Sie sind auf Seite 1von 4

i\m`jkX[`i`^`i3

[\jkXhl\

EXj\e[X[\efmfj\hl`cYi`fj
Por: Maria das Dores Guerreiro CIES, ISCTE-IUL Ilustraes: Paulo Buchinho

KiXYXc_f\]Xdc`X

Diferentes concepes de tempo j um lugar comum relembrar as mudanas drsticas por que tm passado as sociedades mais desenvolvidas desde a segunda metade do sculo XX e o impacto que isso tem trazido vida das geraes contemporneas nos planos do trabalho e da famlia. Se a gerao dos nossos avs ainda pertenceu a um mundo onde a ruralidade era forte, com os inerentes costumes e modos de vida centrados num tempo cclico, natural, solar e sazonal, orientado para a realizao das tarefas agrcolas, os seus descendentes so protagonistas do tempo industrial, o tempo do relgio (Adam, 2004), um tempo linear que, separando casa e trabalho, passa a ser regulado e contabilizado pelo valor que introduz na cadeia de produo de mercadorias. O regime fordista contratualizaria horas de trabalho e no a tarefa a realizar (E. P. Thomson, 1967), operando-se uma maior compartimentao do tempo e das actividades a ele adstritas: tempo de trabalho remunerado, tempo de no-trabalho.

J mais recentemente, o desenvolvimento das tecnologias da informao, comunicao e transportes veio trazer alteraes importantes aos modos de relacionar tempo e espao, permitindo encurtar distncias e a comunicao em tempo real entre pessoas de pontos longnquos do nosso planeta. Empresas localizadas em diferentes pases podem comunicar mais facilmente. Para tirar partido dos custos mais baixos da fora de trabalho, uma operadora de telecomunicaes ou de transportes pode sediar em muitos casos por subcontratao a outras empresas os servios de apoio ao cliente num pas distante que fale a mesma lngua, ainda que os tempos, segundo o meridiano de Greenwich, estejam vrias horas desfasados. Estamos perante uma nova losoa de perspectivar o tempo, que o encara de forma exvel. So os traos da era por alguns designada de ps-fordista, a era das TIC (tecnologias da informao e comunicao). As fronteiras temporais e fsicas esto cada vez mais diludas e isso aconteceu em poucas dcadas, alterando radicalmente os modos de trabalhar e de organizar as actividades econmicas. Criaram-se novas categorias prossionais, extinguiram-se ou deslocalizaram-se outras, engrossando a leira dos trabalhadores altamente qualicados que Robert Reich (1993) designou no seu livro O Trabalho das Naes por analistas simblicos, dotados de competncias que os torna capazes de identicar e resolver problemas. E isto nas mais diversas reas. Mudanas nos papis de gnero A par destas grandes transformaes nas sociedades industrializadas, outras foram ocorrendo com idntica notoriedade nos planos demogrcos e da esfera privada, de forma mais ou menos acelerada, em diversos pases, entre os quais Portugal. Com a descoberta de novas formas contraceptivas, a partir da

4Alc%8^f%J\k%)''0

[\jkXhl\

dcada de 60 do sculo XX assistiu-se a uma drstica descida da natalidade e ao ingresso massivo das mulheres no mercado de trabalho. A emergncia de novos quadros de valores passou a reconhecer s mulheres o direito a uma participao mais activa na esfera pblica, quebrando o modelo ideal tpico da separao de esferas institudo com a era industrial e normalizado na produo terica de diversos autores de Max Weber a mile Durkheim e a Talcott Parsons. Da tradicional atribuio mulher dos papis expressivos e de dona de casa, e ao homem de funes instrumentais como principal ganha-po da famlia, no perodo fordista(1) passou-se, na modernidade tardia, para uma atribuio de idnticas responsabilidades nos campos familiar e prossional a ambos os sexos. O exerccio de uma prosso agora entendido como elemento estruturador de cidadania, autonomia individual e identidade pessoal, independentemente do sexo (Beck, 2000). E a parentalidade assenta no modelo cultural do novo pai, mais envolvido com os lhos desde o seu nascimento (Amato, 1994; Carlsen, 1995).

Modelos de articulao trabalho-famlia A relao entre trabalho e famlia foi, assim, passando por diversas metamorfoses. famlia pr-industrial, unidade de produo e consumo, com grande indiferenciao de papis por sexo ou idade, onde todos davam os seus contributos (modelo indiferenciado), sucedeu, na sociedade industrial, uma relao segmentada na especializao essencialista das identidades e funes femininas e masculinas, que idealisticamente afastou a mulher do trabalho remunerado e o homem do trabalho de cuidar (modelo segmentado essencialista). E presentemente, na modernidade tardia, preconiza-se a compatibilizao do investimento prossional com o investimento familiar para homens e mulheres (Barrre-Maurisson, 2003), relevando-se o efeito positivo de tal combinao para a igualdade de gnero e para o bem-estar material e subjectivo de adultos e crianas (modelo igualitrio). Alm da apologia da igualdade de oportunidades quanto participao na esfera privada e obteno de recursos econmicos, vrios estudos evocam a realizao pessoal proporcionada pelo desempenho de mltiplos papis sociais (Crosby, 1987). Note-se, no entanto, que estes diferentes modelos de relao trabalho-famlia tpicos de distintos perodos histrico-sociais tendem a coexistir ou a sobrepor-se, em maior ou menor extenso, na actualidade, e que pesquisas realizadas vo identicando situaes de diculdade na conciliao entre trabalho e famlia geradoras de stress (Guerreiro e Carvalho, 2007) e de outros problemas, tanto resultantes da interferncia do trabalho na famlia como desta na actividade prossional. Uma cultura organizacional assente no presentismo e nos horrios de trabalho prolongados ter implicaes negativas na famlia, do mesmo modo que a no diviso das tarefas domsticas e do trabalho de cuidar interfere em desfavor da carreira de quem acumula a sobrecarga, em geral a mulher.

i\m`jkX[`i`^`i5

[\jkXhl\

A realidade nacional Mas vejamos qual a situao de Portugal em matria de equilbrio entre vida prossional e vida familiar. No contexto europeu, Portugal regista taxas de actividade e de emprego feminino relativamente elevadas, destacando-se a participao das mulheres no mercado de trabalho na modalidade de tempo inteiro, pouco comum noutros pases com idnticos nveis elevados de actividade feminina. Por outro lado, segundo o projecto Quality of life in a changing Europe, recentemente concludo e que integrou empresas portuguesas, registam-se, para ambos os sexos, valores elevados de trabalho alm do tempo contratualizado, numa mdia semanal que ultrapassa as 7 horas, e a necessidade de trabalhar alm do horrio sem que isso seja atempadamente planeado (38,8% dos casos)(2). Alm disso, signicativo o sentimento de insegurana experimentado por muitos trabalhadores (32%), facto condicionador dos processos de transio para a vida adulta das novas geraes, que protelam cada vez mais a assuno de responsabilidades familiares e a entrada na parentalidade (Guerreiro e Abrantes, 2004; Guerreiro e Rodrigues, 2007). igualmente bastante evidenciada a cultura do tempo de trabalho prolongado, a qual parece estar incorporada nos procedimentos de avaliao de desempenho dos recursos humanos, constituindo-se a disponibilidade para trabalhar alm do horrio
Quadro 1

estabelecido um critrio determinante na progresso prossional ou na obteno de um contrato mais estvel. A par destes factores de mbito prossional que interferem no modo como os trabalhadores articulam os vrios domnios das suas vidas, verica-se, a nvel da esfera privada, uma ainda grande assimetria nas atitudes e prticas de mulheres e homens. As mulheres despendem por semana em tarefas domsticas o dobro do tempo gasto pelos homens, o que se reecte na opinio que uns e outras tm quanto ao sentimento de justia expresso a respeito da diviso do trabalho domstico: 42% dos homens e apenas 11% das mulheres declaram sentir que fazem menos do que deveriam. A licena parental de uso exclusivo do pai tambm ainda no utilizada pela generalidade dos homens em condies de dela usufrurem.

INDICADORES DA RELAO TRABALHO-FAMLIA

Horas efectivas de trabalho semanal Nmero mdio de horas de trabalho semanal alm do regulamentado Receio de perder o emprego Necessidade de trabalhar alm do horrio sem aviso prvio Para ser promovido nesta organizao preciso trabalhar sempre para alm da hora Os trabalhadores devem trabalhar muitas horas por dia e estar sempre disponveis Nmero de horas de trabalho domstico semanal Sente que faz menos trabalho domstico do que deve Mulheres que usaram licenas de maternidade Homens que usaram licenas de paternidade (5 dias) e parental- paterna voluntria (15 dias)
Fonte: Guerreiro, Rodrigues e Barroso, Projecto Quality of Life in a Changing Europe, 2009.

Homens: 44,7 horas

Mulheres: 43,6 horas

7 horas 32% 38,8% 56,5% 64,8% Homens: 6,9 horas Homens: 41,9% Mulheres: 13,8 horas Mulheres: 10,8% 16,4% 14% 9,2%

6Alc%8^f%J\k%)''0

[\jkXhl\

empresas, que vem reforado o empenho prossional do seu capital humano com reexo nos resultados da actividade. Importar, assim, que as organizaes que valorizem e reconheam as vantagens da conciliao entre trabalho, vida familiar e pessoal faam diagnsticos de necessidades, promovam as medidas identicadas como necessrias e incentivem os trabalhadores, homens e mulheres, a delas usufrurem. Polticas e prticas s medidas que a legislao laboral consagra em cada pas podem acrescer, em certas organizaes de trabalho, polticas especcas de gesto de recursos humanos que facilitam em maior ou menor grau a conciliao entre trabalho, famlia e vida pessoal. No leque de boas prticas (Guerreiro, Loureno e Pereira, 2007) usualmente reconhecidas, salientam-se: > Flexibilizao na organizao do tempo de trabalho prossional. > Trabalho a partir de casa. > Servios de acolhimento de crianas e de apoio a pessoas dependentes ou protocolos com estabelecimentos com essas valncias. > Protocolos com empresas de servios domsticos. > Incentivo maior participao dos homens na vida familiar. > Incentivo partilha das licenas de parentalidade. Estudos realizados junto de vrias empresas, nacionais e multinacionais, em territrio portugus, permitiram identicar algumas destas boas prticas. De um modo geral, nas maiores empresas e naquelas reguladas por acordos colectivos de trabalho que h uma maior probabilidade de encontrar medidas de conciliao trabalho-famlia. No entanto, nota-se frequentemente a existncia de situaes em que os trabalhadores se inibem da utilizao destas medidas formalmente ao seu dispor, revelando um baixo sentido dos direitos (Lewis, 1998). Em geral, tal situao decorre de dois factores: das ideologias de gnero e do nvel de insegurana contratual. Por um lado, os climas organizacionais e a atitude de muitas cheas ainda no so favorveis utilizao destas medidas por parte dos homens, quando no tambm das mulheres, que assim se inibem de atender a necessidades de ordem familiar. Por outro lado, inseres prossionais inseguras podem desencorajar a sua utilizao, com receio de no renovao do respectivo contrato laboral ou mesmo de no progresso na carreira. Quando a cultura da organizao favorvel, assiste-se sua utilizao, com impacto positivo para os trabalhadores e para as
NOTAS (1) - Importa no ignorar o facto de as mulheres sempre terem trabalhado, tanto na agricultura como na indstria, bem como nos empreendimentos familiares artesanais. (2) - Projecto Quality of Life in a Changing Europe.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ADAM, B., Time and Social Theory, Filadla, Temple University Press, 1990. AMATO, P. R., Father-child relations, mother-child relations and offspring Psychological wellbeing in early Adulthood, in Journal of Marriage and the Family, n. 56, pp. 1031-1042, Novembro de 1994. BARRERE-MAURISSON, Marie Agns, Travail, Famille: le Nouveau Contrat, Paris, Gallimard, 2003. BECK, Ulrich, The Brave New World of Work, Cambridge, Polity Press, 2000. CARLSEN, Soren, When working men become fathers, inPeter Moss (ed.), Father gures. Fathers in the families of the 1990s, Edimburgo, HMSO, 1995. CROSBY, F. J. (ed.), Spouse, Parent, Worker: Gender and Multiple Roles, New Haven, CT-Yale University Press, 1987. GUERREIRO, Maria das Dores e ABRANTES, Pedro, Transies Incertas. Os Jovens perante o Trabalho e a Famlia, Lisboa, CITE, 2004. GUERREIRO, Maria das Dores, LOURENO, Vanda e PEREIRA, Ins, Boas Prticas de Conciliao entre Vida Prossional e Vida Familiar. Manual para as Empresas, Lisboa, CITE, 2006. GUERREIRO, Maria das Dores e RODRIGUES, Eduardo Alexandre, Trabalho e famlia: que qualidade de vida? Uma anlise exploratria do sector dos servios, in Maria das Dores Guerreiro, Anlia Torres e Lus Capucha (orgs.), Quotidiano e Qualidade de Vida (Portugal no Contexto Europeu, vol. III), Lisboa, Celta Editora, 2007. GUERREIRO, Maria das Dores e CARVALHO, Helena O Stress na Relao Trabalho-Famlia. Portugal numa Perspectiva Comparada, in Karin Wall e Lgia Amncio (org.) Famlia e Gnero em Portugal e na Europa, Lisboa, ICS, 2007. GUERREIRO, Maria das Dores, RODRIGUES, Eduardo Alexandre e BARROSO, Margarida, Quality of Life in a Changing Europe. Principais Apuramentos, Relatrio de pesquisa, CIES, 2009. LEWIS, Suzan, O sentido dos direitos a apoios para a conciliao entre trabalho e vida familiar: o caso do Reino Unido, Sociologia, Problemas e Prticas, n. 27, 1998. REICH, Robert, O Trabalho das Naes, Lisboa, Quetzal Editores, 1993. THOMPSON, E. P., Time, work-discipline and industrial capitalism, in Past and Present, n. 38, 1967.

Das könnte Ihnen auch gefallen