Sie sind auf Seite 1von 30

MANUAL TCNICO

LINHA LEVE

ndice
Uma Indstria de Primeiro Mundo .................................................... 03 Caractersticas dos Materiais de Atrito .............................................. 05 Distncia de Parada ...................................................................... 06 O Freio e a Fsica ......................................................................... 06 Sistemas de Freio ........................................................................ 08 Troca de Pastilhas para Freio .......................................................... 09 Lquido de Freio .......................................................................... 09 Retca de Discos ........................................................................ 10 Retca de Tambores .................................................................... 10 Sistema ABS ............................................................................... 11 Avarias mais comuns nos Freios ....................................................... 12 Dicas sobre Problemas de Dirigibilidade ............................................. 13 Tabela de Converso de Pastilhas ................................................ 14 e 15

UMA INDSTRIA DE PRIMEIRO MUNDO


Liderana e Tecnologia Internacionais
Fundada em 1954, a Fras-le tem como atividade a produo de materiais de frico. Seu negcio Segurana no Controle de Movimentos faz dela a maior empresa da Amrica Latina e uma das lderes mundiais. Foi o primeiro fabricante de materiais de frico do Brasil a obter certicao pela norma ISO 9001 e possui tambm a ISO 14001 e a ISO TS 16949, que conrma a preocupao constante da empresa com a qualidade, tecnologia e meio ambiente. A empresa coloca ao alcance do consumidor produtos com a qualidade do equipamento original para assegurar segurana, ecincia e qualidade s montadoras e ao mercado de reposio. No avanado Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, a Fras-le conta com laboratrios qumico, fsico e piloto, um dos mais bem equipado do mundo, que possibilita a gerao de produtos com alta performance. Com fbrica no Rio Grande do Sul, centros de distribuio nos Estados Unidos e Argentina; e escritrios comerciais no Chile, Mxico, Alemanha, Emirados rabes, frica do Sul e China, a empresa mantm uma estruturada equipe para atender os clientes nos mais de 70 paises nos cinco continentes onde atua. A Fras-le uma das integrantes das Empresas Randon.

Tecnologia Superior
A Fras-le possui o maior e mais bem equipado laboratrio para testar seus produtos que, depois, vo para os campos de provas, autdromos e estradas, onde so aprovados e liberados para produo. Todo o processo desenvolvido e acompanhado por engenheiros da Fras-le e das montadoras, para que o produto nal esteja dentro dos requisitos especicados.

Laboratrio de Pesquisas
O Laboratrio Qumico de Pesquisas responsvel pela anlise de novas matrias-primas, visando o desenvolvimento de novos produtos e o aprimoramento de materiais j existentes. Na Fras-le, h mais de 135 matrias-primas diferentes compondo a linha de produo, exigindo mtodos de anlise particulares, pesquisando sempre novas alternativas, at chegar aos compostos de que so feitos os produtos.

As Matrias-Primas Garantem a Qualidade


Analisar as matrias-primas que chegam, em seus mais de 135 itens, apoiar os processos dos sistemas de produo, alm de desenvolver novos fornecedores, so os principais objetivos do laboratrio de matrias-primas. Entre as atividades esto o desenvolvimento, a certicao e as auditorias nos processos dos fornecedores, a m de se manter a qualicao j constatada junto a eles. A importncia deste laboratrio junto Fras-le est nas razes que a levam a ter conquistas crescentes de mercado devido a sua qualidade. Isso signica que as matrias-primas, o processo produtivo e a vericao nos testes so indispensveis para a segurana que apresentam os produtos em quaisquer de suas aplicaes.

A Avaliao
Todos os produtos que esto em desenvolvimento e mesmo os que j esto nas linhas de fabricao so testados no Laboratrio Fsico, que integra o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento. Os equipamentos simulam as condies reais de uso dos materiais de frico, nas mais diferentes aplicaes, contribuindo decisivamente para o aprimoramento do produto que sintetiza a qualidade nal exigida pelos consumidores. O laboratrio opera em trs turnos de trabalho, fazendo avaliao ininterrupta dos testes que realiza. Dividido entre o desenvolvimento e o monitoramento dos produtos do mercado, esse laboratrio sintetiza todo o percurso de seus produtos, do teste inicial at o consumo nal, com ensaios especcos. Mensalmente, realiza mais de 120 tipos diferentes de ensaios, usufruindo da maior estrutura do setor na Amrica Latina.

e s linhas de produo normais da Fras-le. Aqui, controlase todas as caractersticas buscadas no desenvolvimento destes produtos. No incio, a Fras-le absorveu tecnologia dos mais desenvolvidos e conceituados fabricantes de materiais de frico do mundo, tanto europeus quanto norteamericanos, tendo aprimorado o modo de produo global. Com equipamentos de ponta, cultura e experincia do os ingredientes bsicos para que a Fras-le tenha sua prpria losoa, com resultados da mesma dimenso que a tradio de sua marca tem no mercado. Hoje, a Fras-le, alm de desenvolver tecnologias prprias, mantm acordos e parcerias com universidades e os mais importantes centros de pesquisa do mundo.

Controlar o Movimento a Misso da Fras-le


As pesquisas, o desenvolvimento dos materiais e os produtos propriamente ditos tm um forte aliado para a manuteno da qualidade: so os testes de campo. Aplicados em veculos, os produtos vivenciam todas as situaes pelas quais passaro no seu dia-a-dia, em pistas das mais variadas condies. Um rigoroso acompanhamento feito pela Fras-le, atravs dos tcnicos, que visitam permanentemente clientes em todo o Brasil, ministrando palestras, cursos e orientando balconistas de lojas, mecnicos e motoristas para que possam utilizar os produtos com maior segurana.

Na Produo Piloto, Garante-se a Qualidade


No Laboratrio Piloto, amostras so produzidas mediante as novas necessidades e a solicitao de clientes, especialmente montadoras de veculos ou experimentao da empresa, onde surgem os primeiros produtos que mais tarde chegaro, se aprovados, em todas as fases de testes

CARACTERSTICAS DOS MATERIAIS DE ATRITO


O coeciente de atrito o fator mais importante num material de atrito. O seu valor deve manter-se praticamente constante, numa determinada faixa de temperatura. Devemos, aqui, salientar que qualidade do material de atrito no necessariamente alto coeciente de atrito, pois muitas vezes um freio excessivo representa tanto perigo quanto no ter freio. A estabilidade do atrito um fator primordial em funo da temperatura, velocidade, presso e fatores externos. No necessariamente a falta de freio culpa do material de atrito, podendo ser falha do sistema (hidrulico ou a ar). Apresentamos abaixo as caractersticas mais importantes que envolvem um material de atrito:

Fade e Recuperao
Todo material de atrito, quando submetido a trabalho em temperaturas elevadas, at 350C por exemplo, apresenta reduo no seu coeciente de atrito. A este fato chamamos de FADE. Esta reduo do atrito, entretanto, deve manter-se dentro de limites tolerveis, de modo que o conjunto ainda apresente uma boa ecincia. Resfriando o mesmo at a temperatura ambiente, aps um Ensaio de Fade, e fazendo medies do coeciente de atrito, os valores obtidos devem ser similares queles que eram obtidos antes do Ensaio de Fade. A este fenmeno chamamos de RECUPERAO.

0,50 COEFICIENTE DE FRICO 0,40 0,30 0,20 0,10

AQUECIMENTO Freadas a cada meio minuto de 90 a 0 km/h.

RESFRIAMENTO OU RECUPERAO Freadas a cada 3 minutos de 45 a 0 km/h.

TEMPERATURA (GRAUS CENTGRADOS) 40C 100 160 190 210 230 250 270 290 310 320 330 340 345 350C 300 250 220 200 180 150 120 100C 10 freada 11 freada 12 freada 13 freada 14 freada 15 freada 1 freada 2 freada 3 freada 4 freada 5 freada 6 freada 7 freada 8 freada 9 freada 1 freada 2 freada 3 freada 4 freada 5 freada 6 freada 7 freada 8 freada

Resistncia Mecnica
Os materiais de atrito devem possuir resistncia mecnica suciente para suportar os esforos inerentes aplicao a que se destinam. Entre os esforos mecnicos, salientamos a compresso (ao contra as superfcies de atrito) e o cisalhamento (resultado das foras tangenciais, em virtude dos movimentos de rotao).

Estabilidade Dimensional
Todo material de atrito aquecido e a seguir resfriado, deve manter sua forma e dimenses aproximadamente inalteradas.

Durabilidade
A vida til do material de atrito um fator muito importante e isto depende da qualidade do tipo selecionado para uma aplicao. O fator isolado que governa a durabilidade dos materiais de atrito a temperatura. Os materiais de atrito so aglutinados por resinas orgnicas, impondo limitaes na sua temperatura de utilizao e, caso os freios ou embreagens sejam operados constantemente em temperaturas elevadas, o desgaste dos materiais de atrito acelerado. A durabilidade tambm afetada pela geometria do freio ou da embreagem, material do fundido e acabamento da superfcie das pistas de frenagem. Um material de atrito de boa qualidade deve ser tambm um isolante trmico que protege as partes mais profundas, sobre as quais est instalado, das altas temperaturas geradas durante os acionamentos do freio ou da embreagem. O desgaste dos materiais de atrito necessrio para que se possa assegurar a renovao da superfcie de atrito. Caso contrrio, chegaramos a extremos, que o espelhamento dessa mesma superfcie. Por outro lado, esta renovao no deve ser muito rpida, pois assim teramos pouca durabilidade. s vezes, reclamaes de durabilidade devem-se a outros fatores, por exemplo: problemas de dimensionamento do freio (aquecimento do tambor a uma temperatura muito elevada: condies de uso no foram bem projetadas).

O FREIO E A FSICA
O funcionamento do freio hidrulico tem por base a aplicao da LEI DE PASCAL. A presso exercida sobre lquidos, em vasos selados, transmite-se por igual em todos os pontos. Exemplo: Usando uma seringa de injeo (vaso selado), podemos exemplicar com clareza a lei: tapemos o furo de sada e pressionamos o mbolo. Assim, teremos presso em todos os pontos de contato do lquido.

Conceitos Bsicos Para Freio Fora:


corpo. toda ao capaz de alterar a velocidade de um

rea:

a medida de uma superfcie.

Presso:

a relao entre a fora aplicada e rea de uma superfcie.

Energia Cintica: a energia que um corpo possui estando em movimento. (gura 01).

DISTNCIA DE PARADA
VELOCIDADE em km/h DISTNCIA DE PARADA EM METROS FREIOS BONS 20 30 40 50 60 70 80 90 100 3,1 6,9 12,3 19,3 27,7 37,8 49,3 62,5 77,2 FREIOS RUINS 4,0 9,0 16,0 25,0 36,0 49,0 64,0 81,0 100,0

Energia Cintica

Calor

g. 01

Coeciente de Atrito:
atrito e a fora normal

a relao de foras de

Calor: a forma de energia que se transfere de um corpo


para outro em virtude de uma diferena de temperatura existente entre os dois.

Desgate:
atrito.

a diminuio do material, provocada pelo

Fora de Frenagem: a fora resultante do mecanismo de freio em sentido contrrio ao movimento

do veculo. Quanto maior a compresso, maior a fora de frenagem.

depende o bom funcionamento do sistema de freio.

Fade:

efeito da reduo do atrito das lonas/pastilhas, provocada pelo calor gerado durante as frenagens.

Os equipamentos Cilindro Mestre


atravs do cilindro mestre que o processo de frenagem ativado e controlado. Ao acionarmos o pedal de freio, o pisto comprime o uido que se encontra na cmara de compresso, gerando presso em todo o circuito hidrulico do sistema (gura 02).

Consideraes sobre Freio O Freio Pra a Roda e o Cho Pra o Veculo: quando um veculo se movimenta, suas rodas
giram. Por incrvel que parea, a funo do freio no fazer o carro parar, e sim diminuir a rotao da roda at faz-la parar de girar. Suponhamos que um carro tenha os freios funcionando perfeitamente, mas esteja com pneus ruins (carecas) e trafegando em pista molhada. Aps o acionamento dos freios, garantimos que as rodas iro parar, mas no podemos garantir que o veculo ir parar junto com as rodas. portanto, devemos tratlo como tal. No devemos individualizar o funcionamento de determinados equipamentos, que para terem bom desempenho, dependem uns dos outros.

O Freio um Conjunto:

g. 02

Cilindro de Roda
Quando o freio acionado, o uido pressiona os mbolos, que empurram as sapatas contra o tambor (gura 03).

O Freio Item de Segurana: pois se perdermos


a direo do veculo por quebra de algum componente, conseguiremos parar. Mas, se perdermos o freio, conseguiremos parar via coliso.

Atrito X Freio: sempre que um corpo tenta escorregar


sobre outro, aparece uma fora chamada ATRITO, que tenta impedir o escorregamento. se descermos por uma corda escorregando teremos as mos queimadas, mas se descermos mo mo, sem escorregamento, no teremos as mos queimadas. um pneu completamente cheio, consegue sofrer deformaes contra o peso exercido sobre ele, ou seja, os gases SO COMPRESSVEIS. g. 03

Escorregamento=calor:

Pina de Freio
Equipamento que necessita de um disco para que adicionado, o mbolo possa a pressionar as pastilhas contra o disco, ocasionando o atrito.

Gases X Compressividade:

Servo Freio
um equipamento destinado a proporcionar ao motorista um maior conforto no acionamento do pedal de freio. O servo freio se utiliza da presso atmosfrica, combinado com o vcuo gerado pelo motor, para aumentar a fora exercida sobre o pedal.

Lquidos X Compressividade: usando tambm um pneu, e enchendo-o completamente de gua sobre presso, teremos um pneu rgido que no sofrer deformaes pelo peso exercido sobre ele, ou seja, lquidos NO SO COMPRESSVEIS.
Faa manuteno preventiva cada 06 meses. Dela

Disco de Freio
Pea metlica com superfcie plana e paralela para facilitar e resistir compresso das pastilhas exercida pelo sistema hidrulico.

SISTEMAS DE FREIO
Freio Hidrulico
Distribui a fora por meio de presso em um lquido, agindo nas sapatas por meio de pistes (gura 04). temperatura.

Vantagens do Freio a Disco:


Ser auto-regulvel, superfcie de frenagem plana, maior refrigerao e limpeza, facilidade de manuteno, frenagem uniforme mesmo em freadas bruscas. Existe uma tendncia de substituio do sistema de freio a tambor por freio a disco em todos os veculos (inclusive linha pesada), devido s vantagens acima mencionadas. Para que isso ocorra totalmente, necessita-se desenvolver materiais para pastilhas que suportem temperaturas mais elevadas, devido rea de frenagem das mesmas ser pequena. H tambm um estudo em cima dos discos de freio, para que os mesmos apresentem boa condutibilidade trmica (ventilados), elevada resistncia abraso, fadiga trmica, corroso e boa resistncia mecnica.

Freio a Disco
Cilindro de roda Tambor

Lona de freio
g. 04

Sapata

Neste freio, a fora de frenagem obtida pressionando-se duas pastilhas contra o disco de freio. necessrio que o disco seja submetido, nas duas faces laterais, a foras iguais com o objetivo de no desgastar desigualmente o disco e as pastilhas (gura 05). H duas verses de freio a disco: com pina xa (gura 06), possuindo dois ou mais mbolos, e do tipo utuante (gura 07) com um s mbolo. No tipo de dois mbolos, cada mbolo aciona uma pastilha de freio contra a face do disco, e por possuir dois mbolos, o que ca localizado ao lado da roda um pouco menos resfriado pelo movimento do veculo, tendo que dissipar o calor gerado durante a frenagem pelo corpo da pina e pelo lquido de freio. Como neste tipo de construo a dissipao do calor menor, exige que tal freio seja utilizado com lquido para freio adequado para alta

g. 05

pina fixa

pina flutuante

g. 06

g. 07

TROCA DE PASTILHAS PARA FREIO


Na troca das pastilhas para freio a disco, recomendamos o seguinte (gura 08): 1) Limpeza do disco, principalmente na pista de atrito. Se necessrio, retic-lo em ambas as faces, simultaneamente, a m de manter o paralelismo das faces. Remover o p de carbono deixado pela usinagem com lcool industrial. 2) Limpeza da pina onde se acoplam as pastilhas, usando escova de ao. 3) Com ferramenta adequada recuar o pisto do conjunto, abrindo primeiramente o parafuso sangrador, possibilitando introduo da pastilha sem esforo. No utilizar pastilhas de baixa qualidade. 4) Caso os pistes estejam engripados, trocar os reparos das pinas. 5) Trocar as pastilhas que equipam os freios por eixo. Vericar o estado das molas e substitu-las sempre que necessrio. 6) Recomenda-se lquido de freio para trabalho em altas temperaturas. 7) Uma vez efetuada a troca, examinar a presso do freio. 8) recomendvel executar 6 a 8 frenagens de 60 km/h at 40 km/h e mais 6 a 8 frenagens de 40 km/h at a parada total do veculo, ocorrendo assim, o pr-assentamento. Lembramos que o rendimento satisfatrio do material depende de seu comportamento inicial. 9) recomendvel utilizar o freio com moderao logo aps a substituio das pastilhas at que ocorra perfeito assentamento entre material de atrito e disco de freio.

Disco de freio

Sangrador

Carcaa

Pino de reteno Cupilha

Capa do sangrador

Mola amortecedora

Chapa amortecedora

Capa protetora mbolo

Pastilhas

Anel de reteno

Anel de vedao do mbolo

g. 08

LQUIDO DE FREIO
Para manter o lquido de freio em boas condies, jamais complete o reservatrio. Caso esteja faltando lquido, verique a causa, que poder ser um vazamento ou o desgaste acentuado das pastilhas. Se o lquido simplesmente for completado ser misturado um lquido bom com um lquido contaminado, alterando assim as propriedades do mesmo, sem obter as condies ideais para seu trabalho. A contaminao do lquido pela umidade (gua), alm de manter os freios em temperaturas maiores por mais tempo, desgastando mais rapidamente as pastilhas, ainda acarretar em prejuzos s partes metlicas do sistema, pois estas em contato com a umidade sofrem o processo de corroso (enferrujam), alm de comprometer a ecincia do sistema. Alm disso, quando se completa o reservatrio do lquido, corre-se o risco de misturar produtos com diferentes caractersticas.

RETFICA DE DISCOS
As superfcies de atrito dos discos de freio atuam diretamente sobre a vida til das pastilhas. Trincas, ssuras trmicas e sulcos devem ser removidos por usinagem dessas superfcies toda vez que forem sensveis ao tato. Por outro lado, os discos de freio s devem ser usinados at o limite de segurana recomendado pelos fabricantes. Recomenda-se a substituio dos mesmos, toda vez que a espessura real do disco for igual ou inferior dimenso gravada no prprio disco.

RETFICA DE TAMBORES
MARCA DO VECULO CHRYSLER FIAT DIMETRO DOS TAMBORES - mm Lona Normal 229,0 280,0 180,0 185,0 228,0 180,0 200,0 203,0 229,0 230,0 254,0 280,0 305,0 330,0 180,0 200,0 203,0 222,0 229,0 280,0 305,0 330,0 200,0 230,0 248,0 250,0 250,0 254,0 254,0 229,0 248,0 254,0 160,0 305,0 180,0 200,0 203,0 230,0 248,0 250,0 Lona com uma sobremedida (X) 231,6 281,0 181,0 186,0 229,0 181 (*) 201,0 204,0 231,6 231,6 255,6 281,6 (**) 306,6 331,6 181,0 201,0 204,6 223,6 230,6 281,6 306,6 331,6 201,0 231,0 249,0 251,0 251,0 255,0 255,0 230,6 249,0 255,6 161,0 306,6 181,0 201,0 204,0 231,0 249,0 251,0 Lona com duas sobremedidas (XX)

187,0 182 (*) 202,0

FORD

202,0

GM

GURGEL LADA MB PEUGEOT PUMA RENAULT TOYOTA

202,0 232,0 250,0 252,0

250,0

182,0

VW

232,0 250,0 252,0

(*) Exceto para Referncia FD/66 (**) Exceto para Referncia 1219

10

SISTEMA ABS
Alm do veculo estar equipado com todos os componentes do freio tradicional, tambm pode contar com o Sistema ABS, sistema que traz grandes vantagens em segurana para o condutor. O objetivo do sistema de freio anti-bloqueio (ABS) impedir o travamento das rodas de um veculo, em qualquer condio de frenagem, piso ou pneu, especialmente em superfcies escorregadias, devido ao acionamento excessivo dos freios. Ele possibilita que o atrito lateral seja mantido nas rodas que esto sendo desaceleradas mesmo durante a aplicao total dos freios. Conseqentemente, a estabilidade e a dirigibilidade do veculo so garantidas dentro dos limites fsicos. Ao ocorrer o atrito de frenagem disponvel entre o pneu e o solo, a desacelerao do veculo e a distncia de parada so otimizados. Um sistema de frenagem anti-travamento um sistema de realimentao que controla a presso de frenagem em resposta desacelerao mdia do veculo para impedir que as rodas sejam bloqueadas. Ele constitudo basicamente das seguintes partes: -Sensor da velocidade da roda: capta a variao da rotao da roda e transmite um sinal proporcional para o controlador; Servo de Freio Reservatrio de Fludo -Unidade de controle: recebe o sinal do sensor, interpreta e envia a deciso para o modulador. -Modulador: controla a presso dos freios em funo dos sinais recebidos. Freios equipados com ABS no requerem material de atrito diferenciado, podendo ser usado o material de atrito original, normal ou produto similar. Os sensores de rotao das rodas informam unidade de comando se haver o travamento (bloqueio) de uma ou mais rodas. A unidade (modulador) de comando impedir este bloqueio, dando um conjunto de sinais ao comando hidrulico, que regular a presso do leo de freio individualmente, em cada roda. Assim, o motorista poder frear o veculo ao mximo, sem que trave as rodas, proporcionando uma boa dirigibilidade, com tranqilidade e segurana, na menor distncia percorrida. O ABS permite, tambm, que se aplique o freio com o mximo de fora sobre o pedal de freio, ao contornar uma curva em alta velocidade, mesmo com a pista molhada ou escorregadia, mantendo o total controle do veculo. Tambor Vlvula Reguladora de Presso

Pastilha

Sapatas Cilindro de Roda Lona

Disco Cilindro Mestre Freio a Disco

11

AVARIAS MAIS COMUNS NOS FREIOS


SINTOMA CAUSA
Lonas molhadas. Ar no circuito. Baixa presso no uido de freio. Lonas gastas, exigindo que o pedal seja apertado vrias vezes para o freio pegar. Diafragma vazando. Graxa nos tambores, retentores avariados ou vazamento de lquido. Lonas inadequadas. Lona frouxa ou fora de centro. Lonas contaminadas por graxa, leo ou lquido de freio.

CORREO
Apertar o pedal de freio levemente, com o carro em movimento, para as lonas secarem. Fazer sangria. Vericar o nvel do uido e vazamento. Muita folga entre o tambor e a lona. Fazer uma regulagem. Se o defeito continuar, trocar as lonas. Vericar os retentores e fazer o teste de vazamento de uido. Substituir o diafragma. A graxa deve ser retirada com lcool industrial. No usar tinner, nem gasolina, que podem alterar a resistncia das lonas. Vericar os retentores e fazer o teste de vazamento de uido. Deve-se substitu-las. Substituir as lonas obedecendo os critrios de rebitagem Trocar as lonas e corrigir possveis vazamentos de lquidos. Com o carro parado, apertar o pedal de freio com fora e examinar todas as junes das mangueiras exveis e tubulao de todo circuito. Trocar o uido. Trocar as borrachas. Vericar e trocar as mangueiras exveis. Ajustar a folga entre a lona e o tambor. Se o problema for somente nas rodas traseiras, possvel que o freio de mo esteja desregulado e forando a lona contra o tambor, mesmo quando a alavanca no estiver puxando. Retirar as calotas. Vlvula de retorno avariada. No abre depois da aplicao dos freios. Desobstruir os orifcios das tubulaes entupidos. Vericar vazamentos ou desgaste das pastilhas e trocar o uido. Fazer sangria. Trocar as mangueiras. Vericar o mecanismo do pedal e da alavanca. Corrigir o defeito deixando os pistes com movimento livre. Substituir os exveis e as conexes. Trocar as molas. Trocar lonas ou pastilhas. Sec-la, comprimindo o pedal com o carro em movimento.

FALTA DE EFICINCIA

VAZAMENTO DE LQUIDO

Furos na tubulao ou mangueiras exveis. Qualidade do uido de freio.

FOLGA EXCESSIVA NO PEDAL

Borracha dos cilindros gastas. Beiradas das mangueiras exveis inchadas ou rachadas. No h folga entre a sapata e o tambor. Freio de mo.

FREIOS AQUECEM

Uso de calotas inadequadas. Fluido no retorna.

Falta de uido.

PEDAL BAIXO

Ar na canalizao. Mangueiras exveis fracas: se expandem facilmente. Mecanismo do pedal ou alavanca de acionamento do cilindro mestre engripado.

PEDAL NO RETORNA

Pistes dos cilindros presos. Flexveis dobrados e conexes quebradas. Lonas ou pastilhas envidradas.

FREIOS BARULHENTOS

Lona molhada.

12

DICAS SOBRE PROBLEMAS DE DIRIGIBILIDADE


Pedal do Freio:
o percurso do pedal no deve ser maior que 5,0cm ou 2,5cm em carros com servo-freio. Quando o pedal estiver muito baixo ou no houver resistncia, pode haver falha no circuito hidrulico ou formaes de bolhas de ar no sistema. Se o pedal car duro/ pesado, sinal de que o servo-freio deixou de atuar por algum problema. Com o carro ligado, coloque o p no freio com esforo mdio por 15 segundos: se o pedal no se mover, sinal de que o freio est em boas condies.

Sempre que Trocar Pastilhas ou Lonas: faa


retca nos discos ou tambores, ou troque-os, para que possa haver um melhor assentamento, melhorando a ecincia nas frenagens, aumentando a vida til de pastilhas e lonas, eliminando rudos.

Espelhamento das Pastilhas: por excesso de temperatura no sistema, no incio da vida til das pastilhas pode acontecer o espelhamento. Geralmente isso pode ser evitado com o pr-assentamento entre pastilhas e discos, ou atravs da manuteno completa no sitema. A cada 5.000 km faa a vericao nas pastilhas, e revise o sistema de freios a cada 10.00 km. A espessura mnima nas pastilhas de 2mm, e nas lonas de 0,5mm acima dos rebites.

Se as Rodas Dianteiras Travam: o veculo segue sua trajetria e perde dirigibilidade. A causa pode estar em pastilhas ou lonas traseiras aplicadas de maneira errada; desgastadas ou com leo; regulador de freio mal ajustado; disco ou tambor desgastado ou defeituoso e problema no circuito hidrulico traseiro.

Se as Rodas Traseiras Travam: o veculo perde estabilidade e pode derrapar. Um m aplicao ou desgaste das pastilhas dianteiras, ou ainda um defeito nos cavaletes do freio dianteiro, pode ser a causa. Lquido de Freio: por ser higroscpico, o lquido de freio absorve gua no sistema hidrulico, principalmente quando est sujeito a grandes esforos. Descida de serra e trnsito intenso, por exemplo, so situaes que geram superaquecimento nos freios, elevando a temperatura a mais de 150o C, podendo formar bolhas de ar no sistema de freios. Isso pode gerar decincia nos freios, levando o motorista a pisar em falso no pedal. O lquido de freios deve ser trocado conforme recomendao do fabricante.

o veculo deve manter sua trajetria nas frenagens. Quando isso no ocorre, h falha em um dos lados no sistema de freios, podendo ser: pistes dos cilindros presos, discos defeituosos ou gastos, pastilhas com aplicao errada, desgastadas, com leo ou espelhadas.

Estabilidade e Derrapagens:

13

Tabela de Converso - Pastilhas


FRAS-LE
PD/1 PD/5 PD/6 PD/7 PD/8 PD/10 PD/11 PD/13 PD/16 PD/17 PD/18 PD/19-C PD/22 PD/22-B PD/23 PD/24 PD/24-A PD/24-B PD/25 PD/25-A PD/25-B PD/26 PD/27-A PD/28 PD/29 PD/31 PD/32 PD/34 PD/35 PD/36 PD/37 PD/38 PD/39 PD/40 PD/41 PD/42 PD/43 PD/44 PD/44-B PD/45 PD/46 PD/47 PD/47-A PD/48 PD/48-A PD/49 PD/50 PD/51 PD/52 PD/54 PD/55 PD/57 PD/58 PD/58-B PD/60 PD/61 PD/62 PD/63 PD/64 PD/65 PD/66 PD/66-A PD/66-B PD/67-A PD/68 PD/69 PD/71 PD/72 PD/73 PD/73-B PD/74 PD/76 PD/77 PD/78-A PD/102 PD/103 PD/104 PD/105 PD/106 P-65 P-5 P-6

LONAFLEX

BENDIX
HQ-2023 HQ-2015 HQ-2020 HQ-2010 HQ-2011 HQ-2001 HQ-2009 HQ-2018 HQ-2016 HQ-2017 HQ-2022 HQ-2012 HQ-2019 HQ-2028A HQ-2008 HQ-2003 HQ-2167A HQ-2002A HQ-2005 HQ-2007A HQ-2006A HQ-2014 HQ-2043A HQ-2029

BOSCH
PB 23 PB 15 PB 20 PB 10 PB 11 PB 01 PB 09 PB 18 PB 16 PB 17 PB 22 PB 12 PB 19 PB 19 A/1 PB 08 PB 03 PB 03 A/2 PB 03 A/1 PB 05 PB 05 A/2 PB 05 A/1 PB 14 PB 43 A/2 PB 29 PB 107 PB 108 PB 110 PB 46 PB 41 PB 55 PB 39 PB 40 PB 56 PB 140 PB 139 PB 38 PB 37 PB 42 PB 42 A/1 PB 45 PB 0235 PB 32 PB 32 A/2 PB 50 PB 50 A/2 PB 141 PB 30 PB 142 PB 143 PB 54 PB 51 PB 144 PB 145 PB 0145 A/1 PB 146 PB 96 PB 147 PB 148 PB 95 PB 57 PB 150 A/2 PB 150 A/1 PB 0155 PB 152 PB 153 PB 0237 PB 0238 PB 0240 PB 0240 A/1 PB 279 PB 0391 PB 0078 A/2 PB 25 PB 04 PB 26 PB 34 PB 36

COBREQ
N-103 N-201 N-302 N-301 N-303 N-108 N-304 N-208 N-207 N-204 N-501 N-109 N-309 N-310 N-209 N-115 N-117 N-116 N-503 N-524 N-506 N-504 N-505 N-521 N-214 P-802 P-852 N-851 N-128 N-144 N-133 N-319 N-321 N-131 N-322 N-326 N-324 N-222 N-227 N-228 N-232 N-360 N-511 N-513 N-530 N-516 N-514 N-316 N-235 N-332 N-239 N-136 N-344 N-252 N-254 N-532 N-348 N-146 N-156 N-829 N-138 N-534 N-700 N-533 N-1204 N-835 N-351 N-262 N-263

FMSI
7273 D384 755 D21 735 D30 7255 D31 719 D2

WVA
20011 20009 20034 20030 20578

FRAS-LE
PD/107 PD/108 PD/109 PD/110 PD/111 PD/111-A PD/113 PD/114 PD/115 PD/116-K PD/117 PD/117-A PD/118 PD/122 PD/125 PD/129 PD/131 PD/132 PD/134 PD/135 PD/305-A PD/312-A PD/318-A PD/321-A PD/322-A PD/326-A PD/327 PD/328 PD/329 PD/330 PD/331 PD/332 PD/333 PD/334 PD/335-A PD/336 PD/338 PD/338-A PD/339-A PD/340-B PD/341 PD/343 PD/344 PD/345 PD/346 PD/347 PD/352 PD/352-A PD/353 PD/354 PD/358 PD/358-A PD/362 PD/364-A PD/365 PD/367 PD/368 PD/369-B PD/374 PD/376 PD/377 PD/378 PD/379 PD/380 PD/382 PD/383 PD/384 PD/384-A PD/385 PD/386 PD/387 PD/388 PD/389 PD/390 PD/391-A PD/392

LONAFLEX
P-107

BENDIX
HQ-2048 HQ-2079 HQ-2113 HQ-2091A

BOSCH
PB 48 PB 79 PB 97 PB 98 PB 91 PB 91 A/2 PB 101 PB 102 PB 103 PB 104 PB 105 PB 105 A/1 PB 106 PB 280 PB 0381

COBREQ
N-327 N-708 N-341 N-717 N-710 N-335 N-1324 N-844 N-716 N-713 N-712 N-557

FMSI

WVA
29071

P-110 P-111

7593 D726 7848 D949 7848 D949A

23663 29153 29076

P-10 P-13 P-17 P-18 P-19-C P-22 P-23 P-24

7021 D45 7032 D96 7031 D96 7013A D50

20011 20228 20228 20375

P-115 P-116 P-117 P-118 P-122

HQ-2126A JURID-2138 HQ-2122 HQ-2121 HQ-2118

21679 29042 / 29059 29061 8323 D1203 / 29087 29105 / 29108 29117 7829 D928 23021 29121 29030 29131 29126 21539

7298 D436

7242 D350 7529 D649 7529 D649 7529 D649 7242 D350

21193 20752 20783 21193 21195

P-25

P-131 PB 0422 PB 0392 PB 0512 PB 0327 A/1 PB 75 A/2 PB 76 A/1 PB 72 A/2 PB 74 A/2 PB 77 A/2 PB 109 PB 52 PB 84 PB 88 PB 111 PB 58 PB 80 PB 113 PB 114 PB 115 PB 117 PB 117 A/2 PB 0242 A/2 PB 0395 PB 0396 PB 0397 PB 0398 PB 0400 PB 0401 HQ-2064 HQ-2064A PB 118 PB 0118 A/2 N-147 N-149 7528 D648 7528D745 7672 D801 7353 D473 7744 D869 7530A D650 7194 D292 7116 D193 7244 D351 7261 D371 7334 D454 7394 D516 7209 D569 7570 D696A

P-26 P-28

7242 D350

21193 20166 20660

P-34 P-35

P-42 P-43 P-44 P-45 P-46 P-47 P-48

P-51 P-52 P-54 P-55 P-57 P-58 P-60 P-62

N-851 HQ-2046 HQ-2059 HQ-2055 HQ-2039 HQ-2040 HQ-2056 HQ-2110 HQ-2111 HQ-2038 HQ-2037 HQ-2042 HQ-2042A HQ-2045 HQ-2157A HQ-2049 HQ-2032A HQ-2081 HQ-2050A HQ-2114 HQ-2030 HQ-2065 HQ-2132 HQ-2054 HQ-2051 HQ-2060A HQ-2107 HQ-2107A HQ-2154 HQ-2096 HQ-2103 HQ-2139 HQ-2095A HQ-2106 HQ-2057 HQ-2066A HQ-2101A HQ-2062 HQ-2129A HQ-2089A HQ-2137 HQ-2170 HQ-2171A

7529 D649 7568 D693 7666 D796 7614 D709 7201 D298 7314 D426 7563 D688 23300 21832 21190 21050 20907 21368 21140 20547 23120

HQ-2078A HQ-2075A HQ-2076A HQ-2072A HQ-2074A HQ-2077A HQ-2052 HQ-2084 HQ-2088 HQ-2082A HQ-2058 HQ-2080A

P-329

P-332

N-430 N-874 N-433 N-427 N-421 N-881 N-440 N-883 N-885 N-892 N-888 N-140 N-886

7532 D652

HQ-2115A HQ-2100 P-338 HQ-2063A

8290 D1176

7201 D298 7144 D228 7489A D610 8288 D350 8284 D1173 8316 D1196 7709 D768 7635A D768 7709 D768 7605 D736 7625 D756 7625 D824 7626 D757 8251 D1140

23226 21193 21962 21193 21144

N-518 N-896 N-448 N-443 N-264 N-1200

7144 D228 D147 7571 D684A 8256 D1146 7710 D687 7909 D1006 7257 D366 7353 D473

21862 21202 23063 23130 23187 21829

20937 20632 20926 21016 20905 21209 21096 20887 20168 20780 23784 23472 20002 20191 20192 20668 20833 20168 21404 21463 29107 23392 21592 23520 20008 21539 23600 23613 21394 21395

P-362

HQ-2116A HQ-2085 HQ-2135A HQ-2102 HQ-2108 HQ-2109 HQ-2159A

PB 0245 PB 0245 A/2 PB 85 PB 0246 A/2 PB 120 PB 0149 PB 0402-A PB 121 PB 122 PB 123 PB 124 PB 125 PB 126 PB 127 PB 128 PB 0247 PB 129 A/2 PB 0248 PB 130 PB 131 PB 132 PB 133 PB 134 PB 135 A/2 PB 0403

N-553 N-884 N-897 N-820 N-260 N-810 N-565

7234 D340 7709 D833

21797 21798 20961 21430 21866 21866 23602 21830 21654 21373 21500 21333 21344 21773 21363 21911 20676 21292 21331 21601 21879 20753 21388

23484 20753 21636 23070 23229 23651 8252 D1141 7635 D768 23057 21974 23487

P-367

7569 D694 7569 D694 C/16mm 7125A D387 7219 D466 7241 D349 7305 D418 7331 D451 7332 D452 7376 D497 7412 D530 7434 D555 7434A D555 7437 D558 7178 D273 7441 D695 7448 D568 7479 D601 8255 D1145 7438B D641

P-68 P-71 P-72 P-73

HQ-2124A HQ-2144A HQ-2143A

N-826 N-1309 N-1306 N-1201 N-1300 N-255 N-859 N-841 N-1316

HQ-2131A

P-77 P-102 P-104 P-105 P-106 HQ-2025 HQ-2004 HQ-2026 HQ-2034 HQ-2036

N-355 N-118 N-308 N-705 N-317 N-330

7679 D806 8308 D1189 8321 D1201 7968 D1062 8328 D1208 29835

PD/385 HQ-2105A HQ-2151

HQ-2104A

N-441

14

Tabela de Converso - Pastilhas


FRAS-LE
PD/397 PD/403-B PD/404 PD/405-E PD/410 PD/411 PD/411-E PD/412 PD/412-B PD/414-E PD/416 PD/417 PD/418 PD/419 PD/422 PD/422-A PD/423 PD/424 PD/427 PD/429 PD/430 PD/431 PD/432 PD/435 PD/436 PD/437 PD/438-B PD/439 PD/441 PD/442 PD/444 PD/449 PD/450 PD/453 PD/458-B PD/464-B PD/465 PD/469 PD/470 PD/471-A PD/473 PD/474 PD/475 PD/478 PD/480 PD/482 PD/483-A PD/484-A PD/485 PD/486 PD/487 PD/488 PD/489 PD/490 PD/491 PD/492 PD/493 PD/494 PD/497 PD/498-A PD/500 PD/501 PD/502 PD/503 PD/505 PD/507 PD/509-B PD/510 PD/511-B PD/512 PD/514 PD/516 PD/518 PD/520 PD/521-E PD/522-E PD/525-A PD/526 PD/527 PD/528 HQ-2152

LONAFLEX

BENDIX
HQ-2067A

BOSCH
PB 0288 PB 0249 A/1 PB 0465 PB 0290 PB 0250 PB 0251 PB 156 PB 138 PB 138 A/1 PB 0157 PB 252 PB 253 PB 0158 PB 0404 PB 255 PB 255 A/2 PB 256 PB 0296 PB 0257 PB 0258 PB 0259 PB 0299 PB 0260 PB 0405 PB 0406 PB 0407 PB 0408-A PB 0261 PB 0409 PB 0262 PB 0263 PB 0305 PB 0264 PB 0308 PB 0312 A/1 PB 0314 A/1 PB 265 PB 266 PB 0318 PB 0319 A/2 PB 267 PB 268 PB 0321 PB 0323 PB 269 PB 0423 PB 270 A/2 PB 271 A/2 PB 272 PB 273 PB 274 PB 275 PB 276 PB 277 PB 0410 PB 0411 PB 0412 PB 350 PB 0413 PB 0414-A/2 PB 0415 PB 0416 PB 0417 PB 0424 PB 0515 PB 0516 PB 0553 PB 0517 A/1 PB 0425

COBREQ
N-562

FMSI
7345 D465

WVA
21497 18,0 21927 21697 15,0 21674 19,0 23627 23346 23124 23205 21724 23471 21577 21822 21907 21799 21800 21495 21059 21347 21158 21103 20939 23314 23597

FRAS-LE
PD/529 PD/531 PD/532 PD/533 PD/534 PD/535 PD/536 PD/538 PD/548 PD/550 PD/551 PD/554 PD/556 PD/560 PD/561 PD/562 PD/563 PD/565 PD/566 PD/571 PD/572 PD/573 PD/575 PD/580 PD/581 PD/582 PD/586 PD/588 PD/592-B PD/599 PD/601 PD/611 PD/612 PD/613 PD/614 PD/616 PD/619 PD/620 PD/623 PD/628 PD/629 PD/630 PD/631 PD/632 PD/633 PD/634 PD/635 PD/637 PD/638 PD/644 PD/645 PD/646 PD/647 PD/648 PD/649-E PD/650-E PD/651 PD/652-B PD/665 PD/666 PD/667 PD/668 PD/672 PD/692 PD/695 PD/696 PD/725 PD/728 PD/745 PD/758 PD/771 PD/775 PD/811

LONAFLEX

BENDIX

BOSCH
PB 0520 PB 0519 PB 0554 PB 0384 PB 0555 PB 0556 PB 0557 PB 0558 PB 0559 PB 0560 PB 0561 PB 0562 PB 0563 PB 0564 PB 0565 PB 0566 PB 0567 PB 0568 PB 0569 PB 0570 PB 0571 PB 0572 PB 0573 PB 0574 PB 0575 PB 0576 A/1 PB 0577 PB 0578 PB 0579 PB 0580 PB 0581 PB 0582 PB 0583 PB 0584 PB 0585 PB 0586 PB 0587 PB 0588 PB 0589 PB 0590 PB 0591 PB 0592 PB 0593 PB 0594 PB 0595 PB 0596 PB 0597 PB 0598 PB 0599 PB 0600 PB 0601 A/4 PB 0602 A/4 PB 0603 PB 0604 A/1

COBREQ

FMSI
7716 D841 7389 D510

WVA
29125 21657 29148 29115

HQ-2134 HQ-2069A HQ-2068 HQ-2128A

N-1157 N-1100 N-1156 N-446 N-1113 N-867 N-1400

8342 D1221 7545A D667 8309 D1190

HQ-2090A P-533

7849 D950 7507A D477 7358A D477 7358A D477 7435 D556

HQ-2117A

N-555 N-1200 N-847 N-824 N-1303 N-1158 N-363 N-566 N-559 N-1312 N-161 7350 D470 7267 D378 7228 D333 7205 D303

HQ-2061 HQ-2123 BX-92 P-435 HQ-2153 P-438-B HQ-2160A HQ-2141 HQ-2145 HQ-2136

7559 D680 8254 D1143 7946 D1043 7951 D1048

N-1211

7540 D660 7690 D816 7256 D365 7382 D503 7447 D567 7342 D462 7401 D520 7398 D518 7365 D484

N-1104

HQ-2127A

N-893 N-832

N-163 N-605 N-607 N-833 N-1207 N-258 N-723 N-1319 N-1313 N-152 N-573

8247 D1137 7551 D671 7667 D797 8258 D1148 7763 D886 7469 D590 7616 D746 7641 D774 7567 D692 7523 D645

HQ-2119A HQ-2120A HQ-2125 HQ-2130A HQ-2140

23603 23177 21142 23154 21719 21651 18,0 21840 21527 17,0 21897 21237 20973 21647 23242 23230 23081 21519 23234 23238 23353 21964 21147 21383 23442 21634 21607 21439 20162 23766 21694 23202 23917 23879 23921

7876 D830 8253 D1142 7703 D830 7742 D867 24066 7260 D370 7070C D183 21561 7339 D459 7155 D275 20449 7502A D666 7543 D664 7566 D691 23420 7566 D855 7573 D465 21497 16.00 7576 D702 7584 D711 7652 D784 7653 D785 7661 D791 23339 7674 D803 23635 7732 D856 23638 23640/ 7733 D857 23642 7734 D858 24036/37/38 7789 D910 7863 D981 7921 D1018 7790 D911 7557 D677 7587 D716 7589 D721 7590 D722 7602 D733 7637 D770 7660 D790 N-1160 7616 D820 7738 D862 7955 D1051 7739 D864 7741 D866 7743 D868 23279 23882 23557 23930 23400 23032 23558/ 21915 23780 23593 23572 23631/ 23336 23585 23656 23569 23584 23582 24275 24092/ 24178/79 23891/ 92/93 24056 23868/69 24231/ 32/33

7825 D924 7864 D965 7870 D969 7795 D914 7418 D1086 8272 D1161 8277 D1164

P-491 HQ-2150 P-494 P-497 P-498-A

7518A D642 7497 D621 8289 D1175 8318 D1198

7259 D369 8320 D1200 N-1165 N-569 7623 D730 N-582 23709 23816 23409 23669 23714 23581 21460 20906 21938 29115 / 29116 24024 24025 24026 23599 23332 23705

23407 23277 23273 23305 23919/920 7979 D1074 7344 D464 7917 D1013 8379 D1261 8456 D1345 7533 D540 7487 D606 7489 D610 7688 D813 7783 D815 7787 D908 7868 D966 21553 24068/ 23725 23993

8325 D1205 N-583 HQ-2155 HQ-2163A PB 0518 PB 0418 PB 0419-A/4 PB 0420-A/2 PB 0426 PB 0421 PB 0427 7671 D799 7877 D976 N-1153 N-1147 7715 D840

23543 23928 24529 / 24530

7863 D964 8200 D1094

15

Campo de Provas

Matriz - Parque Industrial - Caxias do Sul - RS - Brasil

FRAS-LE ARGENTINA Calle 109 (ex 1 de Agosto), 2755 B1650NHF - San Martn Provincia de Buenos Aires - Argentina Tel.: (+ 54 11) 4752 8500 Fax: (+ 54 11) 4754 0911 ventas@fras-le.com.ar FRAS-LE ANDINA Calle Andrs de Fuenzalida 69 Ocina 701 Providencia - Santiago - Chile Tel.: (+ 56 2) 334 9349 Fax: (+ 56 2) 231 6281 frasandina@fras-le.com

FRAS-LE NORTH AMERICA Escritrio Comercial 37728 Hills Tech Drive Farmington Hills - Michigan 48331 - USA Tel.: (+ 1 248) 592 5000 Fax: (+ 1 248) 592 5001 fras-lenorthamerica@fras-le.com Fbrica Alabama 103 Echlin Boulevard Prattville, Alabama 36067 - USA Tel.: (+ 1 334) 358 5775 Fax: (+ 1 334) 365 8483 FRAS-LE EUROPE Wiesmannstrasse 46 - Building C 0 45881 - Gelsenkirchen - Germany Tel.: (+ 49 209) 386 240 Fax: (+ 49 209) 386 2415 eu@fras-le.com

FRAS-LE MXICO Av. Universidad, No. 989 Primer Piso, Ocina 103 Col. Del Valle - Delegacin Benito Jurez 03100 - Mxico, D.F. - Mxico Tel.: (+ 52 55) 5524 1896 Fax: (+ 52 55) 5524 1899 fras-lemexico@fras-le.com FRAS-LE SIA Fbrica Pinghu Plant #1, West Xinping 1st Rd, North Hongjian Rd Pinghu Economic Development Zone Zhejiang Prov. 314200 P.R. China Tel.: (+ 86 573) 8529 0700 Fax: (+ 86 573) 8529 0720 fras-leasia@fras-le.com

FRAS-LE AUTOMOTIVE (Operated by Randon Automotive (PTY) Ltd) Regent Hill Ofce Park cnr Turley & Leslie Rd. Block C Ofce 3B - Lonehill - 2062 P O Box 4950 Rivonia 2128 Johannesburg - South Africa Tel.: (+ 27 11) 465 0734 / (+ 27 11) 465 8153 Fax: (+ 27 11) 467 1476 fras-leautomotive@fras-le.com FRAS-LE MIDDLE EAST (Operated by Randon Middle East) P.O. Box 261416 Lob 13, 1st Floor, No. 28 Jebel Ali Free Zone Dubai - U.A.E. Tel.: (+ 971) 4 8810344 Fax: (+ 971) 4 8810355 fras-leme@fras-le.com

Fbrica Alabama - Estados Unidos

Fbrica Pinghu - China

FRAS-LE S.A. - Matriz RS 122 - Km 66, n 10945 - Forqueta - 95115-550 - Caxias do Sul - RS - Brasil Tel.: (+55 54) 3289.1000 - Fax: (+55 54) 3289.1921

03/2011

2011
CATLOGO DE APLICAO - SAPATAS COM LONAS COLADAS APLICATION CATALOG - LINED BRAKE SHOES CATLOGO DE APLICACIONES - ZAPATAS CON CINTAS PARA FRENO

SAPATAS COM LONA COLADA / LINED BRAKE SHOES / ZAPATAS CON CINTAS PARA FRENO - 2

Incluses / Inclusions / Inclusiones

Referencia
CB/57-CP
CB/58-CPA FD/100-CP FD/101-CP FD/99-CP FI/90-CP IV/163-CP LD/123-CP PG/203-CP PG/204-CPA PG/206-CP PG/208-CP PG/205-CPA PG/207-CPA RN/215-CP RN/216-CP RN/325-CPA TY/325-CP TY/326-CP TY/327-CP VW/276-CPA

Sistema

Aplicado na Marca
GM Daewoo / GM Ford Ford Chrysler / Ford Fiat Iveco Lada

Eixo
Traseiro Traseiro Traseiro Traseiro Freio de Mo Traseiro Freio de Mo Traseiro Traseiro Traseiro Traseiro Traseiro Traseiro Traseiro Traseiro Traseiro Traseiro Traseiro Traseiro Traseiro Traseiro

Bendix Lucas Bendix Bendix

Citron / Peugetot Citron / Peugetot Citron / Peugetot Citron / Peugetot Peugeot

Bendix Bendix Bendix

Peugeot Reanult Reanult Reanult

Sumitomo Akebono

Toyota Toyota Toyota Seat / VW

Interpretao da Referncia / Interpretacion de Referencia / Item Interpretation

SAPATAS COM LONA COLADA / LINED BRAKE SHOES / ZAPATAS CON CINTAS PARA FRENO - 3

Aplicaes / Applications / Aplicaciones

SAPATAS COM LONA COLADA / LINED BRAKE SHOES / ZAPATAS CON CINTAS PARA FRENO - 4

Aplicaes / Applications / Aplicaciones

SAPATAS COM LONA COLADA / LINED BRAKE SHOES / ZAPATAS CON CINTAS PARA FRENO - 5

Aplicaes / Applications / Aplicaciones

SAPATAS COM LONA COLADA / LINED BRAKE SHOES / ZAPATAS CON CINTAS PARA FRENO - 6

Aplicaes / Applications / Aplicaciones

SAPATAS COM LONA COLADA / LINED BRAKE SHOES / ZAPATAS CON CINTAS PARA FRENO - 7

Aplicaes / Applications / Aplicaciones

SAPATAS COM LONA COLADA / LINED BRAKE SHOES / ZAPATAS CON CINTAS PARA FRENO - 8

Aplicaes / Applications / Aplicaciones

SAPATAS COM LONA COLADA / LINED BRAKE SHOES / ZAPATAS CON CINTAS PARA FRENO - 9

Aplicaes / Applications / Aplicaciones

SAPATAS COM LONA COLADA / LINED BRAKE SHOES / ZAPATAS CON CINTAS PARA FRENO - 10

Aplicaes / Applications / Aplicaciones

SAPATAS COM LONA COLADA / LINED BRAKE SHOES / ZAPATAS CON CINTAS PARA FRENO - 11

Aplicaes / Applications / Aplicaciones

SAPATAS COM LONA COLADA / LINED BRAKE SHOES / ZAPATAS CON CINTAS PARA FRENO - 12

Aplicaes / Applications / Aplicaciones

SAPATAS COM LONA COLADA / LINED BRAKE SHOES / ZAPATAS CON CINTAS PARA FRENO - 13

Aplicaes / Applications / Aplicaciones

Campo de Provas Proving Grounds Campo de Pruebas

Matriz - Parque Industrial - Caxias do Sul - RS - Brasil Head Ofce - Main Manufacturing Facility - Caxias do Sul - Brazil Planta Industrial Caxias do Sul Rio Grande do Sul - Brasil

FRAS-LE ARGENTINA Calle 109 (ex 1 de Agosto), 2755 B1650NHF - San Martn Provincia de Buenos Aires - Argentina Tel.: (+ 54 11) 4752 8500 Fax: (+ 54 11) 4754 0911 ventas@fras-le.com.ar FRAS-LE ANDINA Calle Andrs de Fuenzalida 69 Ocina 701 Providencia - Santiago - Chile Tel.: (+ 56 2) 334 9349 Fax: (+ 56 2) 231 6281 frasandina@fras-le.com

FRAS-LE NORTH AMERICA Ofce 37728 Hills Tech Drive Farmington Hills - Michigan 48331 - USA Tel.: (+ 1 248) 592 5000 Fax: (+ 1 248) 592 5001 fras-lenorthamerica@fras-le.com Alabama Manufacturing Facility 103 Echlin Boulevard Prattville, Alabama 36067 - USA Tel.: (+ 1 334) 358 5775 Fax: (+ 1 334) 365 8483 FRAS-LE EUROPE Wiesmannstrasse 46 - Building C 0 45881 - Gelsenkirchen - Germany Tel.: (+ 49 209) 386 240 Fax: (+ 49 209) 386 2415 eu@fras-le.com

FRAS-LE MEXICO Av. Universidad, No. 989 Primer Piso, Ocina 103 Col. Del Valle - Delegacin Benito Jurez 03100 - Mxico, D.F. - Mxico Tel.: (+ 52 55) 5524 1896 Fax: (+ 52 55) 5524 1899 fras-lemexico@fras-le.com FRAS-LE ASIA Pinghu Manufacturing Facility Plant #1, West Xinping 1st Rd, North Hongjian Rd Pinghu Economic Development Zone Zhejiang Prov. 314200 P.R. China Tel.: (+ 86 573) 8529 0700 Fax: (+ 86 573) 8529 0720 fras-leasia@fras-le.com

FRAS-LE AUTOMOTIVE (Operated by Randon Automotive (PTY) Ltd) Regent Hill Ofce Park cnr Turley & Leslie Rd. Block C Ofce 3B - Lonehill - 2062 P O Box 4950 Rivonia 2128 Johannesburg - South Africa Tel.: (+ 27 11) 465 0734 / (+ 27 11) 465 8153 Fax: (+ 27 11) 467 1476 fras-leautomotive@fras-le.com FRAS-LE MIDDLE EAST (Operated by Randon Middle East) P.O. Box 261416 Lob 13, 1st Floor, No. 28 Jebel Ali Free Zone Dubai - U.A.E. Tel.: (+ 971) 4 8810344 Fax: (+ 971) 4 8810355 fras-leme@fras-le.com

Fbrica Alabama - Estados Unidos Alabama Manufacturing Facility - United States Planta Industrial - Alabama - Estados Unidos

Fbrica Pinghu - China Pinghu Manufacturing Facility - China Planta Industrial - Pinghu - China

Head Ofce - Main Manufacturing Facility RS 122 - Km 66, n 10945 - Forqueta - 95115-550 - Caxias do Sul - RS - Brazil - Tel.: (+55 54) 3289.1000 - Fax: (+55 54) 3289.1921 - export@fras-le.com

03/2011

Das könnte Ihnen auch gefallen