Sie sind auf Seite 1von 28

A IMPORTNCIA DA CONTABILIDADE PARA AS MICROEMPRESAS

*Lucas Henrique dos Santos *Jlio Cesar Siqueira

lhs2006_mancha@yahoo.com.br birobiro21@hotmail.com

RESUMO
Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de mostrar a importncia da ferramenta contbil para as Microempresas, auxiliando o empresrio na gesto da mesma, propiciando ao gestor tomar decises para melhoria e cumprimento da misso da empresa. O que se objetiva quando se constitui uma empresa o lucro. No entanto preciso saber como chegar a esse objetivo, sem que sejam deixados de lado certos procedimentos considerados importantes, como a correta aplicao da contabilidade e da escriturao fiscal. Existem diversos relatrios contbeis que muitos administradores nem imaginam que existem. Porm so relatrios que poderiam ajudar a solucionar um problema ou ainda evitar um maio no futuro. O objetivo desse trabalho ajudar a melhorar a viso do gestor para com a contabilidade aplicada a sua empresa, seja Micro, Pequena e de Grande Porte.

Palavras Chave: Contabilidade; Microempresa; Tomada de Decises.

Introduo
A contabilidade para as micro empresas um assunto que vem rendendo discusses medida que se questionado qual sua importncia para as micro empresas. Muitos empresrios se perguntam se aquele valor que eles pagam todo ms para os servios contbeis prestados, no poderia ser menor, uma vez que, o que passa por suas cabeas, que seus contadores somente lanam suas notas de entrada e de sada, calculam seu imposto e depois enviam para que eles efetuem o pagamento. Mas esse tipo de servio qualquer um dotado de um pouco de conhecimento na rea consegue fazer sem maiores esforos, porm o que eles no visualizam no cenrio contbil que se esses servios so de extrema relevncia para o andamento da empresa, pois caso contrrio, no seria preciso que futuros contadores ficassem quatro ou cinco anos dentro de uma sala de aula aprendendo quais formas corretas de tributao, quais leis valem para cada tipo de empresa e ainda se o que o governo impe de imposto no esta gerando um supervit em cima dos seus contribuintes. Fornecer elementos para os gestores das entidades otimizarem suas administraes e pra os usurios externos maximizarem os investimentos e inter-relacionamentos (Castilho & Edison; 2010 p. 01). Ento, preciso entender que o trabalho feito dentro dos escritrios de contabilidade hoje tem que ser levado muito a srio sim, pois no h empresa dentro da lei, se no houver um profissional da contabilidade auxiliando-a e ajudando a tomar as decises corretas para que a empresa se firme no mercado. Hoje em dia comum voc acessar sites de contabilidade e encontrar diversos temas relacionados s microempresas, pois hoje um assunto muito forte e que consiste em vrios temas de pesquisas e trabalhos para universidades e tambm para o governo. Buscando a fundo sobre assunto encontramos o que as Microempresas hoje so a maioria no Brasil, pois sua fonte de tributao difere muito de empresas de Lucro Real e Presumido em pontos muito especficos como exemplo suas formas de calcular impostos e taxas. Nas microempresas todos os impostos so reduzidos de forma que possa incentivar o empresrio a querer produzir mais sem burlar a legislao.1 *Lucas Henrique dos Santos, discente do curso de graduao em Cincias Contbeis UNIJALES
*Julio Cesar Siqueira, docente UNIJALES e FAMA MBA em Consultoria, Finanas,Tributria e Gesto Empresarial

De fato a contabilidade atual est muito avanada, onde no passado eram calculadas as demonstraes por trimestres, semestres e at anualmente, hoje os programas de contabilidade j so capazes de gerar demonstraes mensalmente e at diariamente. Isso pode dar ao empresrio a ideia exata de como estar sua empresa no final do exerccio financeiro, dando tempo hbil para que as principais decises sejam tomadas sempre a favor do lucro e regularidade da empresa. O presente trabalho visa demonstrar ao empresrio e gestores da empresa, o que as demonstraes contbeis podero auxiliar o empresrio na gesto da microempresa, mostrando as vantagens em se utilizar a ferramenta contbil para tomada de decises. O trabalho ter o objetivo de pesquisar sobre esse tema poder discernir qual a real importncia da contabilidade na vida de uma Micro Empresa, podendo assim conhecer um pouco mais sobre esse mundo contbil, que esta crescendo cada dia mais em nosso pas e que vem provando que no so somente as multinacionais que podem resultar em lucros e produtos de qualidade para a populao. Com esse conhecimento poderei ampliar meu campo de atuao, uma vez que saberei em que meu trabalho pode ajudar para que meus clientes possam trabalhar cientes que esto dentro da lei e que podem procurar sempre que necessitarem, sabendo que tero respaldo de um profissional que poder ajud-los conscientemente. O trabalho desenvolveu-se fundamentado sob o tipo de pesquisa bibliogrfica com leitura, anlise e compreenso de livros e artigos tcnicos disponibilizados em revistas e na internet cujas fontes foram legitimamente citadas conforme pede a Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) para apresentao de trabalhos acadmicos. Os dados foram coletados com base em artigos publicados em revistas, livros, legislaes pertinentes e internet, sendo estes utilizados para a sustentao da busca do objetivo principal do trabalho e citados conforme pede as normas tcnicas de apresentao de trabalho acadmico expressos pela ABNT.

Referencial Terico Histrico da Contabilidade


A contabilidade surgiu junto com a necessidade do homem em poder proteger se patrimnio e tambm saber lidar com pequenos conflitos quanto quantidade de suas posses. Existem relatos que a contabilidade de seus primeiros passos em 2.000 a.C, com os Sumrios. Ainda sem o emprego do dinheiro, tudo era baseado em trocas de mercadorias e a contabilidade era usada para definio do valor de troca desses produtos em relao aos outros. Com Leonardo Fibonacci e depois com o Monge Luca Pacioli, que foi o principal divulgador do mtodo das partidas dobradas, terminou a fase menos organizada da contabilidade em meados do sculo XV. A escola inglesa de Francis Bacon, Lockee Hume contestou o excesso de especulao cientifica e concebeu o mtodo emprico como critrio determinante do que seria cincia o no. Porm a contabilidade s foi reconhecida como cincia no sculo XIX. At ser reconhecida, se confundiu com registros patrimoniais de organizaes mercantis e econmicas. Se observarmos, ainda hoje temos que a contabilidade se confunde em alguns aspectos entre cincia contbil e a escriturao dos fatos patrimoniais. A contabilidade no Brasil deu inicio a partir de 1.500, entrando para a histria da contabilidade, porm, somente em 1.770, o Rei de Portugal, Dom Jos, expede a carta lei, que foi a primeira regulamentao da profisso contbil, a todos os domnios lusitanos. O documento estabelecia a obrigatoriedade de registro da matrcula de todos os guarda livros na junta comercial. Aps diversas mudanas, como a inveno da mquina de escrever que tornou eficientes as tcnicas datilogrficas. O presidente Rodrigo Alves declara de utilidade pblica os diplomas da Academia de Comrcio do Rio de Janeiro, da Escola Prtica de Comrcio de So Paulo, Instituto Comercial do Distrito Federal e da Academia de Comrcio de Juiz de Fora. Em 1.915 fundado o IBCF (Instituto Brasileiro de Contadores Fiscais), seguido da Associao dos Contadores Paulistas e Instituto Brasileiro de Contabilidade, no Rio de Janeiro.

Em 1.927, fundado o Conselho Perptuo uma amostra do que viria a ser o Conselho Federal e Estadual de Contabilidade, essa instituio obrigava que novos profissionais da contabilidade se matriculassem no Regime Geral de Contabilista do Brasil. No ano seguinte sancionado o Decreto n 21/03, que estabeleceu novas condies para registro de contadores e guarda livros, resolveu-se o problema dos profissionais da rea que tinham conhecimento apenas emprico e prtico, determinando as condies e prazos para registros desses profissionais. Diante disso, o exerccio da profisso contbil passou a andar lado a lado com a preparao escolar, sendo assim, quem queria ser um contador, deveria estudar. Com a criao de Conselho Federal de Contabilidade, o CFC, os contadores poderiam contar uma entidade de sua classe, j que somente os cursos de Engenharia e Direito as possuam. O Decreto-Lei n 9.295, logo depois da criao do CFC, mostrava a agilidade em querer um rgo de classe em funcionamento, porm a criao desse rgo j era tardia, pois j tramitava o primeiro projeto de lei a respeito. A primeira das providncias do CFC foi dar condies para que fossem instalados os Conselhos Regionais. Aps a terceira reunio, dia 11 de outubro de 1.946, foi criada a comisso para organizar os Conselhos Regionais. No ano seguinte aprovada a Resoluo que organiza os Conselhos e estabelece as primeiras regras. Hoje em dia, existe um Conselho em cada estado e um no Distrito Federal. No inicio os conselhos eram um instrumento de registro de profissionais, hoje, so um rgo de fiscalizao que em conjunto com universidade e outras entidades organizam e fiscalizam nossa classe, alm de oferecerem cursos para que os profissionais possam de atender as exigncias do mercado atual com toda qualidade disponvel.

Contabilidade nos dias atuais


A contabilidade em geral nos dias atuais passa por diversas mudanas, raro quando uma pessoa que diz estar 100% atualizada as novas normas de tributao e redao de relatrios e demonstraes, e mesmo os que dizem que esto, sempre acabam se perdendo quando o assunto abordado com um pouco mais de profundidade. Segundo Marion (2009, p. 28) Todas as movimentaes possveis de mensurao monetria so registradas pela contabilidade, que em seguida, resume os dados registrados em forma de relatrios e os entrega aos interessados em conhecer a situao da empresa. Com a aprovao das Leis 11.638/2007 e 11.941/2009, observamos que a contabilidade mudou muito, exemplo claro a nova forma do Balano Patrimonial com a criao de duas novas contas o Circulante e o No Circulante, onde no Ativo Circulante ficam as contas caixa, bancos, estoques, enfim as contas que tem circulao que variam muito, j o Ativo No Circulante so as contas de menos giro, exemplo so o imobilizado da empresa, veculos, prdios e terrenos e tambm a nova criao do conjunto de intangvel, que so as contas que voc s as acompanha por meios no fsicos, como as marcas, patentes e aes em bolsa de valores. O Passivo Circulante e No Circulante, tambm segue o padro do Ativo. Porm a principal mudana que essas novas leis trouxeram foi harmonizao dessas regras com os pronunciamentos internacionais como os emitidos pelo IASB (International Accouting Standards Board) por meio dos International Financial Reporting Standards (IFRS). Dentre todas as alteraes da lei 6.404/76 pela 11.638/07 e 11.941/09, as principais foram:
(a) Classificao do Ativo e do Passivo em "Circulante" e "No Circulante"; (b) Extino do grupo Ativo Permanente; (c) Restrio ao longo do exerccio de 2008 e extino, na data de 5/12/08, do subgrupo "Ativo Diferido"; (d) Criao do subgrupo "Intangvel" no grupo do Ativo No Circulante; (e) Proibio da prtica da reavaliao espontnea de ativos; (f) Aplicao, ao final de cada exerccio social, do teste de recuperabilidade dos ativos (teste de impairment); (g) Registro, em contas de ativo e passivo, dos contratos de arrendamento mercantil financeiro (leasing); (h) Extino do grupo Resultados de Exerccios Futuros; (i) Criao, no Patrimnio Lquido, da conta de "Ajustes de Avaliao Patrimonial"; (j) Destinao do saldo de Lucros Acumulados;

(k) Alterao da sistemtica de contabilizao das doaes e subvenes fiscais, anteriormente contabilizadas em conta de Reserva de Capital; (l) Alterao da sistemtica de contabilizao dos prmios nas emisses de debntures, anteriormente contabilizados em conta de Reserva de Capital; (m) Extino da classificao das Receitas e Despesas em Operacionais e No Operacionais; (n) Substituio da Demonstrao das Origens e Aplicaes de Recursos (DOAR) pela Demonstrao dos Fluxos de Caixa (DFC) no conjunto das Demonstraes Contbeis obrigatrias; (o) Obrigatoriedade da elaborao da Demonstrao do Valor Adicionado (DVA) pelas Companhias Abertas; (p) Criao do Regime Tributrio de Transio (RTT); (q) Implantao da apurao do Ajuste a Valor Presente de elementos do ativo e do passivo. Disponvel em: http://www.normaslegais.com.br/legislacao/resolucaocfc1159_2009.htm< Acesso em 30/04/2011>.

Contabilidade Gerencial para tomada de deciso


A viso caracterstica, em geral, que um pequeno empresrio tem da Contabilidade de que a empresa deve juntar todos os documentos cabveis que comprovam as movimentaes (recibos, notas fiscais, duplicatas, etc.) e os responsveis pela Contabilidade cumprem o processo supracitado, imprimem tais relatrios que, na maioria das vezes, so compreensveis para eles mesmos e para o fisco. Parte desse pressuposto a idia de que a organizao necessita de uma viso otimizada, que contribua efetivamente no atendimento s necessidades dos usurios envolvidos no processo de gesto das MEs. Essa viso fornecida pela Contabilidade Gerencial que tem como finalidade exclusiva orientar o administrador da empresa e no apenas cumprir as exigncias fiscais. A Contabilidade Gerencial consiste em fazer um trabalho semelhante ao dos escritrios de Contabilidade, porm dentro da empresa e com superior riqueza de detalhes, analisando, identificando, mensurando, preparando, interpretando e comunicando informaes que auxiliem os gestores a atingir seus objetivos organizacionais. Padoveze (2003, p. 8), define Contabilidade Gerencial como:
Um dos instrumentos mais poderosos para subsidiar a administrao de uma empresa. Seus relatrios abrangem os diferentes nveis hierrquicos e funcionam como ferramentas indispensveis nas tomadas de decises, causando forte influncia no processo de planejamento estratgico empresarial e no oramento.

nesse aspecto que, segundo Iudcibus (1994), a contabilidade assume seu papel principal, ou seja, o de apoiar o gestor em suas decises, e dar maior segurana aos seus objetivos e julgamentos.

Sendo assim, a contabilidade gerencial constitui-se em uma ferramenta imprescindvel no processo de gesto, pois contribui significativamente para uma melhor administrao de recursos ao suprir as necessidades informativas dos gestores dentro da organizao por meio de fornecimento de uma ampla viso da realidade interna da empresa.

Definio de ME
Para os efeitos da Lei Complementar n 123, de 14 de Dezembro de 2006, que instituiu o Estatuto Nacional das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte consideram-se tais a sociedade empresria, as sociedades simples e o empresrio, que se refere o artigo 966 da Lei n 10.406, de 10 de Janeiro de 2002 (Cdigo Civil), devidamente registrados nos Registro de Empresas Mercantis ou do registro Civil de Pessoas Jurdicas. (SILVA, 2008, p. 13).

O microempresrio assim considerado pelo fisco tem benefcios por ser optante pelo regime simplificado, o Simples Nacional, nos quais podemos destacar o pagamento dos tributos unificadamente, ou seja, todos os tributos em uma nica guia de recolhimento, acesso financiamento, fiscalizao orientadora, facilidade e benefcio em processos licitatrios e concorrncias pblicas, obrigaes trabalhistas e previdencirias reduzidas, podendo ver mais detalhadamente no artigo 3 da Lei Complementar 123 de 14 de Dezembro de 2006.

O artigo 3, da Lei Complementar 123, de 14/12/06, define microempresrio como:


Art. 3 Para os efeitos desta Lei Complementar, consideram-se microempresas ou empresas de pequeno porte a sociedade empresria, a sociedade simples e o empresrio a que se refere o art. 966 da Lei n 10.406, de 10 de janeiro de 2002, devidamente registrados no Registro de Empresas Mercantis ou no Registro Civil de Pessoas Jurdicas, conforme o caso, desde que: I - no caso das microempresas, o empresrio, a pessoa jurdica, ou a ela equiparada, aufira, em cada ano-calendrio, receita bruta igual ou inferior a R$ 240.000,00 (duzentos e quarenta mil reais); Disponvel em http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/LeisComplementares/2006/leicp123.h tm <Acesso em 30/04/2011>.

Definio de Microempreendedor Individual


considerado Microempreendedor Individual, o empresrio que opta pelo recolhimento dos impostos e contribuies abrangidos pelo Simples Nacional com valores fixos mensais. Essa forma de recolhimento foi regulamentada pelo Comit Gestor do Simples Nacional, o CGSN.

O Art. 966 do Cdigo Civil/2002 definem o que seja empresrio:


Art. 966. Considera-se empresrio quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou a circulao de bens ou de servios. Pargrafo nico. No se considera empresrio quem exerce profisso intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exerccio da profisso constituir elemento da empresa. Disponvel em http://jus.uol.com.br/revista/texto/3606/a-teoria-da-empresa-no-novocodigo-civil-e-a-interpretacao-do-art-966<Acesso em 04/07/2011.>

Quem pode ser Micro Empreendedor Individual


Para SANTOS (2010, p.120) Considera-se Microempreendedor Individual aquele que atende cumulativamente as seguintes condies:
I Tenha auferido receita bruta acumulada, no ano-calendrio anterior de at R$ 36 Mil; II Seja optante pelo Simples Nacional; II Exera to somente atividades constantes do Anexo nico da resoluo CGSN n 58/2009; III Possua um nico estabelecimento; IV No participe de outra empresa como titular, scio ou administrador; V No contrate mais de um empregado.

Ento, em um resumo, podemos dizer que o Microempreendedor que tenha uma receita bruta no final do anual de at R$ 36.000,00, ou uma receita mensal de at R$ 3.000,00, ter um nico estabelecimento e ser optante pelo Simples Nacional, poder optar pelo regime do MEI. A PLC n 77/2011 que altera a Lei 123/2006, foi aprovada no ms de setembro deste ano, altera os limites de enquadramento para o empreendedor individual de R$ 36.000,00 anual, para R$ 60.000,00, sendo R$ 5.000,00 por ms, no entanto essa alterao s comea a valer a partir de janeiro de 2012.

Impostos Devidos pelo MEI


Segundo SANTOS (2010, p.121) os impostos pagos pelo MEI, so os descritos abaixo:
- IOF Imposto sobre Operaes de Crdito; - II Imposto Sobre Importao; - IE Imposto sobre Exportao; - ITR Imposto Territorial Rural; - Imposto de Rende relativo a rendimentos ou ganhos auferidos em aplicaes de renda fixa ou varivel; - Imposto de Renda relativo aos ganhos de capital auferidos na alienao de bens do ativo permanente; - FGTS Contribuio para p Fundo de Garantia de Tempo de Servio;

- Contribuio para manuteno de Seguridade Social, relativa ao trabalhador; - Contribuio para a Seguridade Social, relativa pessoa do empresrio, na qualidade de contribuinte individual; - Imposto de Renda relativo aos pagamentos ou crditos efetuados pela pessoa jurdica e pessoa fsica; - Contribuio para PIS/PASEP, a COFINS e o IPI incidente na importao de bens e servios. - ICMS devido; - ISS devido.

Os impostos que um MEI paga so quase os mesmos que os ME, porm com taxas reduzidas e em uma nica guia de recolhimento.

Impostos no aplicados ao MEI


No se aplicam a empresa MEI, segundo SANTOS (2010, p.121) os seguintes impostos:
- IRPJ Imposto de Renda da Pessoa Jurdica; - IPI Imposto do sobre Produtos Industrializados; - CSLL Contribuio Social sobre o Lucro Liquido; - COFINS Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social; - PIS/PASEP - CPP Contribuio Patronal Previdenciria para a Seguridade Social, a cargo da pessoa jurdica, de que trata o art. 22 da Lei 8.212/991. O MEI recolher contribuio previdenciria no patronal, quando houver contratao de empregado. Porm a alquota ser reduzida.

Definio de Sociedade Limitada


A sociedade por quotas com responsabilidade limitada, refere-se natureza jurdica de uma empresa constituda como sociedade. Ocorre quando duas ou mais pessoas se juntam para criar uma empresa, formando uma sociedade, atravs de um contrato social, onde constaram seus atos constitutivos, forma de operao, as normas da empresa e o capital social. Esse por sua vez ser dividido em cotas de capital, o que indica que a responsabilidade pelo pagamento das obrigaes da empresa, limitada participao dos scios. a sociedade que exerce atividade econmica organizada.

O Art. 982 diz que: a que "tem por objeto o exerccio de atividade prpria de empresrio sujeito a registro (art. 967)".

Art. 982. Salvo as excees expressas, considera-se empresria a sociedade que tem por objeto o exerccio de atividade prpria de empresrio sujeito a registro (art. 967); e, simples, as demais. Pargrafo nico. Independentemente de seu objeto, considera-se empresria a sociedade por aes; e, simples, a cooperativa. Disponvel em: http://www.jusbrasil.com.br/noticias/busca;jsessionid=BFC4E8A3DD23094C273B D567EC2E9920?q=ART.+982+DO+C%C3%93DIGO+CIVIL&s=noticias. <Acesso em 04/06/2011>.

EIRELI Empresa Individual de Responsabilidade Limitada


A Lei 12.441/2011, que entra em vigor a partir de janeiro de 2012, traz o novo tipo de empresa, a EIRELI. Essa nova definio de empresa nada mais que uma empresa individual com responsabilidade limitada, ou seja, uma empresa individual onde o patrimnio social do empresrio no se mistura ao da empresa, porm no necessrio que seja uma sociedade. A lei diz que, cada pessoa poder constituir somente uma empresa individual de responsabilidade limitada. Como citado no novo Art.980 do CC/2002, as exigncias para a constituio empresa individual de responsabilidade limitada so:
Art. 980-A. A empresa individual de responsabilidade limitada ser constituda por uma nica pessoa titular da totalidade do capital social, devidamente integralizado, que no ser inferior a 100 (cem) vezes o maior salrio-mnimo vigente no Pas. 1 O nome empresarial dever ser formado pela incluso da expresso "EIRELI" aps a firma ou a denominao social da empresa individual de responsabilidade limitada. 2 A pessoa natural que constituir empresa individual de responsabilidade limitada somente poder figurar em uma nica empresa dessa modalidade. 3 A empresa individual de responsabilidade limitada tambm poder resultar da concentrao das quotas de outra modalidade societria num nico scio, independentemente das razes que motivaram tal concentrao. 4 (VETADO). 5 Poder ser atribuda empresa individual de responsabilidade limitada constituda para a prestao de servios de qualquer natureza a remunerao decorrente da cesso de direitos patrimoniais de autor ou de imagem, nome, marca ou voz de que seja detentor o titular da pessoa jurdica, vinculados atividade profissional. 6 Aplicam-se empresa individual de responsabilidade limitada, no que couber, as regras previstas para as sociedades limitadas. Disponvel em: http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaTextoIntegral.action?id=243646&norma =263767. <Acesso em 03 de Setembro de 2011.>

Resumindo, a pessoa fsica poder ter somente uma EIRELI em seu nome, ter registro na Junta Comercial de sua sede, possuir um capital social de 100 o valor do salrio mnimo, o que hoje seria de R$ 54.500,00 e ainda possuir a expresso EIRELI em seu nome empresarial.

Enquadramento como ME
Para (SILVA, 2008) uma empresa para estar enquadrada como ME, necessita que o empresrio ou seus scios resultem em cada ano calendrio a receita bruta igual ou inferior a R$ 240.000,00 (Duzentos e Quarentas Mil Reais), ou seja, no perodo de 01 de janeiro a 31 de dezembro, os rendimentos da empresa no podem exceder esse total, uma vez que excedido a empresa no mais ser ME e sim considerada EPP (Empresa de Pequeno Porte). As empresas por aes, as S.A. no podero ser enquadradas como microempresas. As empresas optantes pelo Simples Nacional so obrigadas em cada ano calendrio a no exceder o teto de R$ 2.400.000,00 anual de seu faturamento, uma vez ultrapassado esse valor, caber a excluso do regime e assim seu mtodo de tributao ser mais complicado e suas alquotas para base de clculo sero maiores, pois o regime do Simples se baseia em unir os impostos pagos na atividade comercial em uma nica guia, sendo assim a alquota de base de clculo diferente, reduzida, isso para ajudar o Micro Empreendedor a se manter comercializando e mantendo sua renda. Existe em tramite hoje no Congresso Nacional um Projeto de Lei para alterar o valor do teto das ME (s), passando de R$ 240.000,00 para R$ R$ 360.000,00 e de EPP (s) de R$ 2.400.000,00 para R$ 3.600.000,00 o que faria com que varias empresas que hoje tem uma carga impostos bem maior pudessem se enquadrar como micro empresa, visando uma menor carga tributaria, o que consequentemente teria um maior lucro e tambm os empresrios poderiam visar expanso de seus investimentos podendo ate gerar mais empregos.

Contabilidade aplicada s MEs


Os relatrios gerenciais da ME, poderiam ser mais detalhados e objetivos, para auxiliar o empresrio na gesto, porm, na viso do empresrio hoje, somente preciso querer ganhar e pagar impostos, isso atrapalha a rotina contbil que passa a servir apenas para apurao de impostos, o que um desperdcio de tempo.

O tipo de contabilidade que se aplica a uma empresa ME consiste em muito menos burocracia, sendo que no so precisos tantos relatrios e balanos para comprovar lanamentos, somente so obrigatrias a apresentao dos Livros Fiscais, que so o Livro Caixa, Livro de Entrada e de Sada e Tambm o Livro de Inventrio. Em casos como MEs que exigem contabilidade, so ainda necessrios o Livro Dirio e o Razo, o que nos mostra que este tipo de empresa no muito visada pelo fisco como empresas de Lucro Real que pagam seus tributos pelo Lucro obtido. Muitos empresrios ao menos destacam notas fiscais, pagam contas particulares usando da conta corrente da empresa, negligenciam informaes, e querem apenas saber o lucro da empresa, distorcendo a finalidade real do relatrio contbil, fazendo com que o mesmo fique apenas para fins tributrios e fiscais, porm nunca administrativos.

Importncia dos relatrios gerenciais aplicados nas empresas optantes pelo Simples Nacional no regime simplificado

Muitos empresrios hoje em dia ainda pensam que a contabilidade uma maneira fcil de trabalho, pois somente se lembram dos lanamentos e apurao de impostos, entradas e sadas de mercadorias, porem com a diversidade de empresas hoje em nosso pais, pode se dizer que cada empresa tem uma contabilidade diferente, e que nenhuma igual outra. Uma empresa pode ter mais funcionrios, outra menos, uma busca crescimento imediato, outra prefere deixar acontecer lentamente, ainda existem empresrios que pensam que seu escritrio contbil um lugar que pode ate trazer azar para sua empresa, e outros que passam anos sem nem ao menos aparecer para se inteirar dos assuntos que podem influenciar sua empresa. difcil para alguns empresrios, discernir a real importncia da contabilidade para sua empresa, j que esto sempre pensando somente em se crescimento e os lucros que iro obter. Existem relatrios hoje que podem dar ao empresrio a noo exata de como o processo contbil de extrema importncia para sua empresa, como a previso de faturamento para os meses seguintes, que os bancos tanto exigem para liberao de crditos e outros benefcios, e que os programas contbeis calculam usando os lanamentos de meses anteriores e calculando a mdia de aumento de vendas para os meses seguintes, assim

podendo ajudar o empresrio a saber qual o momento certo para um investimento ou at mesmo para a contratao de novos funcionrios para uma nova produo.

Lucro Fiscal x Lucro Contbil (RIR/99 art. 247 e 248)


Para apurao do Lucro Contbil usamos o resultado obtido na DRE (Demonstrao de Resultado do Exerccio), ou seja, a venda lquida menos os custos, despesas e apuraes para IR e CSLL para que seja obtido o Lucro Lquido, j para a apurao do Lucro Fiscal usamos o resultado demonstrado no LALUR, lado B, onde se destina ao controle dos valores que devam influenciar a determinao do Lucro Real do exerccio futuro e no constem na escriturao comercial.

Simples Nacional (Lei n 123, de 14 de Dezembro de 2006)


O regime do Simples composto pela unificao de vrios impostos em apenas uma guia de recolhimento, sendo os impostos citados no artigo 13 da Lei Complementar n 126 de 2006:
Art. 13. O Simples Nacional implica o recolhimento mensal, mediante documento nico de arrecadao, dos seguintes impostos e contribuies: I - Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurdica - IRPJ; II - Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI, observado o disposto no inciso XII do 1 deste artigo; III - Contribuio Social sobre o Lucro Lquido - CSLL; IV - Contribuio para o Financiamento da Seguridade Social - COFINS, observado o disposto no inciso XII do 1 deste artigo; V - Contribuio para o PIS/Pasep, observado o disposto no inciso XII do 1 deste artigo; VI - Contribuio Patronal Previdenciria - CPP para a Seguridade Social, a cargo da pessoa jurdica, de que trata o art. 22 da Lei n 8.212, de 24 de julho de 1991, exceto no caso da microempresa e da empresa de pequeno porte que se dedique s atividades de prestao de servios referidas no 5-C do art. 18 desta Lei Complementar; VII - Imposto sobre Operaes Relativas Circulao de Mercadorias e Sobre Prestaes de Servios de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicao - ICMS; VIII - Imposto sobre Servios de Qualquer Natureza - ISS. 1 O recolhimento na forma deste artigo no exclui a incidncia dos seguintes impostos ou contribuies, devidos na qualidade de contribuinte ou responsvel, em relao aos quais ser observada a legislao aplicvel s demais pessoas jurdicas: I - Imposto sobre Operaes de Crdito, Cmbio e Seguro, ou Relativas a Ttulos ou Valores Mobilirios - IOF;

At aqui o podemos observar que foram citados os impostos de que temos maior conhecimento, ou pelo menos os que mais ouvimos falar, como o caso do ICMS, PIS e COFINS. Esses trs impostos so bsicos quando se trata de recolhimentos e incidem em quase todo tipo de empresa, pois so os que tm suas taxas com maior representao, por isso

so os impostos de que os proprietrios de empresas de Lucro Real ou Presumido mais temem. O Art. 13 ainda traz os seguintes impostos:
II - Imposto sobre a Importao de Produtos Estrangeiros - II; III - Imposto sobre a Exportao, para o Exterior, de Produtos Nacionais ou Nacionalizados - IE; IV - Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural - ITR; V - Imposto de Renda, relativo aos rendimentos ou ganhos lquidos auferidos em aplicaes de renda fixa ou varivel; VI - Imposto de Renda relativo aos ganhos de capital auferidos na alienao de bens do ativo permanente; VII - Contribuio Provisria sobre Movimentao ou Transmisso de Valores e de Crditos e Direitos de Natureza Financeira - CPMF; VIII - Contribuio para o Fundo de Garantia do Tempo de Servio - FGTS; IX - Contribuio para manuteno da Seguridade Social, relativa ao trabalhador; X - Contribuio para a Seguridade Social, relativa pessoa do empresrio, na qualidade de contribuinte individual; XI - Imposto de Renda relativo aos pagamentos ou crditos efetuados pela pessoa jurdica a pessoas fsicas; XII - Contribuio para o PIS/Pasep, Cofins e IPI incidentes na importao de bens e servios;

Nesse ltimo trecho, destacamos os impostos sobre importao e exportao que o imposto da empresas que fazem o giro de mercadorias tanto para dentro como para fora do pas. O ITR, que o imposto do produtor rural e o IR sobre os ganhos e tambm sobre os bens da empresa. Ainda observamos que esses impostos so recolhidos a Unio.
XIII - ICMS devido: a) nas operaes ou prestaes sujeitas ao regime de substituio tributria; b) por terceiro, a que o contribuinte se ache obrigado, por fora da legislao estadual ou distrital vigente; c) na entrada, no territrio do Estado ou do Distrito Federal, de petrleo, inclusive lubrificantes e combustveis lquidos e gasosos dele derivados, bem como energia eltrica, quando no destinados comercializao ou industrializao; d) por ocasio do desembarao aduaneiro; e) na aquisio ou manuteno em estoque de mercadoria desacobertada de documento fiscal; f) na operao ou prestao desacobertada de documento fiscal; g) nas operaes com bens ou mercadorias sujeitas ao regime de antecipao do recolhimento do imposto, nas aquisies em outros Estados e Distrito Federal: 1. com encerramento da tributao, observado o disposto no inciso IV do 4 do art. 18 desta Lei Complementar; 2. Sem encerramento da tributao, hiptese em que ser cobrada a diferena entre a alquota interna e a interestadual, sendo vedada a agregao de qualquer valor; h) Nas aquisies em outros Estados e no Distrito Federal de bens ou mercadorias, no sujeitas ao regime de antecipao do recolhimento do imposto, relativo diferena entre a alquota interna e a interestadual;

O ICMS devido que trata esse artigo, mostra quando a empresa ir fazer o recolhimento do ICMS, na maioria das vezes acontece da empresa comprar um tipo de mercadoria de outro estado, onde sua tributao menor ou que o estado de origem tem essa

mercadoria como substituio tributaria, esse acontecimento gera uma guia de recolhimento, lembrando que o ICMS um imposto que recolhido para os Estado, e cada Estado tem sua prpria legislao a ser seguida.

XIV - ISS devido: a) em relao aos servios sujeitos substituio tributria ou reteno na fonte; b) na importao de servios;

O ISS basicamente o imposto que recolhido as Prefeituras Municipais, que como os Estados tambm sua prpria legislao sobre a taxa de recolhimento desse imposto. muito comum esses rgos municipais fazerem anualmente em um certo perodo, onde o clculo dos impostos em atraso so reduzidos para que as empresas possam se regularizarem.
XV - demais tributos de competncia da Unio, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municpios, no relacionados nos incisos anteriores. 2 Observada a legislao aplicvel, a incidncia do imposto de renda na fonte, na hiptese do inciso V do 1 deste artigo, ser definitiva. 3 As microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional ficam dispensadas do pagamento das demais contribuies institudas pela Unio, inclusive as contribuies para as entidades privadas de servio social e de formao profissional vinculadas ao sistema sindical, de que trata o art. 240 da Constituio Federal, e demais entidades de servio social autnomo. 4 (VETADO). 5 A diferena entre a alquota interna e a interestadual de que tratam as alneas g e h do inciso XIII do 1 deste artigo ser calculada tomando-se por base as alquotas aplicveis s pessoas jurdicas no optantes pelo Simples Nacional. 6 O Comit Gestor do Simples Nacional: I - disciplinar a forma e as condies em que ser atribuda microempresa ou empresa de pequeno porte optante pelo Simples Nacional a qualidade de substituta tributria; e II - poder disciplinar a forma e as condies em que ser estabelecido o regime de antecipao do ICMS previsto na alnea g do inciso XIII do 1 deste artigo. Disponvel em: http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/LeisComplementares/2006/leicp123.h tm <Acesso em 30 de Abril de 2011>.

Empresas que podem optar pelo Simples Nacional


As empresas que desejam se enquadrar no Simples Nacional deve atender a algumas exigncias impostas pela Lei n 123, de 14 de Dezembro de 2006, como traz (SANTOS, 2010, p.19):
- Enquadrar-se no conceito de ME ou EPP; - Ter inscrio no CNPJ e no Municpio e, se exigvel no Estado, dependendo do CNAE da empresa se for uma prestadora de servios, no exige inscrio no Estado, porm se o ramo for de venda de mercadorias, fica obrigatrio o registro no Estado. - No incorrer em vedao; - Formalizar a sua opo no local e nos prazos definidos.

O ingresso da empresa no regime do Simples irretratvel, uma vez ingressa, no pode desistir dentro do mesmo ano calendrio. Porm, facultativo, ou seja, no obrigatrio que uma empresa que se enquadre no regime, tenha de aderir a programa, exceto as MEI, que tem por obrigao seguir esse regime de apurao.

Empresas que no podem optar pelo Simples Nacional


Empresas que tenham atividade permitida e ao mesmo tempo vedada, no podero aderir ao Simples. Uma vez que uma atividade, mesmo que seja a principal, seja compatvel ao sistema, mas como atividade secundria esteja impedida, essa empresa no poder optar pelo regime, um exemplo o ramo atacadista de venda de gneros alimentcios, essa atividade pode ser adicionada no sistema do Simples, porm, se for atividade da empresa tambm comercializar bebidas alcolicas no atacado, essa empresa j no poder se enquadrar como uma empresa Simples, j que a atividade de venda de bebidas alcolicas no atacado vedada conforme o Anexo I da Resoluo CGSN n 6/2007, com redao dada pela Resoluo CGSN n 50/2008.

Benefcios das empresas optantes pelo Simples Nacional


Dentre outras, as vantagens do Simples Nacional para os contribuintes dele optantes podem ser resumidas como segue: - Possibilidades de menor tributao do que em relao a outros regimes tributrios (como Lucro Real ou Presumido). - Maior facilidade no atendimento da legislao tributria, previdenciria e trabalhista. - Simplificao no pagamento de diversos tributos abrangidos pelo sistema, mediante uma nica guia. - Possibilidade de tributar as receitas medida do recebimento das vendas ("regime de caixa") - Nas licitaes ser assegurada, como critrio de desempate, preferncia de contratao para as microempresas e empresas de pequeno porte. O Decreto 6.204/2007 regulamenta o tratamento favorecido, diferenciado e simplificado para as microempresas e empresas de pequeno porte nas contrataes pblicas de bens, servios e obras, no mbito da administrao pblica federal. - Possibilidade de formar SPE - Sociedade de Propsito Especfico e participar de Consrcios Simples, para compras e vendas de produtos e servios. - facultado ao empregador de microempresa ou de empresa de pequeno porte fazer-se substituir ou representar junto justia do trabalho por terceiros que conheam dos fatos, ainda que no possuam vinculo trabalhista ou societrio. - Regras especiais para protesto de ttulos, com reduo de taxas e possibilidade de pagamento com cheque. - As empresas enquadradas no Simples, assim como as pessoas fsicas capazes, tambm so admitidas como proponentes de ao perante o Juizado Especial. - As microempresas e as empresas de pequeno porte que se encontrem sem movimento h mais de trs anos podero dar baixa nos registros dos rgos pblicos federais, estaduais e municipais, independentemente do pagamento de dbitos

tributrios, taxas ou multas devidas pelo atraso na entrega das respectivas declaraes nesses perodos. - Esto dispensadas da entrega da apresentao da DCTF - Declarao de Dbitos e Crditos de Tributos Federais e do DACON - Demonstrativo de Apurao das Contribuies Federais, as empresas optantes pelo Simples Nacional, relativamente aos perodos abrangidos por esse sistema. Disponvel em http://www.portaltributario.com.br/tributos/simples.html <Acesso em 29/09/2011>

Os benefcios concedidos aos optantes pelo regime do Simples Nacional em um resumo, a desburocratizao de toda parte tributria e previdenciria da empresa, facilitando seus atos juntos as esferas federais, estaduais e municipais.

Escriturao
As Micro e Pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional devem adotar documentos para registro e controle de suas operaes, sendo a obrigatoriedade dos seguintes livros: - Livro Caixa: Registram-se as movimentaes financeiras de entrada e sada do dinheiro da empresa. - Livro Registro de Inventrio: Registram-se os estoques existentes no trmino de cada ano-calendrio. - Livro Registro de Entradas: Registram-se as entradas de mercadorias para revenda e de aquisies de servios de transporte, sendo o modelo 1 ou 1-A. - Livro Registro dos Servios Prestados: Registram-se os documentos fiscais de servios prestados sujeitos ao ISS. - Livro Registro de Servios Tomados: Registram-se os documentos fiscais onde constam os servios tomados pela empresa. - Livro de Registro de Entrada e Sada de Selo de Controle: casos onde a Legislao do Imposto sobre Produtos Industrializados exigir. Porm, os Livros que so mais usados so o Livro Caixa, Entrada e Sada, Inventrio e no caso da empresa ser prestadora de servio, o Livro de Registro dos Servios Prestados.

A viso do Empresrio para com a Contabilidade


Os empresrios que atuam no mercado hoje em dia usam a contabilidade como forma de apurao de impostos. Assim sendo, no inicio do ms, mandam os tales com as notas fiscais destacadas, as despesas do ms junto com toda papelada para o escritrio para que seja apurado o imposto devido, para que ele efetue o pagamento. Essa forma de analise da contabilidade errada, sabendo que a contabilidade pode influenciar em quase todos as reparties de uma empresa, desde do RH at o principal que a aplicao dos mtodos contbeis para apurar o imposto mensal. Hoje com programas to conceituados e cheios de tecnologia podem trazer informaes ao empresrio que ele s teria condies de visualiz-la depois de dois ou trs anos do fato ocorrido. Pode ser uma noticia boa que poderia ser antecipada em um momento em que a empresa se encontrava em um momento ruim, ou poderia ser um momento ruim que poderia ser evitado facilmente, sem prejuzos. Precisamos entender que a contabilidade muito do que Dbito e Crdito, Analise, Preciso na Informao e a busca da maneira mais correta, simples e econmica de gerenciar uma empresa, seja ela micro, pequena ou grande empresa.

Consideraes Finais
O Objetivo desse trabalho foi buscar na viso do empresrio, a correta aplicao da contabilidade para suas tomadas de decises. Muitos ainda hoje fazem da contabilidade a nica forma de apurao de impostos, quando na verdade tudo que a empresa faz tem uma parte contbil, desde a aquisio de uma caneta para uso no escritrio at mesmo na compra de uma frota de caminhes para distribuio das mercadorias que a empresa produz. uma fonte inesgotvel de estudo, uma vez que a contabilidade muda muito suas regras. Quase que diariamente os legisladores publicam leis, decretos e portarias informando qual a maneira que as empresas devem apurar seus impostos, administrar seus funcionrios e ate mesmo como devem se relacionar com seus clientes. parte importante do responsvel contbil a correta analise e interpretao dessas legislaes para saber quais mudanas a empresa deve empregar no seu dia-a-dia. Se todos os empresrios souberem usar a contabilidade no seu todo como uma ferramenta na suas tomadas de decises, ser quase impossvel que a empresa chegue um momento difcil sem que o empresrio j no esteja ciente. A contabilidade um servio prestado por profissionais que devem ser capazes de orientar seus clientes da forma mais clara e objetiva possvel, para que o os mesmos no sejam surpreendidos no futuro. Mostramos no trabalho como a contabilidade pode ajudar o empresrio na administrao da empresa e auxili-lo para tomada de deciso da mesma o que pode contribuir para um futuro investimento ou ampliao da empresa.

Referncias Bibliogrficas

Disponvel

em

<

http://www.jusbrasil.com.br/noticias/busca;jsessionid=BFC4E8A3DD23094C273BD567EC2 E9920?q=ART.+982+DO+C%C3%93DIGO+CIVIL&s=noticias > Acesso em 04/07/2011. Disponvel em < http://jus.uol.com.br/revista/texto/3606/a-teoria-da-empresa-no-novo-

codigo-civil-e-a-interpretacao-do-art-966 > Acesso em 04/07/2011. Disponvel em < http://www.normaslegais.com.br/legislacao/resolucaocfc1159_2009.htm > Acesso em 30/04/2011. Disponvel em < http://www.normaslegais.com.br/legislacao/resolucaocfc1159_2009.htm> Acesso em 30/04/2011. Disponvel em < http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/historia.htm > Acesso em 05/03/2011. Disponvel em <

http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaTextoIntegral.action?id=243646&norma=263767 > Acesso em 03/09/2011. GIL, Antonio Carlos. Mtodos e Tcnicas de Pesquisa Social. 6. ed. So Paulo: Atlas, 2008. IUDCIBUS, Srgio de, 1935. Contabilidade gerencial. 6. ed. So Paulo: Atlas, 1998. PADOVEZE, Clvis Luis Padoveze. Contabilidade Gerencial: um enfoque em sistema de informao contbil. 5. ed. 3. reimpr. So Paulo: Atlas, 2009. PADOVEZE, Clvis Luis Padoveze. Contabilidade Gerencial: um enfoque em sistema de informao contbil. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1997. Santos, Paulo Lenir dos. Manual do Simples Nacional. Sapucaia do Sul: Notadez, 2010. Silva, Edivan Morais da. Manual de contabilidade simplificada para micros e pequenas empresas. 1 ed. So Paulo: IOB, 2008.

Anexos
CNAES Impeditivos ao Simples Nacional
Anexo I da Resoluo CGSN n 6, de 18 de junho de 2007 - Cdigos previstos na CNAE impeditivos ao Simples Nacional (Vigncia a partir de 1 de dezembro de 2010) Subclasse CNAE 2.0 0910-6/00 1111-9/01 1111-9/02 1112-7/00 1113-5/01 1113-5/02 1122-4/01 1220-4/01 1220-4/02 1220-4/03 2092-4/01 2550-1/01 2550-1/02 2910-7/01 3091-1/01 3511-5/01 3511-5/02 3512-3/00 3513-1/00 3514-0/00 3600-6/01 3701-1/00 3821-1/00 3822-0/00 3900-5/00 4110-7/00 4399-1/01 4512-9/01 4530-7/06 4542-1/01 4611-7/00 4612-5/00 4613-3/00 4614-1/00 4615-0/00 DENOMINAO ATIVIDADES DE APOIO EXTRAO DE PETRLEO E GS NATURAL FABRICAO DE AGUARDENTE DE CANA-DE-ACAR FABRICAO DE OUTRAS AGUARDENTES E BEBIDAS DESTILADAS FABRICAO DE VINHO FABRICAO DE MALTE, INCLUSIVE MALTE USQUE FABRICAO DE CERVEJAS E CHOPES FABRICAO DE REFRIGERANTES FABRICAO DE CIGARROS FABRICAO DE CIGARRILHAS E CHARUTOS FABRICAO DE FILTROS PARA CIGARROS FABRICAO DE PLVORAS, EXPLOSIVOS E DETONANTES FABRICAO DE EQUIPAMENTO BLICO PESADO, EXCETO VECULOS MILITARES DE COMBATE FABRICAO DE ARMAS DE FOGO, OUTRAS ARMAS E MUNIES FABRICAO DE AUTOMVEIS, CAMIONETAS E UTILITRIOS FABRICAO DE MOTOCICLETAS GERAO DE ENERGIA ELTRICA ATIVIDADES DE COORDENAO E CONTROLE DA OPERAO DA GERAO E TRANSMISSO DE ENERGIA ELTRICA TRANSMISSO DE ENERGIA ELTRICA COMRCIO ATACADISTA DE ENERGIA ELTRICA DISTRIBUIO DE ENERGIA ELTRICA CAPTAO, TRATAMENTO E DISTRIBUIO DE GUA GESTO DE REDES DE ESGOTO TRATAMENTO E DISPOSIO DE RESDUOS NO-PERIGOSOS TRATAMENTO E DISPOSIO DE RESDUOS PERIGOSOS DESCONTAMINAO E OUTROS SERVIOS DE GESTO DE RESDUOS INCORPORAO DE EMPREENDIMENTOS IMOBILIRIOS ADMINISTRAO DE OBRAS REPRESENTANTES COMERCIAIS E AGENTES DO COMRCIO DE VECULOS AUTOMOTORES REPRESENTANTES COMERCIAIS E AGENTES DO COMRCIO DE PEAS E ACESSRIOS NOVOS E USADOS PARA VECULOS AUTOMOTORES REPRESENTANTES COMERCIAIS E AGENTES DO COMRCIO DE MOTOCICLETAS E MOTONETAS, PEAS E ACESSRIOS REPRESENTANTES COMERCIAIS E AGENTES DO COMRCIO DE MATRIAS-PRIMAS AGRCOLAS E ANIMAIS VIVOS REPRESENTANTES COMERCIAIS E AGENTES DO COMRCIO DE COMBUSTVEIS, MINERAIS, PRODUTOS SIDERRGICOS E QUMICOS REPRESENTANTES COMERCIAIS E AGENTES DO COMRCIO DE MADEIRA, MATERIAL DE CONSTRUO E FERRAGENS REPRESENTANTES COMERCIAIS E AGENTES DO COMRCIO DE MQUINAS, EQUIPAMENTOS, EMBARCAES E AERONAVES REPRESENTANTES COMERCIAIS E AGENTES DO COMRCIO DE ELETRODOMSTICOS, MVEIS E ARTIGOS DE USO DOMSTICO

4616-8/00 4617-6/00 4618-4/01 4618-4/02 4618-4/03 4618-4/99 4619-2/00 4635-4/02 4635-4/99 4636-2/02 4912-4/01 4921-3/02 4922-1/01 4922-1/02 4929-9/02 4929-9/04 4929-9/99 5011-4/02 5091-2/02 5222-2/00 5231-1/01 5232-0/00 5240-1/01 5250-8/01 5250-8/02 5250-8/03 5250-8/04 5250-8/05 5310-5/01 6022-5/02 6204-0/00 6410-7/00 6421-2/00 6422-1/00 6423-9/00 6424-7/01 6424-7/02 6424-7/03 6424-7/04

REPRESENTANTES COMERCIAIS E AGENTES DO COMRCIO DE TXTEIS, VESTURIO, CALADOS E ARTIGOS DE VIAGEM REPRESENTANTES COMERCIAIS E AGENTES DO COMRCIO DE PRODUTOS ALIMENTCIOS, BEBIDAS E FUMO REPRESENTANTES COMERCIAIS E AGENTES DO COMRCIO DE MEDICAMENTOS, COSMTICOS E PRODUTOS DE PERFUMARIA REPRESENTANTES COMERCIAIS E AGENTES DO COMRCIO DE INSTRUMENTOS E MATERIAIS ODONTO-MDICO-HOSPITALARES REPRESENTANTES COMERCIAIS E AGENTES DO COMRCIO DE JORNAIS, REVISTAS E OUTRAS PUBLICAES OUTROS REPRESENTANTES COMERCIAIS E AGENTES DO COMRCIO ESPECIALIZADO EM PRODUTOS NO ESPECIFICADOS ANTERIORMENTE REPRESENTANTES COMERCIAIS E AGENTES DO COMRCIO DE MERCADORIAS EM GERAL NO ESPECIALIZADO COMRCIO ATACADISTA DE CERVEJA, CHOPE E REFRIGERANTE COMRCIO ATACADISTA DE BEBIDAS NO ESPECIFICADAS ANTERIORMENTE COMRCIO ATACADISTA DE CIGARROS, CIGARRILHAS E CHARUTOS TRANSPORTE FERROVIRIO DE PASSAGEIROS INTERMUNICIPAL E INTERESTADUAL TRANSPORTE RODOVIRIO COLETIVO DE PASSAGEIROS, COM ITINERRIO FIXO, INTERMUNICIPAL EM REGIO METROPOLITANA TRANSPORTE RODOVIRIO COLETIVO DE PASSAGEIROS, COM ITINERRIO FIXO, INTERMUNICIPAL, EXCETO EM REGIO METROPOLITANA TRANSPORTE RODOVIRIO COLETIVO DE PASSAGEIROS, COM ITINERRIO FIXO, INTERESTADUAL TRANSPORTE RODOVIRIO COLETIVO DE PASSAGEIROS, SOB REGIME DE FRETAMENTO, INTERMUNICIPAL, INTERESTADUAL E INTERNACIONAL ORGANIZAO DE EXCURSES EM VECULOS RODOVIRIOS PRPRIOS, INTERMUNICIPAL, INTERESTADUAL E INTERNACIONAL OUTROS TRANSPORTES RODOVIRIOS DE PASSAGEIROS NO ESPECIFICADOS ANTERIORMENTE TRANSPORTE MARTIMO DE CABOTAGEM - PASSAGEIROS TRANSPORTE POR NAVEGAO DE TRAVESSIA, INTERMUNICIPAL TERMINAIS RODOVIRIOS E FERROVIRIOS ADMINISTRAO DA INFRA-ESTRUTURA PORTURIA ATIVIDADES DE AGENCIAMENTO MARTIMO OPERAO DOS AEROPORTOS E CAMPOS DE ATERRISSAGEM COMISSARIA DE DESPACHOS ATIVIDADES DE DESPACHANTES ADUANEIROS AGENCIAMENTO DE CARGAS, EXCETO PARA O TRANSPORTE MARTIMO ORGANIZAO LOGSTICA DO TRANSPORTE DE CARGA OPERADOR DE TRANSPORTE MULTIMODAL - OTM ATIVIDADES DO CORREIO NACIONAL ATIVIDADES RELACIONADAS TELEVISAO POR ASSINATURA, EXCETO PROGRAMADORAS CONSULTORIA EM TECNOLOGIA DA INFORMAO BANCO CENTRAL BANCOS COMERCIAIS BANCOS MLTIPLOS, COM CARTEIRA COMERCIAL CAIXAS ECONMICAS BANCOS COOPERATIVOS COOPERATIVAS CENTRAIS DE CRDITO COOPERATIVAS DE CRDITO MTUO COOPERATIVAS DE CRDITO RURAL

6431-0/00 6432-8/00 6433-6/00 6434-4/00 6435-2/01 6435-2/02 6435-2/03 6436-1/00 6437-9/00 6438-7/01 6438-7/99 6440-9/00 6450-6/00 6461-1/00 6462-0/00 6463-8/00 6470-1/01 6470-1/02 6470-1/03 6491-3/00 6492-1/00 6499-9/01 6499-9/02 6499-9/03 6499-9/04 6499-9/05 6499-9/99 6511-1/01 6511-1/02 6512-0/00 6520-1/00 6530-8/00 6550-2/00 6541-3/00 6542-1/00 6611-8/01 6611-8/02 6611-8/03 6611-8/04 6612-6/01 6612-6/02 6612-6/03 6612-6/04 6612-6/05 6613-4/00 6619-3/01 6619-3/02 6619-3/03

BANCOS MLTIPLOS, SEM CARTEIRA COMERCIAL BANCOS DE INVESTIMENTO BANCOS DE DESENVOLVIMENTO AGNCIAS DE FOMENTO SOCIEDADES DE CRDITO IMOBILIRIO ASSOCIAES DE POUPANA E EMPRSTIMO COMPANHIAS HIPOTECRIAS SOCIEDADES DE CRDITO, FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO - FINANCEIRAS SOCIEDADES DE CRDITO AO MICROEMPREENDEDOR BANCOS DE CMBIO OUTRAS INSTITUIES DE INTERMEDIAO NO-MONETRIA NO ESPECIFICADAS ANTERIORMENTE ARRENDAMENTO MERCANTIL SOCIEDADES DE CAPITALIZAO HOLDINGS DE INSTITUIES FINANCEIRAS HOLDINGS DE INSTITUIES NO-FINANCEIRAS OUTRAS SOCIEDADES DE PARTICIPAO, EXCETO HOLDINGS FUNDOS DE INVESTIMENTO, EXCETO PREVIDENCIRIOS E IMOBILIRIOS FUNDOS DE INVESTIMENTO PREVIDENCIRIOS FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIRIOS SOCIEDADES DE FOMENTO MERCANTIL - FACTORING SECURITIZAO DE CRDITOS CLUBES DE INVESTIMENTO SOCIEDADES DE INVESTIMENTO FUNDO GARANTIDOR DE CRDITO CAIXAS DE FINANCIAMENTO DE CORPORAES CONCESSO DE CRDITO PELAS OSCIP OUTRAS ATIVIDADES DE SERVIOS FINANCEIROS NO ESPECIFICADAS ANTERIORMENTE SEGUROS DE VIDA PLANOS DE AUXLIO-FUNERAL SEGUROS NO-VIDA SEGUROS-SADE RESSEGUROS PLANOS DE SADE PREVIDNCIA COMPLEMENTAR FECHADA PREVIDNCIA COMPLEMENTAR ABERTA BOLSA DE VALORES BOLSA DE MERCADORIAS BOLSA DE MERCADORIAS E FUTUROS ADMINISTRAO DE MERCADOS DE BALCO ORGANIZADOS CORRETORAS DE TTULOS E VALORES MOBILIRIOS DISTRIBUIDORAS DE TTULOS E VALORES MOBILIRIOS CORRETORAS DE CMBIO CORRETORAS DE CONTRATOS DE MERCADORIAS AGENTES DE INVESTIMENTOS EM APLICAES FINANCEIRAS ADMINISTRAO DE CARTES DE CRDITO SERVIOS DE LIQUIDAO E CUSTDIA CORRESPONDENTES DE INSTITUIES FINANCEIRAS REPRESENTAES DE BANCOS ESTRANGEIROS

6619-3/04 6619-3/05 6619-3/99 6621-5/01 6621-5/02 6622-3/00 6629-1/00 6630-4/00 6810-2/02 6810-2/03 6821-8/01 6821-8/02 6911-7/01 6911-7/02 6911-7/03 6912-5/00 6920-6/02 7020-4/00 7111-1/00 7112-0/00 7119-7/01 7119-7/02 7119-7/04 7119-7/99 7120-1/00 7210-0/00 7220-7/00 7311-4/00 7319-0/01 7319-0/04 7320-3/00 7410-2/01 7490-1/01 7490-1/03 7490-1/04 7490-1/05 7490-1/99 7500-1/00 7740-3/00 7810-8/00 7820-5/00 7830-2/00 8030-7/00

CAIXAS ELETRNICOS OPERADORAS DE CARTES DE DBITO OUTRAS ATIVIDADES AUXILIARES DOS SERVIOS FINANCEIROS NO ESPECIFICADAS ANTERIORMENTE PERITOS E AVALIADORES DE SEGUROS AUDITORIA E CONSULTORIA ATUARIAL CORRETORES E AGENTES DE SEGUROS, DE PLANOS DE PREVIDNCIA COMPLEMENTAR E DE SADE ATIVIDADES AUXILIARES DOS SEGUROS, DA PREVIDNCIA COMPLEMENTAR E DOS PLANOS DE SADE NO ESPECIFICADAS ANTERIORMENTE ATIVIDADES DE ADMINISTRAO DE FUNDOS POR CONTRATO OU COMISSO ALUGUEL DE IMVEIS PRPRIOS LOTEAMENTO DE IMVEIS PRPRIOS CORRETAGEM NA COMPRA E VENDA E AVALIAO DE IMVEIS CORRETAGEM NO ALUGUEL DE IMVEIS SERVIOS ADVOCATCIOS ATIVIDADES AUXILIARES DA JUSTIA AGENTE DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL CARTRIOS ATIVIDADES DE CONSULTORIA E AUDITORIA CONTBIL E TRIBUTRIA ATIVIDADES DE CONSULTORIA EM GESTO EMPRESARIAL, EXCETO CONSULTORIA TCNICA ESPECFICA SERVIOS DE ARQUITETURA SERVIOS DE ENGENHARIA SERVIOS DE CARTOGRAFIA, TOPOGRAFIA E GEODSIA ATIVIDADES DE ESTUDOS GEOLGICOS SERVIOS DE PERCIA TCNICA RELACIONADOS SEGURANA DO TRABALHO ATIVIDADES TCNICAS RELACIONADAS ENGENHARIA E ARQUITETURA NO ESPECIFICADAS ANTERIORMENTE TESTES E ANLISES TCNICAS PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EXPERIMENTAL EM CINCIAS FSICAS E NATURAIS PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EXPERIMENTAL EM CINCIAS SOCIAIS E HUMANAS AGNCIAS DE PUBLICIDADE CRIAO DE ESTANDES PARA FEIRAS E EXPOSIES CONSULTORIA EM PUBLICIDADE PESQUISAS DE MERCADO E DE OPINIO PBLICA DESIGN SERVIOS DE TRADUO, INTERPRETAO E SIMILARES SERVIOS DE AGRONOMIA E DE CONSULTORIA S ATIVIDADES AGRCOLAS E PECURIAS ATIVIDADES DE INTERMEDIAO E AGENCIAMENTO DE SERVIOS E NEGCIOS EM GERAL, EXCETO IMOBILIRIOS AGENCIAMENTO DE PROFISSIONAIS PARA ATIVIDADES ESPORTIVAS, CULTURAIS E ARTSTICAS OUTRAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS, CIENTFICAS E TCNICAS NO ESPECIFICADAS ANTERIORMENTE ATIVIDADES VETERINRIAS GESTO DE ATIVOS INTANGVEIS NO-FINANCEIROS SELEO E AGENCIAMENTO DE MO-DE-OBRA LOCAO DE MO-DE-OBRA TEMPORRIA FORNECIMENTO E GESTO DE RECURSOS HUMANOS PARA TERCEIROS ATIVIDADES DE INVESTIGAO PARTICULAR

8112-5/00 8299-7/02 8299-7/04 8299-7/05 8411-6/00 8412-4/00 8413-2/00 8421-3/00 8422-1/00 8423-0/00 8424-8/00 8425-6/00 8430-2/00 8531-7/00 8532-5/00 8533-3/00 8542-2/00 8550-3/01 8550-3/02 8610-1/01 8610-1/02 8621-6/01 8621-6/02 8630-5/01 8630-5/02 8630-5/03 8630-5/04 8630-5/06 8630-5/07 8630-5/99 8640-2/03 8640-2/10 8640-2/11 8640-2/12 8640-2/13 8640-2/14 8640-2/99 8650-0/01 8650-0/02 8650-0/03 8650-0/04 8650-0/05 8650-0/06 8650-0/07 8650-0/99

CONDOMNIOS PREDIAIS EMISSO DE VALES-ALIMENTAO, VALES-TRANSPORTE E SIMILARES LEILOEIROS INDEPENDENTES SERVIOS DE LEVANTAMENTO DE FUNDOS SOB CONTRATO ADMINISTRAO PBLICA EM GERAL REGULAO DAS ATIVIDADES DE SADE, EDUCAO, SERVIOS CULTURAIS E OUTROS SERVIOS SOCIAIS REGULAO DAS ATIVIDADES ECONMICAS RELAES EXTERIORES DEFESA JUSTIA SEGURANA E ORDEM PBLICA DEFESA CIVIL SEGURIDADE SOCIAL OBRIGATRIA EDUCAO SUPERIOR GRADUAO EDUCAO SUPERIOR - GRADUAO E PS-GRADUAO EDUCAO SUPERIOR - PS-GRADUAO E EXTENSO EDUCAO PROFISSIONAL DE NVEL TECNOLGICO ADMINISTRAO DE CAIXAS ESCOLARES ATIVIDADES DE APOIO EDUCAO, EXCETO CAIXAS ESCOLARES ATIVIDADES DE ATENDIMENTO HOSPITALAR, EXCETO PRONTO-SOCORRO E UNIDADES PARA ATENDIMENTO A URGNCIAS ATIVIDADES DE ATENDIMENTO EM PRONTO-SOCORRO E UNIDADES HOSPITALARES PARA ATENDIMENTO A URGNCIAS UTI MVEL SERVIOS MVEIS DE ATENDIMENTO A URGNCIAS, EXCETO POR UTI MVEL ATIVIDADE MDICA AMBULATORIAL COM RECURSOS PARA REALIZAO DE PROCEDIMENTOS CIRRGICOS ATIVIDADE MDICA AMBULATORIAL COM RECURSOS PARA REALIZAO DE EXAMES COMPLEMENTARES ATIVIDADE MDICA AMBULATORIAL RESTRITA A CONSULTAS ATIVIDADE ODONTOLGICA SERVIOS DE VACINAO E IMUNIZAO HUMANA ATIVIDADES DE REPRODUO HUMANA ASSISTIDA ATIVIDADES DE ATENO AMBULATORIAL NO ESPECIFICADAS ANTERIORMENTE SERVIOS DE DILISE E NEFROLOGIA SERVIOS DE QUIMIOTERAPIA SERVIOS DE RADIOTERAPIA SERVIOS DE HEMOTERAPIA SERVIOS DE LITOTRIPSIA SERVIOS DE BANCOS DE CLULAS E TECIDOS HUMANOS ATIVIDADES DE SERVIOS DE COMPLEMENTAO DIAGNSTICA E TERAPUTICA NO ESPECIFICADAS ANTERIORMENTE ATIVIDADES DE ENFERMAGEM ATIVIDADES DE PROFISSIONAIS DA NUTRIO ATIVIDADES DE PSICOLOGIA E PSICANLISE ATIVIDADES DE FISIOTERAPIA ATIVIDADES DE TERAPIA OCUPACIONAL ATIVIDADES DE FONOAUDIOLOGIA ATIVIDADES DE TERAPIA DE NUTRIO ENTERAL E PARENTERAL ATIVIDADES DE PROFISSIONAIS DA REA DE SADE NO ESPECIFICADAS

ANTERIORMENTE 8660-7/00 8690-9/01 8690-9/02 8690-9/03 8690-9/04 8690-9/99 8711-5/01 8711-5/03 8711-5/04 8720-4/01 8720-4/99 8730-1/99 8800-6/00 9002-7/01 9411-1/00 9412-0/00 9420-1/00 9430-8/00 9491-0/00 9492-8/00 9493-6/00 9499-5/00 9900-8/00 ATIVIDADES DE APOIO GESTO DE SADE ATIVIDADES DE PRTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SADE HUMANA ATIVIDADES DE BANCOS DE LEITE HUMANO ATIVIDADES DE ACUPUNTURA ATIVIDADES DE PODOLOGIA OUTRAS ATIVIDADES DE ATENO SADE HUMANA NO ESPECIFICADAS ANTERIORMENTE CLNICAS E RESIDNCIAS GERITRICAS ATIVIDADES DE ASSISTNCIA A DEFICIENTES FSICOS, IMUNODEPRIMIDOS E CONVALESCENTES CENTROS DE APOIO A PACIENTES COM CNCER E COM AIDS ATIVIDADES DE CENTROS DE ASSISTNCIA PSICOSSOCIAL ATIVIDADES DE ASSISTNCIA PSICOSSOCIAL E SADE A PORTADORES DE DISTRBIOS PSQUICOS, DEFICINCIA MENTAL E DEPENDNCIA QUMICA NO ESPECIFICADAS ANTERIORMENTE ATIVIDADES DE ASSISTNCIA SOCIAL PRESTADAS EM RESIDNCIAS COLETIVAS E PARTICULARES NO ESPECIFICADAS ANTERIORMENTE SERVIOS DE ASSISTNCIA SOCIAL SEM ALOJAMENTO ATIVIDADES DE ARTISTAS PLSTICOS, JORNALISTAS INDEPENDENTES E ESCRITORES ATIVIDADES DE ORGANIZAES ASSOCIATIVAS PATRONAIS E EMPRESARIAIS ATIVIDADES DE ORGANIZAES ASSOCIATIVAS PROFISSIONAIS ATIVIDADES DE ORGANIZAES SINDICAIS ATIVIDADES DE ASSOCIAES DE DEFESA DE DIREITOS SOCIAIS ATIVIDADES DE ORGANIZAES RELIGIOSAS ATIVIDADES DE ORGANIZAES POLTICAS ATIVIDADES DE ORGANIZAES ASSOCIATIVAS LIGADAS CULTURA E ARTE ATIVIDADES ASSOCIATIVAS NO ESPECIFICADAS ANTERIORMENTE ORGANISMOS INTERNACIONAIS E OUTRAS INSTITUIES EXTRATERRITO

Anexo II da Resoluo CGSN n 6, de 18 de junho de 2007 - Cdigos previstos na CNAE que abrangem concomitantemente atividade impeditiva e permitida ao Simples Nacional (Vigncia a partir de 1 de dezembro de 2010) Subclasse CNAE 2.0 0161-0/99 0162-8/01 0230-6/00 0990-4/01 0990-4/02 0990-4/03 1122-4/03 1122-4/99 3520-4/02 4635-4/03 4684-2/99 4912-4/02 Denominao ATIVIDADES DE APOIO AGRICULTURA NO ESPECIFICADAS ANTERIORMENTE SERVIO DE INSEMINAO ARTIFICAL EM ANIMAIS ATIVIDADES DE APOIO PRODUO FLORESTAL ATIVIDADES DE APOIO A EXTRAO DE MINRIO DE FERRO ATIVIDADES DE APOIO EXTRAO DE MINERAIS METLICOS NO-FERROSOS ATIVIDADES DE APOIO EXTRAO DE MINERAIS NO-METLICOS FABRICAO DE REFRESCOS, XAROPES E PS PARA REFRESCOS, EXCETO REFRESCOS DE FRUTAS FABRICAO DE OUTRAS BEBIDAS NO-ALCOLICAS NO ESPECIFICADAS ANTERIORMENTE DISTRIBUIO DE COMBUSTVEIS GASOSOS POR REDES URBANAS COMRCIO ATACADISTA DE BEBIDAS COM ATIVIDADE DE FRACIONAMENTO E ACONDICIONAMENTO ASSOCIADA COMRCIO ATACADISTA DE OUTROS PRODUTOS QUMICOS E PETROQUMICOS NO ESPECIFICADOS ANTERIORMENTE TRANSPORTE FERROVIRIO DE PASSAGEIROS MUNICIPAL E EM REGIO METROPOLITANA

4912-4/03 4924-8/00 4950-7/00 5022-0/02 5099-8/01 5099-8/99 5111-1/00 5112-9/01 5112-9/99 5229-0/01 5229-0/99 6201-5/00 6202-3/00 6203-1/00 6209-1/00 6311-9/00 6822-6/00 7490-1/02 7912-1/00 8299-7/99

TRANSPORTE METROVIRIO TRANSPORTE ESCOLAR TRENS TURSTICOS, TELEFRICOS E SIMILARES TRANSPORTE POR NAVEGAO INTERIOR DE PASSAGEIROS EM LINHAS REGULARES, INTERMUNICIPAL, INTERESTADUAL E INTERNACIONAL, EXCETO TRAVESSIA TRANSPORTE AQUAVIRIO PARA PASSEIOS TURSTICOS OUTROS TRANSPORTES AQUAVIRIOS NO ESPECIFICADOS ANTERIORMENTE TRANSPORTE AREO DE PASSAGEIROS REGULAR SERVIO DE TXI AREO E LOCAO DE AERONAVES COM TRIPULAO OUTROS SERVIOS DE TRANSPORTE AREO DE PASSAGEIROS NO-REGULAR SERVIOS DE APOIO AO TRANSPORTE POR TXI, INCLUSIVE CENTRAIS DE CHAMADA OUTRAS ATIVIDADES AUXILIARES DOS TRANSPORTES TERRESTRES NO ESPECIFICADAS ANTERIORMENTE DESENVOLVIMENTO DE PROGRAMAS DE COMPUTADOR SOB ENCOMENDA DESENVOLVIMENTO E LICENCIAMENTO DE PROGRAMAS DE COMPUTADOR CUSTOMIZVEIS DESENVOLVIMENTO E LICENCIAMENTO DE PROGRAMAS DE COMPUTADOR NOCUSTOMIZVEIS SUPORTE TCNICO, MANUTENO E OUTROS SERVIOS EM TECNOLOGIA DA INFORMAO TRATAMENTO DE DADOS, PROVEDORES DE SERVIOS DE APLICAO E SERVIOS DE HOSPEDAGEM NA INTERNET GESTO E ADMINISTRAO DA PROPRIEDADE IMOBILIRIA ESCAFANDRIA E MERGULHO OPERADORES TURSTICOS OUTRAS ATIVIDADES DE SERVIOS PRESTADOS PRINCIPALMENTE S EMPRESAS NO ESPECIFICADAS ANTERIORMENTE

Das könnte Ihnen auch gefallen