Sie sind auf Seite 1von 13

MATERNIDADE, IDENTIDADE FEMINININA E RELAES DE GNERO NA CIBERCULTURA Clarissa Sousa de Carvalho Universidade Federal do Piau clarissascarvalho@gmail.

com

1 Introduo Pensar as relaes de gnero nesse incio de sculo significa pesar as diferentes nuances que perpassam a relao homem-mulher e seus papis na sociedade, identificando e analisando os loci onde as representaes sociais de gnero se apresentam. Quase cinqenta anos depois do lanamento da obra Mstica Feminina, de Betty Friedan (1963), muitas das questes levantadas pela segunda onda do feminismo continuam em aberto. A idia de que as mulheres seriam vtimas de um sistema social que exigia que elas encontrassem identidade e significado em suas vidas atravs da vida domstica soou revolucionria e abriu as portas para um entendimento da mulher como sujeito e no mais como objeto conformado da ordem social imposta pelos homens. No entanto, o advento da mulher-sujeito no derrubou a dessemelhana dos papis sociais de gnero. Justificar tal diferenciao pelo vis da permanncia da dominao masculina fadada a ser inevitavelmente aniquilada pelo curso da histria no nos parece uma perspectiva terica vlida. Cabe ento identificar no apenas os marcadores identitrios do feminino que se apresentam no sculo XXI, mas tambm que lgicas regem a perpetuao das diferenciaes de gnero dentro das sociedades igualitrias. necessrio esclarecer que tais marcadores so entendidos no como runas de um passado patriarcal e de dominao masculina, mas inscritos em uma nova economia da identidade feminina, que pressupe novas formas de poder. Partindo do pressuposto de que existe uma cultura de gnero em nossa sociedade, composta por prticas sociais e definies acerca da feminilidade e da masculinidade, consideramos que tais prticas e definies so atualizadas na

vida cotidiana de homens e mulheres. Assim, o fenmeno que nos propomos a investigar situa-se na prpria dinmica das relaes sociais cotidianas. Com o rpido crescimento da internet e das formas da comunicao mediada por computador, as comunidades virtuais apresentam-se como loci para uma pesquisa que pretende abordar tal problemtica, uma vez que o campo das mdias desempenha papis estratgicos nos processos identitrios. Os blogs 1, por sua caracterstica de dirio ntimo, de escrita sobre si, e tambm pela sociabilidade, proporcionando o constante debate e posicionamento pblico, configuram-se como loci pertinentes de pesquisa sobre marcadores identitrios.
A identidade no produto espontneo de um processo uma vez desencadeado; , antes de tudo, uma relao de auto-construo cultural, segundo as premissas e diretrizes vigentes no espao e no tempo scio-histricos (TRIVINHO, 2007, p. 374, 375)

Assim, uma vez que tais premissas e diretrizes vm se modificando continuamente com o advento de novas formas de sociabilidade na internet, faz-se necessrio reconhecer que o prprio conceito de identidade venha se reconfigurando na contemporaneidade.

2 A terceira mulher O sculo passado produziu um balano positivo em relao conquista de direitos das mulheres nas sociedades democrticas. Vimos surgir, nas sociedades ocidentais contemporneas, a figura scio-histrica chamada por Lipovetsky (2000) de a terceira mulher: novo modelo histrico caracterizado por uma transformao no modo de socializao e de individualizao do feminino, uma generalizao do princpio de livre governo de si, uma nova economia dos poderes femininos (p.231). Tal figura social exprime um ltimo avano democrtico aplicado condio social e identitria do feminino. Pela primeira

Blogs ou weblogs so sites pessoais ou coletivos, sem fins comerciais, que veiculam contedos que expressam a opinio do(s) autor(es), possuindo, em sua maioria, espao para interao com os leitores/usurios, na forma de comentrios. importante ressaltar que no necessrio nenhum conhecimento especfico de linguagem de computadores para se criar e participar de um blog.

vez, o lugar do feminino no mais preordenado, orquestrado de ponta a ponta pela ordem social e natural(Lipovestky, 2000, p.12). No entanto, o surgimento de tal figura social, o estabelecimento de uma nova condio identitria para o feminino, marcada pelo poder de livre disposio de si, no significa o desaparecimento dos mecanismos de diferenciao social dos sexos. As novas relaes de gnero no nos levaram a um universo unissex. Embora as disjunes de gnero se tornem mais maleveis, menos visveis, a diviso social dos sexos aparece re-atualizada, re-significada, e no como mero resqucio do passado. A compreenso da nova economia das identidades femininas pressupe um entendimento da continuidade relativa dos papis de sexo. Ao invs de interpretar as dicotomias de gnero como heranas do passado que

desapareceriam no curso da histria, necessrio entender de que maneiras os percursos diferenciais homem-mulher so re-articulados, ressemantizados na contemporaneidade, e de que maneira tais percursos vm sendo construdos ao longo da histria.

A primeira mulher, ou a mulher depreciada A diviso social dos papis atribudos ao homem e mulher um princpio universal que organiza as coletividades humanas, desde tempos remotos. Tal princpio de diferenciao vem acompanhado de outro tambm universal: a dominao social do masculino sobre o feminino. A figura scio-histrica definida por Lipovetsky (2000) como a primeira mulher era diabolizada e desprezada, e perdurou, em certas camadas das sociedades, at o incio do sculo XIX.
Dos mitos selvagens ao relato do Gnese, domina a temtica da mulher, potncia misteriosa e malfica. Elemento obscuro e diablico, ser que se serve de encantos e astcias, a mulher associada s potncias do mal e do caos, aos atos de magia e de feitiaria, s foras que agridem a ordem social, precipitam a putrefao das reservas e das produes alimentares, ameaam a economia domstica (p.233)

O modelo da primeira mulher definido como ser subjugado a atividades de pouco prestgio, sistematicamente desvalorizada pelos homens.

A segunda mulher, ou a mulher enaltecida A partir da segunda Idade Mdia, outro modelo do feminino se configura, enaltecendo os poderes da mulher, colocando-a em um trono, como fada do lar, como detentora do poder sobre os filhos e sobre os homens. Por trs de um grande homem h sempre uma grande mulher a ideia principal do modelo da segunda mulher, que continua a no exercer nenhum papel na vida poltica, tendo negada sua independncia econmica e intelectual. Os poderes especficos do feminino so enaltecidos a sacralizao do feminino. A mulher enaltecida, idolatrada, na qual as feministas reconhecero uma ltima forma de dominao masculina(Lipovetsky, 2000, p. 236)

A terceira mulher, ou a mulher indeterminada Lipovetsky (2000) prope um novo modelo que comanda o lugar e o destino social do feminino na contemporaneidade. Se a primeira mulher era diabolizada e a segunda, idealizada, a terceira mulher se caracteriza pela sua autonomia em relao influncia tradicional do homem sobre as significaes imaginrio-sociais da mulher. Nas democracias ocidentais, a lgica de dependncia diante dos homens j no mais o que rege a condio feminina.
Tudo, na existncia feminina, tornou-se escolha, objeto de interrogao e de arbitragem; nenhuma atividade mais est, em princpio, fechada s mulheres, nada mais fixa imperativamente seu lugar na ordem social; eilas, da mesma maneira que os homens, entregues ao imperativo moderno de definir e inventar inteiramente sua prpria vida (p.237)

Embora marque uma inegvel ruptura histrica, o modelo da terceira mulher no coincide com o desaparecimento das desigualdades entre os sexos. A perspectiva de um mundo unissex, sem diferenciao dos papis atribudos ao homem e mulher, no se mostra vlida.

A liberdade de autodirigir-se se aplica agora, indistintamente, aos dois gneros, mas se constri sempre em situao, a partir de normas e de papis sociais diferenciados, sobre os quais no h qualquer indicao de que estejam destinados a um futuro desaparecimento. (Lipovetsky, 2000, p.239)

Assim, pela primeira vez, tudo na existncia feminina tornou-se escolha: que profisso seguir, ter ou no ter filhos, quantos filhos, quando, em que tipo de arranjo familiar, etc. Dentro dessa perspectiva de livre governo de si, a escolha pela maternidade configura-se no mais como caminho natural e inevitvel, mas como importante marca identitria do feminino.

3 Maternidade e poder Partindo do conceito de micro poder proposto por Foucault (2008), pretende-se demonstrar como os discursos construdos sobre a maternidade na contemporaneidade constroem saberes que se inserem na luta de foras e de construo de identidades do feminino/masculino. Se, para o autor, o micro poder o termo que refere-se ao espraiamento do poder em diversos pontos da rede social, em relao constante e dialgica com o poder central (o Estado), as relaes de gnero pressupem, ento, formas de exerccio desse micro poder. Pretende-se, para tanto, buscar nos discursos das mulheres sobre a maternidade, formas de exerccio de poder sobre o homem, em uma clara ressematizao da funo materna na contemporaneidade, agora inscrita em uma nova lgica de valorizao do ser me. Segundo Lipovetsky (2000), ao longo da histria apenas a funo da maternidade escapa desvalorizao das funes exercidas pelas mulheres, desde o modelo de primeira mulher at a terceira mulher da contemporaneidade. Se, no passado, o exerccio da maternidade configurava-se como o caminho natural para a mulher, na contemporaneidade, a maternidade j se configura como uma opo dentre outras. O advento da plula anticoncepcional e de vrias outras formas de controle da natalidade empoderou a mulher tanto no que se refere escolha do melhor momento para ser me ou mesmo na opo de no o ser, como permitiu que a mulher pudesse dedicar-se vida profissional, de modo a ter uma participao cada vez mais efetiva na esfera pblica. No entanto,

percebe-se que o exerccio da maternidade, como uma escolha, parece estar sendo ressignificado, dentro da perspectiva de terceira mulher, proposta por Lipovetsky (2000). Ao lado da mulher que trabalha fora, empoderada social e

economicamente, convivem traos da mulher-me, da mulher ligada vida domstica, sem que isso signifique permanncia de resqucios do passado, mas sim ressiginificao de traos identitrios do feminino, sob a lgica do autogoverno de si e da multiplicidade de possibilidades, entre as quais a maternidade apenas uma.

4 Blogs e novas formas de sociabilidade e produo de sentidos Se historicamente o espao da poltica, da discusso pblica, do debate, tem sido reservado ao gnero masculino, algumas mudanas tomam corpo na estrutura social contempornea. O crescimento exponencial do uso da internet e da Comunicao Mediada por Computador (CMC) na vida cotidiana implica em novas formas de representao social. Entendida como espao de sociabilidade, mais do que mero meio de comunicao, a internet configura-se em espao onde se desenvolvem prticas culturalmente determinadas. A esse locus Gibson (2003) cunhou o nome de ciberespao.
Mais do que um meio de comunicao, elas [as redes telemticas] oferecem suporte a um espao simblico que abriga um leque muito vasto de atividades de carter societrio, e que palco de prticas e representaes dos diferentes grupos que o habitam. (GUIMARES JR., 1999, p.2)

Ao conjunto de fenmenos e prticas scio-culturais que se articulam dentro do ciberespao ou que a ele esto relacionados denomina-se cibercultura. A internet permite a continuao de contatos que j existem na vida cotidiana, mas tambm proporciona a criao de novas relaes, atravs de novas identidades e prticas adquiridas. medida que se percebe que a grande rede e a CMC vem afetando a sociedade, com o surgimento da cibercultura, da ocorrncia de prticas sociais que agora tomam lugar na internet, torna-se necessrio

ressemantizar o conceito de comunidade proposto pela sociologia clssica a fim de aplic-lo nova realidade que se configura. Rheingold (1994) destaca quatro elementos formadores de uma

comunidade virtual: as pessoas que interagem, as discusses pblicas, o tempo que devotam a tal atividade e os sentimentos empreendidos em tais interaes. Mas o autor deixa de lado um dos pontos mais essenciais da definio que at ento a maior parte dos socilogos convencionou chamar de comunidade: a territorialidade. Assim, a ausncia de uma base territorial constitui-se em um dos grandes problemas da aplicao do conceito de comunidade ao ciberespao. (Recuero, 2002) Diversos autores tm apresentado argumentos consistentes para a utilizao do conceito de comunidade no ciberespao. Recuero (2007) conceitua comunidade virtual como
...um grupo de pessoas que estabelecem entre si relaes sociais, que permanecem um tempo suficiente para que elas possam constituir um corpo organizado, atravs da comunicao mediada por computador e associada a um virtual settlement [estabelecimento virtual] (p.5)

Cabe esclarecer que o conceito de virtual settlement, proposto por Jones (1997), um lugar demarcado no ciberespao, onde os participantes de uma comunidade encontram-se para estabelecer relaes sociais, como por exemplo, uma sala de chat ou um frum na internet. Assim, podemos entender tal conceito como anlogo ao de territorialidade. Seguindo essa perspectiva, um blog pode ser considerado tanto um virtual settlement como uma comunidade. O primeiro conceito abrangeria qualquer blog, uma vez que o mesmo constitui-se como lugar demarcado no ciberespao, passvel de ser utilizado para o estabelecimento de relaes sociais. Para que seja considerado uma comunidade virtual, no entanto, preciso que um grupo de pessoas utilize-o como locus de discusso e conseqente construo de

sentidos, por um tempo longo o suficiente para que se forme um senso de pertena.

As ferramentas que permitem a discusso pblica no blog so o livro de visitas e o espao para comentrios, onde os visitantes/integrantes da comunidade podem expor opinies, concordar ou discordar do autor do blog ou de outros comentaristas, construindo sentidos medida que tais interaes acontecem de forma pblica no ciberespao. interessante lembrar que os blogs surgiram como dirios ntimos na rede, mas com a possibilidade da partilha de interesses atravs da interao. Assim, Rodrigues (2006) reitera a importncia de que a problemtica da identidade seja analisada luz do papel da blogosfera2. Se para Castells (1999a, p.3), a identidade o processo pelo qual um ator social se reconhece a si prprio e constri significado, sobretudo atravs de um dado atributo cultural, ou conjunto de atributos culturais determinados a ponto de excluir uma referncia mais ampla a outras estruturas sociais, foroso reconhecer que, com o surgimento de comunidades virtuais de maneira geral - e dos blogs especificamente - as identidades sociais e coletivas tm registrado alteraes significativas. Assim, no difcil encontrar na blogosfera exemplos de blogs que se configuram como comunidades virtuais, nos quais o senso de pertencimento de seus participantes se fundamenta em questes relativas s problemticas do gnero feminino no estado social contemporneo, ou terceira mulher, segundo conceito de Lipovetsky (2000). A utilizao da internet por si s j se configura como valor social. Cada perodo histrico traz uma configurao particular de tecnologia que permite uma ao sobre o mundo, e junto com essa tecnologia, uma distribuio social do poder sobre esse saber tecnolgico. Tal distribuio se d tambm em funo de papis de gnero. Assim, a participao das mulheres no mundo da internet rompe com uma tradicional presena masculina nesse campo. Na modernidade, estar familiarizado com o desenvolvimento das tecnologias aplicadas ao cotidiano representa um valor social. (BRAGA, 2008).
2

O termo blogosfera um coletivo que abrange todos os blogs como uma rede social. Vrios blogs se interconectam atravs de linkagens, comentrios e postagens que se referem e remetem a outros blogs. Assim, a blogosfera entendida como um fenmeno social.

Analisando-se a movimentao feminina pela estrutura social ao longo da histria, observa-se mudanas substantivas no mundo do trabalho, na utilizao de recursos tecnolgicos e na participao social.
Mas uma coisa permanece constante: a maternidade, instituio remota e fundante da prpria humanidade, continua na pauta e na prtica das mulheres atuais. Na pauta de mulheres que utilizam ou trabalham no computador cotidianamente e fazem do acesso aos blogs espao prprio, espao de expresso (BRAGA, 2008, p. 61)

Da a importncia de se buscar em uma comunidade virtual, como o blog Mamferas (www.mamiferas.blogspot.com), escolhido como locus dessa pesquisa, as prticas sociais, os discursos das mulheres sobre seus cotidianos. O blog mantido por trs jovens mes, na faixa dos trinta anos, e trata de temas ligados maternidade. Muitos posts3 tratam das vantagens do parto normal e/ou parto domiciliar em contraponto ao parto cirrgico/hospitalar, ou ao incentivo amamentao prolongada, por exemplo. Outros tratam de questes relativas maternidade contempornea, como o retorno ao trabalho depois da licenamaternidade, a escolha da creche ou escola para o filho, etc. As trs blogueiras4 (identificadas no ciberespao como Kalu, Kathy e Tata) revezam-se na atualizao do blog, que diria: cada uma responsvel pela postagem de contedo (texto/foto/imagem) em dois dias da semana. A segundafeira destinada a posts de blogueiros(as) convidados(as), que so selecionados de outros blogs visitados pelas anfitris do Mamferas ou de e-mails recebidos de freqentadores do blog. Em cada post do blog Mamfera disponibilizado um espao para comentrio dos leitores(as) que se tornam participantes a partir da interao que se opera nesse espao. Opinies divergentes, sugesto de temas a serem

Post o termo que designa cada uma das entradas de contedo de um blog, publicada pelo autor(a) ou autores(as) do mesmo e a partir do qual uma discusso ser iniciada atravs dos comentrios dos visitantes. 4 O termo blogueiro(a) define no apenas o autor de um blog (mesmo porque a autoria de um blog colaborativa medida que os visitantes/participantes tambm produzem textos em forma de comentrio), mas um mediador das discusses na comunidade virtual, podendo, entre outras coisas, deletar comentrios publicados ou optar pela publicao de comentrios apenas aps filtragem.

abordados, reforo e negao de sentidos expressos pelas autoras e por outros participantes so exercitados nesse espao. Uma etnografia de tal comunidade virtual certamente traria luz no apenas a questes relativas identidade feminina e s dinmicas de poder masculinofeminino, mas tambm traria subsdios ao entendimento das identidades fragmentadas e constantemente re-ordenadas, caractersticas da

contemporaneidade. A realizao de um estudo etnogrfico no ciberespao pressupe a adaptao das tcnicas etnogrficas tradicionais, pois o ambiente e as formas de interao entre os objetos e entre o pesquisador-objeto configuram-se de forma diferente, principalmente em relao noo de tempo-espao. Assim, a adoo da netnografia como mtodo qualitativo de estudo da cibercultura constitui-se em uma escolha pertinente tanto pela possibilidade de alcanar os objetivos propostos, como pela pouca incidncia, no Brasil, de estudos voltados para essa questo, seja no que diz respeito metodologia em si ou aos objetos analisados. (AMARAL; NATAL; VIANA) 5 Consideraes finais

A tematizao da maternidade no contexto atual pode ser facilmente considerada dmod, relacionado a uma perspectiva tradicional da identidade feminina, circunscrita na trade me-esposa-dona-de-casa. No entanto, medida que esse tpico perde espao no contexto presencial, a internet surge como local de encontro para tal tema, livre da conotao pejorativa (conversa de mulherzinha), pois se articula a outros significados como atualizao tecnolgica e participao na esfera pblica. Ao lado da mulher que trabalha fora, empoderada social e economicamente, convivem traos da mulher-me, da mulher ligada vida domstica, sem que isso signifique permanncia de resqucios do passado, mas sim ressiginificao de traos identitrios do feminino, sob a lgica do autogoverno de si e da multiplicidade de possibilidades, entre as quais a maternidade apenas uma. A terceira mulher, ao optar pela maternidade, inscreve-a em uma

nova economia da identidade feminina, revalorizando-a, e se utiliza da blogosfera para construir sentidos a respeito dessa nova condio do feminino.

6 Referncias AMARAL, Adriana; NATAL, Gergia; VIANA, Luciana. Netnografia como aporte metodolgico da pesquisa em comunicao digital. Disponvel em http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/famecos/article/viewFile/4829/3 687 Acesso em 20/10/09. BOURDIEU, Pierre. A dominao masculina. 5.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. BRAGA, Adriana. (org.) CMC, Identidades e gnero: teoria e mtodo. Coleco Estudos. em Comunicao. Covilh/PT: Universidade de Beira Interior, 2005. ______________. Personas materno-eletrnicas: feminilidade e interao no Blog Mothern. Porto Alegre: Sulina, 2008. CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede - a era da informao: economia, sociedade e cultura. So Paulo: Paz e Terra, 1999 __________________. O poder da identidade - a era da informao: economia, sociedade e cultura. So Paulo: Paz e Terra, 1999. ESCOBAR, Arturo. Welcome do Cyberia: notes on the Anthroplology of Cyberculture. Current Anthropology. Vol. 35, Number 3, June 1994. Disponvel em: http://www.unc.edu/~aescobar/text/eng/arturowelc.pdf Acesso em 04.11.09 FERNANDES, Magda. Algum a fim de TC comigo? (refletindo a famlia e as relaes de gnero no ambiente virtual). Trabalho apresentado no XII Encontro da Associao Brasileira de Estudos Populacionais, realizado em Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil, em novembro de 2002. FOUCAULT, Michel. Microfsica do poder. 26.ed. Rio de Janeiro: Graal, 2008. FRIEDAN, Betty. Mstica feminina. Petrpolis: Vozes, 1971. GIBSON, William. Neuromancer. So Paulo: Aleph, 2003. GEERTZ, Clifford. A interpretao das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. GUIMARES JR, Mrio. O ciberespao como cenrio para as cincias sociais. Disponvel em www.cfh.ufsc.br/~guima/papers/ciber_cenario.html

____________________. A cibercultura e o surgimento de novas formas de sociabilidade. Trabalho apresentado no GT Nuevos mapas culturales: cyber espacio y tecnologia de la virtualidad, na II Reunin de Antropologia del Mercosur. Piripolis, Uruguai, novembro de 1997. Disponvel em www.cfh.ufsc.br/~guima/ciber.html KEHL, Maria Rita. A mnima diferena. Rio de Janeiro: Imago, 1996. KOZINETS, Robert. On Netnography: initial reflections on consumer research investigations of cyberculture. Evanston, Illinios, 1997. Disponvel em: http://www.acrwebsite.org/volumes/display.asp?id=8180 Acesso em 19.10.09 ________________. The Field Behind the Screen: Using Netnography for Marketing Research in Online Communities. In: Journal of Marketing Research, 39 (February), 61-72. 2002. Disponvel em http://www.nyu.edu/classes/bkg/methods/netnography.pdf. Acesso em 19.10.09. LE BRETON, David. Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Campinas: Papirus, 2003. LEVY, P. Cibercultura. So Paulo: Editora 34, 1999. LIPOVETSKY, Gilles. A terceira mulher: permanncia e revoluo do feminino. So Paulo: Companhia das Letras, 2000. MONTARDO, Sandra; PASSERINO, Liliana. Estudo dos blogs a partir da netnografia: possibilidades e limitaes. Disponvel em: http://www.cinted.ufrgs.br/renote/dez2006/artigosrenote/25065.pdf. Acesso em 19/10/09 RECUERO, Raquel. Comunidades virtuais: uma abordagem terica. Trabalho apresentado no V Seminrio Internacional de Comunicao, 2002. Disponvel em: http://pontomidia.com.br/raquel/teorica.htm. Acesso em: 02.10.09 _________________. Weblogs, webrings e comunidades virtuais. (2007) Disponvel em www.bocc.ubi.pt/pag/recuero-raquel-weblogs-webringscomunidades-virtuais.pdf Acesso em: 02.10.09 SCHITTINE, Denise. Blog: comunicao e escrita ntima na internet. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2004 RHEINGOLD, Howard. La comunidad virtual: una sociedad sin fronteras. Barcelona: Gedisa Editorial, 1994.

ROCHA, Paula; MONTARDO, Sandra. Netnografia: incurses metodolgicas na cibercultura. Disponvel em http://www.cinted.ufrgs.br/renote/dez2006/artigosrenote/25065.pdf. Acesso em 19.10.09 RODRIGUES, Catarina. Blogs e a fragmentao do espao pblico. Coleco Estudos em Comunicao. Covilh/PT: Universidade de Beira Interior, 2006 SANTAELLA, Lucia. Linguagens lquidas na era da mobilidade. So Paulo: Paulus, 2007. SCOTT, Joan. Gnero: uma categoria til de anlise histrica. In: Educao & Realidade, Porto Alegre, v.20, n. 2, p.72-99, jul-dez, 1995. TRIVINHO, Eugnio. A dromocracia cibercultural: lgica da vida humana na civilizao meditica avanada. So Paulo: Paulus, 2007. TURKLE, Sherry. Computational reticence: why women fear the intimate machine. In: Kramarae, Cheris. Technology and womens voice. New York: Pergamon Press, 1986. _____________. Virtuality and its discontents. In: The American Porspects, n. 24, Winter 1996. Adaptado de Life on the screen. Disponvel em http://web.mit.edu/sturkle/www/pdfsforstwebpage/ST_Virtuality%20and%20its% 20discontents.pdf Acesso em 11.10.2009

Das könnte Ihnen auch gefallen