famlias. em momentos de crise como a que hoje vivemos que urge a necessidade de revitalizar um conceito que esteve esquecido ao longo de anos, e que se chama solidariedade entre as pessoas, defende Eugnio Leite, mdico oftalmologista e diretor clnico. As Clnicas Leite so uma referncia na microcirurgia ocular, perspetivando o seu crescimento a outras especialidades clnicas dominadas pela inovao.

Empreitada de ampliao das instalaes nuticas da Figueira da Foz

Imobilirio cai como um castelo de cartas


111 Portugal caiu, em menos de um ano, nove lugares num ranking de 38 pases europeus, no que respeita ao preo de habitao por m2, estando apenas acima de pases como a Macednia, Bulgria e Moldvia, revela um estudo da APEMIP - Associao dos Profissionais e Empresas de Mediao Imobiliria. O presidente deste organismo, Lus Lima, lamenta este fenmeno que se deve presso dos especuladores para que os preos baixem injustificadamente

dente da (CCDRC), o volume de aprovaes e os ritmos de execuo permitem apontar para um aproveitamento integral dos fundos colocados disposio da Regio Centro, esperando-se que o ano 2013, atravs do esforo significativo por parte dos beneficirios do programa, venha a manter o bom desempenho e a maximizar a disponibilizao de recursos financeiros para a economia regional. Quatro dos investimentos mais emblemticos da regio Centro, realizados ao abrigo destes financiamentos, so a requalificao do atual porto de recreio da Figueira da Foz. Inserido na Parceria para a Regenerao Urbana da Cidade, consistiu no aumento em mais de 88 lugares de estacionamento de embarcaes de nutica de recreio, dotados com tomadas de gua e de energia eltrica. Em Cantanhede, o edif cio Biocant II Parque Tecnolgico de Cantanhede foi outra das infraestruturas financiadas, de forma a consolidar a vertente de I&D e aumentar o espao

disponvel para acolhimento de empresas de biotecnologia: disponibiliza dois mil m2 para reas laboratoriais e permite acolher at 12 PMEs biotecnolgicas Em Pombal, foi possvel requalificar toda a encosta do emblemtico castelo, apresentando a interveno dividida em trs ncleos, incluindo no s a vertente histrica, mas tambm turstica e de lazer. Em Coimbra, foi o novo Hospital Peditrico que ficou a ganhar, beneficiando de financiamento para equipamento, grande parte dele especializado, recorrendo a tecnologia de ponta, para atendimento de crianas e adolescentes, dos zero aos 18 anos. Alm disso, tambm as novas instalaes do Instituto do Sangue, a requalificao do Museu Machado de Castro e a escada de peixe da Ponte-Aude foram obras financiadas, a que se juntaram cerca de uma dezena de centros escolares no concelho. Antnio Rosado antonio.rosado@asbeiras.pt

Classificados
anncios &
QuArtos

habitao
IMOBILIRIA PATROCNIO TAVARES, S.A.

ArrendAm-se QUArtos,

com casa de banho privativa, cozinha, internet, para meninas estudantes, a 100 mts da Faculdade de Letras. Telef: 239 824 351

ArmAzns
700m2 junto ao recheio Eiras. O prprio. Telem: 917 583 275
34863

CONSTRUO CIVIL

ArrendA-se ArmAZm,

Compra, venda e troca de prdios, moradias, andares, escritrios, lojas e terrenos.


Rua da Soa, 175 C Telf.: 239 854730 - COIMBRA
33337

ArrendAmentos ApArtAmento t1
A FerreIrA & sILVA,

A FerreIrA & sILVA,

arrenda T1 vrios locais na cidade - Bons preos/desde 250 - Tovim/ Solum/ Edf. Unio /Loreto/Monte Formoso. Telef: 239 780 875 // 932 227 701
ArrendA-se t1, c/ electrodomsticos, situado na Av. Bissaya Barreto, no 280 a 100mts do Hospital - Coimbra. Telem: 239 482 634 // 961 094 462 ArrendA-se t1+G, mobila-

arrenda em Coimbra/ Bons Preos - Escritrios - Lojas - Armazns - Garagens Telef: 239 780 875 // 932 227 701

mUIto BArAto, T1K

FIGUeIrA dA FoZ
VendAs ApArtAmento t1
CentrAL, T1 barato bem no corao da cidade. Zona calma e residencial, o prdio recente e tem j todos os requisitos da construo actual, grandes janelas a deixar passar luz, varandas em todas as divises, bonita cozinha toda branquinha c/ imensa arrumao, uma boa sala que faz ambiente de estar e de jantar, quarto amplo c/ roupeiro e WC c/ janela. 55.000 Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI Como noVo, apartamento T1K, praticamente sem uso, c/ parqueamento e arrumo, na cidade, pr-instalao de aquecimento central, vidro duplo, c/ a cozinha toda equipada, s 50.000. Bom investimento. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI em BUArCos, T1 c/ arrumo.

mobilado, nas Abadias, prximo do casino e da praia, em ptimo estado, c/ vistas panormicas e excelente exposio solar, agora a 47.500. Venha conhecer. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI

cozinha linda c/ mveis em castanho e despensa, os quartos so duplos c/ cho em madeira e cada um c/ seu roupeiro. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI localizado mesmo nas traseiras da marginal de Buarcos, a dois minutos a p da praia de Buarcos, enorme andar moradia T2. Em prdio sem condomnio, terrao comum, fica c/ cozinha totalmente equipada, totalmente mobilado, c/ lareira, aquec. Central, apanha a rotao total do sol. O preo nico s 94.000. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI
FIGUeIrA dA FoZ, T2 em stio CoLAdInHo mArGInAL,

sobre a cidade. vendido c/ todo o equipamento de cozinha e lareira c/ recuperador. Preo sem concorrncia, s 65.000. No deixe de conhecer. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI
Vende-se t2, em bom

37578

outro

PARQUES DE ESTACIONAMENTO na Avenida Ferno Magalhes (Coimbra) Centro Comercial D. Dinis (em frente Bombeiros Voluntrios) e no Parque Mondego (ao lado da Rodoviria)

instalado, vidro duplo, wc c/ janela, agora a custar apenas 85.000. Muito barato. Marque j a sua visita. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI

morAdiA t2
AGorA 65.000, no corao

do, recente na Avenida Elsio de Moura (Junto PSP). Telem: 962 864 452 // 918 796 568

juntinho da marina da Figueira, T1+1 c/ terrao privativo, em prdio de baixo condomnio. O apartamento tem boas reas em todas as divises, ptima exposio solar e terrao privado c/ vistas de mar. O preo de ocasio s 55.000. Para visitar ligue: Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI
PeCHInCHA, T1K em ptimo estado, quase sem uso. O apartamento est muito estimado, c/ boa rea, sol e boa varanda. Tem cho novo no quarto, roupeiro embutido e WC grande. O preo nico s 40.000. ptimo investimento. Para conhecer ligue: Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI UrGente, em Buarcos, T1 c/

no CorAo dA CIdAde,

estado, a poucos minutos de mercado municipal e da praia, c/ cerca de 10 anos, c/ acabamentos recentes. Custa apenas 62.500 negociveis. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI

ApArtAmento t3
Como UmA morAdIA, junto

equipada e fogo de sala. Bons acabamentos. Centro de Taveiro. Telef: 239 981 272 // 933 194 634

Arrendo APArtAmentos t1 noVos, com cozinha

ApArtAmento t2
A FerreIrA & sILVA,

arrenda T2 vrios locais da cidade - Bons preos, desde 350 - Conchada/Tovim/ Solum /Monte Formoso/ Loreto/St Clara Telef: 239 780 875 // 932 227 701

ApArtAmento t3
ArrendA-se t3, com 2

varandas e garagem. Eira Pedrinha. Telef: 239 941 246 // 910 231 541

morAdiA t2
em An, ar renda-se casa

de habitao, tipo T2+1 em bom estado, boa localizao a fcil acesso. Toda forrada a madeira e com lareira. Bom preo. Telem: 962 950 678 // 239 962 448

Junto a locais de abastecimento e rodeado por bons acessos a qualquer ponto da cidade, pouco uso e sem necessitar de obras, todo ele virado a sul c/ uma boa varanda exposta ao sol, reas grandes, cozinha em castanho c/ stio para mesa de 4 lugares, 2 WCs sendo um de servio, vrios roupeiros a garantir arrumao. 57.500 Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI

grandes reas, varanda e terrao comum c/ churrasqueira, vistas fabulosas de cidade, praia e mar. Apenas 46.500, c/ urgncia na venda, marque visita. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI

muito central onde no vai precisar de carro para se deslocar, prdio pequenino c/ um condomnio muito baixo, bem dividido, reas interiores muito boas, 2 varandas para poder respirar um pouco, a cozinha grande e tem despensa e marquise para lavandaria, no foi usado e fica c/ todo o recheio que l vir dentro. 60.000 negociveis. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI

praia T3 em duplex. No lado sul em prdio c/ meia dzia de anos, distribudo em dois andares a garantir a privacidade de uma vivenda, est novo e tem acabamentos modernos e actuais, a sala ampla c/ uma grande janela a deixar passar luz, cozinha muito sbria c/ lavandaria no exterior, WC c/ janela, roupeiro a todo o comprimento do corredor a dar arrumao. S 65.000 Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI

da cidade bonita Moradia T2+1 ao preo de apartamento. A casa tem uma localizao central e foi completamente restaurada h dois anos, c/ 2 bons terraos sendo que um tem churrasqueira, as reas so agradveis e a exposio solar maravilhosa. Vendida c/ todo o recheio que l vir dentro, pode ainda negociar o preo. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI

morAdiA t4
C/ trs Anos, maravilhoso

ApArtAmento t2
70.000, bonito T2 c/ arrumo.

Em zona calma e residencial, o prdio recente e tem acabamentos ainda bastante actuais, marquise para lavandaria l atrs e uma enorme varanda junto sala, todas as janelas c/ vidros duplos e est preparado para receber aquec. central, lareira para acender no inverno, a

oPortUnIdAde, espectacular T2 semi-novo c/ arrumo. O apart. tem reas grandes, acabamentos de qualidade e c/ muito requinte. J equipado c/ aquec. central, aspirao, lavandaria e 3 roupeiros embutidos. C/ muito sol, vistas desafogadas e muita privacidade. Tudo s 75.000. Venha j conhecer. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI t2 C/ GArAGem e ArrUmo,

nA CIdAde, T3 duplex c/ garagem. Em zona central e c/ vistas desimpedidas, prdio baixinho c/ poucos vizinhos e de condomnio acessvel, o ltimo andar e faz ligao interior ao sto, reas interiores maravilhosas, sala comum c/ lareira, cozinha c/ despensa e marquise, todo ele c/ pavimento em madeira o que o torna mais quente e requintado. 77.500 Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI t3 BArAto, na cidade, em prdio recente c/ vistas sobre o jardim, excelente apart. c/ reas muito boas, cozinha equipada, aquec. central

Chal mesmo juntinho cidade. Casa trrea inserida em 1600 m2 de terreno, encontra-se em plano elevado, vistas desimpedidas e banhada por sol, reas grandes e acabamentos a apostar no moderno, sala c/ lareira e faz ligao copa da cozinha, 4 quartos grandes todos c/ roupeiro, as casas de banho tm luz natural, anexos para churrasqueira e lavandaria. 195.000. Telef: 233 421 640 // 918 109 719 Lic. 5069 AMI

ArrendAmentos ApArtAmento t2
ArrendA-se t2+G ABAdIAs, 85 m2, mob. c/coz,

em urbanizao central e muito requisitada. Encontrase estimado, tem muito sol e bonitas vistas panormicas

equip. despensa, sala, 2 quartos c/ roupeiros e varandas, c/ aquec., logradouro, garagem 36m2, entre ciclo e liceu. C/ contrato, exige-se fiador. 380/m. Telem: 914 500 590

22 | agir | anncios & classificados

dirio as beiras | 26-01-2013


37653

www.homelusa.eu
42.500

www.homelusa.pt
60.000

Apartamento T1
Ref. F0524 Apartamento T1 kitchenete situado em Buarcos com magnificas vistas de serra e prximo da praia. Varanda marquisada. Ideal para frias.

Apartamento T2
Ref. F0456 Apartamento T2 situado em urbanizao calma, com arrumo no sto. Sala com lareira. Cabine de hidromassagem.

95.000

95.000

Apartamento T3
Ref. 2026 Apartamento T3 situado na cidade a poucos passos da praia de Buarcos. Cozinha equipada com fogo, exaustor, frigorifico e esquentador. Sala com lareira.

Moradia T2+1
Ref. 1986 Moradia T2+1 recuperada recentemente, est como nova. Cozinha com sala de jantar. Despensa. Sala de estar com salamandra. Suite ampla com 2 closets.

arrenda

arrenda

arrenda

arrenda

250

280

300

550

Ref. AR0191 Apartamento T1 kitchenete mobilado para arrendar, em frente praia com magnificas vistas de mar e praia.

Ref. F0324-R Apartamento T2 para arrendar sem mobilia. Despensa na cozinha. Cozinha equipada com fogo, exaustor, mquina de lavar loia e mquina de mquina de roupa. Roupeiro no hall de entrada.

Ref. AR0118 Apartamento T3 duplex com lugar de estacionamento para arrendar mobilado. Cozinha equipada com placa, exaustor, esquentador e mquina de lavar roupa.

Ref. AR0269 Moradia T3 geminada para arrendar sem mobilia, situada em zona residencial. Constituda por cave, r/cho e 1 andar. Jardins. Logradouro. Arrumo. Zona de lavandaria. Garagem para 2 carros.

26-01-2013 | dirio as beiras

anncios & classificados | agir | 23


potes, pias, relgios, tudo antigo. Avaliaes/mudanas. Vamos a casa, resposta rpida por e-mail: antiquesocasiao@gmail.com. Coimbra + de 30 anos no mercado. Telem: 926 607 295
aLfarrabiSta ComPra,

emprego
Coimbra
ofertaEMPREGO
reStaUraNte em miraNDa Do CorVo, precisa de

10:30h s 23:30h. Atendimento Ribeira de Frades. Cada um d o que quer. Telef. 239 569 035 - Quando no atender ligue Telem: 916 493 069(TMN) // 919 525 903
ProbLemaS Sem eXPLiCao, ou resoluo ajudo a

pr-datados ou penhora de ouro. Telem: 936 162 993

38098

36988

eNSiNo
CeNtro De eXPLiCaeS C.t.P., e apoio escolar,

cozinheira(o). Telem: 910 139 273

Bibliotecas e Livros Antigos. Alto preo. Vai a casa, qualquer ponto do pas. Mximo sigilo. Somos livreiros especializados h 20 anos. Telef: 239 826 014

resolver gratuitamente envie SMS com nome e data de nascimento. Telem: 962 163 807
ViDeNte Na LoUS - reLVioS, trata de problemas de

diversos
aNtigUiDaDeS
a aNtiQUeS oCaSio aLfarrabiSta, Antiguida-

ComPro e VeNDo, ouro, prata, cristais a cores, moedas e notas portuguesas e estrangeiras. Antiguidades em geral. Antiguidades Mayflower - Centro Comercial Mayflower (Celas). Telem: 934 199 357

espiritismo - Sade, trabalho, amor, equizemas, cobres, espinhela cada, doenas de ossos, inveja, mau-olhado, exames. Se sofre de alguns destes problemas, marque: Telem: 962 168 059

leccionamos todas as disciplinas e anos escolares. Preparao de exames, tradues, trabalhos. Professores qualificados. Explicaes individuais ou em grupo de 2. Mdia de sucesso 2011/12 95%. Preos acessveis. Telef: 239 703 443 // 967 596 442. Trav. Teodoro, n 6 (Paralela R. do Brasil) Coimbra.

CeNtro De eXPLiCaeS iNDiViDUaiS, do 5. ao 12. e

aStroLogia
mDiUm ViDeNte, Espiritual

emPrStimoS
CrDito imeDiato, a partir 300, garantias de cheques
35062

des compra, Sigilo e preo justo. Recheios, bibliotecas, mveis, discos, grafonolas,

Curandeiro, atende diariamente de 2 a Domingo. Se tens problemas que julgas no ter soluo, vem que eu resolvo, seja ele qual for. Marcaes dirias das

ensino superior, a todas as disciplinas, c/ professores experientes e c/ consultas de terapeuta da fala, dislexia e psicologia. Pequenos Gestos. Telef: 239 703 010 // 917 640 021 www.maia-ferreira.com

LUSlMAT (Grupo SERVARY), Grupo industrial especializado no fabrico de mveis de madeira, procura um responsvel de produo para a sua unidade no Brasil.
MISSES E OBJECTIVOS: Colocado sob a autoridade do Director Tcnico do accionista, aplicar os seus conhecimentos no fabrico de elementos de madeira. Funcionando em conjunto com o responsvel da unidade, dever: Gerir o planeamento das encomendas e da produo; Instaurar e seguir os relatrios de produo; Seguir os custos de fabrico atravs da contabilidade analtica; Adaptar os meios de produo as encomendas recebidas; Assegurar a qualidade dos produtos fabricados. COMPETNCIAS: Com slidos conhecimentos tcnicos, rigor, esprito de iniciativa e de anlise, so, num quadro de trabalho em equipa (inserido no enquadramento da unidade) qualidades requisitadas. PERFIL: Com formao tcnica na rea e com uma experincia significativa (5 anos mnimos) na indstria. Portugus corrente. Francs corrente. REMUNERAO: Em funo do perfil.

RESPONSVEL PRODUO (M/F)

CABELEIREIRO Ref 587919492 - Tempo Completo COIMBRA (SANTA CLARA) OPERADOR DE CONDICIONAMENTODE AR Ref 587912480 - Tempo Completo COIMBRA

TCNICO DE TELECOMUNICAES Ref 587926466 - Tempo Completo SOUSELAS SERRALHEIRO CIVIL Ref 587940088 -Tempo Completo ANTANHOL CORTADOR DE CARNES Ref 587929228 - Tempo Completo S. JOO DO CAMPO

Enviar currculo para : lusimat.sa@sapo.pt

OPER DE PANTGRAFO METAIS (M/F) Ref 587893740 - Tempo Completo FIGUEIRA DA FOZ - pretende-se aplicador de vinil e que saiba manusear fresas, com os materiais pvc, acrlico e bond. SOLDADOR METAL OU SOLDA FORTE (M/F) - Ref. 587894227 - Tempo Completo FIGUEIRA DA FOZ Soldadores certificados (111, 135, 136 - pelo menos com uma destas certificaes), para trabalhar na Blgica. ELECTROMECNICO DE REFRIGERAO E CLIMATIZAO - Ref. 587909501 Tempo completo FIGUEIRA DA FOZ pretende-se um tcnico electromecnico/ avac com o 12 ano, experiencia em electricidade e frio e manuteno de ar condicionado industrial, (preferencialmente com qualificao em tim ii e/ou tquai ) JARDINEIRO - Ref 587915088 MONTEMOR-O-VELHO - pretende-se jardineiro com experiencia e preferencialmente com formao. local de trabalho a partir de Mes do Campo ou Mira. Carta de conduo CORTADOR DE CARNES VERDES Ref 587915667 FIGUEIRA DA FOZ - pretende-se cortador de carnes verdes obrigatoriamente com experiencia na area. MECNICO DE AUTOMVEIS - Ref 587919785 FIGUEIRA DA FOZ pretendese mecnico auto com experiencia no mnimo de 2 anos numa das seguintes marcas: renault, peugeot, citroen e com conhecimentos de electrnica.

PADEIRO, EM GERAL Ref 587934185 FIGUEIRA DA FOZ pretende-se padeiro com alguma experincia. CORTADOR DE CARNES VERDESRef 587927045 - FIGUEIRA DA FOZ - pretende-se cortador de carnes verdes com experiencia obrigatoria na rea. AUX DE LIMPEZA Ref 587929985- FIGUEIRA DA FOZ - industria de abate de aves e produo de produtos base de aves, pretende admitir trabalhadores para a higienizao das maquinas da transformao. CORTADOR DE CARNES VERDES -Ref 587930085- FIGUEIRA DA FOZ - empresa de produtos base de carnes, pretende admitir colaborador com experiencia em corte de carnes e atendimento para talho. ira desempenhar funes tambm na produo e desmanche TCNICO DE MANUTENO - Ref 587932327 - FIGUEIRA DA FOZ - pretende-se admitir tcnico manuteno industrial com conhecimentos de electricidade e electrnica ou iatromecnica com experiencia mnima de dois anos. TRABALHADORES NO QUALIFICADOS DA IND TRANSFORMADORA Ref 587932974 - FIGUEIRA DA FOZ industria de abate de aves (produo de carne) admite trabalhadores indiferenciados. necessrio transporte facilidade de deslocao (transporte prprio) e disponibilidade de horrios.

37754

37997

Centro de Emprego e Formao Prof. do Pinhal Interior Norte Servio de Emprego e Formao Prossional de Arganil
Av. das Foras Armadas - Edifcio Argogest 3300-011 Arganil - PORTUGAL Tel: +351 235 205 984/5

COSTUREIRA, TRABALHO EM SRIE Ref. 587910730 - Tempo Completo- TBUA Com experincia na profisso.

EMPREGADO DE MESA Ref. 587921192 Tempo Completo- ARGANIL Com experincia na profisso.

As ofertas de emprego divulgadas fazem parte da Base de Dados do Instituto do Emprego e Formao, IP. Para obter mais informaes ou candidatar-se dirija-se ao Centro de Emprego indicado ou pesquise no portal http://www.netemprego.gov.pt/ utilizando referncia (Ref.) associada a cada oferta de emprego. Alerta-se para a possibilidade de ocorrncia de situaes em que a oferta de emprego publicada j foi preenchida devido ao tempo que medeia a sua disponibilizao ao Dirio As Beiras e a sua publicao.

24 | agir | anncios & classificados


natural. Telem: 919 064 175 ELEGNCIA E SImpAtIA, quentinha, sexy, o. especial. Tudo nas calminhas, total discrio. Telem: 910 099 118 // 965 568 486 ENFERmEIRA DESEmpREGADA, linda, meiga, corpo escultural. Atendimento meia liga e salto. Massagens. Telem: 918 891 277 ESpANHOLA RUIVA, boca caliente, bumbum bombstico. Viciosa! Venha. Telem: 963 879 686 mENINA, meiguinha, simptica. Atende com calma. Telem: 914 204 447 OL 1X A INICIAR, portuguesa, boneca, peludinha, apertadinha. Divorciada, 30tona com carncia de ajuda. telem: 913 047 418 pORtUGUESA CASADA, atende das 10H00 s 20H00. S ns Identificados. Telem: 910 369 919 pORtUGUESA DIVORCIADA, meiguinha e carinhosa, s ns identificados. Ligue. Telem: 962 637 868 QUARENtONA, casada, limpa e honesta. Mximo Sigilo. Telem: 913 215 106 CANtANHEDE, portuguesa 18a, corpinho de barbie + mulatinha, peito XXL. Juntas ou separadas. Telem: 919 198 873

dirio as beiras | 26-01-2013

36128

Foto Real

motores
RECICLAGEM DE METAIS CENTRO DE ABATE AUTOMVEL (V.F.V) VENDA DE PEAS USADAS
VALORIZAMOS VECULOS PARA ABATE / SALVADOS Espinheira - Penacova - Telemvel: 917 955 970
VENDO CARRINHA NISSAN,

1 HORA DE mASSAGEm, com ousadia e sensualidade, relax, antistress, reflexologia podal e Quirmassagem. Telem: 910 435 279 1 VEZ CHINESA, bonita, alta, elegante, meiga. Massagem profissional. Telem: 966 058 261 1 VEZ DOCE QUARENtONA, apetitosa, meiga e quentinha. Adora dar e receber prazer. No usa cuequinha. Mxima higiene. Venha conferir! 24 H. Telem: 910 935 040 // 964 222 237 1 VEZ RApARIGA tRINtONA, muito meiga, atende em privado em lingerie. Tudo nas calminhas completa e massagem. Telem: 914 952 720 1 VEZ RUSSA, bonita, meiga e elegante. Massagem e relaxamento total. Telem: 967 615 465 1 VEZ UCRANIANA, linda novinha, 21 A, elegante, corpo esbelto e charmosa. Telem: 919 130 113 A mORENINHA 29 A, meiga e carinhosa, corpo gostoso, sensual, atende nas calmas, em local discreto. Com massagens. Telem: 966 139 533 CASAL C/ 35 E 37 ANOS, bem apresentados, recebe e desloca-se para 1h de prazer sem limites, c/ mulheres s homens e principalmente casais. Telem: 922 245 404

PORTUGUESA
44 anos! Meiga! Completa!

de caixa aberta, 1500, e vendo um Suzuki Vitara, 2500. Telem: 910 910 204
COmpRAS mOtORES pREtENDO COmpRAR,

O. Natural At Final!
Atend. Lingerie.

Acessrios e Dominao. Deslocaes


S sbado/Domingo/Segunda
(S n. ident.) 38167 34298

967 289 217

ASTRLOGO MESTRE KANDURA


Africano, Vidente e Curandeiro, ajuda a resolver problemas mais difceis ou graves com siglo e rapidez: amor, insucessos, depresso, negcios, justia, impotncia sexual, maus olhados, invejas, doenas espirituais, vcios de droga e lcool. Cura certas doenas crnicas atravs de remdios e chs africanos. Arranja e mantm empregos, aproxima e afasta pessoas amadas. L a sorte e d previses da vida e do futuro. Se quer prender a si uma vida nova, e pr m a tudo o que o preocupa, contacte o Mestre Kandura, que tratar o seu problema com e ccia e honestidade. Pagamento depois do resultado positivo. Marcao: pessoalmente, carta ou telefone. No se preocupe com nada. Contacte o Mestre.

carrinha da Bedford Seta ou motor simples. Telem: 922 239 595

38110

relax
COImbRA
1 AbELHINHA + AmIGA, portuguesas (novidades). Doces como o mel, quentes como a pimenta. Convvio discreto, agradvel e higinico. Vem confirmar! (com proteco). Telem: 969 356 448 1 AbRIGO pARA O SEU pRAZER!!, Jovem portuguesa muito bonita e elegante espera por si... Simptica. Meiguinha. Mxima higiene. Local muito discreto. Venha visitar-me, vai adorar!! Telem: 969 255 858 1 ADORVEL pORtUGUESA SEDUtORA, 50a, discreta. Est em apartamento privado e confortvel. O.
www.asbeiras.pt

ADORVEL SENHORA S, 40 anos, corpo de 20. Boas mamas. Meiguinha, O. natural, sexy e completa. Atende em lingerie. Sem pressas. Telem: 969 446 848

Resultados rapidamente 5 dias positivos 100%

Consultas das 9 h s 21h de Segunda a Domingo

38018

Telem.: 912 713 524 / 961 714 985 239 101 478
(Junto Estao da Rodoviria de Coimbra)

963 459 272 913 336 095

Loira Sedutora 28 anos

1. Vez

Iniciado desde os 8 anos de idade! O poder da sua vidncia ir ajudar a resolver TODOS OS SEUS PROBLEMAS: Mesmo que sejam problemas de longo tempo, dio, lcool, jogos, maus-olhados, nanceiros, afectivo, negcios, depresso, insucessos, dez tipos de doenas incluindo casos desesperados, sorte trabalho, quaisquer complexos fsicos ou morais. Torna invulnarvel qualquer pessoa que queira ser! Prev os perigos indicando todas as preocupaes a tomar. Conhecido por garndes personalidades do mundo inteiro. xito em todos os domnios. Exame do sexo para ter fora no amor. Se o teu marido ou a tua mulher foi embora, vem consultar-me irs v-lo(a) na mesma semana. Faz emagrecer ou engordar. Resultados rpidos e garantidos a 100% em 3 dias. Trabalho honesto, srio, e ciente e rpido (por correpondncia, enviar um envelope com selo). Se quer comear uma nova vida contacte-me.
Rua Carlos Seixas N. 23 - 2. Dt. - 3030-177 Coimbra 964 243 553 / 918 369 474 / 239 100 391 PAGAMENTO DEPOIS DO RESULTADO Consulta de 2. a Sb. das 9h30 s 21h. Trabalho rpido e e caz.

38155

GRANDE MDIUM VIDENTE INTERNACIONAL ESPECIALISTA EM TODOS OS PROBLEMAS VINDO DO CENTRO MAIS IMPORTANTE DE ASTROLOGIA

VIDENTE HADJA

LINDA mENINA, Carla, simptica, calminha, gostosa. Te espera, para uns momentos de prazer. Liga! Telem: 915 967 738

35910

Corpo de Menina
Portuguesa

FIGUEIRA DA FOZ
Bela Ruiva
37161
A BELA DO VERO ORAL DELIRANTE!!! P.XXL NAT...

Foto real

39A

969 911 144 913 093 701

duda-ruivabela.blogspot.com

910 778 837 / 926 708 876

mENINA pORtUGUESA, 18 anos, estudante, muito bonita, meiguinha. Local muito discreto. Telem: 916 502 738

PROFESSOR

Tlf 239 827 891 Tlm 966 658 785 / 918 371 443

SEIDI

VIDENTE

MEDIUM INTERNACIONAL

FACILIDADES DE PAGAMENTO - RESULTADOS TRABALHO GARANTIDO NUM MXIMO DE 9 DIAS


Grande cientista, espiritualista e curandeiro; descendente de uma antiga famlia com conhecimentos e poderes absolutos de Magias Negra e Branca e feitios dos Imprios de Mali, Senegal e Gabu. tambm professor dos astrlogos em Senegal, Gmbia, Guin-Konacri e Mali. Conhecedor de casos desesperados, ajuda a resolv-los mesmo de longo tempo, grande ou grave e de difcil soluo como por exemplo doenas fsicas e espirituais, negcios, impotncia sexual, justia, invejas, prender ou desviar, afastar e aproximar pessoas amadas. L sorte, d previso da vida e futuro. Faz trabalho distncia pelo bom esprito e forte talism. O sucesso no futuro depende da sua deciso, pois possvel dominar qualquer situao com feitio e poder. Ponha fim a tudo o que o preocupa. No deixe agravar os seus problemas. Tenha tranquilidade e certeza na sua vida material, profissional e sentimental. Contacte o Prof. Seidi, pois ser o seu indispensvel. Pois pessoa dotada de grandes poderes e feitios irresistveis.

Agora mais fcil encontrar o que procura! Mais informao no dia-a-dia, todos os dias... e a toda a hora! Porque h informao que tem de saber na hora, o DIRIO AS BEIRAS actualiza regularmente o site www. asbeiras.pt com as notcias que marcam o seu dia-a-dia.

INOVMOS ONLINE!

38192

www.asbeiras.pt

1 A bRILHAR NA SUA REDE, brasileira 5 estrelas. Sexy, boa, bonita e gostosa PXXL. O. delirante hum!!! Vdeos e acessrios. Satisfao garantida, sigilo. No at. ns priv. www. duda-ruivabela.pt Telem: 919 223 550 // 925 918 888

100% gostosa ...

911 152 728


Das 10H00 s 22H00
No Atendo N Privados

19 Anos Peito XL Durinho Toda Boa 912 689 853

NOVIDADE CAbOVERDIANA, 20a, corpo escultural, O. natural, completssima. Deslocaes a hotis, 24H. Telem: 964 925 940 NOVIDADE CAROL, deliciosa, morena 25 anos meiga, peito XXL, espanholada, O. natural at ao fim, 24h. Telem: 961 059 310 pORtUGUESA, corpinho bonito, meiguinha, opo massagem Alm de prazer comigo ters carinho e ateno. Telem: 919 602 865 pOmbAL pOmbAL mEIRINHAS, novidade portuguesa + amigas de vrias nacionalidades. Visita-nos. Telem: 969 777 749 // 919 815 328

1 ARDENtE LOIRINHA DE LUXO, Voltei p/ voc. Dany furaco, 100% linda e gostosa, louca por prazer, 23 A. Comprove. Telem: 913 258 307 1 bELA pORtUGUESA, tima formao, alta, bonita, corpo escultural, simptica, com charme, discreta, sedutora e muito elegante. Apartamento prprio. Ambiente calmo e discreto. Speak english. Telem: 964 689 284

33660

Consultas: De Segunda a Sbado, das 9 s 21 horas Marcao: pessoalmente ou por carta Rua Figueira da Foz, n. 39 - 3. Esq. - 3000-184 Coimbra

Mrio Zambujal no Casino da Figueira


>pg. 28

Ricardo Morgado toma posse


Novo mandato como presidente da Direo Geral da Associao Acadmica de Coimbra >pg. 27
DR DR

DB-Lus Carreg

DB-Lus Carreg

pessoas cartaz cultural

Muito rocknroll nas noites do The Rock Planet


>pg. 29

Noivos Showroom mostra novas tendncias para o casamento >pg. 28

Posse na Casa de Pessoal dos HUC-CHUC


>pg. 27

26 | viver |

cartaz

dirio as beiras | 26-01-2013

CITEC estreia Sonhos salteados em Montemor-o-Velho


Jorge Valente

banda desenhada O regresso da Linha Clara


.Joo Miguel Lameiras
111 H quem continue a apostar na edio de Banda Desenhada em portugus. o caso da NetCom 2, uma editora espanhola que se lanou na edio de Banda Desenhada franco-belga no pas vizinho h quatro anos, com sucesso e que no final de 2012 decidiu editar alguns dos seus ttulos tambm em Portugal. Com um catlogo virado essencialmente para a Banda Desenhada clssica, em que as sries criadas por Jacques Martin, o autor de Alix, tm um grande peso, a NetCom2 privilegia o estilo Linha Clara, ligado revista Tintin, de que Jacques Martin, com Herg e Edgar P. Jacobs, foi um dos pilares. Para a sua estreia em Portugal, a NetCom2, a srie Keos, escrita por Martin, para os desenhos de Jean Pleyers, que nos transporta para o antigo Egipto, com o rigor documental e o detalhe que Martin sempre imps s suas criaes. Se Jacques Martin um valor seguro, a outra aposta da NetCom2 foi uma agradvel surpresa. O Mistrio do Traco 22, primeiro volume das investigaes de Margot, mistura carros de coleco e um erotismo light, numa histria que graficamente recupera a linha clara de uma forma bastante competente e eficaz e que, sendo pensada para os fanticos dos automveis, deixa-se ler muito bem pelo leitor comum que pouco se interessa pelo assunto. (Keos Vol 1: Osris, de Jacques Martin e J. Pleyers, NetCom2 editorial, 48 pags, 15 As Investigaes de Margot T 1: O Mistrio do Traction 22, de O. Marin e E. Van Der Zuiden, NetCom2 editorial, 48 pags, 15 . venda em Coimbra na Livraria Dr. Kartoon)

111 A mais recente produo do grupo de teatro de Montemor-o-Velho continua hoje em cena, s 21H30, no Teatro Esther de Carvalho, em Montemor-o-Velho. Sonhos salteados, criado e dirigido por Deolindo L. Pessoa, a partir de textos do dramaturgo polaco Mrozek, a 49. produo do CITEC (Centro de Iniciao Teatral Esther de Carvalho) e conta com a participao de atores da velha guarda do grupo. Num cenrio simples, trs atores do corpo solido, onde, numa atmosfera saudosista, fazem um balano das suas vidas. Um ma-

estro que dedicou a vida msica confessa a sua paixo por cavalos, uma mulher l as cartas enquanto espera pela lua cheia que teima em no aparecer e um homem, com um passado dedicado ao trabalho, no acredita que haja vida noutros planetas. Sob uma emisso de rdio in loco, as personagens evocam as suas vidas, ou melhor, evocam o que gostariam que as suas vidas tivessem sido. Sonhos Salteados uma sopa absurda, feita em lume brando com humor negro, condimentada com palavras de Mrozek, uma

pitada de Almada Negreiros, um cheirinho de Mrio-Henrique de Leiria e uns temperos a gosto, refere o encenador. O espetculo, com Capinha Lopes, Carlos Alberto Cunha, Deolindo L. Pessoa e Judite Maranha para maiores de 12 anos e sobe cena nos dias 26 de janeiro e 1 e 2 de fevereiro, s 21H30, no Teatro Esther de Carvalho, em Montemor-oVelho. Os bilhetes tm preo nico de cinco euros. As reservas devem fazer-se atravs dos telefones 239 680 836 e 918 559 66, bilheteira@estherdecarvalho.org ou em www. estherdecarvalho.org.
Pedro Medeiros

Antnio Atade e Rui Pato no palco do CAE com Zeca Afonso


111 O Centro de Artes e Espetculos (CAE) da Figueira da Foz apresenta hoje, pelas 21H30, um espetculo de homenagem a Zeca Afonso, com Antnio Atade (voz) e Rui Pato (guitarra). Quando Jos Afonso ouviu os primeiros acordes da sua guitarra ter dito: ele que vai tocar comigo. com ele que quero gravar as minhas msicas. Rui Pato, mdico e msico, primeiro acompanhante de Jos Afonso, regressa neste espetculo s canes do grande inovador da msica que se fazia em Coimbra e em Portugal. E traz um amigo tambm: Antnio Atade, que vai cantar Zeca Afonso e assim realizar um sonho secreto de criana, j que desde muito cedo ouvia o seu dolo acompanhado pela guitarra mgica de Rui Pato. Prometida fica uma noite de histria e de magia, absolutamente a no perder. Para todos os que gostam de Zeca Afonso e para todos os que gostam de msica. No palco do CAE, vo desfilar certamente alguns dos mais emblemticos temas do poeta e compositor que deu voz a umas quantas das mais belas melodias que, hoje e sempre, faro a histria da msica portuguesa. De acordo com fonte da produo, o preo unitrio dos bilhetes venda na bilheteira do CAE e em www.cae.pt para o concerto desta noite de seis euros.

26-01-2013 | dirio as beiras

social| viver | 27
DB-Lus Carreg

Ricardo Morgado tomou posse para 2. mandato na liderana da DG-AAC


111 O presidente da Cmara Municipal de Coimbra, Barbosa de Melo, marcou presena na tomada de posse, anteontem, do presidente da Direo Geral da Associao Acadmica de Coimbra, Ricardo Morgado, de 23 anos. Um gesto que demonstrou a ligao da cidade e regio universidade, tambm patente na presena de outros autarcas empresrios e gestores. De resto, os cerca de meio milhar de lugares foram ocupados por estudantes e responsveis das diferentes faculdades e reitoria. O antigo reitor e scio honorrio da AAC, Rui Alarco, teve lugar de destaque.
DB-Lus Carreg

Novos rgos sociais assumem mandato vlido at 2015

Posse dos rgos sociais da Casa de Pessoal dos HUC-CHUC


111 Tomaram posse, na ltima quarta-feira, os novos rgos sociais da Casa do Pessoal dos Hospitais da Universidade de Coimbra-Centro Hospitalar e Universitrio de Coimbra (HUC-CHUC). A cerimnia teve lugar na sede da instituio, empossando Adelino Besteiro como presidente da direo, num mandato vlido at 2015. Joaquim Garrido o presidente da mesa da assembleia geral, enquanto o conselho fiscal ser presidido por Jlio Pereira dos Reis.

Augusto Roxo, Ricardo Morgado, Joo Gabriel Silva, Rui Alarco e Joo Paulo Barbosa de Melo

Ricardo Morgado, Margarida Mano, Pedro Tiago, Rui Santos e Pedro Pacheco

Pedro Pacheco, Ricardo Morgado, lvaro Amaro e Jorge Resende Ilda Neves, Jos Carvalho, Joaquim Garrido e Adelino Besteiro

Madalena Alarco e Joaquim Ramos de Carvalho

Gonalo da Franca

Filipe Rosa, Gonalo rfo e Rui Fonseca Almiro Jorge, Jos Ermida e Ivone Teles

Ricardo Morgado, Rui Alarco e Augusto Roxo

Ricardo Morgado acompanhado pelos pais

Jlio dos Reis e Dcio de Sousa

28 | viver |

social
DB-Pedro Agostinho Cruz

dirio as beiras | 26-01-2013

DR

Ana Paula Arnaut, Mrio Zambujal e Ana Teresa Peixinho

Mrio Zambujal no Letras em Jogo do Casino


111 Entrou no mundo do jornalismo porque escrevia fico, mas rapidamente se afirmou na escrita factual, tornando-se numa das maiores referncias da comunicao social portuguesa. Experimentou, com igual sucesso, a imprensa, a rdio e a televiso, mas a sua vida mudou quando, no incio dos anos de 1980, publicou Crnica dos bons malandros, que deu origem a um filme homnimo. claro que de Mrio Zambujal que se trata. O jornalista foi o convidado da tertlia do Casino Figueira Letras em Jogo, moderada por Ana Paula Arnaut, onde tambm esteve presente Ana Teresa Peixinho.

Os responsveis pela Quinta de Santa Cristina: Dominique Pea, Delfim Pea, Olvia Pea e Slvia Pea

Noivos Showroom na Quinta de Santa Cristina


111 A 2. edio do Noivos Showroom realizou-se na Quinta de Santa Cristina, em Portunhos (Cantanhede). Uma oportunidade para os noivos prepararem a boda perfeita e conhecerem todas as novidades para os casamentos. Estiveram representados cerca de duas dezenas de expositores de diferentes reas de negcio, direcionadas para a organizao de casamentos, permitindo aos visitantes observar as ltimas tendncias de vestidos de noiva e fatos de noivo ou joalharia, entre outras reas. Durante o fim de semana realizou-se ainda uma demonstrao ao vivo de carving escultura de frutas e legumes , a cargo de Fernando Baptista. Apesar das condies climatricas adversas que se verificaram no fim de semana, Slvia Pea faz um balano bastante positivo da iniciativa. Na tarde de domingo, recebemos a visita de quase duas centenas de visitantes, apesar de muitas das vias das acesso ainda se encontrarem intransitveis e dos meios de comunicao inexistentes, o que impediu muitos potenciais visitantes de nos contactarem, adiantou a promotora do evento.

Fernando Baptista brilhou na escultura de frutas

O jornalista com Jorge Tocha Coelho

No podiam faltar propostas para bolos de noiva

Leonor Pereira, Cristina Pereira e Vtor Pereira

Fernanda Bento, Fernanda Paula Pinheiro e Paulo Duque

Evento reuniu cerca de 20 expositores de vrias reas direcionadas para o casamento

26-01-2013 | dirio as beiras

social | viver | 29

RocknRoll Old School no The Rock Planet


111 Para hoje, ltimo sbado de janeiro, o The Rock Planet preparou mais uma festa memorvel. O tema ser RocknRoll Old School, numa noite onde os melhores hits dos anos 70, 80 e 90 so o mote para muita animao, com o rock como palavra de ordem. O dj convidado Antnio Coimbra, nome bastante conhecido no panorama do rock nacional e que regressa ao The Rock Planet para mais uma atuao inesquecvel. A temtica promete ser um bom ponto de partida para a Remember Via Latina #2, festa que se realizar na primeira sexta-feira de fevereiro. Uma noite que se afirma como uma das melhores de sempre no The Rock Planet, onde se relembram e celebram os anos dourados da mtica discoteca Via Latina.

30 | viver |

sade e bem estar


Passatempos

D
Passatempos Passatempos E

1 dirio as beiras | 26-01-2013

C2 A1 M1 A E T

Medidas de austeridade limitam acesso de crianas sade e educao

F PALAVRAS CRUZADAS Palavras PALAVRAS cruzadas CRUZADAS G H

P SC S
A B

CC 111 As medidas de ausconsequncias a longo pra1 I teridade impostas em Porzo do desemprego ou das 1 2 3 4 5 D6 D Passatempos tugal esto a limitar o acescondies de emprego preA E so de crianas e famlias a crias podem ser severas tan1 E J servios essenciais como a to no bem-estar das crianas F F B educao e a sade, revela como dos pais e lembra que 1 K PALAVRAS CRUZADAS SCRABBLE G um relatrio da Eurochild, a a pobreza infantil pode ser G C rede europeia de organizaevitada, dando como exemHH 1 2 3 4 5 pases 6 7que 8con9 10 L 11 12 13 14 15 es para a infncia. plo que h 1 1 3 D 1 A Eurochild uma rede de seguem proteger melhor do I I A organizaes e pessoas que que outros as suas crianas E M 1 J J B trabalham pela melhoria da mais vulnerveis. HORIZONTAIS: 1 - Barranco cavado por uma torrente. Quebradio. 2 - AgreF qualidade de vida das crianKK gar . Levar vida de rufia. 3 - Enxugar . CelebraoCda Eucaristia, na Igreja Catlica 1 N as e adolescentes, com 116 Cortes severos LL G na Ortodoxa. 4 - Prprio de crianas. Gostar muito de. 5 Aquelas. T ornar-se membros em 35 pases e euDe acordo com C2 Ao 1 relatD ropeus. rio, em Portugal, o corte nos pior . 6 - Desocupar , sair de. 7 - Que no apresentam dvidas, certos. A si mesMM HORIZONTAIS: 11 -Barranco torrente.Quebradio. Quebradio. - AgreO Htorrente. HORIZONTAIS: Barrancocavado cavado por por uma uma 22 - AgreA1 A C 2crianas 1 E A maior evidncia mo. do 8 - Deslocar-se para fora. dio oculto e profundo. benefcios para as gar . Levar vida de rufia. 33 --Enxugar . Celebrao daEucaristia, Eucaristia, na Igreja Catlica 9 - Disposio regular e gar. Levar vida de rufia. Enxugar. Celebrao da na Igreja Catlica NN e na Ortodoxa. 4 - Prprio de crianas. Gostar muito de. 5 - Aquelas. T ornar-se presente relatrio que as entre 2010 e 2012 foram e na Ortodoxa. 4 Prprio de crianas. Gostar muito de. 5 Aquelas. T ornar-se P L A 2 2 1 F I metdica. Emitir raios luminosos ou calorficos. 10 - T oquei apito. Qualquer de pior . 6 - Desocupar , sair de. 7 - Que no apresentam dvidas, certos. A si mesO condies de vida das crian- crianas e s suas famlias. pior. 6 - Desocupar, sair de. 7 no apresentam certos. A si mesparticularmente severos e 1 7 1Queoculto 3 e profundo. 2dvidas, 10 1 O mo. 8 - Deslocar-se para fora. dio 9 - Disposio regular e ou mais. 11que, - Extraordinria. Dar ou receber por meio de foro. mo. 8 Deslocar-se para fora. dio oculto e profundo. 9 - Disposio regular e as de toda a Europa e entre das dois O estudo mostra destiveram um impacto A1 D M1 signi2 G metdica. Emitir raios luminosos ou calorficos. 10 - T oquei apito. Qualquer de J metdica. Emitir raios luminosos ou calorficos. 10 - T oquei apito. Qualquer de entre dois ou mais. 11 - Extraordinria. Dar ou receber por meio de foro. A suas famlias deterioraram- de o incio da crise, muitos ficativo no rendimento de entre dois ou mais. 11 - Extraordinria. Dar ou receber por meio de foro. P 2 A1 S1 T 1 E1 L2 H se muito em comparao governos1 introduziram memuitas famlias filhos. INSTRUES K Utilize as letras para criar uma pa VERTICAIS: - Desbastar superfcies com instrumento prprio. Ecoar . com 2 - DesINS VERTICAIS: 1 - Desbastar superfcies com instrumento prprio. Ecoar . 2 - DesINST VERTICAIS: 1 -gua Desbastar superfcies com instrumento prprio. Ecoar. 2 - Descom a anterior anlisepedida. da didas de corte na despesa As novas e restritivas ma pedida. de doce. 3 - Exprime a noo de substituio ou subalterniI 1 Peixe C 2 maior A1 I de substituio ou subalterninmero de pontos, utilizando as casas que Peixe de gua doce. 3 - Exprime a noo maio pedida. Peixe de gua doce. 3 Exprime a noo de substituio ou subalternipo1 dade em categoria (pref.). Suprimir . 4 - Indignar o1 O S L. Baqueta com que se percute Portugal est no grupo Eurochild, em 2011, l-se social, que so diretamente regras de acessibilidade por 2 dade em categoria (pref.). Suprimir. 4 Indignar. Baqueta com que se percute o par tambor .5 - Pregar ripas em. A mim. 6 - O espao areo. Bebida aromtipor 2 ou 3, multiplicar palavra por 2 doce ou e3). Utilize em categoria (pref.).eSuprimir .de 4pases - Indignar Baqueta com se percute o E1 B O 1 ripas em. A mim. 6 - O espao areo. Bebida doce e aromtiM1 sociais R 1 I5 1 3 tambor. onde . as J no relatrio, concludo dade em sentidas pelas crianas pepara que os benef cios para Pregar de ca que tem por base a aguardente ou o lcool. Imposto automvel (abrev.). MImposto 24 ca temmaximizar. por base a aguardente ou o lcool. automvel (abrev.). para os No so permitidos nomes tambor .5 - Pregar ripas A mim. 6 - O espao areo. eque aromtitransferncias sociais tm Bebida dezembro do ano passado. 7Aque unidade. Atrever-se. 8 - Aguara. Pedao grande de qualquer coisa que se dep las suas famlias, dizem. a Eupodem doce levar a muitos HORIZONTAIS: 1 - Barranco por torrente. Quebradio. 2 A E 3 uma 19 1cavadoN 7 -A unidade. Atrever-se. 8- AgreAguara. Pedao grande de qualquer coisa se K come. - Pensar muito em. Cobiar . 10 - Nivelar .T oada de cantiga. 11 -que Discurpouco impacto na reduo De acordo com a Eurochild, rochild. Acrescenta que isto beneficirios sejam injusde 24 pontos: Experiente ; entre 15 e 24, Avana ca que tem por base a aguardente ou o lcool. Imposto (abrev.). S gar. automvel Levar vida de rufia. 3 - Enxugar. Celebrao da Eucaristia, na Igreja come. 9 - Pensar muito em.Catlica Cobiar. 10 - Nivelar. sar . Discutir em altas vozes. N Toada de cantiga. 11 - DiscurSU do risco de pobreza depois de um breve perodo diminuiu o acesso das criantamente privados do acesso sar. Discutir altas vozes. O1 N e na Ortodoxa. 4 -1 Prprio de crianas. de. 5em - Aquelas. T ornar-se A S TGostar 1 1 A 1 muito 3 L 7 - A unidade. Atrever-se. 8 - Aguara. Pedao grande de qualquer coisa que se GR infantil, com a Bulgria, pior. 6 de medidas de estmulo e as aos recursos adequados, assistncia o que - Desocupar, sairsocial, de. 7 - Que no apresentam dvidas, certos. A si mesO come. 9 - Pensar muito em. Cobiar . 10 - Nivelar .T oada de cantiga. 11 DiscurGRA R T 1 1 Grcia, Espanha,M Itlia, mo. 8 pode expanso da despesa pblica limitou o seu acesso a serigualmente constituir - Deslocar-se para fora. dio oculto e profundo. 9 - Disposio regular e HORIZONTAIS: 1 - Barranco cavado por uma torrente. Quebradio. 2 - Agresar . Discutir em altas vozes. metdica. Emitir raios luminosos ou calorficos. 10 - T oquei apito. Qualquer de Litunia, Letnia, Polnia, para contrariar o gar. primeiro vios educao, sade e uma importante Levar vida de rufia. 3 de - Enxugar. Celebrao da Eucaristia, na Igreja Catlica A 1 J 7 M1 N 3 P 2 Q10 Oreduo 1 N ou mais. 11 - Extraordinria. Dar ou receber por meio de foro. Romnia e Eslovquia entre dois impacto da crise em 2008, a 4 bem-estar e restringiu no seu rendimento, l-se e na Ortodoxa. - Prprio de crianas. Gostar muitoas de. 5 - Aquelas. T ornar-se pior. 6euro- Desocupar, sair de. 7 - Que no apresentam dvidas, certos. A si mesmaioria dos governos oportunidades das crianas no relatrio. KEN&KEN O ##### GRAU DE DIFICULDADE INSTRUES Utilize as letras par VERTICAIS: 1 - Desbastar superfcies com instrumento prprio. Ecoar. 2 - Desmo. 8 - Deslocar-se para fora. dio oculto e profundo. 9 - Disposio regular e KEN&KEN peus introduziu medidas de participarem plenamente Os dados relativos a Por1 O s pases deste metdica. Emitir raios luminosos ou calorficos. 10 - T oquei apito. Qualquer de maior nmero de pontos, utilizand Peixe de gua doce. - Exprime a noo de substituio ou subalterni- DIFCIL FCIL A 1 pedida. J7 M P T3 1 N 3 foram 2 Q10 1 austeridade severas nos lti- na vida familiar e social. tugal recolhidos entre dois ou mais. 11 - Extraordinria. Dar ou receber por meio de foro. grupo so tambm dade em por 2 ou 3, multiplicar palavra por categoria (pref.). Suprimir. 4 - Indignar. Baqueta com que se percute o FCIL DIFCIL mos anos, o que represenA crise afetou todos os atravs da Rede Europeia aqueles cujas crianas para os maximizar. No so permit tambor. 5 - Pregar ripas em. A mim. 6 - O espao areo. Bebida doce e aromtiINSTRUES Utilize as letras para criar uma palavra. O objectivo conseguir o VERTICAIS: com instrumento 2 - Desta uma srie de ameaas s1 - Desbastar pases superfcies europeus, mas em prprio. Ecoar. Anti-Pobreza que sublinha de 24 pontos: Experiente; entre 1 tem por base a aguardente ou o lcool. Imposto automvel (abrev.). esto expostas ao ca que maior nmero de pontos, utilizando as casas que do mais pontos (multiplicar letra pedida. Peixe de gua doce. 3 - Exprime a noo de substituio ou subalternique o Atrever-se. desemprego e o cor7 - A unidade. 8 - Aguara. Pedao grande de qualquer coisa que se risco de pobreza por 2 ou 3, multiplicar palavra por 2 ou 3). Utilize as letras que j esto no tabuleiro dade em categoria (pref.). Suprimir. 4 - Indignar. Baqueta com que se percute o subsdios uma come.te 9 -nos Pensar em. tm Cobiar. 10 - Nivelar. T oada de cantiga. 11 - Discurpara os maximizar. No somuito permitidos nomes prprios nem estrangeirismos. Mais tambor. 5 - Pregar ripas em. A mim. 6 - O espao areo. Bebida doce e aromtiSUDOKU 9X9 influncia direta opor- ; menos de 15, Promessa sar. Discutir em altas vozes. de 24 pontos: Experiente ; entre 15 e nas 24, Avanado ca que tem por base a aguardente ou o lcool. Imposto automvel (abrev.). diferentes graus. Nos casos tunidades e nos cuidados 7 - A unidade. Atrever-se. 8 - Aguara. Pedao grande de qualquer coisa que se GRAU DE DIFICULDADE #### come. 9 - Pensar muito em. Cobiar. 10 - Nivelar. T oada de mais cantiga. 11 - Discurgraves, os governos da infantis. A mesma organi-SUDOKU FUTEBOL SUDOKU 9X9 sar. Discutir em altas vozes. Grcia, Irlanda e Portugal zao denuncia o aumenFCIL DIFCIL SO aceitaram pacotes de DE emto substancial, nos ltimos ##### GRAU DIFICULDADE prstimos com a troika da dois anos, do nmero de SOLU INSTRUES Comisso Europeia, Banco casos de famlias com difi1 O objectivo preencher os quadrados utilizando Central Europeia e o FundoKEN&KEN culdades em pagar os seus INSTRUES nmeros que completem as operaes matemticas. 1 O mdulo objectivo preencher os quadrados utilizando 1Monetrio Internacional, emprstimos e um aumen2 Em com cercadura, o mesmo nmero s pode nmeros que completem as operaes matemticas. ser utilizado uma vez. alg KEN&KEN na condio de imporem to do nmero de chamadas FCIL DIFCIL 2 Em mdulo fcil, com cercadura, o mesmo s pode 3 Na categoria cada linha verticalnmero ou horizontal 2enormes cortes na despesa relacionadas com pobreser utilizado uma vez. deve ter os nmeros de 1 a 4. a6 FCIL vertical ou horizontal 3 Na categoria fcil, cada linhalinha DIFCIL 4 Na categoria difcil, em cada devem constar social, aponta a organiza- za familiar feitas em 2011 ho os nmeros de 1 a 6, sem repeties. deve ter os nmeros de 1 a 4. o. para a linha do Instituto de qu 4 Na categoria difcil, em cada linha devem constar A Eurochild alerta que as Apoio Criana. cam os nmeros de 1 a 6, sem repeties.

PALAVRAS CRUZADAS

P2 A1 S SCRABBLE M

O N A O T

J M N P Q

SUDOKU 9X9

Sudoku

KEN&KEN

37527

SOLUES: KEN&KEN

SOLUES: KEN&KEN

Consulta de Psicologia Clnica

SOLUES: KEN&KEN

Av. do Brasil, 186 r/c - Buarcos

4 Na categoria difcil, em cada linha devem constar os nmeros de 1 a 6, sem repeties. os nmeros de 1 a 6, sem repeties.
38137

HORIZONTAIS: 1 - Ravina, Acro. 2 - Adir, Rufiar. 3 - Secar, Missa. 4 Pueril, Amar. 5 - As, Piorar. 6 - Evacuar. 7 - Claros, Se. 8 - Sair, Rancor. 9 - Ordem, Raiar. 10 - Apitei, Cada. 11 - Rara, Aforar.

SOLUES: KEN&KEN

INSTRUES atravs do n 918 762 222.1 O objectivo preencher os quadrados utilizando 1 O objectivo preencherque os quadrados utilizando as operaes matemticas. nmeros completem Nmero Verde: 800 200 003 nmeros que completem as operaes matemticas. nmeros que completem as operaes matemticas. 2 Em mdulo com cercadura, o mesmo nmero s pode Tlm: 968 940 621 2 Em mdulo com cercadura, o mesmo nmero s pode 2 Em mdulo com cercadura, o mesmo nmero s pode ser utilizado uma vez. ser utilizado uma vez. ser utilizado uma vez. www.clinicadosolhos.net Isabel das Neves fcil, cada linha vertical ou horizontal 3 Na categoria fcil, cada linha vertical ou horizontal 3 Na categoria de 3 Na categoria fcil, cada linha vertical ou horizontal Psicloga Clnica (pela Universidade Coimbra) Acordos: ARS/Caixa, ADSE, SAMS, Multicare, Advance Care, CGD deve ter os nmeros de 1 a 4. deve ter os nmeros de 1 a 4. Hipnoterapeuta (Hipnose Clnica) 4 Na categoria difcil, em cada linha devem constar deveter osnmeros de 1 a 4. Membro da Ordem dos Psiclogos Portugueses Coimbra Aveiro Leiria Buarcos Condeixa Montemor Mealhada Malaposta 4 Na categoria difcil, em cada linha devem constar os nmeros de 1 a 6, sem repeties. (Cdula Prof. N 257)
SOLUES: KEN&KEN

VERTICAIS: 1 - Raspar, Soar. 2 Adeus, Carpa. 3 - Vice, Elidir. 4 - Irar, Vareta. 5 - Ripar, Me. 6 - Ar, Licor, IA. 7 - Um, Ousar. 8 - Afiara, Naco. 9 Cismar, Ciar. 10 - Rasar, Soada. 11 Orar, Berrar.

Consultas: convencionais Informamos que as consultas em Coimbra, na sequncia do encere diabticos ramento da clnica SOLUES: em Celas, SUDOKU realizam-se agora em consultrio palavras cruzadas 9X9; SUDOKU FUTEBOL; PALAVRAS CRUZADAS INSTRUES Cirurgias: laser e convencionais situado na Rua Avelar Brotero, n 18, 1 andar, 3030-317 Exames: laser Coimbra (junto utilizando da Igreja de So Jos), com marcao 1 O objectivo preencher os quadrados INSTRUES

1 - Complete jogo como um Sudoku clssico, com os algarismos de 1 a 6, uma bola e dois cartes de penalidade. 2 - Se conseguir ligar seis casas contendo os algarismos de 1 a 6 da bola at baliza, marca golo. S se pode deslocar horizontalmente e ou verticalmente e no pode entrar mais do que uma vez nas seis casas para chegar ao golo. Se descobrir caminhos diferentes da bola baliza, uma mesma bola pode marcar vrios golos para as duas equipas. A equipa A marca os golos na baliza da esquerda e a equipa B na da direita.

ma os

SOLUES: SUDOKU 9X9; SUDOKU FUTEBOL; PALAVR

solues

SOLUES: SUDOKU 9X9; SUDOKU FU sudoku

14 Janeiro 2011

49

26-01-2013 | dirio as beiras

COIMBRA (permanente)
politxis txis de coimbra s. jos praa da repblica estao nova 239 499 090 239 822 287 239 822 287 239 826 622

FIGUEIRA DA FOZ txis, central txis (servio permanente) 233 420 880/965 255 030/916 481 072 praa de txis, praa 8 de maio 233 423 788/233 423 500

guias & passatempos | viver | 31

TV Hoje
RTP 1 06:30 Zig Zag 08:00 Bom Dia Portugal Fim De Semana 11:00 Programa A Designar 12:00 BBC Terra 13:00 Jornal Da Tarde 14:15 Aqui Portugal 18:00 Sinais De Vida (Compacto Da Semana) 19:00 Voz Do Cidado 19:15 Hotel 5 Estrelas - Ep. 2 20:00 Telejornal 21:00 Depois Do Adeus 22:00 Programa A Designar 23:30 Herman 2013 00:45 Tamara Drewe 02:30 Janela Indiscreta Com Mrio Augusto RTP 2 08:00 Zig Zag 11:00 Ns 11:30 Consigo 12:00 A Conversa Dos Outros - Ep. 1 12:30 Ligados Terra 13:00 Galegos De C E L 14:00 Parlamento 15:00 Desporto 2 19:00 RTP Artes 19:30 Layout 20:00 Zig Zag 21:00 Sria, Os Assad 22:00 Hoje 22:35 Palcos 00:45 Romnticos Desesperados SIC 08:15 Disney Kids T1 - Ep. 39 09:30 Dance ! T1 - Ep. 41 12:00 O Nosso Mundo 13:00 Primeiro Jornal 14:15 Alta Definio 14:45 E-Especial T1 - Ep. 249 15:30 Sesso Hollywood 17:45 O Formigueiro T 20:00 Jornal Da Noite 21:30 Gosto Disto T6 - Ep. 10 23:15 Sbado Luta 23:45 Downton Abbey 00:45 European Poker Tour TVI 06:30 Animaes 07:15 Kid Kanal 09:15 Glee T2 - Ep. 39 10:00 Inspetor Max 13:00 Jornal Da Uma 14:00 Harriet, a Pequena Espia 16:00 O Golpe Perfeito 18:00 No H Bela Sem Joo 20:00 Jornal Das 8 22:00 Louco Amor - Ep. 211 23:30 Doce Tentao 01:00 Um Perigo de Mulher 02:45 A Viagem do Capito Drake SPORT TV 1 09:00 Desportos Radicais: Zona Radical 09:30 A Definir 11:30 Premier League World 12:00 Taa De Inglaterra Anteviso 4 Eliminatria 12:45 Stoke City x Manchester City - Taa De Inglaterra 15:00 Brighton x Arsenal Taa De Inglaterra 17:00 Belenenses x Benfica B - Segunda Liga 20:15 Braga x Benfica Primeira Liga 22:30 Informao: ltimas Notcias

Guia astrolgico telefones teis


carneiro 21/3 a 20/4 Fase boa para conviver socialmente. Avalie o resultado de um projecto ou actividade iniciada no final do ano passado. touro 21/4 a 21/5 Um estado de nimo flutuante poder trazer-lhe alguns desencontros afectivos. No a melhor fase para imprudncias ou impulsividades no campo do amor. gmeos 22/5 a 21/6 Poder verificar que h uma faceta nova da sua personalidade que quer nascer e expressar-se, mas algum poder desafiar a sua capacidade de mudar e de evoluir. caranguejo 22/6 a 23/7 Procure passar algum tempo a ss e d-se espao para reflectir nas suas mudanas internas e nos desafios externos. Leo 24/7 a 23/8 Aproveite esta fase para ser mais claro e directo e esclarecer um assunto com uma pessoa que no est certa das suas intenes nem do que pensa a esse respeito. virgem 24/8 a 23/9 Excelente fase para expressar e fazer valer os seus pontos de vista, sobretudo no campo profissional. baLana 24/9 a 23/10 Capacidade de entendimento numa relao afectiva. Sentimentos de vitalidade fsica de que deve tirar o melhor partido. escorpio 24/10 a 22/11 Poder ser projectado para a ribalta, em funo de algum reconhecimento pessoal. sagitrio 23/11 a 21/12 Boa capacidade de entender as necessidades dos outros sem perder de vista os seus prprios de desejos de realizao. capricrnio 22/12 a 20/1 Uma vez que iniciou um novo ciclo de energia fsica e emocional, se no se sentir particularmente renovado agora dever cuidar melhor da sua sade. aqurio 21/1 a 19/2 Poder notar uma maior sensibilidade aos humores e sentimentos das pessoas que o rodeiam, assim como uma disposio mais altrusta e generosa.
Coimbra Bombeiros de Brasfemes 239 910 000 Bombeiros Sapadores 239 792 800 Bombeiros Voluntrios 239 822 323 Brigada de Trnsito 239 794 400 EDP (avarias) 800 506 506 Centro Hospitalar Psiquitrico de Coimbra: Unidade de Sobral Cid 239 796 400 Unidade de Arnes 239 640 461 CP 239 828 406/239 835 242/239 837 691 Emerg. Criana Maltratada 239 702 233 Emergncia Social 239 822 139 GNR (comando) 239 794 300 H. da Universidade 239 400 400/500/600 Hospital Peditrico 239 488 700/239 480 300 Hospital dos Coves 239 443 020/239 800 100 Linha de Sade Pblica 808 211 311 Maternidade Bissaya Barreto 239 480 400 Maternidade Dr. Daniel de Matos 239 403 060 GNR 239 794 300 Policia Judiciria 239 863 000 PSP 239 797 640 AC, guas de Coimbra, E.M. (avarias) 239 096 000 AC, guas de Coimbra, E.M. (Linha Verde) 800 202 354 Lusitania Gs-Gs Natural 800 200 157 SOS Adolescente 800 202 484 SOS Mulher 239 832 073 SOS Amigo 239 721 010 SOS Estudante 808 200 204 Arganil Bombeiros 235 202 122 GNR 235 205 437 Centro de Sade 235 205 728 Cantanhede Bombeiros 231 422 122 GNR 231 422 446 Hospital 231 419 210 Condeixa Bombeiros 239 941 503 GNR 239 941 155 Centro de Sade 239 941 346 Figueira da Foz Dirio As Beiras 233 422 927 Bombeiros Municipais 233 402 800 Bombeiros Voluntrios 233 402 260 EDP (avarias) 800 506 506 GNR (Maiorca) 233 930 177 GNR (Paio) 233 940 519 GNR (Quiaios) 233 919 107 Guarda Fiscal 233 422 914 Hospital (Urgncias) 233 402 097 PSP 233 407 560 Gis Bombeiros 235 771 122 GNR 235 770 160 Centro de Sade 235 772 322 Lous Bombeiros 239 990 530 GNR 239 990 060 CP 239 993 952 Centro de Sade 239 995 138 Bombeiros de Serpins 239 970 000 Mealhada Bombeiros 231 202 122 GNR 231 202 351 Bombeiros Pampilhosa 231 949 122 CP Pampilhosa 808 208 208 Centro de Sade 231 202 023 Mira Bombeiros 231 480 670 GNR 231 489 500 Centro de Sade 231 489 580 Miranda do Corvo Bombeiros 239 532 194 GNR 239 532 147 Centro de Sade 239 532 420 Montemor-o-Velho Bombeiros 239 689 214 GNR 239 687 140 Centro de Sade 239 689 128 Mortgua Bombeiros 231 920 122 GNR 231 927 360 Centro de Sade 231 922 152 CP 808 208 208 Oliveira do Hospital Bombeiros 238 604 370 GNR 238 604 444 Centro de Sade 238 600 250 Pampilhosa da Serra Bombeiros 235 594 122 GNR 235 590 100 Centro de Sade 235 590 200 Penacova Bombeiros 239 477 469 GNR 239 470 160 Centro de Sade 239 477 134 Penela Bombeiros 239 560 100 GNR 239 569 135 Centro de Sade 239 569 160 Poiares Bombeiros 239 429 010 GNR 239 421 119 Centro de Sade 239 421 288 Pombal Bombeiros Voluntrios 236 212 122 Brigada de Trnsito 236 212 063 EDP (avarias) 800 506 506 CP 808 208 208 GNR 236 212 011 Hospital 236 212 130 PSP 236 218 122 Rodoviria - Beira Litoral 236 212 058/236 212 060 Soure Bombeiros 239 506 300 GNR 239 502 228 Centro de Sade 239 509 810 Tbua Bombeiros 235 412 122 GNR 235 410 430 Centro de Sade 235 410 410 Voluntrios de Vila Nova de Oliveirinha 238 604 887 962 377 373 Tocha GNR 231 440 100 Bombeiros 231 443 710

Cinemas
coimbra Dolce vita coimbra (tel. 239 798 541 )

farmcias
aveiro anadia SCAR ALVIM (TEL.231 512 607 ); aveiro CAPO FILIPE (TEL. 234 313 276 ); mealhada BRANDO (TEL.231 202 038 ); coimbra arganil GALVO (TEL. 235 205 211 ); cantanhede CENTRAL (TEL. 231 422 256 ); coimbra RAINHA SANTA, AV. DE FERNO DE MAGALHES, 425 (TEL. 239 836 307 ); TERESA BERNARDES ANTUNES, URB STA APOLNIA - R. JOS RGIO , N 216 R/C, EIRAS (TEL. 239 911 895 ); FARMCIA CHC (TEL. 239 442 616 )/24 horas; condeixa-a-nova FERREIRA (TEL. 239 945 938 ); Figueira da Foz GASPAR (TEL. 233 402 280 ); gis COROA (TEL. 235 778 021 ); Lous TORRES PADILHA (TEL. 239 971 106 ); mira MATILDE SOARES (TEL. 231 451 255 ); miranda do corvo ANTUNES (TEL. 239 532 136 ); montemor-o-velho ABEL BRANDO (TEL. 239 689 203 ); oliveira do Hospital FIGUEIRA DINIZ (TEL. 238 604 435 ); pampilhosa da serra CENTRAL (TEL. 235 594 127 ); penacova PENACOVA (TEL. 239 477 145 ); penela PENELA (TEL. 239 569 137 ); soure YGEIA (TEL. 236 502 210 ); tbua QUARESMA (TEL. 235 711 828 ); vila nova de poiares SANTO ANDR (TEL. 239 421 155 ); Leiria castanheira de pra DINIZ CARVALHO (TEL. 236 432 313 ); Figueir dos vinhos SERRA (TEL. 236 552 339 ) Leiria TOMZ (TEL. 244 801 332 ); pedrgo grande BAETA REBELO (TEL. 236 486 133 ); pombal BARROS (TEL. 236 212 037 ); viseu mortgua GONALVES (TEL. 231 922 233 ); santa comba Do VASCO DA GAMA (TEL. 232 890 402 ); viseu VIRIATO (TEL. 232 415 137 );

Sala 1 Django Libertado (M1 6 ) Digital 13h30, 17h00, 20h50, 00h20 Sala 2 O Impossvel (M12 ) Digital 13h40, 16h40, 19h20, 22h00, 00h40 Sala 3 00:30 A Hora Negra (M16 ) Digital 14h20, 17h40, 21h10, 00h35 Sala 4 Guia Para Um Final Feliz (M12 ) Digital 14h40, 17h50, 21h30, 00h15 Sala 5 Os Miserveis (M12Q) Digital 14h00, 17h20, 21h00, 00h25 Sala 5 Bailado La Bayadere (CB) 15h00(S dia 27-012013 ) Sala 6 Hotel Transylvania (M6 ) Digital Dob 11h20(S Dom), 14h10, 16h30 Sala 6 Reality (M12 ) Digital 19h10, 21h50, 00h30 Sala 7 Anna Karenina (M12 ) Digital 15h20(Exc. Dom), 22h10 Sala 7 Amor (M16 ) Digital 19h00(Exc. Dom) Sala 8 Zambzia (M6 ) Digital 11h10(S Dom), 14h05, 16h20, 18h50 Sala 8 Vertigo (M12 ) Digital 21h05, 00h00 Sala 9 A Vida de Pi (M12 ) Digital 14h30, 17h30, 21h25, 00h10 Sala 10- Seis Sesses (M12 ) Digital 13h50, 16h10, 18h30, 21h20, 23h50 Fo rum coimbra (tel. 239 442 917 ) Sala 1 Zambzia (M6 ) (Dob) Digital 14h10, 16h40 Sala 1 O Hobbit: Uma Viagem Inesperada (M12 ) Digital 19h20, 23h50 Sala 2 Jack Reacher (M12 ) Digital 14h30, 17h30, 21h20, 00h15 Sala 3 Argo (M12 ) Digital 13h30, 16h20, 19h00, 22h00, 00h40 Sala 4 O Impossvel (M12 ) Digital 13h50, 16h30, 19h10, 21h50, 00h25 Sala 5 Django Libertado (M16 ) Digital 13h40, 17h20, 21h00, 00h30 Sala 6 Deciso de Risco (M16 ) Digital 14h00, 17h00, 21h10, 00h20

Ganhe estas promoes com o nosso jornal !


R Visita Quinta da Paiva - Parque Biolgico de Miranda do Corvo
3 DB = 1 convite Adulto 2 DB = 1 convite Criana

loja

Dirija-se a um dos Quiosques Loja Dirio as Beiras e na aquisio de 3 Dirio as Beiras recebe 1 Convite de Adulto e na aquisio de 2 Dirio as Beiras recebe 1 Convite de Criana.

R Assinatura DB Voucher

Centro ptico Sotto Mayor

Ganhe um Voucher do Centro ptico Sotto Mayor na Figueira da Foz, ao fazer uma assinatura anual do Dirio as Beiras em formato papel no valor de 110 euros. O valor da assinatura reverte integralmente para o voucher, que pode usufruir em culos de sol ou servios de optometria, contactologia e terapia visual. Os interessados devem contactar o servio de assinaturas atravs do telef. 239 980 289 ou por email: assinaturas@asbeiras.pt

R Pack Famlia visita ao Oceanrio de Lisboa Uma assinatura > 6 bilhetes


Ganhe 6 bilhetes para visitar o segundo maior oceanrio do Mundo ao tornar-se assinante do Dirio as Beiras. Os interessados devem contactar o servio de assinaturas, os Quiosques Loja Dirio as Beiras ou atravs do Telef. 239 980 289 ou ainda por email: assinaturas@asbeiras.pt

R Visite o Portugal dos Pequenitos


2 DB = 1 Convite infantil/snior
Dirija-se a um dos Quiosques Loja Dirio as Beiras e na aquisio de 2 jornais recebe 1 Convite Infantil ou Snior. Para os Assinantes Dirio as Beiras que se dirijam sede do jornal com o seu jornal do dia oferecemos 1 convite Infantil ou Snior.

Todas estas promoes esto disponveis na sede do nosso jornal, com as mesmas condies, em dia teis das 9h00 s 18h00.
* Campanhas atuais vlidas e limitadas ao stock existente, salvaguardando qualquer erro tipogrfico

R loja
R  QuiosqueSousa R ATabacariado
Largo da Portagem Largo da Portagem // Coimbra tel 239 820 995

lojas aderentes

peixes 20/2 a 20/3


Com a lua a transitar pela sua casa 12, a casa do retiro, do silncio interior e do inconsciente, um bom dia para se permitir momentos de serenidade.

Figueira Da Foz Foz plaza (tel.233246362 ) Sala 1 Anna Karenina (M12 ) Digital 12h40 (Dom.), 15h20, 18h00, 21h40, 00h20 ( 6 e Sb.) Sala 2 Deciso de Risco (M16) Digital 12h50 (Dom.), 15h30, 18h20, 21h10, 00h00 ( 6 e Sb.) Sala 3 Django Libertado (M16 ) Digital 15h00, 18h10, 21h20, 00h30 ( 6 e Sb.) Sala 4 O Impossvel (M12 ) Digital 13h10 (Dom.), 15h40, 18h30, 21h30, 23h50 ( 6 e Sb.) Sala 5 Zambzia (M6 ) (Dob.) Digital 11h00 (Dom.), 13h00 (Dom.), 15h00, 17h40 Sala 5 Os Miserveis (M12Q) Digital 21h00, 00h10 (6 e Sb.)

coimbra montemor-o-velho R  TabacariaAlvorada R PapelariaBento


Centro Comercial Dolce Vita // Coimbra tel 239723 034 Rua Dr. Jos Galvo, 222 - tel 239 680 251

lous
R QuiosqueLous
Av. S. Silvestre - Lous Telef. 239 991 569

FrumCoimbra

figueira da foz
R  QuiosqueEco
Cais da Alfndega //Figueira da Foz tel 233 422 710 Buarcos // Telef.233 044 608

cantanhede R Livraria,papelaria, tabacariaToca


Rua Padre Amrico N 6 Tel./Fax-231423843

R RotundaPapelariaLda
Nos quiosques Loja Beiras pode tambm fazer a sua assinatura do jornal (entrega de prmios at 48 horas aps cobrana) e colocar a publicidade da sua empresa ou instituio

Paulo Jlio demite-se aps acusao do DIAP


111 O secretrio de Estado da Administrao Local e da Reforma Administrativa, Paulo Jlio, apresentou ontem a demisso do cargo ao ministro da tutela, Miguel Relvas, e ao primeiroministro, Pedro Passos Coelho. A demisso do governante segue-se a ter sido notificado na passada segunda-feira pelo Departamento de Investigao e Ao Penal (DIAP) de Coimbra de um despacho de acusao pela alegada prtica, em 2008, enquanto presidente da Cmara de Penela, de um crime de prevaricao de titular de cargo poltico. Como esclarece Paulo Jlio, est em causa uma deciso de abertura de um concurso pblico para provimento de um lugar de chefe de diviso na Cmara de Penela, relativamente ao qual o magistrado do Ministrio Pblico titular do processo entende que deveriam ter podido ser oponentes outros licenciados para l daqueles na rea cientfica constante do respetivo aviso. Como afirmei em nota enviada Lusa nesse mesmo dia [segunda-feira], estou tranquilo em relao a este processo e reitero hoje que foi precisamente por isso e para ajudar ao esclarecimento dos factos que h meses prestei declaraes presencialmente, no tendo recorrido prerrogativa do depoimento escrito. Tal como j afirmei publicamente, trabalho h 20 anos em cargos de responsabilidade e nunca contratei, e jamais recrutarei, algum por um critrio familiar, refere Paulo Jlio. O secretrio de Estado demissionrio assegura que ir requerer a abertura de instruo e que est convencido que ento ficar tudo esclarecido e demonstrada a total falta de fundamento da acusao. Paulo Jlio destaca que, nos 19 meses como secretrio de Estado, desenvolveu a reorganizao administrativa do territrio, os regimes jurdicos das empresas locais e das orgnicas municipais, um novo quadro de atribuies e competncias das autarquias locais e a preparao de um novo mapa de NUTS III, entre outras reformas do poder local. Paulo Jlio cumpria um segundo mandato frente da Cmara de Penela, quando suspendeu o mandato, porque foi nomeado para secretrio de Estado. De 42
Arquivo-Lus Carreg

Mulher detida em Carregal do Sal por injuriar agentes policiais


111 Uma mulher, de 48 anos, foi detida na passada quinta-feira por injrias a militares. A deteno ocorreu em Carregal do Sal, pelas 20H00. Segundo um comunicado enviado pela PSP, a mulher foi abordada por suspeita de posse de droga, tendo sido apreendida 0,19 gramas de herona. No mesmo dia, um homem, de 41 anos, foi detido por posse de duas armas de caa e uma carabina com mira telescpica em Covas do Rio, So Pedro do Sul. O comunicado da PSP informa que as armas tero sido adquiridas ao abrigo de uma carta de caador falsificada. O detido vai ser indiciado por crimes de uso de documento falsificado, deteno de armas fora das condies estabelecidas por lei e por ter exercido o ato venatrio sem documento legal. Ambos foram ontem presentes ao juiz para conhecer as eventuais medidas de coao a aplicar.
Rua Abel Dias Urbano, n. 4 - 2. - 3000-001 Coimbra Telefs: REDAO 239 980 280 FAX 239 983 574 SERVIOS COMERCIAIS 239 980 287 FAX 239 980 281 ASSINATURAS 239 980 289 www.asbeiras.pt redaccao@asbeiras.pt clubedoleitor@asbeiras.pt publicidade@asbeiras.pt

Paulo Jlio foi eleito para a cmara de Penela em 2005 e 2009

anos, Paulo Jlio foi eleito presidente da Cmara de Penela eleito em 2005 e em 2009, integrando a Comisso Poltica Nacional do PSD desde abril de 2010. Passos Coelho elogia trabalho O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, aceitou o pedido de demisso apresentado por Paulo Jlio, referindo que o secretrio de Estado da Administrao Local e da Reforma Administrativa ser oportunamente substitudo no cargo. Numa nota do gabinete do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho expressa o seu reconhecimento pela dedicao com que Paulo Jlio cumpriu as suas funes e destaca a importncia do contributo dado para a concretizao do Programa de Governo em reas particularmente importantes, considerando que o ex-secretrio de Estado manteve a cada passo um relacionamento construtivo com os seus interlocutores. O primeiro-ministro assinala, ainda, o elevado sentido de responsabilidade do eng. Paulo Simes Jlio, sublinhando a dignidade demonstrada ao assumir uma deciso pessoal. Tambm o ministro-adjunto e dos Assuntos Parlamentares, Miguel Relvas, reagiu ontem ao pedido de demisso do secretrio de Estado da Administrao Local, Paulo Jlio, elogiando o seu zelo profissional e capacidade de trabalho. Por seu lado, Marcelo Nuno, presidente da Distrital de Coimbra do PSD, considerou que os motivos que levaram o secretrio de Estado Paulo Jlio a pedir a demisso, assim como a postura que o governante manteve no exerccio de funes, diferenciam-no da generalidade dos polticos. Rasgo, enorme capacidade de

discurso direto
R [Paulo Jlio] desempenhou um papel ativo no mbito da exigente agenda reformista que vem sendo prosseguida

Inspetores da PJ condenados por tortura


111 Dois inspetores-chefes da Polcia Judiciria (PJ) foram ontem condenados a dois anos de priso, com pena suspensa, por tortura contra o funcionrio da CP Virgolino Borges, disse Lusa o advogado da vtima. A notcia da condenao dos dois inspetores da Polcia Judiciria foi avanada pela Sic Notcias. O coletivo de juzes da 3. vara criminal de Lisboa condenou pelo de tortura os inspetoreschefe Jos Diamantino Santos e Vitor Tavares de Almeida e ao pagamento de uma multa de 80 euros/ms pelo mesmo perodo, indicou Lusa o advogado Jernimo Martins. No mesmo processo foi absolvido o tambm inspetor-chefe Antnio Alves da Cunha, tendolhe sido aplicado o princpio in dubio pro reo (em caso de dvida decide-se a favor do arguido). A Lusa contactou a Associao Sindical dos Funcionrios da PJ sobre a deciso do tribunal, tendo o seu presidente, Carlos Garcia, indicado que ser apresentado um recurso da condenao. Os factos remontam ao ano 2000, tendo a vtima, Virgolino Borges, acusado inspectores de o terem torturado durante um interrogatrio para obter a confisso sobre a autoria de um furto, ocorrido na CP, o seu local de trabalho.

Tempo
Pedro Passos Coelho

R[Paulo Jlio] mostrou uma coragem mpar e uma determinao frrea, ao levar por diante reformas dificlimas que o pas esperava h dezenas de anos, para no dizer h sculos

Hoje
Mxima 16o Mnima 13o
Perodos de cu pouco nublado

Domingo Mxima 16o Mnima 11o

Marcelo Nuno

Segunda Mxima 13o Mnima 5o


Fonte: www.meteo.pt

9 77087 3 776210

05851

antecipao e de compreenso da realidade e evidentes qualidades de liderana so qualidades que Marcelo Nuno considera terem feito de Paulo Jlio um dos melhores elementos deste Governo.

Mars

Figueira da Foz Preia-Mar -02H21/14H40 Baixa-Mar - 08H33/20H38

Fonte: www.hidrografico.pt

Das könnte Ihnen auch gefallen