Sie sind auf Seite 1von 13

http://www.ufrb.edu.

br/griot

O QUE HOUVE COM O SUJEITO HISTRICO NA ARQUEOLOGIA DE MICHEL FOUCALT? UM DEBATE COM SARTRE E A TRADIO.
Tiago Herclio Baltazar1 Universidade Federal do Paran (UFPR)

RESUMO: Jean-Paul Sartre e Michel Foucault travaram acirrado debate em torno de suas concepes acerca do que a Histria. No presente artigo examinaremos o debate entre esses dois autores privilegiando as contribuies que fizeram a partir de suas obras principais nos anos 60. Na Crtica da Razo Dialtica Sartre explicita uma noo de Histria que tem como perspectiva geral a superao e a transformao de estruturas pela prxis humana, determinando assim um lugar fundamental para a atividade do sujeito e de sua conscincia na histria entendida como processo de totalizao dialtica. Por outro lado, em As Palavras e as Coisas e em A Arqueologia do Saber, Foucault inscreve sua arqueologia no contexto mais geral de uma mutao epistemolgica da histria. Seu objetivo defender uma prtica metodolgica nova, desfazendo as sujeies antropolgicas que, nas suas palavras, permeiam uma concepo obsoleta de histria. A partir da compreende-se sua preocupao em desconstruir uma determinada relao entre dialtica-humanismo-histria como forjadora de uma grande evoluo contnua e homognea para onde tudo converge. Investigando em que medida esta arqueologia esteve voltada para uma contraposio com a noo de histria que tem o homem como garantia, isto , um sujeito que faz a histria e garante sua continuidade, veremos que o projeto sartreano de desalienao do homem encontra seu limite, em Foucault, na forma de um projeto de historicizao que visa reduzir o lugar desse sujeito transcendental. Finalmente, esses deslocamentos tornam patentes novas possibilidades para se pensar a relao entre histria e filosofia. PALAVRAS-CHAVE: Histria; Sujeito; Arqueologia.

WHAT HAPPENED TO THE HISTORICAL SUBJECT IN MICHEL FOUCAULTS ARCHEOLOGY? A DEBATE WITH SARTRE AND THE TRADITION.
Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal do Paran (UFPR), Paran Brasil. E-mail tiago.baltazar@ig.com.br.
1

O que houve com o sujeito histrico na arqueologia de Michel Foucault? Um debate com Sartre e a tradio Tiago Herclio Baltazar.

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.5, n.1, junho/2012.

141

http://www.ufrb.edu.br/griot

ABSTRACT: Jean-Paul Sartre and Michel Foucault fought an acute debate about their conceptions of what is History. In the present article we examine the debate between these two authors phocusing on the contributions they have made in their major works of the referred period. In the Critique of Dialectical Reason Sartre explicited a notion of history on the overall perspective of the overcome and transformation of structures by the human praxis, thus determining a fundamental place for the activity of the subject and his consciousness in the history understood as a process of totalization. On the other side, in The Order of Things and in The Archeology of Knowledge, Foucault subscribes his archeology to the broader context of an epistemological mutation of history. Thus, he claims to defend a new methodological practice, unmaking the anthropological subservience that, in his words, permeate an obsolete conception of history. From this point we compreend his objective to deconstruct a determined relationship between dialectics-humanism-history which forges a great continuous and homogeneous evolution to where everything converges. Investigating to what extent this archeology aimed at an opposition to the notion of history which has man as a guarantee, that is, a subject who makes history and ensures its continuity, we shall see that the sartrean project of man desalienation meets its limit in Foucault in the form of a historicizing project which aims to reduce the place of this transcendental subject. Finally, we observe how this debate opens new possibilities for thinking the relationship between history and philosophy. KEYWORDS: History; Subject; Archeology. Histria e fenomenologia Para Jean-Paul Sartre a arqueologia foucaultiana reflete uma insuficincia do estruturalismo: ao descrever as camadas sucessivas que formam nosso solo, Foucault deixa de mostrar o que seria o mais interessante, isto , como se d a passagem entre uma poca e outra (Cf. SARTRE, 1990). Nos anos 60 Sartre faz uma crtica do marxismo ortodoxo que dissolve o indivduo concreto na macroestrutura. A determinao absoluta da conscincia pelo objetivismo material, reduzindo os fenmenos sociais a questes de ordem econmica, deve ser, segundo Sartre, renovada por uma reflexo que recoloque a dimenso existencial e subjetiva como parte do processo de transformao histrica. Ao repensar esse marxismo reducionista luz de uma ideologia da existncia (Cf. SARTRE, 2002), ele aponta para uma autonomia relativa do indivduo histrico que, segundo ele, age compensando, pela originalidade e novidade que introduz, o condicionamento daquelas generalidades que permitem situ-lo. A autonomia do indivduo concreto significa que preciso reconhecer a irredutibilidade do agente, mesmo na limitao objetiva do campo dos instrumentos, mesmo se sua objetivao desviada (Cf. SARTRE, 1978, p. 172). Sua prxis origem viva da dialtica (SARTRE, 1987, p. 83), e, como tal, tem papel central na inteligibilidade

O que houve com o sujeito histrico na arqueologia de Michel Foucault? Um debate com Sartre e a tradio Tiago Herclio Baltazar.

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.5, n.1, junho/2012.

142

http://www.ufrb.edu.br/griot

do processo de totalizao. Se em um determinado momento da ao o homem se aliena e sua fora volta-se contra ele, no cabe a partir da concluir apressadamente como fazem Foucault e os estruturalistas que o homem seria uma sobra, uma falcia. Se os estruturalistas da nova gerao falam em sistema autnomo e conceito; se descrevem um sujeito que no pensa, mas que pensado e falado numa estrutura que lhe anterior; porque
eles no veem que isso que chamam descentramento para usar o vocabulrio de Lacan , que faz o homem desaparecer por trs das estruturas implica, por sua vez, uma negatividade, e o homem surge dessa negao. H sujeito, ou, se se preferir, subjetividade, desde o instante em que h esforo para ultrapassar, conservando-a, a situao dada (SARTRE, 1990, p. 133).

A unidade desses diferentes momentos em que uma estrutura se forma, se mantm e se transforma, d-se apenas na perspectiva da produo dialtica de uma totalidade. A prxis humana negatividade e desarraigamento do presente; na medida em que esse homem age negando e superando sua condio atual, ele cria o novo no interior de um movimento que se determina em funo do futuro, isto , de uma certa forma de integrao (SARTRE, 2002, p. 200). Em algumas ocasies em que foi entrevistado Foucault dizia que h muito as investigaes sobre o homem buscam encontrar sua natureza ou sua essncia, mas que tais investigaes levaram constantemente ao desaparecimento do homem. O que os etnlogos como Dumzil ou Lvi-Strauss descobrem por detrs dos mitos e dos deuses dos primitivos? Eles descobrem uma organizao sistemtica que preside disposio desses elementos. Ainda Lacan mostra no discurso do paciente e de seus sintomas neurticos uma estrutura de linguagem, e no um sujeito que fala. O Eu explodiu, diz Foucault, e descobriu-se que h um se (do francs on), um pensamento annimo, do saber sem sujeito, do terico sem identidade... (Cf. FOUCAULT, 2001, pp. 542-4). Esse inconsciente de estruturas e correlaes que funciona segundo leis rigorosas nada tem que ver com uma natureza ou liberdade humana, e esse domnio autnomo com suas prprias regras e determinaes que a arqueologia trata de liberar (Cf. FOUCAULT, 2001, pp. 691-4). Mas este exatamente o ponto que Sartre vai atacar: se Foucault pode afirmar a existncia de um sistema autnomo, isso se deve ao fato de que o homem ope-se a si mesmo pela mediao do inerte. Assim compreende-se por que uma estrutura seja ela linguagem, inconsciente, relaes de parentesco nas sociedades proto-americanas ou epistm , que o momento em que aparece uma totalidade provisria, objetivada, pode ser vista como ultrapassando seus agentes. Entretanto ela uma falsa sntese, e sua anlise apenas o grau zero da dialtica. Ser preciso fazer intervir a prxis como o fundamento que permite dar conta da sua transformao e assim de compreender a Histria. Uma vez que o verdadeiro problema o dessa superao, a anlise privilegiada das estruturas para Sartre um escndalo lgico se no for entendida como um meio passo que deve culminar numa compreenso dialtica (SARTRE, 1990, p. 128).

O que houve com o sujeito histrico na arqueologia de Michel Foucault? Um debate com Sartre e a tradio Tiago Herclio Baltazar.

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.5, n.1, junho/2012.

143

http://www.ufrb.edu.br/griot

Vemos que a partir do problema da passagem entre uma poca e outra que Sartre pode reprovar Foucault por aquilo que seria uma descrio de imobilidades. H na Histria um devir, um movimento de totalizao sempre em vias de se fazer, do qual a sincronia das anlises estruturais, segundo Sartre, no pode dar conta. Todavia, para Foucault, essas objees so partilhadas por aqueles que produzem, para consumo prprio, uma histria filosofante, e que, no sem razes, numa reflexo muito ligeira, foraram todo o debate numa oposio entre estrutura e devir. Na realidade Foucault entende que sua Arqueologia se inscreve no contexto mais geral de uma mutao epistemolgica da histria. Braudel, por exemplo, realiza uma repartio do tempo e define uma noo de civilizao material, com suas tcnicas e objetos fabricados, num ritmo extremamente lento (FOUCAULT, 2001, p. 801). Poderamos ainda pensar numa histria dos meios de transporte ou dos fluxos monetrios, por sua vez dotados de uma periodizao e desenvolvimento completamente diferentes. So mltiplos recortes que, ao lado das rupturas assinaladas na histria das cincias (Canguilhem, Bachelard) contestam aquele modelo de um progresso contnuo da Razo; distinguindo-se diferentes sries e nveis de anlise v-se contestada aquela cronologia de uma conscincia que progride e tem memria. Esses problemas merecem ateno
porque vemos at que ponto [a histria] se libertou do que constitua, ainda h pouco, a filosofia da histria, e das questes que ela colocava (sobre a racionalidade ou a teleologia do devir, sobre a relatividade do saber histrico, sobre a possibilidade de descobrir ou de dar sentido inrcia do passado e totalidade inacabada do presente) (FOUCAULT, 2009, p. 12).

A crtica de assassnio da histria viva motivada por um pensamento que no acompanhou o conjunto dessas transformaes. Foucault observa que h muitas razes para que a histria permanea esse ltimo refgio de continuidade e homogeneidade. Abrigando a soberania da conscincia, esse modelo dialtico de histria destaca um conjunto de problemas que considera exclusivamente legtimos: como a anlise de fenmenos de sucesso a partir de uma Identidade que subjaz a toda transformao, ou ainda mtodos que permitem revelar o sentido das obras e atos dos agentes histricos. Qualquer anlise que divergir desse escopo de problemas, produzindo uma descentralizao, implicar, para essa filosofia do sujeito, no assassinato da histria. curioso, diz Foucault, que no so os historiadores que fazem essas crticas; quem no soube reconhecer nessas pesquisas um verdadeiro trabalho de histria so os no-historiadores, isto , aqueles que partilham de uma concepo um pouco simplista de histria (FOUCAULT, 2001, p. 634), os encarregados de salvaguard-la (FOUCAULT, 2008, p. 86). Assim, diante da suposta imobilidade das estruturas, quer-se opor a abertura viva da histria para contestar o uso da descontinuidade:
Para tornar vlido este tema que ope imobilidade das estruturas, a seu sistema fechado, sua necessria sincronia, a abertura viva da histria, preciso, evidentemente, contestar nas prprias anlises

O que houve com o sujeito histrico na arqueologia de Michel Foucault? Um debate com Sartre e a tradio Tiago Herclio Baltazar.

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.5, n.1, junho/2012.

144

http://www.ufrb.edu.br/griot

histricas o uso da descontinuidade, a descrio dos nveis e dos limites, a descrio das sries especficas, a revelao de todo o jogo das diferenas. Somos, ento, levados a antropologizar Marx, a fazer dele um historiador das totalidades e a reencontrar nele o propsito do humanismo (FOUCAULT, 2009, p. 15).

Segundo Foucault, o marxismo de Sartre permaneceria na atualidade como uma tentativa de analisar todas as condies da existncia humana; de compreender, na sua complexidade, o conjunto das relaes que constituram nossa histria; em suma, como uma tentativa de determinar a conjuntura de nossa ao (FOUCAULT, 2001, p. 611). Tal escola fenomenolgica da qual Foucault j se v distanciado (Cf. FOUCAULT, 2001, pp. 629-30) , preocupada com as relaes entre sentido e histria, sugere a permanncia de certos hbitos: crena de que a histria deva ser uma longa narrativa linear com alguns momentos de crises; de que existe uma hierarquia de determinaes que vai da causalidade material at a luz vacilante da liberdade humana. com esse grande rio caudaloso da histria que Foucault quer romper definitivamente. A hiptese de Foucault a de que a filosofia do sujeito pensa a histria a partir do mesmo modelo pelo qual ela pensa a unidade sinttica da conscincia cuja multiplicidade de experincias no vem contestar. Assim, ela projeta um modelo de histria como um conjunto de anlises lineares segundo o mito da evoluo, numa perspectiva dialtica que relaciona a conscincia individual livre e o mundo na sua materialidade e opacidade (FOUCAULT, 2001, p. 634). Essa dialtica, como uma filosofia da histria e da prtica humana, da alienao e da reconciliao, como uma filosofia do retorno a si mesmo, que remonta a Hegel e Marx, aparece para Foucault como indissocivel de uma moral humanista (FOUCAULT, 2001, p. 569). Traa-se o caminho da progresso histrica sem abrir mo da conservao, e com isso assegura-se, entre um instante e outro, a unidade do sujeito da transformao sujeito que retm sentido enquanto atividade constituinte e unificadora. A Histria assim pensada abrigo privilegiado para as filosofias do sujeito uma vez que permite salvaguardar os valores imprescritveis do homem, e a dialtica a razo que permite pensar sua realizao progressiva.
A histria contnua o correlato indispensvel funo fundadora do sujeito (...) fazer da anlise histrica o discurso do contnuo e fazer da conscincia humana o sujeito originrio de todo devir e de toda prtica so as duas faces de um mesmo sistema de pensamento. O tempo a concebido em termos de totalizao, onde as revolues jamais passam de tomadas de conscincia (FOUCAULT, 2009, p. 14).

Ao mostrar-se que a histria no obedece ao tempo da conscincia, ou que o discurso no se organiza no tempo do vivido, coloca-se em xeque o lugar absoluto do sujeito: o homem, a humanidade, a conscincia, a razo, diz Foucault, pouco importa (FOUCAULT, 2001, p. 802). A partir da tomamos por objeto de nossa investigao esse distanciamento crtico de Foucault em relao tradio de filosofia da histria que, segundo ele, se inicia com Hegel e recebe sua forma mais acabada com Sartre.

O que houve com o sujeito histrico na arqueologia de Michel Foucault? Um debate com Sartre e a tradio Tiago Herclio Baltazar.

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.5, n.1, junho/2012.

145

http://www.ufrb.edu.br/griot

Como a arqueologia pde contrapor-se a essa noo de histria que tem o homem como garantia, isto , um sujeito que faz a histria e garante sua continuidade? A constituio histrica do Homem como sujeito e objeto do conhecimento Segundo Foucault, a passagem do sculo XVIII para o XIX marcou um fato fundamental na histria da cultura europeia: a partir de Kant, uma Antropologia se tornou possvel. Trata-se de uma estrutura propriamente filosfica que redefine os problemas da filosofia em torno de uma finitude humana fundadora. Esse antropologismo define-se como o tipo de reflexo que tenta liberar uma essncia do homem que pudesse enunciar-se a partir de si mesma, e que fosse ao mesmo tempo fundamento e limite de todo conhecimento possvel (FOUCAULT, 2001, p. 480). Percorrendo as metamorfoses deste dispositivo, Foucault entende que sua arqueologia das cincias humanas promove uma primeira deteriorao disso que, segundo seu diagnstico da modernidade, culminar em um dogmatismo antropolgico. Em As palavras e as Coisas Foucault rompe com uma tradio de pensamento que, ao batizar os sculos XVII e XVIII com o nome de racionalismo, caracteriza este perodo como uma tentativa de tornar a natureza mecnica e calculvel. A originalidade da sua interrogao consiste em destacar, para alm de uma matematizao da natureza, tradicionalmente recebida sob a figura de uma absoro dos saberes pelas matemticas, o aparecimento de saberes empricos (taxinomia, anlise das riquezas, etc.) que repousam sobre um projeto de ordenao cujo fator determinante a anlise de representaes no sistema de signos da linguagem. Para o arquelogo, o surgimento desse espao de empiricidade, at ento inexistente, no seria possvel sem o advento de uma linguagem que se retira do meio dos seres para entrar na sua era de transparncia e neutralidade. Nessa transparncia da linguagem, o conhecimento que duvida dos sentidos compara, analisa, decompe o emprico em suas identidades e diferenas, segundo critrios de ordem e medida. A idade da Representao caracteriza-se pelo poder prprio do discurso de representar-se a si mesmo. Nessa discursividade essencial da representao (FOUCAULT, 2002, p. 109), a linguagem faz passar o mundo por dentro dela, articulando, no seu interior, Ser e representao, tornando visveis as coisas na transparncia da palavra. Os clssicos, quando falavam corretamente, seguindo a boa ordem do mtodo, atingiam o ser mesmo das coisas e conheciam a essncia do mundo. Dessa forma Foucault destaca nesses saberes que analisam a representao a prevalncia de uma sistemtica de signos sobre o aspecto de matematizao da natureza. A tradio de histria da filosofia negligenciaria desse modo uma precedncia da ordem sobre a medida, isto , uma relao bem mais fundamental entre o saber clssico e a mthsis que a constituio de uma Cincia Geral da Ordem: da o surgimento de domnios empricos que
trazem sempre consigo o projeto mesmo longnquo de uma exaustiva colocao em ordem: apontaram sempre para a descoberta de elementos simples e de sua composio progressiva; e, no meio deles, elas formam

O que houve com o sujeito histrico na arqueologia de Michel Foucault? Um debate com Sartre e a tradio Tiago Herclio Baltazar.

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.5, n.1, junho/2012.

146

http://www.ufrb.edu.br/griot

quadro, exposio de conhecimentos, num sistema contemporneo de si. O centro do saber, nos sculos XVII e XVIII, o quadro (FOUCAULT, 2002, pp. 89-90).

Mas a virada para o sculo XIX que interessa a Foucault, em vista da qual sua descrio da idade clssica serve de contraste. Aquilo com o que Foucault rompe decisivamente com a tradio que estabelece uma continuidade entre ns e os clssicos, isto , entre esse espao de ordenamento da empiricidade e as cincias propriamente empricas, como Economia, Biologia e Filologia. Essa continuidade implicaria, segundo Foucault, negligenciar um fator de extrema importncia para a compreenso do aparecimento daquela estrutura antropolgica ligada ao ineditismo da reflexo kantiana. Nessa virada para o sculo XIX observa-se primeiramente um desnvel entre ser e representao que culminar, finalmente, na exploso do quadro pela incorporao de uma temporalidade. Com isso a arqueologia destaca um outro modo de ser do emprico em que os objetos aparecem completamente liberados daquele encadeamento lgico das representaes. A Histria, e no mais a Ordem, torna-se o modo de ser de tudo aquilo que dado na experincia. Quando a anlise clssica da representao que buscava estabelecer a ordem interna dos seres, dispondo-os em quadro, comear a fazer uso de conceitos como trabalho, organizao, ou sistema flexional, ela produzir um desnvel nfimo que compromete a anlise pura de representaes. Essa anlise tem sua autonomia abreviada por uma reflexo que comea a extravasar esse espao na direo de condies exteriores representao.2 Trata-se ainda de buscar uma ordem geral das identidades e diferenas num espao tabular, todavia essa ordem j no se funda mais na reduplicao da representao em relao a ela mesma. A importncia de tal desnvel entre ser e representao, segundo Foucault, reside na instaurao de um lugar a partir do qual ser possvel contornar a representao; lugar exterior representao e que implica uma perda de visibilidade e isso para um saber em que conhecer ver, clara e distintamente definindo para as coisas uma interioridade prpria e irredutvel. Se essa anlise faz uso de um conceito heterogneo que carrega uma opacidade, ela no tem por objetivo escapar ao jogo da representao, mas buscar uma medida que fosse capaz de analis-la de forma constante e fundada. Ser a reflexo kantiana a primeira constatao efetiva desse desnvel, e para a qual a busca pela ordem aparecer como metafsica.3 O ineditismo de sua interrogao consiste em ser a primeira em colocar o problema de uma sntese das
O trabalho traz consigo a noo de um tempo, um esforo que produz as mercadorias e nelas se deposita; a organizao dos seres define para eles uma lei interior a partir da qual se pode classificlos; o sistema flexional, como mecanismo interior das lnguas (FOUCAULT, As palavras e as coisas, p. 325), determina sua individualidade e por meio dele a historicidade vem se introduzir na palavra. 3 a certeza do conhecimento a priori dos metafsicos que Kant coloca em xeque. Os matemticos e fsicos tericos no tinham necessidade de interrogar a origem de seus conceitos, uma vez que no ultrapassam o limite no interior do qual so dados os objetos que lhes correspondem, isto , a experincia possvel. J os metafsicos... Por a Kant coloca em xeque, segundo Foucault, a certeza de que o ser sempre transparente representao. Cf. LEBRUN, 1989.
2

O que houve com o sujeito histrico na arqueologia de Michel Foucault? Um debate com Sartre e a tradio Tiago Herclio Baltazar.

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.5, n.1, junho/2012.

147

http://www.ufrb.edu.br/griot

representaes fora desse quadro. Ele contorna a representao e o que nela dado em direo quilo mesmo a partir do qual toda representao possvel, isto , alm de toda experincia.4 Nesse momento crtico de ruptura observa-se, segundo Foucault, a emergncia simultnea de um tema transcendental e de campos empricos fundados e distribudos de maneira nova (Economia, Biologia, Filologia), indicando que a positividade dessas cincias est em correspondncia com a instaurao de uma filosofia transcendental (FOUCAULT, 2002, p. 335). Enquanto a reflexo transcendental extrai as condies de uma relao entre as representaes do lado de um sujeito transcendental e finito (que jamais dado experincia e que no possui entendimento intuitivo), uma outra reflexo interroga essas condies do lado do ser mesmo que a se acha representado. Segundo Foucault, essa reflexo far aparecer o trabalho, a vida e a linguagem como tantos outros transcendentais, formas que rondam nos limites exteriores de nossa experincia (FOUCAULT, 2002, p. 326), na medida mesma em que so seu fundamento. O que se observa nesse momento que, mais fundamentalmente, a representao perdeu o poder de criar, a partir de si mesma, no seu desdobramento prprio e pelo jogo que a reduplica sobre si, os liames que podem unir seus diversos elementos (FOUCAULT, 2002, p. 328). Com o rompimento da unidade da mthsis, surgem novos campos empricos na fissura daquela ordem, l onde os saberes clssicos deixam de existir. Ser apenas em um segundo momento que o saber, em sua positividade, muda de natureza e de forma (FOUCAULT, 2002, p. 346). Com Ricardo, Cuvier e Bopp, os domnios empricos se fundam em objetos novos como o Trabalho, a Vida e a Linguagem, com suas leis prprias; eles contestam a representao, fazendo com que ela desaparea como fundamento geral de todas as ordens possveis. O quadro clssico que permitia realizar uma ordenao permanente explodir pela incorporao de uma temporalidade, de uma profundidade irrepresentvel, que a das formas sucessivas de produo, da historicidade da vida na manuteno de suas condies de existncia, e da historicidade das lnguas. Isso indica que a representao no mais lugar da verdade e origem das coisas; estas se retiraram para sua profundeza histrica, enrolando-se sobre si mesmas, e repousam agora sobre sua lei prpria e
Ao no compreender-se a relao fundamental dos saberes clssicos com a mthsis, no sentido de um projeto de ordenao do emprico, corre-se o risco de negligenciar o ineditismo desse acontecimento que foi a reflexo de Kant. Para Foucault, seria a interpretao de Husserl que haveria forado abusivamente a mthsis no sentido de uma matematizao. Ao entender a idade clssica com o conceito de objetivismo, Husserl inevitavelmente no tinha condies de medir bem a mutao que se operou com Kant. Pelo fato de que Kant entende a experincia como experincia de objetos da natureza, Husserl julga que Kant pertence a uma concepo tradicional do filosofar, isto , o racionalismo de Descartes a Kant passando por Leibniz. A crer na reconstituio foucaultiana da idade clssica, o modelo de Husserl est equivocado, e consequentemente nenhum projeto de fundao transcendental foi abortado devido a sabe-se l qual objetivismo. Tal inclinao de reprovar os clssicos devido sua omisso ou falta de radicalidade diante de uma problemtica transcendental denota bem uma tradio impregnada de kantismo Husserl estaria propondo questes kantianas para Descartes sem o saber. com essa tradio, segundo Lebrun, que Foucault estaria rompendo brutalmente e com isso prestando uma verdadeira homenagem a Kant, ao evidenciar como sua revoluo no modo de pensar criou um abismo enorme entre ele e a idade da Representao. Cf. LEBRUN, 1989.
4

O que houve com o sujeito histrico na arqueologia de Michel Foucault? Um debate com Sartre e a tradio Tiago Herclio Baltazar.

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.5, n.1, junho/2012.

148

http://www.ufrb.edu.br/griot

interior. A Histria ser o modo de ser de tudo o que dado na experincia, a partir do momento em que
a cultura europeia inventa para si uma profundeza em que a questo no ser mais a das identidades, dos caracteres distintivos (...) mas a das grandes foras ocultas desenvolvidas a partir de seu ncleo primitivo e inacessvel, mas a da origem, da causalidade e da histria (...) doravante as coisas s viro representao do fundo dessa espessura recolhida em si (...) nessa noite subterrnea que as fomenta com o tempo (FOUCAULT, 2002, p. 345).

A alterao fundamental dessas positividades est relacionada a uma ruptura a partir da qual uma Metafsica tornou-se impossvel, uma vez que o modo de ser das coisas no mais a Ordem no se percorre mais, num desdobramento unificado de representaes, o espao prvio e fundamental de um quadro que define de antemo todas as possibilidades do que emprico. A Histria agora define o modo de ser e o lugar de nascimento do emprico, tornando-se o incontornvel de nosso pensamento. Assim a filosofia do sculo XIX ligada ao aparecimento das cincias humanas j desprendida de certa metafsica, porque desligada do espao da ordem, mas votada ao Tempo, ao seu fluxo, a seus retornos, porque presa ao modo de ser da Histria (FOUCAULT, 2002, p. 301). Observe-se que ser essa filosofia que acusar a falta de mobilidade das anlises estruturais e arqueolgicas. Os temas modernos de um homem dotado de uma natureza ligada s leis das cincias da vida, do trabalho e da linguagem que o atravessa desde o fundo dos tempos, trazendo consigo sua verdade histrica, so impensveis para uma poca em que o poder do discurso permitia, como discurso-comum, a articulao transparente entre ser e representao possibilitando o conhecimento do mundo e da sua ordem. No momento em que o modo de ser das coisas no for mais a ordem e sim uma historicidade opaca, a espessura histrica e a interioridade das coisas, com suas leis prprias, contestam a representao anunciando o momento em que o discurso deixou de ter papel organizador e se calou. Ento, nessa fissura que se abre, a representao vai ser reportada a uma presena nova, diz Foucault, a partir de uma disposio at ento inexistente. Trata-se de uma forma-homem que aparece, entre os saberes positivos e a filosofia, numa posio ambgua: por um lado ele objeto finito que surge no meio da natureza, visto entre os outros seres, transformando-a pelo seu trabalho e dotado de linguagem portanto, atravessado por essas dimenses cujas leis lhe escapam sempre, numa espessura subjacente, numa opacidade originria: a finitude do homem se anuncia na positividade desses saberes. Por outro lado, ao mesmo tempo em que objeto de saberes que o tematizam como ser que vive, fala e trabalha, ele tambm interrogado, na sua finitude, como um sujeito transcendental (jamais dado na experincia), com a peculiaridade de ser fundamento e limite de todo conhecimento. A partir da a finitude humana funda as positividades deslocando o lugar de anlise: de uma metafsica do infinito para uma analtica da finitude, conhecer agora

O que houve com o sujeito histrico na arqueologia de Michel Foucault? Um debate com Sartre e a tradio Tiago Herclio Baltazar.

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.5, n.1, junho/2012.

149

http://www.ufrb.edu.br/griot

conhecer o Homem em toda sua complexidade5. A partir de Kant fica patente o risco de uma antropologia que trar uma reflexo sobre o homem para o primeiro plano: ela dogmtica ao definir o conhecimento pelo sujeito do conhecimento, a histria pelo homem que faz a histria, etc. Seguindo as metamorfoses desse dispositivo antropolgico, observa-se o aparecimento do homem Sujeito com a particularidade de ser fundamento da experincia das reflexes polticoeconmicas extrai-se um sujeito que trabalha, da Linguagem um sujeito que fala, etc., constituindo-se assim uma fico que esse homem medida de todas as coisas (DREYFUS, H., & RABINOW, P.1995, p. 30). O fim da idade do Homem e a arqueologia Dessa incompatibilidade entre uma Cincia geral da ordem e a finitude pensada por relao a ela mesma, Foucault retira uma consequncia: ao mostrar que o homem figura recente da cultura ocidental, ele anuncia uma primeira deteriorao, na histria europeia, do episdio antropolgico e humanista que se conhece desde o sculo XIX; tal episdio trouxe consigo a falcia de que as cincias humanas seriam fruto da aplicao de mtodos cientficos a domnios at ento no pesquisados, resultando numa libertao do homem (FOUCUALT, 2001, p. 530). Dizer que o homem no existe na idade clssica mostrar que ele no esse ser trans-histrico em direo sua realizao, que no fundamento de liberdade ou de linguagem alguma. Em suma, Foucault historiciza para desfazer o lugar do sujeito originrio, absoluto, doador de sentido este ser deslocado e problematizado exaustivamente no percurso de Foucault, como sujeito derivado, constitudo pelo discurso. A histria arqueolgica pode anunciar o fim da era do homem porque ela mesma j se enraza num solo em que o pensvel prescinde do homem como aquilo que deve ser pensado, bem como prescinde do homem como fundamento do conhecimento. Foucault detecta essa ruptura ao observar a incompatibilidade entre, por um lado, o pensamento que consagrou todas as interrogaes questo do modo de ser do homem (FOUCAULT, 2009, p. 229) e conduz interioridade, e, por outro, um pensamento do fora, como experincia surgida na Literatura e que conduz ao desaparecimento do sujeito que fala. Trata-se de um jogo prprio e autnomo da linguagem que vem se alojar precisamente l onde o homem no cessa de desaparecer. Esse se autnomo que hoje fala em tudo aquilo que se diz, segundo Foucault, inspira o advento de uma crtica contempornea em vias de abandonar o
Na idade clssica, cada homem podia reconhecer sua finitude: como ser pecador e castigado, que sofria as limitaes de uma imaginao delirante e de sentidos enganosos, pensava sua condio por relao a um infinito que lhe era anterior e garantia sua existncia. Para essa finitude negativa a Verdade no passava pelo homem. Tratava-se ento de responder: dado que a Verdade o que ela , como pode ser que conhecemos como conhecemos, percebemos como percebemos, que nos enganamos como nos enganamos? A partir de Kant o infinito no ser mais dado e a finitude positiva porque pensada apenas por relao a ela mesma. (Cf. FOUCAULT, 2001. Philosophie et psychologie, p. 474).
5

O que houve com o sujeito histrico na arqueologia de Michel Foucault? Um debate com Sartre e a tradio Tiago Herclio Baltazar.

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.5, n.1, junho/2012.

150

http://www.ufrb.edu.br/griot

grande mito da interioridade6. Em A Arqueologia do Saber a empresa foucaultiana afirmada em termos de uma anlise de prticas discursivas. Obstinei-me em avanar, diz Foucault, em libertar a histria da dominao fenomenolgica (FOUCAULT, 2009, pp. 227-8). Trata-se de um conjunto de descries, de relaes entre enunciados que tem por objetivo tomar a linguagem na instncia de seu aparecimento. Esto suspensas, nessa anlise, recorrncias a quaisquer unidades residentes fora do discurso: o sujeito que fala, sua inteno, objetos designados, referencial no estado de coisas; em suma, a interpretao e a formalizao. Numa palavra, a anlise de Foucault buscar descrever regularidades. O discurso, ao empregar de forma constante um feixe complexo de relaes, exprime uma forma acabada; aparecem ento, no espao-tempo e com contedos concretos, objetos e possibilidades de se falar deles, posies e funes que o sujeito pode vir a ocupar na diversidade dos discursos. A ordem discursiva, como observa Deleuze, na sua multiplicidade, uma funo primitiva annima, que s permite subsistir o sujeito na terceira pessoa e como funo derivada (DELEUZE, 2005, p. 26). Objetos, conceitos e sujeitos aparecem assim como modalidades do discurso e no como unidades transcendentes a ele. Permanecer na dimenso do discurso era o imperativo para a anlise que no atravessa o enunciado para descobrir embaixo dele a prpria efervescncia da vida, mas que encontra nele mesmo uma espessura imensa de sistematicidades, um conjunto cerrado de relaes mltiplas (FOUCAULT, 2009, p. 85). O que Sartre diria sobre isso? Diria que a linguagem, como estrutura em que a totalidade aparece como coisa sem o homem, pode ser descrita pelo linguista numa rede de oposies e relaes, regras de construo em que cada elemento se liga a um outro, etc. Todavia essa mesma estrutura carrega os vestgios da prxis; em suma, para que ela funcione e se imponha preciso que seja reassumida e falada por algum (SARTRE, 1990, pp. 127-28). Argumento inaceitvel para Foucault; segundo ele
estas objees devem ser afastadas: pois se verdade que h uma dimenso que no pertence nem lgica, nem lingustica, ela no , nem por isso, a transcendncia restaurada, nem o caminho reaberto em direo inacessvel origem, nem a formao pelo ser humano de suas prprias significaes. A linguagem, na instncia de seu aparecimento e de seu modo de ser, o enunciado; como tal, se apia em uma descrio que no nem transcendental, nem antropolgica (FOUCAULT, 2009, p. 128).

A anlise de enunciados deve passar, para Foucault, ao largo do suporte transcendental que uma certa forma de discurso filosfico ope a todas as anlises da linguagem, em nome do ser dessa linguagem e do fundamento em que se deveria
Ela apreende o texto como um conjunto de elementos (palavras, metforas, formas literrias, conjunto de narrativas) entre os quais possvel fazer surgir relaes absolutamente novas, na medida em que eles no foram determinados pelo projeto do escritor, mas apenas tornados possveis pela prpria obra como tal (...) (FOUCAULT, Ditos e escritos, vol. II, p. 69).
6

O que houve com o sujeito histrico na arqueologia de Michel Foucault? Um debate com Sartre e a tradio Tiago Herclio Baltazar.

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.5, n.1, junho/2012.

151

http://www.ufrb.edu.br/griot

originar (FOUCAULT, 2009, pp. 128-9). Analisar os discursos ser estabelecer uma positividade, sem relacion-lo s leis de um devir estranho, e abdicando de refer-lo ao Cogito. Tom-lo na sua positividade liberando-o do ncleo central da subjetividade fundadora em que sempre o tema histrico-transcendental que se reinveste (FOUCAULT, 2009, p. 137). Ou ainda mostrar que falar fazer alguma coisa algo diferente de exprimir o que se pensa, de traduzir o que se sabe e, tambm, de colocar em ao as estruturas de uma lngua (FOUCAULT, 2009, p. 234). Aquele procedimento de historicizao em As Palavras e as Coisas permitiu a Foucault acusar o comprometimento de uma histria pensada a partir da realizao progressiva do gnero humano. Sua interrogao permitiu demarcar o espao de desdobramento daquelas filosofias do sujeito e pensar uma outra relao entre histria e filosofia. Nessa perspectiva suas pesquisas constituem um exerccio filosfico cuja articulao foi a de saber em que medida o trabalho de pensar a histria pode liberar o pensamento daquilo que ele pensa silenciosamente e permitirlhe pensar diferentemente (FOUCAULT, 1984, p. 14). Como foi que o homem tornou-se essa figura central sem a qual no haveria existencialismo? Essa pergunta mais radical do que a promoo de uma sntese entre marxismo e existencialismo como o faz Sartre luz de uma inteligibilidade total da histria. Em vista disso a pergunta pelo sujeito da transformao da histria torna-se obsoleta, assim como aquela histria que a projeo do tema da conscincia. essa historicizao que fornece a Foucault a chave para combater uma noo de histria como abrigo privilegiado para as filosofias do sujeito. Seu mapeamento do pensamento moderno demonstrou as aporias decorrentes de seu carter antropolgico. Nessa relao intrincada entre dialtica-histria-humanismo aloja-se todo um pensamento que nasceu com a fenomenologia hegeliana e com a promessa revolucionria de Marx, e termina com Sartre numa filosofia da prxis e da liberdade que promete o homem a ele mesmo. So essas filosofias dialticas, da conscincia como fundamento universal, do sujeito, da totalidade, portanto, que salvaguardam uma Histria viva como seu ltimo refgio. Elas no podem compreender as novas exigncias nem admitir a legitimidade dos novos problemas colocados pelos historiadores profissionais uma vez que presas a um pensamento da totalidade e do homem e de uma Histria que s serve para pensar a totalidade desse homem. A morte do homem que tanto escandalizou a alguns significa a ruptura a partir da qual se caminha para fora da interioridade reflexiva da filosofia do sujeito; significa que o discurso no expresso psicolgica daquele que fala; que a unidade do autor fragmentada e deve ser compreendida nas diversas funes que ela opera. O saldo desse debate, para Foucault, foi um distanciamento crtico em relao a essa noo de histria que, segundo sua tese, a unidade da conscincia e sua temporalidade, tal como formulada pela fenomenologia, levada s dimenses da histria projetando assim aquele modelo to caro a uma histria das ideias como o grande destino histrico-transcendental do Ocidente (FOUCAULT, 2009, p. 235).

O que houve com o sujeito histrico na arqueologia de Michel Foucault? Um debate com Sartre e a tradio Tiago Herclio Baltazar.

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.5, n.1, junho/2012.

152

http://www.ufrb.edu.br/griot

Referncias bibliogrficas: DELEUZE, Gilles. Foucault. Trad. Claudia SantAnna Martins. 1 ed. So Paulo: Brasiliense, 2005. DREYFUS, Hubert & RABINOW, Paul. Michel Foucault, uma trajetria filosfica: para alm do estruturalismo e da hermenutica. Trad. Vera Porto Carrero. 1 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1995. FOUCAULT, Michel. Histria da sexualidade: o uso dos prazeres. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque. 8 ed. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1984. _________. O nascimento da clnica. Trad. Roberto Machado. 4 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1994. _________. Dits et crits. Vol I. Paris: ditions Gallimard, 2001. _________. As palavras e as coisas. Trad. Salma Tannus Muchail. 8 ed. So Paulo: Martins Fontes, 2002. _________. Ditos e escritos, vol. II. Trad. Elisa Monteiro. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2008. _________. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. 7 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2009. _________. LEBRUN, Gerard. Note sur la phnomnologie dans Les mots et les choses. in Michel Foucault Philosophe, Rencontre Internationale, Janvier 1988. Paris: Seuil, 1989, p. 33-53. SARTRE, Jean-Paul. Questo de mtodo. In: Col. Os Pensadores. Trad. Bento Prado Jr. So Paulo: Abril Cultural, 1978, pp. 115-197. _________. Sartre no Brasil: A Conferncia de Araraquara: filosofia marxista e ideologia existencialista. Trad. Luiz Roberto Salinas Fortes. 2 ed. So Paulo: Paz e Terra: UNESP, 1987. _________. Jean-Paul Sartre rpond. In: Revue LArc, Paris: Duponchelle, 1990. _________. Crtica da razo dialtica. Trad. Guilherme Joo de Freitas Teixeira. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2002.

O que houve com o sujeito histrico na arqueologia de Michel Foucault? Um debate com Sartre e a tradio Tiago Herclio Baltazar.

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.5, n.1, junho/2012.

153

Das könnte Ihnen auch gefallen